• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Turma 12º K. Plano de Formação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Turma 12º K. Plano de Formação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSO DE DESIGN DE COMUNICAÇÃO | Design Gráfico 2014 | 2015

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

Turma 12º K

Plano de Formação

CARATERIZAÇÃO

A presente Formação em Contexto de Trabalho será concretizada com base na realização de um projecto no âmbito da especialização em design gráfico, em colaboração com as ARTE VIRAL e a CASES.

O plano desta formação contempla a realização do seguinte projeto: Agenda GeraçãoCoop. OBJETIVOS

Compreender o vocabulário específico dos temas abordados. Adquirir conceitos, processos e normas do Design de Comunicação. Conhecer e utilizar software gráfico.

Solucionar, através do projeto, problemas concretos de comunicação gráfica. Criar códigos de organização estética adequados.

Aplicar uma metodologia projetual adequada à solução do problema proposto. Demonstrar inovação e criatividade expressiva.

Manifestar uma consciência crítica nas análises solicitadas.

Adquirir e utilizar competências técnicas para software gráfico destinado à comunicação. Desenvolver hábitos de trabalho em equipa e cumprir tarefas dentro de horários e prazos. Consolidar conhecimentos através do contacto e observação de processos de realização em contexto de trabalho em empresas.

CONTEÚDOS

Construção da Comunicação Editorial (tipologias de formatos e de grelhas tipográficas, metodologias de paginação); Construção do Grafismo Funcional (Conceção e registo de imagens publicitárias (patrocínios) através da utilização de tipos e classes de imagens; Adequação e estruturação de imagens publicitárias com eficácia comunicativa); Construção da página, tendo em conta o formato, a grelha, o texto e as suas relações tipológicas; Conhecimento e aplicação de tipologias de organização da página; Estabelecimento das relações de imagem/texto e texto/ imagem; Desenvolvimento metodológico do projecto (briefing; definição do problema; recolha de dados; formulação de hipóteses de solução; avaliação e seleção da melhor solução; desenvolvimento e execução da maqueta).

Construção da Comunicação Gráfica (imagem, grafismo e sociedade; Construção da forma, do espaço e da cor; Construção do Grafismo Funcional).

Tecnologia gráfica digital de paginação, tecnologia gráfica digital de tratamento de imagem, concretização das artes finais digitais; realização das maquetas. tecnologia gráfica digital de desenho vetorial.

Relatório: Construção e justificação das opções dos projetos e das suas concretizações. PROGRAMAÇÃO | PLANIFICAÇÃO

O plano desta formação obedece ao cumprimento dos conteúdos anteriormente enumerados e correspondente a um plano de formação de 120 horas, incluindo a visita de estudo, organizado nas seguintes fases:

1ª fase: Briefing; Definição do problema; Recolha de dados; Formulação de hipóteses de solução; Avaliação e selecção de soluções.

2ª fase: Implementação e desenvolvimento e execução dos projetos. 3ª fase: Elaboração de um relatório individual.

(2)

CALENDARIZAÇÃO

De 2 de Dezembro de 2014 a 4 de Março de 2015.

Durante esta formação, haverá períodos de desenvolvimento de trabalho individual e outros em que o aluno integra um grupo de trabalho, elaborando propostas individuais de projeto, design e conteúdos. As opções tomadas individualmente ou em grupo, de acordo com os diferentes momentos do plano, serão desenvolvidas e executadas através de tecnologias gráficas digitais até à fase de concretização das maquetas e respetivas artes finais digitais.

Prevê-se, também, a realização de uma visita de estudo.

No final é elaborado um relatório individual e feita a apresentação e avaliação final de todo o trabalho individual realizado.

HORÁRIO

O horário semanal da formação é o estabelecido para a disciplina de Projeto e Tecnologias da turma. LOCAL

As atividades desenvolvem-se nas instalações do curso de Design de Comunicação na Escola Artística António Arroio.

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO

O plano de desenvolvimento do projeto é apresentado aos alunos num enunciado onde constam a definição do problema e a metodologia para o desenvolvimento de todas as fases.

Os professores orientadores planeiam, acompanham e avaliam todo o processo de conceção e desenvolvimento do projecto.

A assiduidade do aluno é controlada através de impresso próprio, correspondente ao período abrangido por esta formação, que será assinada pelo aluno e pelos professores orientadores. O aluno deve cumprir 95% da assiduidade.

A avaliação no processo de trabalho será contínua, sistemática e com caráter sumativo, conducente a uma avaliação/classificação final da FCT. São fatores de ponderação global os critérios gerais e específicos de avaliação adotados pela escola para a disciplina de Projeto e Tecnologias.

ENQUADRAMENTO

Os professores orientadores assegurarão a articulação entre a escola e as entidades externas envolvidas, em articulação com a direção de curso, de forma a assegurar a concretização do plano de formação previamente traçado.

Os professores orientadores deverão planificar, acompanhar, controlar a assiduidade e avaliar o desempenho do aluno/formando na execução do plano da FCT.

O aluno/formando deverá colaborar, participar e cumprir, no que lhe compete, o plano da FCT, nomeadamente a assiduidade.

Os Professores Orientadores

_______________________________ _______________________________

(Graça Antunes) (Inês Vieira da Silva)

O Diretor de curso _______________________________ (José Jerónimo) O Diretor _______________________________ (Rui Madeira) Data: 1 de dezembro de 2014

(3)

DESIGN DE COMUNICAÇÃO | Design Gráfico 2014 | 2015

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO turma 12ºL

Plano de Formação

CARATERIZAÇÃO

A Formação em Contexto de Trabalho concretizar-se-á a partir de projetos reais em parceira com entidades fora do contexto escolar. No entanto, as fases - projetual e de produção - serão realizadas na escola, sendo, apenas, a fase de divulgação concretizada fora do espaço escolar. A opção de enquadrar a participação dos alunos em projetos neste âmbito parte da necessidade e da pertinência de introduzi-los na realidade do designer contemporâneo, propício para a formação do aluno.

O plano desta formação contempla os seguintes projectos de design de comunicação:

-

Almanaque cultural e exposição 1ª edição com 1exemplar a realizar-se na Biblioteca Camões. Parceria com as BLX

-

Painel urbano As palavras não cabem nos livros. Parceria com as BLX e CML.

-

Intervenção gráfica na empresa BMWT ou Cartaz + Folheto para o IAVE. (O aluno pode optar

pelo projeto que pretende desenvolver).

-

Preparação das artes finais das sardinhas para o Concurso A minha vida dava uma sardinha – Festas de Lisboa 2015 | EGEAC.

No final o aluno deve entregar um relatório crítico individual das atividades desenvolvidas. OBJETIVOS

Reconhecer a importância da comunicação nos vários contextos socioculturais. Aplicar uma metodologia projetual adequada à solução do problema proposto. Adquirir conceitos, processos e normas do Design de Comunicação.

Conhecer processos de realização em contexto de trabalho.

Saber agrupar e hierarquizar corretamente os diferentes tipos de informação. Compreender o vocabulário específico dos temas abordados.

Entender e aplicar a gramática visual em produtos gráficos.

Ser capaz de criar produtos gráficos adequados, pertinentes e criativos. Saber utilizar a fotografia e serigrafia enquanto meios de comunicação.

Saber utilizar as tecnologias de edição de imagem, desenho vectorial e de texto. Criar códigos de organização estética adequados.

Manifestar consciência crítica nas análises solicitadas.

Adquirir e utilizar competências técnicas para software gráfico destinado à comunicação. Desenvolver hábitos de trabalho em equipa e cumprir tarefas dentro de horários e prazos. CONTEÚDOS

METODOLOGIA PROJETUAL

Conhecimento do regulamento/enunciado; briefing; definição do problema; recolha de dados; formulação de hipóteses; verificação, avaliação e seleção da soluções mais criativas, adequadas e pertinentes; desenvolvimento em tecnologias gráficas digitais e analógicas; execução da maqueta e protótipos quando possível; divulgação e avaliação.

(4)

PROJ. 1 | CONCURSO A MINHA VIDA DAVA UMA SARDINHA FESTAS DE LISBOA 2015 |EGEAC.

Preparação das artes finais e entrega do trabalho online tendo em consideração os formatos exigidos no Regulamento do concurso.

PROJ. 2 | ALMANAQUE CULTURAL |EXPOSIÇÃO 1ª EDIÇÃO COM 1 EXEMPLAR

Grelhas tipográficas modulares. Tipologias de texto. O formato e layout com adequação ao tipo de informação. Tipo de papel, gramagem e adequação ao produto. Noções de tipografia: Margens e espaço enquanto elemento gráfico. Como selecionar famílias tipográficas. Relação corpo de letra - entrelinhamento e dimensão da coluna. Translineação e hifenização. Legibilidade/ilegibilidade. A linha de base na composição da página. Logótipo, Capa | Contracapa. Ilustração enquanto comunicação e expressão. Função denotativa e conotativa. Imagens monossémicas e polissémicas.

PROJ. 3 | PAINEL URBANO: As palavras não cabem nos livros | BLX e CML

Tipos de imagem: fotografia, ilustração, texto enquanto imagem. A imagem enquanto comunicação e expressão. Relação texto-imagem. Imagem e significados culturais. Imagens polissémicas e pansémicas. Linguagem e gramática visual. Construção de imagens: percursos visuais, linhas de força, valores, tensão, equilíbrio, simetria, assimetria, cor, relações de dimensão, forma-fundo, movimento e perspectiva. A cor na comunicação gráfica: Qualidades da cor, harmonias e contrastes. A cor como valor cultural e expressivo. Função apelativa.

PROJ. 4A | DIVULGAÇÃO INTERVENÇÃO GRÁFICA NA EMPRESA BMWT

Design informativo - Pictogramas e diagramas. Imagens monossémicas. Gramática visual. Composição. Relação entre formas. Relação forma – conteúdo - significado.

PROJ. 4B | CARTAZ E FOLHETO PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO PISA |IAVE

Divulgação Institucional: A imagem/texto enquanto comunicação funcional, pertinente e adequada. Imagem fotográfica e significado. Gramática visual. Composição. Relação entre formas. Relação forma – conteúdo. Logótipo. Título e sub-título. A cor na comunicação gráfica: qualidades da cor, contrastes e harmonias. Tipologias de texto: Logótipo | Título e subtítulo. O formato e layout e a sua adequação ao tipo de informação.

RELATÓRIO

Memória descritiva e justificativa das opções projetuais e das suas concretizações. Análise crítica. PROGRAMAÇÃO | PLANIFICAÇÃO

O plano desta formação obedece ao cumprimento dos 4 projetos tendo em consideração os conteúdos previstos enumerados e correspondente a um plano de formação de 120 horas (aprovado em Conselho Pedagógico), incluindo uma visita de estudo.

Cada projeto é organizado tendo em consideração duas fases (exceto o primeiro cuja primeira fase se encontra em execução na aula de Projeto e Tecnologias):

1ª fase | Identificação, Pesquisa e Criatividade

Conteúdos; hipóteses; experimentação; verificação; maquetas.

2ª fase | Execução do projeto e implementação.

Seleção das melhores propostas numa proposta final. Produto final. Implementação. Durante esta formação, todos os trabalhos serão realizados em grupos de 2 ou 3 elementos. Só em casos excepcionais serão projetos individuais.

Na primeira fase, cada aluno trabalha individualmente na elaboração de propostas individuais até uma proposta (maqueta) que apresentará ao seu grupo. Na 2ª fase, cada grupo, averiguará as propostas e optará por uma proposta final que deverá conter as melhores propostas ou a melhor proposta de layout. Depois da concretização das soluções, o grupo implementará cada projeto de acordo com a sua finalidade.

No final elaborar-se-á um relatório individual que deverá ser entregue no dia 5 de Março. Prevê-se também a realização de uma visita de estudo a uma tipografia.

(5)

CALENDARIZAÇÃO

PROJ.1 | CONCURSO A MINHA VIDA DAVA UMA SARDINHA 2ª Fase 2 E 3 DE DEZEMBRO

PROJ.2 | ALMANAQUE CULTURAL | EXPOSIÇÃO EDIÇÃO COM 1

EXEMPLAR 1ª Fase 4 A 16 DE DEZEMBRO

2ª Fase 6 A 23 DE JANEIRO

PROJ.3 | PAINEL: As palavras não cabem nos livros 1ª Fase 27 DE JANEIRO A 4 DE FEVEREIRO

2ª Fase 5 A 20 DE FEVEREIRO

PROJ. 4A | DIVULGAÇÃO INTERVENÇÃO GRÁFICA NA BMWT 1ª Fase 24 A 25 DE FEVEREIRO

OU4B | DIVULGAÇÃO DO PROJETO PISA 2ª Fase 26 DE FEVEREIRO A 4 DE MARÇO

HORÁRIO

O horário semanal da formação é o estabelecido para a disciplina de Projeto e Tecnologias da especialização de Gráficos.

LOCAL

As atividades desenvolvem-se nas instalações do curso de Design de Comunicação | Gráfico na Escola Artística António Arroio.

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO

O plano de desenvolvimento de cada projeto é apresentado aos alunos em enunciados onde constam a definição do problema e a metodologia para o desenvolvimento de todas as fases.

Os professores planeiam, acompanham e avaliam todo o processo de conceção e desenvolvimento do projeto.

A assiduidade do aluno é controlada através de impresso próprio, correspondente ao período abrangido por esta formação, que será assinada pelo aluno e pelos professores orientadores. O aluno deve cumprir 95% da assiduidade.

A avaliação no processo de trabalho será contínua, formativa e com caráter sumativo, conducente a uma avaliação final da FCT. São fatores de ponderação global os critérios gerais e específicos de avaliação adotados pela escola para a disciplina de Projeto e Tecnologias.

ENQUADRAMENTO

Os professores orientadores assegurarão a articulação entre a escola e as entidades externas envolvidas, em articulação com a direção de curso, de forma a assegurar a concretização do plano de formação previamente traçado.

Os professores orientadores deverão planificar, acompanhar, controlar a assiduidade e avaliar o desempenho do aluno/formando na execução da FCT.

O aluno/formando deverá cumprir este regulamento assim como o regulamento interno da escola.

Os Professores

(Ana do Canto) (Helga Vieira da Silva)

O Diretor de curso

O Diretor

(José Jerónimo) (Rui Madeira)

(6)

CURSO DE DESIGN DE COMUNICAÇÃO | Design Gráfico 2014 | 2015

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

Turma 12º M

Plano de Formação

CARATERIZAÇÃO

A presente Formação em Contexto de Trabalho será concretizada com base na realização de diferentes projectos na âmbito da especialização em design gráfico, um dos quais em colaboração com o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública – Universidade de Lisboa.

O plano desta formação contempla a realização dos seguintes projetos: • Manual de Identidade Visual para símbolo e logótipo;

• Infografia: Comunicação em saúde - prevenção do contagio por vírus ebola nos palop, Guiné Bissau, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe (Doença; transmissão; sintomas e prevenção - o circuito de transmissão entre o reservatório animal (morcego da fruta) e o homem – vitima da infeção por vírus Ebola).

OBJETIVOS

Compreender o vocabulário específico dos temas abordados. Adquirir conceitos, processos e normas do Design de Comunicação. Conhecer e utilizar software gráfico.

Solucionar, através do projeto, problemas concretos de comunicação gráfica. Criar códigos de organização estética adequados.

Aplicar uma metodologia projetual adequada à solução do problema proposto. Demonstrar inovação e criatividade expressiva.

Manifestar uma consciência crítica nas análises solicitadas.

Adquirir e utilizar competências técnicas para software gráfico destinado à comunicação. Desenvolver hábitos de trabalho em equipa e cumprir tarefas dentro de horários e prazos. Consolidar conhecimentos através do contacto e observação de processos de realização em contexto de trabalho em empresas.

CONTEÚDOS

Desenvolvimento metodológico do projeto (briefing; definição do problema; recolha de dados; formulação de hipóteses de solução; avaliação e seleção da melhor solução; desenvolvimento e execução da maqueta).

Construção da Comunicação Gráfica - imagem, grafismo e sociedade; Construção da forma, do espaço e da cor; Construção do Grafismo Funcional; Construção do Grafismo Informativo; Conceção e aplicação de desenhos diagramáticos. Compreensão da sua importância na economia cognitiva.

Construção da Comunicação Editorial; Construção do Grafismo Funcional (Conceção e registo de imagens publicitárias através da utilização de tipos e classes de imagens; Adequação e estruturação de imagens publicitárias com eficácia comunicativa); Construção da página, tendo em conta o formato, a grelha, o texto e as suas relações tipológicas; Conhecimento e aplicação de tipologias de organização da página.

Tecnologia gráfica digital de paginação, tecnologia gráfica digital de tratamento de imagem, concretização das artes finais digitais; realização das maquetas. tecnologia gráfica digital de desenho vetorial.

Relatório: Construção e justificação das opções dos projetos e das suas concretizações. PROGRAMAÇÃO | PLANIFICAÇÃO

O plano desta formação obedece ao cumprimento dos conteúdos anteriormente enumerados e correspondente a um plano de formação de 120 horas, incluindo a visita de estudo, organizado nas seguintes fases:

(7)

1ª fase: Briefing; Definição do problema; Recolha de dados; Formulação de hipóteses de solução; Avaliação e selecção de soluções | 1 dezembro 2014 a 9 janeiro 2015

2ª fase: Implementação e desenvolvimento e execução dos projetos | 12 janeiro a 27 fevereiro 2015 3ª fase: Elaboração de um relatório individual | 2 a 4 março 2015

Durante esta formação, haverá períodos de desenvolvimento de trabalho individual e outros em que o aluno integra um grupo de trabalho, elaborando propostas individuais de projeto, design e conteúdos. As opções tomadas individualmente ou em grupo, de acordo com os diferentes momentos do plano, serão desenvolvidas e executadas através de tecnologias gráficas digitais até à fase de concretização das maquetas e respetivas artes finais digitais.

Prevê-se, também, a realização de uma visita de estudo.

No final é elaborado um relatório individual e feita a apresentação e avaliação final de todo o trabalho individual realizado.

HORÁRIO

O horário semanal da formação é o estabelecido para a disciplina de Projeto e Tecnologias da turma. LOCAL

As atividades desenvolvem-se nas instalações do curso de Design de Comunicação na Escola Artística António Arroio.

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO

O plano de desenvolvimento do projeto é apresentado aos alunos num enunciado onde constam a definição do problema e a metodologia para o desenvolvimento de todas as fases.

Os professores orientadores planeiam, acompanham e avaliam todo o processo de conceção e desenvolvimento do projecto.

A assiduidade do aluno é controlada através de impresso próprio, correspondente ao período abrangido por esta formação, que será assinada pelo aluno e pelos professores orientadores. O aluno deve cumprir 95% da assiduidade.

A avaliação no processo de trabalho será contínua, sistemática e com caráter sumativo, conducente a uma avaliação/classificação final da FCT. São fatores de ponderação global os critérios gerais e específicos de avaliação adotados pela escola para a disciplina de Projeto e Tecnologias.

ENQUADRAMENTO

Os professores orientadores assegurarão a articulação entre a escola e as entidades externas envolvidas, em articulação com a direção de curso, de forma a assegurar a concretização do plano de formação previamente traçado.

Os professores orientadores deverão planificar, acompanhar, controlar a assiduidade e avaliar o desempenho do aluno/formando na execução do plano da FCT.

O aluno/formando deverá colaborar, participar e cumprir, no que lhe compete, o plano da FCT, nomeadamente a assiduidade.

Os Professores Orientadores

_______________________________ _______________________________

(Luís Sequeira) (Sofia Machado)

O Diretor de curso _______________________________ (José Jerónimo) O Diretor _______________________________ data: 1 de dezembro de 2014 (Rui Madeira)

Referências

Documentos relacionados

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Os falsos cognatos entre o português e o espanhol que podem ser vistos com bom humor quando, por exemplo, se confunde a palavra “taza” (xícara) em espanhol com “taça”

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

todas as doenças dos centros nervosos: as myélites chronicas, as paralysias, certas doenças cancerosas, etc.; vendo os hospitaes, as casas de saúde cada vez mais repletas

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é