• Nenhum resultado encontrado

ESAMC. MBA Executivo. Unidades: Sorocaba. Itapetininga

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESAMC. MBA Executivo. Unidades: Sorocaba. Itapetininga"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

R

EGULAMENTO

I

NTERNO DA

I

NSTITUIÇÃO

ÚLTIMA REVISÃO: NOVEMBRO/2009

ESAMC

MBA Executivo

Unidades:

Sorocaba

Itu

Itapetininga

(2)

S

UMÁRIO

1) DO REGIME ESCOLAR ... 1 

1.1)CRITÉRIO DE CONTAGEM DE CRÉDITOS ... 1 

1.2)CRITÉRIO DE CONTAGEM DE CRÉDITOS ... 1 

1.3)CRITÉRIO DE APURAÇÃO DE PRESENÇAS E FALTAS ... 1 

1.4)DA MATRÍCULA ... 1 

1.5)DO TRANCAMENTO ... 1 

1.6)ABANDONO DO CURSO OU MÓDULO ... 1 

1.7)CANCELAMENTO DE MATRÍCULA ... 2 

1.8)DA TRANSFERÊNCIA E DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ... 2 

1.9)DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR ... 2 

1.9.1) Provas e trabalhos ... 2 

1.9.2) Critério de avaliação nos módulos ... 2 

1.9.3) Critério de aprovação no curso ... 2 

1.9.4) Reprovação ... 2 

2) DO REGIME EXCEPCIONAL ... 2 

3) TAXAS E EMOLUMENTOS ... 3 

4) DA COMUNIDADE ACADÊMICA ... 3 

4.1)DO CORPO DISCENTE (DIREITOS E DEVERES E REGULAMENTO DISCIPLINAR) ... 3 

4.2)DO CORPO DOCENTE (DIREITOS E DEVERES E REGULAMENTO DISCIPLINAR) ... 4 

5) CONCESSÃO DE CERTIFICADO ... 4 

6) DA VALIDADE DOS MÓDULOS ... 4 

(3)

1) DO REGIME ESCOLAR

1.1)CRITÉRIO DE CONTAGEM DE CRÉDITOS

a. Todos os módulos e workshops oferecidos em cada nível são considerados obrigatórios. b. No programa normal, o curso é concluído em até 18 meses, salvo ajustes de grade em

função de calendário acadêmico.

1.2)CRITÉRIO DE CONTAGEM DE CRÉDITOS

a. Uma hora/aula corresponde a 50 minutos.

1.3)CRITÉRIO DE APURAÇÃO DE PRESENÇAS E FALTAS

a. Os módulos foram divididos em aulas, de acordo com os dias letivos.

b. Os dias reservados para provas normais e aulas substitutivas também são considerados como períodos de aula.

c. As presenças e faltas são computadas por aula (de 50 min).

d. Não há abono de faltas, com exceção para as faltas regulamentadas por lei (doença infectocontagiosa ou que impeça a locomoção e gravidez). Para estes casos, o aluno deverá solicitar requerimento e anexar atestado médico com CID e carimbo com CRM do médico. O prazo para requerimento é de 10 dias úteis, a contar da data do atestado.

e. Não existe prova substitutiva por questão de nota (desempenho). O aluno poderá realizar

apenas uma prova substitutiva de cada módulo por semestre, caso esteja

impossibilitado de fazer a prova no dia normal.

1.4) DA MATRÍCULA

A matrícula, ato formal de ingresso no curso de MBA Executivo da ESAMC, realizar-se-á na Secretaria Geral, em prazos previamente estabelecidos pela faculdade.

A matrícula é efetuada uma única vez, na Secretaria da ESAMC, e será renovada automaticamente com o pagamento da 1ª mensalidade de cada semestre.

1.5) DO TRANCAMENTO

1. O aluno pode solicitar o trancamento de matrícula de um ou mais módulos ou do curso. Só é permitido o trancamento do módulo, até que sejam transcorridos, no máximo, 25% da carga horária.

2. Ao trancar o módulo/curso, caso haja alguma alteração de grade, o aluno deverá adaptar-se à nova grade, quando retornar.

3. Caso o aluno tenha concluído algum módulo, este terá um prazo máximo de validade de 2 (dois) anos, conforme devidamente explicitado, na cláusula 6, do presente Regulamento. Caso contrário, deverá fazer novo processo seletivo.

1.6) ABANDONO DO CURSO OU MÓDULO

O abandono do curso ou do módulo, sem formalização prévia na Secretaria, gerará para o aluno pendências acadêmicas e financeiras.

(4)

1.7)CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

O aluno pode solicitar o cancelamento de sua matrícula, a qualquer momento, mediante requerimento efetuado na Secretaria da faculdade. Caso o aluno tenha optado pelo plano de pagamento parcelado superior a 16 vezes, este fica obrigado a pagar, após cálculo pela faculdade, o valor diferencial apurado em relação ao que seria devido, proporcionalmente, ao tempo já decorrido do curso.

Se o aluno retornar num prazo superior a dois anos, após a matrícula que gerou o cancelamento, deverá passar por novo processo seletivo e adaptar-se à grade vigente.

1.8)DA TRANSFERÊNCIA E DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Não serão aceitas transferências e aproveitamento de estudos de outros cursos de MBAs ou equivalente, exceto de cursos MBA da própria ESAMC.

1.9)DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR

1.9.1) Provas e trabalhos

a. O processo de avaliação dos módulos consta no programa do módulo, que será apresentado pelo professor no primeiro dia de aula.

b. É facultado ao aluno que faltar em um dos processos de avaliação (individual), de cada módulo, realizar uma prova substitutiva, mediante requerimento à Secretaria e pagamento de taxa estipulada pela faculdade. A prova substitutiva pode ser aplicada em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados. O aluno tem prazo máximo de 15 dias, após o final do módulo, para efetuar solicitação de prova substitutiva.

c. Eventuais solicitações de revisão de notas serão avaliadas diretamente pelo professor.

1.9.2) Critério de avaliação nos módulos

A aprovação em cada módulo depende de: a. Média mínima 7,00 (sete); e

b. Presença mínima em 75% das aulas.

1.9.3) Critério de aprovação no curso

a. Para se formar, o aluno deve ter sido aprovado em todos os módulos do curso, inclusive o Plano Final. Entende-se como Plano Final a entrega do Projeto Encadernado, conforme normas vigentes na ESAMC, e após a aprovação pela Banca.

1.9.4) Reprovação

O aluno que não alcançar à média e/ou freqüência mínimas, estará reprovado, no módulo, e deverá cursá-lo integralmente, assim que o mesmo for oferecido, obedecendo os mesmos critérios de avaliação.

2) DO REGIME EXCEPCIONAL

É assegurado ao aluno, amparado por instrumentos legais específicos, regime excepcional, no qual serão realizados trabalhos e exercícios domiciliares que serão transcritos pelos professores,

(5)

de acordo com o plano de curso, fixado em cada caso, consoante o estado de saúde do estudante e as exigências de formação e adestramento mínimas de cada curso.

O aluno deve entrar com recurso tão logo esteja impedido de vir à faculdade. Esse procedimento pode ser efetuado por terceiros, havendo impedimento do aluno.

O requerimento relativo ao regime excepcional deve ser instruído com laudo médico ou de profissional credenciado, competindo à Secretaria emitir parecer que, deferirá ou não, os referidos requerimentos.

O requerimento citado no “caput” do presente capítulo deverá dar entrada na Secretaria, por seu representante, sendo que a ESAMC dará ciência ao solicitante, no prazo máximo de 5 dias.

3) TAXAS E EMOLUMENTOS

Serão cobrados, de acordo com a legislação em vigor, sob forma de taxa e a título de remuneração, pelos serviços prestados ao corpo discente, tais como: prova substitutiva, histórico escolar, atestado escolar etc, de acordo com os valores estipulados pela ESAMC.

4) DA COMUNIDADE ACADÊMICA

4.1)DO CORPO DISCENTE (DIREITOS E DEVERES E REGULAMENTO DISCIPLINAR)

Constituem o Corpo Discente da ESAMC os alunos regularmente matriculados, nos cursos de MBA Executivo, nas unidades de Sorocaba, Itu e Itapetininga.

São direitos e deveres dos membros do Corpo Discente:

a) Frequentar as aulas e demais atividades curriculares, demonstrando o máximo interesse para obtenção de bom aproveitamento e estar ciente de que, se for reprovado por três vezes consecutivas, em qualquer dos módulos, terá sua matrícula cancelada, cabendo recurso ao Diretor Acadêmico;

b) Utilizar adequadamente os serviços administrativos e técnicos oferecidos pela Instituição; c) Observar o regime escolar e disciplinar e comportar-se dentro e fora da ESAMC, de acordo

com princípios éticos condizentes; e d) Zelar pelo patrimônio da ESAMC.

Caso o aluno descumpra alguma das regras acima, a Direção poderá convidá-lo a se retirar da ESAMC e não mais será aceito para matrícula, nos semestres subsequentes, pelos motivos comportamentais descritos a seguir:

a) Improbidade — ‘cola’ em provas, trabalhos e exercícios;

b) Postura agressiva — em relação aos colegas, professores, funcionários e outras pessoas nas dependências da ESAMC e arredores da instituição;

c) Desrespeito — para com os colegas, professores, funcionários e outras pessoas nas dependências da ESAMC e arredores da instituição;

d) Ações diversas que contrariam os valores éticos e morais da ESAMC — por avaliação da própria Diretoria.

(6)

O Corpo Discente, de cada sala, pode ser representado, para assuntos de interesse da turma, por um aluno eleito no início de cada módulo.

4.2)DO CORPO DOCENTE (DIREITOS E DEVERES E REGULAMENTO DISCIPLINAR)

O Corpo Docente da ESAMC será constituído por todos os professores que exerçam atividades do ensino e de pesquisa, integrando a carreira do magistério superior, com regulamentação própria, fixada pela ESAMC, observada a titulação docente, o regime de trabalho e a legislação pertinente.

Além das atividades de ensino e de pesquisa, os professores têm responsabilidade pela orientação geral de seus alunos, dentro e fora das salas de aula, visando à integração destes à vida acadêmica e ao seu melhor ajustamento ao futuro exercício profissional.

São atribuições do Corpo Docente:

a) Elaborar o planejamento prévio das aulas;

b) Orientar e aplicar os instrumentos de avaliação de aproveitamento e julgar os resultados apresentados pelos alunos;

c) Orientar, dirigir e ministrar o ensino de seu módulo, cumprindo integralmente seu programa e sua carga horária, levando em conta que sua frequência às aulas é obrigatória;

d) Entregar à Secretaria os resultados das avaliações do aproveitamento escolar, nos prazos fixados em calendário escolar;

e) Respeitar e fazer cumprir o regime escolar e disciplinar da ESAMC; e

f) Exercer as demais atribuições que lhe forem previstas em legislação pertinente e neste Regulamento.

5) CONCESSÃO DE CERTIFICADO

A ESAMC, conforme disposição da legislação vigente, expede certificado correspondente ao curso de MBA Executivo, de acordo com os termos deste regulamento.

O certificado será emitido mediante término completo do curso.

O certificado será assinado pelo Diretor Acadêmico e pela Secretária Geral.

6) DA VALIDADE DOS MÓDULOS

Os módulos cursados terão validade conforme os seguintes critérios:

FASE I: máxima de 2 (dois) anos, após a conclusão do último módulo da FASE I, salvo se tenha

ocorrido alguma modificação na grade ou no conteúdo programático;

FASE II: máxima de 2 (dois) anos, após a conclusão do último módulo da FASE II, salvo se tenha

ocorrido alguma modificação na grade ou no conteúdo programático;

a) A avaliação do conteúdo programático é realizada pelo Diretor da Unidade em consonância com o Coordenador da Disciplina;

b) O prazo máximo de 2 (dois) anos refere-se ao aluno que completou as respectivas FASES sem interrupção (trancamento e/ou cancelamento);

(7)

c) Para os alunos que tiveram trancamento e/ou cancelamento, a análise será realizada por módulo cursado, sendo que a validade máxima de 2 (dois) anos será contada a partir do fim de cada módulo cursado;

d)

A validade tratada no “caput” do presente capítulo, somente será aplicada para os casos em que os alunos atenderem à cláusula 1.9.2 do presente regulamento.

7) DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

a) Os casos não contemplados, neste Regulamento, deverão ser apreciados pela Direção Acadêmica da ESAMC, cuja decisão é soberana, dela não cabendo recurso.

b) As taxas e mensalidades serão fixadas pela ESAMC, atendidos os índices estabelecidos pela legislação vigente.

c) A ESAMC reserva-se o direito de abrir turmas com no mínimo 15 alunos matriculados. d) O aluno deverá aceitar as determinações deste Regulamento, no ato da matrícula,

demonstrando, com isso, que está disposto a respeitar e cumprir as decisões da Direção Acadêmica da ESAMC, sendo condição para seu ingresso e permanência na faculdade. e) Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da ESAMC;

f) Este Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pela Diretoria da ESAMC. Sorocaba, outubro/2009

Referências

Documentos relacionados

1- SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA TRABALHO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Cibele Caetano Resende. 2- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE

que representan. d) Coidar da adecuada utilización do material e das instalacións do instituto. f) Garda e custodia do parte de faltas ao longo da xornada lectiva. g) Calquera

§ 3º Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.. § 4º Será considerado tempestivo

§ 1º Os(as) atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de

[r]

As despesas de deslocamento e hospeda- gem fi carão a cargo do magistrado participante ou dos respectivos tribunais, escolas ou associações Coordenação: juiz Sérgio Ricardo de

b) Caso o Aluno não formalize o trancamento do Módulo na Secretaria do MBA, incorrerá em pendências Acadêmicas e Financeiras.. a) Caso o aluno tenha completado algum Módulo,

Segunda edição: Na oficina Um Click na Leitura, pretende-se oportunizar momentos de reflexão acerca do ensino da leitura, além de instrumentalizar os participantes para