• Nenhum resultado encontrado

POR QUE, O QUE E QUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "POR QUE, O QUE E QUAL"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

POR QUE A GENTE SOLUÇA? 

 Soluço é a contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela  respiração. O soluço geralmente é causado por uma irritação no nervo frênico 

responsável por ativar o diafragma, devido a um aumento do volume do estômago. E  não é lenda a história de que um susto pode curar o "soluçante", libera adrenalina e ativa o nervo frênico. Outra saída é a água gelada, que provoca o mesmo efeito.  

IH! , MEU PÉ DORMIU! 

Isso acontece porque a compressão do fluxo sangüíneo (ao cruzar as pernas, por 

exemplo) interrompe o tráfego de impulsos nervosos. "Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de" curto circuito "nos impulsos elétricos dos nervos, daí a sensação de  formigamento". Há até um problema conhecido como "paralisia dos amantes". O casal  dorme junto e um deles fica em cima do braço do outro. O fluxo sangüíneo pode ficar  interrompido por horas, comprometendo por meses ou até para sempre o músculo do  braço". A saída para o formigamento é restabelecer o fluxo sangüíneo, movimentando o  músculo. Dependendo do caso, é necessário fisioterapia. 

POR QUE TENHO VONTADE DE URINAR QUANDO ENTRO NA PISCINA?   Não é sacanagem. Ao entrar na água, a pressão externa sobre o corpo aumenta. "Os  líquidos componentes do plasma que estão fora dos vasos são "empurrados "para dentro deles", Com o aumento do volume de sangue nos vasos ­ chamado volemia ­ vem à  vontade de urinar. É como beber água. Por falar em água, é verdade que torneira aberta  e chuveiro despertam a vontade. "É psicológico, chamamos de reflexo da micção".   DE ONDE VEM A CÃIBRA?  

95% da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da  perna. "Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não  relaxa". Para passar, o segredo é contrair o músculo oposto ao que está doendo, como  fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, por exemplo, basta  alongar os músculos da parte da frente, esticando o pé para trás.   

O QUE CAUSA O ARROTO?  

Também chamado eructação, o arroto é causado pela ato de engolir ar (aerofagia)."Falar ou comer muito rápido, engolindo ar, são as causas mais comuns". Ingerir alguma  substância que contenha gás, como refrigerante, pode ser outra causa provável. A cura  não é muito educada. Basta "eructar".  

POR QUE, ÁS VEZES, MEU OLHO TREME?  

O espasmo das pálpebras é causado pela contração do músculo orbicular (músculo  responsável pelo fechamento das pálpebras). A causa mais provável é que seja 

provocado pelo cansaço ou tensão. "É como uma cãibra", explica o oftalmologista Paulo Henrique, da Unifesp. O músculo se movimenta rápido para fazer circular mais sangue  na região e dissipara o ácido lático, responsável pela irritação na terminação nervosa.    POR QUE HÁ UMA ESPÉCIE DE "CHOQUE" QUANDO SE BATE O COTOVELO  NA QUINA DA MESA?   

A reação é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar. "No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando suscetível a pancadas". Esse nervo está ligado aos  dedos mínimo e anular. Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses  dois dedos.  

ESTALAR OS DEDOS ENGROSSA AS ARTICULAÇÕES?  

(2)

barulho do estalo". O mesmo fenômeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos.  "Provocar o estalo no dedo não faz mal algum". 

POR QUE TENHO IMPRESSÃO DE JÁ TER VISTO UM LUGAR ONDE NUNCA  ESTIVE?  A sensação de "déjá vu" pode acontecer com quase todos e tem origem  biológica. O hipocampo região do cérebro responsável pelo processamento da memória  ­ é ativado fora de hora, exatamente quando está ocorrendo um fato novo, é dá a 

impressão de que aquilo já estava registrado, de que é um fato do passado. O evento é  mais freqüente em pessoas com epilepsia no lobo temporal e isso, provavelmente, está  relacionado com" disparo "anormal do hipocampo, um dos centros cerebrais da 

memória.

Mas isso não implica que pessoas que tenham "déjá vu" sofram de epilepsia.   POR QUE A GENTE BOCEJA?  

"É uma forma de ativar o cérebro e evitar o sono". Ao bocejar, o segundo e o terceiro  ramo do nervo trigêmeo (um dos nervos da face) são ativados, estimulando o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido mascando chiclete. "O único mistério é o fator" 

epidêmico "do bocejo ­ ninguém saber por que as pessoas bocejam quando vêem outras  bocejando", diz Ademir. 

POR QUE OS PÊLOS FICAM ARREPIADOS?  

"O frio e as fortes emoções são os principais estímulos causadores da contração do  músculo eretor dos pêlos. A origem pode estar na teoria darwinista e sua explicação é  que o arrepio é uma forma de defesa. No frio, a camada formada pelos pêlos retém o ar  quente, aquecendo o corpo. No medo, aumentar­se o volume do corpo, assustando­se  um eventual agressor, como fazem os gatos.  

POR QUE A PELE DA MÃO ENRRUGA QUANDO FICAMOS NA ÁGUA?   "Porque a camada externa da pelo do dedo é composta por uma proteína ­ a queratina ­  que pode "absorver "água como uma esponja". A camada externa da pele da ponta dos  dedos é "fixa". Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.  

O QUE CAUSA O ESPIRRO?  

"É um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo liberar bactérias e vírus 

alojados nas vias respiratórias, especialmente no nariz, limpando­o".  Não tente impedir  o espirro e jamais bloqueie o nariz para evitar fazer barulho. A velocidade do espirro  pode ser de 160 km/h; ao tampar nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido  e corre­se o risco de romper o tímpano.  

É VERDADE QUE ORELHAS E NARIZ CRESCEM QUANDO ENVELHECEMOS? Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade. "A partir dos  75 anos, a flacidez é mais acentuada devido á perda da elastina, proteína responsável  pela elasticidade da pele. Assim, tecido cai, dando a impressão de que o órgão cresceu".

Porque é que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa negra, se ela é a única coisa que sobra num acidente aéreo?

(3)

Como é que a cola cola?

A cola provoca um contacto íntimo entre as moléculas do material de que ela é composta e aquelas das superfícies a serem coladas, fazendo com que elas fiquem presas por uma força de atração. Normalmente, as superfícies a serem coladas não são totalmente lisas, apresentando saliências. É nesses poros que a substância penetra e permite a adesão entre as moléculas. A cola, também, é formada de polímeros

(moléculas grandes formadas pelo agrupamento de outras menores), que são levados aos poros dos objetos por um solvente, que quando evaporado, faz com que a cola seque. Como é que a grafite é colocada no lápis?

Depois da mistura de argila e grafite ser comprimida e de se formarem bastões muito finos, ela é colocada na canaleta de uma ripa de madeira. Outra ripa, com o mesmo formato de canaleta, é encaixada em cima. A madeira de fora é desgastada para formar o lápis.

Como é que são construídos os prédios à prova de terremotos?

O Japão, que constantemente é atingido por terremotos, foi o precursor desse tipo de construção. O sistema consiste em colocar molas no meio da fundação dos edifícios. Assim, o prédio balança por igual durante os tremores. É esta oscilação uniforme que impede o edifício de cair. Nos Estados Unidos, a técnica é intercalar camadas de borracha natural e chapas de aço na construção.

Como é que são feitas as riscas na pasta de dentes?

O tubo tem um anel de pasta colorida à volta do bocal. Quando ele é comprimido, a pressão feita é a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporção, formando o aspecto listado.

O que é o coquetel-molotov?

É uma bomba de fabrico caseiro. O nome foi dado pelos russos durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, os soviéticos tentavam expulsar o exército alemão dos territórios ocupados lutando com armamentos domésticos. Então, homenagearam o presidente do Conselho de Ministros da URSS, Viacheslav Molotov, dando o nome à bomba.

O que é o gelo seco?

O gelo seco é a forma sólida do dióxido de carbono derivado de outras substâncias. Para produzi-lo, é preciso primeiro comprimir o gás em tanques e arrefecê-lo até 20 graus negativos para o liquefazer. Depois disso, toda a pressão é eliminada bruscamente e ele expande-se. O gás que fica no tanque absorve calor e o líquido solidifica-se a uma temperatura de 78,5 graus negativos. Em contacto com o ar, a substância desprende vapores.

Para que servem os moinhos?

Estas máquinas servem, principalmente, para a moagem de grãos vegetais e de tubérculos, que produzem farinhas. Podem ser movidos por força do vento, da água, tracção animal e eletricidade. A invenção do moinho está ligada ao fabrico do pão, um dos alimentos mais antigos produzido pelo homem. O moinho de água, criado há mais de 2 mil anos, ao ser difundido pela Europa durante a Idade Média, provocou uma verdadeira revolução industrial.

Porque é que devemos pegar nos CDs pelas bordas, sem tocar no miolo?

(4)

Porque é que o sabão limpa?

O sabão (ou sabonete) é feito com alguns ingredientes solúveis em água e outros em óleo. A parte solúvel em óleo age primeiro, desprendendo a sujidade da pele (que é oleosa), e deixando os detritos soltos, prontos para que a outra parte do sabão os suspenda, a fim de que a água os leve embora. A espuma que se forma é resultado da ação da água, ar e do corpo.

Porque é que os aviões a jacto deixam marcas no céu?

Por causa do rápido arrefecimento dos gases provenientes da combustão dos motores. O vapor de água desses gases transforma-se rapidamente em cristais de gelo, deixando as trilhas de condensação.

Porque é que os rolos fotográficos são vendidos com 12, 24 e 36 fotografias?

Oskar Barnark criou a câmara Leica, que tinha capacidade máxima de 36 fotografias e a Kodak adaptou o padrão dessa câmara para o comprimento do rolo. A empresa lançou ainda o rolo de 18 fotos. Aumentou para 20 e depois para 24 fotografias. Este aumento foi feito devido à preferência do consumidor, assim como o lançamento do rolo com 12 fotos. Apesar de mais caro, este número acabava com a inconveniência de ter que tirar mais fotos que o necessário só para acabar como filme.

Porque é que os pneus são pretos?

Porque recebem uma substância preta chamada carbono. Se os pneus fossem feitos sem carbono, iriam desintegrar-se como a borracha que usamos na escola.

Porque é que os sapatos não vêm com os cadarços colocados quando os experimentamos nas lojas?

Por vários motivos. Primeiro dá trabalho encaixar os cadarços e isso tem que ser feito manualmente, aumentando o custo da produção. Os clientes também têm preferências na forma de colocar o cordão e dessa forma eles podem deixar como quiserem. A ausência dos cadarços facilita a colocação do calçado e qualquer dificuldade pode indicar que a numeração não é a correta. E por último, uma explicação psicológica: sem cadarços, o sapato é considerado "novinho em folha", e isso estimula a compra.

Qual é a diferença entre a milha náutica e a milha terrestre?

O sistema de medida terrestre surgiu durante o Império Romano. O mille passus correspondia a mil passos duplos de um comandante de milícia. Isso é o equivalente a 1.609,344 metros. Já a milha náutica é o tamanho da linha do Equador -40 mil

quilômetros - dividida por 360º - a superfície da Terra - e depois por 60 - já que cada grau corresponde a 60 segundos. O resultado arredondado é 1.852 metros.

é que funciona o eco?

Quando uma onda sonora encontra uma barreira, ela reflete-se, voltando para o local de onde veio. Desta forma nasce o eco. As impressões sonoras persistem no ouvido durante um décimo de segundo. E só há eco quando a distância percorrida pelo som até ao obstáculo é superior a 17 metros, sendo a velocidade do som no ar de 340 m/s.

Como é que o vento se movimenta?

(5)

Como é que se forma a geada?

Durante a noite, a temperatura diminui. Nos meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor de água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.

Como é que se forma a neve?

A neve é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam em flocos de neve. Isto é comum em grandes altitudes, mas nem toda a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e eles derretem. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus, pois a grande altitude impede que a neve se derreta.

Como é que se forma uma onda no mar?

A onda é o resultado da ação do vento sobre a camada superficial da água do mar. Quando o vento sopra, ele gera um movimento na água que produz a onda. Apesar de parecer que as ondas andam em linha reta, elas, na verdade, deslocam-se em sucessivos movimentos circulares.

Como é que se forma o arco-íris?

A cor branca é formada por uma mistura de cores que podem ser decompostas com o auxílio de certos prismas transparentes - de cristal, por exemplo - formando uma imagem conhecida pelos cientistas como espectro. O espectro é uma faixa de sete listas principais nas cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é o espectro formado pela luz solar ao atravessar as gotas da chuva, que funcionam como um prisma de cristal.

Como é que um vulcão entra em erupção?

A Terra é formada por placas endurecidas, que são a crosta terrestre, e por placas de rochas derretidas, o magma que fica no interior do planeta. Um vulcão entra em erupção quando as placas se movimentam e o magma é lançado para fora. Essa massa,

conhecida como lava, é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1.200 graus.

O que é a chuva de granizo?

É comum nevar e chover ao mesmo tempo. Se a temperatura perto do solo estiver muito alta para haver somente neve e muito baixa para haver somente chuva, as duas ocorrem ao mesmo tempo. Os flocos de neve que não se derretem juntam-se, formando blocos de gelo. É a chuva de granizo.

O que são as marés?

(6)

estes astros estão em conjunção, ou seja, em linha reta com a Terra, produzem a maré alta. Quando estão em quadratura, formando um ângulo reto, temos a maré baixa.

O que são os terremotos e por que é que eles acontecem?

O manto, que é a camada superficial do nosso planeta, é formado por 20 placas, que se esbarram levemente. Quando isso acontece, há uma grande pressão nas rochas das bordas das placas; e às vezes, as rochas prendem-se e a pressão aumenta. Quando se desprendem, produzem ondas de choque cujos movimentos se refletem na superfície da Terra. Esses movimentos são os terremotos, e são ondas tão fortes que podem ter a potência da explosão de 200 toneladas de dinamite.

Para onde vai a água das chuvas?

Parte das águas pluviais evapora-se, formando nevoeiro e nuvens, e outra parte infiltra-se nos solos permeáveis, indo alimentar as nascentes e os rios subterrâneos. Nas depressões impermeáveis, a água das chuvas forma lagoas e pântanos. A maior parte corre pelos declives e vai engrossar rios.

Para onde vai a água do mar quando a maré baixa?

As marés são causadas pela força de atração da Lua, que faz com que a água do oceano suba em direção a ela. Seis horas depois da maré alta, a Terra completa um quarto de volta ao redor do seu eixo. Essa rotação desloca o mar que já não fica diretamente sob a Lua. Daí vem a maré baixa.

Porque é que existe o Horário de Verão?

O Horário de Verão é usado para economizar energia eléctrica. Como no verão os dias são mais longos, aproveita-se a luz natural do dia, poupando assim a luz produzida artificialmente.

Porque é que no verão o pico das montanhas muito altas continua com neve? Por cada 180 metros, a temperatura diminui um grau. Como estas montanhas ficam em grandes altitudes, as temperaturas nessas alturas são sempre muito baixas. Mesmo quando o dia é mais quente, a neve não consegue derreter, porque as noites são muito geladas. Além disso, se a neve derreter, uma nova camada surge. Depois de 2.700 metros de altitude, a neve nos picos é eterna.

Porque é que nos países onde neva se costuma deitar sal nas estradas?

Porque o sal misturado com a água faz baixar a temperatura na qual ela congela. O sal ajuda a evitar a formação de gelo escorregadio.

Porque é que o mar é salgado?

(7)

águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar.

Porque é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?

O relâmpago é a luminosidade produzida quando a eletricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilômetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo. Desta forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz.

Porque é que um livro de mapas é chamado de Atlas?

O termo vem do nome de uma personagem da mitologia grega. Como punição por lutar contra os deuses, Atlas foi forçado a carregar o globo terrestre nos ombros. Esta cena passou a ilustrar vários livros de mapas da antiguidade. Com o tempo, esses livros ficaram popularmente conhecidos como Atlas.

Porque é que um objeto que cai na água forma ondas em círculos?

Porque, ao cair, o objeto transmite à água parte da energia do seu movimento. Esse ponto retransmite a energia recebida para pontos vizinhos por meio de vibrações, que geram as ondulações que vemos. E a energia provocada pelo choque vai espalhando-se em circunferências cada vez maiores.

Porque é que apenas a superfície dos rios e dos lagos congela?

A superfície dos rios e lagos congela pelo contacto com o ar frio da superfície. Quando a temperatura atinge valores inferiores a 4°C, a água dilata, tornando-se menos densa à medida que se solidifica. Isso faz com que a parte mais fria permaneça acima da mais quente, congelando apenas o topo. Como a densidade da água é máxima a 4°C, é nessa temperatura que ela se mantém nas profundidades.

Flatulência dos dinossauros pode ter causado sua extinção

Há várias teorias sobre a causa da extinção repentina dos dinossauros. Algumas apontam a queda de um meteoro, outras culpam uma

transformação brusca nas condições climáticas do planeta e há ainda

aqueles que dizem que os dinossauros sumiram da Terra por causa dos seus próprios gases intestinais. Segundo o jornal chinês Diário da Juventude de Pequim, que cita cientistas franceses anônimos, as flatulências dos

dinossauros eram ricas em metano, um gás extremamente perigoso. O jornal afirma que "os animais, pesando entre 80 e 100 toneladas, devoravam em média entre 130 e 260 quilos de alimentos por dia. Eles deviam peidar sem parar". A teoria explica que há 100 milhões de anos a atmosfera do planeta foi fortemente danificada pelo acúmulo de metano, o que causou danos à camada de ozônio e conseqüentemente a morte das plantas. Sem alimento, os dinos acabaram morrendo de fome, causada pela sua própria ventosidade.

(8)

Profissão: comedor de lesmas

Nos países pobres as pessoas precisam fazer coisas absurdas para se sustentar. Em Uganda, por exemplo, há o ofício informal de comedor de bichos (vivos). Pessoas que são pagas para provar especiarias exóticas como lagartas, cobras, lesmas, sapos, ratos, insetos, etc. Namenya, um jovem que morreu recentemente por ter ingerido um camaleão, cobrava cerca de R$1,7 para degustar uma cabeça de cobra ou lagarta, R$1,15 pelo sapo, R$0,57 pelo rato e R$0,23 pela borboleta.

Estudo diz que em cada 12 acidentes nas estradas 1 é suicídio

Referências

Documentos relacionados

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de