• Nenhum resultado encontrado

Ato de Reconhecimento (R) ou Autorização (A)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ato de Reconhecimento (R) ou Autorização (A)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PERMANENTE DO ANO DE 2013 E MATRÍCULA

DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS PARA OS CURSOS DE BACHARELADO,

LICENCIATURA E DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA

De ordem do Exmo. Sr. João Paulo de Barros Beldi, Magnífico Reitor do Centro Universitário Newton Paiva, mantido pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira Ltda., em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, fazemos saber aos interessados que, de conformidade com o que estabelecem a Lei 9.394, de 20/12/96; a Portaria Ministerial nº. 971, de 22/08/97, a Portaria Ministerial nº. 1449, de 23/09/99 e a Portaria Normativa nº. 40 de 12/12/2007; os demais diplomas legais pertinentes em vigor, e o Regimento Geral do Centro Universitário Newton Paiva, estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Permanente para ingresso nos meses de janeiro, abril, julho e outubro do ano de 2013, nos cursos Bacharelado, Licenciatura Plena e de Tecnologia, destinado ao preenchimento de vagas, oferecidas em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais para a primeira oferta de Estudos dos seguintes cursos:

Curso Ato de Reconhecimento (R)

ou Autorização (A) Titulação Total de Vagas

Administração – LFE Empresas Resolução nº. 03/CONSEPE/2008 (A) Bacharelado 100 Processos Gerenciais Resolução nº. 05/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100 Pedagogia Resolução nº. 15/CONSEPE/2008 (A) Licenciatura Plena 100

LFE = Linha de Formação Específica Cláusula 1ª – Das Inscrições:

§ 1º - As inscrições estarão abertas de acordo com os períodos definidos no ANEXO, até o prazo limite para ingresso no primeiro período de oferta de referência devendo ser feitas somente pela internet por meio do site www.newtonpaiva.br, link cursos via internet – EaD, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição própria disponível.

a) Os cursos serão ministrados na modalidade à distância, em conformidade com a oferta, utilizando-se da internet e outras mídias, com encontros presenciais quinzenais facultativos, às sextas-feiras para os cursos de Administração de Empresas e Processos Gerenciais e para o curso de Pedagogia aos sábados, para orientações de tutoria, sendo obrigatória a presença do aluno no dia em que ocorrer ATIVIDADES AVALIATIVAS, conforme definido no calendário institucional.

b) Para a realização do Exame Final Presencial Obrigatório, a data será divulgada no cronograma de atividades de cada disciplina e acontecerá na sede do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, campus Carlos Luz, 800, respeitado o contido nas cláusulas 6c e 6d, com entradas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.

c) Os ingressantes com início das aulas nas turmas de janeiro e/ou julho de cada semestre serão matriculados em todas as disciplinas oferecidas no semestre e terão sua semestralidade dividida em seis parcelas iguais. Já os ingressantes em abril e/ou outubro, serão matriculados apenas nas disciplinas que serão oferecidas para a complementação da carga horária dos alunos que entraram em janeiro e/ou julho, sendo que o pagamento será diluído em três parcelas.

(2)

d) Cada oferta que compõe o semestre será ministrada dentro de um prazo estabelecido em cronograma, disponibilizado ao aluno no início das aulas, até o cumprimento integral de sua carga horária, sendo vedada a matricula concomitante em disciplinas com o mesmo horário de tutoria. Para a conclusão de cada oferta o aluno deverá ter cumprido todas as disciplinas previstas no projeto pedagógico do curso, realizado as atividades e participado do Exame Final.

e) Os cursos a distância são oferecidos no regime de ciclos/período com oferta concentrada de 10 semanas para cada ciclo/período, não existe pré-requisitos o que permiti a matrícula inicial em ciclos/períodos subsequentes, caso não haja a formação da turma em oferta.

§ 2º - Efetuada a inscrição pelo site, qualquer alteração nos dados confirmados, somente poderá ser feita por meio de e-mail enviado à secretaria.virtual@newtonpaiva.br.

Cláusula 2ª – Das Provas, Local e Horário.

a. A prova deverá ser retirada pelo candidato inscrito, no site www.newtonpaiva.br, link cursos via internet – EaD – 24 (vinte e quatro) horas após a efetivação do pagamento do boleto próprio, excluindo-se o final de semana e feriados;

b. em seguida, o candidato terá um prazo máximo de 3 (três) dias corridos para fazê-la e enviá-fazê-la, em envelope fazê-lacrado, por Aviso de Recebimento-AR ou SEDEX, em apenas uma via original, juntamente com a cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau), Diploma de Magistério para os que o concluíram e do documento de identidade para o seguinte endereço: CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA – Aos cuidados da Central de Atendimento ao Aluno (Educação a Distância) – Endereço: Av. Silva Lobo, 1730, BAIRRO NOVA GRANADA, CEP 30431-262 - BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS.

c. o ônus financeiro da postagem e o encaminhamento para o endereço supracitado são de inteira responsabilidade do candidato.

1. Para que sejam mantidos o sigilo e a segurança, o envelope lacrado com a prova e a documentação exigida deverá ser enviado via correio para a sede do Centro Universitário Newton Paiva. Em hipótese alguma, deverá ser entregue presencialmente.

2. O não cumprimento integral do item b eliminará automaticamente o candidato.

Cláusula 3ª - DA PROVA DE SELEÇÃO 3.1. O Processo Seletivo constará de:

Uma Prova de Redação, no valor de 100 pontos, de caráter eliminatório, com:

a. 3 (três) questões discursivas sobre temas da atualidade, que devem ser respondidas com aproximadamente 50 palavras cada uma, nas quais serão avaliadas as habilidades do candidato de interpretar adequadamente os temas propostos e discorrer sobre eles, expressando-se com clareza e correção de linguagem, valorizada em 25 pontos cada;

b. Uma questão discursiva discorrendo sobre o motivo da escolha do curso, valorizada em 25 pontos.

(3)

3.2 Estará dispensado da Prova de Redação o candidato que tiver obtido um mínimo 400 pontos (ou 40 pontos – ano 2008) na prova de redação no resultado do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio dos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 devendo apenas responder a questão discursiva citada na cláusula 3.1.b. retro;

a. Para isso, em substituição à Prova de Redação, o candidato deverá enviar, junto com a documentação determinada na cláusula 2 “b” retro, a cópia do boletim com o resultado do ENEM e a questão discursiva citada na cláusula 3.1.b. Neste caso, o candidato deverá enviar a prova completa com os seus dados de registro e o resultado do ENEM.

Cláusula 4ª – DA APROVAÇÃO, RESULTADO, CLASSIFICAÇÃO E DOS EMPATES.

Parágrafo Único: É de responsabilidade do candidato ao se inscrever preencher corretamente os seus dados para contato, incluindo o e-mail.

a. Será aprovado o candidato que obtiver na Prova de Redação, resultado superior a 25%, correspondente a 25 (vinte e cinco) pontos, ou apresentar a cópia do resultado do ENEM e, ainda, cumprir o determinado na cláusula 2ª.

b. O resultado será enviado para o e-mail do candidato 72 horas após o recebimento pelo Centro Universitário da folha de resposta da Prova e da devida documentação ENVIADA PELO CANDIDATO NOS TERMOS PREVISTOS NAS CLÁUSULAS 2.b e 3.2.a supras.

c. Em caso de empate, a preferência de matrícula será concedida para o candidato com maior idade.

Cláusula 5ª – DA MATRÍCULA

5.1. No caso de aprovação e convocação para a matrícula, o candidato receberá por e-mail as orientações e prazos estipulados para a sua efetivação.

O candidato deverá

a. imprimir o Termo de Adesão e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, em duas vias, preencher e assinar;

b. imprimir o boleto de pagamento da primeira parcela das turmas (janeiro e/ou abril e julho e/ou outubro) referentes ao ciclo/período de ingresso e efetuar o pagamento até o seu vencimento;

I - os ingressantes nas turmas de janeiro e/ou julho, terão a semestralidade calculada com base nas horas contratadas referentes às disciplinas oferecidas no semestre;

II - os ingressantes nas turmas de abril e/ou outubro terão calculada a mensalidade com base na carga horária restante das disciplinas que compõem o semestre de ingresso.

a) Neste caso, especificamente, a renovação da matrícula nos meses de julho e janeiro, seguirá os mesmos critérios adotados no contido na clausula 5.1.b, inciso “I”.

c. o aluno que tiver obtido dispensa de disciplinas, o valor de suas mensalidades será calculado sobre o número da carga horária contratada, deduzida o valor pago referente à primeira parcela e rateado o saldo devedor nas parcelas subseqüentes, em cinco ou em duas de acordo com a oferta (ingresso em Janeiro/Julho ou ingresso em abril/outubro), bem como nos casos de reprovação a matrícula só poderá ser feita novamente na disciplina no semestre subseqüente, respeitando a oferta e a disponibilidade dos horários de tutoria.

(4)

5.2. Após cumprir o determinado acima, deverá juntar a eles:

a. Fotocópia simples do Título de Eleitor ou prova de quitação eleitoral; b. fotocópia simples do cartão do C.P.F.;

c. fotocópia simples do Certificado Militar ou prova de quitação para o matriculando do sexo masculino;

d. fotocópia simples de Comprovante de residência;

e. comprovante da nota do ENEM emitido pelo Ministério da Educação; f. fotocópia do comprovante de pagamento da primeira parcela; g. fotocópia da certidão de nascimento ou casamento.

5.3. Matrícula a distância: enviar todos os documentos para o para CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA, - Aos cuidados da Central de Atendimento ao Aluno (Educação a Distância) – Endereço: Av. Silva Lobo, 1730, BAIRRO NOVA GRANADA, CEP 30431-262 - BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS, até a data limite determinada no ANEXO citado no item 5.1 deste Edital.

5.4 Matrícula presencial: Somente será aceita na sede da instituição, na cidade de Belo Horizonte, e o candidato aprovado deverá se dirigir à Central de Atendimento ao Aluno no endereço acima, com envelope lacrado, constando a documentação completa, até a data limite determinada no Calendário de Matrícula citado no item 5.2 deste Edital, até a data determinada no Calendário de Matrícula.

5.5. O aprovado neste processo seletivo, que desejar dispensa de disciplina, por tê-la cursado em outra instituição de ensino, deverá enviar, também, cópia autenticada do(s) histórico(s) escolar(es) e cópia simples dos programas de disciplinas cursadas na(s) instituição(ões) de origem, sendo avaliado apenas as disciplinas cursadas num período máximo de cinco anos, nos Termos da Portaria 14/REITORIA/10, de 5/7/2010 – Capítulo I Art. 6º e 8º.

5.6. A Secretaria Geral, após receber a documentação, nos casos da matrícula a distância enviará para o e-mail do aluno o Aviso de Matrícula CONDICIONAL e outras informações em virtude do contido na cláusula 6c e 6d deste Edital.

5.7. A não efetivação, no prazo e na forma estipulados, neste Edital, implica a perda do direito à vaga;

5.8. O candidato que efetivar matrícula apresentando qualquer tipo de documento irregular terá sua matrícula cancelada, a qualquer tempo, após a constatação da irregularidade junto aos órgãos competentes.

Cláusula 6ª - CONDIÇÕES GERAIS:

a) A taxa de inscrição no Processo Seletivo será de R$25,00 (vinte e cinco Reais), cujo boleto deverá ser retirado no site www.newtonpaiva.br menu cursos/cursosviainternet-ead e pago no prazo nele indicado.

b) O presente Processo Seletivo terá validade somente para ingresso nos cursos oferecidos no ano letivo de 2013, a saber, nas turmas de janeiro, abril, julho e outubro.

c) Ao Centro Universitário Newton Paiva fica reservado o direito de somente permitir a matrícula CONDICIONAL se o número de aprovados for igual ou superior a 60% das vagas oferecidas em cada curso neste Edital.

d) Somente CONFIRMAR a matrícula e/ou constituir turmas quando o mínimo de candidatos, considerados matriculados, for igual ou superior a 30 (trinta) para cada curso.

(5)

1) Excepcionalmente, nos casos em que não houver a formação de turma, será oferecida ao candidato aprovado e matriculado condicionalmente a possibilidade de mudança de curso na modalidade a distância, ingresso no ciclo/período seguinte em funcionamento ou ainda, devolução integral da taxa de inscrição e do pagamento da primeira parcela paga no ato da matrícula.

e) Em nenhuma hipótese, será devolvida a taxa de inscrição, ressalvando-se com o disposto na cláusula 6ª.d.1.

f) Em virtude de já ter cumprido com o percentual exigido pela legislação quanto ao número de bolsas do Programa Universidade Para Todos, do Governo Federal, PROUNI, o Centro Universitário Newton Paiva não aceitará a transferência de bolsas (parcial, Integral ou Complementar) para os candidatos aprovados nos processos seletivos de ingresso no ano de 2013 (Vide Cláusula 6ª alínea “f” do Edital)

g) Será formalmente eliminado do Processo Seletivo o candidato que se enquadrar em uma das hipóteses seguintes:

1. obtiver, na Prova de Redação, resultado inferior a 25% ou 25 (vinte e cinco) pontos;

2. deixar de realizar a prova, ressalvado o disposto na cláusula 3.2 a. retro; 3. enviar as provas citadas na cláusula 3.1.a e 3.1.b deste Edital, digitadas;

4. usar, comprovadamente, de meios fraudulentos para a inscrição e/ou seleção ou adotar conduta incompatível com a proposta de formação acadêmica;

5. deixar de apresentar a documentação ou não cumprir com todos os procedimentos e condições exigidas pelo presente Edital;

6. deixar de assinar a prova ou se a assinatura não conferir com o documento de identidade enviado;

7. enviar só o resultado do ENEM sem a questão discursiva citada na cláusula 3.1.b. h) A nota do resultado obtido no ENEM substituirá a nota da Prova de Redação, devendo o

candidato responder apenas a questão discursiva, discorrendo sobre o motivo da escolha do curso.

i) Ao se inscrever no presente Processo Seletivo, o candidato declara conhecer, submeter-se e atender a todas as disposições contidas neste Edital e as orientações previstas no site www.newtonpaiva.br.

j) Os casos omissos ou de interpretação duvidosa quanto ao texto deste Edital serão resolvidos pela Coordenação de Processos Seletivos e pela Secretaria Geral do Centro Universitário Newton Paiva, ouvida a Reitoria.

Publique-se. Registre-se. Cumpra-se. Belo Horizonte, 31 de outubro de 2012.

João Paulo de Barros Beldi Reitor

Professor Sudário Papa Filho Pró-Reitor Acadêmico

Dorian Gray Rodrigues Alves Secretária Geral

Professora Sandra Lúcia de Oliveira e Silva Coordenadora de Processos Seletivos

Referências

Documentos relacionados

 pelo homem – fabricado no Brasil, deu-se por volta de 1857, il, deu-se por volta de 1857, que foi a que foi a Ponte de Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro, com cinco vãos

Todo esforço será feito para apresentar técnicas provadas e eficientes para que você possa fazer o que quiser com DOOM - de como a criar seus próprios níveis Singleplayer

Malden Alugo quarto, tudo incluído, garagem para 1 carro..

Atlético-MG na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, onde o time mandará os próximos jogos do Campeonato Brasileiro, a equipe mineira venceu o Grêmio Prudente, por 1 a 0, na tarde

• Pacientes com sintomas típicos de DRGE que não apresentam resposta satisfatória ao tratamento com inibidor da bomba protô- nica e nos quais o exame endoscópico não revelou dano

Procura-se professora formada para aulas particlares de português, para duas crianças de 7 a 9 anos, diploma e referências necessários. Aulas devem ter ministradas na residência

Alugo apartamento de um quarto, sala, cozinha e banheiro com driveway para dois carros, com heat e água incluídos.. Disponível para 1º

#E Governador Valadares Vendo lote no bairro Belvedere, área nobre a 2 minutos do centro, com vista para a cidade e para Ibituruna..