• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 62/ DO HORÁRIO, LOCAL E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 62/ DO HORÁRIO, LOCAL E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 62/2013

O Diretor-Geral do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia – IFC- Câmpus Concórdia, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o exame de seleção para preenchimento de 35 (trinta e cinco) vagas para o curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subsequente, que ocorrerá no Pólo Avançado de Abelardo Luz, do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2014.

1. DAS VAGAS

1.1. Serão ofertadas 35 (trinta e cinco) vagas para o curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente, presencial, que ocorrerá no Pólo Avançado de Abelardo Luz do IFC – Câmpus Concórdia, no período noturno, com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2014.

1.2. O processo seletivo para as vagas estará aberto aos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

1.3 Fica reservado ao IFC – Câmpus Concórdia o direito de não ofertar o curso previsto neste edital, caso o número de matriculados seja inferior ao número de vagas ofertadas.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição para o processo seletivo ocorrerá no período de 20/11/2013 a 23/12/2013.

2.2. As inscrições serão feitas na Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz, localizado na Rua Egídio João Guerra, nº 700, Bairro Alvorada, junto ao Colégio Irineu Bornhausen, Abelardo Luz, SC, no horário das 13h30min às 18h00min.

2.3. Os candidatos com necessidades especiais que demandem atendimento diferenciado para realização do processo seletivo deverão entrar em contato com a Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz, pelo telefone (49) 3445-5577, para especificar o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar para garantir a sua participação no processo seletivo.

2.4. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

3. DO HORÁRIO, LOCAL E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

3.1. A prova será realizada no dia 06/01/2014, na Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz, localizado na Rua Egídio João Guerra, nº 700, Bairro Alvorada, junto ao Colégio Irineu Bornhausen, Abelardo Luz, SC, no horário das 18h30min às 21h00min.

(2)

3.2. Os candidatos deverão apresentar-se no local da prova com no mínimo 30 minutos de antecedência, portando, lápis, borracha, caneta esferográfica (preta ou azul) e documento de identificação com foto.

4. DA PROVA

4.1. O Exame de Seleção consistirá em uma prova escrita contendo 20 (vinte) questões, conforme tabela abaixo:

Área do Conhecimento Número de Questões

Matemática 5

Língua Portuguesa 5

Conhecimentos Gerais 5

Conhecimentos específicos de Agropecuária 5

4.1.1. Os conteúdos básicos que serão abordados nas questões de Matemática são: a) Conjuntos numéricos e operações, potenciação e radiciação, operações com radicais e racionalização, expressões numéricas; b) Sistema decimal de medidas (Medidas de comprimento, medidas de superfície, medidas de volume, medidas de capacidade, medidas de massa, medidas de tempo, unidades agrárias); c) Grandezas proporcionais (razões entre grandezas, proporção direta e inversa, regra de três simples e composta, porcentagem); d) Trigonometria no triângulo retângulo (razões trigonométricas, seno, cosseno e tangente de 30º, 45º e 60º, relação fundamental no triângulo retângulo, relação entre seno, cosseno e tangente); e) Geometria espacial (área e volume de sólidos).

4.1.2. Os conteúdos básicos que serão abordados nas questões de Língua Portuguesa são: a) Compreensão de textos – textos literários e não literários; b) Semântica (significação das palavras no contexto); c) Denotação e conotação (sentido próprio e figurado das palavras); d) Conhecimento linguístico – estrutura do período, oração e frase; e) Emprego e uso de conectivos e pronomes; f) Concordância verbal e nominal; g) Crase. h) Ortografia oficial, acentuação gráfica e pontuação (uso e aplicabilidade dos diferentes recursos: vírgula, ponto-e vírgula, dois pontos, reticências, aspas e ponto final).

4.1.3. Os conteúdos básicos que serão abordados nas questões de Conhecimentos Gerais são: a) História do Brasil (República Velha, Era Vargas, Populismo, Ditadura Militar e Redemocratização); b) Conhecimentos sobre a atualidade econômica, social, política e cultural do Brasil e de Santa Catarina.

4.1.4. Os conteúdos básicos que serão abordados nas questões de conhecimento específico em agropecuária são: a) Noções básicas de culturas anuais (milho, feijão, soja, aveia preta, azevém comum e girassol); b) Noções básicas de raças bovinas para

(3)

produção de leite; c) Noções básicas de medidas agrárias; d) Noções básicas sobre silagem de milho; e) Noções básicas sobre o uso e conservação do solo.

5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1. O preenchimento das 35 (trinta e cinco) vagas dar-se-á através de processo classificatório, obedecendo a ordem decrescente dos acertos obtidos pelos candidatos. 5.2. Caso haja empate, os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem:

a) o candidato com maior número de acertos obtidos nas questões de conhecimentos específicos de Agropecuária;

b) o candidato com maior idade.

6. DOS RECURSOS

6.1.Os recursos referentes às questões da prova deverão ser protocolados na Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após o término da prova.

6.2. Os recursos referentes à classificação deverão ser protocolados na Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação oficial do resultado.

7. DO RESULTADO

7.1. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 09/01/14, no sítio oficial do IFC - Câmpus Concórdia, disponível em www.ifc-concordia.edu.br, e nos murais da Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz.

7.2. O resultado final, após análise dos recursos referentes à classificação, será divulgado no dia 14/01/2014, no sítio oficial do IFC - Câmpus Concórdia, disponível em www.ifc-concordia.edu.br, e nos murais da Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz.

8. DA MATRÍCULA

8.1. Os candidatos classificados deverão efetuar sua matricula na Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2014, no horário das 13h30min às 20h00min.

8.2. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação:

a) 03 (três) fotos 3x4 (recentes e iguais);

b) 02 cópias da Carteira de Identidade (acompanhadas da original);

c) 02 cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento (acompanhada da original); d) 02 cópias do Cadastro de Pessoa Física (CPF) (acompanhadas do original);

(4)

e) cópia do Certificado de conclusão do Ensino Médio ou documento equivalente (cópia acompanhada do original);

f) cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio (acompanhada do original);

g) cópia do Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (acompanhada do original);

h) se, realizou estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação;

i) se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial;

j) cartão de vacinação constando a vacina contra rubéola, no caso dos candidatos do sexo feminino com idade até 40 anos, nos termos da Lei Estadual nº 10.196 de 4/07/96; k) cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (acompanhada do original);

l) 02 cópias do Comprovante de Residência (acompanhada do original).

8.3. Na falta de qualquer documento listado neste edital, o candidato não poderá efetuar a matrícula, perdendo o direito à vaga.

9. DAS VAGAS REMANESCENTES

9.1. As vagas remanescentes serão preenchidas obedecendo o processo de classificação estabelecido neste Edital, com segunda chamada divulgada no dia 21/01/2014, no sítio oficial do IFC – Câmpus Concórdia, disponível em www.ifc-concordia.edu.br, e nos murais da Sede do Pólo Avançado de Abelardo Luz.

9.2. É de total responsabilidade do candidato buscar e acompanhar as informações referentes à sua classificação para fins de efetivação da matrícula, tanto na primeira chamada, quanto nas chamadas subsequentes, quando houver.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A inscrição do candidato implicará na aceitação total e incondicional das normas e instruções constantes neste Edital, bem como da Organização Didática e demais normas didático-pedagógicas do Instituto Federal Catarinense.

10.2. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão de Ingresso e, se necessário, encaminhados à Direção-Geral do IFC – Câmpus Concórdia.

10.3. Este Edital entra em vigor, a partir da data de sua publicação, sendo válido apenas para este processo seletivo.

(5)

JOLCEMAR FERRO

Referências

Documentos relacionados

Os produtos ou serviços contratados que não integram os serviços mínimos bancários estão sujeitos às comissões e despesas em vigor neste preçário. As contas de serviços

2 Ver mais em: Na trilha da narrativa policial brasileira : Luiz Lopes Coelho e Rubem Fonseca, dissertação de Mestrado de Tássia Bellomi Patrezi (2009)..

As vagas destinadas ao Processo Seletivo do PSG, divulgadas neste Edital, serão preenchidas por ordem de classificação, obedecendo-se rigorosamente ao número de vagas, por

Código Município Código Escola IDEGO_SF 5204656 CAMPINACU ####### COLEGIO ESTADUAL CALUMERIO RODRIGUES GALVAO... Código Município Código Escola IDEGO_SF 5211404 ITAUCU

Neste artigo, proponho-me a analisar a identidade teuto- brasileira, mais propriamente as interpretações sobre a identidade dos imigrantes alemães e seus descendentes,

Algumas escolhas foram delineadas, mediante a divisão do conteúdo de algorit- mos e programação do ciclo básico em três disciplinas, e são justificadas pelo fato de

6.1.1 Considerando as vagas abertas no presente Edital, se houver a convocação do 5º (quinto) colocado em qualquer cargo deste processo seletivo, regido pelo Edital nº 01, de

Com o intuito de analisar o perfil das denúncias enviadas contra o Estado chileno ao SIDH, com foco para as denúncias que visam garantir o direito à verdade e à