• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA DIURNO E NOTURNO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA DIURNO E NOTURNO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA – DIURNO E NOTURNO – DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

I – DO CONCEITO

Art. 1º – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB) a ser cumprido pelo estudante, de acordo com o artigo 12 da Resolução CNE/CES nº 2, de 19/2/2002. Visa o treinamento em metodologia científica como atividade que integra as vivências de aprendizado adquiridas ao longo do curso de graduação, permitindo reflexão crítica da formação e atuação profissional farmacêutica. O Trabalho de Conclusão de Curso constitui monografia, fundamentada na literatura das ciências farmacêuticas e áreas afins, elaborada pelo estudante sob a orientação de um docente da UnB.

II – DO OBJETIVO

Art. 2º – O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos:

a) articular o ensino, a pesquisa e a extensão, em uma atividade acadêmica de final de curso, sistematizando e aprofundando conhecimentos adquiridos na teoria e na prática da graduação;

b) estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa ou extensão, estudos de casos ou ainda revisões de literatura sobre temas pertinentes a uma das áreas de conhecimento do Curso;

c) oportunizar o desenvolvimento de habilidades de organização, clareza e coerência na redação de trabalhos ou relatórios técnico-científicos, de formas de investigação bibliográfica, de métodos e técnicas para experimentação científica, de leitura e interpretação crítica de textos; e

d) socializar o conhecimento produzido.

III – DA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

Art. 3º – O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser desenvolvido individualmente, versando sobre tema específico, de escolha do estudante e aprovado pelo professor orientador.

(2)

Art. 4º – As atividades do Trabalho de Conclusão de Curso se desenvolverão segundo a matrícula do estudante na disciplina obrigatória Trabalho de Conclusão de Curso (103845), de 02 (dois) créditos, de acordo com a estrutura curricular sugerida no Projeto Político Pedagógico do Curso.

§ 1º - A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso consistirá na execução do projeto previamente elaborado pelo estudante com anuência do professor orientador, seguido de apresentação escrita e oral do trabalho desenvolvido. § 2º - O estudante só poderá ser matriculado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (103845) mediante apresentação prévia de um projeto aprovado pela Comissão de TCC.

§ 3º - Para elaboração do projeto, sugere-se que o estudante curse a disciplina optativa recomendada Elaboração de Trabalho Científico (174114), de 03 (três) créditos.

Art. 5º – A matrícula na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso tem como pré-requisito a disciplina Estágio Supervisionado 1 (101885). A disciplina Elaboração de Trabalho Científico (174114) não tem pré-requisito.

IV – DA ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

Art. 6º – O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser, necessariamente, supervisionado por docente da UnB. O orientador pode ter a colaboração de um orientador aprovado pela Comissão de TCC. A autorização para participação do co-orientador deve ser solicitada por escrito pelo co-orientador.

§ 1º - O co-orientador poderá ser um professor interno ou externo da instituição, um profissional na área do projeto, ou um estudante de doutorado regularmente matriculado em curso de Pós-Graduação interno ou externo da instituição.

§ 2º - A escolha do co-orientador deverá ser feita com anuência do orientador. Art. 7º – Compete ao professor orientador auxiliar o estudante no estabelecimento do tema, na elaboração do plano de trabalho, no desenvolvimento da metodologia, na redação do trabalho escrito e apresentação oral, fornecendo ao mesmo, subsídios para a execução e melhor concretização do trabalho.

Art. 8º – Poderá haver mudança de orientação nas disciplinas de Elaboração de Trabalho Científico (174114) e/ou Trabalho de Conclusão de Curso (103845), mediante justificativa apresentada por escrito pelo orientando à Comissão de TCC, sendo o prazo máximo para tal solicitação o último dia de ajuste de matrícula

(3)

§ 1o – Na solicitação de alteração de orientação, o estudante deverá apresentar, obrigatoriamente, uma carta de anuência assinada pelo orientador proposto, com ciência do orientador anterior.

§ 2o – Adicionalmente, o primeiro orientador poderá encaminhar à Comissão de TCC uma carta justificando a alteração da orientação.

Art. 9º – Cada docente deverá orientar até 04 (quatro) estudantes por semestre regularmente matriculados nas disciplinas Elaboração de Trabalho Científico (174114) e/ou Trabalho de Conclusão de Curso (103845).

§ 1o – Cada docente do Curso de Farmácia deverá orientar ao menos 2 estudantes por semestre letivo.

§ 2o – É facultado ao orientador o aceite do estudante.

V – DA ATRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA À ORIENTAÇÃO

Art. 10º – A orientação de Trabalho de Conclusão de Curso será considerada como atividade de ensino de graduação, com vistas à produtividade do Curso e individual do docente.

§ Único - A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso não desonera o professor do cumprimento de sua carga horária semanal mínima didática na graduação, prevista na legislação vigente.

VI – DA ELABORAÇÃO DO PROJETO

Art. 11º – O tema do projeto a ser desenvolvido poderá resultar de proposta do estudante, aprovada pelo orientador, bem como de proposta do professor orientador. Art. 12º – O Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser redigido em português, individualmente pelo estudante, obedecendo sequência lógica e seguindo as normas estabelecidas pelo Colegiado do Curso de Farmácia da FS-UnB (FAR-UnB e ABNT) (Anexo 1).

Art. 13º – O Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser encaminhado ao professor orientador que atribuirá nota ao trabalho apresentado, via formulário próprio contendo os critérios de avaliação (Anexo 2).

Art. 14º – Ao Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso entregue fora do prazo será atribuída na disciplina de Elaboração de Trabalho Científico, pelo professor orientador, a menção Sem Rendimento (SR) (174114).

(4)

VII – DA REDAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO FINAL

Art. 15º – O Trabalho Final escrito deverá ser redigido em português, individualmente pelo estudante, obedecendo sequência lógica e seguindo as normas estabelecidas pelo Colegiado do Curso de Farmácia da FS-UnB (Anexo 3).

Art. 16º – O Trabalho Final escrito poderá ser no formato de artigo científico, desde que apresentado comprovante de submissão do mesmo.

Art. 17º – O Trabalho Final escrito deverá ser encaminhado pelo professor orientador a um parecerista, interno ou externo da Universidade, que atribuirá nota ao trabalho apresentado, via formulário próprio contendo os critérios de avaliação (Anexo 4).

§ 1º - O envio do trabalho de cada estudante aos respectivos pareceristas, assim como cópia do formulário de avaliação (Anexo 4) é de responsabilidade exclusiva do professor orientador.

§ 2º - O trabalho final escrito deverá ser entregue pelo estudante ao professor orientador com no mínimo de trinta (30) dias de antecedência ao último dia letivo estabelecido no calendário acadêmico do Decanato de Ensino de Graduação. Art. 18º – No caso de aprovação, deverá ser entregue pelo estudante à Secretaria do Curso a versão final revisada do trabalho apenas em formato digital como arquivo pdf até o último dia de aula do semestre letivo previsto no calendário acadêmico.

§ Único – A versão final do trabalho deverá apresentar a assinatura do orientador (e co-orientador quando houver), estabelecendo sua ciência acerca do mesmo.

VIII – DA APRESENTAÇÃO ORAL DO TRABALHO FINAL

Art. 19º – O estudante deverá apresentar oralmente seu Trabalho Final a banca de avaliação como atividade obrigatória para obter o conceito necessário à conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (103845).

§ 1o – a banca de avaliação deverá ser composta pelo orientador e um segundo membro, interno ou externo da Universidade, podendo ser inclusive o mesmo parecerista do trabalho escrito.

§ 2o – a composição e realização da banca será de responsabilidade exclusiva do orientador, bem como de encaminhar por escrito à Comissão de TCC informações quanto à data, local, horário e composição da banca com 15 (quinze) dias de antecedência da apresentação oral.

(5)

§ 3o – o estudante disporá de até 20 (vinte) minutos para apresentação oral do trabalho, e seguido de até de 10 (dez) minutos para arguição pelos membros da banca.

IX – DA AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 20º – A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso será baseada nas atividades realizadas pelo estudante. A média final da disciplina será expressa por valor numérico, obtida através da seguinte equação:

MF = TE (0,3) + AO (0,4) + NO (0,3)

onde, MF=média final; TE=trabalho escrito; AO=apresentação oral; e NO=nota do orientador. Será atribuída menção à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (103845), de acordo com o Art. 122 do Regimento Geral da UnB, correspondendo a MF numérica obtida pelo estudante.

§ 1º - A nota TE corresponderá a avaliação do trabalho escrito final pelo parecerista, em escala de 0 (zero) a 10 (dez), onde zero é a nota mínima e dez a nota máxima, considerando-se os critérios de avaliação descritos em anexo (Anexo 4).

§ 2º - A nota AO corresponderá a avaliação da apresentação oral, em escala de 0 (zero) a 10 (dez), onde zero é a nota mínima e dez a nota máxima, considerando-se os critérios de avaliação descritos em anexo (Anexo 5).

§ 3º - A nota NO será atribuída pelo professor orientador, considerando todo o processo de desenvolvimento do trabalho realizado pelo estudante, sendo atribuída nota em escala de 0 (zero) a 10 (dez), onde zero é a nota mínima e dez a nota máxima, considerando-se os critérios de avaliação descritos em anexo (Anexo 6).

X – DA COMISSÃO DE TCC

Art. 21o – A Comissão de TCC será composta por três docentes do Curso de Farmácia indicados no Colegiado do Curso de Farmácia a cada um ano.

Art. 22o – São atribuições da Comissão de TCC:

1. Aprovar os projetos de estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso;

2. Aprovar a indicação de co-orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso; 3. Elaborar, semestralmente, o calendário de todas as atividades relativas ao

(6)

4. Manter atualizado um arquivo com os projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso;

5. Aprovar a composição da banca de avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso;

6. Fornecer aos orientadores as fichas das avaliacões escrita e oral, as quais apos defesa oral deverá ser assinada por todos os membros da banca e enca-minhada a Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso;

7. Providenciar o encaminhamento à Biblioteca Central da UnB cópias dos Traba-lhos de Conclusão de Curso aprovados;

8. Tomar no âmbito de sua competência, todas as demais medidas necessárias ao efetivo cumprimento deste Regulamento;

XI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 24º – No início de cada semestre letivo os estudantes matriculados nas disciplinas Elaboração de Trabalho Científico (174114) e/ou Trabalho de Conclusão de Curso (103845) serão orientados quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso, com destaque para o presente regulamento.

Art. 25º – Os casos omissos serão analisados pelo Colegiado de Graduação do Curso em Farmácia da FS-UnB.

(7)

ANEXO 1

MODELO DE PROJETO

Capa: Deve conter todos os elementos necessários à sua identificação, como titulo, nome e matrícula do aluno, nome do orientador e nome do co-orientador quando houver.

Folha de Rosto: Deve conter as mesmas informações da capa acrescida dos dizeres: “Projeto apresentado ao curso de graduação em Farmácia da Universidade de Brasília, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Elaboração de Trabalho Científico”.

Justificativa: Apresenta o problema que está motivando o estudo e a justificativa, destacando a relevância do tema para a respectiva área.

Objetivos (Geral e Específicos): Tem a função de esclarecer o que se pretende atingir com a realização do trabalho. O objetivo geral está ligado a dimensão mais abrangente do tema, já os específicos irão nortear as situações particulares que também poderão ser analisadas.

Referencial Teórico: Trata-se da fundamentação teórica da pesquisa, com base em revisão bibliográfica consistente e atualizada sobre o tema do estudo. Não se trata de sequência de resumos, mas de análise articulada, crítica e reflexiva do próprio estudante, sobre o que já foi escrito a respeito do assunto. Engloba revisão conceitual e definição de termos importantes, além de poder destacar contraposição ou consenso de ideias entre autores que já analisaram o tema.

Metodologia: Define o método de investigação e análise a ser empregado na execução do trabalho.

Cronograma: Prospecção das atividades a serem desenvolvidas na execução do trabalho, com periodicidade mínima mensal.

Viabilidade de execução do projeto: Em casos necessários, comprovar a submissão do projeto em um Comitê de Ética pertinente.

(8)

Referências: Devem constar todos os documentos citados ao longo do trabalho, seguindo normas técnicas específicas.

Apêndice (opcional): Material suplementar elaborado pelo próprio autor (estudante) a fim de complementar e esclarecer o estudo, como questionário, entrevista, folder, entre outros.

Anexo (opcional): Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração, como decreto, lei, entre outros.

(9)

ANEXO 2

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC (TCC1) Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia

1 – Identificação

Nome do Estudante Matrícula

Nome do Orientador Título do Trabalho

2 – Parâmetros a serem avaliados

Peso Nota

Iniciativa, assiduidade, responsabilidade e interesse do aluno 2,0

Organização e estrutura do projeto

Redação: linguagem clara, precisa e objetiva 1,0

Referencial teórico adequada ao tema escolhido Qualidade textual (2,0)

Diversidade (1,0)

3,0

Objetivos (Geral e Específicos) do Trabalho de Conclusão de Curso 1,0

Metodologia para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso 1,5

Cronograma do Trabalho de Conclusão de Curso 0,5

Bibliografia adequada ao tema, com citações relevantes e atuais: em periódicos

indexados de circulação nacional e internacional 1,0

TOTAL 10,0

Observações:

____/____/____ ________________________________

(10)

ANEXO 3

ESTRUTURA DO TRABALHO FINAL ESCRITO

1. Formatação Geral

a) encadernar no formato “brochura”

b) imprimir em papel branco de boa qualidade c) imprimir em apenas uma das faces do papel d) formatar paginação em papel A4 (210 x 297 mm) e) justificar texto na margem direita e esquerda

f) utilizar margens 3,0 cm (esquerda), 2,5 cm (direita, superior e inferior) g) recuar parágrafos 1,25 cm da margem esquerda.

h) utilizar fonte Times New Roman tamanho 12 ou Arial tamanho 11 i) formatar texto com espaçamento duplo

2. Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais compõem-se de, no mínimo: b) capa/folha de rosto

c) contra-capa contendo assinatura do professor orientador

d) sumário – relacionando os assuntos desenvolvidos, exatamente como aparecem no corpo principal do trabalho, indicando-se as respectivas páginas e) resumo – deve ser auto-explicativo, isto é, deve conter informações suficientes sobre o conteúdo de todo o trabalho.

3. Elementos textuais

Os elementos textuais são essenciais na estrutura do trabalho e compõem-se de: a) Introdução: apresentar o estado da arte relacionado ao tema a ser desenvolvido no trabalho, incluindo explicitamente os objetivos;

b) Metodologia: descrever, de modo sucinto, todos os detalhes do material e métodos que foram efetivamente utilizados, incluindo qualquer tipo de análise estatística;

c) Resultados: relatar textualmente os resultados obtidos, incluindo os dados estatísticos, tabelas e figuras de forma a melhor ilustrar os dados;

d) Discussão: interpretar os dados obtidos, relacionando-os com o conhecimento científico já publicado;

(11)

4. Elementos pós-textuais

Nos elementos pós-textuais, devem constar, no mínimo:

a) lista de referências bibliográficas citadas ao longo do trabalho, observando as normas técnicas vigentes;

b) comprovante de aprovação do trabalho por comitê de ética (humano ou animal), quando necessário;

c) qualquer (quaisquer) apêndice(s) citado(s) ao longo do trabalho, como questionários, tabelas-padrão e quadros explicativos.

(12)

ANEXO 4

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FICHA DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO

Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia

1 – Identificação

Nome do Estudante Matrícula

Nome do Orientador Título do Trabalho

Nome do Parecerista Instituição

2 – Parâmetros a serem avaliados

Peso Nota

Relevância do tema escolhido para profissão farmacêutica 0,5

Organização e estrutura: ordenação lógica das divisões do conteúdo 1,0

Redação: linguagem clara e objetiva, adequada as normas da língua portuguesa e com uso apropriado de termos técnicos

1,5

Revisão bibliográfica adequada ao tema escolhido 1,5

Desenvolvimento dos objetivos propostos 1,5

Discussão: interpretação e análise crítica dos resultados obtidos 1,5

Conclusão e considerações finais: embasamento e coerência 1,5

Bibliografia adequada ao tema, com citações relevantes e atuais: em periódicos

indexados de circulação nacional e internacional 1,0

TOTAL 10,0

Observações:

____/____/____ ________________________________

(13)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FICHA DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL

Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia

1 – Identificação

Nome do Estudante Matrícula

Nome do Orientador Título do Trabalho

Nome do Avaliador Instituição

2 – Parâmetros a serem avaliados

Peso Nota

Organização e estrutura: ordenação lógica da divisão do conteúdo 1,0

Objetividade: relato claro sem omissão de dados ou detalhes importantes 1,0

Postura e linguagem adequadas durante a apresentação oral 1,0

Apresentação dos resultados: de forma clara, objetiva e coerente 2,0

Discussão e análise dos temas: interpretação e análise crítica dos resultados

obtidos 2,0

Uso adequado do tempo 1,0

Domínio do conteúdo e desempenho na arguição 2,0

TOTAL 10,0

Observações:

____/____/____ ________________________________

Data Assinatura/Carimbo

(14)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FICHA DE AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR

Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia

1 – Identificação

Nome do Estudante Matrícula

Nome do Orientador Título do Trabalho

2 – Parâmetros a serem avaliados

Peso Nota

Conteúdo do trabalho 2,0

Interesse e assiduidade 2,0

Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso 2,0

Revisão e correção do trabalho 2,0

Cumprimento das metas previstas nos prazos determinados 2,0

TOTAL 10,0

Observações:

____/____/____ ________________________________

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...