• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO

Boa Vista

Outubro de 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

(2)

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1.º - O Núcleo de Estudo enquanto

componente curricular, constitui-se de atividades acadêmicas de caráter formativo e de sistematização do conhecimento sobre determinado objeto de estudo relativo à profissão e aos demais componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), sendo desenvolvida pelo discente mediante orientação, acompanhamento e avaliação docente, cuja integralização é requisito obrigatório para conclusão do curso de graduação Bacharelado em Ciências Contábeis, oferecido pelo Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Roraima (DCON).

§ 1º - Entende-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e inter-relacionam os conteúdos das disciplinas estudadas com as experiências cotidianas para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento;

§ 2º - O Núcleo de Estudo TCC deve ser integralizado em fases que culminarão em trabalho escrito sobre um tema específico, cuja elaboração implicará em rigor científico e metodológico, organização e aprofundamento do tema abordado, de acordo com o estabelecido neste regulamento, considerando:

I A demonstração de competências e habilidades de pesquisa, próprias à formação acadêmica em nível de graduação e pós-graduação, devendo ser desenvolvido dentro de parâmetros adequados, no que tange ao grau de complexidade dado à temática e de sua configuração formal.

II - O TCC assume a feição de produção de texto acadêmico com critérios de cientificidade respeitando as Diretrizes Metodológicas da Instituição e com respaldo nas características específicas do PPC.

§ 3º - Em consonância com a missão da Universidade Federal de Roraima (UFRR), são objetivos do TCC:

I - Possibilitar ao acadêmicos novas possibilidades de aproximação de seu objeto de estudo, articulando teoria e prática;

II - possibilitar ao acadêmico a iniciação à pesquisa, dando-lhe condições para a publicação de artigos e trabalhos científicos;

III - sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do curso;

IV - garantir a abordagem científica de temas relacionados à prática profissional, inserida na dinâmica da realidade local, regional e nacional;

V - subsidiar o processo de ensino, contribuindo para a realimentação dos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do currículo.

(3)

I - CTB 347 Trabalho de Conclusão de Curso I (CTB347-TCC I), com carga horária de 60h, quando os discentes elaboram o projeto de pesquisa a ser desenvolvido em CTB 348;

II - CTB 348 Trabalho de Conclusão de Curso II (CTB348 TCC II), com carga horária de 120h, quando os discentes elaboram e apresentam um artigo científico ou monografia.

§ 5º - A disciplina CTB 348 TCC II não é passível de pedido de aproveitamento de estudo.

Art. 2º - A disciplina CTB 347 TCC I destina-se a elaboração do projeto de pesquisa. § 1º O projeto de pesquisa deverá abordar um tema compatível com conteúdo e/ou conhecimento desenvolvido em pelo menos um dos Núcleos de Estudos proposto no PPC; este tema deverá ser mantido na disciplina CTB 348 TCC II;

§ 2º Ao final da disciplina CTB 347 - TCC I o projeto de pesquisa deverá estar orientado para uma das modalidades permitidas, a escolha dos discentes: artigo científico ou monografia, que deverá ser mantida na disciplina CTB 348 TCC II;

§ 3º A aprovação nesta etapa prescinde de nota final atribuída ao projeto de pesquisa pelo professor responsável pela disciplina, conforme normas vigentes;

Art. 3º - A disciplina CTB 348 - TCC II destina-se à elaboração e apresentação de TCC na modalidade artigo científico ou monografia.

§ 1º Aos discentes será obrigatória a frequência mínima aos encontros de orientação, nos termos das normas em vigor, conforme Plano de Orientação, que deve ser elaborado pelo professor orientador, conforme modelo anexo, e assinado pelos orientandos no início do semestre;

§ 2º A aprovação nesta disciplina se dará mediante aprovação de artigo científico ou monografia por banca examinadora, conforme normas deste regulamento e demais vigentes. Art. 5º A integralização das disciplinas integrantes do Núcleo de Estudo TCC será regida pelo presente regulamento e demais normas em vigor.

(4)

CAPÍTULO II

DAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES SEÇÃO I

DO COORDENADOR DE TCC

Art. 7º - O Coordenador do TCC deve ser registrado na oferta semestral de disciplinas do curso no sistema DERCA como responsável pela disciplina CTB 348 - TCC II.

Art. 8º - Compete ao Coordenador de TCC:

I. Determinar o calendário semestral das atividades relativas à disciplina CTB 348 - TCC II, que deverá ser aprovado pelo Colegiado do Departamento.

II. Promover reuniões gerais de orientação sobre o regulamento de TCC com os acadêmicos.

III. Estabelecer calendário de reuniões com os professores orientadores.

IV. Articular-se com o colegiado do Departamento de Contabilidade para a revisão anual do presente regulamento.

V. Divulgar as informações necessárias à realização do TCC aos acadêmicos dos Cursos quanto a:

a) normas gerais de elaboração e apresentação do trabalho constantes neste regulamento;

b) cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II; e

c) Quadro Geral de Apresentação de TCC e composição das bancas examinadoras de TCC.

VI. Repassar as cópias dos TCC a ser avaliado ao presidente da Banca Examinadora pelo menos 5 (cinco) dias antes da defesa.

VII. Coordenar o processo de constituição das Bancas Examinadoras e definir o cronograma de apresentação de trabalhos a cada semestre letivo.

VIII. Nomear os componentes das Bancas Examinadoras, após indicação do professor orientador.

IX. Divulgar a listagem de orientadores e orientandos e a composição das Bancas Examinadoras.

X. Arquivar as cópias da Ata de Avaliação, Ata de Sessão de Avaliação, Termo de Aprovação e Quadro Geral de Apresentação de TCC, conforme modelos anexos.

(5)

SEÇÃO II

DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA CTB347 TCC I Art. 9º - Compete ao professor responsável pela disciplina CTB 347 TCC I:

I. Orientar o corpo discente matriculado na sua disciplina na elaboração de Projeto de Pesquisa, nos termos do Art. 2º.

II. Orientar o corpo discente quanto à necessária compatibilidade do Projeto de Pesquisa a conteúdo e/ou conhecimento desenvolvido em pelo menos um dos Núcleos de Estudos proposto no PPC.

III. Cumprir e fazer cumprir as normas deste Regulamento.

IV. Realizar seminários, com a participação da comunidade acadêmica, para discussão e ajustes dos projetos de pesquisa propostos pelos discentes.

SEÇÃO III

DO PROFESSOR ORIENTADOR

Art. 10 O trabalho final da disciplina CTB 348 TCC II, na modalidade artigo científico ou

Contabilidade.

Parágrafo Único Os professores orientadores serão nomeados mediante ato da Coordenação de Curso.

Art. 11 - Ao aceitar a orientação do trabalho proposto pelo discente ou equipe de discentes, o professor orientador deverá preencher e assinar o Termo de Responsabilidade do Professor, conforme anexo, que será entregue ao Coordenador do TCC no prazo previsto no cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II.

Parágrafo Único Os discentes deverão assinar, no início do semestre, o Plano de Orientação elaborado pelo professor orientador conforme anexo.

Art. 12 - Cada professor orientador pode orientar, no máximo, três trabalhos por semestre, aplicando-se a mesma regra na composição das bancas examinadoras como membro efetivo. Parágrafo Único A orientação de TCC faz parte das atividades de ensino do departamento, podendo ser atribuída a qualquer professor do DCON.

Art. 13 - Em caso de desistência da orientação, o professor orientador deve solicitar, por escrito, sua substituição ao Coordenador de TCC, no prazo máximo de 30 dias após a assinatura do Termo de Responsabilidade do Professor.

(6)

I. Comparecer às reuniões convocadas pelo coordenador do TCC.

II. Cumprir o cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II elaborado pelo Coordenador de TCC.

III. Enviar ao coordenador de TCC, no prazo previsto no cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II, o Termo de Responsabilidade do Professor Orientador. IV. Atender aos orientandos em horário previamente acordado, conforme Plano de

Orientação.

V. Indicar os nomes dos componentes das Bancas Examinadoras ao Coordenador de TCC para nomeação.

VI. Enviar ao Coordenador de TCC a Confirmação de Apresentação de Banca, no prazo previsto no cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II.

VII. Autorizar a apresentação do TCC e informar à Coordenação do TCC a data de defesa, no prazo previsto no cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II.

VIII. O professor orientador deverá repassar as cópias do TCC a ser avaliado aos demais membros da Banca Examinadora, pelo menos 03 (três) dias antes da defesa.

IX. Presidir os trabalhos da banca examinadora quando da defesa do TCC.

X. Enviar ao Coordenador de TCC, a Ata de Avaliação, a Ata de Sessão de Avaliação, o Termo de Aprovação e o Plano de Orientação de cada TCC orientado, nos prazos previstos no cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II.

SEÇÃO IV DO DISCENTE

Art. 15 - O discente ou equipe de discentes, em número não superior a três, poderá escolher a área de conhecimento compatível com conteúdo desenvolvido em pelo menos um dos Núcleos de Estudos proposto no PPC para desenvolvimento do TCC.

Art. 16 - Compete ao discente ou equipe de discentes:

I. Elaborar Projeto de Pesquisa na disciplina CTB 347 TCC I, nos termos do art. 2º. II. Quando matriculado na disciplina CTB 348 TCC II, escolher o professor

orientador, observando os limites do art. 11, no prazo previsto no cronograma de atividades da disciplina.

III. Quando matriculado na disciplina CTB 348 TCC II, entregar minuta do Projeto de Pesquisa aprovado na disciplina CTB 347 TCC I ao professor orientador, no prazo previsto no cronograma de atividades, conforme modelo anexo.

(7)

V. Entregar ao Coordenador de TCC, no prazo previsto no cronograma de atividades, o Termo de Responsabilidade Discente, devidamente preenchido e assinado.

VI. Participar de todas as reuniões ao longo do semestre (com o Coordenador de TCC e com o professor-orientador).

VII. Elaborar o TCC, na modalidade artigo científico ou monografia, nos termos do art. 3º, conforme normas da Associação de Normas Técnicas (ABNT) e outras correlatas adotadas pela UFRR.

VIII. Protocolar 4 (quatro vias) do trabalho devidamente encadernado, mediante formulário de encaminhamento preenchido pelo professor-orientador, na Coordenação do TCC.

IX. Cumprir normas e prazos estabelecidos no presente regulamento, no Calendário Acadêmico e no cronograma de atividades da disciplina CTB 348 TCC II.

§ 1º A aprovação prévia do Projeto de Pesquisa na disciplina CTB 347 TCC I é requisito necessário para a matrícula dos acadêmicos na disciplina CTB 348 TCC II.

§ 2º Após a entrega do Projeto de Pesquisa ao professor orientador no início da disciplina CTB 348 TCC II, não haverá modificação da equipe de discentes, exceto a pedido da equipe ao professor orientador, que deverá aprovar e comunicar o fato ao Coordenador de TCC. § 3º Após a entrega do TCC à banca examinadora, sob hipótese alguma poderá ocorrer troca de material, apenas apresentação de errata.

SEÇÃO V

DA COORDENAÇÃO DE CURSO E SECRETARIA DO DCON

Art.17 - Compete à Coordenação de Curso, por meio da secretaria do DCON, providenciar o apoio logístico e administrativo para realização das defesas de TCC.

SEÇÃO V

DA BANCA EXAMINADORA

Art. 18 - Compete à Banca Examinadora, por meio da sua presidência:

I. Avaliar o TCC sob dois aspectos: apresentação escrita e apresentação oral.

II. Entregar os seguintes instrumentos de avaliação devidamente preenchidos à Coordenação de TCC ao final de cada apresentação: Ata de Avaliação, Ata de Sessão de Avaliação e Termo de Aprovação.

(8)

III. Cumprir os prazos previstos no cronograma de atividades determinado pelo Coordenador de TCC.

CAPÍTULO III

DA BANCA EXAMINADORA E APRESENTAÇÃO DO TCC

Art.19 - A Banca Examinadora será constituída por três professores: o professor orientador, seu presidente, dois professores avaliadores, seus membros, além de um professor suplente, todos indicados pelo primeiro e nomeados pelo Coordenador de Curso.

§ 1º Na ausência de dois dos três professores nomeados, será cancelada a apresentação e nova data será marcada pela Coordenação do TCC.

§ 2º Podem ser indicados para compor a Banca Examinadora todo professor com graduação na área de Contabilidade ou afins, com titulação mínima de especialista, membro do corpo docente da UFRR ou de outra Instituição de Ensino Superior.

Art. 20 A defesa do TCC será pública, apresentada pelo discente ou equipe de discente de acordo com os termos a seguir:

I. O tempo de apresentação de cada TCC será de 15min a 20min.

II. No caso do TCC desenvolvido por equipe de discentes, a apresentação será feita por membro da equipe sorteado pela Banca Examinadora momentos antes do início da sessão de defesa.

III. Ao final da apresentação, a Banca Examinadora terá até 20min para fazer as arguições que julgar necessárias para esclarecimento do trabalho apresentado.

IV. Após as arguições, todos os presentes devem retirar-se da sala para deliberação da Banca Examinadora e atribuição de nota ao trabalho apresentado.

CAPÍTULO IV DA AVALIAÇÃO

Art.21 As avaliações dos discentes nas disciplinas CTB 347 e CTB 348 seguem os critérios de avaliação definidos neste Regulamento e nas normas do CEPE.

§ 1º A avaliação dos discentes na disciplina CTB 347 será realizado por meio da avaliação do Projeto de Pesquisa apresentado ao professor responsável ao final do semestre letivo, conforme normas do CEPE.

§ 2º A avaliação dos discentes na disciplina CTB 348 será realizado por meio da avaliação única, que deve considerar o trabalho escrito e o trabalho oral do TCC apresentado à Banca Examinadora ao final do semestre letivo, conforme normas do CEPE e deste regulamento.

(9)

Art.22 O TCC apresentado pelo discente ao final da disciplina CTB 348 será avaliado por Banca Examinadora sob dois aspectos:

I - Avaliação do Trabalho Escrito (ATE) - cada membro da banca atribuirá ao trabalho nota entre 0 (zero) e 10 (dez), considerando os seguintes critérios:

a) organização sequencial; b) argumentação;

a) profundidade do tema; d) correção gramatical; e

e) correlação do resultado do trabalho com os objetivos propostos..

II - Avaliação do Trabalho Oral (ATO) - cada membro da banca atribuirá ao trabalho nota entre 0 (zero) e 10 (dez), considerando os seguintes critérios:

a) domínio do conteúdo;

b) organização da apresentação;

c) capacidade de comunicar bem as ideias; e

d) capacidade de argumentação, que será avaliada no momento da arguição da Banca Examinadora.

§ 1º A nota final do TCC será a Média Aritmética Simples (MAS), composta pela média atribuída pela Banca Examinadora à ATE e à ATO, sendo aprovado o TCC com MAS igual ou superior a 7 (sete), conforme modelo de Ata de Avaliação anexo.

§ 2º O discente ou equipe cujo TCC obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 6 (seis) em qualquer das etapas, ATE ou ATO, deverá reapresentar o TCC no prazo máximo de 10 (dez) dias, conforme cronograma de atividades da disciplina CTB 348.

§ 3º O discente ou equipe cujo TCC obtiver média inferior a 6 (seis) em qualquer das etapas, ATE ou ATO, ou faltar a mais de 75% das reuniões com o professor orientador, será considerado REPROVADO, devendo efetuar novamente a matrícula no semestre seguinte e apresentar o TCC reelaborado.

§ 4º O discente ou equipe terá o prazo máximo de 10 (dez) dias para realizar as correções sugeridas pela Banca Examinadora e entregar uma cópia digital da versão final aprovada e corrigida ao presidente da Banca Examinadora, que, após conferência, deverá encaminhá-la ao Coordenador do TCC.

Art.23 - Caso o discente, equipe ou membro de equipe não compareça no dia da apresentação do trabalho na data prevista para a ATO, fica assegurada a realização de Segunda Chamada ao discente (que apresenta o trabalho sozinho) e a toda equipe de discente (que apresenta o trabalho em grupo), mediante requerimento ao Coordenador do TCC, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis, com fundamento em justificativas de fato aceitas pelo professor orientador, ou legalmente amparadas.

(10)

Parágrafo Único O discente, equipe discente ou membro de equipe discente que faltar à Segunda Chamada será reprovado na disciplina CTB 348 TCC II.

Art.24 - Em caso de comprovação de plágio será atribuída nota zero ao discente/ equipe, sem direito a ATO, ficando automaticamente reprovado, sem prejuízo das demais medidas cabíveis.

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art.25 - Os casos omissos neste regulamento serão analisados e resolvidos pela Banca examinadora ou Coordenação de TCC, cabendo recurso ao Colegiado do Departamento. Art.26 - Esta resolução entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

Colegiado do Departamento de Contabilidade, Boa Vista, 03 de outubro de 2013.

(11)

ANEXOS

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE COORDENAÇÃO DE TCC ANEXO ATA DE AVALIAÇÃO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ORIENTADOR: SEMESTRE: TÍTULO: DISCENTES 2. AVALIAÇÃO DA BANCA

2.1 AVALIAÇÃO TRABALHO ESCRITO ATE

Ord BANCA MÉDIA dos critérios (ART. 22, I) MÉDIA FINAL ATE = (N1 + N2 + N3) / 3 1 Prof. 2 Prof. 3 Prof.

2.2 AVALIAÇÃO TRABALHO ORAL ATO

Ord BANCA MÉDIA dos critérios (ART. 22, II) MÉDIA FINAL ATO = (N1 + N2 + N3) / 3 1 Prof. 2 Prof. 3 Prof.

2.3 MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES MAS

NOTAS AVALIAÇÃO TRABALHO ESCRITO (MÉDIA FINAL)

AVALIAÇÃO TRABALHO ORAL (MÉDIA FINAL) MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES DO TCC

STATUS

Boa Vista-RR, ___ / ___ / 20___.

___________________________________ Presidente da Banca Examinadora

(13)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

COORDENAÇÃO DE TCC

ANEXO

ATA DE SESSÃO DE AVALIAÇÃO DE TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso TCC intitulado ___________________________________________________________________________ __________, elaborado pelos acadêmicos: __________________________________, _________________________________ , ____________________________________,

____________________________________ e

_________________________________________ do Curso de ____________________, turma _______ dessa IES, foi apresentado e defendido em sessão pública de argüição e avaliação, em ____ de _______________ de 2013, às ____h _____ min, perante a Banca Examinadora formada pelos membros abaixo assinados, tendo obtido aprovação reprovação com nota (_____).

Boa Vista-RR, ____ de _____________ de 20___. _________________________________________ Prof. Orientador _________________________________________ Membro _________________________________________ Membro

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

COORDENAÇÃO DE TCC

ANEXO

TERMO DE APROVAÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso TCC intitulado _________________________ ___________________________________________________________, elaborado pelo(s)

acadêmico(s): ______________________________________,

_____________________________, _________________________________,

_______________________________________ e

___________________________________________, foi julgado adequado por todos os membros da Banca Examinadora para a obtenção do grau de BACHAREL EM CONTABILIDADE e aprovado, em sua forma final, pelo coordenador do Curso de da Universidade Federal de Roraima.

Boa Vista-RR, _____ de _______________ de 20___.

_________________________________________ Coordenador do Curso de Contabilidade

Apresentado à Banca Examinadora integrante pelos seguintes professores:

_________________________________ Prof. Orientador _________________________________ Membro _________________________________ Membro

(15)

A N E X O U N IV E R S ID A D E F E D E R A L D E R O R A IM A C E N T R O D E C N C IA S A D M IN IS T R A T IV A S E E C O N Ô M IC A S D E P A R T A M E N T O D E C O N T A B IL ID A D E C O O R D E N A Ç Ã O D E T C C Q U A D R O G E R A L D E A P R E S E N T A Ç Ã O D E T C C T U R M A : O R D N O M E D O (S ) A C A D Ê M IC O (S ) T ÍT U L O P R O F . O R IE N T A D O R B A N C A 1. 2. 3. 4.

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

COORDENAÇÃO DE TCC

ANEXO

TERMO DE RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Eu ___________________________________________________ professor (a) do Curso de _________________________________________, assumo o compromisso de orientar o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do(s)/(as) acadêmico(s)/(as) abaixo relacionado(s), do Curso de Contabilidade tendo a responsabilidade de acompanhar os trabalhos até sua defesa, de acordo com o regulamento do TCC do Departamento de Contabilidade da UFRR.

NOME DO(A) ACADÊMICO(A) ASSINATURA

Boa Vista-RR, ____ de ___________ de 20___.

_________________________ Prof. Orientador

(17)

U N IV E R S ID A D E F E D E R A L D E R O R A IM A C E N T R O D E C N C IA S A D M IN IS T R A T IV A S E E C O N Ô M IC A S D E P A R T A M E N T O D E C O N T A B IL ID A D E C O O R D E N A Ç Ã O D E T C C A N E X O P L A N O D E O R IE N T A Ç Ã O A T IV ID A D E S N om e d o( s) A cad êm ic o( s) /( a) A ss in at u ra D A T A B oa V is ta -R R , ___/ ___/ 20____. P rof . O ri e nt ador

(18)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

COORDENAÇÃO DE TCC

CONFIRMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE BANCA

Informamos que o TCC de título _________________________________________ ____________________________________, turma _________, do Curso de Contabilidade , está apto / não apto a ser apresentado à banca no dia __ / __ às ___h ___min.

Boa Vista-RR, ___ /___ / 20___. __________________________________ Prof. Orientador __________________________________ Prof. Membro __________________________________ Prof. Membro

(19)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE COORDENAÇÃO DE TCC PROJETO DE PESQUISA CTB 347 TCC I TÍTULO DA PESQUISA OBJETO DA PESQUISA JUSTIFICATIVA OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS REFERENCIAL TEÓRICO

(20)

METODOLOGIA

CRONOGRAMA

ATIVIDADES TEMPO

O PROJETO DE PESQUISA FOI

( ) Aceito ( ) Recusado ( ) Aceito com restrições

Boa Vista-RR, _______ de ______________________ de _________.

________________________________ PROFESSOR ORIENTADOR

COMPONENTES

(21)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

COORDENAÇÃO DE TCC

TERMO DE RESPONSABILIDADE DO DISCENTE/ EQUIPE DE DISCENTES

Eu/Nós acadêmico(s), abaixo relacionado(s), do Curso Contabilidade, turma _________ da UFRR, afirmo (afirmamos) que estou (estamos) ciente(s), e de acordo com o Regulamento do TCC do Curso de Contabilidade, o compromisso com o professor-orientador _______________________________ na orientação do trabalho acadêmico cujo título é ___________________________________________________________________________.

NOME DO(A) ACADÊMICO(A) TEL/ CEL/ E-MAIL ASSINATURA

Boa Vista-RR, ____ de ___________ de 20___.

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

Referências

Documentos relacionados

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância quarentenária para o Brasil de ácaros associados a culturas frutíferas de importância econômica no país, cuja