• Nenhum resultado encontrado

ASSISTÊNCIAS DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSISTÊNCIAS DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES RESUMO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ADENIZIA ARRUDA DE CARVALHO

RESUMO

No acompanhamento dos pacientes na área os pacientes portadores de complicações advindos do quadro cardiovascular, sendo uma motivação para desenvolver um plano de intervenção na prevenção dos pré-diabéticos e com histórico hereditário, pois de forma geral para atuar diante de doenças crônicas e em sua prevenção. E isso se torna importante pelo fato da possibilidade de sistematizar à necessidade de um atendimento rápido e especializado em prestar os primeiros socorros a estes doentes de traumas e males súbitos, ainda na cena do fato. A importância da escolha do tema ao meio acadêmico deve-se por evidenciar a importância do profissional da enfermagem destinada a promover serviços de saúde requeridos com caráter de emergência e urgência para prolongar a vida da vítima ou prevenir consequências críticas, os quais devem ser proporcionados imediatamente. Este trabalho tem por objetivo de estudar as assistências de enfermagem em emergências cardiovasculares. Tendo como objetivos especificos de analisar as concordâncias dos autores sobre os estudos publicados nos últimos 10 anos da assistência de enfermagem; compreender os critérios aos protocolos nos hospitais de referência; identificar na visão da literatura a conduta para o enfermeiro frente as emergencias cardiovasculares.

Palavras chaves: assistências; enfermagem; emergências.

ABSTRACT

In the follow-up of the patients in the area, patients with complications from cardiovascular disease, being a motivation to develop a plan of intervention in the prevention of pre-diabetics and with a hereditary history, since in general to act in the face of chronic diseases and in their prevention. And this becomes important because of the possibility of systematizing the need for quick and specialized care to provide first aid to these patients from traumas and sudden ills, even at the scene of the event. The importance of the choice of the topic to the academic environment is evidenced by the importance of the nursing professional to promote urgently needed emergency services to prolong the life of the victim or to prevent critical consequences, which must be provided immediately. This study aims to study nursing care in cardiovascular emergencies. Having as specific objectives to analyze the authors' agreement on the studies published in the last 10 years of nursing care; understand the criteria for protocols in reference hospitals; to identify in the literature view the conduct for the nurse in the face of cardiovascular emergencies.

(2)

1 INTRODUÇÃO

Devido ao crescente aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, gerados pelos “acidentes” de trânsito, violência, e doenças de varias etiologias, sobretudo cardiovasculares, à necessidade de um atendimento rápido e especializado em prestar os primeiros socorros a estes doentes de traumas e males súbitos, ainda na cena do fato.

De acordo com Aruto; Lanzoni; Meirelles (2016, p. 2):

O cuidado prestado às pessoas com doenças cardiovasculares é complexo e requer que seja executado com qualidade e sem gerar danos desnecessários ao indivíduo. Apenas enfermeiros que conhecem as melhores práticas relativas ao cuidado cardiovascular podem garantir um resultado excelente a essas pessoas.

Para promover este atendimento ambulâncias de suporte básico e avançado, de acordo com o quadro da vítima, contando ainda com equipes de saúde, altamente qualificadas, mostrando que este cuidado reduz o número de óbitos e suas complicações atribuídas a ausência de socorro imediato e adequado.

Conforme Bessa; Mesquita; Stripp (2016), as doenças cardiovasculares são o principal problema de saúde que leva à morte no Brasil, e a segunda maior causa de mortalidade principalmente no genero masculino.

O atendimento pré-hospitalar tem como premissa o fato de que, dependendo do suporte imediato oferecido à vítima, lesões e traumas podem ser tratados sem gerar seqüelas significativas.

Para oas autores, Nunes; Rego; Nunes (2011, p.1):

As doenças cardiovasculares são cada vez mais frequentes e englobam uma série de fatores de risco que podem agravar esta situação. Conhecer o que é realizado a nível de prestação de cuidados,tendo em conta as ações de educação para a saúde, é essencial.

Embora ainda existam muitas dúvidas a respeito do impacto da assistência pre-hospitalar sobre o êxito do tratamento alcançado pelas vitimas por ele atendidas, não se pode negar sua contribuição no sentido de redução do tempo de chegada ao

(3)

hospital adequado, bem como das intervenções iniciais apropriadas a manutenção da vida.

O enfermeiro pode realizará ações com o seu próximo que pode materializar a intencionalidade em forma de ações, pois é mediante a relação com o próximo que estabelece a integralidade da assistência, e faz com que o movimento próprio do mundo profissional em que convive (VIEIRA, 2003).

As atividades da enfermagem são os principais tipos de agravos que exigem atenção específica. A unidade de emergência é destinada a promover serviços de saúde requeridos com caráter de emergência e urgência para prolongar a vida da vítima ou prevenir consequências críticas, os quais devem ser proporcionados imediatamente.

A fundamentação para compreender o significado da ação do enfermeiro na atenção a saúde familiar é que possibilita analisar a perspectiva de integralidade da assistência com destaque primordial na saúde da população.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

O estudo bibliográfico se baseia em um levantamento bibliográfico sendo obtidos por livros, jornais, revistas, pesquisas, monografias, teses, material cartográficos, meios de comunicação oral (rádio, filmes, televisão e gravações audiovisuais), artigos científicos provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais. Tem como finalidade explicar um problema apartir de uma referência teórica, deixando o pesquisador apto a procurar todas as fontes de conhecimento para aquele determinando problema, de forma que não seja apenas uma repetição literária já manuscrita, mas sim um pensamento cientifico inovador.

Após a definição do tema foi feita uma busca em bases de dados virtuais em saúde, especificamente na Biblioteca Virtual de Saúde - Bireme. Foram utilizados os descritores: Enfermagem, Emergência, Cardiovascular.

O passo seguinte foi uma leitura exploratória das publicações apresentadas no Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde - LILACS, National Library of Medicine – MEDLINE e Bancos de Dados em Enfermagem – BDENF, Scientific Electronic Library online – Scielo.

(4)

responderem aos objetivos do estudo, porém o presente conteúdo por ser uma doença antiga houve dados relevantes antes deste período. Foram excluídos os anteriores a 2000 ou que não respondiam aos objetivos.

3 RESULTADOS E DISCUSSOES

A necessidade da formação do enfermeiro em atuação nas unidades móveis apresenta a importância dos procedimentos teóricos que aprende como enfermeiros que o socorro em emergencias cardiovasculares, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas.

Os casos de urgência se caracterizam pela necessidade de tratamento especifico, o paciente será encaminhado para a especialidade necessária, cirurgia geral e clinica médica. Neste caso o risco de vida é pouco provável (PUCPR, 2009). Os casos de emergência se caracterizam pela avaliação de todas as especialidades, pois o risco de vida é eminente e o inicio do tratamento terá que ser imediato local que possui suporte completo e equipe sintonizada aos procedimentos necessários ao atendimento.

Diante do século XXI encontram-se diversas tecnologias para melhorar a qualidade e assistência à saúde, desde equipamentos para diagnósticos de doenças como também medicamentos. (SANTOS; FROTA; MARTINS, 2016).

O atendimento pré-hospitalar tem como premissa o fato de que, dependendo do suporte imediato oferecido à vítima, lesões e traumas podem ser tratados sem gerar seqüelas significativas.

Vale ressaltar, também, que o medicamento pode ser trocado ou usado associado com outro a fim de potencializar o efeito esperado; e ainda, alertá-lo sobre as possíveis reações adversas que podem acontecer (MALACHIAS; PARANHOS., 2016).

Embora ainda existam muitas dúvidas a respeito do impacto da assistência pre-hospitalar sobre o êxito do tratamento alcançado pelas vitimas por ele atendidas, não se pode negar sua contribuição no sentido de redução do tempo de chegada ao hospital adequado, bem como das intervenções iniciais apropriadas a manutenção da vida.

(5)

clinicas sobre as repostas de pacientes com problemas de saúde, as intervenções, direcionar o cuidado, e o estímulo terapêutico. (RIBEIRO et a. 2015, p. 160).

As atividades da enfermagem de agravos que exigem atenção específica. A unidade de emergência é destinada a promover serviços de saúde requeridos com caráter de emergência e urgência para prolongar a vida da vítima ou prevenir consequências críticas, os quais devem ser proporcionados imediatamente.

A fundamentação para compreender o significado da ação do enfermeiro na atenção a saúde familiar é que possibilita analisar a perspectiva de integralidade da assistência com destaque primordial na saúde da população.

Os medicamentos de primeira escolha sempre serão aqueles que tenham comprovação de redução dos acidentes cardiovasculares, reservando os demais para os casos especiais que são aqueles que necessitam ser usados em associação para atingir o efeito esperado na PA (MALACHIAS; PARANHOS, 2016).

A partir do momento que o paciente necessite fazer o tratamento medicamentoso é essencial que ele seja instruído sobre a importância do uso contínuo, isto é, adesão ao tratamento.

Para a escolha do medicamento é de grande importância analisar se o mesmo apresenta todas as características compatíveis com as necessidades do paciente, isto é, o medicamento precisa ser eficaz pela via oral e bem tolerado; e que o paciente não necessite tomar várias vezes ao dia, a fim de reduzir o incomodo da deglutição de vários comprimidos; mesmo em doses pequenas faça efeito; e que se necessário, possa ser usado associado a outro medicamento; e principalmente que seja seguro para o paciente, que ele possa usar por pelo menos quatros semanas o mesmo medicamento antes de

trocar por outro (MALACHIAS; PARANHOS, 2016).

No tratamento de primeira linha fazem parte as seguintes classes farmacológicas: diuréticos; inibidores da enzima conversora da angiotensina; bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensina II; bloqueadores dos canais de cálcio; betabloqueadores.

E os da segunda linha são: inibidores diretos de renina; inibidores adrenérgicos de ação central; alfabloqueadores e vasodilatadores diretos como ilustra a figura 2 (CORRER; REIS, 2016/2017).

(6)

A fenitoína parece atuar limitando os disparos de potencias de ação repetitivos através do alentecimento da taxa de recuperação da inativação dos canais de sódio ativados por voltagem, sendo indicada para tratamento de convulsões e estado epiléptico (KAPLAN et al. 2007).

As principais interações medicamentosas envolvidas com esse psicofármaco são: diminuição da ação da carbamazepina; aumento de sua ação pela fluoxetina e pelo ácido valpróico; efeitos imprevisíveis quando associada ao fenobarbital e diminuição da sua ação, em função da diminuição do limiar convulsivo, por antidepressivos tricíclicos, clozapina, haloperidol e fenotiazinas (KAPLAN et al. 2007).

O fenobarbital atua como depressor não seletivo do sistema nervoso central promovendo a ligação a receptores inibitórios GABA. Ele está mais bem indicado para convulsão febril (em especial em crianças), epilepsia e, em alguns casos, como sedativo.

O fenobarbital pode ter sua ação aumentada pelo ácido valpróico e pode diminuir a ação de antidepressivos tricíclicos (GILMAN et al. 2003). Os antipsicóticos ou neurolépticos são medicamentos inibidores das funções psicomotoras, como é o caso da excitação e da agitação.

Paralelamente eles atenuam também os distúrbios neuropsíquicos ditos psicóticos, tais como os delírios e as alucinações sendo utilizados, principalmente, no tratamento da esquizofrenia (SCHATZBERG et al. 2009).

Esses psicofármacos podem ser divididos em três classes: os neurolépticos sedativos que são os antipsicóticos cujo principal efeito é a sedação; os neurolépticos incisivos que têm como efeito principal a remoção de delírios alucinações e os neurolépticos atípicos que possuem uma diversidade de ações se mostrando um novo e valioso recurso terapêutico nas psicoses, principalmente naquelas refratárias aos demais antipsicóticos e nos casos de

intolerância aos efeitos colaterais extrapiramidais (KAPLAN et al.

2007).

Apesar dos neurolépticos tradicionais bloquearem receptores adrenérgicos, serotoninérgicos, colinérgicos e histaminérgicos, todos eles têm em comum a ação farmacológica de bloquearem os receptores dopaminérgicos.

(7)

Quase todos os antipsicóticos reduzem a atividade motora espontânea e, entre seus efeitos colaterais, está o acometimento do sistema motor extrapiramidal (KATZUNG, 2003).

A principal razão para o tratamento é proteger os pacientes de consequências tão graves como doença coronariana e derrames. Comentários de ensaios clínicos que examinaram esses resultados revelaram que a incidência de AVC é reduzida drasticamente durante terapia medicamentosa para hipertensão, independentemente do agente usava (BOMBIG; FRANCISCO; MACHADO, 2014).

Eventos coronários, no entanto, que são talvez o resultado mais comum da hipertensão tem sido reduzido de forma menos eficaz pelas drogas tradicionais.

A avaliação de intoxicações é mais complicada devido às mudanças

farmacocinéticas e farmacodinâmicas associadas com o

envelhecimento, além da grande quantidade de medicamentos que os pacientes idosos necessitam. O que pode propiciar potenciais

interações medicamentosas (CORRER; REIS, 2016/2017).

Mudanças na composição corporal, metabolismo basal, fluxo sanguíneo hepático e taxa de filtração glomerular podem comprometer a farmacocinética damaioria dos fármacos (LOPES, 2014).

Devido a essas alterações próprias da idade, apresentam reações adversas à maioria dos fármacos muito mais frequentemente que os jovens. Os rins e o fígado trabalham com maior lentidão, e como o medicamento é eliminado do organismo por esses órgãos, o idoso pode acumular o medicamento por mais tempo no organismo, resultando em intoxicação (MALACHIAS; PARANHOS, 2016).

É uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial associada repetidamente a sinais e sintomas de alterações funcionais ou estruturais dos órgãos-alvo do organismo dentre eles o coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos, acarretando assim, alterações metabólicas e funcionais com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares

considerados fatais e não fatais (MALTA, 2009).

(8)

complicações advindos do quadro cardiovascular, sendo uma motivação para desenvolver um plano de intervenção na prevenção dos pré-diabéticos e com histórico hereditário, pois de forma geral para atuar diante de doenças crônicas eem sua prevenção.

E isso se torna importante pelo fato da possibilidade de sistematizar à necessidade de um atendimento rápido e especializado em prestar os primeiros socorros a estes doentes de traumas e males súbitos, ainda na cena do fato.

A importância da escolha do tema ao meio acadêmico deve-se por evidenciar a importância do profissional da enfermagem destinada a promover serviços de saúde requeridos com caráter de emergência e urgência para prolongar a vida da vítima ou prevenir consequências críticas, os quais devem ser proporcionados imediatamente.

Para promover este atendimento ambulâncias de suporte básico e avançado, de acordo com o quadro da vítima, contando ainda com equipes de saúde, altamente qualificadas, mostrando que este cuidado reduz o número de óbitos e suas complicações atribuídas a ausência de socorro imediato e adequado. Este trabalho tem por objetivo de estudar as assistências de enfermagem em emergências cardiovasculares.

CONCLUSÃO

O trabalho evidência que a assistências de enfermagem em emergências cardiovasculares é de extrema magnitude, por estar aliado ao processo de qualidade e perspectiva de vida da família. De fundamental importância para a comunidade atendida pela Unidade Básica de Saúde. A alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em diversos contextos.

No qual evidência melhoras nos indicadores básicos de saúde como: redução de doenças sexualmente transmissíveis; redução da gravidez na adolescência; prevenção de gravidez indesejada reduz a necessidade de abortos inseguros.

Este projeto irá contribuir para o bom entendimento do leitor sobre o tema, tal trabalho trará a reflexão sobre a importância da atuação do enfermeiro nas assistências de enfermagem em emergências cardiovasculares.

(9)

11

REFERÊNCIAS

ARUTO, Giuliana Caldeirini; LANZONI, Gabriela Marcellino de Melo; MEIRELLES, Betina Hörner Schlindwein. Melhores práticas no cuidado à pessoa com doença cardiovascular: interface entre liderança e segurança do paciente. Cogitare Enferm. 2016 v. 21 n. esp: 01-09. Disponível em: http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wpcontent/uploads/sites/28/2016/09/45 648-184777-1-PB.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019.

BESSA, ATT; MESQUITA, MGR; STIPP, MAC. Saúde do homem e doença cardiovascular: gerenciamento do cuidado de enfermagem em nível ambulatorial. Care Online. 2016 jul/set; 8(3):4766-4772. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175 -5361.2016.v8i3.4766-4772. Acesso em: 29 ago. 2019.

BOMBIG, M.A.A.; FRANCISCO, R.M.C. Suporte avançado a vida: atendimento a vitimas de acidentes de transito. Rev. Pública, São Paulo, v. 36, n. 5, p. 584-589, out, 2014.

CORRER, R.; REIS, E. A.; PONTES, M. L. As representações sociais e a experiência da doença: uma discussão inicial. In: MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, GILMAN, F.C et al. Perda da espontaneidade da ação: O desconforto de homens que sofreram infarto agudo do miocárdio. Revista da escola de enfermagem da USP 2003. KAPLAN. S. F. Caminhos dopensamento epistemologia e método. Rio de Janeiro. Fiocruz, 2007.

KATZUNG, A.M, et al. Retardando a entrada de pacientes sob risco de infarto agudo do miocárdio na unidade de terapia intensiva: um protocolo de prevenção. Revista eletrônica de enfermagem do CEEN 2003.

LOPES, G.S et al. Assistência de enfermagem a um paciente infartado, baseado na teoria do autocuidado- estudo de caso. Acta Paulista de enfermagem 2014. MALACHIAS, A. M.; PARANHOS, W. Y. O Enfermeiro e as situações de emergência. a reformulação do código de ética dos profissionais de enfermagem. Disponível em: < http://corensp.org.br/072005 > Acesso em: 17 mar 2019.

MALTA, B.N. Tratado de enfermagem médico cirúrgico. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.

NUNES, Sofia; REGO, Guilhermina; NUNES, Rui. O comportamento profissional e pessoal dos enfermeiros em contexto cardiovascular. Rev. Enf. Ref., Coimbra , v. serIII, n. 4, p. 97-105, jul. 2011 . Disponível em

<http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 ago. 2019.

PUCPR. KM, BIANCHI ERF. Estresse do enfermeiro em unidade de emergência. Rev Latino-am Enfermagem 2009; 14(4): 534-9. São Paulo: Atheneu, 2016.

RIBEIRO, Carla Portollan. Diagnósticos de enfermagem em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. Rene, v.16, n. 2, p. 159. 2015. Disponível em:<http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/viewFile/1953/pdf>. Acesso em: 26 de ago. de 2019.

(10)

12

SANTOS, Zélia; FROTA, Mirna; MARTINS, Aline. Tecnologias em saúde da abordagem teórica a construção e aplicação no cenário do cuidado . Fortaleza, 2016, 1. 482, p.

SCHATZBERG, L.M, CAETANO JF, SOARES E. Percepção das enfermeiras sobre a unidade de emergência. Rev RENE 2009; 1(1): 91-7.

VIEIRA, A. P. et al. Epidemiologia da hipertensão arterial. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo, v. 13, n. 1, p. 7-19, jan./fev. 2003.

Referências

Documentos relacionados

A ênfase no aspecto religioso (de ação prática e cotidiana dos membros) não se relaciona com o discurso externo que a BSGI vincula à sua imagem pública. O engajamento social da

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

acabei de ler as letras alongamento do som, e vamos cobrir a forma forma como as letras mudam de forma quando entrar em uma lição como as letras mudam de forma quando entrar em

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

O guião foi desenvolvido em torno de sete eixos considerados fundamentais nas políticas e práticas de proteção às crianças institucionalizadas, em função do objetivo de

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and