• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Marilza Regazzo Varella

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Marilza Regazzo Varella"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

POLÍTICAS PÚBLICAS

EM EDUCAÇÃO

Marilza Regazzo Varella

IESDE BRASIL S/A Curitiba

(2)

© 2015 – IESDE BRASIL S/A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais.

Todos os direitos reservados. IESDE BRASIL S/A.

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.482. CEP: 80730-200 Batel – Curitiba – PR

0800 708 88 88 – www.iesde.com.br Produção

Capa: IESDE BRASIL S/A. Imagem da capa: Shutterstock CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ

________________________________________________________________________ V351p

Varella, Marilza Regazzo

Políticas públicas em educação / Marilza Regazzo Varella. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE BRASIL S/A, 2015.

110 p. : il. ; 21 cm. ISBN 978-85-387-4649-2

1. Educação e Estado. 2. Política pública. 3. Política e educação. I. Título.

15-20436 CDD: 379

CDU: 37.014.5 ________________________________________________________________________ 27/02/2015 27/02/2015

(3)

Apresentação

Este Guia de Estudos é uma ferramenta cujo principal objetivo é auxiliar do-centes e demais profissionais a entenderem as Políticas Públicas em Educação, a partir de um breve histórico da trajetória da educação no Brasil, desde o período colonial até a atualidade.

A Constituição Federal Brasileira de 1988 coloca a educação como um direi-to social, sendo competência da União, dos Estados, Municípios e do Distridirei-to Federal garantir e proporcionar os meios de acesso à educação.

As políticas públicas são ferramentas por meio das quais o governo pode efe-tivar e garantir educação de qualidade e seu acesso a todos. Entretanto, é de extrema importância que os profissionais ligados à área conheçam e estejam atentos a essas políticas, a suas aplicações e também ao que lhes compete. Para isso, devem utilizar-se dos diversos instrumentos norteadores da educação tais como a LDB, o RCNEI e o PCN, na execução e melhoria dessa.

As maiores transformações sociais, políticas e educacionais ocorreram quan-do a sociedade, por meio de seus representantes, se fez presente “exiginquan-do” mu-danças. Mas só é possível exigir mudanças e melhorias na educação conhecen-do, acompanhanconhecen-do, aplicando e avaliando as suas Políticas Públicas.

(4)
(5)

Sobre a autora

Marilza Regazzo Varella

Mestre em Educação pela Universidad de La Empresa (Uruguai). Especialista em Clínica Psicopedagógica pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos Jorge Visca, e em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Graduada em Pedagogia pela UTP.

(6)

Sumário

Aula 01

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL 9

PARTE 01 | PERÍODO COLONIAL 11

PARTE 02 | PERÍODO DO IMPÉRIO 14

PARTE 03 | PERÍODO DA REPÚBLICA 17

Aula 02

DEMOCRACIA, GOVERNABILIDADE, CIDADANIA PLENA E GLOBALIZAÇÃO 23

PARTE 01 | DEMOCRACIA E GOVERNABILIDADE 25

PARTE 02 | CIDADANIA PLENA 28

PARTE 03 | GLOBALIZAÇÃO 32

Aula 03

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA ABRANGÊNCIA 35 PARTE 01 | LEIS, NORMAS E REGULAMENTOS ANTES DA LDB 37

PARTE 02 | A LDB: PROJETO, FINALIDADE E EXPECTATIVAS 40

PARTE 03 | RESULTADOS E PROJETOS FUTUROS 44

Aula 04

REFERENCIAL CURRICULAR

NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU DESDOBRAMENTO SOCIAL 47

PARTE 01 | COMO NASCEU O RCNEI 49

PARTE 02 | DIRETRIZES DO RCNEI 51

(7)

Sumário

Aula 05

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 57

PARTE 01 | O QUE SÃO OS PCN 59

PARTE 02 | CONTEÚDO E ENFOQUE SISTÊMICO 62

PARTE 03 | APOIO E OBJETIVOS 66

Aula 06

AVALIAÇÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO 69

PARTE 01 | SAEB 71

PARTE 02 | ENEM 74

PARTE 03 | SINAES 76

Aula 07

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 79

PARTE 01 | O PNE 81

PARTE 02 | PRINCIPAIS MUDANÇAS

NA EDUCAÇÃO A PARTIR DO PNE 85

PARTE 03 | DEFINIÇÃO DAS METAS PARA A EDUCAÇÃO 89

Aula 08

POLÍTICAS ATUAIS DO PNE 93

PARTE 01 | EDUCAÇÃO BÁSICA COM QUALIDADE: METAS 1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, 10, 11 E METAS 19 E 20 95

PARTE 02 | VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: METAS 15, 16, 17 E 18 100 PARTE 03 | VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES: METAS 4 E 8 103

(8)
(9)

Refletir sobre a história da

educação no Brasil,

desde o período colonial até

o período republicano.

ASPECTOS HISTÓRICOS DA

POLÍTICA EDUCACIONAL

NO BRASIL

Aula 01

Objetivo: Shutterstock

(10)
(11)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO 11

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

01

PERÍODO COLONIAL

O início da educação no Brasil ocorreu em 1549 com a chegada dos primeiros jesuítas chefiados pelo Pe. Manoel da Nóbrega, da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loiola. A principal finalidade dos jesuítas era difundir a fé cristã. Os índios e os negros eram catequizados e alfabetizados, já os fi-lhos dos colonizadores eram instruídos na França e em Coimbra (Portugal).

De acordo com Aranha (2006), a educação organizada pe-los jesuítas durou aproximadamente 210 anos. Ergueram um colégio em Salvador, Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus.

Em 1759, ocorreu a reforma pombalina, quando o Marquês de Pombal (primeiro-ministro de Portugal) expulsou a Companhia de Jesus, suprimindo as escolas jesuíticas. Criou as Aulas Régias, que consistiam no estudo das Humanidades (ci-ências naturais, filosofias). Pombal retirou o poder da Igreja e passou o comando para o Estado.

“Os métodos e o conteúdo da educação jesuítica foram ra-dicalmente reformulados. A ênfase deslocou-se para as ciências físicas e matemáticas. A nova Faculdade de Filosofia concen-trou-se nas ciências naturais – a física, a química, a zoologia, a botânica, a mineralogia.” (CARVALHO, 1978, p. 57)

De acordo com Piletti (1995), os jesuítas, mesmo expulsos, mantinham escolas de ler e escrever em quase todas as povo-ações e aldeias por onde se espalhavam suas 25 residências.

(12)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

12

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

01

Mantinham também 18 estabelecimentos de ensino secundário, entre colégios e seminários, localizados nos pontos mais impor-tantes do Brasil: Bahia, São Vicente, Rio de Janeiro, Olinda, Espírito Santo, São Luís, Ilhéus, Recife, Paraíba, Santos, Pará, Colônia do Sacramento, Florianópolis, Paranaguá, Porto Seguro, Fortaleza, Alcântara e Vigia.

Extras

Recomendamos a leitura do artigo De onde vem e para

onde vai a escola brasileira, de Ana Ligia Scachetti, publicado

pela revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola. abril.com.br/formacao/serie-especial-historia-educacao-bra-sil-750345.shtml>. Acesso em: 18 dez. 2014. Nesse mesmo link, é possível assistir a uma entrevista de Demerval Saviani: Por que estudar História da Educação?

Atividade

Assinale a única alternativa correta sobre o objetivo

prin-cipal da educação no período colonial. ( )

 Descobrir novas terras com a ajuda dos índios e negros

escravos que aqui viviam. ( )

 Ensinar tudo sobre a Bíblia, para assim poder

“domes-ticar” os índios. ( )

 Colonizar terras e catequizar índios e negros.

( )

 Trazer modernidade para o país por meio de

(13)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO 13

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

01

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3 ed.

São Paulo: Moderna, 2006.

CARVALHO, Laerte Ramos de. As Reformas Pombalinas da Instrução Pública.

São Paulo: Saraiva, 1978,

PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1995.

SCACHETTI, Ana Ligia. Ensino com Catecismo. Publicado em Nova Escola.

Edição 263 - Junho/Julho 2013. Disponível em: <http://revistaescola. abril.com.br/formacao/ensino-catecismo-historia-educacao-brasil-750366. shtml#ad-image-0>. Acesso em: 18 dez. 2014.

Resolução da atividade

(14)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

14

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

02

PERÍODO DO IMPÉRIO

Com a chegada de D. João VI em 1808, o Brasil se tor-nou sede da coroa portuguesa e algumas providências fo-ram tomadas no campo da educação, tais como a criação da Biblioteca Real, do Museu Nacional e de faculdades nas áreas de Medicina, Engenharia, Direito e Artes. Foi dada ênfase aos Ensino Superior e Secundário, menosprezando-se o Primário e o Técnico-Profissional.

Em 1822, D. Pedro I proclamou a independência e, em1824, outorgou a primeira Constituição do Brasil, estabelecendo que a Educação Primária fosse gratuita para todos os cidadãos no país. A partir do Ato Adicional de 1834, ocorreu a descentraliza-ção da Educadescentraliza-ção Básica, o que acarretou prejuízo para a edu-cação brasileira, pois o governo já não teria mais como garantir Educação Primária gratuita e de qualidade para todos.

Na tentativa de combater a falta de professores, instituiu--se o Método Lancaster, no qual um aluno treinado ensinava para outros dez, sob a supervisão de um inspetor. Durante todo o Império, pouco se fez pela formação de professores. Herdou-se do período colonial uma série de aulas avulsas com o objetivo de preparar estudantes para cursos superiores.

Em 1835, iniciou-se o desenvolvimento das Escolas Normais com a finalidade de enfrentar problemas como a falta de profes-sores qualificados e as condições precárias de ensino.

Em 1837 é criado, na cidade do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II com a função de se tornar o modelo de ensino para o nível secundário em todo

(15)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO 15

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

02

o país, no entanto, até o final do Império esta es-cola não conseguiu se organizar de forma efetiva para se tornar a referência educacional do Brasil. (PORTAL EDUCAÇÃO, 2013)

Em 1854, o Ensino Primário foi dividido em Elementar e Superior. Já o Técnico-Profissional foi completamente margina- lizado.

Extra

Recomendamos a leitura do artigo Histórias e Políticas de

Educação no Brasil Império, de Sérgio Almeida da Silva e Neiva

Gallina Mazzuco. Esse artigo foi publicado no 2.º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil, realizado de 13 a 15 de outubro de 2005, na Universidade estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Cascavel, PR. Disponível em: <http:// cacphp.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/poster/ educacao/pedu15.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2014.

Atividade

Devido à dificuldade de encontrar professores, o que foi feito para solucionar o problema no período imperial?

Referências

ENCICLOPÉDIA Biosfera. Goiânia: Centro Científico Conhecer. v. 7, n. 12, 2011.

KULESZA, Wojciech Ansrzej. Institucionalização da Escola Normal no Brasil (1870-1910). R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 79, n. 193, p. 63-71, set./dez. 1998.

Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/ 196/197>. Acesso em: 22 dez. 2014.

(16)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

16

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

02

PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1995.

PORTAL EDUCAÇÃO. Período Imperial: histórico da Educação no Brasil.

22 fev. 2013. Disponível em: <www.portaleducacao.com.br/pedagogia/ artigos/34878/periodo-imperial-historico-da-educacao-no-brasil>. Acesso em: 22 dez. 2014.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. Petrópolis:

Vozes, 1985.

Resolução da atividade

Institui-se o Método Lancaster, no qual um aluno treinado ensinava para outros dez, sob a supervisão de um inspetor.

(17)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO 17

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

03

PERÍODO DA REPÚBLICA

República Velha (1889-1930): surgiu a primeira Constituição

do período republicano (1891); o governo da época era ligado ao setor agrário, período que ficou conhecido como república do café com leite. De 1889 a 1925, várias reformas educacionais ocorre-ram, objetivando melhorar o Ensino Primário (cujas principais mu-danças se deram na década de 1920) e o Secundário.

Durante o período que os historiadores denomi-nam de Primeira República (1889-1930), também conhecido como “República Velha” ou “República dos Coronéis”, o governo federal empreendeu várias reformas no campo da educação, princi-palmente, no que, hoje, chamaríamos de Ensino Médio e no Ensino Superior.

[...] essas reformas educacionais, realizadas nes-te período, na seguinnes-te sequência: 1) Reforma Benjamin Constant (1890); Código Epitácio Pessoa (1901); Reforma Rivadávia Correa (1911); Reforma Carlos Maximiliano (1915); Reforma João Luiz Alves/Rocha Vaz (1925), todas elas ainda na Primeira República (1889-1930) e, de algum modo, preocupadas em organizar o ensino secundário. (PALMA FILHO, 2005, p. 1).

Era Vargas (1930-1945): criou-se o Ministério da Educação

e Saúde Pública (1930). Posteriormente, aconteceu a Reforma

Universitária, padronizando o sistema público federal. Criou-se também o Serviço nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com a imposição de um sistema nacional de ensino, fecharam--se escolas primárias estrangeiras.

(18)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

18

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

03

O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, como saúde, esporte, educa-ção e meio ambiente. Até então, os assuntos liga-dos à educação eram trataliga-dos pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça. Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional am-plo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como Anísio Teixeira.

O manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. Nessa época, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.

Foi em 1934, com a nova Constituição Federal, que a educação passa a ser vista como um direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.

De 1934 a 1945, o então ministro da Educação e Saúde Pública, Gustavo Capanema Filho, promo-ve uma gestão marcada pela reforma dos ensinos secundário e universitário. Nessa época, o Brasil já implantava as bases da educação nacional. (BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)

(19)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO 19

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

03

República Populista (1945-1964): criaram-se os poderes

Executivo, Legislativo e Judiciário. Em 1950, Getúlio Vagas vol-tava ao cenário político, recebendo apoio de empresários, das Forças Armadas, de grupos políticos, da sociedade e da União Nacional dos Estudantes (UNE). Surgiu, em 1960, o Programa Nacional de Alfabetização.

Até 1953, foi Ministério da Educação e Saúde. Com a autonomia dada à área da saúde, surge o Ministério da Educação e Cultura, com a sigla MEC. O sistema educacional brasileiro até 1960 era cen-tralizado e o modelo era seguido por todos os es-tados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

Foram necessários 13 anos de debate (1948 a 1961) para a aprovação da primeira LDB. O en-sino religioso facultativo nas escolas públicas foi um dos pontos de maior disputa para a aprovação da lei. O pano de fundo era a separação entre o Estado e a Igreja.

O salário-educação, criado em 1962, também é um fato marcante na história do Ministério da Educação. Até hoje, essa contribuição continua sendo fonte de recursos para a educação básica brasileira. (BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)

(20)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

20

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

03

Ditadura Militar (1964 a 1985): a ditadura colocou fim

ao otimismo pedagógico dos brasileiros já nos primeiros dias após o golpe: extinguiu o Programa Nacional de Alfabetização, implantado no país pelo educador Paulo Freire; obrigou todas as escolas de Ensino Médio a introduzirem a formação técnica compulsória, sem nenhum preparo para isso (o resultado foi um fracasso); bem como implantou o Mobral, criado para alfabeti-zar jovens e adultos, extinto no governo Sarney.

A reforma universitária, em 1968, foi a grande LDB do ensino superior, assegurando autonomia didático-científica, disciplinar, administrativa e financeira às universidades. A reforma represen-tou um avanço na educação superior brasileira, ao instituir um modelo organizacional único para as universidades públicas e privadas.

A educação no Brasil, em 1971, se vê diante de uma nova LDB. O ensino passa a ser obrigatório dos sete aos 14 anos. O texto também prevê um currículo comum para o primeiro e segundo graus e uma parte diversificada em função das diferen-ças regionais. (BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)

Nova República (1985-hoje): a Constituição Brasileira de

1988 estabelece que a educação é “direito de todos e dever do Estado e da família” (BRASIL, 1988). Todo brasileiro deve estar atento para a educação e a interpretação das políticas educa-cionais no Brasil.

(21)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO 21

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

03

Extra

No link indicado a seguir, encontramos uma linha crono-lógica de fatos importantes para a educação desde a primeira turma de alfabetizados pelo educador Paulo Freire (1921-1997), na cidade de Angicos, RN. Disponível em: <http://angicos50a-nos.paulofreire.org/cronologia/>. Acesso em: 18 dez. 2014.

Atividade

Preencha a segunda coluna de acordo com as informações da primeira.

(1) República Velha ( ) Foram criados os poderes

Executivo, Legislativo e Judiciário.

(2) Era Vargas ( ) Criou-se o Serviço Nacional de

Aprendizagem Industrial (SENAI). (3) República Populista ( ) O governo tinha como

priorida-de o setor agrário.

(4) Ditadura Militar ( ) Muito já se fez, mas a educação

no país continua em processo de mudanças.

(5) República Nova ( ) Encerrou-se o Programa Nacional

de Alfabetização, implantado no país pelo educador Paulo Freire.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Publicado no

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out.1988. Disponível em: <www.planalto.

(22)

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

22

ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA

EDUCACIONAL NO BRASIL

Par te

03

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. História. Disponível em: <http://portal.

mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid= 1175>. Acesso em: 22 dez. 2014.

FARIA Filho, Luciana Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PALMA FILHO, João Cardoso. A República e a Educação no Brasil: Primeira

República (1889-1930). In: PALMA FILHO, J. C. Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – História da Educação – 3. ed. São Paulo: PROGRAD/ UNESP/ Santa Clara Editora, 2005. p. 49-60. Disponível em: 22 dez. 2014.

PORTAL EDUCAÇÃO. Período Republicano: Histórico da Educação no Brasil.

22 fev. 2013. Disponível em: <www.portaleducacao.com.br/pedagogia/ artigos/34882/periodo-republicano-historico-da-educacao-no-brasil>. Acesso em: 22 dez. 2014.

TORRES, Mariana de Oliveira Fernandes. Educação Brasileira: passado, presente

e futuro o conhecimento através de uma abordagem estratégica. 19 jun. 2009. Disponível em: <www.pedagogia.com.br/artigos/educacaoobrasil/>. Acesso em: 22 dez. 2014.

Resolução da atividade

�(4) Foram criados os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. �(2) Criou-se o Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial (SENAI). �(1) O governo tinha como prioridade o setor agrário. �(5) Muito já se fez, mas a educação no país continua em processo de mudanças.

�(3) Encerrou-se o Programa Nacional de Alfabetização, implantado no país pelo educador Paulo Freire.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Para Alves (2009), o Ato Adicional à Constituição de 1834 implicou, também, em uma conseqüência importante para a educação no Brasil, sobretudo para o

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação