• Nenhum resultado encontrado

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Tecnologias Virtuais sala nº 27 (RESUMO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Tecnologias Virtuais sala nº 27 (RESUMO)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230)

(2)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) Micro-serviços

Willian Marques Freire Munif Gebara Junior (Orientador) Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de Bacharel em Ciência da Computação pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari – FAFIMAN.

RESUMO

Este artigo tem por objetivo a apresentação do conceito Micro-serviço, e provar que é possível desenvolver uma estrutura, que vise a alta coesão e o baixo acoplamento que é empregado quando se trata de micro-serviços. Dentre as justificativas para o desenvolvimento deste artigo, está o fato de que, o micro-serviço além de privilegiar o desenvolvimento de aplicações de acordo com o que foi citado anteriormente, o mesmo é muito utilizado quando se trata de aplicações distribuídas. Aplicações com escopos bem definidas, coreografadas, e específicas, têm surgido como o objetivo de facilitar o desenvolvimento de sistemas. Neste artigo, é desenvolvido um exemplo desta arquitetura para prova de conceito, e são feitos diversos testes de tecnologias atuais. A tecnologia principal utilizada é o Eureka da empresa Netflix. Todo este trabalho será desenvolvido durante este artigo, e ao final será apresentado os resultados do mesmo.

(3)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) IoT – A Internet das coisas

Willian Marques Freire Munif Gebara Junior (Orientador) Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de Bacharel em Ciência da Computação pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari – FAFIMAN.

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar de maneira prática o desenvolvimento de uma estrutura IoT (Internet Of Things), que tenha por finalidade a fácil configuração de dispositivos integrados. Um dos maiores problemas quando se trata de IoT, são as configurações iniciais complexas que são necessárias de ser feitas. Sendo assim, surgiu a necessidade de utilizar tecnologias atuais que possibilitam o desenvolvimento do mesmo, de maneira prática e simples. Foram realizados diversos testes, e pesquisas de dispositivos IoT que atendam os requisitos mínimos de recursos para desenvolvimento da arquitetura, e optou-se a utilização do dispositivo integrado NodeMCU ESP8266, pois contém módulo Wi-Fi, além dos recursos necessários. Todo este assunto, e a arquitetura será tratado durante este artigo, e ao fim do mesmo será apresentado os resultados da pesquisa e desenvolvimento.

(4)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) SOLUÇÃO VIA MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS DE UMA EQUAÇÃO

DIFERENCIAL PARCIAL HIPERBÓLICA

Ligia Bittencourt Ferraz de Camargo Universidade Estadual de Maringá Campus Maringá E-mail: ligiabitten@hotmail.com Juan Amadeo Soriano Palomino Universidade Estadual de Maringá Campus Maringá E-mail: jaspolomino@uem.br

Adilandri Mércio Lobeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão

E-mail: adilandri@gmail.com

Resumo: Este trabalho propõe a solução de problemas de vibrações transversais, descritos pelas Equações Diferenciais Parciais Hiperbólicas, onde uma corda vibra em um plano e a função que a representa depende das variáveis tempo e deslocamento. Mais especificamente, o objetivo deste trabalho é obter a solução numérica de um estudo de caso e, para isso, foi utilizado o Método das Diferenças Finitas cuja ideia básica, segundo (RUGGIERO, 1996, p.357), é transformar a resolução de uma equação diferencial em um sistema de equações algébricas, substituindo as derivadas por diferenças. Em outras palavras, esse método consiste em discretizar o domínio da equação e construir aproximações, via Série de Taylor, para as derivadas que nela aparecem. Nesse sentido, construiu-se um algoritmo que foi posteriormente implementado no software MatLab® possibilitando, além da comparação entre a solução analítica e a solução numérica obtida, a visualização da superfície solução. Dessa forma, foi notada a eficiência do Método das Diferenças Finitas ao ser aplicado computacionalmente uma vez que as soluções numérica e analítica se mostraram próximas.

(5)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) O IMPACTO DO USO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING NO PROCESSO

LOGÍSTICO NUMA TRANSPORTADORA DE PEQUENO PORTE EM MANDAGUARI

Ana Carolina Bredariol Graduação em Administração – FAFIMAN caril_bredariol@hotmail.com Katia Tóffolo Simino Professora Mestre – FAFIMAN k_toffolo@yahoo.com.br RESUMO

Num cenário empresarial competitivo faz-se necessário usar ferramentas que proporcione diferenciação. No Planejamento Estratégico (PE) encontra-se o Marketing Estratégico que analisa e elabora ações que antecedem a produção e venda de um produto/serviço, nesse caso, no processo logístico de uma transportadora em Mandaguari – PR. O Objetivo deste artigo é apresentar o impacto do uso da Estratégia de Marketing (EM) no processo logístico numa transportadora de pequeno porte. Especificamente é: a)Destacar o papel e a importância do PE para uma empresa, bem como sua relação com a área de Marketing; b)Compreender a EM, a fim de relacioná-la com a Logística; c)Verificar como o PE vem sendo aplicado em uma transportadora, identificando as EMs adotadas pela mesma; d)Compreender, através do estudo bibliográfico de Logística, a influência da EM no modal transporte rodoviário. A Metodologia adotada no presente artigo faz-se através de Pesquisa Bibliográfica. Com esse estudo, verifica-se os resultados parciais: Junto ao PE, o Marketing tem função no processo de gerar valor e melhorar administração dos recursos para relacionamentos com o público-alvo. A EM definirá o que será alcançado, com objetivos definidos, onde, no processo logístico, atua através de planos com custo mínimo duma quantidade de produto, no local e no momento que há demanda. Numa transportadora são definidas ações estratégicas visando ampliar sua área de atuação e captar novos clientes. No transporte rodoviário, a EM verifica os fatores que influenciam custos/preços de transporte

(6)

relacionados com o produto e o mercado, englobando densidade/peso/volume do produto, facilidade de armazenagem, manuseio e risco envolvido.

(7)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.

Luciane Oliveira da Silva Bem Veridiana dos Santos França Barros RESUMO:

A Administração Financeira diz respeito às atribuições dos administradores financeiros nas empresas, eles são responsáveis pela gestão dos negócios financeiros de organizações de todo tipo. o objetivo geral deste arquivo é compreender como a área/função financeira encontra-se estruturada e organizada na empresa Metais Globo Indústria e Comércio Eireli me, como objetivos específicos tem-se: a) Identificar a existência da área/função financeira na empresa em estudo, bem como sua nomenclatura; b) apontar as atividades realizadas dentro da área/função financeira, destacando os tipos de controles administrativos e financeiros utilizados; c) verificar os profissionais que cuidam das atividades da área/função financeira, apresentando a nomenclatura do cargo e o perfil do ocupante e suas atividades e atribuições na área. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Verificou-se que o setor financeiro da empresa concentra-se nos cargos de gerente e assistente financeiros. Dentre as funções da área financeira, algumas são de suma importância, tais como: Análise de potencial de compra dos clientes para liberação de crédito através de consultas de SPC e SERASA, histórico de pagamentos na empresa constantes no próprio sistema operacional, referências comerciais, parecer ou indicação de representantes; controle de contas a pagar e receber e sua interação e negociação com clientes e fornecedores; controle de contas bancárias assim como sua conciliação; prorrogações e descontos de títulos e cheques; empréstimos, seguros, comissões e outras funções inerentes à função administrativa/financeira.

(8)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) CONCESSÃO DE CREDITO A PESSOA JURIDICA E SUA RELAÇÃO COM A

COBRAÇA E O CONTAS A RECEBVER ENQUANTO FERRAMENTAS DA ADMINISDTRAÇÃO

Veridiana dos Santos França Barros RESUMO

A concessão de crédito gera uma relação de credibilidade entre empresa e cliente, porém não exclui a necessidade de uma análise minuciosa do cadastro, das referências comerciais e a capacidade de pagamento do cliente. As vendas a prazo são condições necessárias para maximizar a rentabilidade da empresa, uma eficiente análise de crédito reflete positivamente nos processos de cobrança e contas a receber. O objetivo geral desse artigo é analisar a concessão, análise e liberação de crédito à pessoa jurídica; como objetivos específicos tem-se: a) analisar todo o processo de análise e concessão de crédito a clientes; b) demonstrar os diferentes métodos e parâmetros utilizados na liberação de crédito a clientes; c) identificar em quais circunstâncias os métodos adotados pela empresa poderão ser alterados ou sofrer exceções. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. O crédito é uma das principais atividades financeiras das empresas, ao conceder crédito, a empresa disponibiliza parte de seus recursos para financiar seus clientes, essa concessão de crédito possibilita ao cliente, acesso a bens e serviços diversos, existem vários tipos de créditos à pessoa Jurídica e Física que são oferecidos por instituições bancárias ou financeiras, os limites para as linhas de crédito são estipulados através de análises de renda ou pelo faturamento da empresa. Toda empresa deve estabelecer regras claras e objetivas para efetuar a cobrança, o acompanhamento e controles contínuos são de suma importância, desde o acionamento do devedor até o devido pagamento.

(9)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) Uma Discussão Sobre a Utilização de Redes Sociais Digitais como Ferramenta

de Apoio ao Ensino

Herbet Freitas Costa As redes sociais, hoje em dia, fazem parte da rotina de milhares pessoas do mundo todo e não é diferente nas instituições de ensino. Com a necessidade da implantação das tecnologias no meio educacional para ter ajuda certa ajuda no processo de aprendizagem, este artigo tem por objetivo apresentar essas redes como recurso e ferramenta de apoio em uma Educação Superior. É apresentado o surgimento e avanço das redes sociais, assim como sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. Propõe-se a utilização de redes bastantes populares no mundo, como Facebook, WhatsApp e Twitter, no entanto também é apresentado as redes sociais educativas, que são voltadas aos professores e alunos da instituição. Observa-se que há algumas implicações positivas e negativas que podem ocorrer durante o processo de implantação por isso se faz necessário verificar e conhecer todas as possibilidades, para que professores e alunos utilizem esse novo recurso de maneira correta.

Referências

Documentos relacionados

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

baseado nos resultados de ensaios analíticos insatisfatórios, realizados pela própria empresa ou terceiro contratado, conforme formulário específico. Ampliar sempre seus

Inclusive guinchos e outros equipamentos que se façam necessários para a eventual retirada de máquinas de grande porte (Ex.: centros de

5º O Programa Escola do Adolescente será implementado nas escolas que oferecem anos finais do ensino fundamental, por meio de articulação institucional e

Um sistema geral, para um fluido escoando na superfl- cie terrestre, seria formado pelas três equaçoes dinâmicas, pe- la equação da continuidade e pela equaçao

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

longos. Mantenha os cabelos longos, roupa e luvas longe das portes em movimento. NÃO utilize o equipe se o interruptor não funciona adequadamente. NÃO se sobrecarregue de