• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zolpidem Generis 10 mg comprimidos revestidos,

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento porque contém informação importante para si.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção 4.

O que contém este folheto:

O que é Zolpidem Generis e para que é utilizado

O que precisa de saber antes de tomar Zolpidem Generis Como tomar Zolpidem Generis

Efeitos secundários possíveis Como conservar Zolpidem Generis

Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Zolpidem Generis e para que é utilizado

O zolpidem é um comprimido para dormir que pertence ao grupo dos medicamentos conhecidos como benzodiazepina-like. É utilizado no tratamento de curto prazo dos distúrbios do sono.

O zolpidem apenas está indicado para distúrbios do sono que sejam graves, incapacitantes ou que causem ansiedade.

2. O que precisa saber antes de tomar Zolpidem Generis Não tome Zolpidem Generis

se tem alergia (hipersensibilidade) ao zolpidem ou a qualquer outro componente deste medicamento (referido na secção 6).

se sofre de fraqueza muscular grave (miastenia gravis)

se a sua respiração para, por curtos períodos, enquanto está a dormir (síndroma de apneia do sono)

se sofre de fraqueza respiratória grave (na qual os pulmões não conseguem inalar oxigénio suficiente) (insuficiência respiratória)

(2)

se sofre de insuficiência grave do fígado (insuficiência hepática). Crianças e adolescentes

Zolpidem não deve ser utilizado em crianças e adolescentes abaixo dos 18 anos de idade. Advertências e precauções

- se é idoso ou está debilitado.

Deve receber uma dose inferior (ver secção 3. “Como tomar Zolpidem Generis”). O zolpidem tem um efeito relaxante a nível muscular. Por este motivo, especialmente os doentes idosos apresentam risco de queda e consequentemente de fratura do osso da anca quando se levantam da cama durante a noite.

- se tem insuficiência da função renal.

Poderá levar mais tempo para que o seu corpo elimine o zolpidem. Embora não seja necessário ajuste da dose, deve ter-se precaução. Contacte o seu médico.

- se tem problemas respiratórios crónicos (para o resto da vida) Os seus problemas respiratórios podem piorar

- se tem historial de abuso de álcool ou drogas

Deve ser cuidadosamente observado pelo seu médico durante o tratamento com zolpidem, uma vez que apresenta risco de habituação e de dependência psicológica. - se tem doença grave do fígado

Não deve utilizar zolpidem, uma vez que apresenta risco de desenvolver uma hemorragia cerebral (encefalopatia). Contacte o seu médico.

- se sofre de delírios (psicoses), depressão ou ansiedade relacionada com a depressão. O seu médico prescreveu-lhe zolpidem para tratar distúrbios do sono que poderá ter além de delírios, depressão ou ansiedade. Para estas últimas condições, o seu médico irá

prescrever outros medicamentos. Se sofre de depressão zolpidem pode torná-lo mais sensível ao comportamento suicida.

Geral

Antes do tratamento com zolpidem:

- é importante ficar a saber qual a causa da sua insónia - doenças subjacentes devem ser tratadas.

Se o tratamento dos problemas de sono não for bem sucedido após 7 a 14 dias, isto pode indicar uma perturbação psiquiátrica ou física que deverá ser avaliada. Deverá contactar o seu médico.

Dependência

É possível que se desenvolva dependência física e psicológica. O risco de dependência aumenta com o aumento da dose e a duração do tratamento, e é mais elevado em doentes com historial de abuso de álcool ou drogas.

Se se desenvolveu dependência física, a paragem brusca do tratamento é acompanhada por sintomas de abstinência.

(3)

Se parar de tomar zolpidem os seus distúrbios de sono podem regressar temporariamente. Estes podem ser mais intensos do que antes de tomar zolpidem e podem ser

acompanhados por alterações do humor, ansiedade e inquietação. Falhas de memória (amnésia)

Zolpidem pode provocar perda de memória (amnésia). Esta situação ocorre, geralmente, algumas horas após a toma do zolpidem. De forma a reduzir este risco, deve ter a certeza que pode dormir 7 a 8 horas sem interrupções (ver secção 4. “Efeitos secundários

possíveis”).

Reações psiquiátricas e “paradoxais”

Sabe-se que reações tais como o nervosismo, agitação, irritabilidade, agressividade, delírios (psicoses), acessos de raiva, pesadelos, alucinações, sonambulismo,

comportamento inapropriado, distúrbios do sono crescentes e outros efeitos adversos comportamentais, podem ocorrer durante o tratamento.

Se for este o caso, deve parar de tomar zolpidem e contactar o seu médico. Estas reações ocorrem com maior probabilidade nos idosos.

Alteração psicomotora no dia seguinte (ver também Condução de veículos e utilização de máquinas)

No dia seguinte à toma de Zolpidem Generis, o risco de alteração psicomotora, incluindo capacidade de condução alterada, pode ser aumentado se:

Tomar este medicamento menos de 8 horas antes de realizar atividades que exigem um estado de vigilância

Tomar uma dose superior à dose recomendada

Tomar zolpidem quando já está a tomar outros depressores do sistema nervoso central ou outros medicamentos que aumentam o zolpidem no seu sangue, ou enquanto beber álcool ou tomar substâncias ilícitas.

Tome a toma única imediatamente antes de deitar. Não tome outra dose durante a mesma noite.

Sonambulismo e outros comportamentos associados

Sonambulismo e outros comportamentos associados tais como conduzir a dormir,

preparar e comer alimentos, fazer telefonemas ou ter relações sexuais, com amnésia para o sucedido, tem sido observado em doentes que tomaram zolpidem e não estavam

completamente acordados. O uso de álcool e outros depressores do SNC juntamente com zolpidem parece aumentar o risco destes comportamentos, tal como quando as doses de zolpidem excedem a dose máxima recomendada. Caso tenha algum destes

comportamentos informe o seu médico imediatamente. O seu médico pode recomendar-lhe que pare o tratamento.

Outros medicamentos e Zolpidem Generis

O zolpidem pode afetar outros medicamentos. Estes, por sua vez, podem afetar o modo de ação do zolpidem.

(4)

Enquanto estiver a tomar zolpidem com os medicamentos indicados a seguir, os efeitos de sonolência e de alteração psicomotora no dia seguinte, incluindo capacidade de condução alterada, podem ser aumentados.

Medicamentos para alguns problemas de saúde mental (antipsicóticos) Medicamentos para problemas de sono (hipnóticos)

Medicamentos para acalmar ou reduzir a ansiedade Medicamentos para a depressão

Medicamentos para dor moderada a intensa (analgésicos narcóticos) Medicamentos para a epilepsia

Medicamentos utilizados para anestesia

Medicamentos para a febre dos fenos, erupções cutâneas e outras alergias que podem provocar sonolência (anti-histamínicos sedativos).

Enquanto estiver a tomar zolpidem com antidepressivos incluindo bupropion, desipramina, fluoxetina, sertralina e venlafaxina, poderá ver coisas que não são reais (alucinações).

Não se recomenda a toma de zolpidem com fluvoxamina ou ciprofloxacina.

Poderá sentir um aumento da sonolência quando o tartarato de zolpidem é usado em combinação com os medicamentos listados em cima.

Medicamentos que aumentam fortemente a atividade de certas enzimas hepáticas podem, possivelmente, diminuir o efeito do zolpidem; ex. rifampicina (um antibiótico usado no tratamento, por exemplo, da tuberculose).

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente ou se vier a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Zolpidem Generis com alimentos, bebidas e álcool

Não deverá consumir álcool durante o tratamento uma vez que o efeito hipnótico do zolpidem poderá aumentar. Este pode influenciar a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

O zolpidem não deve ser tomado durante a gravidez e o aleitamento, especialmente no primeiro trimestre de gravidez devido a não existirem disponíveis dados suficientes para garantir a segurança da administração do zolpidem durante a gravidez e o aleitamento. No entanto, se os benefícios para a mãe superam os riscos para a criança, o seu médico poderá decidir tratá-la com zolpidem. Se o zolpidem for tomado durante um longo período de tempo durante os últimos meses da gravidez, podem ocorrer sintomas de abstinência na criança após o seu nascimento.

(5)

Uma vez que o zolpidem passa para o leite materno em pequenas quantidades, o zolpidem não deve ser tomado durante o período de aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

O Zolpidem Generis tem efeitos consideráveis sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas tais como “condução sonâmbula”. No dia seguinte à toma de Zolpidem Generis (tal como sucede com outros medicamentos hipnóticos), deve estar ciente de que:

- Poderá sentir-se letárgico, sonolento, tonto ou confuso - A sua tomada rápida de decisões poderá demorar mais tempo - A sua visão poderá estar turva ou dupla

- Poderá estar menos vigilante

Recomenda-se um período de pelo menos 8 horas entre a toma de zolpidem e a condução, a utilização de máquinas e o trabalho em altura para minimizar os efeitos indicados acima.

Não beba álcool nem tome outras substâncias psicoativas enquanto estiver a tomar Zolpidem Generis, uma vez que pode aumentar os efeitos indicados acima. .

Zolpidem Generis contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Zolpidem Generis

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Os comprimidos devem ser tomados com um líquido.

A dose recomendada por 24 horas é 10 mg de Zolpidem Generis. Poderá ser prescrita uma dose mais baixa a alguns doentes. Zolpidem Generis deve ser tomado:

• como toma única,

• imediatamente antes de deitar

Certifique-se de que tem um período de pelo menos 8 horas após tomar este medicamento antes de realizar atividades que exigem que mantenha o seu estado de vigilância.

Não exceda 10 mg por 24 horas. Utilização em adultos

Um comprimido de tartarato de zolpidem 10 mg (corresponde a 10 mg de tartarato de zolpidem por dia).

(6)

Metade de um comprimido de tartarato de zolpidem 10 mg (correspondente a 5 mg de tartarato de zolpidem por dia). O seu médico poderá decidir aumentar a dose para um comprimido de tartarato de zolpidem 10 mg (correspondendo a 10 mg de tarataro de zolpidem por dia) se o efeito for insuficiente e se o medicamento for bem tolerado. Dose máxima

A dose diária de um comprimido de tartarato de zolpidem 10 mg (correspondendo a 10 mg de tartarato de zolpidem por dia), não deverá ser excedida.

Utilização em crianças e adolescentes

Zolpidem não deve ser tomado por crianças nem por adolescentes com menos de 18 anos. Duração do tratamento

Após toma continuada por algumas semanas, o efeito de promoção do sono poderá ser reduzido.

A duração do tratamento deve ser a mais curta possível. Geralmente pode ser um período de alguns dias até 2 semanas, e não deverá ser maior do que quatro semanas.

O seu médico decidirá quando e como parar o tratamento. Se tomar mais Zolpidem Generis do que deveria

Contacte o seu médico imediatamente. Leve este folheto e comprimidos restantes consigo para mostrar ao seu médico.

Em caso de sobredosagem os sintomas de zolpidem podem variar entre sonolência extrema a coma ligeiro.

Caso se tenha esquecido de tomar Zolpidem Generis

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Pode tomar o comprimido, se puder dormir 8 horas. Se tal não for possível, não tome o comprimido antes de ir para a cama no dia seguinte.

Se parar de tomar Zolpidem Generis

Não pare de tomar zolpidem repentinamente. Como o risco de aparecimento de sintomas de abstinência é maior após a paragem súbita do tratamento, o seu médico irá aconselhá-lo a terminar o tratamento fazendo uma redução gradual da dose.

Em caso de paragem repentina do tratamento, o seu sono poderá ser piorado (efeito rebound). Poderá ser acompanhado de mudanças de humor, ansiedade e agitação. Os sintomas de descontinuação consistem em dores de cabeça ou musculares, ansiedade extrema e tensão, agitação, confusão, irritabilidade e distúrbios do sono e em casos mais graves perda da perceção da realidade, alienação se si mesmo (despersonalização), sensibilidade anormal ao som (hiperacusia) entorpecimento e formigueiro das

(7)

extremidades, hipersensibilidade à luz, barulho e contacto físico, alucinações ou ataques (ataques epiléticos) podem ocorrer.

É importante que esteja ciente da possibilidade destes sintomas, para minimizar a sua ansiedade.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Estes efeitos parecem estar estão relacionados com a sensibilidade individual e acontecem com maior frequência após uma hora da toma do comprimido, se não se deitar na cama ou se não dormir imediatamente. Estes efeitos secundários ocorrem mais frequentemente nos doentes idosos.

Os efeitos secundários são:

Efeitos secundários frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas):

Sistema nervoso: Sonolência, agravamento da dificuldade em adormecer, sonolência durante o dia seguinte, emoções entorpecidas, estado de vigília diminuído, confusão, cansaço, dor de cabeça, tonturas,

Olhos: visão dupla,

Ouvidos: sensação de rodar com perda de equilíbrio (vertigem), perda de coordenação muscular (ataxia),

Estômago e intestinos: diarreia, náuseas, vómitos, dor de estômago, Músculos: fraqueza muscular.

Efeitos secundários pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas):

Mental: Instabilidade psicomotora, agitação, irritabilidade, agressividade, delírios, raiva, pesadelos, sensações que não são reais (alucinações), distúrbios mentais (psicoses), sonambulismo, comportamentos inapropriados e outros efeitos adversos

comportamentais, perda de memória (amnésia), que pode estar associada com comportamento inapropriado (ver secção 2, Tome especial cuidado com Zolpidem Generis). Estas reações ocorrem com maior frequência nos idosos. Depressão pré-existente pode ser desmascarada durante o uso de zolpidem ou outros comprimidos para dormir (hipnóticos). Tomar zolpidem por períodos prolongados de tempo poderá

provocar dependência física ou psicológica. Se parar de tomar zolpidem repentinamente poderá sofrer de sintomas de abstinência (ver secção 2, Tome especial cuidado com Zolpidem Generis). Foram reportados casos de uso inadequado de zolpidem por dependentes. Diminuição do desejo sexual (líbido).

(8)

Efeitos secundários desconhecidos (a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis):

Sistema nervoso: Diminuiçao do nível de consciência, Figado: aumento dos niveis das enzimas hepáticas,

Pele: transpiração aumentada (hiperidrose), reacçoes graves que causam inchaço da pele, garganta ou lingua, dificuldade em respirar e/ou prurido (edema angioneurótico), Geral: caminhar anormal, diminuiçao do efeito de zolpidem,

Ferimentos: quedas (especialmente nos doentes idosos e quando zolpidem não é tomado como prescrito).

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundarios, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao Infarmed através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 73 73

Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) Fax: + 351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

5. Como conservar Zolpidem Generis

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no blister. Os primeiros dois dígitos indicam o mês e os últimos quatro o ano. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Guarde zolpidem na embalagem original.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

(9)

Qual a composição de Zolpidem Generis A substância ativa é o tartarato de zolpidem.

Cada comprimido contém 10 mg de tartarato de zolpidem. Os outros componentes são:

Núcleo: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, carboximetilamido sódico tipo A, hipromelose e estearato de magnésio.

Revestimento: dióxido de titânio (E171), hipromelose e macrogol 400. Qual o aspeto de Zolpidem Generis e conteúdo da embalagem

Os comprimidos de zolpidem são brancos, ovais, revestidos por película, ranhurados em ambos os lados e apresentam a gravação “ZIM” numa das faces e “10” no outro lado. O comprimido pode ser dividido em duas metades iguais.

Os comprimidos de zolpidem estão disponíveis em:

embalagens contendo 4,5,7,8, 10, 14, 15, 20, 28, 30, 50, 100 e 500 comprimidos acondicionados em blisters.

Embalagens contendo 50 comprimidos para uso hospitalar.

Frascos contendo 30, 100 ou 500 comprimidos fechados com um sistema à prova de crianças.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Também está disponível no mercado a dosagem de 5 mg de zolpidem.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Generis Farmacêutica, S.A.

Rua João de Deus, 19 2700-487 Amadora Portugal

Fabricantes

Synthon Hispânia S.L.

Castelló 1, Polígono Las Salina 08330 Sant Boi de Llobregat Espanha

Industria Química y FCA VIR, S.A. (Fab. Alcorcón) C/Laguna 66-70, Pol. Industrial Urtinsa II 28923 Alcorcón Madrid

Espanha

(10)

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Harley (1998) discute a interpretação dos mapas sob três perspectivas: como um texto/linguagem, como uma imagem simbólica, como uma forma de conhecimento e poder. Enquanto

Destarte, as imagens positivas das mulheres negras são       aquelas que as retratam como religiosas, sofredoras, figuras maternais que se       sacrificam em prol dos que amam...

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Para tanto, esse objetivo maior se desdobra em outros, pois exige: investigar a importância da leitura e o significado da literatura clássica como criação

 COLETA (Sistema Integrado de Coleta Sinco).. d.3) telemático, de 2019 até o presente, oficiando-se empresa Facebook para que forneça, a respeito das plataformas

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)