• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Realização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Realização"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português / Serviços Centrais

Relatório de

Relatório de

Relatório de

Relatório de Realiz

Realiz

Realização

Realiz

ação

ação

ação

de

de

de

de Actividade Internacional

Actividade Internacional

Actividade Internacional

Actividade Internacional

apoiada pelo Fundo Francisco Sousa Dias

(A enviar até 90 após a realização da actividade)

2009/12/15

O relatório deverá permitir apurar em que medida o projecto concebido foi concretizado e que aprendizagens proporcionou. Como estrutura-base mínima deverá ser respeitada a que se apresenta, podendo ser complementada com

outros items que se julguem relevantes. Pode escrever-se directamente neste template, com o desenvolvimento que se julgue conveniente

1. Nome da actividade MORABEZA

2. Finalidades do projecto

Com esta actividade, o clã, pretende desenvolver várias capacidades, competências e atitudes nos caminheiros, através da consecução dos seguintes objectivos:

Área Espiritual

• Contactar e viver o compromisso cristão de acordo com a realidade Cabo-verdiana;

• Dinamização de espaços de partilha e reflexão espirituais, durante a preparação e em Cabo Verde; • Enriquecimento pessoal participando na organização de uma festa religiosa;

Área Social

• Aumentar o conhecimento da cultura e tradições populares, trabalhando exemplos da realidade Portuguesa e Cabo-verdiana;

• Conhecer a realidade escutista e o seu papel na sociedade, num país tão necessitado como Cabo Verde;

• Criar condições para melhor envolvimento e participação dos caminheiros na sua realidade social, observando um bom exemplo de desenvolvimento de uma democracia recente com poucos recursos;

• Conhecer realidades sociais diferentes, com carências diversas e perceber como podem contribuir para uma maior inclusão social, por pouco que seja, tenta melhorar as vidas das pessoas que nestas vivem;

Área Afectiva

• Desenvolver um espírito solidário e de voluntariado; • Partilhar e Viver experiências com escuteiros de outro país;

(2)

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português / Serviços Centrais

• Interagir com a população; Área do Carácter

• Servir os outros, sendo solidários com um povo mais carenciado;

• Progredir a nível individual, crescendo em autonomia, responsabilidade, criatividade, organização, metodologia, trabalho em equipa e compromisso;

Área Física

• Levar ajuda em termos de medicamentos;

• Promover alguns cuidados de higiene básicos e contribuir para a melhoria de hábitos de alimentação; • Realização de ateliês sobre socorrismo;

Área Intelectual

• Promover acções e campanhas de formação e sensibilização ao nível da higiene, alimentação, socorrismo, informática, cultura, jogos e canções, animação para jovens, orientação, costura, dinâmicas de conhecimento e formação para animadores;

• Enriquecer o clã a nível cultural;

• Levar algum conhecimento em termos de programas pedagógicos, fomentando o desenvolvimento de competências nos recursos adultos Cabo-verdianos.

3. Data

Esta actividade teve o seu inicio em Outubro de 2008, toda a preparação e desenvolvimento levou a que fosse concretizada entre 31 de Julho e 16 de Agosto de 2010.

4. Local/País

Ilha de Santiago, Cabo Verde. 5. Participantes

Os participantes constam da carta internacional, 2 dirigentes (Ivo Viegas e Rodrigo Lavos) e 10 caminheiros (Márcio Gomes, Luís Gaspar, Raquel Gomes, Cátia Bessa, Diana Capelo, Ana Gaspar, Mariana Plácito, João Mota, Rita Carreira, Catarina Lavos).

6. Descrição breve do desenrolar do projecto a. Fase de Preparação

Esta fase teve início em Outubro de 2008, onde nasceu a ideia de desenvolver trabalho no clã que permitisse a concretização de uma acção de serviço além fronteiras num pais mais necessitado do que Portugal. Seguiu a metodologia normal escutista, desenvolvimento de ideias em equipa, posteriormente a votação e escolha. Depois de enriquecido o projecto vencedor deu origem à caminhada até aos objectivos traçados. Num primeiro ano o trabalho foi mais virado para a preparação pessoal e consolidação de metodologias a trabalhar, no segundo ano o trabalho foi dirigido para a realidade que íamos encontrar e respectivas dificuldades.

b. Fase de Realização

Viagem no dia 31 de Julho, Lisboa/Praia, no dia 1 eucaristia de apresentação à comunidade, reunião de animação com os escuteiros de acolhimento, descanso e reuniões de preparação e coordenação. Do dia 2

(3)

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português / Serviços Centrais

ao 7 participação num acampamento. Dia 8 viagem ao Tarrafal, participação na eucaristia em memória do Padre Santana, partilha da sua vivência enquanto missionário, contacto com a realidade paroquial, ateliês e troca de experiencias com os escuteiros locais e com um grupo de escuteiros franceses. Dia 9 dinamização de ateliês. Dia 10 visita à cidade Velha e cidade da Praia. Dia 11 contacto com a população da Assomada, visita ao mercado, Igreja e escola de fomento agrícola e parque bioflorestal de São Lourenço de Órgãos. Dia 12 dinamização de ateliês e serviço na capela. Dia 13 visita ao parque natural da Serra da Malagueta e Campo de concentração do Tarrafal. Dia 14 colaboração nos preparativos da festa, procissão e eucaristia de vésperas. Dia 15 procissão, eucaristia e participação na festa da padroeira, rituais, cultura, gastronomia, etc. Dia 16 viagem de regresso.

c. Avaliação (processos utilizados) Pré-actividade/acompanhamento

Semanalmente, às sextas-feiras, reunião de avaliação e acompanhamento das tarefas distribuídas (oral). Janeiro 2009 e Maio 2010, conselho de Chefes de Equipa (oral e escrita)

Durante a Actividade

Diariamente, à noite, reunião de partilha e avaliação do dia (oral e escrita).

No dia 15 de Agosto de 2010, reunião com um dos Párocos de acolhimento (Alfredo), Chefe de Agrupamento (Adilson) e Secretário da pastoral juvenil (Natalino) de acolhimento para avaliação da actividade (oral e escrita).

Pós-actividade

Reunião geral (todos os participantes) de avaliação (oral e escrita).

Reunião com o Padre Nuno (Pároco de São Miguel da Calheta) e Chefe Adelsa (responsável pela farmácia Paroquial).

7. Avaliação

a. Conclusões gerais

O projecto coreu bem, os objectivos foram atingidos, os caminheiros cresceram nas áreas trabalhadas e tiveram a oportunidade de viver alguns aspectos do escutismo numa dimensão e realidade que nunca o tinham feito.

Apenas uma nota negativa, em relação à pouca organização dos parceiros locais que tornaram algumas actividades idealizadas pouco profícuas.

b. O que se recomendaria para uma próxima oportunidade

Ter atenção à altura do ano em que se pretende efectuar a viagem, durante Agosto muitas pessoas estão fora a trabalhar nas suas hortas o que lhes retira tempo para se envolverem nas acções propostas.

c. O que se melhoraria numa próxima oportunidade

Trabalhar bem a questão da motivação e envolvimento no projecto de todos os parceiros necessários. 8. Objectivos educativos – como foram atingidos pelos participantes

Área Espiritual – A dinamização de momentos de oração, participação noutros preparados pelos jovens de acolhimento, a participação na festa religiosa e em todos os momentos eucarísticos permitiram atingir os objectivos nesta àrea.

Área Social – A preparação de ateliês sobre a cultura e história portuguesa, assim como a dinamização de vários momentos em actividades de preparação sobre a cultura, história e costumes de Cabo Verde permitiram que os jovens conhecessem o meio onde se ia inserir. A vivência da dinâmica paroquial e o contacto com a população fez o resto.

(4)

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português / Serviços Centrais

Área Afectiva – Todo este projecto foi orientado por um espírito missionário, a vivência diária desta dinâmica contribuiu para desenvolver todos os objectivos dessa área, a partilha de momentos com outros escuteiros e com a generalidade da população acrescentaram valor a cada escuteiro.

Área do Carácter – A construção do projecto, as tarefas intermédias foram permitindo que os objectivos fossem cumpridos.

Área Física – A preparação e dinamização de alguns ateliês permitiram que os objectivos fossem atingidos. Área Intelectual – As metas traçadas foram atingidas através das acções ministradas e visitas realizadas.

9. Parceria(s) - nota sobre o seu desenvolvimento e significado (se aplicável)

A parceria estabelecida com a paróquia de São Miguel da Calheta abriu excelentes perspectivas de crescimento, tanto na comunidade que nos acolheu, tanto nas comunidades (Monte Redondo e Carvide) que se organizaram para ajudar e enviar algum material e medicamentos.

Na comunidade de São Miguel ficou bem marcada a possibilidade de crescimento em organização dos serviços juvenis, mais concretamente no grupo de escuteiros um novo horizonte se abriu com as possibilidades de aplicação do método escutista partilhadas por nós, quer em ideias e esquemas, quer em dinâmicas realizadas durante o projecto.

Obviamente que o crescimento cultural foi enorme alicerçado na abertura de espírito demonstrada por ambas as partes, costumes, tradições, história, cultura, gastronomia, danças e cantares, forma áreas em que os nossos escuteiros mais adquiriram conhecimento.

10. Comentário final (breve)

Todos os objectivos traçados por nós, para o desenvolvimento pessoal de cada elemento durante esta actividade, foram atingidos. No entanto, a sensação de dever cumprido não é total pois, a expectativa que levávamos

relativamente ao envolvimento da população que nos acolheu, não se cumpriu e, por esta razão, não foi possível que todas as acções, que estavam planeadas, fossem executadas da forma prevista. No entanto o sentimento geral é o de satisfação pelo que foi conseguido.

Enviar para: « internacional@cne-escutismo.pt » Cc. « si@cne-escutismo.pt »

Cc. Junta de Núcleo e/ou Junta Regional (conforme procedimento regional em vigor) ou Secretaria Internacional do CNE – Rua D. Luís I, 34 – 1200-152 Lisboa

(5)

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português / Serviços Centrais

Anexo ao Relatório de Realização de Actividade Internacional

a) MORABEZA

Relatório Financeiro de

Relatório Financeiro de

Relatório Financeiro de

Relatório Financeiro de Realiz

Realiz

Realização

Realiz

ação

ação

ação

de

de

de

de Actividade Internacional

Actividade Internacional

Actividade Internacional

Actividade Internacional

apoiada pelo Fundo Francisco Sousa Dias

D e s p e s a s Previstas Reais R e c e i t a s Previstas Reais

Inscrições 500,00 1.000,00 Fundo Francisco Sousa Dias 3000,00 2500,00

Viagens 10.000,00 11.188,15 Inscrições 4.500,00 3.600,00

Tendas 750,00 460,49 Donativos 9.500,00 5.892,19

Material logístico 500,00 290,50 Empresas 2.500,00 857,21

Contentor 3.500,00 323,15 Junta de Freguesia 500,00 750,00

Alimentação 1.500,00 1.440,00 Venda de artigos 500,00 175,00

Transportes 300,00 885,17 Paróquias 500,00 786,00

Material para a Sala Juvenil

(Livros, mobiliário, material

informático, vídeo projector,

filmes e outro material

didáctico)

8.500,00 3.369,09 Agrupamentos 700,00 20,00

Organização de Eventos

(Sopas com Fado, Almoços,

Torneio futsal 24h, etc. …)

3.200,00 3.899,30

Organização de Eventos

(Sopas com Fado, Almoços,

Torneio futsal 24h, etc…)

9.500,00 9.250,68

Material promocional 750,00 743,72 Outros apoios 300,00 900,00

Medicamentos 1.200,00 1.036,51

Material escutista 800,00 95,00

Total 31.500,00 24.731,08 Total 31.500,00 24.731,08

(6)

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português / Serviços Centrais a) Nome do Projecto

Nota: Os comprovantes das despesas deverão ser documentos fiscalmente aceites – facturas, recibos, facturas/recibo, vendas a dinheiro –, emitidos em nome de: «CNE / Agrupamento nº xx, NIF 500 972 052».

Os originais devem ser guardados na Contabilidade do Agrupamento; deve ser constituído processo da actividade, contendo cópias dos relatórios elaborados e dos documentos de despesa e de receita, além de outros documentos julgados de interesse pelo Agrupamento.

Vistos (assinatura legível e carimbo) Agrupamento nº _1054 e

(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem