• Nenhum resultado encontrado

SEGURO ACIDENTES DE TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEGURO ACIDENTES DE TRABALHO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

SEGURO

(2)
(3)

Consequências da falta de seguro 2

O que é um acidente de trabalho? 3

O que se entende por local e tempo de trabalho? 4

O que é a remição de uma pensão? 5

O que se entende por trabalhador independente? 5

Quais os deveres gerais de informação do segurador antes da celebração do contrato? 6

Quando se inicia a cobertura dos riscos pelo contrato? 7

Qual a retribuição a considerar para efeitos de seguro do trabalhador por conta de outrem? 8

Quais as obrigações do segurador em caso de sinistro? 9

Qual a informação clínica a que o sinistrado tem direito? 10

O que é o Fundo de Acidentes de trabalho? 10

(4)

Qual a importância do seguro

de acidentes de trabalho?

Desde 1913 que está fi xada em lei em Portugal a obrigatoriedade de as entidades empregado-ras repararem as consequências dos acidentes de trabalho sofridos pelos seus trabalhadores. Mais tarde foi instituída a obrigatoriedade legal do seguro pelo risco de acidentes de trabalho, visando assegurar aos trabalhadores por conta de outrem e seus familiares condições adequa-das de reparação dos danos decorrentes de acidentes de trabalho.

Consequências da falta de seguro

A inexistência ou insufi ciência de seguro é punida por lei, determinando o paga-mento de uma coima agravada. Nestas situações, ocorrendo um acidente com trabalhador por conta de outrem, a enti-dade empregadora é responsável pelo pagamento das prestações previstas na lei, ou na sua quota-parte relativamente ao salário não transferido para a empresa de seguros.

A Lei n,º 100/97, de 13 de setembro, alargou o sistema reparatório baseado no seguro obriga-tório aos trabalhadores independentes, garan-tindo prestações em condições idênticas às dos trabalhadores por conta de outrem. Mais recentemente, a publicação da Lei n.º 98/2009,

de 4 de setembro, vem alargar a obrigação da transferência de responsabilidade por meio de um contrato de seguro ao empregador que contrate trabalhadores exclusivamente para prestar trabalho noutras empresas.

Vem ainda, entre outras inovações, incluir no direito à reparação do sinistrado de acidente de trabalho a reabilitação profi ssional e a adap-tação do posto de trabalho que sejam indis-pensáveis ao exercício das funções.

Trabalhadores por conta de outrem

No caso dos trabalhadores por conta de outrem o sistema de reparação dos danos emergentes dos acidentes de trabalho abrange:

• Os trabalhadores vinculados por contrato de trabalho ou contrato equiparado; • Os praticantes, aprendizes, estagiários e

demais situações de formação profi ssional; • Os administradores, diretores, gerentes,

ou equiparados, sem contrato de trabalho, que sejam remunerados por essa atividade; • aqueles que, considerando-se na depen-dência económica da pessoa servida, lhe prestem serviços;

O trabalhador pode verifi car da existência do seguro de acidentes de trabalho através dos recibos de retribuição que devem, obrigatori-amente, identifi car a empresa de seguros para a qual o risco se encontra transferido à data da sua emissão.

(5)

O que é um acidente de trabalho?

É acidente de trabalho aquele que se verifi que no local e no tempo de traba-lho, e que produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação fun-cional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte.

Considera-se também acidente de trabalho, o ocorrido:

• No trajeto normalmente utilizado e durante o período de tempo habitualmente gasto pelo trabalhador:

a) de ida e de regresso para e do local de trabalho, entre a sua residência habi-tual ou ocasional e as instalações que constituem o seu local de trabalho; b) entre quaisquer dos locais referidos em

a) e o local de pagamento da retribu-ição, ou o local onde ao trabalhador deva ser prestada assistência ou trata-mento decorrente de anterior acidente de trabalho e enquanto aí permanecer para esses fi ns;

c) entre o local de trabalho e o de refeição; d) entre o local onde, por determina-ção da entidade empregadora, o trabalhador presta qualquer serviço relacionado com o seu trabalho e as instalações que constituem o seu local de trabalho habitual ou a sua residên-cia habitual ou ocasional;

e) entre qualquer dos seus locais de tra-balho, no caso de ter mais do que um

emprego, sendo considerado respon-sável pelo acidente o empregador para cujo local de trabalho o trabalhador se dirige;

• Quando o trajeto normal de ida e de regresso para e do local de trabalho tenha sofrido interrupções ou desvios determi-nados pela satisfação de necessidades atendíveis do trabalhador, bem como por motivo de força maior ou caso fortuito; • No local de trabalho, ou fora deste, quando

no exercício do direito de reunião ou de atividade de representação dos trabalha-dores nos termos da lei;

• Fora do local ou tempo de trabalho, na execução de serviços determinados ou consentidos pela entidade empregadora; • Na execução de serviços espontaneamente

prestados e de que possa resultar proveito económico para a entidade empregadora; • No local de trabalho, quando em

frequên-cia de curso de formação profi ssional ou, fora desse local, quando exista autorização da entidade empregadora;

• Na procura de emprego durante o crédito de horas para tal concedido por lei aos

(6)

tra-balhadores com processo de cessação de contrato de trabalho em curso;

• No local de pagamento da retribuição, enquanto o trabalhador aí permanecer para tal efeito;

• No local onde deva ser prestada qualquer forma de assistência ou tratamento decor-rente de anterior acidente de trabalho e enquanto o trabalhador aí permanecer para esses fi ns.

O que se entende por local

e tempo de trabalho?

Por local de trabalho entende-se o lugar em que o trabalhador se encon-tra ou a que deva dirigir-se em virtude do seu trabalho e em que esteja, direta ou indiretamente, sujeito ao controlo do empregador. Por tempo de trabalho entende-se, além do período normal de trabalho, o que preceder o seu início, em atos de preparação ou com ele relaci-onados, e o que se lhe seguir, em atos também com ele relacionados, e ainda as interrupções normais ou forçosas de trabalho.

Quais as prestações garantidas

em caso de acidente de trabalho?

O direito do trabalhador à reparação por aci-dente de trabalho compreende dois grupos de prestações:

• Prestações em espécie: a assistência médica e cirúrgica, geral ou especializada,

incluindo todos os elementos de diagnós-tico e de tratamento que forem necessá-rios, bem como as visitas domiciliárias, a assistência medicamentosa e farmacêutica, os cuidados de enfermagem, a hospitali-zação e os tratamentos termais, a hospe-dagem, os transportes para observação, tratamento ou comparência a atos judi-ciais, o fornecimento de ajudas técnicas e outros dispositivos técnicos de compensa-ção das limitações funcionais, bem como a sua renovação ou reparação (mesmo dete-rioração em consequência de uso ou des-gaste normal), os serviços de reabilitação e reintegração profi ssional e social, incluindo a adaptação do posto de trabalho, os ser-viços de reabilitação médica ou funcional para a vida ativa, o apoio psicoterapêutico, sempre que necessário à família do sinis-trado, e, por fi m, a assistência psicológica e psiquiátrica ao sinistrado e respetiva famí-lia, quando reconhecida como necessária pelo médico assistente.

• Prestações em dinheiro: a indemnização por incapacidade temporária; a pensão provisória; a indemnização em capital e pensão por incapacidade permanente; a prestação suplementar para assistência de terceira pessoa; os subsídios por situação de elevada incapacidade permanente, por morte, por despesas de funeral, para rea-daptação de habitação, e para a frequência de ações no âmbito da reabilitação profi s-sional e reintegração no mercado de traba-lho, e a pensão por morte.

(7)

O que é a remição de uma

pensão?

A remição de uma pensão consiste no pagamento das pensões (devidas men-salmente), ou de parte destas, de uma só vez, sob a forma de um capital único.

Em que condições podem ser remidas

as pensões?

São obrigatoriamente remidas as pensões anuais e vitalícias devidas a sinistrados com incapacidade permanente parcial inferior a 30% e as pensões anuais e vitalícias devidas a benefi ciários legais por morte, desde que em qualquer dos casos, o valor da pensão anual não seja superior a seis vezes da retribuição mínima mensal garantida, em vigor no dia seguinte à data da alta ou da morte.

Em determinadas condições previstas na lei pode ainda ser requerida a remição parcial das pensões, a pedido dos pensionistas ou dos benefi ciários legais.

As pensões são anualmente

atualizáveis?

O valor das pensões devidas por acidente de trabalho é anualmente atualizável, de acordo com uma fórmula que inclui como referenciais os valores do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Preços no Consumidor (IPC).

O que se entende por

trabalhador independente?

Considera-se trabalhador independente o que exerça uma atividade por conta própria. Está dispensado de contratar seguro aquele cuja produção se destine exclusivamente ao consumo ou utiliza-ção por si próprio e pelo seu agregado familiar.

Quais as regras do seguro

de acidentes de trabalho

do trabalhador independente?

O seguro do trabalhador independente rege- -se, com as devidas adaptações, pelas mesmas disposições do seguro do trabalhador por conta de outrem, salvo no que foi previsto em legislação específi ca.

Que regime se aplica a um acidente

cujo sinistrado seja simultaneamente

trabalhador por conta de outrem

e independente?

Havendo dúvidas sobre o regime aplicável, presume-se, até prova em contrário, que o acidente ocorreu ao serviço da entidade empregadora. Provando-se que o acidente ocorreu quando o sinistrado exercia funções de trabalhador independente, a entidade pre-sumida como responsável adquire o direito de regresso contra a empresa de seguros do trabalhador independente ou contra o próprio trabalhador.

(8)

Qual o âmbito territorial do seguro

de acidentes de trabalho

do trabalhador por conta de outrem?

O seguro de acidentes de trabalho do trabalha-dor por conta de outrem é válido em todo o território nacional e no estrangeiro, desde que ao serviço de uma empresa portuguesa, salvo se a legislação do Estado onde ocorreu o aci-dente reconhecer o direito à reparação, caso em que o trabalhador pode optar por qualquer dos regimes.

Qual o âmbito territorial do seguro

de acidentes de trabalho

do trabalhador independente?

O seguro de trabalhadores independentes é válido para todo o território nacional, e para o território dos Estados Membros da União Europeia onde o trabalhador exerça a sua ati-vidade desde que por período não superior a quinze dias. Para um período superior a quinze dias, ou no caso do trabalhador exercer a sua atividade em Estados não Membros da União Europeia, terá de ser contratada uma extensão de cobertura.

Quais os deveres gerais

de informação do segurador antes

da celebração do contrato?

Em termos gerais, cabe ao segurador prestar todos os esclarecimentos exigíveis e infor-mar o tomador do seguro das condições do

contrato, nomeadamente sobre a sua identi-dade, o âmbito do risco que se propõe cobrir, exclusões e limitações de cobertura, valor do prémio, ou seu método de cálculo, formas de pagamento e consequências da falta de pagamento, agravamentos ou bónus, duração do contrato e do respetivo regime de renova-ção, de denúncia e de livre resolurenova-ção, regime de transmissão do contrato, modo de efetuar reclamações, mecanismos de proteção jurídica e autoridade de supervisão, bem como regime da lei aplicável ao contrato.

As informações que o segurador se encontra obrigado a transmitir devem ser prestadas de forma clara, por escrito e em língua portu-guesa, antes de o tomador do seguro se vin-cular.

A proposta de seguro deve conter uma menção comprovativa de que as informações que o segurador tem de prestar foram dadas a conhecer ao tomador do seguro antes de este se vincular.

Nos seguros de riscos de massa há um especial dever de esclarecimento pelo segurador, pré--celebração do contrato, sobre a adequação da cobertura oferecida em concreto para o efeito do cumprimento pelo tomador de seguro da obrigação de seguro, assim como de respon-der a todos os pedidos de esclarecimento do tomador do seguro.

(9)

O incumprimento dos deveres de infor-mação e de esclarecimento faz incorrer o segurador em responsabilidade civil, nos termos gerais, e confere ainda ao tomador do seguro, se o incumprimento se reportar a informação determinante da decisão de contratar, o direito de resolução do contrato, que deve ser exercido no prazo de 30 dias a contar da receção da apólice, tendo a cessação efeito retroativo e o tomador do seguro direito à devolução da totalidade do prémio pago. Este regime de sanção é aplicável ainda quando as condições da apólice não estejam em conformidade com as informações prestadas antes da celebração do contrato.

Quais os deveres de informação

do tomador do seguro antes da

celebração do contrato?

A proposta de seguro vai dar a conhecer ao segurador o risco a segurar e deve ser preen-chida com todo o rigor, devendo o tomador do seguro declarar com exatidão todas as cir-cunstâncias que conheça e que razoavelmente deva ter por signifi cativas para a apreciação do risco pelo segurador. Este pode apresentar um questionário, que deverá ser preenchido de um modo completo e verdadeiro, devendo ser declaradas quaisquer outras circunstâncias relevantes que não estejam contempladas no questionário.

É com base na declaração inicial do risco que o segurador o avalia e decide sobre a sua aceita-ção, podendo solicitar informações adicionais se os elementos que constam da proposta não

forem sufi cientes.

Se o tomador do seguro, ao efetuar a decla-ração do risco tiver intenção de enganar o segurador, ou seja atue com dolo, prestando declarações incompletas ou inexatas, o con-trato é anulável, não estando o segurador obri-gado a cobrir o sinistro que ocorra ou antes de ter tido conhecimento da omissão ou inexati-dão da declaração de risco, ou nos três meses posteriores a esse conhecimento.

Se o tomador do seguro, ao efetuar a declara-ção do risco, prestar declarações incompletas ou inexatas, mas não tiver intenção de enga-nar o segurador, ou seja atue com negligência, o segurador pode propor uma alteração do contrato ou fazê-lo cessar nos termos da lei. Havendo sinistro, o segurador cobre o sinis-tro na proporção da diferença entre o prémio pago e o que seria devido se tivesse podido conhecer completamente o risco, mas pode não cobrir o sinistro, se demonstrar que não celebra contratos para o risco omitido ou declarado inexatamente, fi cando nesse caso apenas vinculado à devolução do prémio.

Quando se inicia a cobertura dos

riscos pelo contrato?

A cobertura dos riscos inicia-se no dia e hora

indicados no contrato e depende do prévio

(10)

Qual a duração do contrato?

A duração do contrato é a indicada no con-trato, podendo ser por um período certo e determinado (seguro temporário) ou por um ano prorrogável por novos períodos de um ano. Os efeitos do contrato cessam às 24 horas do último dia do seu prazo.

Qual a retribuição a considerar para

efeitos de seguro do trabalhador por

conta de outrem?

A retribuição para efeitos de seguro corres-ponde a todas as

prestações recebidas pelo trabalhador com caráter de regularidade que não se destinem a compensar custos ale-atórios, que incluem designadamente os subsídios de férias e de Natal.

Qual a retribuição a considerar para

efeitos de seguro do trabalhador

independente?

A retribuição a considerar para efeitos de seguro é da responsabilidade do trabalhador independente, não podendo ser inferior a catorze vezes o salário mínimo nacional. Para valor superior ao mínimo referido o segurador reserva-se o direito de exigir prova de rendi-mento; não o fazendo no momento da subscri-ção ou alterasubscri-ção do contrato, será considerado para efeitos das prestações devidas pelo segu-rador o valor declarado.

Existem limites ao montante das

prestações?

Nos casos em que a retribuição segura corres-ponder à retribuição real, e no que respeita às prestações em espécie, as prestações a cargo do segurador não têm qualquer limite, devendo o mesmo suportar, por exemplo, todas as despe-sas médicas necessárias e adequadas ao resta-belecimento do estado de saúde do sinistrado, por forma a repor a sua capacidade de trabalho ou de ganho. Já no que se refere às prestações em dinheiro, estas dependem do montante da retribuição declarado para efeitos de seguro. Quando a retribuição declarada pela enti-dade empregadora, para efeitos de seguro, for inferior à real, o tomador do seguro responde:

a) Pela parte das indemnizações por incapacidade tem-porária e pensões correspondente à diferença;

b) Proporcionalmente pelas despesas efetuadas com a hospitalização e assis-tência clínica.

Quais as obrigações do tomador do

seguro (no seguro de acidentes de

trabalho do trabalhador por conta de

outrem) anteriores ao sinistro?

O tomador do seguro deve: enviar ao

segu-rador, até ao dia 15 de cada mês, cópia das

Tomador do seguro

Pessoa que celebra o contrato de seguro com a empresa de seguros, sendo res-ponsável pelo pagamento do prémio. No seguro do trabalhador por conta de outrem é o empregador, e no seguro do trabalhador independente é o próprio trabalhador.

(11)

declarações de remunerações do seu pessoal remetidas à Segurança Social, relativas às retri-buições pagas no mês anterior, devendo no envio ser mencionada a totalidade das remu-nerações previstas na lei como integrando a retribuição para efeito de cálculo da repara-ção por acidente de trabalho, devendo ainda ser indicados os praticantes, os aprendizes e os estagiários; permitir ao segurador o exame da documentação de base das declarações acima referidas, bem como a prestar-lhe qual-quer informação que este julgue conveni-ente; comunicar previamente ao segurador a deslocação das pessoas seguras a território de Estado não Membro da União Europeia, bem como a deslocação a território de Estado Membro da União Europeia caso seja superior a 15 dias.

Em caso de ocorrência de um acidente de trabalho, o tomador do seguro deve: preencher a participação de acidente de trabalho prevista legalmente e enviá--la ao segurador no prazo de 24 horas, a partir do respetivo conhecimento; participar imediatamente ao segurador os acidentes mortais, sem prejuízo do posterior envio da participação acima referida; fazer apresentar sem demora o sinistrado ao médico do segurador, salvo se tal não for possível e a necessidade urgente de socorros impuser o recurso a outro médico.

Quais as obrigações do segurador

em caso de sinistro?

O segurador obriga-se a satisfazer a prestação contratual ao sinistrado, após a confi rmação da ocorrência do sinistro e das suas causas, cir-cunstâncias e consequências.

As averiguações necessárias ao reconheci-mento do sinistro e à avaliação dos danos devem ser efetuadas pelo segurador com a adequada prontidão e diligência.

A obrigação do segurador vence-se decorridos 30 dias sobre o apuramento dos factos a que se refere o número anterior.

A quem compete designar o médico

assistente do sinistrado?

O segurador, tem o direito de designar o médico assistente do sinistrado.

O sinistrado poderá no entanto recorrer a outro médico: ou quando a entidade empre-gadora, ou quem a represente, não se encon-trar no local do acidente e houver urgência nos socorros; ou se o segurador não lhe nomear médico assistente, ou enquanto o não fi zer; ou se o segurador renunciar ao direito de esco-lha; ou se ao sinistrado for dada alta sem estar curado, devendo neste caso requerer exame pelo perito do tribunal. Enquanto não houver médico assistente designado, será como tal considerado o médico que tratar o sinistrado. O sinistrado poderá ainda escolher o médico cirurgião nos casos de intervenção cirúrgica de alto risco e naqueles em que, como conse-quência da intervenção cirúrgica, possa correr perigo de vida.

(12)

Qual a informação clínica a que

o sinistrado tem direito?

O sinistrado tem direito a receber em qual-quer momento e a seu requal-querimento cópia de todos os elementos respeitantes ao seu pro-cesso, designadamente o boletim de alta e os exames complementares de diagnóstico em poder do segurador.

Quando há lugar a revisão

das prestações?

O sinistrado ou o responsável pelo pagamento, pode, uma vez em cada ano civil, requerer a revisão das prestações (e mesmo a sua extin-ção), quando se verifi que uma modifi cação na capacidade de trabalho ou de ganho do sinis-trado, proveniente de agravamento, recidiva, recaída ou melhoria da lesão ou doença que deu origem à reparação, ou de intervenção clínica ou da aplicação de ajudas técnicas e outros dispositivos técnicos de compensação ou ainda de reabilitação e reintegração profi s-sional e readaptação ao trabalho.

Como se pode fazer cessar

um contrato de seguro?

O contrato de seguro cessa nos termos gerais, nomeadamente por revogação, caducidade, denúncia e resolução.

Em que consiste a revogação

do contrato?

A revogação implica a existência de um acordo entre o tomador do seguro e o segurador no sentido de fazer cessar o contrato, podendo ocorrer a todo o tempo.

Em que casos pode ocorrer

a resolução do contrato?

O contrato pode ser resolvido pelas partes a todo o tempo, havendo justa causa, mediante correio registado. A resolução do contrato

produz os seus efeitos às 24 horas do dia em

que se verifi que.

O que sucede aos riscos recusados?

Os riscos que sejam recusados por, pelo menos, três seguradores são colocados pelo Instituto de Seguros de Portugal (a autoridade de supervisão dos seguros e dos fundos de pensões) junto de seguradores designados para o efeito, podendo o Instituto ressegurar e retroceder tais riscos.

O que é o Fundo de Acidentes

de Trabalho?

O Fundo de Acidentes de Acidentes de Trabalho (FAT) é um fundo público dotado de personalidade judiciária e de autonomia administrativa e fi nan-ceira, que funciona junto do Instituto de Seguros de Portugal, a quem compete a sua gestão técnica e fi nanceira.

Principais competências

• Garantir o pagamento das prestações que forem devidas por acidentes de trabalho sempre que, por motivo de incapacidade económica objetivamente caraterizada em processo judicial de insolvência ou pro-cesso equivalente, ou propro-cesso de recu-peração de empresa, ou por motivo de

(13)

ausência, desaparecimento ou impossi-bilidade de identifi cação, não possam ser pagas pela entidade responsável;

• Pagar os prémios do seguro de acidentes de trabalho das empresas que, no âmbito de um processo de recuperação, se encon-trem impossibilitadas de o fazer, mediante requerimento apresentado pelo gestor da empresa;

• Reembolsar as empresas de seguros dos montantes relativos às atualizações das pensões devidas por incapacidade per-manente igual ou superior a 30% ou por morte, bem como às atualizações da pres-tação suplementar por assistência de ter-ceira pessoa, derivadas de acidentes de trabalho ou de acidentes em serviço;

Fontes de fi nanciamento principais:

• Uma percentagem a cobrar pelas empre-sas de seguros aos tomadores de seguros sobre os salários considerados, sempre que sejam processados prémios da moda-lidade “Acidentes de Trabalho;

• Uma percentagem a suportar pelas empre-sas de seguros sobre o valor correspon-dente ao capital de remição das pensões em pagamento à data de 31 de dezem-bro de cada ano, bem como sobre o valor da provisão matemática das prestações suplementares por assistência de terceira pessoa, em pagamento à data de 31 de dezembro de cada ano;

• Os valores que venham a ser recuperados junto das entidades responsáveis (empre-gadores ou empresas de seguros insolven-tes) a título de reembolso relativamente às prestações pagas e responsabilidades assumidas com sinistrados e/ou benefi ciá-rios de acidentes de trabalho.

• Os montantes que revertam para o FAT em caso de morte de sinistrado de acidente de trabalho que não deixe benefi ciários com direito a pensão;

• O produto das coimas que, nos termos da lei, revertam a seu favor;

• Outros valores que legalmente lhe sejam atribuídos.

(14)

Glossário

APÓLICE DE SEGURO Documento que contém as condições do contrato de seguro acordadas

pelas partes e que incluem as condições gerais, especiais e particulares.

BENEFICIÁRIO Pessoa ou entidade com direito às prestações previstas no contrato de seguro. COBERTURA

OU GARANTIA

Conjunto de eventos aleatórios cuja verifi cação determina a prestação do segurador ao abrigo do contrato.

CONTRATO DE SEGURO

Contrato através do qual o segurador assume a cobertura de determinados riscos, comprometendo-se a satisfazer as prestações convencionadas em caso de ocorrência do sinistro, nos termos acordados.

Em contrapartida, o tomador do seguro obriga-se a pagar o prémio correspondente.

EXCLUSÃO Cláusula de um contrato de seguro que procede à delimitação negativa do

âmbito da cobertura, isto é, defi ne aquilo que o seguro não cobre.

JUSTA CAUSA Razão aceitável à luz das regras legais e contratuais do caso em concreto.

LIVRE RESOLUÇÃO Possibilidade de solicitar a cessação do contrato de seguro sem necessidade

de invocar um motivo.

PARTICIPAÇÃO DE SINISTRO

Comunicação ao segurador da ocorrência de um sinistro, no âmbito de um contrato de seguro. A participação deve conter todas as informações importantes para a análise e avaliação do sinistro, nomeadamente indicar as causas, a data e o local do acontecimento e os danos sofridos.

PESSOA SEGURA Pessoa cuja vida, saúde ou integridade física se segura.

PRÉMIO Valor total, incluindo taxas e impostos, que o tomador do seguro deve pagar

ao segurador pelo seguro.

PROPOSTA DE SEGURO

Documento através do qual o tomador do seguro expressa a vontade de celebrar o contrato de seguro e dá a conhecer ao segurador o risco que pretende segurar.

(15)

PRORROGAÇÃO Prolongamento de um contrato de seguro para além do seu prazo inicial de

duração e por igual período, desde que nenhuma das partes se oponha.

RESOLUÇÃO Cessação antecipada de um contrato de seguro por iniciativa de uma das

partes.

RISCO Incerteza associada a um acontecimento futuro, seja quanto à sua realização,

seja ao momento em que ocorre, seja a ambos.

SEGURADO Pessoa ou entidade no interesse da qual é feito o contrato de seguro ou

pessoa cuja vida, saúde ou integridade física se segura (pessoa segura).

SEGURADOR Entidade legalmente autorizada a exercer a atividade seguradora e que é

parte no contrato de seguro.

SEGURO DE GRANDES RISCOS

Contrato através do qual o segurador cobre os riscos que são considerados, por lei, “grandes riscos”.

Os grandes riscos abrangem determinados ramos ou por si só (ex: danos em aeronaves e em embarcações marítimas), ou associados à natureza profi ssional dos concretos tomadores do seguro (crédito e caução), ou, por fi m, associados a tomadores de seguro que sejam empresas acima de certa dimensão.

SEGUROS DE RISCOS DE MASSA

Contrato através do qual o segurador cobre os riscos que, por lei, não são considerados “grandes riscos”.

Estes contratos cobrem riscos comuns para a maioria das pessoas ou entidades.

Por exemplo, o seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel ou o seguro de acidentes de trabalho.

SINISTRO Verifi cação do evento que aciona a cobertura do risco prevista no contrato. TOMADOR DO

SEGURO

Pessoa que celebra o contrato de seguro com a empresa de seguros, sendo responsável pelo pagamento do prémio.

(16)
(17)
(18)

Av. da República, n.º 76, 1600-205 Lisboa Tel.: (+351) 21 790 31 00

Endereço eletrónico: isp@isp.pt www.isp.pt

Referências

Documentos relacionados

Para as condições do estudo, pode concluir-se que a variação do nível de ruído resultante do tipo de pneu reduz à medida que a velocidade aumenta e que a

Geralmente a calibração de termovisores é feita na maioria das vezes pelo próprio fabricante sendo considerada somente a diferença entre o valor indicado pelo

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

• Proposta de 3 algoritmos de aproxima¸c˜ ao baseados em relaxa¸c˜ ao linear do problema de otimiza¸c˜ ao linear inteira para a obten¸c˜ ao de resultados aproximados em

Problemas com acesso ao porto, tanto pelo modal ferroviário como rodoviário, impacta diretamente nos prazos de entrega e eficiência; filas de espera de caminhões,

ARTIGO 13 – CONDIÇÕES PARA EVENTUAIS TROCAS DE MOTORES: O fornecedor contratado disponibilizará um número MINIMO de 20% (vinte por cento), Com no mínimo de 3

Regularização e encargos perante os órgãos competentes da divergência da área construída que vier a ser apurada no local com a lançada no IPTU, assim como