• Nenhum resultado encontrado

Disponibilização de Informação sobre Recursos Hídricos via INTERNET

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disponibilização de Informação sobre Recursos Hídricos via INTERNET"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Disponibilização de Informação

sobre Recursos Hídricos via

INTERNET

INTRODUÇÃO

O Ministério do Ambiente, através do Instituto da Água (INAG) e Direcções Regionais do Ambiente (DRA) dispõe actualmente de um Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) que permite a esses organismos desempenharem de forma mais eficiente as suas funções no domínio dos recursos hídricos. Uma das preocupações prioritárias foi, desde o início do desenvolvimento deste sistema, a disponibilização da informação para além das fronteiras do ambiente controlado de Rede Local do Ministério do Ambiente, proporcionando o fácil acesso à informação por parte de entidades exteriores, públicas e privadas, e do público em geral.

Com a disponibilização da informação através da INTERNET o INAG pretende divulgar todos os dados e análises que estão inerentes aos recursos hidrícos. Para aceder à informação é necessário que o utilizador da internet conheça o endereço do INAG (http://www.inag.pt) e possua um browser que emule pelo menos as capacidades do Internet Explorer V 3.0.

A aplicação serve simultaneamente os utilizadores da intranet do INAG assim como os utilizadores externos ao INAG que acedem ao SNIRH via internet.

O sistema de informação é constituido por uma base de dados ORACLE e por um conjunto de programas em SQL.

A aplicação constitui uma ferramenta de interface entre o utilizador e a base de dados ORACLE. Na sequência de um pedido realizado pelo utilizador, a aplicação consulta a base de dados e gera dinamicamente páginas de html com os dados solicitados. Estas páginas são enviadas pelo servidor ao computador cliente e são interpretadas pelo browser do computador cliente.

As páginas html são geradas por scripts TCL que incluem comandos SQL para consultar a base de dados.

Para algumas tarefas específicas foram criados comandos em Java e Active-X que consultam a base de dados directamente a partir do computador cliente. Os programas em Active-X foram desenvolvidos em ambiente Delphi V. 3.0 e os programas em Java em ambiente Café Pro.

INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA

A disponibilização dos dados e da informação é apresentada nas seguintes formas :

a)

informação textual;

(2)

A informação textual compreende : Boletim Mensal

Figura 1 - Ecrã principal do boletim mensal

No boletim Mensal apresenta-se o acompanhamento mensal da situação dos recursos hidrícos ao nível do país.

Como podemos observar na Figura 1 os temas focados são:

Precipitação - Avaliação da Precipitação com base em dados recolhidos em 37 estações udométricas;

Escoamento - Escoamento mensal, mensal médio e mensal mínimo

histórico, para cada uma das 18 estações hidrométricas consideradas; Armazenamento das albufeiras - Acompanhamento mensal dos níveis e volumes armazenados em 67 albufeiras;

Níveis Piezométricos - Análise mensal de evolução de níveis piezométricos e dos caudais das nascentes;

Qualidade da Água - Classificação dos Cursos de Água Superficiais de acordo com as suas características de qualidade para Usos Múltiplos.

(3)

Iniciativas do INAG - Neste tema anunciam-se as sessões temáticas, seminários e outras iniciativas a promover pelo INAG sobre temas actuais de recursos hidrícos.

Estudos e Projectos - Neste módulo é apresentado informação sobre estudos ou projectos efectuados pelo INAG, alguns em parceria com outras instituições. São eles :

Estudos de Águas Superficiais :

• Avaliação de recursos hídricos em regime natural; • Avaliação da erosão na bacia do Guadiana;

• Avaliação de recursos hídricos na União Europeia, EUROSTAT/UE;

• O Sistema de Vigilância e Alerta de Cheias;

• Analysis of Regional Drought in the Sado River Basin; • A Proposal of Indices to Identify Desertification Prone Areas; • Sediment Transport in Southern Portugal - Tagus and Guadiana

Rivers

Estudos de Águas Subterrâneas :

• Estudo dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Alentejo (ERHSA);

• Definição, caracterização e Cartografia dos Sistemas Aquíferos de Portugal Continental;

• Vulnerabilidade de aquíferos;

Figura 3 - Exemplo de páginas do tema, Definição, caracterização e Cartografia dos Sistemas Aquíferos de Portugal Continental

Estudos de Qualidade da Água:

• Tratamento de águas residuais urbanas;

(4)

Outros Estudos:

• Zonas balneares;

• Centro temático das águas interiores, Agência Europeia do Ambiente/UE;

• Normalização de metadados no âmbito do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

Figura 4 - Páginas sobre a qualidade das águas balneares no concelho de Póvoa do Varzim.

Inventários - Apresenta-se o inventário das Albufeiras, estando em fase de finalização os inventários de Captações Superficiais e Subterrâneas.

Relativamente ao inventário das Albufeiras estão disponíveis para cada aproveitamento os seguintes temas :

• Caracterização da barragem, albufeira e respectiva bacia hidrográfica;

• Disponibilidades hídricas e qualidade da água; • Mapa temático do estado trófico;

• Mapa temático de usos;

• Mapa temático da classificação das albufeiras para actividades secundárias;

• Mapa temático de planos de ordenamento.

Além dos temas apresentados anteriormente, podemos também efectuar a consulta à base de dados, obtendo assim informação em tempo real, sobre determinada albufeira.

(5)

Séries de tempo e relatórios

No que respeita às séries de tempo são disponibilizados os valores de parâmetros de variáveis hidrometeorológica observadas nas estações de medição das redes de monitorização de recursos hídricos.

Neste momento podem-se consultar dados relativos às redes de albufeiras, meteorológicas, hidrométrica, piezométrica e de qualidade da água, conforme o Quadro 1.

QUADRO 1 – Dados disponibilizados

Rede de monitorização Número de estações Número de parâmetros

Albufeiras 90 13 Estações meteorológicas 733 9 Rede hidrométrica 332 6 Rede piezométrica 259 2 Rede de qualidade da água 149 115 TOTAL 1563 145

A pesquisa dos dados armazenados é simples, intuitiva e rápida.

A pesquisa da base de dados é efectuada seleccionando sucessivamente :

• a bacia hidrográfica; • a rede de monitorização; • a estação de monitorização; • parâmetro da variável hidrometeorológica; • o período de tempo.

É sempre dada ao utilizador a possibilidade de realizar selecções compostas. O utilizador pode, por exemplo, seleccionar simultaneamente as bacias do Lima, Ave e Cávado e as redes hidrométrica e de qualidade de água.

(6)

As selecções são feitas sobre combo-boxes cujos elementos são o resultado de selecções anteriores. Deste modo, se o utilizador seleccionou a bacia do rio Douro e a rede climatológica apenas as estações desta rede localizadas naquela bacia podem ser seleccionadas no passo seguinte. A qualquer momento é dado ao utilizador a possibilidade de voltar atrás e corrigir selecções anteriores.

Os dados seleccionados podem ser visualizados em formato livre ou organizados em formato de relatório. Os dados seleccionados podem ser transferidos para o computador pessoal do utilizador para posterior tratamento e análise em ambiente local.

Os relatórios constituem uma forma normalizada de apresentação dos dados das séries de tempo armazenados no sistema de informação, podendo incluir estatísticas resumo, gráficos de evolução temporal das variáveis ou comparativos com condições padrão.

Figura 5 – Relatório relativo à albufeira da Agueira, disponibilizado através das páginas dinâmicas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A disponibilização de informação sobre os recursos hídricos nacionais deriva de uma consciencialização global sobre a fragilidade de um recurso escasso e insubstituível, como é a água, indo também ao encontro de uma necessidade de conhecimento actualizado da parte não só das entidades com responsabilidade na gestão e planeamento de recursos hídricos como da parte do cidadão comum.

No primeiro aspecto pode mencionar-se a oportunidade de um sistema integrado de informação hidrológica num momento em que se encontram em desenvolvimento os 15 Planos de Bacia Hidrográfica (onde se incluem os das quatro grandes bacias partilhadas com a Espanha - Minho, Douro, Tejo e Guadiana).

O facto da informação geo-referenciada disponibilizada pela dIRH se encontrar igualmente acessível ao cidadão comum vai ao encontro da directiva da União Europeia sobre o livre acesso à informação ambiental (Directiva 90/313/EEC) onde se visa garantir que as

(7)

instituições públicas dos estados membros disponibilizem os dados sobre o ambiente a todos os interessados.

Através da dIRH, o instituto da Água dá corpo a esta directiva e vai ao encontro das orientações e medidas propostas no livro Verde para a Sociedade da informação em portugal (http://www.missao-si.mct.pt). Dá-se ainda cumprimento ao disposto sobre o direito de acesso aos arquivos e registos administrativos, consagrado no nº 2 do artº 268º da Constituição.

Referências

Documentos relacionados

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Como corolário deste resultado obtemos o Teorema 5.2.10 que conclui acerca da existência genérica de ramos de soluções espacialmente periódicas por uma rede hexagonal e com

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Este estudo foi realizado por meio de revisão da literatura de artigos, livros e dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem por objetivo sistematizar as informações, sobre a

El hombre del Tercer Cine, ya sea desde un cine-guerrilla o un cine-acto, con la infinidad de categorías que contienen (cine-carta, cine-poema, cine-ensayo,

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria