• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CASSIO LITSUO KOGA PLANO DE NÉGOCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM ESTÚDIO DE PILATES EM CURITIBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CASSIO LITSUO KOGA PLANO DE NÉGOCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM ESTÚDIO DE PILATES EM CURITIBA"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CASSIO LITSUO KOGA

PLANO DE NÉGOCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM ESTÚDIO DE PILATES EM CURITIBA

CURITIBA 2016

(2)

CASSIO LITSUO KOGA

PLANO DE NÉGOCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM ESTÚDIO DE PILATES EM CURITIBA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obter o grau de MBA, no curso de Gestão Estratégica da Universidade Federal do Paraná.

Orientador: Professor Gustavo Abib

CURITIBA 2016

(3)

RESUMO

O plano de negócio apresentado neste trabalho tem como objetivo demonstrar que é possível implantar um estúdio de pilates de qualidade na cidade de Curitiba.Para criar o plano de negócio foram realizadas pesquisas de mercado, levantamento de custos, verificação de riscos e criação de um plano financeiro para que o empreendimento seja sustentável.

Palavras chaves: Plano de negócio, implantação de estúdio de pilates, viabilidade de negócio, estudo de mercado.

(4)

ABSTRACT

The business plan presented in this study aims to demonstrate that is possible to implant a quality Pilates studio in Curitiba. To develop this business plan marketing research, costing, risk verification and creation of a financial plan were carried out to make a sustainable venture.

(5)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

(6)

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 - RENDIMENTO MÉDIO MENSAL DOS DOMICÍLIOS PARTICULARES

SEGUNDO AS REGRAS REGIONAIS DE CURITIBA ... 19

TABELA 2 - EMPRESAS DE ATIVIDADE DE CONDICIONAMENTO FÍSICO EM CURITIBA... 21

TABELA 3 - POPULAÇÃO DE CURITIBA SEPARADA POR BAIRROS ... 23

TABELA 4 - DADOS COMPILADOS ... 25

TABELA 5 - PREÇO DOS CONCORRENTES NA REGIÃO DE ATUAÇÃO (BIGORRILHO) ... 26

TABELA 6 - INVESTIMENTOS INICIAIS ... 29

TABELA 7 - DESPESAS COM QUADRO FUNCIONAL ... 30

TABELA 8 - CUSTOS FIXOS MENSAIS ... 31

TABLEA 9 - PREVISÃO DE IMPOSTOS ... 32

TABELA 10 - PREVISÃO DE FATURAMENTO MENSAL ... 32

TABELA 11 - PREVISÃO DE FLUXO DE CAIXA ... 34

(7)

LISTA DE QUADROS

(8)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 8 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA ... 8 1.2 PROBLEMA ... 8 1.3 JUSTIFICATIVA ... 8 1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA ... 9 1.4.1 Objetivos Específicos... 10 2 REFERENCIAL TEÓRICO ... 11 3 METODOLOGIA ... 14 4 PLANO DE NEGÓCIOS ... 15 4.1 SUMÁRIO EXECUTIVO... 15 4.1.1 Enunciado do Projeto... 15 4.1.2 Visão ... 16 4.1.3 Objetivo ... 16 4.1.4 Missão ... 16 4.1.5 Estratégia ... 16 4.2 PLANOS DE MARKETING ... 18 4.2.1 Estratégia de Produto ... 18

4.2.2 Estratégia de Localização e Preço ... 18

4.2.3 ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO ... 27

4.2.4 DIFERENCIAL COMPETITIVO ... 27 4.3 PLANO OPERACIONAL ... 28 4.3.1 CAPACIDADE INSTALADA ... 28 4.4 PLANO FINANCEIRO ... 29 4.5 PLANO JURÍDICO ... 36 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 37 REFERÊNCIAS ... 38

(9)

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade de implementação de um estúdio de pilates na cidade de Curitiba, Paraná.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Realizar um estudo para elaborar um plano de negócios no ramo de prestação de serviços especificamente voltados a prática de pilates na cidade de Curitiba, Paraná. O estudo contemplará estudo demográfico, socioeconômico, viabilidade econômica, análise de concorrentes, e público alvo do negócio.

1.2 PROBLEMA

Atualmente existem vários estúdios de pilates na cidade e com o estudo a ser realizado será possível verificar a viabilidade econômica, os riscos e ações necessárias para implantação de um estúdio de pilates em Curitiba.

1.3 JUSTIFICATIVA

A busca por qualidade de vida através da prática de atividades físicas vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Conforme pesquisa realizada pela VIGITEL - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônica, houve um crescimento de 11% de pessoas que praticam atividades físicas nos horários vagos entre 2009 e 2013 (PORTAL BRASIL, 2014).

(10)

Segundo a presidente da Associação Brasileira de PilatesSolainePerine, devido à rápida percepção dos resultados, o pilates é a modalidade que mais ganha adeptos no mundo. As principais razões que motivam as pessoas a procurarem o pilates são variadas, que vão desde a busca por atividades físicas para obter um corpo saudável até a prática para ajudar a prevenção e tratamentos de lesões, segundo Inelia Garcia, que é uma das primeiras instrutoras do método Pilates no Brasil. (COSTA, 2011)

Com o aumento da prática de atividades físicas no Brasil e com a velocidade com que o piltates vem ganhando adeptos que surgimento de vários estúdios de pilates por todo o país. Especificamente na cidade de Curitiba, que é o objetivo deste estudo, verificamos através das análises dos dados do Sebrae nos últimos anos houve um crescimento considerável de empresas com foco em atividades de condicionamento físico, que é a categoria que se enquadram os estúdios de pilates, na cidade. Analisando os dados dos bancos de dados do Sebrae é possível, por exemplo, verificar um aumento 48% de empresas enquadradas nesta categoria em Curitiba com os dados obtidos do banco de dados do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Estratégico realizou um estudo e concluiu que a maior causa de mortalidade precoce de microempresas, que é o caso da maioria dos estúdios de pilates, é a falta de planejamento e informações do mercado. Segundo a pesquisa realizada em 2013, 41,64% das empresas encerram as atividades por este motivo. (IBPT, 2013)

Após analisar o cenário apresentado, o trabalho consiste em criar um plano de negócio para implantação de um estúdio de pilates na cidade de Curitiba para que a decisão seja implantação seja tomada de forma a mitigar os riscos de um encerramento precoce das atividades.

1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA

Desenvolver um plano de negócios para implantação de um estúdio de pilates em Curitiba.

(11)

1.4.1 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos para realização do plano de negócios são os seguintes listados abaixo:

a) Identificar na necessidade e potencial do negócio; b) Definir a estrutura necessária;

c) Identificar os custos para implantação de um novo estúdio de pilatesem Curitiba;

d) Identificar os riscos da implantação de um novo estúdio de pilates em Curitiba;

e) Definir o público alvo desejado;

f) Analisar os custos e riscos e apresentar um estudo de viabilidade econômica;

(12)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Antes de entender e criar um plano de negócio, segundo Wildauer (2011, p. 24) é fundamental o entendimento do motivo que dá origem a necessidade de criar ou desenvolver um plano de negócio, e esta origem é o empreendedorismo.

“Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa possui de formular uma ideia sobre um determinado produto ou serviço em um mercado, seja essa ideia nova ou não”. (WILDAUER, 2011, p. 25).

Pela visão de Dornelas (2008, p. 51) existem o empreendedorismo corporativo e o empreendedorismo de startup e muitas semelhanças entre elas tais como a capacidade visualizar uma oportunidade, fazer uma avaliação dos ganhos que podem ser obtidos e criar um plano para explorar a oportunidade. Neste estudo será explorado a visão de empreendedorismo de startup de Dornelas (2008, p. 52) que está relacionado à criação de um novo negócio.

Uma etapa importante, segundo Dornelas (2008, p. 88), antes de criar um plano de negócio é avaliar a oportunidade e identificar qual o potencial desta oportunidade considerando o mercado que será atendido, o quanto a oportunidade pode ser rentável, as vantagens competitivas e os recursos humanos necessários.

Após a realização da análise inicial segundo os aspectos mencionados acima e caso seja tomada a decisão avançar com a oportunidade, com objetivo de criar um negócio, é o momento de criar um plano de negócios, segundo Dornelas (2008, p. 101).

De acordo com Wildauer (2011, p. 39) o plano de negócio pode ser definido como:

“um documento no qual o empreendedor apresenta, em linguagem formal e objetiva, o negócio que quer conceber e propor para seus parceiros, sócios, e futuros investidores, expondo-lhes a visão, a missão e os objetivos do empreendimento, bem como o plano operacional (como irão funcionar as ideias), plano de marketing (para divulgação das ideias), plano financeiro (para captação, manutenção e distribuição de verbas) e plano jurídico (como respeitará e observará as leis e regulamentos do setor), de modo a

(13)

facilitar o entendimento e a aceitação do negócio por parte dos interessados.”

Existem vários modelos, de vários autores, de plano de negócios. Segundo Wildauer (2011, p. 56) um plano de negócios pode utilizar a abaixo, além dos planos de marketing, financeiro e jurídico.

a) Sumário Executivo

i. Enunciado do projeto ii. Apresentação da empresa

iii. Informação dos integrantes da empresa iv. Visão da empresa

v. Planejamento vi. Objetivos vii. Missão viii. Estratégias

ix. Produtos e tecnologia

x. Capital e investimentos da empresa xi. Análise contextual

b) Análise de Mercado

Dorneles (2008, p.105) apresenta várias estruturas de plano de negócios inclusive com exemplos de outros autores, e defende que não existe uma estrutura fixa e que o plano de negócios deve ser adaptado a cada oportunidade a ser analisada, mas ressalta que um plano deve possuir informações mínimas para entendimento do cenário, ou mercado, no qual a empresa atuará, assim como apresentar a estratégia do negócio, como a empresa será organizada operacionalmente, os objetivos a serem alcançados e os planos de marketing e financeiro.

Em um dos exemplos de estrutura apresentado por Dorneles (2008, p.106) são importantes como a análise estratégica, que possibilita identificar, em ambientes internos e externos, os riscos, forças e fraquezas que definem as ações e decisões do plano de negócios. Produtos e serviços e a análise de mercado devem definir o produto ou serviço adequado ao mercado definido. Na definição do produto e serviço

(14)

é apresentada a definição do negócio e identificação da oportunidade, ao passo que na análise de mercado deve apresentar informações de mercado obtidas através de pesquisas do mercado consumidor e a oportunidade que será explorada no plano de negócios. O plano financeiro é outro ponto importante apresentado por Dornelas (2008, p.108) por apresentar dentro da estrutura do plano de negócios o investimento necessário, o resultado planejado, o payback e taxa de retorno do investimento previstos para negócio.

Porter (2004, p.31) define como parte de uma estratégia competitiva a definição de como a empresa se posicionará perante os concorrentes e como definirá as ações para defender os seus interesses e buscar o seu espaço no mercado.

Existem três estratégias genéricas a estratégia de liderança no custo total, estratégia de diferenciação e estratégia de enfoque de acordo com Porter (2004, p. 36) e a adoção de qualquer uma das três estratégias é uma forma de obter uma vantagem em relação aos concorrentes.

Segundo Porter (2004, p.39) uma empresa pode obter várias vantagens competitivas quando tem um posicionamento estratégico baseado na diferenciação. A empresa pode obter maior nível de fidelização e a possibilidade de aplicar preços que permitam maiores margens.

Porter (2004, p.40) apresenta a estratégia do enfoque como uma maneira de atingir seu público alvo de maneira mais efetiva, pois com o enfoque pode também obter maiores ganhos por atender os clientes com um custo baixo, mas com alto nível de diferenciação.

Existe um complicador em atuar no meio termo, de acordo com Poter (2004, p.44), pois não ter uma estratégia genérica definida pode acarretar em perda de clientes por não ter um enfoque definido, ou seja, não ter o preço necessário para buscar a liderança no custo ou não possuir o diferencial necessário para buscar preços superiores.

(15)

3 METODOLOGIA

As informações e dados de mercado para elaborar o Plano de Negócio foram baseados em pesquisas na cidade de Curitiba no período do mês de junho a agosto de 2016. As coletas de informações foram realizadas através dos canais listados abaixo:

a) Consulta por telefone e e-mail;

b) Consulta em banco de dados de instituições de pesquisas através de acesso web;

(16)

4 PLANO DE NEGÓCIOS

Após as primeiras pesquisas e levantamento de potencial de negócio justificado através verificação de um crescimento pela procura de atividades relacionadas ao bem-estar e saúde no Brasil é necessário à elaboração de um plano de negócio. Com a elaboração de um plano de negócio será possível ter uma visão da viabilidade do empreendimento, os riscos, o melhor posicionamento no mercado, os recursos necessários e a estratégia adotada para buscar maior lucratividade e longevidade ao negócio proposto. O objetivo deste plano de negócio é auxiliar na análise e na tomada de decisão da melhor forma de investir os recursos disponíveis minimizando os riscos.

4.1 SUMÁRIO EXECUTIVO

O estudo e elaboração do plano de negócio baseado em um potencial de negócio em implementar uma empresa para atendimento ao público ofertando serviço no ramo de atividade de condicionamento físico, através de um estúdio de pilates, na cidade de Curitiba no estado do Paraná.

Serão apresentados cenários para elaboração do plano de negócios considerando e trabalhando com variáveis como localização, investimentos, estratégia e estrutura necessária.

4.1.1 Enunciado do Projeto

A empresa proposta no estudo é um estúdio de pilates que proverá serviços à comunidade na cidade de Curitiba. O estúdio contará com seis instrutores qualificados e uma secretária, uma sala ampla com dois conjuntos de equipamentos e com estacionamento para até 4 carros para os clientes.

(17)

4.1.2 Visão

Ser uma referência na cidade Curitiba na prestação de serviços especializados relacionados à prática de pilates à comunidade.

4.1.3 Objetivo

Ter o reconhecimento do mercado e dos clientes como um prestador de serviçorelacionado a prática de pilates, diferenciado através de mão de obra especializada, atendimento personalizado e qualificado.

4.1.4 Missão

Atender os clientes em um espaço adequado com a estrutura necessária para prática de pilates de forma personalizada e com instrutores altamente capacitados para prover um serviço de excelência e qualidade.

4.1.5 Estratégia

A estratégia da empresa foi definida através da análise SWOT – Streight, Weakness, OpportunityandThreat, após preenchimento da matriz Swotconforme Quadro 1 foramrealizadas as seguintes análises: ameaça com pontos fracos, ameaça com pontos fortes, oportunidade com pontos fracos e oportunidade com pontos fortes e foram definidas as seguintes ações estratégicas.

(18)

a) Criar um plano de marketing adequado contemplando a divulgação e promoção da empresa;

b) Criar um plano de desenvolvimento a médio prazo para diversificar as atividades de condicionamento físico ofertada pela empresa;

c) Manter o foco no atendimento personalizado e altamente qualificado; d) Diversificar os serviços ofertados para atender um público variado;

e) Criar um plano de desenvolvimento para sempre prover serviço diferenciado mantendo uma baixa rotatividade de profissionais;

f) Manter uma rotina de treinamento aos profissionais da empresa e manter a estrutura física necessária para fidelizar os clientes

As ações foram definidas para atender a estratégia baseada na diferenciação na prestação do serviço e enfoque em um público com elevada renda na cidade de Curitiba.

S - STREIGHT - PONTOS FORTE W - WEAKNESS - PONTO FRACOS

A empresa terá profissionais qualificados e

treinados A empresa precisa conquistar espaço no mercado

A empresa proverá atendimento mais

personalizado Possibilidade de não aceitação de um novo estúdio no bairro

A empresa inicialmente proverá apenas

atividades de pilates

Preço alto a ser cobrado pelo serviço

personalizado

O - OPPORTUNITY - OPORTUNIDADE T - THREAT - AMEAÇA

Aumento da busca por atividades físicas Já existem estúdios de pilates na região

Bairro com alto poder aquisitivo Concorrência com outros tipos de atividades

(academias, Crossfit e treinos funcionais)

QUADRO 1 - MATRIZ SWOT

(19)

4.2 PLANOS DE MARKETING

No plano de marketing serão definidas as estratégias de mercado como posicionamento da empresa com relação ao produto e preço, localização física da empresa, a forma como serão realizadas as ações promocionais e de divulgação, e qual será o diferencial competitivo da empresa.

4.2.1 Estratégia de Produto

O produto, que no caso da empresa, é um serviço de atividade de condicionamento físico especificamente para realização de pilates. O serviço pode ser definido como prover aos clientes a prática de pilates realizadas na estrutura da empresa.

4.2.2 Estratégia de Localização e Preço

O preço do serviço prestado deve ser definido considerando várias análises de mercado, tais como: análise da região com foco de atuação enfatizando aspectos como a renda média familiar da região, a quantidade de empresas com atividades semelhantes que tem foco de atuação semelhante e o preço médio aplicado na região.

A análise de renda média familiar apresentada abaixo é separada por bairro da cidade de Curitiba pode ser verificada na Tabela 1 que apresenta o rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares segundo as regras regionais de Curitiba com os dados de pesquisa realizada pelo IBGE em 2010.

(20)

TABELA 1 - RENDIMENTO MÉDIO MENSAL DOS DOMICÍLIOS PARTICULARES SEGUNDO AS REGRAS REGIONAIS DE CURITIBA

Bairro Rendimento Médio

Ganchinho R$ 1.735,16 Sítio Cercado R$ 2.013,23 Umbará R$ 2.169,10 Abranches R$ 3.295,45 Atuba R$ 3.280,97 Bacacheri R$ 5.762,04 Bairro Alto R$ 3.034,15 Barreirinha R$ 3.129,40 Boa Vista R$ 4.149,14 Cachoeira R$ 2.239,10 Pilarzinho R$ 3.506,25 Santa Cândida R$ 2.833,64 São Lourenço R$ 7.244,00 Taboão R$ 3.572,31 Tarumã R$ 6.009,70 Tingui R$ 3.611,39 Alto Boqueirão R$ 2.370,93 Boqueirão R$ 3.006,22 Hauer R$ 3.489,15 Xaxim R$ 2.891,03 Cajuru R$ 2.418,71 Capão da Imbuia R$ 3.445,91 Guabirotuba R$ 4.858,80

Jardim das Américas R$ 6.206,01

Uberaba R$ 3.051,02 Augusta R$ 2.068,47 Cidade Industrial R$ 2.163,42 Riviera R$ 2.109,09 São Miguel R$ 1.653,45 Ahú R$ 7.567,00 Alto da Glória R$ 6.700,05 Alto da Rua XV R$ 6.547,17 Batel R$ 9.821,57 Bigorrilho R$ 8.308,47 Bom Retiro R$ 5.749,42 Cabral R$ 7.967,49 Centro R$ 4.695,13 Centro Cívico R$ 6.688,50 Cristo Rei R$ 6.211,52 Hugo Lange R$ 8.258,53 Jardim Botânico R$ 4.697,32 Jardim Social R$ 9.522,12 Juvevê R$ 7.616,93 Mercês R$ 5.718,82 Prado Velho R$ 1.874,30 Rebouças R$ 4.866,91 São Francisco R$ 5.161,28 Capão Raso R$ 2.927,51

(21)

Fanny R$ 3.674,26 Lindóia R$ 2.693,90 Novo Mundo R$ 3.319,79 Pinheirinho R$ 2.340,63 Água Verde R$ 7.594,76 Fazendinha R$ 2.644,39 Guaíra R$ 3.258,40 Parolin R$ 3.320,32 Portão R$ 4.694,84 Santa Quitéria R$ 4.084,94 Seminário R$ 8.201,75 Vila Izabel R$ 5.777,34 Butiatuvinha R$ 3.422,94 Campina do Siqueira R$ 5.879,98 Campo Comprido R$ 4.568,03 Cascatinha R$ 6.198,31 Lamenha Pequena R$ 2.218,32 Mossunguê R$ 9.325,32 Orleans R$ 3.708,93 Santa Felicidade R$ 4.591,47 Santo Inácio R$ 5.074,82 São Braz R$ 3.762,23 São João R$ 5.139,76 Vista Alegre R$ 5.612,85 Campo de Santana R$ 1.713,77 Caximba R$ 1.613,24 Tatuquara R$ 1.657,30 Total CURITIBA R$ 3.776,22

FONTE:IBGE - Censo Demográfico 2010 / IPPUC - Banco de Dados / Monitoração

Outro ponto importante para definição do preço é avaliar a concorrência, para o estudo foram analisados dois pontos importantes relacionados a concorrência e mercado. Com uma consulta ao banco de dados do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, foi possível verificar e mapear onde estão localizados os empreendimentos que oferecem serviços de atividade de condicionamento físico para população da cidade de Curitiba, o instituto considera que todos os empreendimentos como academias, espaços para prática de yoga, hidroginástica, serviços de fisioterapia e instrutores como personnaltrainersse enquadram nesta categoria que também fazem parte os estúdios de pilates.

O Tabela 2 mostra como as empresas de atividade de condicionamento físico estão distribuídas pela cidade de Curitiba.

(22)

TABELA 2 - EMPRESAS DE ATIVIDADE DE CONDICIONAMENTO FÍSICO EM CURITIBA BAIRRO ESTABELECIMENTOS Nº DE Centro 39 São Francisco 8 Centro Cívico 1 Alto da Glória 10 Alto da Rua XV 8 Cristo Rei 12 Jardim Botânico 2 Rebouças 22 Água Verde 49 Batel 18 Bigorrilho 27 Mercês 20 Bom Retiro 9 Ahú 10 Juvevê 20 Cabral 18 Hugo Lange 9 Jardim Social 4 Tarumã 9 Capão da Imbuia 10 Cajuru 25

Jardim das Américas 17

Guabirotuba 7 Prado Velho 2 Parolin 2 Guaíra 4 Portão 29 Vila Izabel 6 Seminário 15 Campina do Siqueira 7 Vista Alegre 5 Pilarzinho 11 São Lourenço 7 Boa Vista 15 Bacacheri 24 Bairro Alto 10 Uberaba 9 Hauer 10 Fanny 4 Lindóia 1 Novo Mundo 28 Fazendinha 9

(23)

Santa Quitéria 6 Campo Comprido 8 Mossunguê 6 Santo Inácio 3 Cascatinha 0 São João 0 Taboão 0 Abranches 6 Cachoeira 3 Barreirinha 2 Santa Cândida 14 Tinguí 2 Atuba 5 Boqueirão 36 Xaxim 19 Capão Raso 14 Orleans 7 São Braz 10 Butiatuvinha 1 Lamenha Pequena 0 Santa Felicidade 17 Alto Boqueirão 12 Sítio Cercado 30 Pinheirinho 9 São Miguel 0 Augusta 0 Riviera 0 Caximba 0 Campo de Santana 5 Ganchinho 1 Umbará 2 Tatuquara 7 Cidade Industrial 28 Indefinido 0 TOTAL 805

Fonte: SMF / Cadastro de Liberação de Alvarás - 2015

O terceiro ponto da análise de mercado para definição da região de foco do negócio é como a população de Curitiba está distribuída nos bairros da cidade. Desta forma, foi realizado uma pesquisa no bando de dados do IBGE referente ao senso de 2010. A distribuição da população da Curitiba está distribuída conforme Tabela 3 apresentado na sequência.

(24)

TABELA 3 - POPULAÇÃO DE CURITIBA SEPARADA POR BAIRROS

Bairro População

Cidade Industrial de Curitiba 172.669

Sítio Cercado 115.525 Cajuru 96.200 Boqueirão 73.178 Uberaba 72.056 Xaxim 57.182 Alto Boqueirão 53.671 Tatuquara 52.279 Água Verde 51.425 Pinheirinho 50.401 Bairro Alto 46.106 Novo Mundo 44.063 Portão 42.662 Centro 37.283 Capão Raso 36.065 Santa Cândida 32.808 Santa Felicidade 31.572 Boa Vista 31.052 Campo Comprido 28.969 Pilarzinho 28.480 Bigorrilho 28.336 Fazendinha 28.074 Campo de Santana 27.158 Bacacheri 23.734 São Braz 23.559 Capão de Imbuia 20.473 Umbará 18.730 Barreirinha 18.017 Atuba 15.935

Jardim das Américas 15.313

Guaíra 14.904 Rebouças 14.888 Cristo Rei 13.795 Hauer 13.315 Abranches 13.189 Cabral 13.060 Mercês 12.907 Botiatuvinha 12.876 Tinguí 12.319 Santa Quitéria 12.075 Vila Izabel 11.610 Juveve 11.582 Parolin 11.554

(25)

Ahu 11.506 Guabirotuba 11.461 Vista Alegre 11.199 Ganchinho 11.178 Batel 10.878 Mossungue 9.664 Cachoeira 9.314 Lindóia 8.584 Alto de Rua Xv 8.531 Fanny 8.415 Orleans 8.105 Tarumã 8.072 Campina de Siqueira 7.326 Seminário 6.851 Augusta 6.598 Santo Inácio 6.494 São Lourenço 6.276 Jardim Botânico 6.172 São Francisco 6.130 Prado Velho 6.077 Jardim Social 5.698 Alto de Glória 5.548 Bom Retiro 5.156 Centro Cívico 4.783 São Miguel 4.773 Taboão 3.396 Hugo Lange 3.392 São João 3.253 Caximba 2.522 Cascatinha 2.161 Lamenha Pequena 1.056 Riviera 289

FONTE: IBGE – Senso 2010

Os próximos pontos observados foram a questão do custo médio por metro quadrado considerando o custo para locação de um espaço para implantação do estúdio e atendimento aos clientes. O meio de busca foi através de pesquisas na internet em sites de imobiliárias de Curitiba. Para esta pesquisa foram considerados os seis bairros com maior renda média familiar de Curitiba: Batel, Bigorrilho, Jardim Social, Hugo Langue, Seminário e Mossunguê.

(26)

Os dados obtidos na pesquisa foram compilados na Tabela 4, neste quadro está sendo apresentado também a relação de habitantes por empreendimentos com foco em prestação de serviços voltados a realização de atividades de condicionamento físico nos cinco bairros selecionados, além do custo médio do aluguel por metro quadrado como mencionado anteriormente.

TABELA 4 - DADOS COMPILADOS

Bairro Rendimento Empreend. População Hab/Empreend. Custo por m2

Batel R$ 9.821,57 18 10.878 604 R$ 36,73 Bigorrilho R$ 8.308,47 27 28.336 1.049 R$ 34,96 Hugo Langue R$ 8.258,53 9 3.392 377 R$23,36 Jardim Social R$ 9.522,12 4 5.698 1.425 R$ 26,16 Seminário R$ 8.201,75 15 6.851 457 R$ 15,07 Mossunguê R$ 9.325,32 6 9.664 1.611 R$35,18

FONTES: IBGE – Senso 2010, SMF/Cadastro de Liberação de Alvarás – 2015 e Imóveis Curitiba (www.imoveiscuritiba.com.br)

Através da análise dos dados obtidos verificou se que o bairro com maior potencial de negócio, apesar da grande quantidade de empreendimentos existentes, é o bairro Bigorrilho pelos seguintes motivos:

a) Maior população;

b) Proximidade com bairros com alta renda familiar média e com grande população como o Batel, Seminário e Mossunguê;

c) Entre os três bairros mais populosos, apresentado na Tabela 4, é o que possui o melhor preço médio por metro quadrado para locação de imóvel.

Após a definição do bairro, foram realizadas pesquisas de preço dos concorrentes existentes como outros estúdios de pilates e aulas de pilates ministradas em academias da região definida a região foco do empreendimento que é o bairro do Bigorrilho em Curitiba. Para a pesquisa de preço dos concorrentes foram considerados duas aulas semanais e verificado o diferencial de cada concorrente, caso exista. A Tabela 5 apresenta a pesquisa de preços realizada.

(27)

TABELA 5 - PREÇO DOS CONCORRENTES NA REGIÃO DE ATUAÇÃO (BIGORRILHO)

Estúdio Preço (2 vezes por semana)

ESTÚDIO A R$ 424,00 ESTÚDIO B R$260,00 ESTÚDIO C R$320,00 ESTÚDIO D R$250,00 ESTÚDIO E R$ 1.032,00 ESTÚDIO F R$272,00 ESTÚDIO G - individual R$ 520,00 ESTÚDIO G - dupla R$410,00 ESTÚDIO H - individual R$540,00 ESTÚDIO H - dupla R$497,00 ESTÚDIO I R$ 240,00

ESTÚDIO J - até 4 alunos R$ 445,00

ESTÚDIO J – individual R$ 960,00

ESTÚDIO K - dupla R$ 499,00

ESTÚDIO K – individual R$ 829,00

Fonte: Pesquisa realizada por telefone e e-mail no período de julho a agosto de 2016.

Todos os estúdios oferecem estacionamento, próprio ou através de convênios, aos clientes e apenas dois dos estúdios entrevistados cobram taxa de matrícula aos novos alunos. Todos os estúdios afirmaram que os instrutores são fisioterapeutas ou educadores físicos. Desta forma, verificou se que a diferença entre preços é significante e que baseia na estrutura oferecida e o quanto a aula de pilates é personalizada, pois os estúdios com maiores preços são que atendem dentro de estruturas de academias e que ofertam também a possibilidade de aulas individuais.

Com as informações levantadas é possível definir uma estratégia de preço, que seria ter um preço intermediário, oferecendo aos clientes um nível alto de exclusividade com as opções de aulas individuais ou no máximo em dupla. Outro ponto para definição do preço é a estrutura física disponibilizada aos clientes, o estúdio deverá possuir dois conjuntos de equipamentos, esta estrutura será descrita no diferencial competitivopossibilitará um alto nível de personalização da atividade mesmo sendo realizada em duplas. Com isso será possível ofertar um serviço mais personalizado que a maioria dos estúdios da região podendo aplicar preços superiores.

(28)

4.2.3 Estratégia de Promoção e Divulgação

Devido à grande concorrência na região foco do negócio, será necessário um investimento inicial em promoções e divulgação da empresa. Para início das atividades ações promocionais voltadas a captar e fidelizar novos clientes. As ações devem incluir promoções de desconto para matricula e adesão de planos trimestrais e semestrais nos primeiros 6 meses de operação e um foco grande em divulgação da marca com distribuição de materiais promocionais e investimento em propaganda digital em meios de pesquisa pela internet.

4.2.4 Diferencial Competitivo

O diferencial competitivo do estúdio proposto é um investimento contínuo em ter profissionais qualificados para ministrar as aulas de pilates no estúdio provendo aos clientes o método clássico de piltaes com professores sempre atualizados.

O estúdio possuirá dois conjuntos de equipamentos para manter um nível alto relacionado a personalização do serviço mesmo com a aula sendo ministrada a dois clientes simultaneamente com equipamentos idênticos. Desta forma o instrutor, ou professor, poderá acompanhar os dois clientes fazendo a mesma atividade orientando e acompanhando os mesmos durante todo o período da atividade. Este é um dos grandes diferenciais pois poucos estúdios na cidade oferecem esta estrutura para possibilitar o acompanhamento das atividades.

O estúdio limitará a quantidade máxima de dois alunos por instrutor, e os alunos terão horário reservado, conforme opção realizada no momento da matricula se em dupla ou individual, e sempre serão atendidos pelo mesmo instrutor que fará um acompanhamento criterioso na evolução do cliente.

Avaliações posturais serão oferecidas gratuitamente aos clientes a cada semestre para acompanhamento da evolução e planejamento das atividades futuras.

(29)

4.3 PLANO OPERACIONAL

O estúdio terá dois conjuntos de equipamentos, cada conjunto é constituído pelos seguintes equipamentos:

a) Reformer; b) Cadillac c) Chair

O atendimento será divido em dois períodos: período da manhã e período da tarde conforme os horários abaixo:

a) Período da manhã: Início às 07:00 e término às 13:00; b) Período da tarde: Início às 14:00 e termino às 20:00;

Com estes equipamentos será possível atender até seis clientes por hora/aula considerando que sempre teremos três instrutores disponíveis. Os clientes poderão optar por duas ou três aulas semanais e também terão a opção por aulas individuais ou em duplas. Para clientes que optem por uma aula semanal, será disponibilizado somente na sexta-feira, com as opções de individual ou em dupla.

A contratação dos instrutores será realizada gradativamente conforme o aumento da demanda e aumento dos clientes ao decorrer do início das atividades da empresa e principalmente com as ações de marketing planejadas.

4.3.1 Capacidade Instalada

A capacidade máxima de atendimento será atingida considerando os horários de todos instrutores preenchidos com aulas duplas. Desta forma a capacidade máxima de atendimento do estúdio seria de 360 horas aulas por semana.

(30)

4.4 PLANO FINANCEIRO

O plano financeiro foi elaborado de acordo com os levantamentos realizados relacionados com os custos para iniciar as atividades e projeções para que sejam analisadas as condições necessárias para que no negócio se torne viável. Neste plano serão considerados todos os investimentos necessários e a projeção para se calcular o payback e retorno sobre o investimento. O investimento inicial necessário pode ser verificado naTabela6 considerando a locação de um espaço de oitenta metros quadrados, aquisição de equipamentos e estrutura necessária para início das atividades.

TABELA 6 - INVESTIMENTOS INICIAIS

Despesas Quantidade Custo Total

Aspectos Legais R$ 2.000,00

Abertura de empresa 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00

Tecnologia da Informação R$ 8.500,00

Notebook e softwares necessários 1 R$ 5.000,00 R$ 5.000,00

Infraestrutura de rede e telecomunicações 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00

Criação de Website e compra de domínio 1 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00

Reformas e móveis R$ 2.000,00 Móveis de escritório 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 Equipamentos R$ 38.800,00 Reformer 2 R$ 6.600,00 R$ 13.200,00 Cadillac 2 R$ 8.900,00 R$ 17.800,00 Chair 2 R$ 3.400,00 R$ 6.800,00

Equipamentos Diversos (bolas, tapetes, etc) 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00

Total - Investimento Inicial R$ 51.300,00

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

Conforme o plano operacional, a empresa contará com seis profissionais, que tenham autorização legal para trabalhar como instrutor de pilates, para fazer parte do quadro funcional, além de uma secretária com carga horária superior aos instrutores. Os instrutores terão carga horária de seis horas diárias e a secretária terá carga horária de oito horas.

Todos os funcionários terão contrato de trabalho e desta forma foram considerados os encargos e provisões para décimo terceiro salário e férias para

(31)

todos os colaboradores. A previsão de folha de pagamento pode ser verificada naTabela 7.

TABELA 7 - DESPESAS COM QUADRO FUNCIONAL Salários Quadro

Funcional

Remuneração Encargos

Quantidade Salário Total FGTS (8%) (20%) INSS Total

Instrutores 6 R$ 2.350,00 R$ 14.100,00 1.128,00 R$ 2.820,00 R$ R$ 3.948,00 Secretária 1 R$ 900,00 R$ 900,00 R$ 72,00 R$ 180,00 R$ 252,00 R$ 15.000,00 R$ 4.200,00 Benefícios Quadro Funcional Remuneração Benefícios

Quantidade Salário Total de Vida Seguro Transporte Vale Total

Instrutores 6 R$ 2.350,00 R$ 14.100,00 R$ 15,00 R$ 57,00 R$ 432,00 Secretária 1 R$ 900,00 R$ 900,00 R$ 15,00 R$ 57,00 R$ 72,00 R$ 504,00 Provisões Quadro Funcional Remuneração Provisões

Quantidade Salário Total

13o salário (10,86%) Férias (12,67%) Total Instrutores 6 R$ 2.350,00 R$ 14.100,00 1.531,26 R$ 1.786,47 R$ R$ 3.317,73 Secretária 1 R$ 900,00 R$ 900,00 R$ 97,74 R$ 114,03 R$ 211,77 R$ 3.529,50 Total R$ 23.233,50

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

Para realizar uma análise de fluxo de caixa será necessário considerar e mapear todos os custos fixos mensais. Neste estudo foram considerados custos fixos mensais despesas como aluguel do imóvel, custos de infraestrutura, ações de marketing conforme planejamento de marketing, serviços como contador e provisionamento para realização de treinamento aos funcionários. A Tabela 8 apresenta os custos para melhor visualização.

(32)

TABELA 8 - CUSTOS FIXOS MENSAIS

Custos Fixos - Mensal

Descrição Quantidade Custo Total

Infraestrutura R$ 5.440,00 Aluguel do Espaço 1 R$2.800,00 R$ 2.800,00 Estacionamento 4 R$ 200,00 R$ 800,00 Luz 1 R$ 300,00 R$ 300,00 Água 1 R$ 70,00 R$ 70,00 Internet 1 R$ 130,00 R$ 130,00 Telefone 1 R$ 100,00 R$ 100,00 Diarista 8 R$ 130,00 R$ 1.040,00 Materiais de limpeza 1 R$ 200,00 R$ 200,00 Marketing R$ 1.500,00 Marketing de otimização de buscadores 1 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Serviços R$ 800,00 Treinamentos 6 R$ 100,00 R$ 600,00 Contador 1 R$ 200,00 R$ 200,00 Total R$ 7.740,00

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

O último ponto para elaborar uma previsão de fluxo de caixa é a verificação dos encargos atrelados ao negócio. Para o cálculo dos encargos consideramos que a empresa será classificada ou enquadrada no simples nacional conforme orientação obtida em consulta uma planilha do Sebrae apresentada na Figura 1.

FIGURA 1 - CÁLCULO DE IMPOSTO A SER INCLUÍDO NA NOTA FISCAL Fonte: SEBRAE (2016)

Com os valores apresentados na Figura 1 foi elaborado a previsão de impostos a serem recolhidos ou pagos considerando o faturamento planejado. ATabela 9 apresente a previsão dos impostos a serem pagos e incluídos na Nota Fiscal e aTabela 10 a previsão de faturamento mensal.

(33)

TABLEA 9 - PREVISÃO DE IMPOSTOS

Impostos

ISS (2,79%) - Município de Curitiba R$ 1.238,43

PIS/COFINS e demais tributos federais inclusos no

Simples (10,65%) R$4.727,32

Total Tributos R$ 5.965,75

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

TABELA 10 - PREVISÃO DE FATURAMENTO MENSAL

Preços Hora/Aula Individual R$ 100,00 Dupla R$ 65,00 Tipo de Aula Individual 10% Dupla 90% Agenda Individual 45% Dupla 45% Faturamento Individual R$ 6.480,00 Dupla R$ 37.908,00 Total R$ 44.388,00

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

Para a previsão de faturamento mensal foram considerados que 10% dos clientes optarão por aulas individuais e 90% dos clientes optarão por aulas em duplas. Outro ponto considerado para previsão de faturamento é que todos os seis instrutores terão 45% da agenda com clientes, ficando 55% da agenda disponível para novos clientes. Serão três instrutores por período e cada instrutor poderá atender até 60 horas/aulas semanais. Desta forma o estúdio terá capacidade de atender até 360 horas semanais considerando os dois períodos. Com os preços definidos na estratégia de preços é possível fazer uma previsão de faturamento mensal que é de R$ 44.388,00. Para os três primeiros meses foram considerados que o estúdio operará com 50% do faturamento mensal previsto e com 50% dos funcionários previstos, da mesma forma para o quarto e quinto mês que foram consideradas 75% do faturamento mensal e com 75% dos funcionários previstos.

(34)

Desta forma é possível criar uma previsão de demonstrativo de resultados e o fluxo de caixa com todas as despesas e receitas mapeadas, Tabela 11 e 12, consideramos que todos os seis profissionais serão contratados a partir do sexto mês e que já existem os clientes conforme descrito anteriormente.

(35)

TABELA 11- PREVISÃO DE DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO

DRE Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Receita com aulas R$ 22.194,00 R$ 22.194,00 R$ 22.194,00 R$ 33.291,00 R$ 33.291,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00

(-) Deduções R$ 2.982,87 R$ 2.982,87 R$ 2.982,87 R$ 4.474,31 R$ 4.474,31 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 ISS R$ 619,21 R$ 619,21 R$ 619,21 R$ 928,82 R$ 928,82 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 Pis/Cofins e outros R$ 2.363,66 R$ 2.363,66 R$ 2.363,66 R$ 3.545,49 R$ 3.545,49 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 (=) Receita Líquida R$ 19.211,13 R$ 19.211,13 R$ 19.211,13 R$ 28.816,69 R$ 28.816,69 R$ 38.422,25 R$ 38.422,25 R$ 38.422,25 R$ 38.422,25 R$ 38.422,25 R$ 38.422,25 R$ 38.422,25 (-) Despesas R$ 19.356,75 R$ 19.356,75 R$ 19.356,75 R$ 25.165,13 R$ 25.165,13 R$ 30.973,50 R$ 30.973,50 R$ 30.973,50 R$ 30.973,50 R$ 30.973,50 R$ 30.973,50 R$ 30.973,50 Pessoal R$ 11.616,75 R$ 11.616,75 R$ 11.616,75 R$ 17.425,13 R$ 17.425,13 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 Infraestrutura R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 Marketing R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Serviços R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 (=) Lucro Operacional -R$ 145,62 -R$ 145,62 -R$ 145,62 R$ 3.651,56 R$ 3.651,56 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75

(36)

TABELA 12 - PREVISÃO DE FLUXO DE CAIXA DESPESAS Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Folha de Pagamento Salários R$ 9.600,00 R$ 9.600,00 R$ 9.600,00 R$ 14.400,00 R$ 14.400,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 Benefícios R$ 252,00 R$ 252,00 R$ 252,00 R$ 378,00 R$ 378,00 R$ 504,00 R$ 504,00 R$ 504,00 R$ 504,00 R$ 504,00 R$ 504,00 R$ 504,00 Provisões R$ 1.764,75 R$ 1.764,75 R$ 1.764,75 R$ 2.647,13 R$ 2.647,13 R$ 3.529,50 R$ 3.529,50 R$ 3.529,50 R$ 3.529,50 R$ 3.529,50 R$ 3.529,50 R$ 3.529,50 Total R$ 11.616,75 R$ 11.616,75 R$ 11.616,75 R$ 17.425,13 R$ 17.425,13 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 R$ 23.233,50 Custos Fixos Infraestrutura R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 R$ 5.440,00 Marketing R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Serviços R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00 Total R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 R$ 7.740,00 Tributos ISS R$ 619,21 R$ 619,21 R$ 619,21 R$ 928,82 R$ 928,82 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 R$ 1.238,43 PIS/COFINS e outros R$ 2.363,66 R$ 2.363,66 R$ 2.363,66 R$ 3.545,49 R$ 3.545,49 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 R$ 4.727,32 Total R$ 2.982,87 R$ 2.982,87 R$ 2.982,87 R$ 4.474,31 R$ 4.474,31 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 R$ 5.965,75 Total Despesas R$ 22.339,62 R$ 22.339,62 R$ 22.339,62 R$ 29.639,44 R$ 29.639,44 R$ 36.939,25 R$ 36.939,25 R$ 36.939,25 R$ 36.939,25 R$ 36.939,25 R$ 36.939,25 R$ 36.939,25 RECEITAS Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Mensalidades R$ 22.194,00 R$ 22.194,00 R$ 22.194,00 R$ 33.291,00 R$ 33.291,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 R$ 44.388,00 Resultado Previsto -R$ 145,62 -R$ 145,62 -R$ 145,62 R$ 3.651,56 R$ 3.651,56 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 R$ 7.448,75 Capital de Giro R$ 1.500,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 Saldo do Caixa R$ 1.354,38 R$ 1.208,75 R$ 1.063,13 R$ 4.714,69 R$ 8.366,26 R$ 15.815,01 R$ 23.263,76 R$ 30.712,52 R$ 38.161,27 R$ 45.610,02 R$ 53.058,78 R$ 60.507,53

(37)

Através do resultado previsto e com o valor do investimento inicial é possível fazer uma projeção do Payback e da Taxa de Retorno do Investimento – TIR conforme aTabela 13. O Payback apresentado foi de 11 meses e a taxa de retorno do investimento foi de 1,32% considerando os doze primeiros meses.

TABELA 13 - PAYBACK E TAXA DE RETORNO DO INVESTIMENTO

Investimento Inicial R$ 51.300,00 Capital de Giro R$ 1.500,00

Pay Back 11 meses

Taxa Retorno Investimento 1,32%

0 -R$ 52.800,00 1 -R$ 145,62 2 -R$ 145,62 3 -R$ 145,62 4 R$ 3.651,56 5 R$ 3.651,56 6 R$ 7.448,75 7 R$ 7.448,75 8 R$ 7.448,75 9 R$ 7.448,75 10 R$ 7.448,75 11 R$ 7.448,75 12 R$ 7.448,75

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

4.5 PLANO JURÍDICO

A empresa será enquadrada no simples nacional conforme tabela V no setor de serviços com receita bruta anual entre R$180.000,01 a R$360.000,00. Ematendimento a Lei 12.741/2012 – Lei do Imposto na Nota Fiscal os impostos federais considerados totalizam 10,65% e o imposto municipal 2,79% totalizando 13,44%.

(38)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A elaboração de um plano de negócio é fundamental para definição do negócio e verificação da viabilidade econômica de transformar uma ideia em um negócio rentável. As análises necessárias para compor um plano de negócio são variadas, contemplam desde análise de ambiente e estratégia de mercado até análises financeiras definindo recursos necessários para implantação do negócio.

Após a elaboração deste plano foi possível verificar que ainda há possibilidade de implantação de estúdios de pilates na cidade de Curitiba, porém existem análises a serem realizadas tais como as análises realizadas neste trabalho. A correta escolha da localização, a definição do preço e a estratégia da empresa é fundamental para que tenha uma possiblidade do empreendimento ter sucesso.

As decisões localização e definição de preço demandam uma pesquisa de mercado como busca dos empreendimentos existentes, renda familiar média, população total e custo médio de implantação de cada bairro da cidade. Com todos estes dados será possível tomar uma decisão de onde será possível implementar um estúdio com possibilidade de obter um negócio lucrativo.

O estudo de criação de um plano de negócio se torna interessante para entender as diversas análises necessárias antes de decidir transformar uma ideia em um empreendimento, com este estudo é possível entender o motivo pelo qual existe um grande número de empresas que encerram as atividades nos primeiros anos, que é a taxa de mortalidade das empresas como mencionado na justificativa do estudo.

(39)

REFERÊNCIAS

PORTAL BRASIL. Pesquisa revela aumento na prática de atividades físicas.

Disponível em:

http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/pesquisa-revela-aumento-na-pratica-de-atividades-fisicas. Acesso em 09/07/2016. COSTA, R. A Força do Pilates. Disponível em:

http://istoe.com.br/164519_A+FORCA+DO+PILATES/. Acesso em 10/07/2016.

IBPT. Causas de Desaparecimento das Micro e Pequenas Empresas. Disponível em:

http://www.ibpt.com.br/img/uploads/novelty/estudo/701/CausasDeDesaparecimentoD

asMicrosEPequenasEmpresas.pdf. Acesso em 15/07/2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=410690&search=pa rana|curitiba>. Acesso em 14/08/2016.

SEBRAE. Cálculo de Imposto a Ser Incluído na Nota Fiscal. Disponível em: <http://www.impostonanota.sebrae.com.br/index.php/tributacao/calculo>. Acesso em 28/08/2016.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

WILDAUER, E. Plano de negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. Curitiba: Ibpex, 2011.

PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

(40)

ANEXO – ANÁLISE SWOT

S - STREIGHT - PONTOS FORTE W - WEAKNESS - PONTO FRACOS

A empresa terá profissionais qualificados e

treinados A empresa precisa conquistar espaço no mercado

A empresa proverá atendimento mais

personalizado Possibilidade de não aceitação de um novo estúdio no bairro

A empresa inicialmente proverá apenas atividades

de pilates

Preço alto a ser cobrado pelo serviço

personalizado

O - OPPORTUNITY - OPORTUNIDADE T - THREAT - AMEAÇA

Aumento da busca por atividades físicas Já existem estúdios de pilates na região

Bairro com alto poder aquisitivo Concorrência com outros tipos de atividades

(academias, Crossfit e treinos funcionais)

AMEAÇA COM PONTOS FRACOS AMEAÇA COM PONTOS FORTES

Já existem estúdios de pilates na região e a empresas precisa conquistar espaço no mercado com a possibilidade de não aceitação de um novo estúdio de pilates na região.

Já existem estúdios de pilates na região e a empresa terá profissionais qualificados e treinados e atendimento personalizado

Concorrência com outros tipos de atividade e o estúdio inicialmente proverá apenas atividades de pilates

Concorrência com outros tipos de atividades (academias, Crossfit e treinos funcionais) e a empresa terá atendimento personalizado

OPORTUNIDADE COM PONTOS FRACOS OPORTUNIDADE COM PONTOS FORTES

Aumento da busca por atividades físicas e a empresa precisa conquistar seu espaço no mercado e inicialmente a empresa proverá apenas atividades de pilates

Aumento pela busca por atividades físicas e a empresa terá profissionais qualificados e treinados

Bairro com alto poder aquisitivo e a empresa proverá atendimento mais personalizado Bairro com alto poder aquisitivo e preço alto a ser

cobrado pelo serviço personalizado

(41)

AMEAÇA COM PONTOS FRACOS AMEAÇA COM PONTOS FORTES Criar um plano de marketing adequado para

divulgar a empresa Manter o foco no diferencial de atendimento personalizado com profissionais altamente qualificados

Criar um plano de desenvolvimento a médio prazo para ofertar mais serviços de atividades de condicionamento físico na empresa

Diversificar os serviços ofertados

OPORTUNIDADE COM PONTOS FRACOS OPORTUNIDADE COM PONTOS FORTES

Diversificar serviços ofertados para atender um

público variado Manter uma rotina de treinamento aos profissionais da empresa para sempre prover um

atendimento qualificado e diferenciado mantendo uma baixa rotatividade de profissionais

Criar um plano para sempre prover um serviço diferenciado aos clientes

Manter o plano de desenvolvimento de

funcionários e a estrutura física necessária fidelizar os clientes

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

From this information it is concluded that being attended to by front office staff, and characteristics related to waiting time and the variety of services