• Nenhum resultado encontrado

II - As decisões da Comissão Eleitoral serão tomadas por maioria simples dos votos dos seus componentes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II - As decisões da Comissão Eleitoral serão tomadas por maioria simples dos votos dos seus componentes."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

CAPÍTULO I

Da Composição e Formação da Comissão Eleitoral

Art.1º O Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência aos Funcionários do Banco do Nordeste - Camed instalou a Comissão Eleitoral, com o objetivo de dirigir e apurar a eleição para o cargo de Ouvidor(a).

I - A Comissão Eleitoral será composta de 5 (cinco) membros, dentre associados da Camed que tenham conduta sem desabono, contribuído por 5 (cinco) anos, no mínimo, e que estejam em dia com suas obrigações na Camed.

II - As decisões da Comissão Eleitoral serão tomadas por maioria simples dos votos dos seus componentes.

III - Os membros da Comissão Eleitoral não farão jus à remuneração. Art.2º À Comissão Eleitoral compete:

I - Publicar o Edital de Convocação; II - Dar publicidade à eleição;

III - Elaborar e organizar toda a documentação referente ao processo eleitoral; IV - Definir a modalidade da inscrição;

V - Legitimar as candidaturas, à luz do enquadramento aos critérios estabelecidos nesse Regulamento;

VI - Decidir sobre impugnações, nulidades ou recursos; VII - Validar as eleições;

VIII - Decidir sobre quaisquer outras questões referentes ao processo eleitoral. CAPÍTULO II

Do Processo Eleitoral e Convocação da Eleição para Ouvidor

Art.3º Será garantida, por meio do voto dos associados titulares, a lisura do pleito eleitoral para a escolha do(a) Ouvidor(a), assegurando-se condições de igualdade aos candidatos tanto na coleta como na apuração dos votos.

Art.4º O(a) Ouvidor(a) será escolhido(a) entre os associados da Camed, funcionários da ativa ou aposentados do Banco do Nordeste, Capef, Camed Corretora e Camed Saúde, por eleição direta destes, através de processo eleitoral. O Ouvidor(a) cumprirá mandato de dois anos, de 02 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2018, não havendo reeleição.

(2)

Página 2 de 8

Parágrafo Único. No Edital deverá constar obrigatoriamente: I – Processo eleitoral;

II – Prazos e registros das candidaturas; III – Estrutura e funcionamento da Ouvidoria; IV – Habilitação e divulgação das candidaturas;

V – Regras e mecanismos de votação / apuração de resultados; VI – Disposições eleitorais gerais.

CAPÍTULO III

Do Preenchimento e Vacância do Cargo

Art.6º Será eleito apenas 01 (um) membro para o cargo de Ouvidor(a), o qual deverá respeitar e zelar pelo cumprimento das disposições do Manual de Instruções da Ouvidoria, bem como pelas exigências impostas às Ouvidorias pela agência reguladora do setor, Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Parágrafo Único: Não haverá suplente para o cargo.

I - A vacância do cargo de Ouvidor(a) dar-se-á por morte, renúncia ou por destituição em decorrência de não serem verdadeiras as informações constantes na “Declaração de Responsabilidade”, bem como não ter, durante o período do mandato, condenação judicial transitada em julgado, nem penalidade administrativa junto a nenhuma das patrocinadoras.

II - Na hipótese de vacância do cargo de Ouvidor(a), o Conselho Deliberativo convocará nova eleição para cumprimento do mandato faltante.

CAPÍTULO IV

Dos Prazos e Registro das Candidaturas

Art.7º As inscrições serão efetivadas por meio do registro de candidato, nas condições apresentadas neste capítulo.

§1º Serão disponibilizados no Portal da Camed, através do endereço eletrônico www.camed.com.br, os seguintes documentos: Edital, Regulamento e formulários para Eleição de Ouvidor (a) da Camed. §2º Os candidatos deverão atender aos seguintes critérios:

a) Ser associado da Camed há no mínimo 05 (cinco) anos; b) Possuir formação de nível superior reconhecido pelo MEC;

c) Ter comprovação de experiência no exercício de atividades em quaisquer das áreas: relacionamento com clientes, gestão de pessoas, administrativa, assessoria institucional, consultoria ou de projetos;

(3)

Página 3 de 8

e) Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado;

f) Não ter participação significativa no capital de empresas com as quais a Camed mantenha relações comerciais ou realize operações financeiras, não se aplicando esta disposição às relações e às operações mantidas com os Patrocinadores.

Art.8º A não observância de quaisquer das condições previstas no Segundo Parágrafo do art. 7º deste Regulamento implicará na automática impugnação da candidatura.

Art.9º O prazo para a inscrição tem início no dia 23/09/2016 e término às 17h do dia 21/10/2016, mediante o preenchimento do formulário e envio de documentos via malote, pelos Correios ou entregues na Camed Sede, localizada à Av. Santos Dumont, 782, Centro – Fortaleza-CE.

Art.10º As candidaturas deverão ser registradas no formulário próprio “Pedido de Registro de Candidatura”.

§1º Como requisito básico de habilitação, os candidatos deverão apresentar à Comissão Eleitoral, no ato da inscrição, os documentos abaixo especificados, a saber:

I - Cópia da identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma foto recente 3 x 4;

II - Curriculum vitae acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios da(s) expertise(s) indicada(s);

III - Declarações em atendimento aos itens do §2º, art. 7º:

III.I - “c” que deverá ser emitida pela empresa a qual exerceu a atividade, podendo, no caso de funcionário Banco do Nordeste com status de ativo, ser o relatório de ocorrências funcionais atestando a experiência;

III.II - “e” e “f” formulário Declaração de Responsabilidade disponibilizada no Portal da Camed, preenchido e com firma reconhecida em cartório.

§2º. A Comissão Eleitoral manterá na Camed, no período eleitoral no horário de 09h às 17h, um funcionário habilitado para atender, prestar informações, receber e fornecer documentação e/ou adotar outras providências que se fizerem necessárias ao processo eleitoral.

§3º. Será recusado o pedido de registro de candidatura solicitado após o prazo de inscrição previsto no Edital e/ou que não possua todos os documentos descritos no parágrafo primeiro deste artigo. CAPÍTULO V

Da Habilitação e Divulgação das Candidaturas

Art.11º A Comissão Eleitoral analisará o pedido de registro da candidatura e decidirá quanto à habilitação da mesma, de acordo com os critérios estabelecidos no art. 7º ao 10º desse Regulamento. De igual modo, notificará os pré-candidatos que tenham seu pedido de registro impugnado, com as devidas justificativas, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas após o último dia de inscrição. A defesa poderá ser apresentada no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar do recebimento do resultado.

(4)

Página 4 de 8

Art.12º A Comissão Eleitoral analisará a defesa do candidato e informará o resultado da sua decisão, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, sem possibilidade de recurso.

Art.13º Caso seja habilitado mais de um candidato, sua numeração será definida por ordem crescente e, a partir de então, será divulgada no Portal da Camed (www.camed.com.br), para conhecimento dos interessados.

Art.14º Caso seja verificada a insuficiência de candidatos habilitados para o preenchimento do cargo a que se destina o pleito, a Comissão Eleitoral convocará nova eleição a ser realizada no prazo de 30 (trinta) dias.

CAPÍTULO VI Do Eleitor

Art.15º Em conformidade com as alíneas “b” e “f” do art. 16º do Estatuto Social da Camed, constituem direitos dos associados:

I – Votar e ser votado, obedecidas as disposições estatutárias;

II – Participar de consultas ordinárias e extraordinárias, conforme previsão em Estatuto. CAPÍTULO VII

Do Local

Art.16º Nos locais de votação haverá um representante que conduzirá os trabalhos de votação. Art.17º Os funcionários da ativa votarão em suas lotações/unidades do Banco do Nordeste e os funcionários aposentados poderão votar nas Representações Camed, na AABNB ou agência do Banco do Nordeste de sua localidade;

Art.18º Aos funcionários da ativa que estiverem interinamente prestando serviços em outra unidade ou que se encontrem afastados do trabalho, por qualquer motivo ou em trânsito, será assegurado o direito de votar em qualquer local previsto para a votação, através de voto em separado, adicionando na listagem a ser enviada às unidades o nome e número do cartão Camed, com sua devida assinatura, desde que sejam apresentados no ato da votação um documento de identificação e cartão Camed.

CAPÍTULO VIII Da Votação

Art.19º Não será permitido o voto por procuração.

Art.20º O material eleitoral é composto pelos documentos abaixo descritos, que serão remetidos para as unidades operacionais do Banco do Nordeste do Brasil S/A e sedes da AABNB, Camed e Capef, os quais ficarão sob a guarda e responsabilidade do representante indicado pelo gestor da unidade que conduzirá a votação:

(5)

Página 5 de 8

1. Instruções para a realização da votação;

2. Listagem com os nomes dos associados; 3. Cédula de Votação;

4. Ata de votação.

§1º A Cédula de Votação será única, confeccionada em papel branco e deverá conter em seu verso a rubrica do responsável pela votação em cada unidade.

§2º Caso haja extravio ou atraso no recebimento do material utilizado na votação, será considerado o recebimento por meio eletrônico, a ser encaminhado pelo representante da votação na unidade.

Art.21º O representante indicado pelo gestor da unidade que será responsável pela votação dará início aos trabalhos, observando o horário de início e de encerramento previsto no Edital de Convocação, verificando se todos os nomes dos eleitores de sua unidade constam na listagem, conforme item 2, art.20º deste Regulamento, senão, deverá acrescentá-los para que possam exercer o direito de votar.

Art.22º O sigilo e a legitimidade do voto serão assegurados mediante as seguintes providências: I - Uso de Cédula de Votação única, contendo os nomes dos(as) candidatos(as) concorrentes; II - Garantia de privacidade ao eleitor para o ato de votar;

III - Comprovação da autenticidade da Cédula de Votação única, de acordo com o disposto no Art. 20º, § 1º e § 2º deste Regulamento.

Art.23º Até o horário previsto no Edital para encerramento da votação, se ainda houver eleitores presentes no recinto, estes serão convidados pelo representante de votação da unidade a exercer seu direito de voto.

Parágrafo único. Caso não haja mais eleitores aptos a votar, será imediatamente encerrada a votação.

CAPÍTULO IX Do Resultado

Art.24º Concluído o processo de votação, caberá ao representante de Votação e Apuração: I - Lavrar e assinar a Ata de Votação registrando:

a) Nome da Unidade;

b) Nome dos colaboradores que realizaram a votação; c) Data do início da votação;

d) Data final da votação;

e) Data da apuração do resultado; f) Total de associados;

g) Número de votantes;

h) Número de votos de cada candidato; i) Número de votos brancos;

(6)

Página 6 de 8

k) Ocorrências e

l) Assinatura dos colaboradores que realizaram a votação. II - Realizar a apuração;

III - Registrar o resultado da apuração na Ata de Votação devidamente assinada pelos representantes de cada unidade e remetê-la para a Comissão Eleitoral, instalada na Camed, encaminhando, preliminarmente, por e-mail e posteriormente pelo malote no prazo de 24 horas após a votação;

IV - Encaminhar via malote ou pelos Correios à Comissão Eleitoral da Camed, no prazo de 24 horas, o envelope-urna dos votos, devidamente lacrado, acompanhado da Ata, listagem com a assinatura dos associados votantes e cédulas de votação, os quais serão validados pela Comissão Eleitoral em Fortaleza.

Parágrafo Único. Para as Unidades Operacionais do Banco do Nordeste do Brasil S/A que não tenham o sistema de malote direto e diário, utilizar o meio de envio dos Correios para remeter toda a documentação para Comissão Eleitoral, a fim de atendimento do prazo de 24 horas estipulado neste Regulamento.

Do Resultado

Art.25º A Comissão Eleitoral fará a condensação do resultado e lavrará a Ata Geral da Eleição, registrando a data de início e de encerramento dos trabalhos, a quantidade total de votos e o número de votos válidos e nulos.

Art.26º A Comissão Eleitoral proclamará eleito o candidato que obtiver o maior número de votos válidos.

Parágrafo Único. Caso o candidato figure como patrono de ação judicial contra a entidade, este deverá renunciar sua função de advogado da ação antes de sua posse.

Art.27º A Comissão Eleitoral lavrará a Ata Geral da Eleição registrando: I - Quantidade total de associados votantes;

II - Número de votos válidos; III - Número de votos nulos; IV - Número de abstenções; V - Nome do candidato vencedor. CAPÍTULO X

Dos Recursos

Art.28º Todo associado poderá interpor recurso contra o resultado do processo eleitoral, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, a contar da divulgação do resultado.

(7)

Página 7 de 8

Art.29º O recurso será dirigido à Comissão Eleitoral instalada na Camed, em 02 (duas) vias de igual teor. A Comissão terá o prazo de até 72 (setenta e duas) horas para apresentar resposta. Decidido o mérito da impugnação, a Comissão Eleitoral providenciará, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, a divulgação do resultado final para conhecimento de todos os interessados.

Art.30º Se anulada a eleição, a Comissão Eleitoral convocará nova eleição, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a decisão anulatória.

§1º Em caso de nova eleição, o processo eleitoral será reiniciado por completo, inclusive com abertura de novo prazo para as candidaturas.

§2º Na hipótese prevista no caput deste artigo, a atual estruturação da Ouvidoria não será descontinuada permanecendo em seu pleno funcionamento até a posse do novo membro.

§3º Aquele que por ação ou omissão der causa à anulação da eleição, poderá ser responsabilizado civilmente por perdas e danos caso o motivo apurado seja declarado ilícito, podendo a Camed, dentro de 30 (trinta) dias após o reconhecimento da ilicitude, providenciar a propositura da respectiva ação judicial.

CAPÍTULO XI

Disposições Eleitorais Gerais

Art.31º Caberá à Comissão Eleitoral organizar todo o material utilizado no processo eleitoral e mantê-lo numerado e acondicionado em pastas devidamente apropriadas e conservar por um período de dois anos, a saber:

I - Edital de Convocação;

II - Exemplar do Edital de Convocação e Emenda ao Edital, se houver; III - Pedido de Registro dos candidatos;

IV – Listagem com os nomes dos associados votantes; V - Ata de votação e apuração;

VI – Instruções de votação;

VII - Exemplar da cédula de votação;

VIII - Formulários de impugnações, recursos e defesas; IX - Resultado da eleição endereçado às Patrocinadoras;

X - Exemplar para a Comissão de Votação e Apuração de todos os formulários utilizados no pleito eleitoral.

(8)

Página 8 de 8

Art.33º Os casos omissos serão decididos pela Comissão Eleitoral.

Fortaleza, 22 de setembro de 2016.

Comissão Eleitoral Membros:

Banco do Nordeste: Aureliana Maria Sales de Arruda AFBNB: Dorisval de Lima

AABNB: Francisco Heldahyr Maciel Capef: Cláudia Regina Rocha Costa Camed: Antonio Carlos de Araujo Junior

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

I - limite de crédito: até o valor suficiente para liquidação do saldo devedor das operações de que trata este artigo, apurado na forma dos incisos I, II e III do caput deste

DETECTAR A REDUÇÃO NA COLORAÇÃO VERDE DAS FOLHAS ANTES DE SE TORNAREM CLORÓTICAS.

AGRAVO DE INSTRUMENTO – EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL – PENHORA DE BEM IMÓVEL HIPOTECADO – ALEGAÇÃO DE IMPENHORABILIDADE – BEM DE FAMÍLIA – DESCABIMENTO