• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N. 096/ Do Objetivo e Finalidades do Programa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N. 096/ Do Objetivo e Finalidades do Programa"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL N. 096/2009

A FECEA – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, considerando a seleção de projetos para o Programa de Extensão Universitária “Universidade Sem Fronteiras” – Subprograma Ações de Apoio à Saúde, conforme Edital Nº 06/2009, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), torna pública a abertura de inscrição para complementar o processo de seleção de Graduandos bolsistas e de Recém-Formados para atuar, por tempo determinado, conforme demandas do “Projeto Participação e Controle Social na Saúde: Intervenção para consolidação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde” em regime de dedicação, conforme dispõe o presente Edital e seus anexos:

1. Do Objetivo e Finalidades do Programa

1.1. O Programa de Extensão Universitária “Universidade Sem Fronteiras” conta com o apoio financeiro da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O Programa visa executar uma política de extensão específica para as Instituições Públicas Estaduais e Federais de Ensino Superior do Estado do Paraná, priorizando o financiamento de áreas estratégicas para o desenvolvimento social de populações socialmente vulneráveis nas periferias das cidades paranaenses e de municípios que apresentem indicadores sociais baseados nos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) insatisfatórios.

1.2. O processo seletivo se destina ao preenchimento de 3 (três) vagas para

graduandos bolsistas regularmente matriculados em Cursos de Graduação de

Instituições de Ensino Superior (IES), exceto formandos e bolsistas de outro projeto/agência fomentadora em andamento, conforme quadro a seguir:

ÁREA / CURSO NÚMERO DE VAGAS

Graduandos de 3º e 4º ano do Curso de Serviço Social 02 Graduandos de 3º e 4º ano dos Cursos de Administração e

Secretariado Executivo 01

TOTAL 03

1.3. O processo seletivo se destina, ainda, ao preenchimento de 2 (duas) vagas

para recém-formados graduados há no máximo 02 (dois) anos. Os candidatos

devem ter concluído o ensino superior preferencialmente em IES públicas, não podem ter vínculo empregatício de qualquer tipo, não podem estar recebendo qualquer outro tipo de bolsa, e prioritariamente que tenham carteira de habilitação, conforme quadro a seguir:

(2)

FORMAÇÃO/ÁREA NÚMERO DE VAGAS

Enfermagem 01

Serviço Social 01

TOTAL 02

2. Das inscrições

2.1. As inscrições ocorrerão no período de 08 a 10 de dezembro de 2009, mediante apresentação da documentação exigida no item 3 deste Edital.

2.2. Formulário de inscrição:

2.2.1. O interessado deverá preencher o formulário de inscrição (Anexo 1) e apresentá-lo juntamente com a documentação exigida no item 3 deste Edital.

2.3. Das formas e dos locais de inscrição

2.3.1. As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por intermédio de mandatário (procurador), no atendimento das exigências deste Edital, junto ao Protocolo da FECEA.

3. Dos documentos necessários à inscrição

3.1. Formulário de inscrição preenchido (Anexo 1).

3.2. Curriculum Vitae, preferencialmente Plataforma Lattes com fotocópia dos documentos comprobatórios.

3.3. Fotocópia da Cédula de Identidade. 3.4. Fotocópia do CPF.

3.5. Certidão, ou equivalente, da IES, comprovando que o candidato está regularmente matriculado no respectivo Curso, somente para graduandos

bolsistas.

3.6. Fotocópia do Registro Profissional expedido pelo Conselho Profissional ou Ordem da área, temporário (não vencido) ou permanente, somente para os

recém-formados.

3.7. Fotocópia do Título de Eleitor.

3.8. Fotocópia do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação, ou Declaração de Conclusão até a data de adesão, reconhecido por órgão competente e registrado, somente para os recém-formados.

3.9. Fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação, somente para os

recém-formados.

3.10. Fotocópia do Histórico Escolar com a média final de todas as disciplinas cursadas correspondente à opção da área de atuação profissional indicada no ato da Inscrição.

3.11. Termo de Adesão – concordância com as normas do Programa (Anexo 2). 3.12. Termo de disponibilidade de carga horária e declaração de ausência de vínculo empregatício (Anexo 3).

3.13. 1 (uma) foto 3x4 recente.

Observação: o candidato que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer

documento, ainda que verificada, posteriormente, será excluído do processo seletivo.

4. Das condições do Programa Universidade Sem Fronteiras

4.1. A participação dos profissionais selecionados se dará por adesão, sem geração de vínculo empregatício.

(3)

4.2. As atividades terão duração de até 13 (treze) meses, podendo ser estendidas a critério do órgão fomentador – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

4.3. Sua atuação profissional se dará por meio da prestação de serviços, orientação e suporte às áreas, de acordo com o respectivo Plano de Atividades do Projeto (Anexo 4). Suas atividades serão supervisionadas por um profissional da instituição receptora, mediante a orientação de professores vinculados ao quadro de pessoal da agência executora do projeto, podendo, ainda, contar com a colaboração de profissionais vinculados a eventuais agências associadas.

4.4. O estudante bolsista receberá uma bolsa-auxílio mensal ao longo e por decorrência da prática das atividades previstas no projeto, no valor mensal de R$

300,00 (trezentos reais), a ser repassada à agência executora durante o período de

execução do plano de atividades.

4.5. O recém-formado receberá uma bolsa-auxílio mensal para ajudar no custeio das despesas ao longo e por decorrência da prática das atividades planejadas, no valor mensal de R$ 940,00 (novecentos e quarenta reais), a ser repassada à agência executora, para destinação exclusiva a estes profissionais durante o período de execução do plano de atividades. A bolsa será repassada mensalmente aos profissionais pela agência executora, mediante apresentação do relatório de atividades dando conta do cumprimento do plano de atividades estabelecido e do desempenho do profissional.

4.6. Ao estudante bolsista serão assegurados os seguintes direitos: aproveitamento da carga horária para Atividade Acadêmica Complementar e Certificado de Participação no Projeto.

4.7. Ao recém-formado serão assegurados os seguintes direitos: informações sobre as finalidades, organização e localidade onde irá executar as atividades; recebimento de capacitação para a atividade que irá exercer, bem como todo o apoio necessário; participação na definição das responsabilidades correspondentes a sua preparação e competência; certificação de participação no projeto.

4.8. São deveres do recém-formado: aceitar os regulamentos do programa e as normas que regem as atividades a serem executadas; preparar-se para desenvolver adequadamente as suas funções; respeitar os compromissos assumidos; ser atento, responsável e solidário, tendo disposição para trabalhar em equipe; respeitar, quando for o caso, o caráter confidencial e reservado das informações que envolvem suas atividades.

4.9. A carga horária diária a ser cumprida pelo estudante bolsista é de 4 (quatro)

horas diárias e de 20 (vinte) horas semanais num Plano de Trabalho com duração

prevista de até 13 (treze) meses, sendo a freqüência controlada pelo orientador. 4.10. A carga horária diária a ser cumprida pelo recém-formado é de 8 (oito)

horas diárias e de 40 (quarenta) horas semanais num Plano de Trabalho com

duração prevista de até 13 (treze) meses, cuja freqüência será controlada pelo coordenador.

5. Do processo de seleção

5.1. Do local e período de realização da Seleção dos candidatos

5.1.1. A seleção dos candidatos será realizada no dia 11 de dezembro de 2009, da 14:00 as 18:00 horas, no Campus da FECEA, conforme ensalamento afixado em Edital ao lado da Secretaria.

(4)

6.1.2. O processo de seleção dos estudantes graduandos bolsistas e dos recém-formados, será constituída de:

6.1.2.1. Análise do Currículo, valendo 3,0 pontos;

6.1.2.2. Análise do Histórico Escolar, valendo 2,0 pontos; 6.1.2.3. Prova escrita, valendo 5,0 pontos;

6.1.2.3.1 A prova escrita versará sobre Conselhos, participação e controle social, política de saúde e gestão pública.

6.1.2.4. Será classificado o candidato que obtiver no processo de seleção nota final igual ou superior a 7,0 (sete), sendo chamados os primeiros colocados de acordo com número de vagas no projeto.

6.1.2.5. Em caso de desistência do candidato classificado será chamado o candidato classificado na seqüência;

6.1.2.6. Os resultados do processo seletivo serão divulgados em Edital da Secretaria da FECEA e na Internet, bem como encaminhados à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

6.1.2.7. Sobre os critérios e resultados do processo seletivo não caberá recurso.

7. Da vinculação/adesão ao programa

7.1. O bolsista e o recém-formado selecionados para desenvolver o Plano de Atividades junto ao projeto não terão vínculo empregatício com a agência executora ou agência receptora. Nestes termos, receberão bolsa-auxílio para ressarcimento das despesas realizadas no desempenho das atividades.

7.2. Os candidatos selecionados deverão efetivar a adesão ao Programa Universidade Sem Fronteiras no dia 14 de dezembro de 2009, no setor de Protocolo da FECEA.

7.3. A vinculação do candidato selecionado estará condicionada, de acordo com o Edital de Aprovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), à liberação de recursos pela fonte financiadora.

7.4. Atendido o item 7.2 deste Edital, a apresentação dos Graduandos bolsistas e dos Recém-Formados selecionados ao desempenho de suas atividades no Projeto, nas áreas de atuação, será efetivada por meio de convocação dirigida ao endereço eletrônico ou correspondência ao endereço residencial do candidato selecionado.

8. Da ciência e aceitação

8.1. Ao efetuar sua inscrição, o candidato aceita, irrestritamente, as normas estabelecidas neste Edital, assim como as demais normas estabelecidas pelo Programa Universidade Sem Fronteiras para realização do processo seletivo.

9. Da publicação dos resultados

9.1. O resultado final será publicado a partir de 14 de dezembro de 2009, por meio de Edital no endereço eletrônico www.fecea.br

10. Do cronograma de execução

10.1. Inscrições: 08 a 10 de dezembro de 2009 10.2. Seleção: 11 de dezembro de 2009

10.3. Publicação do Resultado Final: 14 de dezembro de 2009

11. Do arquivamento dos documentos dos candidatos

11.1. Não haverá devolução de documentos em fotocópias dos candidatos que aderirem a Programa.

12. Dos casos omissos.

12.1. Durante o período de inscrição ou do processo seletivo, os casos omissos serão resolvidos por Comissão do Programa.

(5)

Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA) Apucarana, 07 de dezembro de 2009.

Prof.º Valdir Anhuci Representante USF – FECEA

Prof.º Vanderley Ceranto Diretor

(6)

ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DADOS PESSOAIS: CANDIDATO: RG.: EXPEDIÇÃO: CPF.: TÍTULO ELEITOR: CARTEIRA HABILITAÇÃO: REGISTRO PROFISSIONAL: ENDEREÇO RES.: Nº: COMPLEMENTO: CIDADE: CEP:

TELEFONE PARA CONTATO: TELEFONE CELULAR:

E-MAIL:

DADOS BANCÁRIOS: Banco (nome), Agência (número) e Conta corrente

DADOS ACADÊMICOS: FORMAÇÃO:

INSTITUIÇÃO: DATA DA COLAÇÃO:

PÓS-GRADUAÇÃO: ( ) ESPECIALIZAÇÃO ( ) MESTRADO ( ) DOUTORADO. ( ) CONCLUÍDO ( ) EM ANDAMENTO.

INSTITUIÇÃO:

ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: _________________________

(7)

ANEXO 2 TERMO DE ADESÃO

Eu____________________________________________________________, portador de RG.nº ____________________ e CPF nº _____________________ concordo com os termos do Programa Universidade Sem Fronteiras, publicado

por meio do edital FECEA 096/2009, aderindo ao Programa Universidade Sem

Fronteiras - Subprograma Ações de Apoio à Saúde - Projeto “Participação e Controle Social na Saúde: Intervenção para consolidação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde” , e estou ciente de que:

• o referido programa não gera vínculo empregatício com a agência executora ou com as agências receptoras;

• a vinculação, após seleção, está condicionada, de acordo com os Edital Nº. 06/2009 da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à liberação dos recursos pela fonte financiadora.

Apucarana, _____ de __________de 2009. ____________________________________

(8)

ANEXO 3

DECLARAÇÃO DISPONIBILIDADE DE CARGA HORÁRIA E AUSÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO (BOLSISTA)

Eu_________________________________________________________________, portador(a) RG nº _______________ e CPF nº _________________________ declaro que disponho de 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais para atuar no plano de atividades do Programa universidade sem fronteiras, bem como declaro não possuir vínculo empregatício de qualquer espécie ou receber salário/remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive os de estágio remunerado, nem perceber bolsa de qualquer natureza durante a vigência do programa, conforme Edital nº.096/2009. Por ser a expressão da verdade.

Apucarana , _____ de __________ de 2009.

____________________________________ Assinatura do Candidato

(9)

DECALRAÇÃO DISPONIBILIDADE DE CARGA HORÁRIA E AUSÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO (RECÉM-FORMADO)

Eu_________________________________________________________________, portador(a) RG nº ___________________ e CPF nº _________________________ declaro que disponho de 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais para atuar no plano de atividades do Programa universidade sem fronteiras, bem como declaro não possuir vínculo empregatício de qualquer espécie ou receber salário/remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive os de estágio remunerado, nem perceber bolsa de qualquer natureza durante a vigência do programa, conforme Edital nº. 096/2009. Por ser a expressão da verdade.

Apucarana , _____ de __________ de 2009.

____________________________________ Assinatura do Candidato

(10)

ANEXO 4

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO

Cronograma Físico das Metas

Descrição das atividades e despesas (METAS) Inicio

(mês/ano) (mês/ano) Término

% da META no

projeto 1 Discussão preliminar do projeto de pesquisa com a equipe, no

sentido de socializar o objeto, objetivos, metodologia, de modo a assegurar a consecução dos objetivos;

Out/2009 Out/2009 5 2 Qualificação da equipe com vista a desenvolver o domínio da

metodologia, tanto do planejamento quanto na execução, acompanhamento, avaliação e reconstrução dos trabalhos;

Out/2009 Nov/2009 5 3 Revisão bibliográfica e das normativas legais (legislação) contínua

para o

Aprofundamento das referências teóricas centrais que fundamentarão o projeto;

Out/2009 Fev/2010 5 4 Formulação dos planos de trabalho, de forma a nortear a elaboração

dos instrumentos de coleta de dados, sua execução e o processo de síntese, para análise e interpretação dos dados;

Out/2009 Fev/2010 5 5 Coleta dados institucionais dos Conselhos Municipais de Saúde e

aplicação de questionário aos membros dos conselhos; Nov/2009 Mar/2010 . 5 6 Organização, tabulação e análise de dados do questionário e das

informações institucionais dos municípios; Fev/2010 Abr/2010 5 7 Elaboração e estruturação dos cursos capacitação – organização

dos cursos por módulos temáticos, conforme verificado no diagnóstico realizado;

Dez/2009 Mai/2010 5 8 Capacitação dos membros dos Conselhos Municipais de Saúde Fev/2010 Abr/2010 10 9 Acompanhamento dos conselhos na aplicação de instrumentos de

consulta pública Abr/2010 Maio/2010 15

10 Identificação das demandas da sociedade; Abr/2010 Jun/2010 10

11 Assessoramento na elaboração de planejamento de ações de

divulgação e legitimação; Jun/2010 Ago/2010 5 12 Elaboração e produção de artigos para publicação em anais,

revistas e eventos científicos locais, regionais e nacionais; Jul/2010 Out/2010 10 13 Participação e apresentação de trabalhos científicos em eventos. Dez/2009 Nov/2010 5 14 Elaboração dos relatórios parciais e do relatório final do projeto Nov/2010 Nov/2010 10

Referências

Documentos relacionados

Rua Esmeralda, 430 – Faixa Nova – Camobi -97110-767 – Santa Maria – RS Fone/FAX: (55) 3217 0625..

- Compreender os processos tecnológicos empregados na produção de bebidas não alcoólicas; - Estar apto para desenvolver novas formulações de bebidas;.. - Estar apto a atuar

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação