• Nenhum resultado encontrado

DIA 4 - Receitas de bolo para cobrir com Pasta Americana -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIA 4 - Receitas de bolo para cobrir com Pasta Americana -"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DIA 4 - Receitas de bolo para cobrir com Pasta Americana -

Para mim, encontrar o bolo perfeito foi a tarefa mais árdua e difícil.

Os bolos para decorar com pasta americana NÃO pode e NÃO deve ser seco. Os bolos decorados com pasta americana são bolos altos por dois motivos: para permitir mais espaço para decorar, para destacar e para que ao cortarmos a fatia seja equilibrada entre bolo, recheio e pasta americana. É muito comum que as pessoas não comam a pasta americana, o que é mais um motivo para que o nosso bolo e recheio sejam tão gostosos como nosso bolo é bonito por fora.

(2)

Bolo Úmido - Este é o meu bolo favorito, tem um sabor delicioso, é úmido e fofinho. E o melhor é que é perfeito para bolos decorados com pasta americana, sem o risco de rachaduras ou que o bolo afunde.

Além dos ingredientes comuns, vamos a utilizar dois ingredientes que pode ser que vocês nao conheçam.

A manteiga: além de proporcionar corpo e sabor, também confere umidade ao bolo, fazendo com que não seja necessário molhar o bolo com nenhuma calda.

O açúcar invertido; mantém a umidade da massa.

O Buttermilk: deixa o bolo macio e úmido.

(3)

Buttermilk - Podemos substituir-lo por 250ml de leite com 15 ml de vinagre branco (ou limão),misture e deixe descansar por 10-15 min.

O Buttermilk tem aspecto de "leite talhado" é normal.

Açúcar invertido

Aqui na Espanha costumo fazer com uns envelopinhos que contém o ácído e o bicarbonato, para que vocês não tenham problema vou passar uma receitinha com suco de limão e bicarbonato.

INGREDIENTES

1 kg de açúcar refinado 300 ml de água filtrada

5 g de ácido cítrico ou 5 ml de suco de limão siciliano 5 g de bicarbonato de sódio

PREPARO

Coloque o açúcar, o ácido cítrico (ou suco de limão) e a água em fogo baixo. Uma vez que levantar a fervura, retire do fogo e deixar esfriar até 50º C. Neste ponto adicione o bicarbonato de sódio com a finalidade de equilibrar o pH. Deve-se homogeneizar muito bem após esta adição, quando obteremos um xarope levemente esbranquiçado e espumoso, o que uma vez frio, vai adquirir uma cor levemente dourada.

Armazenamento: conservar em um frasco de vidro fechado em temperatura ambiente.

(4)

Esse bolo cresce cerca de 4-5 cm em uma forma quadrada de 30 cm, 5-6 cm em duas formas de 15x10 cm e 8-9 cm em uma forma de 20x10 cm, mas necessita de um tempo maior de cozimento (cerca 1 hora, mas lembre-se que isso vai depender do seu forno e do tamanho da forma).

# Comece a verificar se o bolo está cozido com um palito após cerca de 45 minutos, sem abrir a porta do forno. Para o bolo não queimar a parte de cima, você pode cobri-lo com papel alumínio.

# Se você não tem formas altas, você pode cobrir a sua forma com papel manteiga para que o bolo suba pelos lados da forma.

# Antes de preparar a nossa massa de bolo, pré-aqueça o forno 160° C com uma tigela ou forma embaixo no forno que deve permanecer desde o pré-aquecimento até o bolo ficar pronto. Isso dará ao ambiente do forno uma umidade que será absorvida pela massa, dando toda a diferença ao bolo, deixando-o "molhadinho" desde o início!

# Durante o cozimento é melhor usar a grade do forno no meio para distribuir melhor o calor.

# Sempre aquecemos o forno 20ºC a mais do que pede a receita durante uns 10-15 mi-nutos. Ao introduzir o bolo abaixamos o forno 20ºC, ou seja, se a receita pede para assar o bolo a 160ºC, aquecemos o forno a 180ºC e ao introduzir o bolo abaixamos a 160ºC.

(5)

Ingredientes:

- 190 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente) - 224 g de açúcar branco

- 96 g de açúcar invertido

- 4 ovos grandes (em temperatura ambiente) - 265 ml de Buttermilk *

- 345 g de farinha

- 2 ½ colheres de chá de fermento em pó - 30 g de cacau em pó

- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio - 1 pitada de sal

(6)

Preparo:

1- Peneire a farinha, o fermento, o cacau, o sal e o bicarbonato de sódio em uma tigela e reserve. Misture o leite com o vinagre e deixe reposar.

2- Bata a manteiga com o açúcar até dobrar de volume, você deve ter um pouco de paciência até ficar bem fofo e claro.

3- Adicione o açúcar invertido e continue batendo.

4- Diminua a velocidade da batedeira e junte os ovos, um de cada vez, para misturar bem e que entre bastante ar na massa.

5- Neste ponto, a massa pode apresentar uma aparência de que "desandou". Não se preocupe, isso é normal e será corrigido pela adição da farinha.

6- Se a sua batedeira possui o batidor da foto 6, usaremos agora, senão continuaremos com o mesmo batidor.

7,8- Com a velocidade minima da batedeira, acrescente a mistura de farinha à mistura de ovos, alternando com o buttermilk. Bata o minimo possivel somente até que a massa esteja homogênea.

9- Unte a forma com o spray ou com manteiga e farinha e despeje a massa. Asse por cerca de 1 a 1,5 horas (dependendo do seu forno e o tamanho da forma). Começe a verificar com um palito após cerca de 45 minutos.

Dicas:

** Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente (você tem que tirar com tempo os ovos e a manteiga da geladeira).

** Para medir os ingredientes é essencial usar uma balança.

** O tempo de cozimento depende do forno e do tamanho da forma. Em qualquer caso, NÃO abra o forno no início, pelo menos a primeira meia hora.

** Este bolo é de cozimento bastante lento e, dependendo do tamanho, pode levar de 1 a 1,5 horas para assar.

(7)

** Quando você considerar que o bolo já está assado, remova o bolo do forno e deixe esfriar 10 minutos na forma. Em seguida vamos a desenforma-lo em uma grade para esfriar completamente.

** Não devemos rechear nem esculpir o bolo até que esteja completamente frio. É melhor esperar de um dia para o outro. Uma vez completamente frio, devemos cobrirlo com plástico filme para evitar a secagem.

** Esse bolo pode ser congelado. Assim, você pode fazê-lo com antecedência retirar algumas horas antes e decorar.

** Podemos substituir o spray desmoldante, pelo desmoldante caseiro que é muito fácil de fazer e se conserva muito bem na geladeira.

(8)

Podemos saborizar esse bolo com: raspas de um limão ou uma laranja, uma colher de pasta de baunilha ou outro sabor.

Ingredientes:

- 190 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente) - 290 g de açúcar branco

- 30 g de açúcar invertido

- 4 ovos grandes (em temperatura ambiente) - 265 ml de Buttermilk *

- 375 g de farinha

- 2 ½ colheres de chá de fermento em pó - ½ colher de chá de bicarbonato de sódio - 1 pitada de sal

* (250 ml de leite + 15 ml de vinagre branco)

Preparo:

1- Peneire a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio em uma tigela e reserve. 2- Bata a manteiga com o açúcar até dobrar de volume, você deve ter um pouco de paciência até ficar bem fofo e claro.

3- Adicione o açúcar invertido e continue batendo.

4- Diminua a velocidade da batedeira e junte os ovos, um de cada vez, para misturar bem e que entre bastante ar na massa.

5- Neste ponto, a massa pode apresentar uma aparência de que "desandou". Não se preocupe, isso é normal e será corrigido pela adição da farinha.

(9)

6- Se a sua batedeira possui o batidor da foto 6, usaremos agora, senão continuaremos com o mesmo batidor.

7,8- Com a velocidade minima da batedeira, acrescente a mistura de farinha à mistura de ovos, alternando com o buttermilk. Bata o minimo possivel somente até que a massa esteja homogênea.

9- Unte a forma com o spray ou manteiga e farinha e despeje a massa. Asse por cerca de 1 a 1,5 horas (dependendo do seu forno e o tamanho da forma). Começe a verificar com um palito após cerca de 45 minutos.

É um bolo ideal para esculpir (carros, almofadas, esferas, etc), sem desmoronar ou quebrar o bolo, mas eu aviso que é um bolo bastante seco e eu somente uso em casos especiais e considero que é imprescindivél molhar com uma calda, claro que com cuidado para não comprometer a estrutura do bolo

Este bolo suporta inúmeras variações de sabor: limão, laranja, baunilha, chocolate, etc

Ingredientes:

- 4 ovos (L)

- 200 g de manteiga sem sal - 200 gr de açúcar

- 300 g de farinha

- 1/2 pacote do tipo levedura Real - 1 pitada de sal

Para saborizar: casca de 1 limão ralada ou de uma laranja (sem a parte branca), uma colher de pasta de baunilha ou outro sabor. Para fazer de chocolate substituimos 40g de farinha por 40g de cacao em pó sem açúcar.

Preparo:

1- Peneire o fermento, a farinha e o sal e reserve.

(10)

paciência até ficar bem fofo e claro.

3- Adicione os ovos, um de cada vez sem parar de bater. Acrescente o sabor. 4- Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha até ficar homogêneo. 5- Unte a forma com o spray ou manteiga e farinha e despeje a massa. Leve ao forno pre aquecido a 160º até que espetando um palito ele saia limpo.

Retire do forno, espere esfriar e deixe sempre embrulhado em plástico filme para não ressecar.

Calda Básica para regar bolos

Calda básica pra ser usada em qualquer tipo de bolo, neutra tem a finalidade de levar umidade pa-ra o bolo e ressaltar o sabor do recheio.

1 xícara de açúcar 1 xícara de agua Modo de Preparo:

Em uma panela, misture o açúcar e a água. Leve ao fogo médio até levantar fervura e derreter o açúcar. Espere esfriar antes de usar.

OBS.: Essa calda admite inumeráveis variações de sabor: baunilha, limão, laranja… etc, podemos adicionar também licores doces ou chocolate em pó.

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

agentes etiológicos são parasitas verdadeiros, classificados no Filo Deuteromycota. Figura 11: Doenças fúngicas associadas a pacientes portadores do vírus HIV examinados na

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

- Pedimos ao Senhor que nos ajude atentos e generosos como este Santo, que hoje celebramos: Senhor, damos-Te graças pelo dom de vida do Teu filho S.. Nuno de