• Nenhum resultado encontrado

Com o apoio financeiro do programa Prevenir e combater a criminalidade da União Europeia Comissão Europeia Direcção-Geral dos Assuntos Internos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com o apoio financeiro do programa Prevenir e combater a criminalidade da União Europeia Comissão Europeia Direcção-Geral dos Assuntos Internos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ao abrigo do programa “Prevenir e combater a criminalidade”,1 a Eurojust recebeu uma

subvenção da Comissão Europeia, autorizando o apoio financeiro e logístico de equipas de investigação conjuntas (EIC) até Setembro de 2013. Os representantes de instituições públicas com um Acordo relativo às EIC em vigor que procurem essa ajuda financeira através da Eurojust podem utilizar este guia para facilitar o processo de candidatura.

Acto de candidatura a uma subvenção – instruções passo-a-passo

1. É necessário concluir um Acordo relativo às EIC2 escrito e válido (ou, se for caso disso, uma

extensão escrita do acordo) antes de se poder solicitar ajuda financeira e tem de ainda estar em vigor aquando da(s) acção(ões) planeada(s).

2. As informações actualizadas sobre o Projecto de Financiamento das EIC estão disponíveis no sítio da Internet da Eurojust, na página Projecto de Financiamento das EIC, acessível através da ligação seguinte:

http://www.eurojust.europa.eu/jit_funding.htm

3. Também se encontram disponíveis os intervalos de tempo e prazos estabelecidos e relevantes através da ligação seguinte: http://www.eurojust.europa.eu/jit_funding.htm. O acto de candidatura tem de ser recebido pela Eurojust dentro do intervalo de tempo estabelecido e as actividades/acções têm de ocorrer dentro do prazo de 12 semanas definido. Aplicam-se regras diferentes a empréstimos para equipamento (consulte o ponto 10).

4. O financiamento é disponibilizado apenas a membros e participantes das EIC indicados no Acordo relativo às EIC e na lista de participantes das EIC para quem se pode incorrer em despesas (anexo do acto de candidatura). Os participantes terceiros na EIC, mesmo que mencionados como parte do Acordo relativo às EIC, não são elegíveis para reembolso se forem participantes da Eurojust, Europol ou OLAF. Os custos são elegíveis se estiverem directamente associados a actividades da EIC.

1 Decisão do Conselho de 12 de Fevereiro de 2007 que cria, para o período de 2007 a 2013, o programa específico

"Prevenir e combater a criminalidade", JO L 058 de 24.2.2007, p.7.

2 Acordo relativo às EIC baseado na Decisão-Quadro relativa a EIC (Decisão-Quadro do Conselho de 13 Junho de 2002

relativa às EIC (2002/465/JAI), JO L 162/1 de 20.6.2002) ou a Convenção relativa ao auxílio judiciário mútuo em matéria penal (Convenção relativa ao auxílio judiciário mútuo em matéria penal entre os Estados-Membros da União Europeia, JO C 197/1 de 12.7.2000).

Guia

Como se candidatar a ajuda

financeira para uma Equipa de

Investigação Conjunta?

(2)

5. Transfira o Acto de candidatura através da ligação seguinte:

http://www.eurojust.europa.eu/jit_funding.htm.

6. Tenha em atenção que apenas serão aceites actos de candidatura em inglês.

7. Preencha a secção “application” (candidatura), introduzindo informações básicas relativas à sua EIC; todos os campos são obrigatórios. É necessário fornecer os pormenores seguintes:

Informações de contacto do agente de ligação e do(s) responsável(áveis) da EIC – o agente de ligação será informado acerca de todas as matérias relativas à EIC e a futuro financiamento.

Informações resumidas de base sobre a EIC – datas relacionadas com o Acordo relativo às EIC (data inicial e final), países envolvidos, número de membros da EIC (conforme mencionado no Acordo relativo às EIC) e envolvimento de países terceiros (por ex. Europol, Eurojust, OLAF).

Informações relativas a financiamento anterior recebido da Comissão Europeia e/ou Eurojust – número(s) do(s) acto(s) de candidatura, como os fundos foram gastos e valor acrescentado da ajuda financeira.

8. Preencha a secção “application details” (pormenores do acto de candidatura):

Indique o valor total solicitado (o máximo é 50.000 EUR por acto de candidatura). Indique claramente e com precisão o que solicita – o valor efectivo por actividade. Calcule cuidadosamente – não subestime nem sobrestime os custos. Todos os custos têm de estar associados às actividades da EIC.

Relativamente a despesas de viagem, alojamento e interpretação, consulte os pormenores em “Financial guidelines for JITs project” (Orientações financeiras para o projecto das EIC) que se anexa ao acto de candidatura (por favor, respeite os tectos). Relativamente a equipamento, consulte a secção VI, “Procedural guidelines for financial assistance and for the loan of equipment to a JIT” (Orientações processuais relativas a ajuda financeira e a empréstimo para equipamento a uma EIC) que se anexa ao acto de candidatura.

Forneça todos os pormenores possíveis na secção “Justification/Explanation” (Justificação/Explicação) Estes pormenores serão cuidadosamente considerados e avaliados (consulte a parte III, “Procedural guidelines for financial assistance and for the loan of equipment to a JIT” (Orientações processuais relativas a ajuda financeira e a empréstimo para equipamento a uma EIC) que se anexa ao acto de candidatura). 9. Não inclua quaisquer dados pessoais relacionados com as actividades da EIC.

10. Tenha em atenção que as despesas apenas serão reembolsadas e não financiadas previamente.

11. Certifique-se de que a acção para a qual apresenta a candidatura da subvenção ocorrerá durante o período de 12 semanas definido após a notificação da decisão da adjudicação.

(3)

12. O equipamento é emprestado por um período máximo de 6 meses. Este prazo começa a contar a partir da data de assinatura de um acordo separado entre a EIC e a Eurojust. O período não será prorrogado. Se necessitar do equipamento após este período de 6 meses, tem de apresentar um novo acto de candidatura antes da data de fim do período de empréstimo. O mesmo equipamento ser-lhe-á emprestado por mais 6 meses, com base no novo acto de candidatura, se fornecer uma justificação suficiente.

13. Assine e date o acto de candidatura na secção “agreement” (acordo). Lembre-se de que a assinatura significa que concorda com os “Terms and conditions applicable to JITs” (Termos e condições aplicáveis às EIC) que se anexa ao acto de candidatura. A assinatura de um responsável da EIC é suficiente.

14. Rubrique todas as páginas do acto de candidatura. Não se esqueça de rubricar também cada página dos anexos.

15. Anexe os documentos seguintes ao acto de candidatura:

Uma cópia do Acordo relativo às EIC editado para excluir dados operacionais pessoais, incluindo a prorrogação oficial do Acordo, por escrito, se for caso disso. O Acordo tem de ser válido aquando da acção para ser financiado.

Uma lista de todos os membros da EIC para os quais se pode solicitar reembolso, para permitir o controlo orçamental.

Um formulário "Ficha de dados financeiros" (FIF), assinado e carimbado (aceita-se o extracto bancário mais recente em vez do carimbo do banco). O FIF está disponível através da ligação seguinte: http://www.eurojust.europa.eu/jit_funding.htm. Tenha em atenção que se não fornecer um FIF válido, não receberá o reembolso.

16. Leia os anexos do acto de candidatura – “Terms and conditions applicable to JITs”, (Termos e condições aplicáveis às EIC) “Procedural guidelines for financial assistance and for the loan of equipment to a JIT” (Orientações processuais relativas a ajuda financeira e a empréstimo para equipamento a uma EIC), “Financial guidelines for JITs project” (Orientações financeiras para o projecto das EIC) – para evitar quaisquer problemas ou equívocos. As orientações são parte integrante das condições aplicáveis a qualquer acto de candidatura para ajuda financeira.

17. Apresente o seu acto de candidatura dentro do período de tempo estabelecido (intervalo de tempo). Os intervalos de tempo encontram-se publicados no sítio da Internet da Eurojust através da ligação seguinte: http://www.eurojust.europa.eu/jit_funding.htm. A maioria dos intervalos de tempo tem a duração de 3 semanas.

18. Pode enviar uma cópia em papel do acto de candidatura através de correio registado ou uma cópia digitalizada através de correio electrónico. Em ambos os casos, o acto de candidatura tem de ser preenchido (rubricado e assinado, com todos os anexos juntos) e recebido pela Eurojust, o mais tardar, no dia em que termina o prazo do intervalo de tempo relevante. Isto significa que a cópia digitalizada tem de ser enviada por correio electrónico, o mais tardar, na

III. Preencher o acto de candidatura

(4)

data em que termina o prazo. A cópia em papel tem de ser recebida fisicamente pela Eurojust, o mais tardar, na data em que termina o prazo.

19. A cópia digitalizada deve ser enviada por correio electrónico para o endereço seguinte: JITs@eurojust.europa.eu

A cópia em papel deve ser enviada por correio registado, ou entregue em mão, para a morada seguinte:

JIT Project Manager c/o Eurojust Maanweg 174 2516 AB The Hague

Netherlands

20. O seu acto de candidatura será avaliado no prazo de oito dias úteis após o término do intervalo de tempo relevante. Todos os actos de candidatura recebidos dentro do mesmo intervalo de tempo serão avaliados em conjunto. Para mais pormenores, consulte a secção III, “Procedural guidelines for financial assistance and for the loan of equipment to a JIT” (Orientações processuais relativas a ajuda financeira e a empréstimo para equipamento a uma EIC) que se anexa ao acto de candidatura.

21. No oitavo dia útil após o prazo final para a apresentação das candidaturas, o agente de ligação, o(s) responsável(áveis) da EIC e a(s) secretaria(s) nacional(ais) da Eurojust do(s) Estado(s)-Membro(s) envolvidos receberão uma mensagem de correio electrónico do gestor de projecto da EIC a informar acerca da decisão do gestor orçamental relativamente à candidatura (decisão, rejeição ou desqualificação da adjudicação).

22. A partir do dia a seguir à notificação, a EIC tem 12 semanas para concluir a acção. Lembre-se de reunir todos os documentos comprovativos de que pode precisar para efectuar as reclamações (consulte a secção seguinte).

23. Se o equipamento solicitado for adjudicado, será fornecido à EIC após a assinatura de um

acordo separado entre a EIC e a Eurojust. Este acordo tem de ser assinado o mais

rapidamente possível após a data de notificação. O equipamento será entregue à EIC por correio registado ou pessoalmente pelo gestor de projecto da EIC.

24. Após o período de 12 semanas para concluir a acção, tem de apresentar o(s) pedido(s) utilizando o formulário de relatório e o(s) modelo(s) financeiro(s) relevante(s). Os documentos têm de ser enviados ao gestor de projecto da EIC (endereço indicado acima); todos os documentos relevantes estão disponíveis na página da Internet da Eurojust através da ligação seguinte:

http://www.eurojust.europa.eu/jit_funding.htm.

Nota: quando viajar de automóvel, tem de apresentar a folha de registo do automóvel, a lista de pessoas que viajam no automóvel e uma declaração de honra que indique que o automóvel

VI.

Após a acção estar concluída

(5)

utilizado é uma viatura de serviço usada para as finalidades indicadas no acto de candidatura (ou seja, deslocação para realizar reuniões, interrogatórios, etc.). Quando se deslocar através de outros meios de transporte, tem de apresentar o pedido de reembolso da viagem.

25. Tem de apresentar os originais ou cópias certificadas dos documentos comprovativos (ou seja, cartões de embarque, bilhetes, facturas, etc.) com os documentos de relatório (formulário de relatório, modelos financeiros). Para mais pormenores, consulte as “Financial guidelines for JITs Project” (Orientações financeiras para o projecto das EIC) que se anexam ao acto de candidatura.

26. Tem de apresentar um comprovativo de pagamento de todas as despesas.

27. Apenas serão reembolsadas as despesas relativas a actividades previamente solicitadas no acto de candidatura e adjudicadas (indicadas na decisão de adjudicação).

28. Envie todos os relatórios financeiros (formulário de relatório, modelos financeiros, documentos comprovativos e comprovativo de pagamento) numa remessa, indicando o número de referência da Eurojust, no prazo de 4 semanas após o término do período de 12 semanas definido para concluir a acção. Após a data, não será possível efectuar qualquer reembolso. 29. O equipamento emprestado tem de ser devolvido no prazo de 2 semanas após o período de

empréstimo de 6 meses. O equipamento tem de ser enviado por correio registado (portes pagos pela Eurojust) ou entregue pessoalmente pelo gestor de projecto da EIC.

30. Se tiver quaisquer questões ou dúvidas, queira contactar o gestor de projecto da EIC através de:

Referências

Documentos relacionados

A análise das Figuras 117 a 119 permite concluir que a inspeção por partículas magnéticas via úmida colorida foi capaz de detectar todas as descontinuidades

Este resultado também foi verificado por Chu e Chan (2003), que reporta o pH ótimo para o tratamento de efluentes via processo Foto-Fenton, apresentando baixa

68 – Um motorista de automóvel viaja á velocidade de 216 km/h. Determine a aceleração distância de 400m ele vê um obstáculo. Determine a aceleração que deve ser

A Store First Limited tem a intenção de tornar a empresa uma das melhores do mercado de armazenagem pessoal do Reino Unido usando o mesmo projeto como muitas outras grandes

Pastoreio SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO Recolha lenha SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO Floresta produção SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM Resinagem NÃO SIM SIM SIM SIM NÃO SIM Extração pedra

«A União Europeia ( ue ) será julgada pela forma como responder aos importantes eventos que estão a acontecer na sua vizinhança próxima.» 1 Catherine Ashton,

A garantia da Philips aplica-se desde que o produto seja utilizado adequadamente para o fim a que se destina, nos termos das instruções de utilização e contra a apresentação da

1.2 O presente concurso será regido por este Edital observado o Regimento Interno da Instituição, especialmente Capítulo VI, que dispõe sobre Transferência