• Nenhum resultado encontrado

Como estudar melhor?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como estudar melhor?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Como estudar melhor?

Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Física

PET - Programa de Educação Tutorial Autores:

Integrantes do grupo PET - Física/UFPB Bruno C. B. N. de Souza (ex-bolsista Geraldo F. de Santana Jr. (ex-bolsista) Marcelo Vieira (ex-agregado)

Nadílson Rocha (ex-bolsista) Pedro L. Christiano (tutor) Thadeu O. Formiga (ex-bolsista)

Introdução

Toda atividade humana, para ser bem realizada, requer a utilização de técnicas

adequadas. Até mesmo o ato de apertar um parafuso pode ser fácil ou difícil dependendo da utilização ou não das técnicas e ferramentas adequadas. Dessa forma, estudar, assim como qualquer outra atividade humana, para ser eficiente, também requer a utilização de técnicas adequadas. É através da utilização dessas técnicas que se pode maximizar a eficiência na aprendizagem reduzindo-se ao mesmo tempo o esforço para consegui-la. Esta apostila tem o objetivo de apresentar técnicas que vão lhe permitir aumentar sua capacidade de aprendizagem reduzindo o esforço despendido nesse processo. Para que este procedimento funcione, é recomendável que se adote a seguinte atitude:

→ Aceite: Acredite que o sistema funciona e se esforce para dominar as técnicas. → Adote: Adote as técnicas e passe a utilizá-las sempre que for estudar.

→ Adapte: À medida que for utilizando essas técnicas, você vai perceber que algumas modificações poderiam fazer com que elas ficassem mais ajustadas ao seu

temperamento.

Não hesite em fazer e testar essas modificações.

Com o intuito de atingir os objetivos acima mencionados, essa apostila foi dividida da seguinte forma: na segunda seção apresentamos um procedimento que vai lhe permitir tomar notas em sala de aula de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que lhe permite revisar essas notas de forma sistemática, rápida e eficiente. Na terceira seção é

apresentada uma técnica para se determinar de forma muito rápida de que assunto trata um determinado texto. Recomendamos que você a utilize para dar uma olhadinha no livro texto antes da aula. Você verá que mesmo sem ter lido o assunto completamente seu rendimento vai melhorar. A partir da quarta seção, é que vamos nos dedicar à técnica de estudo propriamente dita. Começaremos por apresentar, nesta seção quatro, algumas dicas de como você pode melhorar a sua concentração e, conseqüentemente, o seu desempenho quando vai estudar. Finalmente, na seção cinco, apresentamos a técnica de leitura (estudo) conhecida como SQ3R que, esperamos, vai fazer com que seu rendimento ao estudar melhore significativamente.

(2)

Como tomar notas em sala de aula?

O ato de tomar notas de aula, além de economizar tempo na aprendizagem, é a maneira mais eficiente de reter informações obtidas em sala de aula. Para que suas notas de aula atinjam esses objetivos, devem ser seguidos os seguintes passos:

A) Preparação.

Use um caderno de notas com folhas largas, de preferência espiral ou tipo fichário de modo que as folhas possam ser ''viradas'' com facilidade. Ele não deve ser muito grosso para não dificultar a escrita, mas deve ser grosso suficiente para conter todo o material da disciplina.

Trace uma linha vertical criando uma coluna com pelo menos 4 cm de largura. Essa coluna pode ser criada do lado esquerdo ou direito das páginas e será usada para fazer destaques (escrever palavras chaves, por exemplo), dúvidas e observações. As anotações feitas pelo professor no quadro devem constar na outra parte da folha.

B) Como devem ser as anotações?

→ Limpas, sem rasuras e detalhadas, a fim de facilitar seu entendimento após a aula (ver item 3);

→ Pode conter abreviações, sinais que só você entende, desde que você tenha certeza que vai entende-los depois;

→ Use letras maiúsculas, cores e marca textos para destacar os pontos/conceitos importantes;

→ Escreva legivelmente. C) Fazendo as anotações.

→ Não anote apenas o que está escrito no quadro, anote também pontos importantes do que o professor fala;

→ Não tente anotar tudo o que o professor diz. Anote o que é importante da forma como você entendeu;

→ Faça distinção entre meros detalhes e pontos chaves (idéias gerais); → Faça suas anotações na forma de parágrafos;

→ Pule linhas para destacar o final de idéias ou argumentos. D) Observações:

→ As notas de aula não são resumos, mas anotações com as informações mais relevantes → Estas não substituem o raciocínio, apenas facilitam a rememorização.

→ As notas de aula não devem nunca ter como objetivo substituir o livro texto.

E) O que deve ser feito após a aula?

→ Releia as notas e torne-as legíveis, se for o caso (utilização das memórias: auditiva, visual e mecânica);

→ Marque os pontos importantes na coluna que você criou. Escreva nela se uma dada frase se trata de uma definição, por exemplo. Identifique as partes que contém

(3)

demonstrações (escreva demonstração no espaço ao lado). Faça o equivalente com as conclusões;

→ Faça resumos;

→ Procure uma fonte mais extensa (outro livro texto); → Releia essa coluna e reflita sobre o que você anotou;

→ Cubra o lado da página com suas anotações e tente repetir as idéias e conceitos mais importantes para a próxima aula;

→ Anote a lápis na coluna que você criou as suas dúvidas para consultar o professor na próxima aula;

→ Não deixe suas dúvidas acumularem.

Skimming: como dar uma olhadinha rápida em um texto científico

A compreensão de um texto cientifico deve ocorrer de maneira fácil e no menor tempo possível.

O skimming é uma técnica preciosa que auxilia na compreensão do texto. Objetivo: Ter uma visão panorâmica do assunto.

Descobrir o objetivo do autor ao escrevê-lo. Como fazer um skimming?

→ Leia o título, o primeiro e o último parágrafos. Pense neles e tente descobrir o que significam.

→ Preste atenção às palavras chaves (em geral elas estão escritas em maiúscula, negrito, sublinhado, itálico)

→ Estas palavras devem ser compreendidas, anotadas e memorizadas. O que elas têm a ver com o título?

→ Preste a atenção em fotos, figuras e gráficos, caso apareçam. Os gráficos muitas vezes nos trazem mais informações e mais claras do que equações. Leia as legendas. O que elas têm a ver com o restante?

→ Se você já tem uma idéia do que trata o texto, seu skimming está concluído.

Como melhorar sua concentração ao estudar

Você deve reservar alguns lugares para estudar (salas de aulas vazias, seu quarto, bibliotecas, etc).

Este ambiente de estudo não deve ser utilizado para outras tarefas (bate-papo, escrever cartas, pensar na vida, etc).

Seu ambiente de estudo tem que ter: Boa iluminação. Ventilação.

Uma cadeira confortável, contudo não tão confortável. Um conforto exagerado pode levar à sonolência.

Uma mesa (escrivaninha) grande; o suficiente para colocar todo os materiais (livros, caderno, artigo, lápis, caneta, etc) sem lhe causar incômodo.

(4)

Seu ambiente de estudo não deve ter: Telefone.

Televisão e/ou aparelho de som ligado.

Um companheiro ou um amigo com conversas paralelas. Geladeira cheia de comida.

Dica:

Sempre que for estudar não estude varias horas seguidas. Divida seus estudos em

pequenos objetivos (etapas). Estes objetivos devem ser traçados antes do inicio da leitura e tendo sempre a certeza de que irão ser cumpridos. Se você achar conveniente, você pode até programar uma recompensa para si próprio se o objetivo for atingido. Algo como um lanche, um breve papo com os amigos, um telefonema para a namorada ou alguma coisa assim. É sempre bom ter em mente que a recompensa deve ser proporcional ao tamanho da conquista.

O método SQ3R Introdução

Como você lê um texto científico? Você lê da primeira linha até o final sem interrupções, como se lesse um romance ou uma história em quadrinhos? Se você faz isso num texto científico, sentimos dizer que você não terá um bom aproveitamento na sua leitura. Para termos um bom aproveitamento na leitura de um texto científico, devemos saber mais ou menos do que se trata e o que vamos encontrar no texto. Então, para você que tem o mau hábito de ler um texto científico como se fosse um romance, saiba que nunca é tarde para mudar seu mau hábito. Para isso, apresentamos aqui o SQ3R, que consiste numa técnica eficiente de leitura de um texto científico. Com o SQ3R, preparamos todo o caminho antes da leitura do texto propriamente dita. Consiste em cinco etapas que

descrevemos a seguir (o termo SQ3R é montado usando-se as iniciais, em inglês, de cada uma dessas cinco etapas).

1ª Etapa - Survey: Esta é uma etapa preliminar à leitura propriamente dita. É aqui que nós verificamos o objetivo do texto. Esta etapa é também importante para saber se o texto vale a pena ser lido. Esta etapa é feita utilizando os passos seguintes e, como você pode verificar facilmente, trata-se de fazer um "skimming" no texto:

→ Leia o título - Gaste alguns minutos pensando em seu significado.

→ Leia a introdução e o resumo (se houver) - Com isso procure descobrir como o texto está organizado, e o que o autor pretende com ele.

→ Observe os tópicos em destaque e subtópicos - A partir da forma como os tópicos e sub-tópicos são apresentados, você pode ter uma idéia de como o texto está estruturado, ou seja, como ele está organizado.

→ Observe os gráficos, cartas, mapas e diagramas, etc - Estes estão no texto para completar algum ponto. Não os ignore. Pense um pouco em seu significado.

(5)

Extraído do site: www.fisica.ufpb.br/~pet/Estudar.htm

survey, volte aos tópicos em destaque e formule perguntas, as quais você acha que serão respondidas com a leitura do texto. No fundo, você deve perguntar-se: o que aprenderei se ler este texto? Veja se você já consegue ter uma idéia da resposta a esta questão só fazendo o survey. Isto lhe ajudará a lembrar e fixar a informação.

3ª Etapa - Read: Esta etapa consiste na leitura propriamente dita. Leia cada tópico com suas questões em mente, olhe para as questões, e veja se você precisa elaborar novas questões para fixar a informação do tópico. Tente separar os detalhes das idéias

principais. Use os detalhes para lhe ajudar a entender as idéias principais, mas não se exceda neles. Não deixe de entender a idéia principal porque ficou preso em um ponto por não entender um detalhe.

4ª Etapa - Recite: Depois de lido o tópico do capítulo, volte às questões que você elaborou antes da leitura e tente respondê-las sem consultar o texto. Escreva as respostas num pedaço de papel. Se não conseguir responder às questões repita a 3ª etapa (Read) e tente responder as questões novamente.

5ª Etapa - Review: Esta é a etapa de revisão. A revisão ajuda a fixar e organizar a informação na nossa mente, pois aprendemos através de repetição. Esta etapa é como se fosse um Recite de todo o capítulo. Uma vez usada as etapas anteriores para cada tópico do capítulo, pegue todas as questões elaboradas no capítulo e veja se você consegue respondê-las silenciosamente. Caso não consiga, repita as etapas Read e Recite.

Referências

Documentos relacionados

Também tenho um outro DELL mais antigo em que adotei o mesmo procedimento, isto é, quando estou em casa, ele está sempre ligado à energia, só que como essa bateria é..

Para quem migrar como ativo, o valor a ser sacado será calculado com base no saldo da conta que estará disponível no momento da aposentadoria.. Em todos os casos, o

Por essa razão deve primeiro fazer o upgrade e só depois, mais tarde e se assim o entender, realizar a instalação do Windows 10 de forma manual. Quanto ao problema que

Para os que optarem pelo voto online (voto pelo site), o prazo para negociar os débitos com o CRMV-PE é ; se não fizer a negociação até essa data, automaticamente o

O objetivo do Plano é criar uma poupança para dar suporte aos riscos sociais de sobrevivência (aposentadoria programada), invalidez e morte, visando à manutenção

Se você é aposentado ou pensionista, estava no regime progressivo no PP-2 e trocou pelo regressivo, optando pelo saque, o valor será tributado em 35%, já que não haverá tempo de

• Não deixe acumular dúvidas para perguntar no final da aula (efeito bola de

Na tributação regressiva, a cobrança do imposto é exclusiva e definitiva, sendo aplicada diretamente sobre os benefícios mensais, o saque de até 25% do saldo da conta de