• Nenhum resultado encontrado

DEUS JULGA AS NAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEUS JULGA AS NAÇÕES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DEUS JULGA AS NAÇÕES

Zc 6

1 Tive mais uma visão. Vi dois montes feitos de bronze, e do meio deles estavam saindo quatro carros de guerra.

2 O primeiro carro era puxado por cavalos vermelhos; o segundo, por cavalos pretos;

3 o terceiro, por cavalos brancos; e o quarto, por cavalos baios. 4 Perguntei ao anjo:— Meu senhor, o que são estes carros de guerra?

5 Ele respondeu:— São os quatro ventos, que estão saindo da presença do Senhor do mundo inteiro.

6 O carro puxado pelos cavalos pretos vai para a Babilônia, a terra do Norte; o carro puxado pelos cavalos brancos vai para a terra do Oeste; e o carro puxado pelos cavalos baios vai para a terra do Sul. 7 Os cavalos baios saíram, com vontade de correr pelo mundo inteiro. Então o anjo ordenou:— Vão e corram pelo mundo inteiro! E eles fizeram isso.

8 Aí o anjo me chamou e disse:— Os cavalos que foram para a terra do Norte vão fazer parar a ira do Senhor contra aquele país.

INTRODUÇÃO

1. As imagens dessa visão são semelhantes àquelas descritas em Zacarias 1:7-17, mas os detalhes apresentam diferenças importantes.

a. A ênfase, aqui, é nos cavalos e carros e não nos cavaleiros, b. e o ministério deles é cumprir os propósitos de Deus e não

apresentar um relatório sobre a situação do mundo gentio. 2. Na primeira visão, havia muitos cavalos e cavaleiros, mas aqui

encontramos apenas quatro carros, cada um com seus cavalos. 3. Os quatro carros e seus cavalos representam os "quatro espíritos" de

Deus, ou seja, quatro anjos (Hb 1:14) a serviço de Deus em diferentes partes do mundo.

4. A presença de carros sugere batalha, o que implica julgamento.

"Porque eis que o SENHOR virá em fogo, e os seus carros, como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão, em chamas de fogo" (ls 66:15).

5. Se as cores dos cavalos são importantes, então Apocalipse 6:1-8 pode ser de ajuda.

(2)

b. os pretos a fome;

c. os brancos, a vitória do Senhor .

d. Não há cavalos baios na visão de João em Apocalipse 6, mas podem muito bem simbolizar as pragas.

e. No Dia do SENHOR, Deus lançará mão de guerras, fome, pragas e morte para castigar as nações da Terra.

6. Uma vez que as duas montanhas (Zc 6:1) são feitas de bronze, também são simbólicas, pois não existem montanhas desse tipo nem na Terra Santa e nem em outro lugar qualquer.

a. Nas Escrituras, o bronze com frequência simboliza julgamento. i. O altar do sacrifício no tabernáculo e no templo era de madeira

revestida de bronze, e nele o pecado era julgado quando os sacrifícios eram queimados.

ii. A serpente que Moisés colocou na haste era feita de bronze (Nm 21 :9),

iii. e quando o Senhor apareceu a João e estava prestes a julgar as igrejas, seus pés foram comparados a bronze "como que refinado numa fornalha" (Ap 1:15).

7. Assim, a interpretação dessa visão é que Deus julgará as nações por seus pecados.

8. Isso acontecerá durante um tempo chamado de "Dia do SENHOR", que culmina com a volta de Cristo à Terra para estabelecer seu reino de retidão.

9. Assim , nesta passagem vemos Deus como Rei e Juiz julgando as nações do mundo pelo ministério de seus anjos

10. Quais seriam as lições que podemos aprender com esta profecia ?

I . O LIMITE DA INIQUIDADE  UM RECURSO DIVINO PARA TORNAR SUSTENTÁVEL A VIDA NA TERRA

Gn 15:16 Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus.

Mt 23: 31 Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.

32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

1. A primeira lição que podemos inferir deste texto é a razão porque Deus intervém de tempos em tempos , com o seu juízo sobre as nações . 2. Isto acontece porque Deus coloca um limite para a sua paciência diante

(3)

3. Quando este limite é superado ele intervém com juízo para que a vida possa ser sustentável na terra.

4. Esta foi a razão , por exemplo , do dilúvio: Gn 6

11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. 12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.

13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer

juntamente com a terra.

5. Quando isto ocorre toda uma nação sofre  conceito de solidariedade da raça

6. Como ele faz isto ?

a. Ele usa os seus agentes angelicais que se manifestam de maneira concreta nos fatos da vida humana .

b. E estes agentes usam: i. as guerras ,

ii. os eventos sísmicos ,

iii. as enfermidades e pestes ,

iv. bem como a ascensão e queda de impérios

7. É o dedo de Deus e não dos homens para mostrar a loucura dos seus valores distorcidos .

8. Quando isto ocorre todo o povo sofre não somente indivíduos pois a injustiça coletiva é imputada de forma coletiva e o seu juízo também o é 9. Por isso somos responsáveis:

a. pelo tipo de cidade , b. economia ,

c. política

d. e relações entre as pessoas de uma sociedade , 10. Pois quando o mal se torna sistêmico todos sofrem . 11. Mas o limite da iniquidade também é um conceito pessoal

a. Deus trabalha as nossas vidas

b. Dando-nos a oportunidade de nos arrependermos de nossos pecados e mudarmos de atitudes ao longo da vida

(4)

c. Mas chega um momento que ele nos disciplina com o propósito de haja arrependimento antes do juízo final

12. A primeira grande lição de Deus aqui é : Não despreze a oportunidade de arrependimento e nova vida que Deus dá a todos nós

13. Não esgote a paciência de Deus

14. Pois até Deus impõem um limite a sua paciência .

II O JUÍZO PROFÉTICO DAS NAÇÕES

1. Mas a segunda lição que este texto nos apresenta , e provavelmente, a principal, é que a bíblia nos fala em vários textos sobre um evento escatológico chamado “Juízo das nações”

2. E para mim este é o sentido principal tanto deste texto quanto do capítulo 14 de Zacarias .

3. Isto ocorrerá logo após a batalha do Armagedom, também chamada de a batalha final, quando os exércitos do mundo se encontrarão na palestina , dirigidos pelo anti-cristo em uma luta de perseguição pela fé .

4. Um fato interessante é que este julgamento das nações é predito tanto no Islamismo, quanto no judaísmo como no cristianismo.

5. Vários são os textos que o descrevem : Zc 14

1 Está chegando o dia em que o Senhor Deus julgará as nações. Então a cidade de Jerusalém será conquistada, e os inimigos repartirão entre si tudo o que encontrarem nela.

2 O Senhor ajuntará todas as nações para atacarem Jerusalém. A cidade será conquistada, tudo o que estiver nas casas será levado embora, as mulheres serão violentadas, e metade dos moradores será levada para o cativeiro. Os outros poderão ficar em Jerusalém.

3 Depois, o Senhor sairá para lutar contra essas nações, como já lutou no passado.

4 Naquele dia, ele ficará de pé no monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém. Então um grande vale, que correrá do leste para o oeste, dividirá o monte das Oliveiras em dois. Metade do monte se afastará para o norte, e a outra metade, para o sul.

5 Vocês fugirão da cidade por esse vale, que irá até Azal. Fugirão como os antepassados de vocês fugiram quando houve um terremoto no tempo do reinado de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, meu Deus, virá com todos os seus anjos.

(5)

6 Daquele dia em diante, não fará mais frio, nem haverá geada. 7 E não haverá mais escuridão. Haverá somente dia, pois o sol

continuará a brilhar a noite inteira. Mas só o Senhor Deus sabe quando é que aquele dia vai chegar.

8 Naquele dia, haverá em Jerusalém fontes jorrando água fresca; metade irá para o mar Morto, e a outra metade, para o mar Mediterrâneo. As águas correrão o ano inteiro, tanto no verão como no inverno.

9 O Senhor Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de Senhor.

10 O país todo virará uma planície, desde Geba, no Norte, até Rimom, ao sul de Jerusalém. E Jerusalém será o lugar mais alto do país; haverá gente morando ali, desde o Portão de Benjamim até o Portão da

Esquina, que antes era o Portão Antigo, e desde a Torre de Hananel até os tanques onde é feito o vinho do rei.

11 Nunca mais a cidade será destruída, e os seus moradores viverão seguros.

12 O Senhor Deus castigará todos os povos que atacarem Jerusalém. Ele mandará uma praga que fará a carne deles apodrecer, estando eles ainda vivos; até os olhos e a língua apodrecerão.

13 Naquele dia, o Senhor fará com que eles fiquem tão confusos e assustados, que cada um agarrará a pessoa que estiver ao seu lado e a atacará.

14 Até os homens de Judá lutarão contra Jerusalém. Serão levadas embora todas as riquezas das nações vizinhas, isto é, grandes

quantidades de ouro, prata e roupa.

15 E a mesma praga que Deus vai mandar contra as pessoas vai atacar também todos os animais dos inimigos, isto é, os cavalos, as mulas, os camelos e os jumentos.

16 Depois disso, todos os que sobrarem das nações que lutarem contra Jerusalém irão uma vez por ano até lá a fim de adorar o Senhor Todo-Poderoso como rei e para comemorar a Festa das Barracas. Joel 3

9 — Anunciem isto às nações: “Preparem-se para uma guerra santa , chamem os soldados; que todos eles se apresentem e se aprontem para a batalha.

10 Transformem os seus arados em espadas e das suas foices façam lanças. Que até os fracos digam que são valentes!

11 Venham depressa, todas as nações vizinhas, e reúnam-se no vale. Que até os pacíficos virem soldados!

12 “Preparem-se, povos de todas as nações, e venham para o vale de Josafá , pois ali eu, o Senhor, vou julgar todas as nações vizinhas.

(6)

13 Os pecados dessas nações são tantos, que elas vão ser cortadas como o trigo maduro no tempo da colheita; elas vão ser pisadas como as uvas são pisadas nos tanques até o vinho derramar.”

14 Multidões e mais multidões enchem o vale da Decisão; está perto o Dia do Senhor, no vale da Decisão.

15 O sol e a lua ficam escuros, e as estrelas deixam de brilhar. 16 Do monte Sião, o Senhor fala alto, a sua voz parece o trovão. De Jerusalém, ouve-se o estrondo da voz de Deus, e os céus e a terra tremem! Mas ele defende e protege o povo de Israel.

17 Deus diz ao seu povo: “Assim vocês vão ficar sabendo que eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Eu moro em Sião, o meu monte santo.

Jerusalém será uma cidade santa, e os estrangeiros nunca mais a conquistarão.

6. O objetivo deste julgamento é a intervenção de Jesus na batalha do armagedom conforme Ap 19

7. É em meio a este contexto que Jesus virá , não mais para salvar , mas para julgar toda a terra

8. E a vitória do Senhor inaugurará o que chamamos de milênio de Cristo , quando o mundo marcado por este cataclismo, bem como a presença do Senhor e do seus anjos terá como centro a adoração ao Senhor e a paz entre os homens .

Is 2

2 No futuro, o monte do Templo do Senhor será o mais alto de todos e ficará acima de todos os montes. Os povos de todas as nações irão correndo para lá

3 e dirão assim: “Vamos subir o monte do Senhor, vamos ao Templo do Deus de Israel. Ele nos ensinará o que devemos fazer, e nós

andaremos nos seus caminhos. Pois os ensinamentos do Senhor vêm de Jerusalém; do monte Sião ele fala com o seu povo.”

4 Deus será o juiz das nações, decidirá questões entre muitos povos. Eles transformarão as suas espadas em aradose as suas lanças, em foices. Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão para batalhas.

5 Venham, descendentes de Jacó, vamos caminhar na luz que o Senhor nos dá.

9. A grande lição que fica por de trás desta profecia é a soberania de Deus . 10. Você pode imaginar que os rumos da história já foram preditos ?

11. E que ainda não aconteceram porque este é o tempo da misericórdia de Deus e ele esta dando uma oportunidade a cada um de nós ?

(7)

12. Pois a bíblia afirma que isto ainda não aconteceu , por causa dos juízos temporários do Senhor de que falamos a pouco , é o Senhor quem detém os cataclismo desta guerra final , e a própria manifestação do anti-cristo . 13. Isto acontecerá quando o limite da iniquidade de toda a terra chegar 2 Ts 2

7 Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;

8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; 9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,

10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.

11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;

12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.

14. O que você está esperando para tomar uma decisão de fé de seguir o Senhor ?

Referências

Documentos relacionados

Os pacientes que apresentaram elevação dos anticorpos antitireoidianos foram definidos no estudo como portadores de doença autoimune da tireoide; os que manifestaram alteração de

A macrófita aquática Espadana (Zizaniopsis bonariensis), demonstrou maior adaptação ao sistema, destacando-se no primeiro leito cultivado de fluxo ascendente, caracterizado por

No Brasil, este processo de aglomeração produtiva é conhecido como Arranjos Produtivos Locais ou clusters. São considerados como uma importante estratégia de

4 “O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, diz o seguinte a todos os judeus que ele deixou Nabucodonosor levar como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia:.. 5

A partir da análise dos vídeos produzidos pelos jovens do ensino médio da rede pública foi possível perceber que o audiovisual em sala de aula pode ser uma ferramenta importante

/ Senhor Deus, rei dos céus, / Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, / nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, / nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa

b) complemento nominal; objeto indireto; c) objeto indireto; complemento nominal; d) adjunto adnominal; objeto indireto; e) sujeito; complemento nominal. Classifique os

Em 1828, após várias tentativas, um dos discipulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue,