• Nenhum resultado encontrado

Manual DHIS 2 para o aplicativo Action Tracker

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual DHIS 2 para o aplicativo Action Tracker"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Manual DHIS 2 para o aplicativo

Action Tracker

Aplicável à versão 1.0

Equipe BNA App

em colaboração com HISP UiO, HISP Uganda e HISP Tanzânia

agosto 2020

(2)

direito autoral © 2006-2020 Equipe BNA App

em colaboração com HISP UiO, HISP Uganda e HISP Tanzânia agosto 2020

Histórico de Revisão 1@

Garantia: ESTE DOCUMENTO É FORNECIDO PELOS AUTORES ’’ NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA ’’ E QUALQUER GARANTIA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A, GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO FIM SÃO REJEITADAS. EM NENHUMA HIPÓTESE OS AUTORES OU

CONTRIBUIDORES SERÃO RESPONSÁVEIS POR QUAISQUER DANOS DIRETOS, INDIRETOS, INCIDENTAIS, ESPECIAIS, EXEMPLARES OU CONSEQÜENCIAIS (INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A, AQUISIÇÃO DE BENS OU SERVIÇOS SUBSTITUTOS; PERDA DE USO, DADOS OU LUCROS; INTERRUPÇÃO DE NEGÓCIOS) NO ENTANTO CAUSADA E EM QUALQUER TEORIA DE RESPONSABILIDADE, SEJA EM CONTRATO, RESPONSABILIDADE ESTRITA OU DELITO (INCLUINDO NEGLIGÊNCIA OU DE OUTRA FORMA) DECORRENTE DE QUALQUER FORMA DO USO DESTE MANUAL E DOS PRODUTOS AQUI MENCIONADOS, MESMO QUE AVISADO TAIS DANOS.

Licença: É concedida permissão para copiar, distribuir e / ou modificar este documento sob os termos da GNU Free Documentation License, Versão 1.3 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation; sem seções invariantes, sem textos de capa e sem textos de contra-capa. Uma cópia da licença está incluída na fonte desta documentação e está disponível aqui online: http://www.gnu.org/licenses/fdl.html

(3)

Índice

1 Sobre este guia

2 Painel e servidor de demonstração

2.1 Painel de controle do Action Tracker e servidor de demonstração vinculados 2.1.1 Introdução ao aplicativo Action Tracker

2.1.2 Vantagens do aplicativo Action Tracker

2.1.3 Justificativa para o aplicativo Action Tracker vinculado 2.1.4 1.4 Acessando o rastreador de ação vinculado

2.1.5 Navegando no Action Tracker 3 Planejando, acompanhando e analisando ações

3.1 Planejamento de ação no rastreador de ação 3.1.1 Plano de ação

3.1.2 Editar ou excluir um campo

3.2 Rastreamento de ação no rastreador de ação 3.2.1 Rastreamento de ação

3.2.2 Status de ação 3.2.3 Comentários de ação 3.2.4 Data de revisão

3.2.5 Selecionando colunas a serem exibidas na tabela 3.2.6 Baixar lista de ações

3.2.7 Ações de filtro 4 Manutenção e Suporte

4.1 Manutenção do aplicativo Action Tracker 4.1.1 5.1 Limpando o cache do aplicativo

(4)

1 Sobre este guia

Este guia destina-se a auxiliar todos os usuários do aplicativo rastreador de ações a planejar e implementar o aplicativo dentro da estrutura de HIS existente do Ministério da Saúde ou de organizações individuais.

Este guia também é adaptado para o aplicativo Action Tracker ** VINCULADO ** que é totalmente ** DEPENDENTE ** na análise de gargalo e nos aplicativos de Scorecard.

Embora o guia se esforce para ser completo, pode haver alguns tópicos de funcionalidades que foram omitidos ou que ainda não foram documentados. Esta seção explica algumas das

convenções usadas em todo o documento.

O Action Tracker App é um aplicativo baseado em navegador. Em muitos casos, as capturas de tela foram incluídas para maior clareza. Atalhos para várias funcionalidades são exibidos, como ** Elemento de dados ** “>” ** Grupo de elementos de dados . O símbolo “>” indica que você deve clicar em Elemento de dados ** e, em seguida, clicar em ** Grupo de elementos de dados ** na interface do usuário.

Diferentes estilos de texto foram usados para destacar partes importantes do texto ou tipos específicos de texto, como o código-fonte. Cada uma das convenções usadas no documento é explicada a seguir.

** Nota **

Uma nota contém informações adicionais que devem ser consideradas ou uma referência a mais informações que podem ser úteis.

** Dica **

Uma dica pode ser um conselho útil, por exemplo, como executar uma tarefa específica com mais eficiência.

** Importante **

Informações importantes não devem ser ignoradas e geralmente indicam algo que é exigido pelo aplicativo.

** Cuidado **

As informações contidas nessas seções devem ser cuidadosamente consideradas e, se não forem atendidas, podem resultar em resultados inesperados na análise, desempenho ou funcionalidade.

** Aviso **

As informações contidas nessas seções, se não forem atendidas, podem resultar na perda permanente de dados ou afetar a usabilidade geral do sistema.

As listagens de programas geralmente contêm algum tipo de código de computador. Eles serão exibidos com um fundo sombreado e uma fonte diferente.

Os comandos serão exibidos em negrito e representam um comando que precisaria ser executado no sistema operacional ou banco de dados.

(5)

Links para sites externos ou referências cruzadas serão exibidos em texto azul e sublinhados desta [forma.] (http://www.dhis2.org).

(6)

2 Painel e servidor de demonstração

2.1 Painel de controle do Action Tracker e servidor de demonstração vinculados

2.1.1 Introdução ao aplicativo Action Tracker

O Action Tracker é parte da cascata de gargalos e scorecards que utiliza recursos analíticos do DHIS2 para avaliar o desempenho em nível nacional e subnacional de intervenções prioritárias destinadas a melhorar a prestação de serviços de saúde e os resultados da saúde. É uma ferramenta que ajuda a melhorar a cobertura efetiva de intervenções prioritárias em nível subnacional, monitorando as ações tomadas para abordar as causas básicas dos principais gargalos nas intervenções de saúde.

O Action Tracker App é desenvolvido e mantido pela Comunidade HISP (Universidade de Oslo (UiO), HISP-Tanzânia e HISP Uganda) em colaboração com a UNICEF. O Action Tracker v1.0.0.rc.0 está disponível para download na loja de aplicativos Dhis. Atualmente é compatível com DHIS2 2.28 e superior.

Figura 1.1-A: Layout padrão do painel do Action Tracker

2.1.2 Vantagens do aplicativo Action Tracker

O Action Tracker App ajuda a rastrear o status das principais etapas tomadas para abordar as causas raiz dos principais gargalos em intervenções prioritárias. Ele é construído dentro do DHIS2 juntamente com os aplicativos de análise de BNA, Scorecard e de causa raiz, permitindo análise sistemática, atualização de status e acompanhamento de ações tomadas para abordar possíveis soluções para gargalos importantes na prestação de serviços de saúde.

2.1.3 Justificativa para o aplicativo Action Tracker vinculado

O Linked Action Tracker permite que os gestores de saúde acompanhem o progresso na

implementação das ações para as soluções propostas e permite a revisão e o acompanhamento dessas ações. Seguindo o projeto de BNA, Scorecard e aplicativos de análise de causa raiz no DHIS2, foi fundamental projetar o Action Tracker no DHIS2 para completar a cascata de análise do gargalo da garrafa.

** NOTA ** O aplicativo Linked Action Tracker depende da

implementação do aplicativo BNA. Todas as ações a serem listadas no aplicativo Action Tracker devem fazer referência aos gargalos

2 Painel e servidor de

(7)

identificados usando o aplicativo BNA. Você não pode implementar o Action Tracker App sem um aplicativo BNA.

2.1.4 1.4 Acessando o rastreador de ação vinculado

Este guia do usuário é documentado usando o aplicativo Linked Action Tracker, que está disponível no [servidor de demonstração DHIS2] (https://scorecard-dev.dhis2.org/demo/). O Action Tracker é configurado no servidor de demonstração DHIS2 e com links para os aplicativos BNA, Scorecard e Root Cause Analysis. O servidor de demonstração atual pode ser acessado em: https://scorecard-dev.dhis2.org/demo/ com o nome de usuário e senha fornecidos na página de login.

Figura 1.4-A: Registro e acesso ao servidor de demonstração do Action Tracker O servidor fica hospedado na nuvem e pode ser acessado pela internet por meio de um navegador de qualquer lugar, desde que haja disponibilidade de internet.

2.1.5 Navegando no Action Tracker

Para navegar no aplicativo rastreador de ação, acesse o servidor de demonstração DHIS2 com as credenciais de login fornecidas na página. Uma vez conectado, pesquise o Action Tracker na barra de pesquisa.

Figura 1.5.-A: Clique em Pesquisar aplicativos ou no ícone Aplicativos para acessar a opção de pesquisa de aplicativos

(8)

Figura 1.5.-B: Pesquisando o aplicativo Action Tracker na lista de aplicativos ou digitando o nome completo ou parcial do aplicativo “Action Tracker

Clique no Action Tracker para carregar o Action Tracker App e uma vez carregado, o usuário pode selecionar a intervenção, período, unidade de organização ou modificar a legenda de acordo;

Figura 1.5.-B: aplicativo Action Tracker carregado

2.1.5.1 Seleção de uma intervenção

O usuário precisa selecionar a intervenção na qual a análise de gargalo e a análise de causa raiz foram realizadas e agora gostaria de rastrear ações para melhorar essa intervenção específica.

Clique na guia de intervenção para exibir uma lista de todas as intervenções disponíveis.

Clique na intervenção para a qual foi identificado um gargalo. Esta intervenção será selecionada e exibida à direita.

1.

2.

(9)

Figura 1.5.1-B: Lista de intervenções disponíveis para seleção Clique em atualizar para salvar a intervenção

Figura 1.5.1-A: Seleção de uma intervenção

** NOTA ** A seleção da intervenção incorreta não exibirá os dados de análise da causa raiz no rastreador de ação.

2.1.5.2 Seleção do período

O Action Tracker permite que você faça seleções de período para períodos fixos, períodos relativos e períodos relativos estendidos. Todos os tipos de seleção de período começam clicando na guia período.

Clique na guia do período para exibir as opções

Clique no tipo de período para selecionar o tipo de período desejado; períodos fixos ou períodos relativos

1.

(10)

Figura 1.5.3-B: Clique no período selecionado (padrão mensal) para acessar as opções de período

Selecione o período desejado. Isso aparecerá à direita

2.1.5.3 Seleção de Unidade Organizacional

A seleção orgunit permite que você selecione o nível da unidade organizacional para o qual as ações serão rastreadas. Este é o mesmo nível para o qual a análise de causa raiz foi feita. Clique na guia Unidade organizacional para acessar as opções de seleção da unidade organizacional

(11)

Figura 1.5.4-A: Acesso às opções de seleção da unidade de organização Selecione o nível Orgunit desejado

Figura 1.5.4-B: Seleção da unidade de Organização Clique em atualizar para salvar o nível Orgunit selecionado

Figura 1.5.4-C: salvando unidade organizacional selecionada para exibição

** NOTA ** A seleção do nível de unidade organizacional incorreto não exibirá os dados de análise da causa raiz no rastreador de ação

Depois que a unidade de organização é selecionada e salva, os dados da tabela de análise de causa raiz são recuperados e o módulo de entrada de dados é ativado para permitir a entrada e edição do rastreador de ação.

(12)

Figura 1.5.4-D: Exibição de informações da análise de causa raiz no rastreador de ação

2.1.5.4 Configurações de configurações de status de ação

O usuário pode modificar a legenda com base no número de estágios para rastrear o status da ação. Atualmente o Action Tracker possui 4 códigos de cores que indicam os níveis pelos quais as ações são rastreadas; Marrom indica “Cancelado”, Amarelo indica “Em andamento”, Verde indica “Concluído”, Vermelho indica que a ação foi “Não Concluída”.

Clique no ícone de configurações no canto superior direito para editar as configurações de status

de ação

Figura 1.5.2-B: Seleção das configurações de status de ação Clique nas guias de cores para editar as cores

Figura 1.5.2-C: Editando a cor da legenda Edite a legenda com o nome de legenda desejado.

(13)

Figura 1.5.2-D: Editando o nome da legenda

Defina a legenda padrão clicando no alfinete. O pino ficará verde. Esta será a legenda que aparecerá quando você iniciar o rastreamento de ação

Figura 1.5.2-E: Definindo a legenda padrão Clique em atualizar para salvar as alterações feitas na legenda

Figura 1.5.2-A: salvamento das alterações nas configurações de legenda concluído Nota:

O acesso à configuração de legendas depende das funções de acesso do usuário

2.1.5.5 1.5.3 Configurações de campos obrigatórios

Clique no ícone de configurações no canto superior direito para editar as configurações de Campos Obrigatórios

(14)

Figura 1.5.3-A: Acessando configurações de campos obrigatórios

Figura 1.5.3-B: Selecionando as configurações de campo obrigatórias

Selecione os campos obrigatórios que devem ser exibidos na lista durante o rastreamento de ação.

Verifique os campos obrigatórios.

Clique em atualizar para salvar as alterações feitas nas configurações dos campos obrigatórios.

Nota:

O acesso à configuração dos campos obrigatórios depende das funções de acesso do usuário.

(15)

3 Planejando, acompanhando e analisando ações

3.1 Planejamento de ação no rastreador de ação

A seção de planejamento de ações permite registrar as ações destinadas a abordar as causas raízes dos gargalos nos diferentes determinantes da cobertura de saúde. Ele fornece uma descrição das ações necessárias para resolver um problema específico, indica o período dentro do qual essa ação deve ser realizada, pessoa responsável, status de conclusão, data de revisão e fornece notas de revisão.

3.1.1 Plano de ação

Para acessar a opção Planejamento de ações, clique na guia Planejamento de ações

Para acessar a opção de adicionar uma nova ação, clique com o botão direito na intervenção na coluna Adicionar Ações

Figura 2.1-B: opção de acesso para adicionar nova ação

Figura 2.1-C: formulário do rastreador de ações para registrar a nova ação a ser rastreada

3.1.1.1 Descrição da Ação

Este campo (ver Figura 2.1-C acima) permite que você descreva em detalhes as ações específicas que serão tomadas para chegar à solução proposta. A ação registrada deve ser clara e específica. Apenas uma ação deve ser registrada e, caso a solução proposta exija mais de uma, então outra ação é registrada conforme indicado em 2.1.B acima.

(16)

3.1.1.2 Data de início e data de término

Esses campos (consulte a Figura 2.1-C acima) são para o período durante o qual se prevê que a ação será executada.

3.1.1.3 Pessoa Responsável e Título de Designação

Esses campos ((ver Figura 2.1-C acima) permitem registrar a pessoa que será responsável por esta ação e sua designação, o que é importante para o acompanhamento e andamento da execução da ação.

3.1.1.4 Despesas

Este campo permite que você registre a quantia de dinheiro que foi alocada para executar a ação.

3.1.1.5 Alvo BNA

Este campo permite registrar o valor desejado a ser alcançado por este indicador durante um determinado período. Este não deve ser um valor arbitrário, no entanto, deve ser derivado de metas de programa aprovadas que foram definidas pelo respectivo programa.

Depois de preenchidos todos os campos da Figura 2.1-C acima, clique em “atualizar” para salvar as informações no rastreador de ações.

Figura 2.1-D: salvando uma nova ação a ser rastreada

3.1.1.6 Adicionando Ações

Nos casos em que a solução possível requer mais de uma ação, ações adicionais podem ser adicionadas usando o botão adicionar na última coluna à direita (ver Figura 2.1-B acima). Clique 3 Planejando, acompanhando e analisando ações 3.1.1 Plano de ação

(17)

em ícone para adicionar mais ações à solução proposta. Depois que os campos forem preenchidos, salve para continuar.

3.1.2 Editar ou excluir um campo

Para editar ou excluir uma entrada, clique com o botão direito em qualquer célula para uma determinada intervenção e edite ou exclua uma entrada de acordo.

Figura 2.1.6-A: edição ou exclusão de ações no rastreador de ações

Para editar a ação, depois de clicar em editar (Figura 2.1.2-A), atualize o campo de entrada de dados onde você deseja fazer alterações e clique em salvar (ver Figura 2.1-D acima)

Para excluir a ação, após clicar no ícone de exclusão (Figura 2.1.2-A), clique em Sim se tiver certeza de que deseja excluir a ação ou clique em Não se não quiser excluir a ação (Figura 2.1.2-B )

Figura 2.1.6-B: Ação de exclusão

3.1.2.1 Ver o progresso do indicador

Para visualizar o desempenho do indicador durante um período de tempo. Clique no ícone do gráfico.

(18)

Figura 2.1.7-A: Visualização do progresso do indicador

Figura 2.1.7-B: Gráfico mostrando o progresso do indicador ao longo do tempo Passe o mouse sobre os pontos do gráfico para ver mais detalhes sobre o indicador.

Figura 2.1.7-C: mostrando detalhes do indicador

Clique no botão redimensionar para ver o gráfico em tela inteira ou para sair da tela inteira

Figura 2.1.7-D: Visualização do gráfico em tela inteira ou saída da tela inteira Clique na guia Fechar para fechar o gráfico

(19)

Figura 2.1.7-E: Fechando a tela gráfica

3.2 Rastreamento de ação no rastreador de ação

A seção de rastreamento de ação permite que você acompanhe o progresso da implementação das ações e permite que os usuários atualizem o status de implementação e revisem. Ele fornece atualizações do status das ações; se eles não estão concluídos, em andamento, concluídos ou cancelados. Ele permite comentários sobre o status selecionado e a seleção de um período quando a ação será revisada da próxima vez.

3.2.1 Rastreamento de ação

Para acessar as opções de rastreamento de ação, clique na guia Rastreamento de ação.

Figura 3.1-A: Clique em Rastreamento de ação para acessar as opções de rastreamento Para atualizar o progresso na implementação de uma ação, clique no botão Adicionar no período do relatório

Figura 3.1-B: Clique no botão Adicionar para atualizar o status da ação.

3.2.2 Status de ação

Para selecionar o status da ação, clique na seta suspensa no extremo direito sob o status da ação para selecionar o status atual da ação

(20)

Figura 3.1.1-A: Clique na lista suspensa para atualizar o status da ação. Selecione o status atual da ação na lista suspensa

Figura 3.1.1-B: Selecione o status atual da ação na lista suspensa.

3.2.3 Comentários de ação

Digite na seção Comentários da ação para fornecer mais descrições do status selecionado.

Figura 3.1.2-A: digite notas em comentários de ação explicando o status selecionado

(21)

3.2.4 Data de revisão

Figura 3.1.3-A: Clique no ícone do Calendário para selecionar a data da revisão Selecione a data do trimestre em que a ação será analisada em seguida.

Figura 3.1.3-B: Selecione a próxima data de revisão dentro do trimestre Para salvar o status de ação atualizado. Clique no botão Salvar.

Figura 3.1.3-C: Clique no botão Salvar para salvar o status de ação atualizado

(22)

Nota:

O botão Salvar só é ativado quando todos os campos forem preenchidos.

3.2.5 Selecionando colunas a serem exibidas na tabela

Para selecionar as colunas a serem exibidas na tabela de rastreamento de ações, clique no ícone da lista no canto direito acima da tabela.

Figura 3.2.A-: Clicar no botão Adicionar para atualizar o status da ação. Marque as caixas das colunas a serem exibidas na tabela.

Figura 3.2.B-: Verifique os rótulos das colunas a serem exibidos na tabela Nota:

As colunas obrigatórias não podem ser desmarcadas e sempre serão exibidas na tabela.

3 Planejando, acompanhando e analisando

(23)

3.2.6 Baixar lista de ações

Para baixar a lista de ações rastreadas clique no ícone de exportação para obter opções de formatos para baixar

Figura 3.3-A: Acessando opções de download de rastreamento de ação

Selecione o formato de arquivo preferido para baixar e siga as etapas no navegador para salvar os arquivos baixados. Os formatos disponíveis para download incluem CVS, Excel e PDF

Figura 3.3-B: Acessando opções de download de rastreamento de ação

3.2.7 Ações de filtro

Isso permite selecionar e exibir apenas ações de um determinado status; não feito, em

andamento, concluído ou cancelado na tabela. Para filtrar as ações a serem exibidas na tabela. Clique na guia de status no lado superior esquerdo da tabela.

Figura 3.4-A: Acessando opções de filtro para status de ação

(24)

Selecione o status preferido; não feito, em andamento, concluído ou cancelado na lista suspensa. Isso exibirá apenas as ações do status selecionado

(25)

4 Manutenção e Suporte

4.1 Manutenção do aplicativo Action Tracker

Se o aplicativo Action Tracker está demorando muito para carregar e você não está em uma rede lenta, certifique-se de limpar o cache do navegador.

O Action Tracker Application faz bom uso de arquivos em cache para uma melhor experiência offline, como resultado, ao instalar uma versão superior, o Action Tracker Application pode usar uma versão mais antiga de arquivos em cache e, portanto, quebrar durante o carregamento.

4.1.1 5.1 Limpando o cache do aplicativo

As abordagens para limpar o cache do aplicativo e a interface do navegador variam de navegador para navegador; por exemplo, para Mozilla Firefox, o atalho de teclado é “CTRL + SHIFT + DELETE”, enquanto para Google Chrome o atalho de teclado é “CTRL + SHIFT + J”. O acesso à interface para limpar o cache do navegador pode ser feito por meio das seguintes abordagens: • ** Google Chrome **: vá para o ícone do menu no canto superior direito e clique nele para abrir, vá para o menu de mais ferramentas e escolha “Limpar Dados de navegação”. Assim que a interface estiver aberta, certifique-se de que “Limpar os seguintes itens de” esteja definido como “Desde o começo”.

• ** Mozilla Firefox **: Vá para o ícone do menu no canto superior direito e clique nele para abrir, vá para -> Biblioteca, vá para Histórico e escolha “Limpar histórico recente”. Depois que a interface estiver aberta, certifique-se de que “Intervalo de tempo para limpar” esteja definido como “Tudo” e a opção “Detalhes” esteja expandida para mostrar todas as opções de detalhes. Depois de limpar os dados de navegação ou o histórico recente, marque “Cache”, “Cookies”, “Dados de aplicativos hospedados” ou “Dados de sites offline”. Para limpar todos os arquivos em cache, cookies e dados armazenados localmente por gargalo.

Figura 5.1-B: interface do Google Chrome para limpar o cache do navegador Nota:

Isso também limpará todas as informações de cache e cookies de outros sites que você visitou em seu navegador.

(26)

Figura 5.1-C: interface Mozilla firefox para limpar o cache do navegador

Referências

Documentos relacionados

Atendendo em todos os seguimentos da indústria, do comércio e residencial, ainda sintonizada com o avanço da globalização, a Power Controles Ltda, possui um corpo

Standards - IFRSs”) aplicáveis a entidades de incorporação imobiliária no Brasil, como aprovadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, pela Comissão de

Paulo, após o encerramento oficial da concorrência FX para compra de 12 aviões por US$ 700 milhões, voltou a ser discutida a tese de um projeto próprio, essencialmente nacional,

Assim, as três áreas selecionadas foram: 1º- a ilha Grande dos Marinheiros, ao norte da BR- 116, em local classificado como de uso restrito, onde ha ocupação caracterizada como de

• Os doentes infectados podem não ter doença sintomática mas tem uma infecção crónica potencialmente letal. • Distinção entre infecção HIV

Reguengos de Monsaraz é a cidade sede de concelho, tem supermercados de média dimensão, bem como comércio tradicional, pastelarias e restaurantes típicos da região, piscinas

Na obtenção dos fluxos comerciais entre as regiões brasileiras e outras regiões estrangeiras da agregação foram utilizados os dados do Aliceweb (MIDIC, 2009); em

Existe ainda pouca informação sobre o comportamento de ligações metálicas sujeitas a cargas com taxas de deformação elevadas. De acordo com a bibliografia existente, os