• Nenhum resultado encontrado

Covolan Indústria Têxtil Ltda. foi eleita a empresa do mês pela OEKO-TEX em setembro de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Covolan Indústria Têxtil Ltda. foi eleita a empresa do mês pela OEKO-TEX em setembro de 2014"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Press information

Denim se torna sustentável

Covolan Indústria Têxtil Ltda. foi eleita a empresa do mês pela OEKO-TEX® em setembro de 2014

23/Set/2014 | 2166-PT

Originalmente concebido como tecido resistente para calças de trabalho, o jeans se tornou um verdadeiro objeto "cult" da indústria da moda nas últimas décadas. Jovem ou idoso, pouco importa: quase todo mundo possui no mínimo um jeans. Ao longo dos anos, as marcas de jeans lançaram inúmeros estilos para esse clássico. A empresa brasileira Covolan Indústria Têxtil Ltda., porém, fornece a matéria-prima para o look jeans da moda com um diferencial único: devido às suas condições de produção sustentável comprovadas e sua responsabilidade social, a empresa foi a primeira fábrica têxtil do Brasil a receber a certificação STeP pela OEKO-TEX®.

O desenvolvimento sustentável é um dos objetivos primordiais da Covolan. Ele inclui, por um lado, a melhoria constante da qualidade e da produtividade e, por outro lado, a redução do consumo de recursos naturais e a minimização da geração de resíduos. Frederico Maziero, diretor industrial da Covolan, acrescenta: "Na nossa indústria de ritmo acelerado, torna-se obviamente necessário fornecer produtos inovadores aos nossos clientes para ir ao encontro das novas tendências e até mesmo para antecipá-las, na melhor das hipóteses". Seus clientes incluem marcas de jeans famosas, principalmente da Colômbia, do México, do Peru e da Espanha, as quais, por sua vez, seguem as preferências dos consumidores. A crescente conscientização em termos de segurança dos produtos têxteis para vestuários levou a Covolan desde cedo a certificar seus tecidos em conformidade com os requisitos humanos e ecológicos da norma OEKO-TEX® Standard 100. "A certificação de todos os nossos produtos em conformidade com a norma OEKO-TEX® Standard 100 resulta em confiabilidade para nossos clientes. Com a certificação STeP da OEKO-TEX®, comprovamos a nossa responsabilidade."

A Covolan Indústria Têxtil Ltda. foi fundada em 1966 como fabricante de tecidos para a indústria de vestuário. A empresa opera até hoje nas cidades brasileiras de Santa Barbara D'Oeste, no estado de São Paulo, e Petrolina, no estado de Pernambuco. Com cerca de mil funcionários e uma capacidade produção de cinco milhões de metros de tecido por mês, a Covolan é uma das maiores empresas da indústria têxtil brasileira. A gama de produtos da empresa inclui o tecido denim de algodão puro, misturas de algodão e poliéster, com e sem elastano, além de tecidos com tratamentos especiais, como impressões ou revestimentos. Todas as etapas do processamento, da produção das linhas até o tecido acabado, são realizadas pela própria empresa e todos os processos de tecelagem, de tinturaria e de acabamento têxteis estão sujeitos a um sistema de gestão de qualidade e de gestão ambiental extremamente eficaz. A empresa implementa constantemente medidas de otimização para melhorar a sustentabilidade.

(2)

produção, o controle rígido das emissões e das águas residuais, o consumo de energia otimizado, bem como medidas de segurança do trabalho.

O conceito de sustentabilidade é levado em consideração desde o desenvolvimento dos produtos pela empresa até o uso geral de algodão BCI produzido de maneira sustentável, medida que também exclui o trabalho infantil, entre outras. A Covolan se orgulha especialmente da linha de produtos "Denim Genius", que é tingida e refinada por meio de uma tecnologia de processamento inovadora. "Nosso maior orgulho é a linha de produção "Genius", da Itália, que garante uma economia de cerca de 40% do consumo de água e de até 70% dos produtos químicos utilizados", afirma Frederico Maziero. "Além disso, aproximadamente um quinto da produção total pode ser processado pelo método "Genius" de maneira mais ecológica ainda – e essa tendência está crescendo", acrescenta ele.

Contato:

Covolan Indústria Têxtil Ltda. Rua dos Potiguares, 450

Distrito Industrial, CEP 13456-108 Santa Barbara D'Oeste SP

BRASIL

Tel.: +55 1934 598200 Fax: +55 1934 598239

E-Mail: aline@covolan.com.br Site: http://www.covolan.com.br

Frederico Maziero, diretor industrial da Covolan Indústria Têxtil Ltda.:

1. Qual é o posicionamento da sustentabilidade na sua empresa?

Tratamos a questão da sustentabilidade, como uma das mais importantes em nossa organização.Jamais consideramos a sustentabilidade de forma superficial, ou em segundo plano, visando o “marketing” ou querendo aproveitar a “onda ambiental”. Ao invés disso, sempre adotamos práticas, que garantissem resultados significativos ao meio ambiente a para a sociedade como um todo.Entendemos que a sustentabilidade é uma condição básica para o sucesso de nossos empreendimentos, estando intrínseca no planejamento de todos os nossos processos produtivos.

2. O que destaca a Covolan?

Entendemos que os principais pontos que destacam a Covolan, não se relacionam somente à sustentabilidade ambiental, mas englobam a social, assim como a

empresarial.Somos uma empresa que trabalha de forma ética e em consonância com nossos princípios e valores, muito bem definidos e inseridos no nosso cotidiano.O respeito aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e para com a sociedade, reflete nos resultados positivos e no crescimento que estamos percebendo ano a ano.

(3)

Este respeito leva ao comprometimento de todos, permitindo assim, nossa evolução, através da melhoria contínua de nossos processos, reduzindo o impacto ambiental.

3. Porque o Sr. optou pela Certificação STeP by OEKO-TEX®?

Somos certificados na OEKO-TEX® - Standard 100, entendendo que a Certificação STeP, além de corroborar as certificações até então conquistadas, poderia também nos creditar das diversas ações que implementamos ao longo dos últimos anos,

envolvendo as áreas de Gerenciamento da Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho, Segurança na utilização dos produtos químicos, utilizados nos processos fabris, além da Responsabilidade Social e da Gestão Ambiental. Em nosso entendimento esta certificação STeP é o que temos de mais completa avaliação empresarial, contribuindo assim, para o crescimento de nossa organização.

4. Como é implementada a sustentabilidade na sua empresa?

Somos certificados na ISO 9001 e ISO 14001, além disso, temos um programa de Gestão da Qualidade com ações efetivas e exitosas, como o Programa 5S, com realização de ações educacionais e de orientação. Em todas as áreas, processos e projetos, remetemos à sustentabilidade, tornando-se algo internalizado no nosso dia a dia, fazendo assim, com que a sustentabilidade seja uma prática efetiva, em todos (as) os processos e pessoas de nossa empresa.

5. Quais chances e oportunidades o Sr. vê num gerenciamento sustentável?

Enxergamos muitos benefícios e oportunidades com o gerenciamento sustentável, entre eles a economia, com a redução dos custos de produção, reciclagem de materiais, reutilização da água, medidas de economia da energia elétrica. Além disso, a satisfação dos colaboradores, em função da consciência ambiental, permitindo que trabalhem em uma empresa sustentável, com uma boa imagem desta empresa para com os seus consumidores e a comunidade em geral.

Empresa do mês OEKO-TEX®

Em 2011, a OEKO-TEX® lançou a campanha "Empresa do mês", a fim de divulgar ao público as empresas da cadeia têxtil que se distinguem pelo seu compromisso acima da média com a segurança do produto e a produção sustentável. Todas as empresas que possuem uma certificação OEKO-TEX® válida podem se candidatar à "Empresa do mês". De todas as candidaturas recebidas, o júri da OEKO-TEX® seleciona uma empresa todos os meses. Essa empresa é então divulgada no site da campanha, www.oeko-tex.com/company-of-the-month, bem como nas publicações da OEKO-TEX®, como comunicados de imprensa e boletins informativos. Além disso, todas as empresas do mês são claramente identificadas com o logotipo da campanha no guia de compras da OEKO-TEX®, que se encontra na página www.oeko-tex.com/produkte, e recebem um certificado e banners para web grátis que podem ser utilizados em suas próprias publicações e canais de vendas.

(4)

Para a certificação STeP, é realizada, em primeiro lugar, uma avaliação pela internet de todas as áreas da empresa que influenciam as condições de produção sustentáveis e as condições sociais gerais. Isso inclui o manuseio de produtos químicos e de possíveis materiais perigosos, o desempenho ambiental mensurável com base em diferentes critérios, a implementação de um sistema de gestão ambiental, a responsabilidade da empresa com seus funcionários, um sistema de gestão de qualidade eficiente, bem como a segurança no local de trabalho. Segue-se então a auditoria no local de produção, durante a qual os auditores verificam as informações fornecidas à OEKO-TEX® pela empresa e elaboram um relatório de auditoria detalhado. No certificado STeP, os resultados das diferentes áreas estão resumidos em uma pontuação global descritiva.

A Covolan Indústria Têxtil Ltda. foi fundada em 1966 como fabricante de tecidos para a indústria de vestuário. A empresa opera até hoje nas cidades brasileiras de Santa Barbara D'Oeste, no estado de São Paulo, e Petrolina, no estado de Pernambuco. © Covolan Indústria Têxtil Ltda.

Com cerca de mil funcionários e uma capacidade produção de cinco milhões de metros de tecido por mês, a Covolan é uma das maiores empresas da indústria têxtil brasileira. © Covolan Indústria Têxtil Ltda.

A empresa Covolan Indústria fornece matéria-prima para o look jeans da moda com um diferencial único: devido às suas condições de produção sustentável comprovadas e sua responsabilidade social, a empresa foi a primeira fábrica têxtil do Brasil a receber a certificação STeP pela OEKO-TEX®. © Covolan Indústria Têxtil Ltda.

(5)

O desenvolvimento sustentável é um dos objetivos primordiais da Covolan. Ele inclui, por um lado, a melhoria constante da qualidade e da produtividade e, por outro lado, a redução do consumo de recursos naturais e a minimização da geração de resíduos. © Covolan Indústria Têxtil Ltda.

Todas as etapas do processamento, da produção das linhas até o tecido acabado, são realizadas pela própria empresa e todos os processos de tecelagem, de tinturaria e de acabamento têxteis estão sujeitos a um sistema de gestão de qualidade e de gestão ambiental extremamente eficaz. © Covolan Indústria Têxtil Ltda.

"Nosso maior orgulho é a linha de produção "Genius", da Itália, que garante uma

economia de cerca de 40% do consumo de água e de até 70% dos produtos químicos utilizados", afirma Frederico Maziero, diretor industrial da Covolan. © Covolan Indústria Têxtil Ltda.

Referências

Documentos relacionados

349-A entre aqueles que podem figurar como objeto material do crime de recepta- ção, que a conduta do preso sempre foi penalmente típica, porquanto recebe, ad- quire

Para tanto objetivou-se fazer um levantamento bibliográfico sobre a geometria não euclidiana e relação entre a geometria euclidiana e hiperbólica, sobre o quinto postulado de

Objetivos de Aprendizagem: Apresentar-se informalmente; Cuprimentar as pessoas usando a lingua inglesa; Identificar as formas do verbo to be; Identificar os períodos do dia e

O Plano Brasil Maior (PBM), anunciado em agosto de 2011, congrega e articula os esforços de política industrial do Governo Federal para o período de 2011 a 2014, com foco no

Partner Guide Computação // janeiro 2018 Novidades Mobilidade Desktops Workstations Thin Clients.. Fábrica) Opcional (conf. Fábrica) Módulo HP lt4120 LTE HSPA+ EVDO com GPS

De acordo com Barbieri (2004), grande parte da preocupação ambiental empresarial é referente a experiências passadas com desastres ecológicos e populacionais e a Carbocloro mostra

No âmbito do Projeto LIFE Saramugo, a Universidade de Évora está a efetuar diversos estudos para compreender quais os possíveis impactes do Alburno nas populações de

OBSERVAÇÕES: Da análise dos documentos de habilitação das licitantes, foram feitas as seguintes observações: a empresa SANTACOTEX INDÚSTRIA TÊXTIL LTDA apresentou a Carta de