• Nenhum resultado encontrado

Assinaturas do Jornalinho do Campo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assinaturas do Jornalinho do Campo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

JORNALINHO DO CAMPO

Ano III · Número 12 · Fevereiro 2007 · Distribuição Gratuita (Escolas, Jardins de Infância e outras Entidades ligadas à Saúde, Protecção e Educação da Criança)· Assinatura anual: 10

Carlos Caseiro (Coordenador Geral e Autor dos Te x t o s ) · Susana Pereira / Andreia Gil (Ilustrações) Maria José S. de Albergaria ( P s i c ó l o g a ) · M. Filipe ( P r é - i m p r e s s ã o ) · Impriluz Gráfica ( I m p r essão)

CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

Av. do Colégio Militar, Lote 1786, 1549-012 LISBOA · Tel. 217 100 000 · Fax 217 166 123 e-mail: jornalinho@cap.pt

Publicação co-financiada - Medida 10 - Programa AGRO

Pequenas histórias muito ilustradas contam-nos as maravilhas que a natureza dá ao agricultor para que ele possa produzir tanta coisa boa, que nos faz crescer saudáveis e felizes.

Com a periodicidade de publicação de 2/3 meses, a compra deste primeiro livrinho, pelo preço de lançamento de 1 ¤uro já com portes incluídos, pode ser feita através da morada, telefone ou mais, indicados na ficha técnica.

Edições

As Aventuras da Menina Azeitona

Publicado o primeiro livrinho da colecção

“Os Livrinhos do Jornalinho do Campo”

As Aventuras da Menina Azeitona

Assinaturas do Jornalinho do Campo

Obrigado a todos pela colaboração que têm demonstrado!

Já muitas escolas nos enviaram assinaturas ou nos

informaram que estão a recolhê-las para nos enviar.

A grande campanha de assinaturas que começámos, com o Jornalinho do Campo de Janeiro, começa a dar gratificantes resultados. Sabemos que é impossível todos serem assinantes, e nem sequer o desejamos, agradecemos, sim, a melhor contribuição dentro das possibilidades de cada um, para que o Jornalinho possa continuar a estar, mensalmente, presente com o agrado geral que recolheu desde o primeiro mês em que chegou às escolas, já lá vão quase 2 anos. Há escolas e jardins de infância com maiores possibili-dades, não só pelo número de alunos que os frequentam, como pela capacidade financeira dos agregados familiares, e foi, por isso mesmo, que tentámos arranjar um valor, por assinatura, o mais baixo possível: 1 0 /ano. A colaboração com que contamos é só a possível a que cada um possa dar.

• Quem arranjar 3 assinaturas, uma, extra, será grátis.

• A Escola, Jardim de Infância ou qualquer outra entidade, que nos envie 6 assinaturas, além das duas extras grátis, receberá ainda uma colecção completa dos Jornalinhos do Campo já publicados.

Não esqueçam!!!, as vossas assinaturas vão possibilitar continuarmos a chegar junto das escolas, onde quase 200.000 crianças já tomam contacto com o Jornalinho e permitirão realizar mais envios para que mais escolas, espalhadas de Norte a Sul de Portugal, possam também ler, mensalmente, o Jornalinho do Campo

(3)

O papagaio Fagundes, que todos vocês já conhecem muito bem, zangou-se com o seu grande amigo, o gato Bigodes.

Todos os meninos e meninas se lembram que o Fagundes e o Bigodes, andavam sempre juntos e sempre prontos a fazer as maiores traquinices e a meterem-se com todos os nossos amiguinhos da quinta do Tio João Nabiça e do primo Manuel.

Pois o Fagundes, agora, só chama nomes ao Bigodes e diz que não é mais amigo dele! Mas nós vamos contar-vos o que aconteceu.

O Tio João Nabiça e o primo Manuel, resolveram ir limpar a floresta que fica junto da quinta. As florestas precisam de ser limpas porque quando chega o tempo quente, os perigos de acontecerem incêndios é maior e é muito triste ver todas as árvores queimadas pelo fogo. Com elas morrem também os animaizinhos que vivem nas florestas, o ar que nós respiramos fica pior e há também o perigo de arderem as casas das pessoas e os animais domésticos. Por isso deve ter-se muito cuidado em não fazer fogo na floresta para que ela esteja sempre muito verde e muito bonita.

Assim, o Tio João Nabiça e o primo Manuel, lá foram apanhar as folhas secas e os ramos velhos que caiem das árvores.

Andavam muito entretidos naquele trabalho, quando reparam numa gatinha, com o pêlo branco e os olhos muito azuis, que se foi aproximando deles. “Olha, olha uma gatinha tão bonita – disse o primo Manuel – mas deve ter fome porque está muito magrita, coitada”. “Pois é – respondeu o Tio João – se calhar a l g u é m

A zanga do Fagundes

(4)

a abandonou! Que coisa horrível que é abandonar os ani-mais, as pessoas esquecem-se que os animais também têm fome e dores como nós. Nunca se deve aban-donar um animal! Quando formos para casa levamos a gatinha connosco!”

Quando chegaram à quinta com a gatinha, toda branca com os olhos muito azuis, todos os nossos amiguinhos fizeram uma grande festa, puseram-lhe logo o nome de “Boneca” e foram a correr dar-lhe comida para ela não ter mais fome.

E foram passando os dias, com a nova com-panheira da quinta cada vez mais bonita, muito sossegadinha, e toda contente por pas-sar a viver na “Quinta das Maravilhas”.

Mas se todos os nossos amiguinhos gostavam da

sua nova companhia e passavam os dias a brincar com ela e a mostrar-lhe todos os cantos da quinta, o gato

Bigodes, nunca mais deixou de andar ao pé dela, cheio de meigu-ices e delicadezas. O Bigodes até parecia que ficava com os olhos tortos de cada vez que olhava

para a sua “Bonequinha”, como ele lhe chamava.

Como os meninos podem calcular quem ficou muito zangado com tudo isto foi o Fagundes, que agora já não tinha o companheiro para as aventuras que estavam sempre a inventar. Ficou tão furioso que chamava ao Bigodes “cabeça de cebola” e “cabeça de nabo”!, e de cada vez que encon-trava a Boneca na companhia do Bigodes começava aos gritos: “Então ó Boneca tens paciência para aturar esse tótó mar-reco?” Como os meninos podem ver o

(5)

Cupão de Assinatura Anual do Jornalinho do Campo (10 )

Nome______________________________________________________________ Morada_____________________________________________________________ Cód. Postal _________-______ Localidade__________________________________ Concelho _______________________ Tel. ___________ NIF _________________ Nome do destinatário da assinatura _______________________________________

Os pagamentos devem ser endereçados à CAP – Jornalinho do Campo Av. do Colégio Militar, Lote 1786 • 1549-012 Lisboa

Vale Postal Cheque Dinheiro NIB 003 300 000 148 014 198 007 (obrigatório o talão de dep. ou transf. junto do cupão) Data ____/____/____ Assinatura _________________________________

Obrigado, em nome de todos os nossos amiguinhos espalhados pelo País!

Fagundes estava mesmo muito zangado e, claro, era o mesmo malcriado de sempre. Mas o melhor estava para vir!

O Fagundes começou a dizer a toda a gente que tinha uma coisa muito importante para dizer a todos. E lá foram, então, para o celeiro, ouvir o que é que o papagaio tinha para lhes contar.

“Meus queridos e estimados amigos – começou ele, com toda a gente a ficar muito admirada com as gentilezas do Fagundes – como todos vocês sabem, o meu antigo amigo Bigodes, apaixonou-se pela Boneca, que é, como ele, outra comedora de espinhas de peixe malcheiroso – éh!, éh!, começaram todos a protestar -, pois, Vossas Excelências poderão pensar o que quiserem, mas o certo é que se eles podem andar sempre aos segredinhos, muito amorosos, só porque são gatos, eu que sou uma ave, também posso namorar outra ave. Assim, fiquem todos sabendo que vou voltar a namorar com a minha querida franga Zaruca, aquela beleza, por quem estive sempre apaixonado!” – “Está maluquinho”, disseram todos a rir

com as ideias dele. Mas o Fagundes não se importou e enquanto saía do celeiro, muito empertigado, dizia: “Vocês têm é inveja, coitados! Vocês têm é inveja!”

E fiquem sabendo que agora a quinta anda muito divertida, pois todos os dias o Fagundes lá está ele, outra vez, em frente ao galinheiro, com a sua voz roufenha, a cantar cantigas de amor para a franga Zaruca, que é tontinha, como ele, e se rebola toda, muito vaidosa, enquanto todo o pessoal da quinta se ri e encolhe os ombros com as paixões, nunca vistas, de um papagaio com uma galinha.

(6)

Entre os dias 7 e 11 de Março e, pelo 8º ano consecutivo, o Centro de Exposições de Santarém (CNEMA) acolhe a maior feira do país dedicada à Criança. Para esta edição da Expo Criança, a organização preparou um completo programa de actividades lúdicas e pedagógicas, destinadas aos mais pequenos e a todos aqueles que convivem diariamente com eles.

“A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, será o livro-tema da EXPO Criança 2007. Tal como na obra da autora, o sonho, a imaginação e a fantasia, na Expo Criança, vão cruzar-se com aprendizagens divertidas acerca do mundo real.

No Espaço Espectáculo estão reservadas algumas surpresas. São várias as animações e peças de teatro previstas para os vários dias em que decorre o certame. Cenários com muita cor e histórias divertidas, sempre numa vertente didáctica, vão fazer as delícias dos mais pequenos. Também os palhaços Pantufa e Ernesto vão estar presentes com muitas e novas aventuras.

Igualmente a edição Expo Criança 2007, como nos anos anteriores, promove um Ciclo de Conferências e Workshops*. Nos três dias úteis do certame, pais, educadores e profis--sionais do sector reúnem-se com responsáveis de entidades competentes e especialistas da área para debater questões relacionadas com a Criança.

Paralelamente, decorrerá o Salão Profissional de Equipamentos, Produtos e Serviços para a Criança, com mais de 100 expositores. Neste espaço encontram-se as últi-mas novidades do sector ao nível de mobiliário, material didáctico, alimentação, vestuário, viaturas de crianças e acessórios de segurança. Foram igualmente considerados os artigos de reabilitação, instituições ligadas à criança e empresas de animação, entre o u t r o s .

EXPO Criança

8 de Março, “Dia do Jornalinho do Campo”,

no maior evento, dedicado à criança,

que se realiza em Portugal.

Dia 8, dia dedicado ao Jornalinho do Campo

Tal como o ano passado, o

Jornalinho do Campo, lá

estará à espera da visita

de todos os nossos

amigui-nhos.

Para além das prendinhas

habituais, este ano temos

algumas novidades que,

certamente, muito vão

agradar a todos.

(7)

Soluções

provérbios,

adivinhas,

curiosidades

da Pimpim

Ora vamos lá a saber se os meus queridos meninos e meninas percebem alguma coisa de agricultura.

I – Como se chama a árvore que dá as nozes?

II – O vinho é feito a partir de um fruto. Qual é? E onde nasce esse fruto?

III – As azeitonas têm muitas cores, mas quando nascem têm só uma. Qual é ela?

IV – Como se chamam os campos onde crescem as bonitas oliveiras?

V – Como se chama o fruto que nasce nos Sobreiros?

VI – Como se chama o trabalho que fazem os grupos de homens e mulheres quando apanham as uvas já maduras?

Charada

1) __R__S__N__O (comida) 2) __O__ __G__A__ __A (…para recordar) 3) C__R__ __AG__M (transporte) 4) __ __G__ __V __O (…é do Sul) 5) __V__S__R__Z (ave) 6) __E__ __A __ __T__R__L (região) 7) __O__ __C__P__A (… para copiar) 8) __U__N__ (país de África)

9) __AB__C__ __O (…sabe muito) 10) __I__H__R (desporto)

Beijinhos!!!

Olá meus amiguinhos cá está de novo esta vossa amiga para vos trazer as coisinhas engraçadas do costume. Estão todos felizes e de boa saúde? Espero que sim. E estudem!, para que eu continue a gostar muito de vocês todos.

As

A

d

i

v

i

n

h

a

s

A) Muitas bocas ele tem E às vezes queima a mão Gosta muito de comida Mas não é nada papão. B) Está no começo do meio

Eu nunca vi nada assim! Está no meio do começo E fica no fim do fim!.

C) Ando sempre num vai-vem Quem me quer, estou presente Às vezes não ouço bem

(8)

PARABÉNS!!!

O Raquel de 6 anos vai receber uma t-shirt com o seu

desenho e nome e para a EB1 Nº 1 de Beja, vai um

puzzle com o desenho da capa do Jornalinho do Campo

de Dezembro.

Com o patrocínio da empresa de material desportivo BulSport, amiguinha do Jornalinho, todos os meses tiramos à sorte – porque todos os desenhos são bonitos – um dos desenhos publicados nessa edição. O autor do desenho premiado recebe, como oferta, uma T-shirt com o seu desenho e nome impressos. A escola, jardim-de-infância, ou outra entidade a que pertença – para que todos se possam divertir – receberá um pequeno puzzle com a imagem da capa do Jornalinho. Na edição seguinte é sempre publicado quem teve a sorte pelo seu lado. Não esqueçam de enviar sempre o vosso nome e a idade.

Tiago (6 anos) - Carção

Nuno (6 anos) - Ameal Patricia (10 anos) - Damaia

João Luis - Guarda

Jessica (6 anos) - Guarda

David (8 anos) - Carção Pedro (9 anos) - Guarda

Bruno (12 anos) - Carção

Ruben - Damaia

Ana (6 anos) - Barcelos Tiago (7 anos) - Barcelos

Raquel (7 anos) - Barcelos Mónica (9 anos) - Cinfães Fátima (7 anos) - Barcelos Mariana (7 anos) - Barcelos Luis (9 anos) - Carção

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que os aludidos indícios são relativos, ou seja, podem ser afastados, diante da análise do caso concreto, desde que fique evidenciado erro escusável ou

Isso significa que os Xukuru estão assumindo uma política de saúde interna de valorização da medicina tradicional, mas como o Estado não tem essa política como meta, mas apenas

A pesquisa incluiu estudos publicados em português e inglês, utilizando os seguintes termos e suas combinações: marketing supplements, marketing nutricional, proteínas do

O Kipupa Malunguinho é um encontro que já faz parte do calendário cultural pernambucano, criado em 2006 pelo Quilombo Cultural Malunguinho (organização

Os participantes deverão estar presentes ao lado dos banners durante todo o período designado para a apresentação do banner.. DA

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

titular ou seu suplente Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e. Educação