• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E AS FORMAS DE HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE - MT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E AS FORMAS DE HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE - MT"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E AS FORMAS DE HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE - MT

Adriane Vieira da Silva Pós graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Mato

Grosso

adriane.wander@hotmail.com

As estruturas sociais, econômicas, políticas e até históricas são consideradas preponderantes dentro do processo de definição da formação do espaço urbano e das cidades. Para Carlos “a história da cidade a revela como obra e produto que se realiza como realidade especial e concreta, cujo movimento é produto de um processo histórico cumulativo revelando ações passadas ao mesmo tempo que o futuro se tece no presente e nesta condições revela nas possibilidades presentes a vida cotidiana” .

Considerando a história como ponto de partida para o entendimento da realidade social é essencial entender a segregação espacial como resultado da articulação do espaço. Ainda sobre o prisma do processo de urbanização, Soares contribuiu:“Na contemporaneidade da urbanização brasileira, verifica-se um amplo processo de reestruturação caracterizado pela “explosão” das tradicionais formas de concentração urbana e pela emergência de novas formas espaciais, continentes de novas territorialidades dos grupos sociais. Na escala intraurbana, o fenômeno da “dispersão urbana” está alterando a morfologia urbana tradicional, gerando novas centralidades e novas periferias. Na escala interurbana e regional, são produzidos novos processos de desconcentração e reconcentração espacial da população, das atividades econômicas e dainformação sobre o território”.

A definição sobre o desenvolvimento e a evolução das cidades rompem as dimensões definidas por Gomes, que compreende: [...] o espaço da cidade como uma reunião

(2)

duradoura de homens e de moradias que ocupavam uma grande superfície e se encontra em uma encruzilhada de grandes vias comerciais e a definição de que (...) uma cidade é um agrupamento cujos meios de existência normais consistem na concentração de formas de trabalho que não estão consagradas à agricultura, e sim, ao comércio e à indústria .

A segregação social do habitar urbano em Várzea Grande, sofreu as influências da relação espaço e tempo na cidade?

No contexto evolutivo da geografia, observa que o desenvolvimento técnico e a construção de instrumentos de trabalho deram condições ao homem de transformar a natureza em prol de sua sobrevivência. As comunidades humanas a medida que se tornam sedentárias contribuem para o processo de propriedade da terra e as características do território habitado vai se transformando de acordo com a ocupação. Para Vilarinho Neto“A desconcentração e as novas centralidades possuem seu significado, revelando as disputas e a seletividade natural e social na construção de novas localizações territoriais, tornando o espaço intra-urbano mais complexo.

Englobando os aspectos intra-urbanos que se ligam à acessibilidade, à localização e à concentração de atividades econômicas e sociais, as novas centralidades repercutem sobre os deslocamentos típicos das pessoas, sobretudo nos deslocamentos para o trabalho denotando certas funções vistas como centrais”

Peculiarmente a formação do município de Várzea Grande, iniciou-se de forma diferenciada,O município teve início por causa das ações empreendidas pelo governo provincial em função da Guerra do Paraguai. Em 1867, em plena guerra, o presidente da província de Mato Grosso, Couto de Magalhães, ordenou a prisão de todos os paraguaios encontrados em Cuiabá e cercanias e criou o acampamento militar na outra margem do rio, para onde os enviou, região até então ocupada pelos índios Guanás e por alguns poucos e pobres lavradores. Firmou-se posteriormente a agricultura nos capões pequenos, unindo brasileiros, inclusive muitos remanescentes da guerra, e paraguaios no mesmo trabalho.Nas primeiras décadas, o povoado várzea-grandense cresceu lentamente, sobrevivendo a população da lavoura, abate de reses e fabricação de lenha, além de uma incipiente indústria manual, que proporcionavam o comércio com Cuiabá,

(3)

feito por meio de barcos. [...] Várzea grande foi transformada em município em 23 de setembro de1 948.

De acordo com dados do Instituto brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o município de Várzea Grande cresce em sua industrialização, ocorrida em quase todos os quadrantes do município que estimulou o comércio, que ferve em toda a extensão da avenida Couto de Magalhães (IBGE,2010).

No contexto evolutivo da geografia, observa que o desenvolvimento técnico e a construção de instrumentos de trabalho deram condições ao homem de transformar a natureza em prol de sua sobrevivência. As comunidades humanas a medida que se tornam sedentárias contribuem para o processo de propriedade da terra e as características do território habitado vai se transformando de acordo com a ocupação. A formação do espaço urbano e a segregação espacial são resultantes principalmente das articulações políticas, sociais e econômicas refletindo as diversas formas de habitação. Segundo Corrêa “O espaço urbano capitalista – Fragmentado, articulado, reflexo, condicionante social, cheio de símbolos e campo de lutas – é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendradas por agentes que produzem e consomem espaço. São agentes sociais concretos, e não um mercado invisível ou processos aleatórios atuando sobre um espaço abstrato. A ação destes agentes é complexa, derivando da dinâmica de acumulação de capital, das necessidades mutáveis de reprodução das relações de produção, e dos conflitos de classe que dela emergem. A complexidade da ação dos agentes sociais inclui práticas que levam a um constante processo de reorganização espacial que se faz via incorporação de novas áreas ao espaço urbano, densificação do uso do solo, deterioração de certas áreas, renovação urbana, realocação diferenciada da infraestrutura e mudança, coercitiva ou não, do conteúdo social e econômico de determinadas áreas da cidade É nesse espaço fragmentado e articulado que surge a cidade como pólo de atração.

A teia formada a partir de fatos cotidianos ocorridos junto a uma população, sendo estes registrados ou não, consolida a própria historia.

:Entender a cidade de hoje, exige uma volta às suas origens na tentativa de reconstruí-la através das representações, entendendo o fenômeno urbano como um acúmulo de bens

(4)

culturais, e que as cidades de hoje, é o resultado cumulativo de todas as outras cidades de antes, transformadas, destruídas, reconstruídas, enfim, produzidas pelas transformações sociais ocorridas através dos tempos, engendradas pelas relações que promoveram estas transformações.O fenômeno urbano é caracterizado como a renovação constante que resulta nas cidades atuais

A cidade se transforma de acordo com a evolução do processo de globalização é o que conseguimos observar com a evolução da cidade de Várzea Grande (MT).

Cabe ainda citar como referência o conceito de Santos Para o qual “o espaço geográfico constitui um sistema de objetos e um sistema de ações que é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único na qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois cibernéticos fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina”

A expansão da cidade de Várzea Grande além do resultado do processo histórico, social e econômico consiste também num controle por parte do governo em direcionar o seu crescimento e destinar áreas onde a população pode morar. As definições sobre a reestruturação urbana leva a questionar o processo desigual de uso do solo. As obras feitas pelo Estado, destinando a população de baixa renda para locais longínquos, denotam a intenção de criação de áreas de reserva de valor do solo, para a especulação imobiliária destinada a atender a classe elitizada. Dessa forma as novas territorialidades se constroem permeando a dualidade trabalho versus poder.

Em Várzea grande observa-se que os problemas urbanos não foram solucionados ainda, a cidade revela em seu entorno problemas com saneamento básico, violência atrelado a falta de saúde pública, emprego, renda e infra estrutura, porém na área central observa-se na cidade uma valorização do espaço com construções de prédios e um shopping center ao lado do aeroporto da capital(Cuiabá) que está localizado na cidade de Várzea Grande, remetendo assim a observação das várias formas de habitar o município várzea grandense.

(5)

BIBLIOGRAFIA .

CARLOS, A. F.A. A cidade. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1994.

CARLOS, A. F. O Espaço urbano: Novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.

CORRÊA, R. L. A rede urbana. São Paulo, Ática. 1994.

GOMES, R. C. C. Buscando compreender as pequenas cidades. Cidades Brasileiras: Territorialidades, sustentabilidade e demanda social. Manaus: UFAM, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico de 2000. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 10 jan. 2010.

.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2º Edição. São Paulo: Hucitec, l997.

SOARES, P. R. Cidades médias e aglomerações urbanas: a nova organização do espaço regional no Sul do Brasil 2006.

VILARINHO NETO, C. S. Dinâmica Urbana Regional. In: MORENO, Gislaene; HIGA, Tereza Cristina Souza (orgs.). Geografia de Mato Grosso: Território, Sociedade, Ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, p. 120-137, 2005.

Referências

Documentos relacionados

reuniu-se o Colegiado Pleno do Programa de Pós-Graduação em Física com a presença dos seguintes membros: Alejandro Mendoza Coto, André Avelino Pasa, Antonio Nemer Kanaan Neto,

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no