• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Turmas: 1º Anos Semana PET: 1 e 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Turmas: 1º Anos Semana PET: 1 e 2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA

Professores: Lavínia Ferreira

Alexandre Fonseca

Turmas: 1º Anos Semana PET: 1 e 2

Volume PET: 3 Páginas:12-22

Equação do Segundo Grau

A equação do segundo grau recebe esse nome porque é uma equação polinomial cujo termo de maior grau está elevado ao quadrado. Também chamada de equação quadrática, é representada por: ax2 + bx + c = 0

Numa equação do 2º grau, o x é a incógnita e representa um valor desconhecido. Já as letras a, b e c são chamadas de coeficientes da equação.

Os coeficientes são números reais e o coeficiente a tem que ser diferente de zero, pois do contrário passa a ser uma equação do 1º grau.

Resolver uma equação de segundo Grau, significa buscar valores reais de x, que tornam a equação verdadeira. Esses valores são denominados raízes da equação.

Uma equação quadrática possui no máximo duas raízes reais. Equações do 2º Grau Completas e Incompletas

As equações do 2º grau completas são aquelas que apresentam todos os coeficientes, ou seja a, b e c são diferentes de zero (a, b, c ≠ 0).

Por exemplo, a equação 5x2 + 2x + 2 = 0 é completa, pois todos os coeficientes são diferentes de zero (a = 5, b = 2 e c = 2).

Uma equação quadrática é incompleta quando b = 0 ou c = 0 ou b = c = 0. Por exemplo, a equação 2x2 = 0 é incompleta, pois a = 2, b = 0 e c = 0

Atividade - Exemplo

1)Determine os valores de x que tornam a equação 4x2 - 16 = 0 Solução:

A equação dada é uma equação incompleta do 2º grau, com b = 0. Para equações deste tipo, podemos resolver, isolando o x. Assim:

Note que a raiz quadrada de 4 pode ser 2 e - 2, pois esses dois números elevados ao quadrado resultam em 4.

Assim, as raízes da equação 4x2 - 16 = 0 são x = - 2 e x = 2 Fórmula de Bhaskara

Quando uma equação do segundo grau é completa, usamos a Fórmula de Bhaskara para encontrar as raízes da equação.

A fórmula é apresentada abaixo: X= −𝑏±√∆

(2)

Fórmula do Delta

Na fórmula de Bhaskara, aparece a letra grega Δ (delta), que é chamada de discriminante da equação, pois de acordo com o seu valor é possível saber qual o número de raízes que a equação terá.

Para calcular o delta usamos a seguinte fórmula:

∆= 𝑏² − 4. 𝑎. 𝑐 Passo a Passo

Para resolver uma equação do 2º grau, usando a fórmula de Bhaskara, devemos seguir os seguintes passos:

1º Passo: Identificar os coeficientes a, b e c.

Nem sempre os termos da equação aparecem na mesma ordem, portanto, é importante saber identificar os coeficientes, independente da sequência em que estão.

O coeficiente a é o número que está junto com o x2, o b é o número que acompanha o x e o c é o termo independente, ou seja, o número que aparece sem o x.

2º Passo: Calcular o delta.

Para calcular as raízes é necessário conhecer o valor do delta. Para isso, substituímos as letras na fórmula pelos valores dos coeficientes.

Podemos, a partir do valor do delta, saber previamente o número de raízes que terá a equação do 2º grau. Ou seja, se o valor de Δ for maior que zero (Δ > 0), a equação terá duas raízes reais e distintas. Se ao contrário, delta for menor que zero (Δ < 0), a equação não apresentará raízes reais e se for igual a zero (Δ = 0), a equação apresentará somente uma raiz.

3º Passo: Calcular as raízes.

Se o valor encontrado para delta for negativo, não precisa fazer mais nenhum cálculo e a resposta será que a equação não possui raízes reais.

Caso o valor do delta seja igual ou maior que zero, devemos substituir todas as letras pelos seus valores na fórmula de Bhaskara e calcular as raízes.

Exercício Resolvido

Determine as raízes da equação 2x2 - 3x - 5 = 0 Solução:

Para resolver, primeiro devemos identificar os coeficientes, assim temos: a = 2

b = - 3 c = - 5

Agora, podemos encontrar o valor do delta. Devemos tomar cuidado com as regras de sinais e lembrar que primeiro devemos resolver a potenciação e a multiplicação e depois a soma e a subtração.

Δ = (- 3)2 - 4 . (- 5) . 2 = 9 +40 = 49

Como o valor encontrado é positivo, encontraremos dois valores distintos para as raízes. Assim, devemos resolver a fórmula de Bhaskara duas vezes. Temos então:

X1=−(−3)+√49 2.2 X1=+3+7 4 = 10 4= 5 2 X2=−(−3)−√49 2.2 = +3−7 4 = −4 4 = −1

(3)

Assim, as raízes da equação 2x2 - 3x - 5 = 0 são x = 5/2 e x = - 1. Agora é sua vez!!

1)Resolva a equação de segundo grau completa, utilizando a Fórmula de Bhaskara: 2 x2 + 7x + 5 = 0

2) Resolva as equações incompletas do segundo grau: a) 5x2 – x = 0

b) 2x2 – 2 = 0 c) 5x2 = 0

3) Para que x = 1 seja raiz da equação 2ax2 + (2a2 - a - 4) x - (2 + a2) = 0, os valores de a deverão ser: a) 3 e 2 b) - 1 e 1 c) 2 e - 3 d) 0 e 2 e) - 3 e – 2 4) Coltec - UFMG - 2017

Laura tem de resolver uma equação do 2º grau no “para casa”, mas percebe que, ao copiar do quadro para o caderno, esqueceu-se de copiar o coeficiente de x. Para resolver a equação, registrou-a da seguinte maneira: 4x2 + ax + 9 = 0. Como ela sabia que a equação tinha uma única solução, e esta era positiva, conseguiu determinar o valor de a, que é

a) – 13 b) – 12 c) 12 d) 13

5)Epcar – 2017

Considere, em ℝ, a equação (m+2) x2 - 2mx + (m - 1) = 0 na variável x, em que m é um número real diferente de - 2.

Analise as afirmativas abaixo e classifique-as em V (VERDADEIRA) ou F (FALSA). ( ) Para todo m > 2 a equação possui conjunto solução vazio.

( ) Existem dois valores reais de m para que a equação admita raízes iguais. ( ) Na equação, se ∆ >0 , então m só poderá assumir valores positivos. Função quadrática ou função do 2º grau

Chama-se função quadrática, ou função polinomial do 2º grau, qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais e a 0. Vejamos alguns exemplos

de funções quadráticas: • f(x) = 3x2 - 4x + 1, onde a = 3, b = - 4 e c = 1 • f(x) = x2 -1, onde a = 1, b = 0 e c = -1 • f(x) = 2x2 + 3x + 5, onde a = 2, b = 3 e c = 5 • f(x) = - x2 + 8x, onde a = -1, b = 8 e c = 0 • f(x) = -4x2, onde a = - 4, b = 0 e c = 0

(4)

Gráfico

• O gráfico de uma função polinomial do 2º grau, y = ax2 + bx + c, com a 0, é uma curva chamada parábola.

• Por exemplo, vamos construir o gráfico da função y = x2 + x:

• Primeiro atribuímos a x alguns valores, depois calculamos o valor correspondente de y e, em seguida, ligamos os pontos assim obtidos.

x y -3 6 -2 2 -1 0 0 0 1 2 2 6 Observação:

Ao construir o gráfico de uma função quadrática y = ax2 + bx + c, notaremos sempre que:

se a > 0, a parábola tem a concavidade voltada para cima;

se a < 0, a parábola tem a concavidade voltada para baixo; Zeros ou raízes da função do 2º grau

Chamam-se zeros ou raízes da função polinomial do 2º grau f(x) = ax2 + bx + c , a 0, os números reais x tais que f(x) = 0.

Então as raízes da função f(x) = ax2 + bx + c são as soluções da equação do 2º grau ax2 + bx + c = 0, as quais são dadas pela chamada fórmula de Bhaskara:

(5)

Observação:A quantidade de raízes reais de uma função quadrática depende do valor obtido para o radicando , chamado discriminante, a saber:

• quando é positivo, há duas raízes reais e distintas;

• quando é zero, há só uma raiz real (para ser mais preciso, há duas raízes iguais);

• quando é negativo, não há raiz real. ATIVIDADE

1)Encontre o valor de f(x) = x² + 3x – 10 para que f(x) = 0 2)Calcule o valor de 5x² + 15x = 0 para que f(x) = 0

3) UfSCar–SP) Uma bola, ao ser chutada num tiro de meta por um goleiro, numa partida de futebol, teve sua trajetória descrita pela equação h(t) = – 2t² + 8t (t ≥ 0) , onde t é o tempo medido em

segundo e h(t) é a altura em metros da bola no instante t. Determine, apos o chute, o instante em que a bola retornará ao solo.

4) Calcule o valor de k de modo que a função f(x) = 4x² – 4x – k não tenha raízes, isto é, o gráfico da parábola não possui ponto em comum com o eixo x.

5)(UCSal-BA) _Determine os pontos de intersecção da parábola da função f(x) = 2x² – 3x + 1, com o eixo das abscissas.

6)Assinale a alternativa correta a respeito do gráfico de uma função do segundo grau.

a) Quando o discriminante de uma função do segundo grau é positivo e ela possui ponto de máximo, o valor do coeficiente a também é positivo.

b) Quando o discriminante de uma função do segundo grau é negativo e ela possui ponto de máximo, pode-se afirmar, com certeza, que ela possui 2 raízes reais.

c) Quando o discriminante de uma função do segundo grau é negativo e ela possui ponto de mínimo, pode-se afirmar, com certeza, que o coeficiente a é negativo.

d) Quando o discriminante de uma função do segundo grau é igual a zero, pode-se encontrar duas raízes reais e distintas para ela.

e) Quando o discriminante de uma função do segundo grau é positivo e ela possui ponto de mínimo, o valor do coeficiente a é positivo.

Referências

Documentos relacionados

A mulher e seu acompanhante também recebem orientações sobre o uso de recursos não farmacológicos para o alívio da dor no trabalho de parto (bola suíça, banho quente, compressas

Em relação aos instrumentos utilizados para a coleta de dados, verificou-se que: 1) Questionários: questões que envolvem informações mais específicas sobre o ensino e a área de

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

O presidente da CNT, Vander Costa, participou, nessa quarta-feira (2), de audiência pública interativa realizada pela Comissão Mista da Reforma Tributária, no Congresso

JUST PIONEERING 19 NATIVE DANCER NASHUA BOLD RULER CRIMSON SATAN LOGICAL RIO BRAVO BLUSHING GROOM WHITE CLOVER PIONEERING Alaz.USA,1993 DREAM OF RACE Alaz..BRZ,2011

O projeto tem como objetivos confeccionar manuais, cartilhas e jogos, que informem e tratem de questões da água para alunos, professores e participantes da comunidade em

maculatus are not related to the high protein content or physical characteristics of the bean seed coat (thickness and fiber content), since the insects were more attracted to beans

A principal modalidade a ser estudada será a coleta seletiva de material reciclável, e o desenvolvimento das empresas sociais dentro da cadeia de logística reversa