• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

PLANO DE AÇÕES PARA O PERÍODO DE DOIS ANOS

Agosto de 2021 a Julho de 2023

Área do Conhecimento: Artes e Arquitetura Curso: Tecnologia em Design de Interiores Proponente: Arq. Me. Vinicius Pante

A permanente modernização e qualificação do ensino superior, a manutenção da excelência na formação profissional, bem como o compromisso com o desenvolvimento social de Caxias do Sul e abrangências da Serra Gaúcha, são premissas da gestão do curso de Tecnologia em Design de Interiores, coadunando com as diretrizes Institucionais e nacionais:

a. Preservação de um perfil formativo criativo, empreendedor e pró-ativo, apoiado na experimentação prática da profissão.

b. Construção curricular focada nas competências específicas do profissional tecnólogo em design de interiores.

c. Integralização curricular de custo acessível e flexível em um curto período de tempo. d. Autonomia pedagógica calcada nos interesses dos estudantes de Design de Interiores. e. Garantia de manutenção do corpo docente qualificado, cordial e focado na excelência

formativa.

f. Gestão da permanência e acolhimento de ingressantes através dos diversos meios disponibilizados pela Instituição.

g. Manutenção da coalizão entre expectativas discentes e práticas formativas por meio de espaços democráticos e participativos, reforçando, assim, o principal objetivo do Curso de Tecnologia em Design de Interiores: inserção do profissional no mercado de trabalho.

A seguir são apresentadas ações que, alinhadas ao princípio da flexibilidade curricular, focalizam na preservação da qualidade didático-pedagógica do Curso, assim como na sua sustentabilidade político-administrativa. São ações de caráter interdisciplinar, inclusivas, democráticas e participativas em âmbito acadêmico e comunitário. Deverão ser estimuladas ao longo da próxima gestão e continuadas a partir das realizações verificadas ao longo da história do Curso, desde a sua implantação em 2014.

Consideradas as responsabilidades e atribuições do Núcleo Docente Estruturante do Curso, do Colegiado de Curso, dos funcionários diretamente ligados à administração do CEAA, do Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais - CINTED, da Pró-Reitoria Acadêmica - PRAC, Setor de Reconhecimento de Cursos – SERC, Coordenadoria de Extensão - COEXT, Coordenadoria de

(2)

Graduação – CGRA, Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu – CPGLS, do Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE, Programa de Gestão da Permanência – PROG, da Divisão de Registro Acadêmico – DIRA, Secretaria de Colegiados de Cursos – SECC, Secretaria de Planejamento e Orçamento – APLO, Diretoria de Relacionamento com o Mercado - DMERCD, da Área de Marketing – AMKT, Gerência de Tecnologia e Informação – GTI, Biblioteca Central – BICE, do Diretório Acadêmico do Curso de Design de Interiores – DADI, UCS Carreiras, corpo docente e comunidade discente:

1. No campo das ações didático-pedagógicas:

a. Flexibilização da oferta do Curso frente à realidade pós-pandemia: - de isolamento social. Observação da normatização nacional e institucional vigente para o ensino on-line, considerando os benefícios pedagógicos e econômicos decorrentes da inovação curricular e das tecnologias de ensinar e de aprender. A revisão da PEC para definição de disciplinas que deverão adotar a manutenção do modelo de ensino presencial síncrono será realizada no início do segundo semestre de 2021, a cargo do NDE e Colegiado de Curso, com supervisão e validação pelo Conselho do Campus 8, SINTED, CEPE e PRAC.

b. Revisão anual do Projeto do Curso (PC): adequações conforme dinâmicas de mercado, necessidades sociais e tendências de atuação profissional no que tange a área de Design de Interiores, assim como a revisão contínua do perfil do egresso. Verificação da conformidade do Curso ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN’ f MEC, orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAE e instruções normativas definidas nesta Universidade (PPI-UCS/2017-2021). Observação do Plano de Execução Curricular – PEC frente os resultados alcançados e almejados para a permanente qualificação do Curso, construção do conhecimento sobre bases sólidas e formação do sujeito-cidadão, empreendedor, de pensamento crítico, político, ético e profissional. Responsabilidade do NDE do Curso, SINTED e SERC.

c. Revisão semestral dos planos de ensino das disciplinas que compõem o Plano de Execução curricular: revisão e qualificação dos métodos de ensino e aprendizagem com vistas à manutenção do caráter formativo multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Avaliação constante sobre as funções das unidades de aprendizagem, dos processos avaliativos, conteúdos e referências bibliográficas (em qualidade e quantidade do acervo físico e digital), tomando como base a análise das transformações sociais que determinam as dinâmicas de mercado, desempenho dos estudantes no ENADE e demandas específicas verificadas no Curso. Observação conjunta, democrática e participativa sobre a implementação das propostas contidas nos planos de ensino que compõem o PEC. Responsabilidade do NDE do Curso, docentes, equipe de Design Curricular, junto ao CINTED, e BICE.

d. Orientação discente: acompanhamento permanente do estudante em sua trajetória formativa, desde o seu ingresso no Curso até a sua colação de grau. Acolhimento de novos ingressantes do fluxo contínuo ou vestibular tradicional e apoio ao programa de

(3)

tutoria discente, orientação semestral de matrículas, verificação da progressão curricular por meio do programa UCS Rotas Acadêmicas, estudos de currículos para aproveitamentos de disciplinas, validação de atividades complementares, entre outras atividades administrativas conforme demandas. Responsabilidade do Coordenador de Colegiado de Curso, NDE e NAE.

e. Acompanhamento e preparação de estudantes para o ENADE: observação anual da estrutura do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes no que se refere aos conteúdos gerais e específicos, habilidades e competências da área de formação em design de interiores, com vistas à revisão e adequação dos programas curriculares e respectivos conteúdos formativos. Orientação estudantil na inserção dos dados para a realização do exame (quando da convocação nacional) e elaboração de oficinas para revisão de conhecimentos. Responsabilidade do NDE, docentes e demais atores envolvidos na gestão do curso, SERC e SINTED.

f. Organização anual da Semana Acadêmica Integrada do Centro de Artes e Arquitetura: conforme planejamento prévio para realização no mês de setembro de 2021 e 2022: responsabilidade do Diretório Acadêmico do Curso – DADI, Coordenação de Colegiado, COEXT, docentes e discentes voluntários. A condução das atividades de organização ficará a cargo da Professora Me. Marta Baltar Alves, como praxe desde as duas últimas edições do evento, passando pela provação pelo Conselho do CEAA. g. Qualificação do corpo docente: semestralmente, a partir da convocação para oficinas,

programas de formação continuada, simpósios, encontros e seminários promovidos pelo SINTED. E periodicamente por meio de reuniões mensais de NDE, com vistas à verificação das necessidades docentes e discentes no que tange ações pedagógicas inovadoras e instrumentos tecnológicos para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, assim como a observação permanente do perfil do professor desejável ao Curso para trabalhar nas diferentes modalidades de oferta.

h. Adequação dos recursos humanos: verificação anual das habilidades, competências e desempenho do corpo docente lotado no CEAA e demais áreas que compõem a Universidade, com vistas à articulação docente e a inclusão de novos professores em unidades formativas em Design de Interiores, quando da necessidade de novas turmas, ou substituição de professores, respeitando as especificidades formativas dos profissionais atuantes e suas possíveis contribuições para o ensino e a aprendizagem. Responsabilidade do NDE do Curso e Coordenador do Colegiado de Curso, validado pelo Conselho do CEAA.

i. Implantação do programa de extensão integrada à PEC do Curso: prevê blocos de aprendizagem organizados por temáticas afetas aos interesses da profissão e da comunidade, vidando o desenvolvimento de habilidade e competências de apoio às disciplinas curriculares, assim como a promoção do contato entre estudantes, mercado de trabalho e sociedade. O programa DSI TOTAL SUPPORT está organizado em nove categorias: DSI ACOLHE / DSI PREPARA / DSI PLANEJA / DSI VISITA / DSI RECEBE / DSI PINTA O 7 / DSI QUALIFICA / DSI DESAFIA / DSI ABRAÇA. Sendo esse último bloco diretamente ligado às causas de minorias sociais, incluindo, de sobremaneira, a população em situação de vulnerabilidade social. Para compor a gama

(4)

de atividades previstas no PROGRAMA DSI TOTAL SUPPORT serão desenvolvidos projetos para cursos, eventos, visitas técnicas e palestras programadas semestralmente sob a responsabilidade do NDE do Curso. Profissionais atuantes na área de Design de Interiores, incluindo empresários da região da serra gaúcha deverão ser designados para colaboração na condução das atividades. Como estratégia de manutenção e aprimoramento desse serviço, reuniões com os atores envolvidos deverão ser convocadas ao término de cada semestre, objetivando a exposição das necessidades verificadas perante estudantes, docentes e comunidade geral. O PROGRAMA DSI TOTAL SUPPORT deverá ser implantado e divulgado com o formato planejado a partir do início do segundo semestre de 2021. Responsabilidade do NDE do Curso, docentes, COEXT e DMERC.

j. Ampliação das relações entre o Curso e empresas da região: adesão ao prêmio “D f T T h”, nacional direcionado a estudantes de Design de Interiores. A parceria UCS Campus 8 – Tramontina deverá ser efetivada no segundo semestre de 2021, ocasião em que os estudantes do Curso de Caxias do Sul serão desafiados a mostrar seu perfil criativo e inovador para a região da serra gaúcha e Brasil. Responsabilidade do coordenador do Colegiado de Curso e NDE. k. Inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação TIC’s: um novo processo de

avaliação do desempenho discente. Idealizado e ensaiado em protótipo desenvolvido pelo professor Me. Vinicius Pante, a partir de estudos realizados em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação, prevê a introdução de método baseado nos conceitos de ensino e aprendizagem postulados pelo pedagogo Antoni Zabala. Objetiva a humanização do processo avaliativo através da visão global e sistêmica sobre as habilidades e competências adquiridas pelo estudante. O protótipo foi originalmente ensaiado a partir de um algoritmo computacional e atualmente está passando por um processo de conversão em um aplicativo para celulares e tablets, facilitando a inserção de dados e plotagem de resultados. A feitura do aplicativo está supervisionada pelo professor Me. Pedro Inda, estudantes do curso de Ciência da Computação e acompanhamento do professor Me. Vinicius Pante. O aplicativo deverá ser colocado em funcionamento no primeiro semestre de 2022.

l. Verificação dos resultados obtidos a partir da avaliação on-line: como dimensão da avaliação in-loco verificada pelo MEC, os apontamentos acerca da estrutura institucional, desempenho docente e processos pedagógicos são pauta de reuniões semestrais de NDE, com vistas à manutenção da excelência no ensino, bem como ouvidoria para os anseios de estudantes e professores.

m. Inserção discente no mercado de trabalho: permanente busca por vagas de estágios não obrigatórios e divulgação aos acadêmicos de design de interiores, com vistas à inclusão no mercado de trabalho e experimentação prática das atribuições profissionais. Estreito relacionamento com o UCS Carreiras, parcerias com empresas de Caxias do Sul e região, além de agências de fomento ao trabalho de profissionais em formação, tais como o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

n. Implantação da Pós-graduação Lato Sensu em Design de Interiores: finalização documental e encaminhamento à CPGLS para a oferta do curso de Iluminação Aplicada

(5)

ao Design de Interiores. Fomento à pesquisa na área de especialização ofertada. Os trabalhos estão sob a responsabilidade da prof. Me. Marta Baltar Alves e prof. Dr. Patrícia Pereira Porto, e acompanhamento do coordenador do Colegiado de Curso de Design de Interiores, prof. Me. Vinicius Pante. A relação de documentos está em fase de preparação e os encaminhamentos serão conduzidos ainda no primeiro semestre de 2021. A oferta do Curso deverá ocorrer no primeiro semestre de 2022.

2. No campo das ações político-administrativas:

a. Conclusão das obras e inauguração do Laboratório de Iluminação, Cenografia e Acuidade Visual Aplicada – LABICAVA: projeto idealizado e executado pelos professores Me. Vinicius Pante e Me. Marta Baltar Alves, junto à Direção do Campus 8, com o objetivo de ampliar o conhecimento e possibilitar experiências práticas entre estudantes de Design de Interiores, Arquitetura, Design e as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado da iluminação regional, nacional e internacional. Promoção da parceria com a empresa CENTERLUZ, fornecedora do material elétrico, lâmpadas, luminárias e afins para a manutenção da qualidade e contemporaneidade do serviço prestado.

b. Manutenção do Acervo de Materiais em Design de Interiores - AMADesign: sustentação da política de relacionamento entre o Curso de Design de Interiores e empresas do setor da construção civil, iluminação, decoração e afins, com vistas à obtenção de amostras de materiais, peças, instrumentos, maquetes e catálogos físicos para a manipulação e experimentação nas atividades desenvolvidas pelos professores e estudantes. Ampliação do espaço físico do acervo, objetivando a ampliação da capacidade de estantes e mesas para a acomodação e manipulação do crescente volume de materiais recebidos. Responsabilidade do Colegiado do Curso, docentes e estagiário(a) construtor(a) do inventário de peças, organização e conservação do acervo. O estagiário é contratado anualmente mediante cumprimento do edital aprovado pelo Colegiado de Curso e Conselho do CEAA.

c. Gestão da Permanência: reuniões mensais de Colegiado e NDE com vistas à exposição e avaliação do quadro discente do Curso. Acompanhamento de ingressantes por vestibular tradicional, processo seletivo contínuo, reingressos, reopção de curso e transferências. Averiguação de potenciais evasões e proposição de estratégias pró-ativas para o acolhimento e fidelização do estudante diante dos desafios enfrentados durante o processo formativo. A gestão da permanência está conduzida pelo PROG e conta, ainda, com o apoio do NAE para o acolhimento, orientação pedagógica e psicológica de discentes.

d. Divulgação do Curso e campanha de marketing permanente: permanente divulgação do Curso de Design de Interiores, atividades de extensão, eventos e demais ações relacionadas à profissão por meio de cards, banners e/ou flyers semanalmente desenvolvidos pela coordenação de Colegiado de Curso e NDE. Apoio permanente da AMKT para publicação de material publicitário no site Institucional, em mecanismos de busca e redes sociais, tais como o Instagram e o Facebook. Organização de palestras com profissionais egressos do Curso e abertura de espaço para troca de experiências em mesas redondas planejadas para discussões motivadoras de inovações no exercício

(6)

profissional, assim como a divulgação de ações Institucionais para a comunidade e o mercado de trabalho. Responsabilidade do NDE, COEXT e AMKT.

e. Programação acadêmica: realizada semestralmente com o apoio da CGRA e condução sob a responsabilidade do coordenador do Colegiado de Curso e NDE. Verificação das demandas por vagas, dias e turnos de ofertas, alocação de docentes, averiguação da aptidão de estudantes para matrícula nas disciplinas sequenciais de acordo com a matriz curricular em vigor. Análise da evolução discente, número de formandos, previsão de ingressantes, ticket médio contratado e apontamentos em relação à gestão da permanência. Publicação da programação acadêmica à comunidade docente e discente.

f. Aprovação de Horas de Atividades Complementares: semanalmente o coordenador do Colegiado de Curso realiza a verificação das atividades complementares realizadas pelos estudantes, bem como afere a comprovação das horas por eles declaradas e dá segmento ao processo de aprovação e inclusão no sistema.

g. Estudos de aproveitamentos de disciplinas e equivalências: atividade realizada conforme demanda. Compreende a verificação da compatibilidade entre disciplinas e cargas horárias para o aproveitamento em situações de reingresso, reopção de curso e transferência de outras instituições de ensino superior. Tem relação direta com a captação de novos alunos, com o processo de ingresso contínuo e deve ser realizada sob a responsabilidade do coordenado do Colegiado de Curso e apoio da SECC.

h. Atualização do Laboratório de Informática do Campus 8 – LabINF: verificação das condições operacionais dos equipamentos e softwares instalados e sua compatibilidade com as exigências computacionais vigentes. A manutenção dos equipamentos está sob a responsabilidade dos funcionários do laboratório e GTI. A atualização de hardware deve ocorrer a cada cinco anos, enquanto a atualização de softwares deve ocorrer anualmente ou conforme as políticas dos respectivos fornecedores, como é o caso do PROMOB, e necessidades acadêmicas. Os equipamentos do Campus 8 deverão ser renovados no início de 2022. A responsabilidade pela compra e instalação é da Direção de Centro e GTI.

i. Implantação do Curso de Tecnologia em Design de Interires no Campus Torres: considerando a excelência nos serviços prestados, inovação e desenvolvimento regional, bem como a inserção social da Instituição e sua sustentabilidade no contexto do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. Elaboração dos documentos necessários ao reconhecimento e à implantação do curso de Design de Interiores, Campus de Torres, observando-se , respeitando a normatização vigente, as diretrizes nacionais, os órgãos regulatórios e institucionais. Elaboração do Projeto do Curso - PC e Plano de Execução Curricular – PEC a partir da flexibilização multi-campi. Definição de equipamentos e estrutura física a ser instalada, bem como a revisão do acervo bibliográfico físico e digital. As ações no âmbito pedagógico estão sob a responsabilidade e supervisão do coordenador do Colegiado de Curso e NDE, prof. Me Vinicius Pante, e equipe docente composta pelos professores mestres Ana Lia Branch, Marta Baltar Alves, Sinara Maria Bone e prof. Dr. Patrícia Pereira Porto. O processo de

(7)

implantação do Curso em Torres encontra-se em fase documental avançada e deverá ser concluído ao término do segundo semestre de 2021, com previsão de oferta de vagas para o inicio de 2022. O apoio administrativo e regulatório está sendo conduzido pelas equipes do Setor de Reconhecimento de Cursos – SERC e SINTED, com encaminhamentos ao CONSUNI e ao CEPE. As equipes da GTI e BICE deverão ser acionadas com brevidade ainda no primeiro semestre de 2021 para as providências necessárias aos equipamentos de tecnologia da informação, assim como aquisições bibliográficas.

Referências

Documentos relacionados

Como nos neurasthenicos o tempo necessário para a reparação completa é muito mais longo do que em indi- víduos sãos, e esse facto foi attribuido á fadiga dos cen- tros nervosos,

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

De maneira que a escolha de um eixo temático, enfatizando a importância prin- cipalmente teórico-metodológica do tempo para o conhecimento histórico e, ou, para o profissional

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e