• Nenhum resultado encontrado

Responsabilidade Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Responsabilidade Social"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Farmácia Central

Responsabilidade Social

1

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

(2)

1 APRESENTAÇÃO

A Machado e Cia Ltda, fundada em 25 de janeiro de 1966, no município de João Monlevade, Minas Gerais, tradicionalmente conhecida como Farmácia Central, é uma empresa que atua no ramo farmacêutico, tendo como negócio a prestação de serviços, como uma instituição de saúde, que orienta e acompanha as pessoas no tratamento de doenças e quanto à busca constante da qualidade de vida.

O seu negócio é desenvolvido através do varejo de produtos como: medicamentos industrializados, medicamentos genéricos, produtos manipulados, perfumaria, linha hospitalar e suprimentos dietéticos.

Além dos produtos, a Farmácia Central oferece a seus clientes os serviços: aplicação de injeção, medição de pressão, medição da função pulmonar, furação de orelha , bem como outras formas de assistência farmacêutica, que podem ser solicitadas pelo cliente em domicílio, através da Central de Atendimento.

A Farmácia Central desempenha, há 39 anos, o papel de informar e auxiliar a comunidade quanto aos cuidados com a saúde. A partir de 1997, iniciou-se o desenvolvimento de campanhas educativas sobre a prevenção e o tratamento de diversas doenças, como o diabetes, hipertensão e asma. Atualmente, além de informar, a Farmácia Central oferece à seus clientes a Atenção Farmacêutica, um trabalho de orientação, acompanhamento e avaliação feito a cada paciente, de acordo com sua disponibilidade e necessidade.

Todos estes gestos são exercidos para praticar a missão que a Farmácia Central estabeleceu com o Município de João Monlevade e região: “Valorizar a vida, oferecendo atenção farmacêutica,

produtos e serviços estruturados em capacitação profissional, qualidade e confiança”.

Hoje, a Farmácia Central conta com uma equipe de 65 colaboradores, que atendem nas 4 lojas existentes na região. A matriz, localiza-se em uma das mais conhecidas avenidas, no centro de João Monlevade, a avenida Getúlio Vargas.

Próxima aos Correios, ainda no centro da cidade, localiza-se a Filial 3, na avenida Wilson Alvarenga. A filial 1, também no município, encontra-se na avenida Armando Fajardo, no bairro Cruzeiro Celeste, tendo como referência a BR 381. A Filial 2, localiza-se na cidade de Bela Vista de Minas, na principal avenida do município, a avenida José Modesto de Ávila.

A empresa apresenta um faturamento médio anual de R$3.000.000 ( Três milhões de reais), disponibilizando, há 7 anos, 2% deste faturamento para o projeto “Educação em saúde”, que abrange os treinamentos para farmacêuticos e colaboradores, compras e aluguéis de materiais, equipamentos, espaço físico e desenvolvimento das estratégias de Marketing.

2

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

(3)

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL 2.1 Projeto Educação em Saúde

A iniciativa de desenvolver uma Campanha sobre o Diabetes, em 1997, despertou para a Farmácia Central a necessidade de se envolver, cada vez mais, com ações sociais, que viessem a melhorar os hábitos, e consequentemente a qualidade de vida da comunidade onde atua.

Daí, surgiu o projeto “Educação em Saúde”, que recebeu o Prêmio Racine, em 2000, como a farmácia pioneira em Minas Gerais a desenvolver um trabalho de Atenção Farmacêutica, voltado aos pacientes crônicos do Diabetes e da Hipertensão. Este trabalho trouxe o reconhecimento da população e da classe médica.

O Projeto Educação em Saúde, consiste em abordar problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas e orientá-las no sentido de promover a aderencia ao tratamento prescrito pelo médico e aumentar o conhecimento sobre a doença, gerando a conscientização sobre a importância dos cuidados para minimizar os efeitos da doença.

As campanhas se iniciam com um convite para que a populaçao participe, de forma gratuita, dos testes e medidas realizadas, nas lojas da Farmácia Central, pela equipe de colaboradores voluntários e coordenadas por farmacêuticos. Os resultados que se apresentam alterados, são direcionados ao farmacêutico para que o paciente seja convidado a utilizar o serviço de Atençao Farmacêutica, disponível de segunda a sábado, em horário comercial em todas as lojas da Farmácia Central, sem nenhum custo para o cliente. Durante as campanhas, a Farmácia Central distribui materiais informativos, que são fornecidos através de parcerias firmadas com laboratórios farmacêuticos. A Campanha envolve palestras com médicos, dentistas, farmacêuticos e outros profissionais, além do “trabalho de campo”, que é o momento da “ação”, quando acontece a dosagem da glicemia capilar (Campanha do Diabetes) , medição da função pulmonar (Campanha da asma) , medição de pressão arterial (Campanha da Hipertensão).

A frequência destas campanhas gira em torno de 1 a 2 realizaçoes por ano e mobilizam a população a buscar, neste período, uma análise sobre a possibilidade de existência das doenças, em uma das 4 lojas , com informações e acompanhamentos realizados pela equipe de farmacêuticos e através da Central de Atendimento.

Até o momento, estas campanhas envolveram, em torno de 5000 participantes, sendo que, 60% deste público é da terceira idade. Este dado alavancou o interesse da Farmácia Central em atuar junto aos grupos comunitários da terceira idade e nos alunos do ensino fundamental, através da realização de palestras, nos centros comunitários e escolas, durante todo o ano. No grupode terceira idade, o objetivo é minimizar os efeitas da doença e retardar suas complicações. Nas crianças e adolescentes, a finalidade é a prevenção.

3

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

(4)

Figura 2 – Como se desenvolve o projeto “Educação em Saúde ” Orientação e acompanhamento pela Atenção Farmacêutica Avaliação dos resultados e agendamento Campanha Implementação das estratégias de Marketing Treinamento dos voluntários Levantamento de recursos, patrocínios e voluntariados Planejamento e Organização da Campanha

Fonte: Pesquisa Documental

2.2 Custos

A realização das palestras, que ocorrem durante todo o ano, 1 vez por mês, tem um custo relativamente baixo. Neste caso, o custo ocorre basicamente com os impressos, honorários dos profissionais, equipamento de mídia e transporte.

Jä a realização das Campanhas que ocorrem 1 ou 2 vezes por ano, tem um custo maior. Neste caso, o custo é com o material utilizado para a realização dos testes, como os aparelhos para medir a pressão arterial, os medidores de pico de fluxo respiratório , outros dispositivos para demonstração, as fitas para glicemia capilar, além de folhetos explicativos, banners, cartazes e propagandas necessárias à divulgação da Campanha.

2.3 Trabalho voluntário

Para a realização do projeto Educação em Saúde, no desenvolvimento de campanhas educativas sobre a Asma, Hipertensão , Diabetes e outros temas, é extremamente importante o trabalho de voluntários.

A Farmácia Central conta com o trabalho voluntário de colaboradores da empresa (funcionários), que auxiliaram na organização das campanhas e no atendimento à população, através da orientação e da aplicação de testes. O trabalha voluntário de médicos e dentistas têm papel fundamental na disseminaçao da informaçao e na formaçao de opiniao, e é realizado através das palestras abertas à comunidade. O voluntariado das escolas e entidades de classe, que cedem o espaço e equipamentos para a realização de palestras para grupos de terceira idade , grupos de convivência , crianças e adolescentes é o alicerce para esta ação.

4

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

(5)

A Farmácia Central, em algumas das campanhas, conta também com o patrocínio de empresas do município e de laboratórios de farmacêuticos, através do fornecimento de recursos didáticos para treinamento de colaboradores e informativos para os pacientes.

2.4 Participação de outras empresas

O maior retorno que a Farmácia Central obteve com este projeto é o interesse de outras empresas em conhecer o projeto “Educação em Saúde”, a fim de visualizar o desenvolvimento das campanhas educativas e participar com açãoes deste âmbito na comunidade onde atuam.

A Farmácia Central tem uma política aberta e está a disposição para parcerias em outras atividades de responsabilidade social.

2.5 Resultados da atuação social

A atuação social permitiu que a Farmácia Central conquistasse, ao longo destes anos, o reconhecimento da população da região do Médio Piracicaba, além de se tornar conhecida como a farmácia pioneira em iniciativas de âmbito social.

A Farmácia Central conquistou parcerias com entidades de classe, médicos, dentistas e outros profissionais que apoiam o trabalho social.

O desenvolvimento das Campanhas educativas gerou a Farmácia Central o Prêmio Racine 2000 Além disso, a Farmácia Central recebeu, pela terceira vez consecutiva, o trófeu das 100 melhores no segmento farmacêutico,desde o ano 2001.

Recebeu, por 2 anos consecutivos, o Prêmio Destaque ACIMON.

Em consequência, a carteira de clientes da empresa aumentou em 12%, deste 2000.

Com tudo isso, a Farmácia Central tem hoje o posicionamento “one” como uma EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL.

5

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

(6)

2.5 Calendário de projetos sociais

Calendário da atuação Social - Farmácia Central - 2004

Campanha sobre a Asma Campanha sobre a hipertensão

Mês Local Público - alvo

Medição pressão art erial e orient ações Palestra sobre a Asma Aten ção

Farmacêutica Influência da rinite na asma Teste da f

unção pulmonar Palestra sobre a H iper-te nsão A definir Aten ção

Farmacêutica Mediação da Pressão art

erial JUN Centro Cto B. Loanda Crupos de Convivência X Igreja de São Francisco Crupos de Convivência X

Centro Cto B. Promorar Convivência Crupos de X

Real Esporte

Clube C.de Futebol X

Farmácia Central - João Monlevade Comunidade X

Farmácia Central - Bela Vista de Minas Comunidade X JUL FUNCEC Crupos de Convivência X X APAE Crianças X X Real Esporte

Clube C.de Futebol X X

Farmácia Central - João Monlevade Comunidade X

Farmácia Central - Bela Vista de Minas Comunidade X AGO Associação dos Aposentados Terceira Idade X Centro Cto B. República Grupos de Convivência X Farmácia Central -

João Monlevade Comunidade X

Farmácia Central -

Bela Vista Comunidade X

SET desenvolvimento da campanha

OUT desenvolvimento da campanha

NOV

Atuação nas escolas

Crianças e adolescente

s X

Centros Comunitários convivência Grupos de X

Farmácia Central -

Joao Monlevade Comunidade

Farmácia Central - Bela Vista de Minas Comunidade

6

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O artigo tem como objeto a realização, em 2013, do Congresso Internacional Justiça de Transição nos 25 anos da Constituição de 1988 na Faculdade de Direito da UFMG, retratando

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e