• Nenhum resultado encontrado

RESUMO. Cotidiano 1. PALAVRAS-CHAVE: cotidiano; televisão; revista; rotina. INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO. Cotidiano 1. PALAVRAS-CHAVE: cotidiano; televisão; revista; rotina. INTRODUÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Cotidiano1

Isabelle Ferret BADIALI 2 Ana Cláudia Câmara GODEIRO3

Bruno Luiz de França MOURA4 Érica Conceição Silva LIMA5 Sandra Maria Cerqueira CÂNDIDO6 Tane Queiroz de Oliveira CAMPOS7 Míriam Moema Filgueira PINHEIRO8

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

RESUMO

Todos os dias as pessoas fazem as mesmas coisas: acordam, escovam os dentes, tomam banho, tomam café, vão estudar ou trabalhar, conversam ao telefone, pegam ônibus, lavam a louça, ouvem música, assistem a televisão, arrumam a casa, enfim, muitas vezes afazeres que se tornaram corriqueiros e imperceptíveis. Porém, porque não observar estas tarefas tão rotineiras de forma diferente? É com o pressuposto de que assuntos habituais do dia-a-dia podem ser vistos com um novo olhar, que foi produzida a Revista Eletrônica Cotidiano.

PALAVRAS-CHAVE: cotidiano; televisão; revista; rotina.

INTRODUÇÃO

(...) a TV é a mídia que mais reflete e influencia o que acontece no mundo à sua volta, assim como a maneira como percebem este mundo. (KELLISON, Cathrine , 2007, p.XVIII).

A poluição, o estresse, a violência, a urbanização, dentre outros, se tornaram assuntos constantes no cotidiano. As preocupações são muitas, o que vêm tornando o dia-a-dia cansativo e enfadonho não só para quem vive nas grandes cidades.

O que se tem de bom e interessante na rotina muitas vezes não é percebido em virtude das limitações impostas pela falha da percepção humana. Acordar, levantar, fazer as refeições, ir trabalhar, parece tudo tão comum, simples e monótono, entretanto, o que existe por trás destas ações?

1

Trabalho submetido ao XIX Expocom, na categoria A1.3 TV e Vídeo - Audiovisual , modalidade processo, como representante da Região Nordeste.

2

Aluno líder do grupo e estudante do 7º. Semestre do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Radialismo da UFRN, email: ferretbadiali@gmail.com

3

Estudante do 7º. Semestre do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Radialismo da UFRN, email: anagodeiro@yahoo.com.br

4

Estudante do 8º. Semestre do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Radialismo da UFRN, email: blmoura_radio@yahoo.com.br

5

Estudante do 7º. Semestre do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Radialismo da UFRN, email: ericaproducao@gmail.com

6

Estudante do 8º. Semestre do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Radialismo da UFRN, email: sandracerqueirarn@gmail.com

7

Estudante do 7º. Semestre do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Radialismo da UFRN, email: tanoca86@gmail.com

(2)

O novo dia traz consigo novas possibilidades de sorrir, de cantar, de buscar, de batalhar e de vencer. Perceber que ao amanhecer está vivo é poder captar imagens através dos sentidos, é observar o mundo com toda a sua singularidade. É ao passar pelo rio Potengi que fica em Natal e não ver apenas mais um lugar poluído, mas um ambiente que contém vida, beleza e potencialidades.

A Revista Eletrônica Cotidiano é uma proposta de um programa semanal, com trinta minutos de duração, destinado a abordar assuntos do dia-a-dia da cidade do Natal de uma forma diferente e dinâmica. Temas como a falta de planejamento da cidade, o crescimento desenfreado, meio ambiente, qualidade de vida, curiosidades, dentre outros, são pautados na revista. Este trabalho que foi produzido para a disciplina Produção em TV é um programa piloto com duração de onze minutos e quarenta segundos com os seguintes quadros: Natal cidade do sol?, ECOnômico , O que você percebe, e Extra-Cotidiano.

1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo Geral

Abordar tudo que permeia o cotidiano de forma criativa, clara e objetiva, de maneira a transmitir ao telespectador um melhor modo de observar o seu dia-a-dia.

1.2. Objetivos Específicos

· Abordar assuntos variados como: planejamento da cidade, meio ambiente, curiosidades, enfim, tudo que permeia o social.

· Mostrar o cotidiano de maneira diferenciada das revistas com caráter meramente informativo.

2. JUSTIFICATIVA

Os programas de televisão que são produzidos no formato da Revista Eletrônica trabalham com temas muitas vezes factuais, como as notícias, o que os tornam repetidos e semelhantes aos jornais diários. Assim, ao surgir a proposta de fazer uma revista eletrônica na disciplina Produção em Televisão, tentamos transformar assuntos que são pautados todos os dias na TV em matérias produzidas com um novo prisma, levando ao telespectador o seu

(3)

cotidiano de uma forma especial, sem esconder os seus problemas, no entanto, trazendo soluções. Deste modo, o Cotidiano tem a sua importância na medida em que aborda o corriqueiro sem deixar que este perca a sua real essência.

3. METÓDOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

3.1. Apresentação

Na apresentação, utilizamos cenário virtual – Chroma key, com imagens em movimento de um local aberto – vista de uma área alta do bairro de Candelária. O plano utilizado para esta imagem foi o grande plano geral. A proposta é que haja mudança nestas localidades a cada nova produção da revista. Na apresentadora foram utilizados: a câmera objetiva com planos médio e primeiro plano.

3.2. Os quadros

3.2.1. Natal, Cidade do Sol?

Produzimos este quadro como reportagem: sonora com personagens reais- pessoas comuns, passagem, off, áudio ambiente, fotografias. Nesta reportagem sobre os problemas da cidade do Natal, não colocamos uma sonora principal com a engenheira Magda Pinheiro que abordou as possíveis melhorias no transporte público da capital potiguar, pois o áudio não foi captado pelo microfone da melhor maneira. Os planos utilizados foram: geral, médio e primeiro plano.

3.2.2. ECOnômico

Produzimos este quadro de maneira ficcional: duas personagens – dona de casa e locutor de rádio, cenário – cozinha, narração em off, BG, corte seco. Os planos utilizados foram: médio, americano, plano conjunto, primeiro plano, primeiríssimo plano. Movimentos de câmera utilizados: travelling e pan vertical.

3.2.3. O que você percebe?

Produzimos este quadro como reportagem/documentário: sonora com especialista, esta mesma sonora em off , imagens das pinturas do trem, sonora - enquete com os usuários do trem, áudio ambiente, informação em GC sobre os grafites do transporte. Tivemos problemas com a imagem da sonora principal com a professora Josimey Costa, visto que, a

(4)

câmera emprestada estava com problemas na captação. A entrevista com os usuários é uma enquete sobre se observaram ou não as imagens – pinturas do trem. Os planos utilizados foram: geral e médio.

3.2.4. Extra – Cotidiano

Produzimos este quadro como reportagem: sonora, BG, áudio ambiente, repórter, cabeça, passagem, animação. Os planos utilizados foram: geral, médio, primeiro plano e americano.

3.3. As Vinhetas

As vinhetas foram produzidas em animação, utilizando-se tanto do programa Flash quanto do programa de edição. Nestas chamadas os elementos aplicados foram: desenhos, coloração variada, fotografias da cidade do Natal, movimentos.

3.4. Estrutura do programa

O programa piloto não foi dividido em breaks – intervalo entre blocos, por questão de tempo. Tivemos dez minutos para produzir o programa, então na pré-produção, a equipe achou dispensável a divisão do Cotidiano em blocos. Assim ficou a estrutura da revista eletrônica: Vinheta de abertura Apresentação Cotidiano Cabeça do quadro 1 Quadro 1 Cabeça do quadro 2 Quadro 2 Cabeça do quadro 3 Quadro 3 Cabeça do quadro 4 Quadro 4 Encerramento Vinheta de abertura Créditos finais

(5)

4. DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Cotidiano foi produzido no formato de revista eletrônica com duração de onze

minutos e quarenta segundos – programa piloto. O programa foi desenvolvido para a disciplina Produção em Televisão por meio de um sorteio no qual o grupo foi encarregado de produzir um programa piloto no formato de Revista Eletrônica. A proposta deste programa é ser uma revista semanal, com duração de meia hora, exibição as quartas-feiras no horário das 16h30. O programa é voltado à população de uma determinada cidade, neste caso Natal a capital do Rio Grande do Norte. O público alvo é composto por jovens e adultos.

Apesar deste programa piloto ter sido gravado na cidade do Natal, este projeto é aplicável a qualquer outra cidade brasileira. Assim sendo, é uma revista que aborda particularmente assuntos de uma determinada localidade - de caráter regional, no entanto é uma idéia que pode ser desenvolvida para qualquer outra cidade.

A apresentação da revista foi feita com apenas um apresentador. No caso do programa piloto utilizamos uma apresentadora que teve exclusivamente a função de chamar as matérias e se despedir dos telespectadores.

O programa é dividido em quadros que, como já foi citado anteriormente, tem como objetivo abordar temas corriqueiros de uma forma distinta. Os quadros apresentados no programa piloto são – em ordem de aparição: Natal, cidade do sol? , ECOnômico, O que

você percebe? e Extra-Cotidiano.

REVISTA: Tipo de programa que reúne vários formatos (...) A partir do mosaico de temas que aborda, bem como da miscelânea de formatos que utiliza, busca produzir no espectador a sensação de manter-se informado

sobre todos os acontecimentos do país e do mundo. (VIVARTA, Veet (Ed.)

e CANELA, Guilherme (Coord.), 2006, p.222).

Natal, cidade do sol? é uma série de reportagens que traz ao público

questionamentos sobre os problemas muitas vezes não mencionados tanto na mídia local quanto na nacional. Será que Natal só tem sol, belezas naturais, turismo, comidas típicas- caranguejo, paçoca de pilão, carne de sol? A cidade potiguar também tem problemas sociais, ambientais e estruturais como: o saneamento básico, os engarrafamentos, as chuvas que alagam ruas, doenças como a atual epidemia da dengue, a devastação ambiental em prol de ricos empreendimentos. Esta série de reportagens que no programa piloto traz como

(6)

tema a qualidade do transporte público é um exemplo de que a cidade não é só sombra e água fresca.

O segundo quadro é o ECOnômico. Na apresentação do Cotidiano em sala de aula, este matéria foi a mais comentada entre os alunos, pois traz questões ambientais a partir da ficção com sugestões para uma mudança de hábito, no caso do programa piloto uma receita de um detergente ecológico. Não é só o mostrar a importância ambiental por mostrar. É importante que o telespectador seja envolvido para que ele absorva o mais importante, que o simples ato de lavar uma louça cuja tarefa muitas vezes não é muito prazerosa, pode vir atrelado a não poluição ambiental. Além do mais, é o meio ambiente junto com a economia. Outro ponto importante a ser ressaltado do ECOnômico é o fato de apesar de ter como personagem principal uma dona de casa se relacionando com o rádio, a maneira com que ele foi produzido prende a atenção tanto de mulheres quanto de homens. Este assunto de economia dentro de casa é geralmente na mídia levado somente a mulher, mas é também do interesse do homem saber o que pode ser melhorado e economizado dentro do seu lar, e o melhor é se estes vêm juntamente com questionamentos ambientais.

O terceiro quadro apresentado é O que você percebe? Resolvemos fazer este outro questionamento assim como o Natal, cidade do Sol?, pois sentimos a necessidade de levar ao telespectador não só respostas mastigadas e produzidas, e sim, fazer com que ele se pergunte sobre como é sua percepção perante ao que ele recebe todos os dias. Este quadro em especial aborda o tema por meio do questionamento feito aos usuários do trem sobre se observaram ou não as pinturas grafitadas no transporte. Ao mesmo tempo em que esta reportagem em trata do assunto principal do quadro, saber se as pessoas perceberam imagens que estão presentes no seu dia-dia, aborda o trem, um transporte esquecido na cidade dos carros de luxo e ônibus velhos com passagens caras.

O último quadro da revista é o Extra-Cotidiano, com o objetivo de abordar curiosidades, traz mundos existentes que não são explorados, como no caso do programa piloto, os Brechós. Estas lojas são tratadas como underground, as pessoas sabem que elas existem, mas não as procuram por não ter o hábito ou por não conhecê-las. Assim o

Extra-Cotidiano como o próprio nome diz, aborda temas que estão fora da usualidade.

Um diferencial do Cotidiano são as vinhetas. A vinheta de abertura é caracterizada com prédios em movimento. Estes edifícios correspondem ao concreto, ao real dia-a-dia que vivemos. Esta vinheta foi produzida em Flash – animação, para proporcionar leveza ao mundo real que estamos submetidos. As vinhetas dos quadros também foram produzidas com este propósito.

(7)

5. CONSIDERAÇÕES

Assim é a revista eletrônica Cotidiano, produzida para a disciplina Produção em Televisão, este programa piloto com diversos quadros, aborda o dia-a-dia por meio de novas perspectivas. Não é trazer assuntos já comentados na mídia por mera necessidade social, e sim, produzir conteúdos com a intenção de promover novos questionamentos em relação a algo tão comum na sociedade contemporânea, o cotidiano.

6. REFERÊNCIAS

Bibliografia

BISTAANE, Luciana; BACELLAR, Luciane - Jornalismo de TV. São Paulo: Contexto, 2005.

CAMPOS, Flavio de - Roteiro de cinema e Televisão: A arte e a técnica de imaginar,

perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

JOST, François - Seis Lições sobre Televisão. Porto Alegre: ED. Sulina, 2004.

KELLISON, Cathrine - Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Cathrine Kellison; tradução de Natalie Gerhardt - Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

VIVARTA, Veet (Ed.) e CANELA, Guilherme (Coord.) – Classificação indicativa:

construindo a cidadania na tela da tevê. Brasília: ANDI, Secretaria Nacional de Justiça,

Referências

Documentos relacionados

22 do Estatuto Social da CCEE, os conselheiros decidiram, aprovar o pedido dos agentes CPFL Comercialização Brasil S/A (CPFL BRASIL) e Schulz S/A (SCHULZ), para que seja

ASSOCIAÇÃO DE AUTOMOVEIS E VEICULOS ANTIGOS E CLASSICOS 350,00 ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA DO DISTRITO DE SETÚBAL 2.029,50 ASSOCIAÇÃO DE MULHERES COM PATOLOGIA MAMÁRIA

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0025028/CA.. Em um ensaio feito sem contaminação, observou-se que a condutividade do solo em questão não é afetada pelo contaminante. Para

Tornar sem efeito a PORTARIA Nº 810, de 06 de julho de 2007, que concede Gratificação por Regime Especial de Trabalho (Tempo Integral) à servidora LIDIANE

RESULTADOS E DISCUSSÃO A avaliação inicial da qualidade fisiológica dos lotes de sementes de rúcula foi efetuada pelos testes de germinação, primeira contagem de germinação

5.6 A avaliação da Prova Prática será efetuada pela Banca Examinadora respectiva, cabendo a cada um de seus membros atribuir nota, na escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) conforme

a) isqueiro. A radiação solar pode ser aproveitada para aquecer água de reservatórios, entre outras aplicações. Um sistema básico para transformar energia solar em

A administração de eserina em ratos tratados com veí- culo e 100 ug/kg de T3, por período de 1 dia não produziu dife- renças significativas no tempo de catalepsia dos dois