• Nenhum resultado encontrado

DESTAQUES DO MÊS EMBU-GUAÇU, JUNHO DE 2003 JORNAL REALIZADO COM O AUXÍLIO DOS SEGUINTES INTEGRANTES DA TURMA DE ADOLESCENTES DO C.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESTAQUES DO MÊS EMBU-GUAÇU, JUNHO DE 2003 JORNAL REALIZADO COM O AUXÍLIO DOS SEGUINTES INTEGRANTES DA TURMA DE ADOLESCENTES DO C."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DESTAQUES DO MÊS

C.J PROMOVE EXCURSÃO PARA 2º INFÂNCIA 2-A ADOLESCENTES VÃO AOA TEATRO 2-A DOMINGO COMUNITÁRIO 2-A CURSO DE CERÂMICA 3-A

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 3-A TESTE DE VISÃO 3-A

ENCONTRO DE CASAIS 3-A POEMA 3-A REUNIÃO DE PAIS 5-A SÁBADO PIZZA 5-A ANIVERSARIANTES DO MÊS 5-A

EMBU-GUAÇU, JUNHO DE 2003

JORNAL REALIZADO COM O AUXÍLIO DOS SEGUINTES INTEGRANTES DA TURMA DE ADOLESCENTES DO C.J AMANDA SIMÃO ANDRÉA SIMÃO CARINA MORAES DARIO SENHORINHO GRACIETE LIMA GLEISON GUEDES MARCOS DOS SANTOS SIMONE SILVA

VANESSA ANDRADE

CONTAMOS COM O AUXÍLIO DO EDUCADOR LEANDRO. PRÓXIMA EDIÇÃO JULHO DE 2003

(2)

INFORMATIVO DO C.J 2-A

EMBU- GUAÇU, JUNHO DE 2003

C.J PROMOVE EXCURSÃO PARA AS CRIANÇAS DA 2º INFÂNCIA

No dia 31 de maio o C.J levou as crianças da 2º infância ao Teatro Municipal Presidente Kennedy, para assistir a peça infantil, “Histórias para pensar com a barriga,” produzida pela Cia Paidéia de teatro. As crianças saíram do C.J aproximadamente ás 14:00h, retornando às 19:30h. Os adolescentes que participaram do teatro apresentado no Domingo Comunitário de Maio foram convidados para acompanhar as crianças, juntamente com a coordenadora Marli Guimarães, a educadora Alessandra Eugênio.

Agradecemos a Prefeitura de Embu-Guaçu pelo gentilmente nos concedeu o transporte gratuitamente e a Cia Paidéia pelos ingressos.

ADOLESCENTES VÃO AO TEATRO

No dia 14 de junho a turma de adolescentes foram ao Biblioteca

Municipal Presidente Kennedy, situada á Avenida João Dias, n.º 822, Santo Amaro São Paulo, para assistir a peça “O coração de um boxeador” produzido pela Cia Paidéia de teatro. No dia 14 de junho os adolescentes saíram do cj aproximadamente às 18:00 hs, a peça teve início ás 20:30h e foi encerrada ás 21:50h e retornaram ás 23:15 hs. A Coordenadora Marli e as educadoras Nelita e Sandrinha acompanharam os adolescentes na excursão.

Agradecemos ao diretor do teatro Amaury que nos forneceu os ingressos gratuitamente e a Prefeitura de Embu Guaçu pelo transporte.

DOMINGO COMUNITÁRIO

No último dia 29 de junho tivemos um Domingo diferente com clima de festa junina. Compareceram 170 pessoas do C.J e 53 voluntários, a festa nos proporcionou um dia de muitas atividades e diversas oficinas, entre elas foram feitas as brincadeiras com barracas de pesca, tomba lata e argolas contamos com o apoio dos educadores Leandro Gonçalves, Nelita Aparecida e Alessandra Eugênio.

Os educandos da comissão do jornal tiveram um auxilio e dicas para a melhor elaboração do jornal, com alguns voluntários da ACJ, os voluntários fizeram cortes no cabelo das crianças, ensinaram os educandos a jogar tênis, a 1º infância fez brigadeiro, as mães fizeram panetone, a Dr. Maria Lina fez uma palestra sobre bons hábitos de higiene, depois das 12:00 foi apresentado o teatro dos adolescentes onde representaram sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, o diretor da peça foi o adolescente Dario Senhorinho em seguida alguns pré- adolescentes e as crianças da 2º infância apresentaram o teatro de

(3)

3-A

fantoches e cantaram uma música rítmica chamada Criança Não Trabalha baseados no tema direitos e deveres da criança e do adolescente.

Em seguida foi realizada a quadrilha onde todos se divertiram muito.

E por último tivemos a alimentação com comidas típicas de festa junina como: canjica, doce de mamão, cuscuz, bolo de fubá, casquinha de chocolate, arroz doce, paçoca, pé-de-moleque, bala, bombom, bebida de milho verde, doce de banana, doce de leite, doce de abóbora, refrigerante entre outros. E contamos também com a colaboração do grupo da ACJ.

CURSO DE CERÂMICA

Através de uma avaliação de saber quem é interessado ou não em artes como desenho, pintura, moldura e pintura em tela o C.J pode escolher quatro educandos que realmente estão interessados para estarem tendo aula de moldura em cerâmica.

Acompanhados pelo educador André Guimarães, os educandos Amanda Simão, Rafela Monique, Rafael Fidélix e Danilo estão tendo aulas com a professora Ana Bia em seu ateliê localizado na Vila Olímpia Santo Amaro.

A diretora Simone de Lemos também participa do curso, os educandos participantes tem a responsabilidade de aprender as técnicas e posteriormente ensiná-las para os outros educandos.

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Em junho o CJ trabalhou o mês dos direitos das crianças e adolescentes.

Foram realizadas diversas atividades entre elas desenhos com mensagens inspirados no livro de Ruth Rocha , jogral apresentação de teatro de fantoches e da música “Criança Não Trabalha”, todas as turmas fizeram G.O (Grupo de Orientação), ou seja, cada turma orientada por seu educador sentaram-se em roda e conversaram a respeito de seus direitos e deveres, cada um expôs sua opinião sobre violência doméstica, trabalho infantil, exploração e vários outros temas que englobam a falta de respeito para com os direitos das crianças e adolescentes.

O objetivo deste mês foi o de conscientizar os educandos de seus direitos com base no Estatuto das Crianças e Adolescentes e os pais de suas responsabilidades para com as crianças

“Não é questão de querer, nem de descordar , os direitos das crianças todos tem que respeitar ”. Ruth Rocha

(4)

TESTE DE VISÃO 4-A

O CJ juntamente com a Fundação Abrinq, Clínica Eye Care e a Fotótica elaborou um teste de visão para as crianças e para os adolescentes, porque dessa forma além de ajudar, as pessoas estariam também descobrindo os problemas que cada um tem na vista nos olhos. O teste foi feito com a parceria da Fundação Abrinq com a Clínica Eye Care ,que atendeu no último dia 29 Domingo, 231 crianças , de 12 entidades ,entre elas 20 crianças da Casa da Paz o horário do atendimento foi ás 12:00h

As crianças que voltaram com óculos foram: Jonathan Clóvis, Ana Cristina Machado , Felipe Vítor, que fazem parte da 2ª infância , as pessoas que iram receber o óculos depois são: Erika de Oliveira Senhorinho , Moíza Gabriela da Silva, por motivo de lentes especiais. Foram como voluntárias Silvia Guimarães e Andreza da Silva.

As crianças que não apresentaram dificuldade no 1º teste não fizeram o restante dos exames. Os óculos foram distribuídos gratuitamente pela Fotótica.

A clínica Eye Care é situada na Av. Brasil n.º 1368 S.P.

Foi um dia muito legal onde as crianças puderam se divertir muito, brincando na cama elástica, pula- pula, ganharam bexigas da Fotótica, revistas da Eliana, as crianças chegaram da Clínica ás 18:00h.

ENCONTRO DE CASAIS

Dia 14 de junho sábado foi realizado o 1º encontro de Casais de pais do CJ., iniciando ás 19:00h com término ás 22:00 h.

Nesse dia os casais que compareceram assistiram filme,comeram pipoca e pizza. O objetivo foi quebrar um pouco do gelo causado pela rotina do dia-a-dia proporcionando um momento de lazer e diversão para o casal.

Foram convidados setenta e sete casais, vieram para o encontro 40 casais, somando assim um número de oitenta pessoas.

A Casa da Paz proporcionou um espaço aos pais dos educandos, para que tivessem um momento de descontração com direito a um ambiente enfeitado com corações e mensagens românticas, toda a decoração foi feita com o auxílio de alguns adolescentes, Simone Costa, Vanessa Andrade, Marcos Alberto, Erika Senhorinho, Dario Senhorinho, Carina Moraes, a responsável pelo encontro de casais foi a Silvia Nascimento participante do grupo de mães.

POEMA

Quando o amor toca o coração, traz um sentimento maior que a paixão. Basta um olhar um toque e nada mais pra fazer feliz como só você me faz.

Não sei porque te amar, não encontro razões que possam explicar este sentimento que mudou a minha vida de forma tão radical. Talvez seja a luz que brilha em teus olhos. Realmente não sei porque te amo e nem faço questão de saber a única coisa quero é que não esfrie e nem venha a morrer. É que foi justamente nesta inexplicabilidade que encontrei a minha felicidade que é amar você.

(5)

REUNIÃO DE PAIS MÊS DE MAIO 5-A

(6)

Este mês a reunião de pais, que sempre ocorre no primeiro Sábado do mês, contou com uma palestra exposta pela adolescente Erika, que falou sobre o câncer de mama, uma doença que atinge uma boa porcentagem de todas as mulheres do mundo. A reunião contou também com uma encenação teatral, elaborada e apresentada por um grupo de pré- adolescentes e também com uma apresentação musical, feita pelo educador André , pelos educandos Gleison e Marcos Alberto. Na reunião foi abordado o tema dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Na oportunidade conversamos sobre a excursão para o Parque da Mônica onde só irão as crianças que reciclaram lixo durante o ano de 2002, a excursão será dia 25/07/03.

Nesta reunião tivemos uma novidade, as adolescentes Camila Guimarães, Carina Moraes, Simone Silva e Camila Nascimento fizeram um berçário para cuidar das crianças de 0 a 06 anos que atrapalham a reunião brincando, correndo ou até mesmo chorando, o decorrer da reunião foi tranqüilo sem as crianças.

SÁBADO PIZZA

No dia 7 de junho foi realizado o Sábado pizza da turma dos adolescentes manhã e tarde. Nesse dia os adolescentes assistiram dois filmes, o educador Leandro fez um acordo com a turma onde os adolescentes escolhiam um e ele escolhia o outro. A turma escolheu o filme "Residente" e Leandro escolheu o "Bicho de sete cabeças", durante o filme comemos pipoca , pizza, casquinha de sorvete recheada com chocolate e tomamos suco.

Além disso os adolescentes jogaram bola na quadra, antes de começarem a assistir o filme, foi um dia de muita diversão para todos ouvindo músicas de vários estilos. A massa da pizza foi preparada no dia anterior por educadores com auxilio de alguns adolescentes. Este dia terminou por volta das 17:00h.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JUNHO

07/06 David Wellington Aragão Melo pré-adolescentes 07/06 Tiago Queiroz Seles adolescente

08/06 Lucas Maurício Carvalho pré- adolescente 11/06 Bianca França Lima e Silva 1º infância 17/06 Giovani Kácio Ganzer adolescente 17/06 Maria Luíza Lima da Luz adolescente 23/06 Mayara França Senhorinho 1º infância 26/26 Éricks Lima Ribeiro 1º infância 27/06 Guilherme Rigo 1º infância 30/06 Gleison Guedes adolescente

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Outra observação a ser feita é que a influência das leis eleitorais sobre as organizações partidárias não se restringe a realização das eleições, suas consequências