• Nenhum resultado encontrado

Qualidade. O Princípio do Reconhecimento Mútuo no Mercado Interno e o novo Regulamento 764/2008. notícias. eventos. artigos. legislação. sabia que...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qualidade. O Princípio do Reconhecimento Mútuo no Mercado Interno e o novo Regulamento 764/2008. notícias. eventos. artigos. legislação. sabia que..."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Se não conseguir ver correctamente esta newsletter, clique aqui

boletim informativo

mensal edição

Instituto Português da

Qualidade

O Princípio do Reconhecimento Mútuo no Mercado Interno e o novo

Regulamento 764/2008

O Mercado Interno compreende um espaço sem fronteiras no qual a livre circulação das mercadorias é assegurada nos termos do Tratado, que proíbe medidas de efeito equivalente a restrições quantitativas à importação.

Essa proibição abrange qualquer medida dos Estados-Membros susceptíveis de entravar, directa ou indirectamente, real ou potencialmente, o comércio intracomunitário de mercadorias. O Princípio do Reconhecimento Mútuo, resultante da jurisprudência do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, constitui uma das garantias da livre circulação de mercadorias no mercado interno. O reconhecimento mútuo aplica-se a produtos não sujeitos à legislação comunitária de harmonização ou a aspectos de produtos que não sejam abrangidos pelo âmbito de aplicação dessa legislação. Tal significa que um Estado-Membro não pode proibir a venda no seu território de produtos legalmente comercializados noutro Estado-Membro, mesmo que esses produtos tenham sido fabricados de acordo com regras técnicas diferentes das que aplicam aos produtos nacionais. As únicas excepções a este princípio permitidas são as que resultam dos motivos previstos no artigo 30.º do Tratado, ou seja motivos de salvaguarda do interesse geral, como a saúde, a defesa do consumidor ou a protecção do ambiente e que constituam razões imperiosas de interesse público proporcionais ao objectivo visado.

Ler mais...(pdf) Consulte o Regulamento...(pdf)

ISO Focus

notícias

eventos

artigos

legislação

sabia que...

Abril 21 a 23|Conferência "BPM Lisbon 2009", Instituto Português de Business Process Management, Lisboa, Portugal

Maio

4 a 7|Semana da Responsabilidade

Social 2009, APEE, Lisboa, Portugal

6 a 14|"Primeira Semana Europeia

das PME 2009", DGEI da Comissão Europeia,

Portugal

7 e 8|Conferência "Research

Connection 2009", Comissão Europeia

Praga, República Checa

7 a 13|"2º Encontro

Empresas/Investigadores - Investigar hoje para o mercado de amanhã", AIP-CE, AEP e Rede Enterprise Europe Network PT

Lisboa e Porto, Portugal

10 a 13|Milestones in Metrology III

NMI

Rotterdam, Holanda

14 e 15|CEN Construction Sector

Network Conference 2009, Milão, Itália

19 e 20|StandardsDay, CEN,

Bruxelas, Bélgica

20|"A Metrologia e o Comércio",

IPQ,

Caparica, Portugal

(2)

ISO Focus de Abril 2009

A tecnologia transformou radicalmente o modo como comunicamos. Através da internet acedemos a notícias e imagens, apenas alguns minutos após a sua ocorrência.

A fotografia digital, documentos PDF e XML abriram novas possibilidades aos meios de comunicação. A tecnologia, não só quebrou barreiras geográficas e acelerou a comunicação, como também gerou novas oportunidades. Este número da ISO Focus centra-se no contributo das normas ISO para os Media.

Se desejar, pode assinar esta publicação.

ISO Management Systems

ISO Management Systems de Março -Abril 2009

O próximo número desta publicação aborda a questão "Qual o futuro da certificação dos sistemas de gestão?" . Será relevante para as organizações afectadas pela actual crise financeira ?

Este relatório integra testemunhos de organismos de certificação e de uma selecção de organizações de todo o mundo.

Se desejar, pode assinar esta publicação.

Conformity assessment - Laboratories and inspection

Este CD contém todas as normas e guias ISO/IEC para laboratórios de ensaio e inspecção.

A norma ISO/IEC 17025:2005 está incluída neste CD. Esta norma contém os requisitos para os laboratórios de ensaio e de calibração, com vista ao seu reconhecimento como laboratórios competentes.

Se desejar, pode encomendar esta publicação l

Ergonomics of electronic visual displays

A ISO editou uma compilação de normas internacionais, em CD-ROM, relativas a medidas de segurança e melhorias para ecrans de televisores e de computadores, tornando-os menos agressivos para os utilizadores.

Este CD inclui nove normas ISO e ISO/TR da ISO 9241 "300" série, sobre diferentes aspectos relativos a ergonomia e características dos monitores.

Se desejar, pode encomendar esta publicação

de sistemas de gestão e de modelos de avaliação da

qualidade em instituições de ensino básico, secundário e profissional”, IPQ/CS11,

Caparica, Portugal

27|6ª Conferência Anual de itSMF

"As TI como parte do Negócio", itSMF Portugal Lisboa, Portugal Junho 22 a 25 | 14º Congrés Internationale de Métrologie CFM Paris, França Setembro

6 a 11 | XIX Congresso Mundial do

IMEKO Lisboa, Portugal

Novembro

19 e 20 | 10º Congresso Nacional

de Manutenção "Manutenção -Prioridade Nacional ?", APMI, Figueira da Foz, Portugal

LOJA IPQ

Encomende normas portuguesas de uma forma fácil e rápida através da loja electrónica deste Instituto. Aceda a http://loja.ipq.pt, escolha as normas que pretende e seleccione um dos métodos de pagamento ao seu dispôr.

LISTAS MENSAIS

Normas (pdf)

Projectos de Normas (pdf) A Lista mensal das Notificações tem como objectivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efectuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da

obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de Abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Directivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

Regras Técnicas (pdf)

Normas publicadas recentemente Normas anuladas recentemente

(3)

Dia Mundial da Metrologia

Vai realizar-se no dia 20 de Maio, no IPQ, uma Sessão comemorativa do Dia Mundial da Metrologia, este ano dedicado ao tema “Medições no Comércio”.

A Sessão, que durará todo o dia, terá uma primeira parte com intervenções das entidades envolvidas na realização do controlo metrológico, das entidades representativas do comércio e dos consumidores seguida de debate, uma segunda parte com uma mesa-redonda que abordará a temática sob vários ângulos, onde estarão representadas todas as partes envolvidas no controlo metrológico, uma terceira parte de natureza histórica e científica seguida de visitas aos laboratórios dos padrões nacionais das unidades de medida.

O programa provisório será em breve colocado no site do IPQ, onde poderão ser efectuadas as inscrições para a Sessão e para as visitas aos laboratórios.

Cartaz do Dia Mundial da Metrologia...(pdf)

Projecto Juventude

O Instituto Português da Qualidade, enquanto Organismo Nacional de Normalização (ONN), assume especiais responsabilidades no desenvolvimento, na divulgação e na promoção desta actividade, reconhecida que é a sua importância económica, o seu impacto e a presença, mais ou menos explícita, no dia-a-dia de todos nós e em todos os domínios da Sociedade.

É com base nestes pressupostos que surge esta iniciativa que constitui também um desafio à capacidade de mobilização dos Jovens e das Instituições do Ensino, com o objectivo de promover uma maior consciencialização para a importância estratégica da normalização, sensibilizando-os para os benefícios que dela resultam e

familiarizando-os com as suas práticas, metodologias e finalidades, de forma inovadora.

Foi nesse sentido que o IPQ entendeu lançar, este ano, o Projecto Juventude que tem como destinatários os Jovens que frequentam o Ensino Universitário e o Ensino Secundário (12º ano). O projecto ao nível do Ensino Secundário denominou-se “SABER COM NORMAS” e propõe aos Estudantes a realização de um trabalho criativo no âmbito da normalização, com recurso à pesquisa de normas para temas à escolha.

Dado o carácter experimental do projecto, circunscreveu-se à participação de um número limitado de Escolas (escolas-piloto) seleccionadas com o apoio das cinco Direcções Regionais de Educação e que foram as seguintes:

Escola Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis); Escola Secundária de Viriato (Viseu);

Escola Secundária de Mouzinho da Silveira (Portalegre);

ALGUMAS DAS ÚLTIMAS NORMAS

NP 4487:2009 (Ed. 1)

Madeira serrada, paletes e outras embalagens de Resinosas. Tratamento fitossanitário pelo calor para eliminação do nemátodo da madeira do pinheiro

(Bursaphelenchus xylophilus)

NP EN 12830:2008 (Ed. 1):2009

Registadores de temperatura para transporte, armazenagem e distribuição de alimentos refrigerados, congelados, ultra-congelados e cremes gelados. Ensaios, avaliação de desempenho, aptidão

NP EN 13437:2008 (Ed. 1)

Embalagem e reciclagem de material. Critérios para reciclagem de material. Descrição dos processos de reciclagem e diagrama de fluxo

NP EN 60929:2009 (Ed. 1)

Balastros electrónicos alimentados em corrente alternada para lâmpadas tubulares fluorescentes. Requisitos de desempenho

Reunião EURAMET -Electroquímica

Os especialistas dos grupos de Electroquímica e Inorgânica reuniram-se no dia 4 de Fevereiro de 2009 para troca de informações e discussão de possíveis

contribuições para os projectos a submeter no “first call for ideas” em Julho de 2009 ao “ERMP TP Energy”. Continuar a ler...(pdf)

Aparelhos a gás

O principal assunto debatido na reunião foi a futura revisão da directiva “Aparelhos a Gás” e o alinhamento com o quadro comum para a comercialização de produtos, nomeadamente, a DECISÃO nº 768/2008/CE, o REGULAMENTO CE nº 764/2008 e o REGULAMENTO CE nº 765/2008, bem como a relação entre a directiva sobre “Segurança Geral de Produtos” e o Regulamento nº 765/2008.

Continuar a ler...(pdf)

(4)

-Escola Secundária João Gomes Ferreira (Lisboa);

Escola Secundária José Belchior Viegas (São Brás de Alportel).

Ler mais...(pdf)

Workshop "Gestão da Inovação"

Organizado pela COTEC Portugal com a colaboração do IPQ, decorreu no dia 1 de Abril no Auditório do IPQ um Workshop subordinado ao tema “Gestão da Inovação”, com o objectivo de esclarecer as empresas sobre a certificação de Sistemas de Gestão da Investigação,

Desenvolvimento e Inovação (IDI).

O programa integrou uma apresentação da APCER sobre o processo de certificação dos Sistemas de Gestão IDI, segundo a norma NP 4457:2007. As empresas Exatronic e o Centro de Genética Clínica, partilharam as suas experiências sobre os processos de implementação e certificação dos seus Sistemas de Gestão IDI. O IPQ fez uma intervenção sobre os apoios disponíveis nos sistemas de incentivos do QREN no âmbito da inovação.

Os destinatários foram empresas da Rede PME inovação e estiveram presentes cerca de 100 participantes. No final do Workshop houve lugar a um debate sobre as experiencias das empresas e o esclarecimento de dúvidas dos presentes.

Consulte as apresentações no sítio web deste Instituto...

QREN

Alteração da regulamentação.

Medidas de flexibilização

Foram recentemente publicadas alterações à regulamentação nacional com o objectivo de flexibilizar os sistemas de incentivos orientados para as empresas.

O Decreto–Lei nº 65/2009, de 20 de Março, introduz um conjunto de ajustamentos ao DL nº 287/2007, de 17 de Agosto, que aprovou o enquadramento nacional dos sistemas de incentivos ao investimento nas empresas. Complementarmente, também as Portarias nºs 353-A-B-C/ 2009, de 3 de Abril, introduziram algumas alterações destinadas a implementar condições e regras que pretendem flexibilizar os apoios proporcionados no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI Qualificação PME), do Sistema de Incentivos á Inovação (SI Inovação) e do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT). Também a Portaria nº 184/2009, de 20 de Fevereiro, aumenta o limite de acumulação dos apoios concedidos ao abrigo da regra de “minimis” para € 500.000, durante o período de três anos. As medidas de flexibilização agora concretizadas pretendem tornar o QREN mais ajustado à

Directiva 98/34/CE

A Directiva 98/34/CE ao obrigar os Estados-Membros a notificar previamente a legislação que extravasa a regulamentação comunitária em vigor, evita o aparecimento de entraves ao comércio e restrições na concorrência empresarial no mercado interno.

Continuar a ler...(pdf)

Reunião EURAMET do Comité Técnico do domínio do Volume e Caudal de 2009

Revisão das capacidades de medição e calibração (CMC), a organização de comparações chave, a apresentação do EMRP e do ponto de situação dos vários projectos EURAMET em curso na área de Volume e Caudal. Continuar a ler...(pdf)

Directiva Baixa Tensão

Abordamos, na reunião de 12 de Março, as questões relacionadas com os novos projectos que irão ser desenvolvidos pelo Grupo ADCO (solários e luminárias), a revisão da directiva alinhada com o novo quadro legislativo, aparelhos apelativos para crianças, fichas e tomadas, dois últimos dígitos da marcação CE, mandatos de normalização para aparelhos áudio – portáteis, multímetros, gambiarras e assuntos de âmbito internacional. Continuar a ler...(pdf)

(5)

realidade económica actual e traduzem-se basicamente no seguinte: Aumento dos níveis de incentivo;

Alargamento da tipologia de projectos apoiáveis;

Menor exigência nos critérios de equilíbrio económico-financeiro;

Condições mais favoráveis no pagamento por adiantamento dos incentivos aprovados.

Consulte a legislação recente ...

Cooperação metrológica transfronteiriça

Realizou-se no passado dia 10 de Março, em Mérida, a reunião da “Comissión de Metrologia”, reunião de coordenação entre o Centro Español de Metrologia e os organismos responsáveis pela metrologia nas 17 Comunidades Autónomas espanholas, para a qual foi convidado o Engº Cartaxo Reis, em representação do IPQ. A reunião permitiu avaliar o estado de harmonização da realização do controlo metrológico nas diferentes regiões de Espanha e foi analisada em particular a possibilidade de se vir a estabelecer cooperação metrológica transfronteiriça, nas regiões confinantes com Portugal (Galiza. Castilla-Léon, Extremadura e Andaluzia). Para o efeito, será efectuada uma reunião dedicada a essa questão, em data a marcar oportunamente, no último trimestre de 2009, em Portugal.

Seminário sobre “Evolução da Marcação CE” no

Sector da Construção

Realizou-se um Seminário, no passadio dia 1 de Abril de 2009, no Auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) em Coimbra, que teve como objectivo a reflexão e o debate sobre o balanço nos últimos 5 anos da implementação da marcação CE nos produtos de construção, nos sectores da cerâmica, da pedra, dos cimentos, das argamassas e dos pré-fabricados de betão.

Face à futura revisão da directiva “Produtos da Construção” (89/106/CEE) que se prevê venha a ser substituída por um Regulamento, foram apresentados aspectos técnicos relacionados com o novo enquadramento, autoridades notificadoras, organismos notificados, organismos de

avaliação técnica, novos sistemas de avaliação e verificação da regularidade de desempenho e a importância das normas harmonizadas. O IPQ participou neste Seminário com duas intervenções sobre “As Autoridades Notificadoras e Organismos Notificados” e “O processo normativo e as normas harmonizadas”, respectivamente pela Engª Anete Freitas e Engª Maria João Venceslau. Foi dado a conhecer a experiência da certificação do produto, a adesão do mercado e o respectivo controlo de mercado, bem como a certificação do controlo da produção das centrais de betão e ainda, foi feito um balanço dos resultados atingidos e dos materiais didácticos de apoio à marcação CE.

ACTUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO

(6)

Consulte as apresentações no sítio web do CTCV...

Sessão na Ordem dos Engenheiros

Realizou-se no passado dia 12 de Março uma Sessão na Ordem dos Engenheiros, dedicada ao tema “A Calibração de Instrumentos Topográficos, como factor de promoção da Qualidade nas Empresas”, em que o IPQ participou através de uma comunicação do Engº António Cruz,

intitulada “A Importância da Calibração na Rastreabilidade das Medições”. Os participantes, que preencheram completamente o auditório da Ordem, ouviram várias intervenções e animaram intenso debate que veio confirmar a oportunidade dos propósitos da organização de “promover a discussão e a troca de informação e de esclarecimento mútuo”, entre profissionais que usam instrumentação topográfica, e pôs em destaque as diferenças de conceitos enraizados na prática de gerações de engenheiros-geógrafos e a terminologia metrológica hoje convencionada a nível internacional e usada pelos laboratórios de calibração e organismos de acreditação.

SPMet – Assembleia-Geral

Realizou-se em 25 de Março de 2009, em Lisboa, a Assembleia-geral Ordinária e Eleitoral da Sociedade Portuguesa de Metrologia - SPMet. A sessão foi precedida de uma Sessão Técnica, subordinada ao tema “O Novo VIM, Vocabulário Internacional de Metrologia. Conceitos Básicos e Gerais e Termos Associados”.

Na sessão técnica foram efectuadas apresentações pondo em destaque a importância da harmonização do vocabulário utilizado nas relações entre as pessoas, em especial nas mesmas actividades técnico-científicas, os aspectos conceptuais que presidiram à nova edição do VIM e alguns dos novos termos. O debate que se seguiu pôs em destaque a natureza de transição na abordagem metodológica seguida pelo VIM de 2007, de uma abordagem “clássica” para a “de incerteza” e a dificuldade na assimilação que alguns dos novos termos terão, em particular no domínio da química, a que esta edição dedicou especial atenção.

A Assembleia-geral aprovou o “Relatório, Balanço e Contas do Ano de 2008 e a proposta de Aplicação de Resultados”, bem como as Linhas de Orientação e o Orçamento para 2009, por unanimidade.

A lista candidata aos Órgãos Sociais para o triénio 2009-20012, foi aprovada por unanimidade.

Galardão ECO XXI

Terá lugar no próximo dia 20 de Abril a entrega dos galardões ECOXXI 2008/09 na cidade de Évora, que contará com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

O ECO XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), visa reconhecer as iniciativas/políticas em desenvolvimento nos concelhos, em prol do desenvolvimento sustentável, sensibilizando os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas politicas municipais, contribuindo para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável e reforçando o seu papel como parceiros e agentes do processo de educação para a

sustentabilidade, no âmbito da Agenda 21 Local.

Abril começou já a ser enviada. Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a actualização da base de dados (cerca de 3 MB). Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como

Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para

correspondente@mail.ipq.pt. ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato electrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações actualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas

críticas/sugestões para espacoq@mail.ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efectue a sua

inscrição.

Se desejar, poderá anular a

inscrição. EDIÇÕES ANTERIORES Nº 42 | Março de 2009 Nº 41 | Fevereiro de 2009 Nº 40 | Janeiro de 2009 Consulte todas... FICHA TÉCNICA Edição/Produção IPQ

Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica Tel. (+351) 212 948 100 Fax. (+351) 212 948 101 Email: espacoq@mail.ipq.pt Comité Editorial António Cruz António Neves Diana Lopes Maria João Graça Maria José Brito Ricardo Fernandes

Concepção gráfica

(7)

As candidaturas foram analisadas e avaliadas por uma Comissão Nacional constituída por 23 entidades de reconhecido mérito, entre as quais o Instituto Português da Qualidade (IPQ). A pontuação final é obtida tendo em conta a soma das classificações atribuídas em cada um dos 23 Indicadores, organizados por áreas temáticas.

Consulte o sítio web da Associação Bandeira Azul da Europa...

Seminários Volante XXI

O Projecto Volante XXI, dinamizado pela ANTRAM, ANTROP, Grupo Luís Simões, Rodoviária do Tejo e IMTT e desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária Equal, vai realizar no dia 24 de Abril, em Lisboa, o último de 4 Seminários subordinados ao tema “Formação Obrigatória de Motoristas”.

O Seminário tem o objectivo de dar a conhecer as implicações da Directiva 2003/59/CE de 15 de Julho de 2003 e do projecto de Decreto-Lei de transposição, que vai instituir a obrigatoriedade de um Certificado de Aptidão Profissional (CAP) para o exercício da profissão de motorista de pesados. Será também apresentado o modelo de formação inicial e contínua Volante XXI, que desenvolveu soluções formativas inovadoras. Estas permitirão cumprir o requisito legal da

obrigatoriedade do Certificado e, ao mesmo tempo, melhorar significativamente as competências dos motoristas dos sectores de transporte de mercadorias e passageiros, através de uma

formação que associa a formação em contexto de trabalho, as tecnologias de informação e comunicação (através da formação assistida por computador) e a simulação (através da utilização de simuladores de alta qualidade na componente prática da formação).

Esta iniciativa insere-se na Acção 3 do projecto, no qual o IPQ participa, enquanto membro do Fórum de Acompanhamento e Avaliação, órgão consultivo que tem como atribuição aconselhar a estrutura executiva do projecto sobre aspectos relevantes das suas actividades.

Consulte o Programa...(pdf)

Jornadas de Engenharia Química/Biológica - 2009

As primeiras Jornadas conjuntas dos cursos Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior Técnico (IST), tiveram lugar nos passados dias 23 a 27 de Março.

O objectivo do evento foi o de promover o intercâmbio científico entre profissionais e

investigadores, promover a discussão de temas teóricos científicos e técnicos, fomentar o debate, a reflexão e incentivar o intercâmbio com outras instituições congéneres.

O IPQ participou nas Jornadas, integrado num painel sobre Qualidade, em que o Eng. Ricardo Fernandes fez uma intervenção sobre “Qualidade e Certificação na Indústria Química”.

Consulte a apresentação ...(pdf) Consulte o sítio web do evento ...

IPQ integra delegação da 1ª reunião da Comissão Mista para a

Cooperação Económica entre Portugal e a Ucrânia

(8)

Realizou-se a 3 de Abril de 2009, em Kiev, a primeira reunião da Comissão Mista para a

cooperação económica entre a República Portuguesa e a Ucrânia, instituída no âmbito do artigo 8º do Acordo de Amizade e Cooperação entre a República Portuguesa e a Ucrânia, assinado em Lisboa, em 25 de Outubro de 2000.

A delegação ucraniana foi chefiada pelo Vice-Ministra da Economia, Nataliya Boytsun e a delegação portuguesa foi chefiada pelo Secretário do Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação do Ministério da Economia e da Inovação, Prof. António Castro Guerra.

No âmbito desta reunião em que o IPQ esteve representado pela Vogal do Conselho Directivo Engª Maria José Brito trocaram-se informações sobre a actual situação económica geral nos países, bem como sobre as relações económicas bilaterais, designadamente no que se refere ao comércio e investimento, tendo sido por ambas salientado o potencial de desenvolvimento para uma cooperação económica bilateral económica mais profunda.

Salientando a importância da adesão da Ucrânia à OMC, concretizada em Maio de 2008, no âmbito do desenvolvimento das relações comerciais da Ucrânia com Portugal e com a União Europeia em geral e com as negociações em curso para a celebração de um novo acordo UE-Ucrânia, que incluirá a criação de uma área de comércio livre, foi reiterado o interesse no desenvolvimento de um Acordo para Cooperação Económica, Técnica e Industrial entre Ucrânia e República Portuguesa, e acordos bilaterais em vários domínios.

No que se refere às áreas da Normalização, Metrologia e Qualificação, consideradas da maior relevância neste contexto, e após uma apresentação das valências, competências e experiência do IPQ nestas matérias, as delegações acordaram em dar início a uma cooperação bilateral, partilhando informação e experiências nesses domínios, em moldes a definir no curto prazo. Face à importância do futuro acordo EU-Ucrânia referido, acordou-se ainda trocar informações em matéria de regras relativas à comercialização de produtos e serviços no mercado.

A Pirotecnica no Mercado Interno

A Directiva 2007/23/CE, publicada no jornal oficial da União Europeia em 14 de Junho de 2007, tem por objectivo a definição de regras para a livre circulação de artigos de pirotecnia no mercado interno (CE), garantindo simultaneamente um elevado nível de protecção da saúde humana da segurança pública e a humana, defesa e a segurança dos consumidores.

Ler mais...(pdf)

Ciclo de Seminários IPQ – CEDINTEC

No quadro do Protocolo de Cooperação estabelecido em Fevereiro de 2002, entre o IPQ e o CEDINTEC – Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos, vai ser organizado um ciclo de três seminários.

O objectivo é o estabelecimento e manutenção de instrumentos de dinamização das estruturas de apoio ao Sistema Português da Qualidade (SPQ) e aos três subsistemas que o integram – o da Normalização, o da Metrologia e o da Qualificação.

(9)

O primeiro destes seminários será no âmbito da Normalização, a realizar no próximo mês de Maio, subordinado ao tema “Normalização e Gestão da Energia”. No mês de Junho terá lugar o segundo seminário no âmbito da Qualificação e incidirá sobre “ A Certificação – um factor de diferenciação para as empresas”. O terceiro seminário irá decorrer no segundo semestre do ano, no mês de Outubro e abordará temas no domínio da Metrologia.

As datas e programas respectivos serão divulgados oportunamente.

Cursos de Formação

Auditorias a Sistemas de Gestão e Projectos IDI

Implementação de Sistemas e Gestão de Projectos IDI

Na sequência dos cursos de formação já efectuados, o IPQ, a APQ e a COTEC, vão realizar acções de formação sobre “Auditorias a Sistemas de Gestão e Projectos IDI”, com o objectivo de desenvolver as competências necessárias para a realização e condução de auditorias a Sistemas de Gestão e Projectos de IDI. Serão efectuadas quatro edições destes cursos, em Lisboa e no Porto, nos meses de Maio, Junho, Setembro e Outubro.

Dado o sucesso obtido nos cursos de “Implementação de Sistemas e Gestão de Projectos IDI”, anteriormente realizados e por o número de inscrições ter ultrapassado o limite de participantes estabelecido, vão ser feitas novas edições destes cursos em Lisboa e no Porto, nos meses de Junho e Julho. O programa e o modelo serão idênticos aos das edições anteriores.

As inscrições encontram-se abertas e os programas, bem como qualquer informação adicional poderão ser obtidas através do endereço de e-mail: eventos@mail.ipq.pt.

Consulte o sítio web deste Instituto...

Ciclo de Conferências sobre Fotografia

Vai decorrer na cidade do Porto, de 31 de Março a 21 de Julho, um ciclo de conferências intitulado " Contributos para a História da Fotografia no Porto: uma perspectiva". Este ciclo, constituído por seis sessões, acompanhadas por uma exposição de fotografia é da autoria do Engº António Manuel Morais, Relator da Comissão Técnica - 174 - Fotografia, cujos trabalhos decorrem no âmbito do Organismo de Normalização Sectorial - IPF - Instituto Português de Fotografia.

Consulte o sítio web do IPF...

Certificação na AP local:

Autarquias,Freguesias e SMAS

Artigo de Manuel Duarte Figueira, Vogal do Conselho Directivo do Instituto Português da Qualidade (IPQ)

A Qualidade é transversal e universal, não sendo específica de nenhum sector, aplicando-se a todo o tipo de actividades. No passado, estava muito associada e quase confinada à qualidade dos produtos e às empresas industriais. Progressivamente, os seus conceitos e princípios foram

(10)

sendo assimilados pelo sector dos serviços, nomeadamente pela Administração Pública, acompanhando a tendência mundial da economia do conhecimento. A Qualidade, tal como hoje a entendemos, pretende integrar a qualidade intrínseca das actividades e processos da organização com a qualidade das relações com os seus diversos stakeholders, isto é, clientes, fornecedores e sociedade em geral.

Consulte o artigo publicado na "Interface Administração Pública "...(pdf)

Legislação Nacional

QREN

Portaria nº.353-A/2009, de 2009-04-03

Altera o Regulamento do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI Qualificação PME), aprovado pela Portaria n.º 1463/2007, de 15 de Novembro.

Portaria nº.353-B/2009, de 2009-04-03

Altera o Regulamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), aprovado pela Portaria n.º 1462/2007, de 15 de Novembro.

Portaria nº.353-C/2009, de 2009-04-03

Altera o Regulamento do Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação), aprovado pela Portaria n.º 1464/2007, de 15 de Novembro.

Decreto-Lei n.º 65/2009, de 2009-03-20

Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 287/2007, de 17 de Agosto, que aprovou o enquadramento nacional dos sistemas de incentivos ao investimento das empresas, que define as condições e as regras a observar pelos sistemas de incentivos ao investimento nas empresas aplicáveis no território do continente durante o período de 2007 a 2013, adoptando medidas de flexibilização dos sistemas de incentivos do QREN orientados para as empresas

Resolução do Conselho de Ministros nº.27/2009, de 2009-03-20

Cria o registo central de auxílios de minimis, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 3.º do Regulamento (CE) n.º 1998/2006, da Comissão, de 15 de Dezembro, relativo à aplicação dos artigos 87.º e 88.º do Tratado da Comunidade Europeia aos auxílios de minimis

Qualificação-Emprego

Decreto-Lei n.º 72/2009, de 2009-03-31

Estabelece o regime jurídico de instalação e exploração das áreas de localização empresarial e revoga o Decreto-Lei n.º 70/2003, de 10 de Abril

Portaria n.º 331-D/2009, de 2009-03-30

Primeira alteração à Portaria n.º 126/2009, de 30 de Janeiro, que cria o Programa Qualificação-Emprego.

Portaria n.º 310/2009, de 2009-03-30

Define as taxas devidas pela emissão do cartão de empresa e do cartão de pessoa colectiva Portaria n.º 311/2009, de 2009-03-30

Determina que a informação constante do Sistema de Informação da Classificação Portuguesa de Actividades Económicas (SICAE) é de acesso público e gratuito, através de sítio da Internet

(11)

mantido pelo Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. Declaração de Rectificação n.º 21/2009, de 2009-03-18

Rectifica a Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, que aprova a revisão do Código do Trabalho.

Administração Pública

Despacho n.º 7796/2009, de 2009-03-18

Fixa o número máximo de estagiários a recrutar no âmbito da 3.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local, cujo processo de recrutamento e selecção se iniciará em 2009

Legislação Europeia

Comunicação da Comissão 2009, JOUE C 83, de 2009.04.07

Quadro comunitário temporário relativo às medidas de auxílio estatal destinadas a apoiar o acesso ao financiamento durante a actual crise financeira e económica.

Máquinas

Comunicação 2009/C 74/03, JOUE C 74, de 2009.03.28

Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da Directiva 98/37/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, respeitantes às máquinas

Marca comunitária

REGULAMENTO (CE) N.o 207/2009, JOUE L 78, de 2009.03.24

Regulamento (CE) n.o 207/2009 do Conselho, de 26 de Fevereiro de 2009, sobre a marca comunitária

Ambiente

Decisão da Comissão 2009/300/CE, JOUE L 82, de 2009.03.28

Decisão da Comissão, de 12 de Março de 2009, que estabelece os critérios ecológicos revistos para atribuição do rótulo ecológico comunitário a televisores

Regulamento (CE) n.o 245/2009, JOUE L 76, de 2009.03.24

Requisitos de concepção ecológica das lâmpadas fluorescentes sem balastro integrado, das lâmpadas de descarga de alta intensidade e dos balastros e luminárias que podem funcionar com essas lâmpadas, e que revoga a Directiva 2000/55/CE do Parlamento Europeu e do Conselho

Sabia que...

Foi encontrada na Namíbia nas escavações arqueológicas que decorrem no local onde uma nau da carreira da Índia naufragou no primeiro quartel do século XVI, uma pilha de pesos, cópia dos padrões de D. Manuel I, que estão hoje no Museu de Metrologia do IPQ?

(12)

Referências

Documentos relacionados

Você pode usar consultas para gerar relatórios financeiros ( Como Trabalhar com Relatórios Financeiros do Oracle Profitability and Cost Management Cloud ).. Você também pode

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

De acordo com Santos (2007), muitas vezes o ensino de ciências limita-se a um processo de memorização de vocábulos, de sistemas classificatórios e de fórmulas, de modo que

Eu tinha uma necessidade e não estava disposta a me dar, como: Permissão para uma pausa ou soneca, limites para a família e trabalho, permissão de dizer

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da