• Nenhum resultado encontrado

Grupo de pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social. Projeto de Pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grupo de pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social. Projeto de Pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Grupo de pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social

Projeto de Pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social

Discentes:

Mestrandos: Felippe Abu-Jamra Corrêa e Antonio Pinto Munhoz da Rocha Netto. Bacharéis: Juliana Maciel Busato e Ricardo Kloss, ambos egressos do Curso de Direito do Centro Universitário Curitiba e atualmente alunos da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR.

Graduandos: Silvia Markoviczs e Ane Elize Deonara Muller

Objetivo Geral: Compreender as relações e conexões entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social no contexto da Carta de 1988, do Direito Internacional dos Direitos Humanos e do mundo globalizado.

Resultados:

1. Participação na VII Semana de Extensão (2011/1), com 3 (três) atividades realizadas com os integrantes do Grupo de Pesquisa:

1.1 Improbidade eleitoral, ética e responsabilidade social Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini (líder) Mestrando: Antonio Pinto Munhoz da Rocha Neto

Estudante: Ricardo Kloss Tipo de atividade – mini curso

Data: 03 de maio de 2011, terça-feira, das 8:30 às 10h.

1.2 Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, Constituição Federal e o Estatuto da Igualdade Racial

Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini (líder) Mestrando Felippe Abu-Jamra Corrêa

Estudante: Juliana Maciel Busato Tipo de atividade – painel

(2)

1.3 Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher, Constituição de 1988 e responsabilidade social da empresa

Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini (líder) Estudantes: Ane Elize Deonara Müller e Silvia Markoviczs Tipo de atividade – painel

Data: 04 de maio de 2011, quarta-feira, das 19:30 às 20:30h.

2. Participação na VIII Semana de Extensão (2011/2), com 2 (duas) atividades realizadas com os integrantes do Grupo de Pesquisa:

2.1Balanço social como instrumento jurídico da cidadania Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini (líder) Estudantes: Ane Elize Deonara Müller e Silvia Markoviczs Tipo de atividade – painel

Data: 08 de outubro de 2011, terça-feira, das 08:20 às 10:00h.

2.2 Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini (líder)

Mestrandos: Felippe Abu-Jamra Corrêa e Felipe Tonetti Tipo de atividade – painel

Data: 08 de outubro de 2011, terça-feira, das 10:20 às 12:00h.

3. Participação no III Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica (SPIC) Tema: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social

Tipo de atividade: Grupo de Trabalho (GT)

Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini (líder) Data: 19 de outubro de 2011, quarta-feira, das 9:00 às 12:00h.

4. Participação no I Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania Tema: Atuação do Ministério Público na defesa do consumidor

Tipo de atividade: palestra

Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini (líder) Data: 24 de novembro de 2011, quinta-feira, das 8:30 às 10:00h. 5. Artigos encaminhados para publicação em 2011:

5.1 Controle parlamentar sobre a Administração Pública, submetido à Revista Jurídica do Unicuritiba;

5.2 A ética empresarial e o combate à corrupção transnacional, submetido à avaliação da Revista Novos Estudos Jurídicos.

(3)

5.3 Estatuto da Igualdade Racial e suas implicações para a empresa na sociedade pós-moderna, submetido à Revista Direitos Fundamentais e Democracia.

6. Artigos publicados

6.1 Improbidade Administrativa Eleitoral, publicado na obra Teses do XIX Congresso Nacional do Ministério Público, Lumen Juris Editora, 2011, p. 435-446.

6.2 A integração entre o Estatuto da Cidade e a Lei de Improbidade Administrativa, publicado na obra Teses do XIX Congresso Nacional do Ministério Público, Lumen Juris Editora, 2011, p. 447-464.

7. Projetos de dissertação de mestrado:

Responsabilidade social da empresa e as ações afirmativas: implicações do estatuto da igualdade racial, do mestrando Felippe Abu-Jamra Corrêa.

Conclusão: 12/2011

Projeto Completo: (abaixo)

Grupo de pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social Projeto de Pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social I. Autor

Nome do professor: Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini Titulação com a instituição e ano: Doutor, UFPR, 2004

Telefone e e-mail: 41-99748132, mateusbertoncini@uol.com.br

II. Área de concentração

Direito empresarial e cidadania

III. Linha de pesquisa

(4)

IV. Resumo

Centra-se a presente pesquisa na tentativa de se demonstrar a relação existente entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social, em especial a responsabilidade empresarial. Procura-se delimitar o tema a partir da análise dos direitos fundamentais, com ênfase nos direitos das minorias, do meio ambiente e da probidade na Administração Pública, cuja implementação não pode olvidar da ética geral e da ética empresarial, na senda da efetivação dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1 OBJETO

1.1 Tema

Necessidade da correta compreensão da relação entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social.

1.2 Tema delimitado

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a garantia do desenvolvimento nacional; a erradicação da pobreza, da marginalização e a redução das desigualdades sociais; e a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, são objetivos constitucionais que demandam para a sua materialização o conhecimento do discurso constitucional e o compromisso ético de sua implementação pelos atores sociais.

1.3 Formulação do problema

O arcabouço dogmático produzido a partir da Constituição de 1988 é suficiente para permitir a adequada compreensão da correlação entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social? Esse dogmatismo, de natureza positivista, não demandaria uma revisão critica, ou, até mesmo, o seu afastamento, para o conhecimento do discurso e do

(5)

projeto constitucional? Em que medida o Direito Internacional dos Direitos Humanos interfere na correlação entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Compreender as relações e conexões entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social no contexto da Carta de 1988, do Direito Internacional dos Direitos Humanos e do mundo globalizado.

2.2 Objetivos Específicos

2.2.1 Compreender os direitos fundamentais na sua perspectiva histórica, internacional e no contexto da Constituição de 1988.

2.2.2 Aprofundar estudos sobre ética.

2.2.3 Realizar a crítica de conceitos jurídicos e do processo de globalização. 2.2.4 Estudar os objetivos fundamentais da Carta brasileira.

2.2.5 Relacionar a atividade empresarial com os direitos fundamentais e a ética, na perspectiva da concretização dos objetivos fundamentais da CF/1988.

2.2.6 Estudar a estrutura normativa dos sistemas global e regional de proteção internacional dos direitos humanos.

2.2.7 Estudar responsabilidade social.

3 JUSTIFICATIVA

O projeto de iniciação científica tem como premissa familiarizar o estudante com conceitos jurídicos, filosóficos, históricos e econômicos básicos que permitam compreender e desenvolver idéias em torno da relação entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social.

(6)

Busca-se estimular o estudante para a leitura de textos críticos e de reflexão que possam complementar a ênfase acadêmica do atual modelo de ensino jurídico de aprendizagem direcionada para manuais didáticos, que limita a compreensão da complexidade dos problemas da sociedade contemporânea e retarda no tempo o desenvolvimento de capacidades.

Além da ênfase na leitura, o projeto orienta-se para a descoberta da capacidade criativa do estudante; não basta apenas consumir informação e conhecimento; é necessário refletir sobre a informação para produzir novas idéias; à prática da leitura deve somar-se a da elaboração de textos.

A tarefa do Professor orientador será a de complementar leituras e estimular a produção de idéias.

De modo a sustentar o projeto, a revisão bibliográfica contempla desde textos básicos de filosofia e sociologia até livros estritamente jurídicos.

A base bibliográfica deve permitir aos estudantes estabelecer relações e conexões e compreender o papel do direito na sociedade contemporânea.

O alargamento da base cultural do estudante deve permitir-lhes trabalhar com as cláusulas abertas no Direito, com valoração e interpretação de princípios e regras constitucionais.

De forma a manter a necessária aderência ao eixo temático da linha de pesquisa, os estudantes devem relacionar o tema do projeto à atividade empresarial na realidade social e econômica brasileira.

A presente pesquisa justifica-se diante da atualidade do tema, e da necessidade de reflexão sobre as conseqüências socioeconômicas da correlação suscitada.

4 METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa seguir-se-á o método de abordagem indutivo, eis que a partir dos dados coletados e sistematizados segundo os objetivos propostos, originados (os dados) de leituras de textos e encontros quinzenais, espera-se a produção científica correspondente.

(7)

5 RESULTADOS ESPERADOS

• Expor os resultados em artigos científicos individuais ou em co-autoria – sempre sob a orientação do coordenador do grupo –, para a publicação em periódicos “qualizados” pelo CNPq.

• Apresentação do resultado do trabalho em eventos institucionais de extensão – tais como palestras seguidas de debates – e de iniciação científica, no CONPEDI e em outros eventos.

6 VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA GRADUANDOS, PÓS-GRADUANDOS, MESTRANDOS E MESTRES

Não haverá seleção de candidatos para o ano de 2011.

Continuarão desenvolvendo pesquisa os seguintes integrantes:

Mestrandos do UNICURITIBA – Felippe Abu-Jamra Corrêa e Antonio Pinto Munhoz da Rocha Netto.

Pós-Graduandos – Juliana Maciel Busato e Ricardo Kloss, ambos egressos do Curso de Direito do Centro Universitário Curitiba e atualmente alunos da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR.

Graduandos UNICURITIBA – Silvia Markoviczs e Ane Elize Deonara Müller

7 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

O desenvolvimento da pesquisa dar-se-á em 9 (nove) meses (de abril de 2011 a dezembro de 2011), conforme o cronograma abaixo.

ATIVIDADES PERÍODO DE EXECUÇÃO

Meses do ano abr mai jun jul ago set out nov dez

Apresentação do projeto X

(8)

Início da Pesquisa X

Encontros com a orientador – reuniões do Grupo de estudo X X X X X X X X X

Levantamento de dados X

X X X X

Leituras básicas e fichamentos X X X X X X X X

Redação da primeira parte de cada artigo, em co-autoria e

sob a supervisão do orientador X X

Redação da segunda parte do artigo X X

Redação da terceira parte do artigo X

Entrega da primeira versão completa do artigo para revisão

dos mestrandos X X

Repasse dos textos revistos pelos mestrandos para as

correções e complementações do orientador X X

Aprimoramento dos textos pelos orientandos X

Entrega da versão final dos artigos para a revisão final do

orientador X

Entrega da versão definitiva dos artigos científicos e do relatório de pesquisa à Coordenação do Programa de Mestrado para encaminhamento das publicações

X

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental, 7ª ed. Rio de Janeiro : Editora Lumen Juris, 2004.

BESSA, Fabiane Lopes Bueno Neto. Responsabilidade social das empresas: práticas sociais e regulação jurídica. Rio de Janeiro : Lumen Juris Editora, 2006.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes Constituição dirigente e vinculação do legislador. 2a ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2001.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes ; LEITE, José Rubens Morato (organizadores). Direito Constitucional ambiental brasileiro, 3ªed. rev. São Paulo : Saraiva, 2010.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Direitos Fundamentais e Direito Privado. Almedina, Lisboa.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos, 6ª ed. São Paulo : Saraiva, 2008.

(9)

CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O direito à diferença: as ações afirmativas como mecanismo de inclusão social de mulheres, negros, homossexuais e portadoras de deficiência. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econômico. São Paulo: Max Limonad, 1996.

DOMINGUES, José Maurício. Cidadania, direitos e modernidade. In: SOUZA, Jessé (Org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: UnB, 2001. P. 213-242.

DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, Estado e o futuro do capitalismo. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Faria, José Eduardo. Direito e Economia na Democratização Brasileira, Malheiros, São Paulo. _______. O Direito na Economia Globalizada. Malheiros, São Paulo

FURTADO, Celso. O capitalismo global. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______. Formação econômica do Brasil. 34ª ed. São Paulo, Compainha das Letras, 2004.. GHERSI, Carlos Alberto (Dir.) Daños: medio ambiente, salud, familia, derechos humanos. Buenos Aires: Rubinzal, 2000.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade. O direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

GOMEZ, Jose Maria. Globalização, Estado-Nação e cidadania. Rio de Janeiro, PUC, 1997. GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor. 1991.

IANNI, Octávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

LARENZ, Karl. Metodologia da ciência do direito. Tradução: José Lamego. 3a ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

LIMA, Abili L. Castro. Globalização econômica política e direito. Análise das mazelas causadas no plano político-jurídico. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2002.

MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: Doutrina – Jurisprudência – Glossário. 3. ed. rev. São Paulo: RT, 2004.

NEVES, Marcelo. Constitucionalização Simbólica, Martins Fontes.

PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional, 11ª ed. São Paulo : Saraiva, 2010.

REQUIÃO, Rubens. A função social da empresa no estado de direito. Curitiba: Executive, 1978.

(10)

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). A constituição concretizada: construindo pontes com o público e o privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.

____. A eficácia dos Direitos Fundamentais, 3ª ed. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2003.

STRECK, Lênio Luiz. Jurisdição constitucional e hermenêutica. Uma nova crítica do direito. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2002.

____. Hermenêutica jurídica e(m) crise : uma exploração hermenêutica da construção do direito, 4ª ed. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2003.

TORRES, Ricardo Lobo (Org.). Teoria dos direitos fundamentais. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Tratado de Direito Internacional dos Direitos Humanos, 2.ed. Porto Alegre, 2003.

VILLEY, Michel. A Formação do Pensamento Jurídico Moderno, São Paulo, Martins Fontes, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Mal e bem, dor e alegria, medo e esperança, tudo tornado um pela chama incendiária do amor de Deus, eis o sonho de Teilhard, eis a sua oração: Ó Jesus, mestre terrivelmente belo

1 7260 EIXO

“provoca mais distanciamento entre as classes sociais e aumenta a exclusão no mercado de trabalho.” (pacote 15; redação 009092) A maioria das redações que localiza as

RESUMO: Como a precipitação é um fator que afeta diretamente as estimativas de vazão, visou-se neste estudo, avaliar as vazões resultantes da execução de um modelo

Fazemos promoções, insistimos e via EMBRATUR e Ministé- rio do Turismo buscamos recursos para continuar trabalhando em cima de novos roteiros para que aumente o fluxo e pren- da

Relacionando etiologia e sexo, observa-se que nos pacientes do sexo masculino houve destaque para as obstruções por invaginação (86%), hérnia (72%) e bolo de áscaris (69%), e

It was possible to detect mycoplasmas in birds of different orders without a clinical respiratory sign, obtaining Mycoplasma synoviae (MS) more prevalent than

V - estabelecer e rever, periodicamente, normas técnicas para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal, bem