• Nenhum resultado encontrado

Semana de Oração pelas Vocações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Semana de Oração pelas Vocações"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

3ª feira, dia 2 de maio de 2017

Semana de Oração pelas Vocações

1º e 2º ciclos

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos. Hoje vamos prestar atenção ao nosso Bom dia. Vamos falar de um menino muito especial que um dia escutou a voz de Deus. Deus tinha uma missão para ele. Vamos ouvir.

TEXTO

Samuel

Samuel, filho de Ana, vivia com o sacerdote Eli, servindo o Senhor. Uma noite quando ambos já estavam deitados, o Senhor chamou:

- Samuel! Ele respondeu: - Estou aqui.

Foi ter com Eli, para lhe perguntar por que o tinha chamado. Mas Eli disse-lhe: - Não te chamei. Torna-te a deitar.

O Senhor voltou a chamar Samuel. Ele levantou-se e foi de novo ter com Eli para lhe perguntar por que o tinha chamado. Mas Eli disse-lhe:

- Não te chamei, meu filho. Torna-te a deitar.

O Senhor voltou a chamar Samuel pela terceira vez. Ele levantou-se e foi mais uma vez ter com Eli. - Por que me chamaste?

Foi então que Eli compreendeu que era Deus a chamar pelo jovem Samuel. Por isso disse-lhe: - Vai-te deitar. Se voltares a ouvir essa voz dirás: «Fala, Senhor, que o teu servo escuta».

E Samuel assim fez. Samuel ia crescendo e todo o povo de Israel viu que era um profeta e que falava em nome do Senhor.

(Cf. 1 Sam 3, in Pedrosa Ferreira, Histórias da Bíblia, pp. 44-45)

REFLEXÃO

- Deus chama muitas pessoas, mas, tal como Samuel, às vezes não percebemos bem quando nos chama. - Deus fala-nos ao coração e diz: “Ana! Santiago! António! Mariana! Preciso de ti para me ajudares a tornar o mundo melhor!”

- Devemos estar atentos e responder como Samuel: “Fala, Senhor, que eu escuto!” - Esta semana somos convidados a rezar pelas vocações.

- A palavra “vocação” quer dizer chamamento. E, por isso, nesta semana devemos rezar por todas as pessoas que sentiram no seu coração o chamamento de Deus.

ORAÇÃO

Prece: - Hoje rezamos por todas as pessoas que dedicam a sua vida a Jesus, como os padres, as irmãs e irmãos

religiosos, para que tenham força espiritual para fazer a vontade de Deus.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso… S. João Bosco, rogai por nós.

- Em nome do Pai… Bom dia a todos!

Agradecimento JNS

No fim de semana passado decorreram os Jogos Nacionais Salesianos na escola salesiana de Lisboa. Desde há 24 anos que todos os anos se faz esta grande festa desportiva.

D. Bosco gostava que os seus jovens brincassem e jogassem. Ele próprio jogava com eles no pátio. Brincar e jogar é muito importante para crescermos saudáveis e na amizade com as outras pessoas.

Desta vez foram cerca de 300 participantes da nossa escola. Uns jogaram basquetebol, outros futsal, outros natação, xadrez, ténis de mesa… deram o seu melhor!

(2)

3ª feira, dia 2 de maio de 2017

Semana de Oração pelas Vocações

3º ciclo e Ens. Secund.

INTRODUÇÃO

Bom dia. Esta semana é a Semana de Oração pelas Vocações. A palavra “vocação” significa chamamento. Este ano a igreja convida a rezar por aqueles que, interpelados pelo Evangelho, sentem o desejo de levar a Boa Nova aos outros, através do serviço e da caridade.

A vocação salesiana passa por entregar a vida a Deus, lado a lado com Jesus Cristo, com Dom Bosco, com outros irmãos salesianos e com os jovens.

Para ser sacerdote salesiano há um caminho de preparação com várias etapas. Atualmente, em Roma encontra-se o Ricardo Mendes. Ficamos agora com um pequeno vídeo em que ele nos fala desta experiência de pós-noviciado.

VÍDEO

Aceder ao vídeo através do Youtube: ETAPA DO POS NOVICIADO SALESIANO ou clicando https://www.youtube.com/watch?v=gCCXRyQw52s&t=9s

ou através da pasta do Global P:\__Bons dias\ ETAPA DO POS NOVICIADO SALESIANO

ORAÇÃO

Prece: - Rezemos pelo Ricardo e por todos os jovens e salesianos que estão a fazer este caminho de discernimento vocacional. Que Deus os ajude a crescer na fé e na amizade com Jesus, para exercer a sua missão junto dos jovens.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso… S. João Bosco, rogai por nós.

- Em nome do Pai… Bom dia a todos!

Agradecimento JNS

De 28 de abril a 1 de maio, decorreu a XXIV edição dos Jogos Nacionais Salesianos.

Os jogos nacionais partem da intuição educativa de D. Bosco que via no desporto uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens. Os Jogos são momentos que possibilitam a interação entre as diversas escolas fomentando as relações pessoais, convívio, partilha e a amizade.

Nesta edição, a comitiva dos Salesianos do Estoril foi composta por 300 pessoas que se dividiram na prática das seguintes modalidades: basquetebol, futsal, xadrez, ténis de mesa e natação.

(3)

4ª feira, dia 3 de maio de 2017

“Deus capacita os escolhidos”

1º e 2º ciclos

INTRODUÇÃO

Bom dia. Nestes dias em que falamos de vocação - o que quer dizer ‘vocação?!

Chamamento! - , hoje lembramos várias pessoas que foram chamadas por Deus. Às vezes temos a ideia de que Deus só aparece ou só chama pessoas especiais, com determinados dons, fortes, que se portam muito bem, que têm muitas capacidades… Mas não é bem assim. Vamos ver.

TEXTO

Deus capacita os escolhidos

Sabemos que Abraão era muito velho; a sua mulher Sara não podia ter filhos. No entanto, tiveram filhos, viveram ainda muitos anos e tiveram uma grande descendência.

Moisés foi escolhido para libertar o povo do Egito, mas - imagine-se! – era gago e não sabia falar. Mesmo assim, Deus enviou-o a falar com o faraó. E, com a ajuda do seu primo, conseguiu libertar o povo da escravidão.

David era o filho mais novo e o mais fraco entre os sete irmãos, mas foi o escolhido por Deus para ser o rei mais importante de Israel.

Deus escolheu Jonas para ir a uma cidade anunciar a Sua palavra. Jonas teve medo e não quis ir. E fugiu, fugiu, fugiu… por terra e mar. No entanto, Deus não desistiu dele e deu-lhe força para essa missão.

Nossa Senhora era uma jovem quando o anjo lhe disse que ia ser mãe do Salvador. Ela teve medo, mas confiou, porque “a Deus nada é impossível”.

S. Pedro era um pescador simples, provavelmente sem estudos, era forte mas não conseguiu proteger Jesus… até O negou três vezes. Mas Jesus perdoou-o e confiou-lhe a missão de ser o primeiro Papa da Igreja.

S. Paulo era perseguidor de cristãos, mas Deus mudou-lhe o coração e confiou-lhe a missão e ir pelo mundo fora anunciar a ressurreição de Jesus.

(João Serra) REFLEXÃO

- Estes são alguns exemplos, mas há muitas outras pessoas de quem ouvimos falar, a quem Deus chamou e confiou-lhes a missão de O anunciar e dedicar a sua vida aos outros.

- Cada um tinha as suas dificuldades, pecados, limitações, mas todos reconheceram que sem Deus nada eram e nada podiam fazer.

- Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. ORAÇÃO

Prece: - Peçamos a Deus que nos capacite para cumprirmos aquilo que Ele deseja de melhor para nós.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso… Cristo, bom pastor, rogai por nós.

(4)

4ª feira, dia 3 de maio de 2017

“Deus capacita os escolhidos”

3º ciclo e Ens. Secund.

INTRODUÇÃO

Bom dia. Nestes dias em que refletimos sobre a vocação, lembramos várias pessoas que

foram chamadas por Deus. É interessante ver que Deus não escolhe os melhores, mas fortalece aqueles que chama.

TEXTO

Deus capacita os escolhidos

Abraão era muito velho, Sara era estéril, Moisés era gago, Samuel era muito novo, David era fraco, Salomão não era primogénito e tornou-se rei, Job perdeu tudo que tinha, Jonas fugiu de Deus, Amós era um homem simples do campo, Jeremias não sabia falar, Maria era jovem, Pedro negou Cristo, Paulo perseguia os cristãos, Timóteo era doente… Porém, todos foram escolhidos por Deus.

Estes são apenas alguns exemplos de homens e mulheres da Bíblia, mas existem muitos outros. E muitos destes não foram apenas escolhidos por Deus, mas também capacitados por Ele. Cada um possuía as suas limitações, as suas dificuldades, os seus pecados, defeitos, mas todos reconheceram que sem Deus não eram nada e nada podiam fazer.

(adaptado de http://www.dancacrista.com/2015/10/deus-capacita-os-escolhidos.html) REFLEXÃO

- Hoje gostaríamos que guardassem esta frase no coração: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.

- Deus ama-nos e escolhe-nos sem olhar ao nosso exterior. - Ele conhece o nosso potencial e supera as nossas limitações.

- Somos convidados a confiar em Deus e a saber que “tudo posso naquele que me fortalece”. - Não esqueçamos a frase: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. ORAÇÃO

Prece: - Peçamos a Deus que nos ajude a sermos capazes de cumprir a vocação a que somos chamados.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso… Cristo, bom pastor, rogai por nós.

(5)

5ª feira, dia 4 de maio de 2017

Queres dar-te a Deus?

1º e 2º ciclos

INTRODUÇÃO

Bom dia. Às vezes, quando temos grandes trabalhos, precisamos de ajuda; precisamos de

alguém que seja o nosso braço direito, a quem confiamos as tarefas mais importantes. Já pensaram alguma vez que Deus pode chamar-nos para sermos seus braços direitos? Isso aconteceu com os pastorinhos de Fátima. TEXTO

Queres dar-te a Deus?

Dia 13 de Maio (de) 1917 – Andando a brincar com a Jacinta e o Francisco, no cimo da encosta da Cova da Iria, a fazer uma pequena parede em volta duma moita, vimos, de repente, como que um relâmpago.

– É melhor irmos embora para casa, – disse a meus primos – que estão a fazer relâmpagos; pode vir trovoada.

– Pois sim.

E começamos a descer a encosta, tocando as ovelhas em direção à estrada. Ao chegar, mais ou menos a meio da encosta, quase junto duma azinheira grande que aí havia, vimos outro relâmpago e, dados alguns passos mais adiante, vimos, sobre uma carrasqueira, uma Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol. Paramos surpreendidos pela aparição. Estávamos tão perto, que ficávamos dentro da luz que Ela espalhava.

Então Nossa Senhora disse-nos:

– Não tenhais medo. Eu não vos faço mal. – De onde é Vossemecê? – perguntei-lhe. – Sou do Céu.

– E que é que Vossemecê me quer?

– Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13 a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Depois voltarei ainda aqui uma sétima vez. (…)

– Quereis oferecer-vos a Deus? – Sim, queremos.

– Ides, pois, ter muito que suportar, mas a graça de Deus será o vosso conforto. Passados os primeiros momentos, Nossa Senhora acrescentou:

– Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.

(adap. Memórias da Irmã Lúcia, in Guião da Semana de Oração pelas Vocações, pp. 18-20) REFLEXÃO

- Nossa Senhora confiou uma tarefa muito importante aos pastorinhos. Eles foram o seu “braço direito” nesta bonita e árdua missão! Apenas com 9 e 7 anos, os pastorinhos disseram ‘sim’ a Nossa Senhora e fizeram chegar a todo o mundo a mensagem de paz que ela lhes transmitiu.

- Também a nós, Deus pode chamar-nos um dia e dizer-nos: “Quero que sejas o meu braço direito!” e confiar-nos uma missão muito importante.

- Na próxima semana, o Papa Francisco vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, ou seja, vai dizer a todo o mundo que, de facto, eles são santos.

ORAÇÃO

Prece: - Hoje, rezamos aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, que nos ajudem a sermos simples como eles foram, para conseguirmos ver e escutar Deus.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Avé Maria… Beatos Francisco e Jacinta, rogai por nós.

(6)

5ª feira, dia 4 de maio de 2017

Queres dar-te a Deus?

3º ciclo e Ens. Secund.

INTRODUÇÃO

Bom dia. Na quarta semana do tempo da Páscoa, a Igreja em todo o mundo reza pelas

vocações. Mas porque será tão importante rezar pelas vocações? Na verdade, não há vida cristã que não seja vocacional. Mas, então, o que queremos dizer com “Vocação” e o que tem isso a ver com cada batizado? O que tem a Vocação a ver contigo?

TEXTO

Quando falamos de vocação

Quando falamos de Vocação, falamos do chamamento de Deus a cada um dos Seus Filhos. Antes de tudo, somos chamados à vida. Ninguém deu a vida a si próprio. Todos recebemos a vida de outros. Mas Deus não nos chama a viver de uma maneira qualquer. Criou-nos para Si, e o nosso coração não descansa enquanto não O encontra (Sto Agostinho). Por isso, chama-nos, pelo batismo, a sermos Seus Filhos, a vivermos a vida de Deus. Por outras palavras: a ser Santos.

Como será isso? Para cada um de nós o Senhor sonhou uma forma concreta de ser santo. Não só para que cada um seja feliz na sua vocação, mas para ser sinal para os outros do Seu infinito Amor. A uns chama-os a serem santos como esposos e pais, para que o mundo saiba que o Seu amor por nós é fiel e fecundo. A outros, chama-os a ser consagrados, para que o mundo veja que não tem aqui morada permanente e que a nossa última vocação é o Céu, onde ninguém casa nem é dado em casamento. A outros, ainda, chama-os a ser sacerdotes para que o mundo continue a receber a graça de Deus no Perdão, na Eucaristia.

Já vemos que Vocação é algo que tem ver com cada um de nós. Que o Senhor vem ao nosso encontro, lá onde estamos, nos chama pelo nome, e nos diz o que sonha para nós e para todos o mundo. Mas não o faz à força. O Amor de Deus exige sempre a nossa liberdade e disponibilidade para o acolher. Exige por isso que nos ponhamos à escuta, que demos tempo da nossa vida para escutar a Palavra de Deus, no silêncio do nosso quarto e também no seio da comunidade, que nos alimentemos do Pão da Vida e que estejamos atentos às maravilhas que o Senhor faz na nossa vida e à nossa volta. Estás disponível?

(Guião da Semana de Oração pelas Vocações 2017, pp. 21-22) REFLEXÃO

- Hoje, ressoe no nosso coração a possibilidade de cada um de nós ser chamado por Deus para dedicar a sua vida a Ele através de uma profissão concreta, mas também – quem sabe? – sendo padre ou irmã consagrada.

ORAÇÃO

Prece: - Peçamos ao Senhor que nos ajude a discernir sobre qual é a Sua vontade para cada um de nós.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Avé Maria… Beatos Francisco e Jacinta, rogai por nós. - Em nome do Pai… Bom dia a todos!

(7)

6ª feira, dia 5 de maio de 2017

Rezar pelas mães

1º e 2º ciclos

INTRODUÇÃO

Bom dia. No próximo domingo celebramos um dia especial. Vamos prestar muita atenção ao conto.

TEXTO

O meu anjo

Um dia, uma criança que estava pronta para nascer na terra perguntou a Deus:

- Sei que vou nascer em breve na terra. Como lá poderei sobreviver, sendo tão pequena e indefesa? Deus disse-lhe:

- Escolhi um anjo especial para ti. Ele tomará conta de ti. - Mas serei feliz lá como sou agora aqui?

- Quando precisares, o teu anjo te embalará, cantará para ti e sorrirá também. Sentir-te-ás amada por ele. - Mas… eu não percebo nada do que dizem. Como aprenderei a língua deles?

- Com muita paciência e carinho, o teu anjo da guarda te ensinará.

- E quando quiser falar contigo, como farei? – perguntou a criança a Deus. - É simples! O teu anjo juntar-te-á as mãos e te ensinará a rezar – respondeu. E a criança ainda perguntou a Deus:

- Eu ouvi dizer que na Terra há homens maus. Quem me protegerá? - O teu anjo defender-te-á, mesmo que arrisque a própria vida. A certa altura, chegou a hora da criança deixar o céu e vir para a terra.

- É agora! – exclamou a criança – Diz-me só mais uma coisa: qual o nome do meu anjo? - O teu anjo se chamará Mãe!

(adaptado http://ciganagabriela.blogspot.pt/2009/05/conto-o-anjo-mae.html) REFLEXÃO

- No próximo domingo celebramos o Dia da Mãe.

- De facto, as nossas mães são anjos que tomam conta de nós: acolhem-nos, protegem-nos, alimentam-nos, dão-nos carinho, alegria.

- No entanto, também há muitas outras pessoas na nossa família que cuidam de nós e nos dão o mesmo amor que uma mãe.

- Não nos esqueçamos de agradecer às nossas mães todo o bem que tem feito por nós.

ORAÇÃO

Prece: - Hoje, rezemos pelas nossas mães e pelas pessoas que cuidam de nós. Peçamos a Deus que lhes dê tudo o que de melhor há no mundo, para que sejam muito felizes.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Avé Maria… Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. - Em nome do Pai… Bom dia a todos!

(8)

6ª feira, dia 5 de maio de 2017

Rezar pelas mães

3º ciclo e Ens. Secund.

INTRODUÇÃO

Bom dia. No próximo domingo celebramos o Dia da Mãe.

As primeiras comemorações do Dia da Mãe remontam à Grécia antiga. Vários séculos depois, os católicos enalteceram a figura da Virgem Maria como a mãe de Jesus e de todos os cristãos, apontando a comemoração para o dia 8 de dezembro.

Nos Estados Unidos, em 1907, devido aos esforços de Anna Jarvis, foi dedicado a todas as mães o dia 12 de maio. Anna lutou pela memória da sua falecida mãe, que ela dizia ser a “mulher que mais faz por si do que qualquer outra pessoa”.

Em Portugal, inicialmente celebrava-se o Dia da Mãe a 8 de dezembro. Mas nas últimas décadas passou-se a celebrar no primeiro domingo de maio, mês dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

(adaptado de http://canalhistoria.pt/blog/de-onde-vem-o-dia-da-mae/)

VÍDEO

Clicar Ctrl + botão esq. rato em https://www.youtube.com/watch?v=9NMthZxPOFU ou pesquisar no Youtube: Thomas Edison – o filho de Nancy

REFLEXÃO

- Na semana em que rezamos pelas vocações, lembremos todas mulheres que são chamadas a ser mães. - Diz o Papa Francisco: «As mães são o remédio mais forte para combater o individualismo egoísta. “Indivíduo” quer dizer “que não se pode dividir”. As mães, em vez disso, “dividem-se” quando hospedam um filho para dá-lo ao mundo e ao fazê-lo crescer. “Dar a vida” não significa somente ser morto; dar a vida, ter espírito de martírio, é dar no dever, no silêncio, na oração, no cumprimento honesto do dever; naquele silêncio da vida quotidiana; dar a vida pouco a pouco. Sim, como a dá uma mãe. A vocação de vida de uma mãe é a de dar a vida. E isto é grande, isto é belo.» (Catequese do Papa Francisco a 07/05/2015)

ORAÇÃO

Prece: - Hoje, rezemos por todas as mães, para que tenham força para continuar a sua missão de educar e acompanhar os seus filhos, como fez Nossa Senhora, e agradecemos a Deus por todas aquelas pessoas que, atendendo às diferentes circunstâncias, assumem este papel tão querido na família.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Avé Maria… Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. - Em nome do Pai… Bom dia a todos!

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Outros discordaram e alegaram que mesmo sendo usado o mesmo texto, a cada aula percebiam informações novas acerca da fábula e as estratégias não só auxiliaram

É a conduta doutrinária, com a qual temos que nos preocupar, pois, fora dela, não podemos trilhar nosso caminho evolutivo na Doutrina, não há evolução individual do

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

A seguir, você encontrará o resultado do seu perfil genético para alguns SNPs relacionados à regulação das concentrações plasmáticas de colesterol

Pacientes que estão recebendo agentes betabloqueadores sistêmicos e B-TABLOCK® devem ser observados para a ocorrência de potenciais efeitos aditivos com betabloqueadores,