• Nenhum resultado encontrado

Os produtos da Royal 4 têm como base as ferramentas PROGRESS, banco de dados e linguagens de quarta geração (4GL), bastante atuais e abertas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os produtos da Royal 4 têm como base as ferramentas PROGRESS, banco de dados e linguagens de quarta geração (4GL), bastante atuais e abertas."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

Empresa especializada na distribuição, comercialização,

implantação e customização de soluções para atacado e varejo.

Distribuidora oficial da Royal 4 no Brasil. Presta consultoria nas

áreas de atacado, varejo, logística e distribuição.

Nos mais de 16 anos passados desde sua fundação, Royal 4 tem

disponibilizado soluções de software empresariais para companhias

de médio e grande porte dos segmentos de manufatura, varejo,

atacado e distribuição.

O produto inicial da Royal 4, lançado em 1986, foi um ERP

(Enterprise Resource Planning / Manufacturing Resurce Planning), o

R4-Enterprise, atualmente instalado e rodando em mais de 200

clientes e com mais de 5000 usuários ao redor do mundo. Mais

recentemente, por volta de 1997, a Royal 4 lançou no mercado um

Sistema de Administração de Armazéns (WISE). O WISE é um

sistema inteligente de Administração de Armazéns com interface

gráfica e totalmente parametrizável (utilizando o conceito de regras

de negócio).

Pontos fortes da corporação Royal 4:

Uma companhia de altíssimo nível técnico

Proprietária e distribuidora de softwares de classe mundial

Referência de clientes multinacionais em vários segmentos da

indústria e comércio

Alianças com empresas líderes de softwares de ERP

Os produtos da Royal 4 têm como base as ferramentas PROGRESS,

banco de dados e linguagens de quarta geração (4GL), bastante

atuais e abertas.

(3)

W.I.S.E

WAREHOUSE INFORMATION SYSTEM EXPERT - WMS

W E B

Recebimento

Controle de qualidade

Armazenagem dirigida

Movimentação interna

Contagem cíclica

Reposição

Coleta / Embalagem

Embarque

Manifestos de carga

E

R

P

E D I

E R P

interface

W.I.S.E

WAREHOUSE INFORMATION SYSTEM EXPERT - WMS

W E B

Recebimento

Controle de qualidade

Armazenagem dirigida

Movimentação interna

Contagem cíclica

Reposição

Coleta / Embalagem

Embarque

Manifestos de carga

E

R

P

E D I

E R P

interface

(4)

WISE é um sistema de gerenciamento de Centros de Distribuição no qual são definidas as regras de alocação, tipos de containers, tipos de embalagens, paletização, procedimentos de embarque para múltiplas ordens, técnicas de empacotamento, etc...

O sistema WISE com base nestas regras otimiza as tarefas utilizando algoritmos complexos. Todas estas funcionalidades do sistema WISE estão à disposição para melhorar as operações do Centro de Distribuição, dando à organização uma vantagem competitiva perante a concorrência, minimizando, consideravelmente, os custos e aumentando a produtividade.

RECEBIMENTO

É um dos módulos de entrada do WISE que consiste de um conjunto detalhado de todos os possíveis tipos de estoques que podem ser recebidos no armazém. Ordens de compra, transferências entre locais, tarefas, aviso antecipado de embarques, devolução de materiais e recebimentos não esperados. Desta forma, o sistema WISE comandará todas as operações necessárias após o recebimento.

- Visão total de todas as ordens de entrada

- Suporte completo para Avisos Antecipados de Embarque (AAE’s). Os AAE’s podem ser enviados diretamente para o WISE ou para o sistema central.

- Vários operadores de recebimento podem ser alocados trabalhar em uma única ordem.

- Um único operador de recebimento pode trabalhar simultaneamente em múltiplas ordens.

- Pode receber remessas não esperadas.

- Um único equipamento de RF pode ler código de barras, identificadores de palet ou etiqueta de palet.

- Capturar toda a informação possível no momento da recepção das mercadorias como número de lote, número de série e todas as datas (criação, manufatura, vencimento, etc...)

(5)

CONTROLE DE QUALIDADE

Durante o recebimento o sistema WISE pode determinar os parâmetros que devem comprovar rapidamente a qualidade das mercadorias recebidas. Tais parâmetros consistem em: um percentual de itens recebidos (amostragem), por código de produto, por código de grupo, vendedor e/ou qualquer destas combinações. O sistema WISE então pode gerar uma série de tarefas para movimentar os itens que requerem procedimentos de controle de qualidade. Os lotes rejeitados serão identificados dentro do sistema para evitar a geração de tarefas de armazenamento e alocação.

ARMAZENAGEM

Diversas funcionalidades de armazenagem permitem ao armazém utilizar diferentes tipos e métodos de armazenamento. Utilizando o RF como base das tarefas de armazenamento o sistema WISE dirige os operadores às corretas alocações e com os equipamentos certos e na rota mais simples e eficiente.

ARMAZENAGEM Cont...

Com base na configuração definida pelo usuário, o sistema WISE gera as tarefas de armazenamento para dirigir da forma mais eficiente o pessoal operacional do depósito para alocar os itens com base tanto no próprio item como no grupo de produtos, nas localizações e ou em qualquer combinação dos mesmos. O sistema WISE também incorpora regras de consolidação e dimensões dos produtos e do local (cubagem). A função de cubagem utiliza as dimensões do produto e peso para assegurar a viabilidade de armazenamento em cada local. Isto também previne contra danos aos produtos através da especificação dos parâmetros de carga e empilhamento máximos para cada item e local.

CROSSDOCKING

A funcionalidade de Crossdocking é uma valiosa ferramenta para melhorar o armazém com um processamento de ordens mais eficiente e rápido. Quando um item é recebido para depósito (de uma ordem ou uma devolução) e o mesmo item é requerido para uma ordem de saída aguardando ser processada, o sistema WISE dispara imediatamente as tarefas necessárias para levar as mercadorias da doca receptora para a área de empacotamento ou de saída e completar o embarque. Isto elimina todas as tarefas de armazenamento e separação que seriam necessárias para estocar o item e tornar a separá-lo.

UNCIONALIDADES INTERNAS DE LOGÍSTICA

(6)

CONTROLE DE INVENTÁRIOS

Os estoques são acompanhados desde o momento de chegada na doca , durante todos os passos dos processos de armazenamento até a doca de saída.Os estoques são controlados em nível de item, pelo número de SKU , pela quantidade e localização. Todas as tarefas são geradas pelo sistema, dinamicamente dirigidas ao pessoal operacional do armazém via Radiofreqüência. Isto possibilita monitorar o Centro de Distribuição em tempo real e com total precisão.

LOCALIZAÇÃO DE PRODUTOS

Alocação dinâmica de espaço é outro fator de sucesso do WISE. Uma vez que o lay-out do Centro de Distribuição esteja definido e os atributos dos produtos e locais estejam definidos, o sistema passará a administrar os espaço de acordo com a disponibilidade, volume, peso, e especificidades requeridas pelos produtos. O sistema pode informar o local, ou locais, onde um determinado produto está, bem como sua situação (separado, alocado, disponível, ect. ).

PALETIZAÇÃO

WISE permite manipular os estoques, disponibilidade e paletização em qualquer unidade de apresentação com a capacidade de tratar qualquer código padrão (EAN-14, UCC-128, ect.). Por exemplo: um Palet (primeiro nível), 24 caixas por Palet (segundo nível), 48 engradados de seis por caixa (terceiro nível) e 6 garrafas por engradado de seis (quarto nível). Pode-se usar paletização para medida e para identificar palets ou caixas com um código de barras padrão (Códigos EAN-14 / UCC-128), por exemplo: caixas de doces com caixas de cervejas e caixas de queijo, ect..

CONTAGEM CÍCLICA E FÍSICA

Durante a implantação, antes de liberar o sistema, um inventário físico total é feito para incluir todos os itens e suas respectivas localizações.Uma leitura dos locais seguido da leitura dos itens assegura um perfeito cruzamento item/local. A funcionalidade de Contagem Cíclica Dinâmica e Inteligente não requer congelamento dos estoques. Contagens cíclicas são automaticamente disparadas em segundo plano com base nos requerimentos definidos pelos usuários. Contagens Cíclicas podem ser executadas por locais, zonas, grupos de produtos ou itens.

Uma contagem cíclica de discrepância é executada toda vez que uma tarefa de armazenagem ou de coleta é completada e há uma diferença entre as quantidades atuais e as esperadas. Este local é então colocado em espera temporária e uma recontagem é automaticamente disparada.

(7)

ROTAS INTERNAS

Quando o sistema é configurado pela primeira vez todos os locais e rotas internas são fixados e definidos para assegurar um deslocamento mais rápido e eficiente. As Rotas de Tráfego do Armazém devem ser rápidas e eficientes. As rotas podem ser por itens específicos ou com base em equipamentos, espaço, níveis de segurança ou por outros atributos definidos pelos usuários (temperatura, produtos perecíveis, materiais perigosos, etc.). Estas rotas internas incorporam o caminho detalhado a ser seguido para assegurar as melhores técnicas de coleta / armazenamento. Estes caminhos são flexíveis o suficiente para trocar e tratar padrões diferentes para testes de eficiência como por exemplo: coleta por corredor, por prateleira, por fila, por padrão-Z, por padrão-U, ect..

REABASTECIMENTO

As regras definidas pelo usuário para reposição/remanejamento de estoques asseguram que o mesmo seja feito com rapidez e segurança. WISE pode gerar automaticamente estas tarefas com base em níveis mínimos de quantidade de estoques por item, grupo de produtos ou localização. Quando utilizamos a metodologia “forward picking”, a solução WISE permite ao responsável pelo gerenciamento do armazém repor todas as áreas de “forward picking” para os níveis máximos definidos, com o simples toque de um botão. “forward picking” permite para todas as separações de um determinado dia/ordem/onda a serem apanhados de uma área de alto volume.

FUNCIONALIDADES INTERNAS DE LOGÍSTICA

(8)

PROCESSAMENTO DE ORDENS

A tela de Gerenciamento de Ordens, é uma ferramenta bastante flexível usada para agrupar e executar ordens de embarque. Esta tela gráfica tem uma interface muito simples e que permite ao usuário responsável a capacidade de executar ordens simples, agrupadas com base no número de ordem, identificação do cliente, destino, data, transportadores, prioridades e muitas outras combinações também. A qualquer momento, durante o processamento, uma ordem de embarque pode ser cancelada e o sistema WISE gera todas as tarefas necessárias para devolver todos os itens ao estoque no processo de coleta / embarque.

COLETA (PICKING)

O sistema WISE permite à gerência do armazém flexibilidade para liberar ordens para coleta dos produtos. Apesar de ser o objetivo de todo WMS ter um armazém sem o uso de papel, se forem necessárias, as listas de coleta podem ser impressas. Usando a tecnologia de radiofreqüência, a liberação de uma ordem ou de um grupo de ordens é chamada de onda. Uma onda pode ser liberada para ser coletada (picking) por uma ordem, zona, local, funcionário, etc... As coletas são designadas para um funcionário com base nas definições prioritárias definidas pelo usuário, pelos atributos do produto/ordem e pela seqüência de caminhos internos do armazém. Todo o detalhamento das tarefas de uma coleta é registrado em um relatório de ocorrências: funcionário, unidade de medida, destino e tempo de operação.

Todas as funções do armazém são atualizadas em tempo real. No momento em que uma tarefa é concluída, a próxima tarefa na seqüência é disparada. Se uma ordem urgente é enviada ao armazém necessitando ser processada imediatamente, o sistema WISE pode fazer os ajustes necessários para abrir tarefas imediatas a fim de colocar a ordem em prioridade máxima acima das tarefas abertas já existentes. WISE pode coletar por: Onda, Ordem, Demanda prioritária, Palet, Palet parcial, Item, Zona, Local e por Cliente.

Estoque

FUNCIONALIDADES DE SAÍDA

(9)

EMBALAGEM (PACKING)

O Sistema WISE permite diferentes métodos de embalagem. O mais comum é fazer a coleta de uma área genérica, depois levar as mercadorias para um determinado posto de empacotamento, onde o “empacotador” as encaminha para o próximo passo do processamento de ordens. Se um usuário definir que eles estão coletando uma ordem ou ordens, o sistema WISE pode então coletar dos locais da área genérica e colocar os itens diretamente no container de empacotamento pronto para embarque. Isto também é denominado Paletização caso o container de empacotamento for um palet e o próprio palet for usado para despacho.

EMBARQUES ( (SHIPPING)

Depois que os itens de uma ordem passaram por todos os passos definidos pelo usuário (coleta, empacotamento e paletização) podem ser embarcados. As ordens podem ser consolidadas para um embarque com base em numero de ordem, container, transportadora, onda, código postal, estado, cidade, etc.. A lógica detalhada utilizada pelo sistema WISE para embarque permite utilizar todas estas variáveis ou uma combinação entre elas. Também, durante o processo de embarque, toda a documentação necessária para o despacho é gerada. Listas de empacotamento, conhecimento, manifestos e etc...

(10)

TECNOLOGIAS SUPORTADAS

- Ambiente gráfico, Client Server, Web Browser

- Relatórios via WEB:

- Relatórios de inventário e situação das ordens, informações sobre as NF’s e outros

- Disponível para os sistemas operacionais: - NT, UNIX, LINUX, SOLARIS, SUN e outros

- Escrito em linguagem 4GL PROGRESS - Bancos de Dados Suportados:

- PROGRESS, ORACLE e todos os bancos de dados acessados via ODBC

- Hardware suportado

- HP, IBM, SUN, SCO, INTEL, UNISYS e DIGITAL/SUN

E.D.I.

Intercâmbio eletrônico de dados (EDI) é uma troca de dados entre empresas dentro de formatos padrão. No EDI a informação é organizada dentro de um formato especificado por ambas as partes permitindo utilizar, de qualquer forma, um tipo de transação que não requer nenhuma intervenção manual ou re-digitação. A informação contida em uma transação EDI é, na maioria das vezes, igual a um documento convencional impresso.

EDI cria infinitas possibilidades para desenvolver troca de informações e serviços entre diferentes partes e locais. Varejistas em particular estão agora colhendo os benefícios do uso do EDI para conduzir suas atividades empresarias do dia a dia.

Eles se beneficiam não tendo que se preocupar com os níveis de estoque em função de uma maior rotação de estoques. Hoje em dia as maiores cadeias varejistas exigem que seus fornecedores utilizem EDI na hora de negociar com eles.

(11)

RADIOFREQUÊNCIA

WISE é um sistema com uma arquitetura verdadeiramente homogênea. É um dos poucos WMS’s disponíveis hoje no mercado que utilizam a mesma linguagem operacional tanto para os terminais, para os bancos de dados e para equipamentos de radiofreqüência. O sistema WISE executa todas as transações nos equipamentos de radiofreqüência via emulação de terminal. Isto pode ser suportado por toda a gama de equipamentos disponíveis hoje em dia no mercado.

OBSERVAÇÕES

- O erro resultante de uma intervenção humana é de 1 por 300, comparado com 1 por 3.000.000 no caso de uso de código de barras.

- Código de barras reduz o tempo de um Inventário físico entre 50% e 75%.

- A média de retorno de um sistema de código de barras de qualquer tipo é de 6 a 12 meses as vezes menos.

- Um estudo recente mostrou que empresas que não utilizam um sistema de código de barras têm em média 2% de erros em todos os embarques e recebimentos e necessitam de 4 horas, em média, para corrigir estes erros

- WISE tem interfaces para quase todos os equipamentos de radiofreqüência existentes no mercado.

(12)

Portaria

Controla

Portaria

Sim

Identifica Veículo / Motorista

Sim

Controla Prioridade de Descarga

Sim

Recebimento

Tem Interface com ERP’s

Sim

Suporta

E.D.I.

Sim

Trata Divergências e Avarias

Sim

Identifica produtos com Código de Barras

Sim

Controla

Fifo

Sim

Controla

Lifo

Sim

Controla Data de Validade

Sim

Controla Lote Específico

Sim

Controla Lote Logístico

Sim

Controle de Qualidade

Sim

Opera com Radiofreqüência

Sim

Opera de forma híbrida (c/ ou s/ coletor)

Sim

Tem interface com balanças

Sim

Armazenagem

Tem regras de Armazenagem

Sim

Regras por produto e grupo de produtos

Sim

Gera tarefas de armazenagem

Sim

Considera

capacidade

Sim

Endereçamento

Controla

localizações

Sim

Sugere endereços dinamicamente

Sim

Opera com radiofreqüência

Sim

Opera de forma híbrida (c/ ou s/ coletor)

Sim

Inventário

Por

endereço

Sim

Por

produto

Sim

Por grupo de produtos

Sim

Por

quantidade

Sim

Contagem automática por discrepância

Sim

Sem necessidade de parar a operação

Sim

Opera com radiofreqüência

Sim

Opera de forma híbrida (c/ ou s/ coletor)

Sim

Gestão de Kits

Controla

componentes

Sim

Controla saldo de kits

Sim

(13)

Separação

Tem interface com ERP (Pedidos)

Sim

Gera tarefas de separação

Sim

Suporta

E.D.I.

Sim

Controla Fifo / Lifo

Sim

Controla data de validade

Sim

Controla lote específico

Sim

Rotas internas

Sim

Por

funcionário

Sim

Por

ordem

Sim

Por

onda

Sim

Por pedido / cliente

Sim

Por

região

Sim

Opera com radiofreqüência

Sim

Opera de forma híbrida (c/ ou s/ coletor)

Sim

Conferencia

Cega

Sim

Opera com radiofreqüência

Sim

Opera de forma híbrida (c/ ou s/ coletor)

Sim

Expedição

Identifica volumes com código de barras

Sim

Tem interface com ERP

Sim

Gera documentação para despacho

Sim

Inf. Gerenciais

Gráficos de performance

Sim

Avaliação dos operadores

Sim

Tomada de decisão

Sim

Rastreabilidade

Documentos

Sim

Produtos

Sim

Operador

Sim

Localização

Sim

Código de Barras

EAN

13

Sim

DUN

14

Sim

EAN / UCC 128

Sim

Internet

Informações sobre Pedidos de Compra

Sim

Recebimentos

esperados Sim

Inventários – situação e quantidades

Sim

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Como todos os outros seres humanos, o operador também é construtor da realidade e carrega consigo “experiências vividas, ideologias e valores que amoldam a sua

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Este estudo tem por objetivo determinar até que ponto os acontecimentos da vida são entendidos como indutores de stress e os níveis de burnout e de satisfação com

Este ponto da obra se inicia com a apresentação de algumas das ideias centrais da argumentação proposta pelo autor, a saber: do turismo como prática social lastreada e difusora

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o