• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO PROFISSIONAL "HABITAÇÃO: PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA" CADERNO DO ALUNO. Ano Letivo de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO PROFISSIONAL "HABITAÇÃO: PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA" CADERNO DO ALUNO. Ano Letivo de 2017"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COORDENADORIA DE ENSINO TECNOLÓGICO – CET

MESTRADO PROFISSIONAL

"HABITAÇÃO: PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA"

CADERNO DO ALUNO

Ano Letivo de 2017

COORDENADORIA DE ENSINO TECNOLÓGICO - CET

(2)

COORDENADORIA DE ENSINO TECNOLÓGICO

CORPO ADMINISTRATIVO

Coordenador: Eduardo Luiz Machado

Secretaria de Alunos: Adilson Feliciano do Nascimento Andréa de Oliveira Valero

Camila Cristina Camargo Marisa Regina de Oliveira Mary Yoshioka Pires de Toledo Suporte Técnico: Bruno Damião Francisco da Silva

Bibliotecária: Andréia Longuinho da Silva

Maria Natalina de Almeida Martins

Financeiro: Lindomar Guedes

MESTRADO PROFISSIONAL EM HABITAÇÃO: PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA

Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Maria Akutsu

Coordenador da Área de Concentração I (PGP): Prof. Dr. André Luiz Gonçalves Scabbia

Coordenador da Área de Concentração II (TCE): Prof. Dr. Cláudio Vicente Mitidieri Filho

(3)

3 CET / IPT

Av. Prof. Almeida Prado, 532 - Prédio 56 - Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” - Butantã - São Paulo - SP - CEP 05508-901

Telefones: (11) 3767-4673 / 3767-4068 / 3767-4058 / 3767-4624

Horário de Atendimento da Secretaria de Alunos:

 De 2as às 6as feiras, das 9h00 às 21h30.

Horário das Aulas:

 De 2as às 5as feiras, das 19h00 às 22h30, com intervalo das 20h45 às 21h00 (aulas eventuais às 6as feiras e sábados).

Horário de Atendimento do DAIT / Biblioteca:

 De 2as às 5as feiras, das 09h00 às 21h30. Telefone: 3767-4925, Prédio 1 – 1º andar

Financeiro: De 2as às 6as feiras, das 9h00 às 16h30

Telefone: 3769-6918, e-mail financeiro@fipt.org.br, Prédio 11 – 1º andar

 Informações acadêmicas - mestrado@ipt.br  Site: www.ipt.br

 Homepage: www.ipt.br/pos_graduacao_ipt

 Portal do aluno: www.serpi.ipt.br – O login e a senha = numero da matrícula. Poderá acessar para atualizar dados pessoais, verificar frequência e conceitos e fazer a matricula todos os quadrimestres.

 SIA – Sistema de Informação Acadêmica: moodle.ipt.br – O login e a senha = numero da matricula.

Poderá acessar as disciplinas matriculadas para verificar o material disponibilizado pelos professores.

(4)

1 INTRODUÇÃO

Os Programas de Mestrado Profissional (Pós-graduação stricto-sensu) visam a aplicação e extensão de conhecimentos com finalidades profissionais e vocacionais e são regidos pela Portaria No 80 editada em 16.12.98 da CAPES/MEC.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S. A. – IPT criou o Mestrado Profissional em Habitação: Planejamento e Tecnologia em 1997, autorizado pela CAPES/MEC, e teve suas atividades iniciadas em 1998.

2 OBJETIVOS

O Mestrado Profissional em Habitação tem como objetivos:

• promover pesquisa aplicada, integrando conhecimento tecnológico e atividade profissional;

• colocar o participante a par da cultura tecnológica e de conhecimentos na área específica de trabalho;

• ampliar o conhecimento do participante por meio do efetivo equacionamento e aplicação de questões práticas de empresas ou do setor público.

3 ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

O Curso de Mestrado Profissional em Habitação oferece disciplinas eletivas, distribuídas em duas áreas de concentração, além da disciplina “Metodologia da Pesquisa” e “Seminários Técnicos de Área de Concentração” .

O aluno deve cursar além da “Metodologia da Pesquisa”, seis disciplinas eletivas, sendo quatro, no mínimo, em sua área de concentração, escolhida no início do curso.

Para a aprovação na disciplina de “Metodologia da Pesquisa”, o aluno deverá, com o apoio do Orientador designado, apresentar sua Proposta de Trabalho Final, constituindo-se esta fase na de pré-qualificação do aluno.

Além do cumprimento de créditos-aula, o aluno deve, ao longo do curso, submeter-se a exame de Qualificação. Para se submeter à banca de qualificação, o aluno deve ter sido aprovado em proficiência em língua estrangeira.

O aluno deve matricular-se, na disciplina “Acompanhamento da Dissertação” durante todo o período de desenvolvimento do Trabalho Final, assistido pelo respectivo Professor Orientador, e manter o seu vínculo com o curso.

Para obtenção do Título de Mestre o aluno deve submeter-se a uma banca de Defesa do Trabalho Final composta por três membros, o Orientador e mais dois professores convidados ( um externo ao Curso) e o suplente.

(5)

5

4 INFRA-ESTRUTURA

Ao aluno é possibilitada, além do acesso às instalações da CET, a utilização do DAIT / Biblioteca durante suas atividades discentes (para maiores informações, consultar Regulamento do DAIT), assim como o acesso às instalações laboratoriais do IPT, quando necessário, conforme regras estabelecidas pelos laboratórios.

5 ACOMPANHAMENTO DA DISSERTAÇÃO

Esta atividade é realizada pelo aluno ao longo do curso com o objetivo de desenvolver a proposta de trabalho para o Exame de Qualificação e a Dissertação. As reuniões mensais são agendadas pelo coordenador do curso e divulgadas pela secretaria através de email. O aluno deve matricular-se nesta disciplina após completar os créditos em disciplinas.

6 EXAME DE PROFICIÊNCIA LÍNGUA ESTRANGEIRA

A aprovação no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira é um pré-requisito para a apresentação do Exame de Qualificação.

7 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Nesta fase, o aluno deve obrigatoriamente apresentar o andamento do seu trabalho contendo, basicamente:

• Estrutura da Dissertação; • Revisão bibliográfica;

• Planejamento dos ensaios experimentais; • Projeto do protótipo a ser construído;

• Planejamento de estudos de casos, levantamentos e de entrevistas • Andamento / resultado parcial de levantamentos/partes de capítulos, etc.

A participação do Professor Orientador é fundamental na análise e encaminhamento do trabalho de Qualificação. Só com sua concordância o trabalho poderá ser encaminhado para banca.

O material para qualificação deve ser entregue em 3 (três) vias na secretaria, acompanhado do formulário com os membros da banca (deverá ser aprovado pela CPG – Comissão de pós-graduação), estimando, também, data para realização da banca e definindo sua composição. O exame de qualificação deve ser realizado pelo menos 4 (quatro) meses antes do prazo final.

8 DISSERTAÇÃO

O aluno deverá apresentar, para conclusão do Curso, a Dissertação, elaborada a partir do conjunto de atividades do Programa do Mestrado e cuja abordagem seja, essencialmente, de temas relacionados à sua prática profissional. O tema de tal trabalho deverá ser definido no início do Curso e ser acompanhado por um Professor Orientador durante o período de seu desenvolvimento.

A Dissertação deve ter apresentação conforme orientações do Guia para elaboração da dissertação disponibilizado pela CET. A participação do Professor Orientador é

(6)

fundamental na análise e encaminhamento da Dissertação. Só com sua concordância o trabalho poderá ser encaminhado para banca.

A Dissertação deve ser entregue em 3 (três) vias na secretaria, acompanhado do documento de "Formação de banca assinado pelo orientador, estimando, também, data para realização da banca e definindo sua composição, para análise da Comissão de Pós Graduação.

9 ENTREGA DA QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Tanto o trabalho de qualificação como o de Dissertação deve ser entregue e devidamente registrado na secretaria com a obrigatória aquiescência do orientador, observando-se os prazos regimentais estabelecidos. O orientador deve, portanto receber o trabalho com a antecedência necessária para sua análise e para a elaboração de sugestões de alteração ou complementação.

Adicionalmente, o trabalho de pesquisa do aluno deve propiciar a elaboração de artigos para seminários, congressos e revistas técnicas, importantes para a avaliação da produção intelectual do corpo discente pela Capes.

10 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O Mestrado Profissional em Habitação é constituído de duas áreas de concentração, que são domínios de especialização que refletem os núcleos temáticos abordados no Curso, a saber:

10.1 Área de Concentração: Planejamento, Gestão e Projeto (PGP)

• PGP-002 - Meio físico e área de risco em planejamento habitacional • PGP-003 – Obras de geotecnia em empreendimentos habitacionais;

• PGP-004 – Avaliação de impactos ambientais em empreendimentos urbanos • PGP-009 – Análise de custo e de viabilidade de construções

• PGP-010 – Projetos arquitetônicos e urbanísticos • PGP-011 – Sistemas integrados de saneamento urbano

• PGP-014 – Gestão da inovação em habitação: conceitos e abordagens

• PGP-015 – Análise de risco e tomada de decisão em empreendimentos habitacionais • PGP-016 – Habitação social e cidade no contexto urbano brasileiro

(7)

7

10.2 Área de Concentração: Tecnologia em Construção de Edifícios (TCE)

• TCE 001 - Sistemas construtivos para habitação: inovação e desempenho; • TCE 004 - Materiais e técnicas de acabamento, revestimento e de restauro de edifícios;

• TCE 006 – Sistema da qualidade no projeto e construção de edifícios; • TCE 007 - Patologia das edificações;

• TCE 008 – Desempenho térmico e acústico de edifícios; • TCE 009 – Alvenarias e vedações verticais

• TCE 010 – Materiais de construção civil: constituição, aplicação e inovação. • TCE 011 – Segurança contra incêndio no ambiente construído

• TCE 012 – Fundações de edifícios • TCE 013 - Instalações prediais.

10.3 Disciplinas para ambas áreas de concentração

• MDP 001 – Metodologia da pesquisa (OBRIGATÓRIA)

• STA 001 – Seminários técnicos de áreas de concentração (ELETIVA) • SAC 001 – Sustentabilidade no ambiente construído (ELETIVA)

(8)

CORPO DOCENTE

Nome do Professor Telefone e-mail

Adriana de Camargo Brito 3767-4258 adrianab@ipt.br

André Luiz Gonçalves Scabbia 3767-4672 scabbia@ipt.br

Antonio Fernando Berto 3767-4675 afberto@ipt.br

Cláudio Vicente Mitidieri Filho 3767-4256 claumit@ipt.br

Daniel Setrak Sowmy 3767-4964 dss@ipt.br

Eduardo Ioshimoto 3091-5206 eduardo.ioshimoto@.usp.br

Eduardo Soares Macedo 3767-4370 esmacedo@ipt.br

Ércio Thomaz 3767-4256 ethomaz@ipt.br

Fulvio Vittorino 3767-4579 fulviov@ipt.br

José Maria de C. Barros 3767-4431 jmbarros@ipt.br

Julio C. Sabadini de Souza 3767-4556 sabadini@ipt.br

Lizete Maria Rubano -- lmrubano@superig.com.br

Luciana Alves de Oliveira 3767-4949 luciana@ipt.br

Luciano Zanella 3767-4671 lucianoz@ipt.br

Maria Akutsu 3767-4258 akutsuma@ipt.br

Marcelo de Andrade Romero 3091-4796 maromero@usp.br

Marcelo de Mello Aquilino 3767-4579 aquilino@ipt.br

Mirian Cruxên B. Oliveira 3767-4367 miriancr@ipt.br

Omar Yazbek Bitar 3767-4489 omar@ipt.br

Sergio Brazolin 3767-4533 brazolin@ipt.br

Valdecir Angelo Quarcioni 3767-4969 quarciva@ipt.br

Wolney Castilho Alves 3767-4671 wolneipt@ipt.br

(9)

9

REGRAS DE CONDUTA Obrigações do aluno

Efetuar a matricula online em todos os quadrimestres durante a sua

permanência no curso, no período determinado no calendário.

• Estar ciente das informações constantes nas cláusulas do contrato firmado com a FIPT e do Regimento da Pós-graduação – Mestrado Profissional

• O acesso às dependências do IPT:

Até às 16:30h – acesso pela portaria principal (estátua)

Após às 16:30h – acesso pela Portaria 4 (próximo ao prédio 56) desde que

munidos do crachá de identificação e do selo adesivo no veículo.

A portaria 4 será fechada às 20h00; após esse horário utilizar a portaria principal, para entrada ou saída.

Será reaberta a partir das 22h para a saída dos alunos.

Acompanhantes e alunos sem crachás deverão obrigatoriamente ser identificados na portaria principal, não sendo permitida a entrada pelo outro portão

• Respeitar o limite de velocidade de 30 km

• Entrada restrita às sextas-feiras. Caso necessite vir ao IPT, solicitar autorização com antecedência para mestrado@ipt.br, exceto para as aulas já programadas. • Conforme a Instrução Normativa nº 27 do IPT é proibida a entrada de crianças

menores de 7anos, mesmo acompanhadas.

Item 3.7 Crianças com idade entre 7 e 12 anos somente tem acesso às dependências do IPT acompanhadas por pessoa responsável, tanto nos dias úteis como nos finais de semana. O Instituto possui áreas de risco onde existem elementos potencialmente perigosos e nocivos à saúde.

Proibido comer/beber na sala de aula

Proibido o uso da internet durante as aulas, salvo quando permitido pela disciplina • Proibido o uso do celular em sala de aula.

Disponibilidade ao aluno:

• Rede wireless

• Biblioteca no prédio 1 – 2º andar • Sala de estudo – 1º andar – sala 15

(10)

• Visita programada a alguns laboratórios do IPT

• Auxílio de 50% no valor da inscrição para eventos científicos – preencher formulário e entregar a documentação, conforme o Regulamento, disponível no moodle.ipt.br – secretaria.

• Estacionamento

ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS:

• Pedidos de declaração de matrícula, histórico escolar, cadastro na SPtrans ou informações acadêmicas, deverão ser encaminhadas para o mestrado@ipt.br

• A duração do curso é de 30 meses e o aluno poderá fazer um único trancamento do curso, de até 4 meses, com a suspensão ou não dos pagamentos desse período, mediante o preenchimento do formulário, disponível na secretaria. Com o trancamento, o prazo final é estendido por mais 4 meses.

• No caso de desistência do curso, o aluno deverá preencher o formulário de cancelamento para solicitarmos formalmente ao departamento Financeiro, a suspensão dos boletos das mensalidades, evitando assim cobranças indevidas. • Não será possível efetuar o trancamento ou cancelamento do curso ou a

matricula online no quadrimestre, se houver inadimplência.

• Boletos das mensalidades no link http://moodle.ipt.br/boleto/login/aluno

• Assuntos financeiros: sr. Lindomar Guedes – financeiro@fipt.org.br – 3769-6918 – horário comercial

• O sistema Serpi – www.serpi.ipt.br deverá ser utilizado para consultar frequência, conceitos, históricos, atualizar dados e, principalmente para efetuar a matrícula online nos quadrimestres, no período indicado (obrigatório). O aluno que concluiu as disciplinas, deverá matricular-se em Acompanhamento da Dissertação para manter o vínculo com o IPT.

O primeiro acesso: login e senha = numero da matricula.

• O sistema de informação acadêmica: moodle.ipt.br é utilizado pelos professores para disponibilizar o programa e o material das aulas. Os alunos terão acesso somente às disciplinas em que estiverem matriculados.

(11)

11

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL

CALENDÁRIO 2017

CALENDÁRIO DE AULAS INICIO TERMINO

1º Quadrimestre 30/01/2017 12/05/2017

2º Quadrimestre 15/05/2017 01/09/2017

Recesso Escolar 10/07/2017 14/07/2017

3º Quadrimestre 04/09/2017 15/12/2017

CALENDÁRIO DE MATRICULAS

DISCENTES VETERANOS INICIO TERMINO

1º Quadrimestre/2017 04/11/2016 16/11/2016

2º Quadrimestre/2017 10/04/2017 17/04/2017

3º Quadrimestre/2017 25/07/2017 após as 17h00 07/08/2017

Referências

Documentos relacionados

se alguém chama por nós não respondemos, se alguém nos pede amor não estremecemos, como frutos de sombra sem sabor,!. vamos caindo ao

O Cristo, tende piedade de nós (2x) Senhor, que nos submetestes ao julgamento da vossa cruz,!. tende piedade

Todo este material deverá ser entregue a professora pelo aluno separadamente do material de uso

b) Qualificação - deverá ser solicitado o agendamento da qualificação pelo Aluno aprovado na pré-qualificação, com anuência do Orientador, quando ambos julgarem

01 Caderno Quadriculado / Capa Dura com margem- 48 fls 01 Caixa de lápis de cor (12 cores)- Sugestão: Faber Castell ou Acrilex 01 Caixa caneta hidrocor (12 cores)- Sugestão:

Se há dirigentes (ateus ou não cristãos) contra as Marchas pelas Famílias e pelas Liberdades Cristãs - que aconteceu on- tem de foram ordeira e pacífica como Ensinou Jesus - em todas

Utilizei 120 coletores de sementes de 1 m², 60 em cada habitat (mata de galeria e cerrado típico), vistoriados ao amanhecer (sementes deixadas pelos morcegos) e ao

No sistema de rotação de culturas arroz/milho/arroz, a atrazina persisitiu em PLANOSSOLO HÁPLICO Eu- trófi co até 180 dias pós-aplicação desse herbicida na cultura do milho e