• Nenhum resultado encontrado

1 - AS DATAS, AS CIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 - AS DATAS, AS CIDADES"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

10 CIDADES | 17 SALAS | 6 SECÇÕES | 52 FILMES | 137 PROJECÇÕES | 20 FILMES EM ANTESTREIA | UMA MADRINHA | UMA HOMENAGEM | UMA RETROSPECTIVA | O UNIVERSO DE ANIMAÇÃO | 13 CONVIDADOS | PRÉMIO DO PÚBLICO | EVENTOS | PROGRAMAS PARALELOS: RTP2 – SESSÃO DUPLA e ONDA CURTA E UNIVERSIDADE DE LISBOA, UNIVERSIDADE DE ÉVORA, CINETEATRO DE ESTARREJA, AUDITÓRIO MUNICIPAL DO SEIXAL E CINEMA CHARLOT AUDITÓRIO MUNICIPAL DE SETÚBAL.

1 - AS DATAS, AS CIDADES

LISBOA – 4 a 14 de Outubro, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Institut Français du Portugal e Cinema Nimas | ALMADA – 10 a 14 de Outubro, Auditório Fernando Lopes-Graça | FARO – 16 a 21 de Outubro, Teatro Municipal de Faro | PORTO – 22 a 28 de Outubro, Rivoli Teatro Municipal, Fundação Serralves, Biblioteca Municipal Almeida Garrett | COIMBRA – 25 a 31 de Outubro, Teatro Académico Gil Vicente | GUIMARÃES – 4 a 9 de Novembro, Cineclube de Guimarães, Cinema São Mamede

EXTENSÕES – Universidade de LISBOA, Universidade de ÉVORA, Cineteatro de ESTARREJA, Cinema Charlot Auditório Municipal do SEIXAL e Auditório Municipal de SETÚBAL.

2 - AS SECÇÕES

2.1. ANTESTREIAS – O MELHOR E O MAIS RECENTE DO CINEMA FRANCÊS

20 filmes: 10 com distribuição portuguesa assegurada e 10 com direitos ainda não adquiridos para Portugal. Desde a sua criação, em 2000, que o objectivo primeiro da Festa do Cinema Francês , organizada pelo Institut Français du Portugal, é mostrar o que de melhor e mais recente se produz em França, dedicando a sua secção, considerada principal, apenas a filmes em ANTESTREIA., com a presença de artistas convidados, numa celebração do cinema francês, da sua vitalidade e da sua diversidade.

Este ano, temos de novo o prazer de presentear o público português com filmes que não tiveram ainda saída comercial em França. É o caso, nesta 13ª edição, de Paulette de Jérôme Enrico e La Pirogue de Moussa Touré.

Outro dos objectivos é apoiar os distribuidores portugueses na promoção dos filmes franceses cujos direitos adquirem para exibição em Portugal. É por isso que nos regozijamos, uma vez mais, com o facto de 10 destes filmes terem já distribuição assegurada.

FILME DE INAUGURAÇÃO: PAULETTE, de Jérôme Enrico, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, dia 4 de Outubro, às 21 horas, com a presença da actriz DOMINIQUE LAVANANT.

(2)

ANTESTREIAS - O MELHOR E O MAIS RECENTE DO CINEMA FRANCÊS

Título Realizador Convidados

(confirmados) 1ª sessão apresentação público Distribuição em Portugal

Paulette Jérôme Enrico . Dominique

Lavanant (actriz) 4 de Outubro 21h Zon Lusomundo Fragments d’une revolution

Collectif Anonyme 5 de Outubro

19h30 Le fils de l’autre Lorraine Levy . Pascal Elbé (actor)

. Jules Sitruk (actor) . Virginie Lacombe (produtora) 5 de Outubro 21h Sur la Piste du Marsupilami

Alain Chabat 6 de Outubro

17h

Zon Lusomundo Je me suis fait tout

petit

Cécilia Rouaud . Cécilia Rouaud (realizadora)

6 de Outubro 22h De bon matin Jean-Marc Moutout . Valérie Dréville

(actriz)

7 de Outubro 19h30 Un heureux

évènement

Rémi Bezançon 7 de Outubro

22h

Zon Lusomundo Toi, Moi, Les

autres - Leila

Audrey Estrougo 8 de Outubro

19h30 Journal de France Raymond Depardon,

Claudine Nougaret

8 de Outubro 22h

Captive Brillante Mendoza 9 de Outubro

22h

Alambique

Présumé Coupable Vincent Garenq 10 de Outubro

19h30 Elles Malgorzata Szumowska 10 de Outubro 22h Alambique

Indignados Tony Gatlif 11 de Outubro

19h30 L’exercice de l’état Pierre Schoeller . Pierre Schoeller

(realizador)

11 de Outubro 22h Está no Ar /

Parlez-moi de vous

Pierre Pinaud . Pierre Pinaud (realizador)

12 de Outubro 22h

Zon Lusomundo Le Cochon de Gaza Sylvain Estibal . Baya Belal (actriz) 12 de Outubro

19h30

Zon Lusomundo

L'art d'Aimer Emmanuel Mouret 13 de Outubro

19h30

Zon Lusomundo Poulet aux Prunes Vicent Paronnaud,

Marjane Satrapi

13 de Outubro 22h

Midas Filmes

La Pirogue Moussa Touré 14 de Outubro

19h30

De Rouille et d'os Jacques Audiard 14 de Outubro

22h

(3)

PRESENÇA DE CONVIDADOS

Este ano contamos, até à data desta conferência de imprensa, com a confirmação de 13 artistas convidados. Dominique Lavanant - actriz do filme Paulette de Jérôme Enrico, onde contracena com Bernardette Lafont, Françoise Bertin e Carmen Maura - 4 de Outubro – Inauguração da 13ª Festa do Cinema Francês. Pascal Elbé – actor do filme Le Fils de l’autre de Lorraine Levy - 5 a 7 de Outubro

Jules Sitruk – actor em Le Fils de l’autre - 5 a 7 de Outubro

Virginie Lacombe - produtora de Le Fils de l’autre - 5 a 7 de Outubro

Cécila Rouaud – realizadora do filme Je me suis fait tout petit – 6 a 7 de Outubro Valérie Dréville – actriz do filme De bon matin – 6 a 7 (ou 8) de Outubro

Pierre Schoeler – realizador do filme L’exercice de l’état – 11 a 12 de Outubro Maria de Medeiros – Madrinha da 13ª Festa do cinema Francês – 9 a 14 de Outubro Mehdi Ben Attia – realizador do filme Je ne suis pas mort – 9 a 12 de Outubro. Baya Belal – actriz do filme Le cochon de Gaza - (sem data ainda confirmada)

François Manceaux – realizador do filme Portugal, le chemin de l’incertitude / Portugal, os caminhos da incerteza. – 10 a 13 de Outubro

Camille Brottes Beaulieu – realizadora do filme À l’abri de la tempête – 11 a 15 de Outubro Pierre Pinaud – realizador do filme Parlez-moi de vous / Está no Ar – 12 a 14 de Outubro

PRÉMIO DO PÚBLICO - Prémio Groupama Seguros

O Prémio do público será, este ano e à semelhança de edições anteriores, atribuído a um dos filmes em antestreia cujos direitos foram já adquiridos por distribuidores portugueses. Os filmes a concurso são sempre filmes muito concorridos e o público da Festa do Cinema Francês vota massivamente.

Em 2011, coube ao realizador Radu Mihaileanu ser premiado pelo filme A fonte das mulheres. Lembramos que o mesmo realizador já tinha vencido com O Concerto na edição de 2010.

Este Prémio, oferecido pela Groupama Seguros, no valor de 2 500€ destina-se a apoiar a campanha de promoção do filme escolhido, por ocasião da sua estreia em sala e é entregue ao seu distribuidor.

10 filmes estão em competição:

Título Realizador Distribuição em Portugal

Captive Brillante Mendoza Alambique

De Rouille et d'os Jacques Audiard Clap Filmes

Elles Malgorzata Szumowska Alambique

L'art d'Aimer Emmanuel Mouret Zon Lusomundo

Le Cochon de Gaza Sylvain Estibal Zon Lusomundo

Paulette Jérôme Enrico Zon Lusomundo

Parlez-moi de vous Pierre Pinaud Zon Lusomundo

Poulet aux Prunes Vicent Paronnaud, Marjane Satrapi Midas Filmes Sur la Piste du Marsupilami Alain Chabat Zon Lusomundo

(4)

2. 2 - MARIA DE MEDEIROS – A MADRINHA

Depois de Sandrine Bonnaire e Carole Bouquet, Maria de Medeiros dá-nos a honra de ser a Madrinha desta 13ª edição da Festa do Cinema Francês. A actriz, realizadora e cantora, virá a Lisboa apresentar os seis filmes que escolheu para a secção que lhe é dedicada.

Maria de Medeiros personifica na perfeição a relação estreita que une Portugal e França. A actriz foi a madrinha do Pavilhão dos Cinemas do Mundo, na última edição do Festival de Cannes e foi, em 2008, Artista da Unesco para a Paz.

Este está a ser um ano especialmente frutuoso para a actriz e realizadora: realização da curta-metragem de assinatura própria Mon 6 Mai, homenagem e Palma de Prata no Festival Internacional de Cinema Indepedente de Elche, lançamento do seu novo albúm Pájaros Eternos e finalização do seu novo documentário Les yeux de Bacuri.

A integrar esta secção, temos os filmes:

Título Realizador Ano Data

À l’abri de la tempête Camille Brottes Beaulieu 2010 14 de Outubro 20h30

Capitães de Abril Maria de Medeiros 2000 12 de Outubro

20h30 Je t'aime, moi non plus - artistes

et critiques

Maria de Medeiros 2004 13 de Outubro

20h30

Je ne suis pas mort Mehdi Ben Attia 2011 9 de Outubro

19h30

Três Irmãos Teresa Villaverde 1994 11 de Outubro

20h30

Viagem a Portugal Serge Tréfaut (Portugal) 2011 11 de Outubro

20h30

Maria de Medeiros estará em Lisboa de 9 a 14 de Outubro para apresentar e acompanhar todas as sessões da sua homenagem e falar com público e jornalistas.

A sessão À l’abri de la tempête contará ainda com a presença da realizadora Camille Brottes Beaulieu. O realizador Mehdi Ben Attia juntar-se-á a Maria de Medeiros para apresentação do filme Je ne suis pas mort.

No âmbito das comemorações dos seus 20 anos, o Sofitel Lisbon Hotel, em parceria com a Festa do Cinema Francês, homenageia Maria de Medeiros com um cocktail em sua honra, no dia 11 de Outubro a partir das 18h30, sob convite.

(5)

2.3 - OLIVIER ASSAYAS – HOMENAGEM

Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Cineasta eclético, cosmopolita e de culto, o realizador, argumentista e antigo crítico de cinema (Cahiers du Cinéma), está entre os melhores do cinema francês. Com mais de 30 anos de carreira e perto de 40 filmes e séries no seu activo, Olivier Assayas foi também um dos primeiros cinéfilos europeus a olhar a nova vaga do cinema asiático.

Foi homenageado este ano no festival Curtas de Vila do Conde e é agora a vez da Festa do Cinema Francês, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, lhe prestar as honras merecidas pelo seu contributo imenso para levar o cinema francês ao lugar privilegiado de que goza hoje.

São 12 os filmes apresentados nesta homenagem, entre os quais o seu primeiro e aclamado Désordre, o documentário HHH Portrait de Hou Hsiao-Hsein, um elogio ao realizador taiwanês, Carlos, a fazer furor pelo mundo inteiro (exibido na sua versão longa) e o seu mais recente filme Après Mai, em antestreia em Portugal, antes mesmo da sua saída comercial em França.

Título Ano Actores

Désordre 1986 Wadeck Stanczak, Ann-Gisel Glass, Lucas Belvaux

Paris s'eveille 1991 Judith Godrèche, Jean-Pierre Léaud

L'Eau Froide 1994 Virginie Ledoyen, Cyprien Fouquet

Irma Vep 1996 Maggie Cheung, Jean-Pierre Léaud

HHH Portrait de Hou Hsiao-Hsein 1997 Kuo-fu Chen, Hsiao-Hsien Hou

Les Destinées Sentimentales 2000 Emmanuelle Béart, Charles Berling, Isabelle Huppert

Clean 2004 Maggie Cheung, Nick Nolte, Béatrice Dalle

Demonlover 2002 Connie Nielsen, Charles Berling, Chloë Sevigny Boarding Gate 2007 Asia Argento, Michael Madsen, Kelly Lin

L’heure d’été 2008 Juliette Binoche, Charles Berling, Jérémie Renier

Carlos (série) 2010 Édgar Ramírez, Alejandro Arroyo

Après Mai 2012 Lola Créton, Dolores Chaplin

2.4 – UM GRANDE CLÁSSICO – CÓPIA RESTAURADA

LOLA, de Jacques Demy

Graças ao Ciné-Tamaris, à Fondation Groupama Gan pour le Cinéma, à Fondation Technicolor pour le Patrimoine du Cinéma e à Sophie Dulac Distribution, temos o privilégio de apresentar, nesta 13ª edição da Festa do Cinema Francês, a novíssima cópia restaurada do mítico filme de Jacques Demy, LOLA, com a sublime Anouk Aimée, antes mesmo da sua apresentação no âmbito da Exposição Demy em 2013. Tendo sido queimado o negativo original durante um incêndio de laboratório em 1970, um longo e minucioso trabalho de restauro de imagem e som, permite-nos ver hoje esta obra com a qualidade do seu original de 1960. A Festa do Cinema Francês é também um momento de redescoberta do cinema de património.

(6)

2.5 - JACQUES AUDIARD – RETROSPECTIVA

no Espaço Nimas

Jacques Audiard é o cineasta que “seria autista se não falasse através do cinema” – afirma o próprio numa entrevista a propósito da presença da sua primeira obra Regarde les hommes tomber (1994) na 50ª edição da Semana da Crítica do Festival de Cannes, em 2011.

O seu novo filme De Rouilles et d’Os, por cortesia da Clap Filmes, que lhe dedica uma retrospectiva no Cinema Nimas, é exibido em antestreia nacional na 13ª Festa do Cinema Francês.

Destacamos nesta retrospectiva os filmes: De battre mon coeur s’est arrêté – uma obra autobiográfica e rebelde – e Profeta – Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes em 2009 e César para melhor realizador em 2010 –, ambos marcadamente Audiardianos pela sua temática centrada nos dilemas e desafios do homem no mundo contemporâneo em transformação. Completam esta programação os filmes Un héros très discret e Sur mês lévres.

Título Ano Actores

Regarde les hommes tomber 1994 Jean-Louis Trintignant, Jean Yanne, Mathieu Kassovitz Un Héros très discret 1996 Mathieu Kassovitz, Anouk Grinberg, Sandrine Kiberlain Sur mes lévres 2001 Vincent Cassel, Emmanuelle Devos, Olivier Gourmet De battre mon coeur s'est arrêté 2005 Romain Duris, Niels Arestrup, Jonathan Zaccaï

Un prophète 2009 Tahar Rahim, Niels Arestrup

De Rouille et d'Os 2012 Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts, Céline Sallette

2.6 - O UNIVERSO DE ANIMAÇÃO

A secção Universo de Animação deste ano incluirá uma retrospectiva de um artista fundamental do cinema francês de animação, Jean-François Laguionie. Da sua filmografia, esta secção contará com 3 filmes: Gwen, le livre de sable – a sua primeira longa-metragem e filme de estreia do seu estúdio de animação La Fabrique –, L’île de Black Mór e o seu mais recente filme, Le tableau (2011), uma obra de arte dentro de uma obra de arte, que tem sido aclamado pela crítica e foi nomeado este ano para o César de Melhor Filme de Animação.

Numa “Carta Branca” a Jean-François Laguionie, apresentamos ainda o filme La Planète Sauvage, um clássico do cinema de animação.

Incluiremos ainda nesta secção, em antestreia nacional, a primeira longa-metragem do realizador Luc Vinciguerra – L’apprenti Père Noël –, o novo filme de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, Zarafa e ainda o íncrivel Couleur de peau: Miel, uma mistura deliciosa entre documentário e animação.

Título Realizador Ano

Gwen, le livre de sable Jean-François Laguionie 1985

L'île de Black Mór Jean-François Laguionie 2004

Le tableau Jean-François Laguionie 2011

La planète sauvage René Laloux 1973

L'apprenti Père Noël Luc Vinciguerra 2010

Zarafa Rémi Bezançon & Jean-Christophe Lie 2012

(7)

3 - PROGRAMA PARALELO / EVENTOS

Durante todo o mês de Outubro, a RTP2 associa-se de novo à Festa do Cinema Francês com uma programação de 8 longas metragens no seu programa Sessão Dupla dos sábados e uma selecção de curtas-metragens francesas no programa Onda Curta que apresenta, já em Novembro – dia 4 –, Le voyage dans la lune de George Méliès.

3.1 – RTP2

RTP2 – Sessão Dupla

Tema Título Realizador Ano Data

Um mês com o cinema

francês

Le Gamin au Velo Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne 2011 6 de Outubro 22h40 Trois couleurs: Bleu Krzysztof Kieslowski 1993

Maio de ’68 e a igualdade

The Dreamers Bernardo Bertolucci 2003 13 de Outubro

22h40 Trois couleurs: Blanc Krzysztof Kieslowski 1994

A fraternidade

não mora aqui

Monsieur Batignole Gérard Jugnot 2002

20 de Outubro 22h40 Trois couleurs:

Rouge Krzysztof Kieslowski 1994

Les bien-aimés Christophe Honoré 2011 27 de Outubro

22h40 Une vieille maîtresse Catherine Breillat 2007

RTP2 – Onda Curta

Título Realizador Ano Data

Jean-Luc persécuté Emmanuel Laborie 2011 7 de Outubro de 2012

Babioles Mathieu Auvray 2012

10 de Outubro de 2012

505g JérémyAzencott 2012

Babioles Mathieu Auvray 2012

21 de Outubro de 2012

Elvis de Nazareth Rani Masalha 2011

[R] Julie Rembauville &

Nicolas Bianco-Levrin 2011

La part de Franck Dominique Baumard 2011

Babioles Mathieu Auvray 2012

28 de Outubro de 2012 La Meilleure façon de tracer L’amicale du réel 2010

The extraordinary voyage Serge Bromberg &

Eric Lange 2011 4 de Novembro de 2012

Le voyage dans la lune Georges Méliès 1902

3.2 - CICLO VIVRE ENSEMBLE

Em colaboração com a Universidade de Lisboa e Évora, o Cineteatro de Estarreja, o Auditório Municipal do Seixal e o Cinema Charlot Auditório Municipal de Setúbal.

Filme Realizador Ano

Samia Philippe Faucon 2000

Quand tu descendras du ciel Eric Guirado 2003

Wesh wesh, qu'est-ce qui se passe? Rabeh A. Zaïmeshe 2001

Toi et Moi Julie Lopes Curval 2006

Qu’un seul tienne et les autres suivront Léa Fehner 2009 Les Lip - L'imagination au pouvoir Christian Rouaud 2007

(8)
(9)

3. 3 – EVENTOS

Institut Français du Portugal Sábado, dia 13, a partir das 15h.

Dois filmes, seguidos de uma mesa redonda intitulada “Os caminhos da incerteza”. 15h00 - Indignados de Tony Gatlif (1h30)

(10)

O CARTAZ | O SÍTIO

O cartaz da 13ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS é da autoria de Maud Téphany.

O sítio www.festadocinemafrances.com, que estará acessível com toda a programação e informações após a conferência de imprensa de apresentação da edição de 2012.

Na rubrica “Imprensa”, poderão encontrar dossiers, fotos e trailers dos filmes programados.

NEWSLETTER – A 13ª Festa do Cinema Francês enviará uma newsletter diária, com a programação e anúncios de última hora. Inscrições no site.

FACEBOOK – A 13ª Festa do Cinema francês está no facebook. Siga-a. VISIONAMENTOS

Serão marcados nos próximos dias visionamentos de imprensa dos filmes em antestreia, em sintonia com os respectivos distribuidores e disponibilidades. No IFP, será possível ver alguns dos filmes à hora que melhor vos convier, dentro de um horário pré-estabelecido.

ENTREVISTAS

Todos os convidados estarão disponíveis para entrevistas. Se desejar, pode fazer já a sua pré-marcação. CONTACTOS DE IMPRENSA

Margarida Antunes da Silva – 21 311 14 27 margarida.silva@ifp-lisboa.com Joana da Silva de Sousa – 21 311 14 74 joana.sousa@ifp-lisboa.com

(11)

AGRADECIMENTOS

A Festa do Cinema Francês só se torna possível porque um conjunto de pessoas e entidades trabalham e colaboram para um fim comum. É a todos os que permitem que o cinema francês ganhe um espaço e um tempo privilegiados em Portugal que queremos agradecer.

Antes de mais, e porque o apanágio da Festa do Cinema Francês é acima de tudo a divulgação e promoção da mais recente cinematografia francesa, queremos agradecer aos distribuidores portugueses Zon Lusomundo, Clap Filmes, Alambique e Midas Filmes. Graças a eles, podemos incluir na nossa programação filmes em antestreia, cuja distribuição está já garantida em Portugal.

Uma Festa não se faz sem convidados, por isso agradecemos igualmente a todos os que estarão connosco a apresentar os seus filmes, desde realizadores, a actores e produtores. Trata-se de uma honra para a Festa do Cinema Francês recebê-los e a sua presença é sempre um momento importante e proporciona o diálogo entre artistas e público. É graças à Unifrance, organismo fundamental na promoção do cinema de produção francesa no mundo, que temos o privilégio de receber uma embaixada artística importante.

Não esquecer ainda o fundamental apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, que nos acolhem e divulgam na cidade e ainda à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema que, mais uma vez, programa os filmes da secção de Homenagem, este ano dedicada ao realizador Olivier Assayas e ao Espaço Nimas, que recebe a retrospectiva de Jacques Audiard. E como esta Festa sai da capital para o resto do país, uma palavra de agradecimento ainda às Câmaras Municipais das cidades de Almada, Faro, Porto, Coimbra e, em Guimarães, Guimarães 212 Capital Europeia da Cultura e o Cineclube de Guimarães.

Agradecemos igualmente à Universidade de Lisboa, à Universidade de Évora e às Câmaras Municipais de Estarreja, do Seixal e de Setúbal, que se associam a nós para receber o ciclo Vivre Ensemble, uma importante extensão da programação, da qual a Festa muito se orgulha.

Principalmente, este festival também só é possível porque há patrocinadores que acreditam tanto como nós neste projecto:

BES / BES VIDA – o nosso patrocinador principal;

Groupama Seguros – um patrocinador fiel e cúmplice, com o qual também instituimos o Prémio do Público – Prémio Groupama Seguros;

Fondation Groupama Gan pour le cinéma que está connosco desde a primeira hora e que nos dá a honra de mais uma vez programarmos um grande clássico do cinema em cópia restaurada – o filme Lola, de Jacques Demy; é aqui o momento também de agradecermos à Fondation Technicolor pour le Patrimoine du Cinéma, à Ciné-Tamaris e à Sophie Dulac Distribution;

Thales – uma referência no mundo da alta tecnologia, que nos honra de novo com o seu importante patrocínio;

Alcatel Lucent - referência em Portugal no domínio das telecomunicações que renova a sua parceria;

Accor – que nos dá o prazer de ser nosso patrocinador este ano e que nos apoia ainda no alojamentos da nossa equipa e dos nossos convidados, nas várias cidades onde a Festa do Cinema Francês marcará presença.

A Chronopost é novamente o nosso aliado e é graças ao seu rápido e eficiente serviço que os filmes chegam até às diversas salas do país sempre em segurança.

(12)

Um agradecimento especial à Alliance Française que nos ajuda na divulgação da Festa do Cinema Francês, e em especial à Alliance Française de Faro, Coimbra e Guimarães que coordenam as sessões nas suas cidades.

Um enorme agradecimento à Air France, que assegura as viagens dos nossos convidados; ao Sofitel Lisbon Hotel que os aloja e que organiza, este ano, um cocktail em honra da Madrinha – Maria de Medeiros, no âmbito dos 20 anos da presença do hotel em Portugal; à Brasserie Flo, o nosso restaurante oficial, com uma oferta de menus especiais durante a Festa do Cinema Francês.

Uma palavra muito especial ainda a todos os representantes de Comunicação Social pelo acompanhamento atento e assíduo que fazem da Festa do Cinema Francês nos meios que representam, o permite uma repercussão importantíssima junto do seu público, a nível local e nacional.

É antes de mais aos nossos parceiros média que agradecemos: ao nosso jornal oficial Público e ao seu suplemento Ipsílon; ao grupo RTP, em especial à RTP2 pela divulgação e programação especial da Sessão Dupla e do programa Onda Curta e à Antena 1, rádio oficial; à Metropolis, a nova revista online inteiramente dedicado ao cinema; às cadeias de televisão francesas France 24 e TV5 Monde, que divulgam a Festa do Cinema Francês em Portugal e no mundo; e ao Canal 180, que junta agora a Festa do Cinema Francês à sua vasta programação cultural.

Fundamentais para a divulgação da Festa do Cinema Francês pelo país, agradecemos à Cemusa pela disponibilização de espaços e à Mediapost pela distribuição dos programas nas cidades onde a Festa estará presente. Um obrigado muito especial também aos nossos parceiros de divulgação: à ATL – Associação de Turismo de Lisboa, que permite levar a Festa a um público internacional; à Agenda Cultural de Lisboa ; ao Canal Superior, que leva a Festa até os estudantes universitários de todo o país; à CP – Comboios de Portugal e à Fertagus, que transportam os seus passageiros até à Festa e lhes dão a conhecer a programação; à Don’t Panic, que incluirá a nossa programação em desdobrável nos seus packs; à Dot One; à revista Estrelas e Ouriços, que divulga a secção O Universo de Animação a um público infantil; à Holmes Place, que fará uma cobertura especial na sua revista e terá os spot e trailers da Festa a passar nos seus televisores por todo o país; à PT BlueStation, que divulgará a Festa nos seus ecrãs e nos cederá um espaço privilegiado no qual faremos uma apresentação especial alusiva a esta edição; às plataformas online Lepetitjournal.com e Rua de Baixo, por mais um ano de agradável colaboração; ao MOP, pelos espaços de divulgação privilegiados em toda a rede de Metropolitana de Lisboa; à Publiroda, que fará circular o cartaz da 13ª Festa do Cinema Francês por toda a cidade de Lisboa; e à Sapo, importante colaboração na cobertura da Conferência de Imprensa e na criação e actuailização de conteúdos online e na plataforma MEO. E ainda a Cision que ao fazer a monitorização dos orgãos de comunicação social nos ajuda num trabalho essencial e nos permite mostar nas salas o que se vai escrevendo sobre o evento.

Agradecemos também à ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, pela disponibilização de voluntários nas áreas de produção, realização, montagem e edição, de vídeo e fotografia.

Agradecimento ainda à LG, que com os seus ecrãs plasma permitirá ao público tomar contacto com os trailers dos filmes programados e com as ofertas dos nossos parceiros.

E porque a Festa do Cinema Francês faz questão de receber bem o seu público, agradecemos aos nossos parceiros Lactalis, Pastéis de Belém e Pernod Ricard, graças aos quais podemos degustar e brindar nos momentos especias da Festa. À Praline, que presenteará o público com a distribuição de um brinde na Sessão de Abertura da Festa do Cinema Francês, na Conferência de Imprensa e na Cine-degustação dirigimos também os nossos agradecimentos.

(13)

INFORMAÇÕES ÚTEIS LISBOA:

Cinema São Jorge

Av. da Liberdade, 175 | 1250-141 Lisboa | Metro: Avenida

Tel. Geral: 213 103 400 | Tel. Bilheteira: 213 103 402 | E-mail: cinemasaojorge@egeac.pt • Tarifa normal: 3,5€

• Tarifas reduzidas (menos de 25 anos e mais de 65 anos): 3€

• Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ • Preço de venda do catálogo : 2€

Locais de venda: Bilheteira do cinema, FNAC, Lojas ABREU e em ticketline.sapo.pt Institut Français du Portugal

Avenida Luís Bívar, 91 | 1050-143 Lisboa | Metro: Saldanha, São Sebastião Tel.: 213 111 400 | Email: festadocinemafrances@gmail.com

• Tarifa normal: 3,5€

• Tarifas reduzidas (menos de 25 anos e mais de 65 anos): 3€

• Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ • Preço de venda do catálogo : 2€ Bilhetes à venda no local

Cinemateca Portuguesa

Rua Barata Salgueiro, 39 | 1269-059 Lisboa | Metro: Marquês de Pombal Tel.: 213 596 200

• Preço: 3 €

• Preço estudantes, portadores de cartão jovem, maiores de 65 anos e reformados: 2 € • Preço amigos da Cinemateca, alunos de faculdades de cinema: 1,25 €

Bilhetes à venda no local Espaço Nimas

Av 5 de Outubro, 42B | 1050 Lisboa | Metro: Saldanha Tel: 213 574 362

• Preço: 4€ Bilhetes à venda no local ALMADA

Fórum Municipal Romeu Correia Auditório Fernando Lopes Graça Praça da Liberdade | 2800-648 Almada

Tel.: 212 724 923/27 | Email: audiotorio@cma.m-almada.pt • Tarifa normal: 3,5€

• Tarifas reduzidas (menos de 25 anos e mais de 65 anos): 3€

Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ Bilhetes à venda no local

PORTO

Auditório da Fundação Serralves (Inauguração) Rua D. João de Castro, 210 | 4150-417 Porto

(14)

Tel.: 226 156 500 Rivoli Teatro Municipal Praça D. João I 4000-295 Porto

Tel : 351223 92 | Email : geral@teatrorivoli.net Tarifa normal : 3,5€

• Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ • Preço de venda do catálogo : 2€ Bilhetes à venda no local

Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett Rua de Entrequintas, 268 | 4050-239 Porto

Tel.: 226 081 000

• Tarifa normal: 3,5€

• Tarifas reduzidas (menos de 25 anos e mais de 65 anos): 3€

• Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ • Preço de venda do catálogo : 2€ Bilhetes à venda no local

GUIMARÃES - Cinema São Mamede

Rua Dr. José Sampaio, 17-25 | 4810-275 GUIMARÃES Tel.: +351 253 547 028 Email: geral@são-mamede.com

• Tarifa normal: 3,5€

• Tarifas reduzidas (menos de 25 anos e mais de 65 anos): 3€

• Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ • Preço de venda do catálogo : 2€ Bilhetes à venda no local

FARO - Teatro Municipal de Faro

Estrada Nacional 125 km 103 | 8000-126 Faro

Tel.: 289 888 110 | Informações: Alliance Française do Algarve – Tel.: 289 828 881 • Tarifa normal: 3,5€

• Tarifas reduzidas (menos de 25 anos e mais de 65 anos): 3€

• Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ • Preço de venda do catálogo : 2€ Bilhetes à venda no local

COIMBRA - Teatro Académico de Gil Vicente Praça da República | 3000-343 Coimbra Tel.: 239 855 630 | Email: teatro@tagv.uc.pt

frentecasa@tagv.uc.pt

Informações: Alliance Française de Coimbra – Tel. : 239 701 252 • Tarifa normal: 3,5€

(15)

• Tarifa sessões escolares: 1€ (tarifa variável em função das crianças e acompanhantes) • Cartões 5 entradas : 15€

• Cartões 10 entradas : 25€ • Preço de venda do catálogo : 2€ Bilhetes à venda no local

Universidade de Évora

Auditório do Colégio Mateus de Aranda

Colégio Mateus d' Aranda, Rua do Raimundo | 7000 Évora Tel: +351 266 760 260

Entrada gratuita Universidade Lisboa

Reitoria da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade Cidade Universitária 1649 - 004 Lisboa Tel : +351 217 967 624 / +351 210 113 400 Email: reitoria@reitoria.ul.pt Entrada gratuita Setúbal

Cinama Charlot Auditório Municipal de Setúbal Rua Dr. António Manuel Gamito, nº11 | Setúbal Tel: 265-522446

Entrada gratuita Estarreja

Cine-Teatro de Estarreja

Rua Visconde Valdemouro | 3860-389 Estarreja Tel: 234 811 300

E-mail: cineteatro@cm-estarreja.pt Entrada gratuita

Seixal

Fórum Cultural do Seixal

Quinta dos Franceses | 2840 – 499 Seixal Tlm.: 91 563 50 90

Tel.: 21 097 61 03 Entrada gratuita

(16)

A FESTA DO CINEMA FRANCÊS É ORGANIZADA PELO INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL Directora do Institut Français du Portugal: Sophie Laszlo

EQUIPA DA 13ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

Direcção e Programação Jean-Chrétien Sibertin Blanc (a partir de Setembro 2012)

Elsa Cornevin (até Setembro 2012) Coordenação de Programação e Convidados Sara Abrantes

Coordenação das Parcerias e Produção executiva Joana Reis (a partir de Agosto 2012) Sofia Bénard (até Agosto 2012)

Assessoria de Imprensa Margarida A. Silva

Estagiária Imprensa Joana Sousa

Coordenação das Parcerias de Divulgação e Comunicação Andrea Amancio

Gestão de cópias e Secretariado Jocelyne Fonseca

Técnico Audiovisual e Coordenação das sessões escolares José Neves

Coordenação Almada Manuel Mendonça

Coordenação Porto Bernard Despomadères

Coordenação Guimarães - Alliance Française de Guimarães/Braga

António Santos

Coordenação Faro - Alliance Française do Algarve Jacques Mer e Aurélie Quintanilha Coordenação Coimbra - Alliance Française do Algarve Marion Mistichelli

Imagem gráfica Maud Téphany

Grafismo e paginação do catálogo António Afonso e Rita Carmo Espanta Espíritos Design

Conteúdos do católogo Pedro Cerejo

Revisão de conteúdos do católogo Margarida Pinto

Impressão do Catálogo Textype

Spot e conteúdos de vídeo Victor Hugo Sintra (Até Setembro 2012) Pedro Gancho (A partir de Outubro 2012) Site internet www.festadocinemafrances.com Maud Téphany (www.maudtephany.com)

(17)

Referências

Documentos relacionados

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Não fez Com duas soluções uma sofrendo redução e a outra oxidação, em um circuito fechado com fio condutor metálico e uma ponte salina é possível produzir uma pilha química

em efeitos superiores, contudo, considerando-se a realização do experimento apenas no Rio Grande do Sul e as particularidades de cada região produtiva, a extrapolação dos

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas

São Tomé e Príncipe, pertence às seguintes organizações: Banco Africano para o Desenvolvimento, Aliança dos Pequenos Estados Insulares, União Africana, Comunidade dos Países

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar