• Nenhum resultado encontrado

INTERFACES DO TERRORISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERFACES DO TERRORISMO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INTERFACES DO TERRORISMO

Amilton Neri da Silva

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a origem da palavra terrorismo, como

também fazer um breve relato de seus principais grupos atuantes na sociedade hodierna. No entanto, dentro dessa problemática de análise, será abordado aquele que foi considerado o maior ato terrorista da história, o World Trade Center, simplesmente conhecido como 11 de Setembro.

Palavras-chave: Terrorismo. Grupos terroristas. 11 de setembro. Mal. Liberdade.

Introdução

A problemática a ser desenvolvida neste artigo busca nas interfaces do terrorismo sua origem semântica, derivada da língua latina, “terrere” que significa imposição do medo. A palavra começou a ser empregada na Revolução Francesa (1793-1794) aonde milhares de pessoas foram mortas na guilhotina, o período passou então a ser conhecido como reino do terror.

Contudo, as formas de se espalhar o medo e o terror se tornaram largamente diversificadas, dando origem a diversos grupos terroristas. Portanto, serão apontados os mais conhecidos dentre eles: o de estado, comunal, seletivo, nacionalista, virtual e o internacional. Dentro dessa problemática, também será abordado aquele que foi considerado o maior ataque terrorista da história, o atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center tidas como símbolo do capitalismo ocidental, ocorridas em 11 de setembro de 2001 em Nova York, vitimando cerca de 3.000 pessoas.

Bacharelando em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza, trabalho desenvolvido na disciplina de ética II, 2017. I, orientado pelo Prof° Dr. Pe. Marcos Mendes de Oliveira.

(2)

1 Origem da palavra terrorismo e seus principais grupos atuantes

A origem semântica da palavra terrorismo origina-se de terror, que provém do verbo em latim terrere, cujo significado é: “fazer alguém tremer por meio de grande medo”.1 Segundo a revista Veja compreendemos que:

O uso sistemático de violência para criar um clima de medo generalizado numa população e dessa forma atingir um determinado objetivo politico- definição genérica e competente da Britannica Consice Encyclopedia – já era uma arma política empregada na antiguidade, segundo o mesmo verbete. A palavra, porém, nasceu com a Revolução Francesa, no período que ficou conhecido como Reino do Terror (1793-1794) comandado por Maximilien de Robespierre, líder dos Jacobinos, quando milhares de pessoas foram mortas na guilhotina.2

A conotação advinda da palavra terrorismo pode ser empregada em tempos hodiernos com uma ampla abordagem, visto que, “essa violência absoluta que permeia toda nossa civilização é o reflexo da violência presente no pensamento e na ação”.3 As formas de se espalhar o terror tornaram-se vastamente múltiplas visto que, o terrorismo se apresenta com faces variadas, porém sempre com o mesmo objetivo, a proliferação do mal.

Dentre os diversos grupos terroristas operantes na sociedade atual, seis deles se destacam, o terrorismo de Estado, terrorismo comunal, terrorismo seletivo, terrorismo nacionalista, terrorismo virtual e o terrorismo internacional.

O terrorismo de Estado compreende-se a partir de atos generalizados de violência sistemática, por parte do governo contra a sua própria população, tendo como intuito quebrar possíveis resistências à sua autoridade, ou até mesmo se utiliza do terrorismo para impor algum projeto. O terrorismo comunal versa-se sobre conflitos desordenados em que a própria população civil intervém contra grupos da mesma sociedade.

O terrorismo seletivo visa um alvo limitado reduzido e específico, geralmente conhecido antes da realização do ato, ambiciona chantagem, vingança ou até mesmo a eliminação de um obstáculo, é considerado terrorismo, pois possui efeitos camuflados e até mesmo políticos. O

1 DROZDEK, Priscila. Terrorismo uma abordagem conceitual. Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br. 20/04/2012. Acesso em: 26/04/2017.

2 RODRIGUES, Sérgio. Sobre palavras. Disponível em: http://veja.abril.com.br. 20/04/2013. Acesso em 26 /04/2017.

3 SOARES, Marly Carvalho. O discurso e a violência absoluta. Eric Weil Lógica, Moral e Política. Revista de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, 2014. p 120.

(3)

nacionalista é o tipo de terrorismo que consiste em atos violentos por grupos separatistas ou por povos que requerem seus territórios para formar seus próprios países.

O terrorismo virtual, consiste na apropriação do espaço cibernético, para a consagração de alguns elementos, primeiro a disseminação de uma ansiedade global através de imagens ou vídeos de atos muito violentos para difundir o medo, ou até mesmo fazer propaganda para algum grupo terrorista de modo específico, ou então a criação de um grupo terrorista por meio das redes cibernéticas não sendo mais necessário agir através de um sistema centralizado “sua organização não é apenas internacional, mas transnacional, atingindo níveis subnacionais em diversos países, em função de objetos de sua influência”.4

Por fim o terrorismo internacional incide em atos violentos ou atentados contra alvos fora das fronteiras nacionais, essas ações têm objetivos políticos visando uma atenção da opinião pública para certos conflitos, ou até mesmo criar uma situação insustentável para o inimigo. Nos dias de hoje esse é o tipo de terrorismo mais comum e muitas vezes são motivadas por questões religiosas.

2 Onze de setembro

Um dos atentados mais famosos realizados por grupos terroristas aconteceu em Nova York no dia 11 de setembro de 2001, aonde o World Trade Center, as Torres Gêmeas estadunidenses foram destruídas. As torres comerciais eram vistas como símbolos do capitalismo e do poder militar exercido pelos Estados Unidos. A justificação apontada para os atentados trata-se de cunho político visto que, os Estados Unidos da América por anos ocuparam terras mulçumanas, controlando seus governos através de bases militares e explorando petróleo.

Os atentados terroristas foram assumidos pelo grupo extremista Al Qaeda, comandada por Osama Bin Laden, cerca de dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros, sendo que apenas dois deles colidiram contra as Torres Gêmeas, o terceiro avião colidiu contra o Pentágono a sede de departamento de defesa dos Estados Unidos nos arredores de Washington, o quarto avião caiu na Pensilvânia e pouco se sabe sobre o que provocou a queda, mas o que se sabe é que:

4 ZHEBIT, Alexander. O terrorismo e suas manifestações contemporâneas. Disponível em: http:// www.consorciorj.com. 08/02/2008. Acesso em 08/05/2017.

(4)

Informados pelo celular de que outros aviões sequestrados haviam colidido com as torres, algumas pessoas decidiram lutar. Não conseguiram derrotar os terroristas, mas conseguiram garantir que o avião caísse em um descampado. Morreram como morrem os heróis. Ao contrário do personagem hipotético no exemplo de Kant, que prefere morrer a prestar falso testemunho, sua recusa de se tornarem instrumentos do mal foi mais do que um gesto. Jamais saberemos quanta destruição eles evitaram, mas sabemos que evitaram alguma. Eles provaram que os humanos tem liberdade; provaram que podemos usa-la para afetar um mundo que temos medo de não controlar.5

O mais chocante é saber que o 11 de setembro foi assombrosamente intencional, O planejamento envolvido foi intenso como podemos perceber nos escritos de Susan Neiman:

A premeditação envolvida foi intensa. Os assassinos concentraram-se precisamente em seu objetivo e realizaram todos os esforços possíveis para atingi-lo – do exato planejamento exigido para anos de coordenação à preparação de suas próprias mortes certas. O uso mais claro da racionalidade instrumental foi equivalente ao mais claro desafio ao raciocínio moral. A natureza ignora distinções entre todo tipo de culpa e todo tipo de inocência; os terroristas desprezam-nas de forma ativa. Sem sequer uma demanda que pudesse ser negociada, não havia a mais ínfima desculpa para a destruição de vidas comuns.6

As consequências deixadas pelo 11 de setembro foram inúmeras, medidas drásticas de segurança foram adotadas pelos Estados Unidos com programas antiterrorismo, medidas que prevê espionagem e buscas nas casas de suspeitos sem mandado judicial e Consequentemente, houve forte apoio a medidas contrárias à imigração ilegal no país. Por consequência duas guerras foram iniciadas contra o terror, à procura dos responsáveis pelos atentados, no Afeganistão e no Iraque, atentados terroristas ocorreram em outros países e o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi capturado e morto em 1 de maio de 2011.

Segundo o filósofo norte americano Noam Chomsky, Osama Bin Laden teve a intenção de atrair os Estados Unidos para as terras mulçumanas. Tendo em vista que:

[...] alguns analistas observaram que, embora Bin Laden estivesse finalmente morto, ele conseguiu algumas grandes vitórias na guerra contra os EUA: ele reiteradamente sustentava que o único modo de tirar os Estados Unido do mundo islâmico e de derrotar seus tiranos era envolver os estadunidenses numa série de pequenas, porém caras guerras que iriam leva-los, enfim, à bancarrota. Os Estados Unidos primeiro sob o comando de George W. Bush e depois sob Barack Obama, caíram direto na armadilha de Bin Laden,

5 NEIMAN, Susan. O Mal No Pensamento Moderno. Rio de Janeiro: Difel 2003. p 315. 6 Ibidem, p.311.

(5)

grotescamente, orçamentos militares e débitos viciados exagerados, devem ser o legado mais pernicioso do homem que pensou que poderia derrotar os EUA.7

Os atentados ocorridos em 11 de setembro foram considerados o pior da história vitimando cerca de 3.000 pessoas de aproximadamente 70 países. Portanto, os atentados que foram centralizados em Nova Iorque também não deixaram de ser um ataque a todo Ocidente.

Considerações Finais

A contemporaneidade vive em torno de ameaças de grupos extremistas que buscam a todo custo impor suas tradições em especial religiosas. Para atingir seus objetivos esforços não são medidos e vidas não são poupadas, muitos dos possíveis extremistas, são pessoas comuns que passam por uma espécie de lavagem cerebral, e que se submetem ao terrorismo na esperança de um dia ser recompensados por seus atos extremistas no paraíso.

Apesar da ampla abordagem que pode ser realizada, quando se fala de terrorismo umas das principais questões a serem levantadas trata-se das condutas éticas humanas. Até que ponto chega à maldade do ser humano, é chocante perceber a inclinação que o homem tem para a realização do mal, especialmente a capacidade de planejar atos em nome de entidades religiosas e políticas, que irão contra os princípios da vida.

Portanto é necessário fazer uma autorreflexão sobre as formas de mal existente na sociedade, e assim como as vítimas do quarto avião sequestrados nos Estados Unidos, usar o nosso princípio de liberdade e dizer que não somos cumplices de atos desumanos provocados pelo terror.

Referências Bibliográficas

NEIMAN, Susan. O mal no pensamento moderno. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

SOARES, Marly Carvalho. O discurso e a violência absoluta. Eric Weil Lógica, Moral e

Política. Revista de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Ceará, 2014. N° 6,

p 297.

DROZDEK, Priscila. Terrorismo: uma abordagem conceitual. Disponível em: http:// www.humanas.ufpr.br./20/04/2012. Acesso em: 26/04/ 2017 às 20h.

7 NOAM. Chomsky. Dez anos do 11 de setembro. Disponível em: www.bulevoador.com.br 12/09/2011. Acesso em 10/05/2017.

(6)

NOAM, Chomsky. Dez anos do 11 de Setembro. Disponível em: www.bulevoador.com.br /artigos/12/09/2011. Acesso em 10/05/2017 às 20h.

RODRIGUES, Sérgio. Sobre palavras. Disponível em: http://veja.abril.com.br/20/04/2013. Acesso em 26 /04/2017 às 19h.

ZHEBIT, Alexander. O terrorismo e suas manifestações contemporâneas. Disponível em: http://www.consorciorj.com.08/02/2008. Acesso em 04/05/2017 às 15h.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Regardless the peculiar rim profile of each hypothetical type, their handles, necks and the morphologies observable at the ‘micro-detail’ level, the important issue to remember

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as funções destinadas ao pedagogo no meio empresarial, dando a valorização necessária, visto que muitas pessoas não sabem

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-