• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SELEÇÃO PÚBLICA DE BOLSISTAS DA FUNDAÇÃO CECIERJ

EDITAL VICE-PRESIDÊNCIA CIENTÍFICA Nº 004/2014

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ realizará seleção de bolsistas na modalidade de tutoria presencial TP2, nível graduando, e Incentivo à Docência ID1, nível graduado, de acordo com a tabela de bolsas da LEI Nº 5805, publicada no DOERJ de 20 DE AGOSTO DE 2010, para preenchimento imediato de 25 vagas e 110 vagas para formação de cadastro de reserva, junto às atividades pedagógicas de Divulgação Científica no âmbito da Fundação CECIERJ, processo E-26/004/2033/2014.

Todas as instruções e informações pertinentes a este processo seletivo estão disponíveis no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, www.cederj.edu.br.

I – DA VALIDADE DA SELEÇÃO

Este processo de seleção terá validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo este prazo ser prorrogado por igual período a critério da Fundação CECIERJ.

O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação CECIERJ e a validade da presente seleção pública contará a partir da data da publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

II – DAS CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO:

Atuar nas diversas ações de divulgação de ciência nos projetos desenvolvidos pela instituição para o desenvolvimento das seguintes atividades: mediação de exposições no âmbito dos diversos projetos da instituição; elaboração e execução de oficinas; elaboração de conteúdos de exposições em temas de interesse da instituição. O bolsista tem a função de facilitar a interação do visitante com a exposição, respondendo aos questionamentos apresentados e auxiliando nas suas necessidades com respeito à exposição. Poderá atuar também no receptivo, com a atribuição de receber o grupo que chega para a visitação, fornecer as explicações iniciais sobre as exposições e encaminhar o grupo até a exposição para a qual ele estiver agendado. O bolsista poderá atuar elaborando oficinas e executando-as, além de elaborar conteúdo para as exposições ou cursos de

(2)

2 interesse institucional. O bolsista poderá ainda atuar junto aos demais projetos institucionais como facilitador, promovendo maior divulgação e acesso do público aos projetos.

Carga horária – 20h semanais para TP2. Carga horária – 40h semanais para ID1.

III - DAS INSCRIÇÕES

1. Do período para as inscrições:

O período para as inscrições é de 21 de outubro a 4 de novembro de 2014.

2. Do procedimento para a inscrição:

a) A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet, por meio do preenchimento da ficha de inscrição, no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ: www.cederj.edu.br ou http://200.156.70.19/bolsaDivulgacaoCientifica. ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES COM RESPEITO AO CURRICULUM VITAE DEVERÁO SER COLOCADAS NA FICHA DE INSCRIÇÃO NO ESPAÇO REFERENTE À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. SERÃO IMEDIATAMENTE DESCONSIDERADOS AQUELES QUE COLOCAREM APENAS O ENDEREÇO ELETRÔNICO DO CURRÍCULO LATTES PARA CONSULTA.

b) Ao final do preenchimento on-line da ficha de inscrição, o candidato verá na tela a ficha de inscrição numerada contendo suas informações, garantia de que estas foram incluídas no banco de dados do processo seletivo.

c) Essa ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato ao fim do preenchimento de todos os dados. A mesma servirá como comprovante de inscrição e de curriculum vitae, ou seja, ela será sua confirmação de inscrição neste processo seletivo. A ficha de inscrição deve permanecer em poder do candidato, para que seja apresentada todas as vezes que solicitada nas etapas subsequentes do processo seletivo.

3. Caberá ao candidato total responsabilidade pelo correto preenchimento da ficha de inscrição, bem como as informações fornecidas.

4. A inscrição no presente processo seletivo implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, em hipótese alguma.

(3)

3 5. Da taxa de inscrição:

5.1 A taxa de inscrição, no valor de R$20,00 (vinte reais), deverá ser paga, somente em espécie, em qualquer agência bancária, preferencialmente do Banco Bradesco, através de boleto bancário impresso ao final da inscrição. Não serão aceitos depósitos em caixas eletrônicos, transferências ou DOC pela internet, nem por outras formas de pagamento, após o dia 5 de novembro de 2014.

OBS.: Não haverá devolução da taxa de inscrição. O recolhimento da taxa de inscrição não garantirá a inscrição na seleção.

IV – DAS VAGAS

São oferecidas 24 vagas totais na modalidade TP2 (carga horária 20 horas semanais), destinadas ao atendimento imediato, 100 vagas para formação de cadastro de reserva de TP2, 1 vaga na modalidade ID1 (carga horária 40 horas semanais), destinadas ao atendimento imediato e 10 vagas para formação de cadastro de reserva na modalidade ID1.

MUSEU CIÊNCIA E VIDA

Localizado em Duque de Caxias, RJ, possui área aproximada de 5.000 m2, na qual expõe concomitantemente diversas exposições temporárias. Conta com planetário, auditório e salas para oficinas, o que possibilita uma experiência museal única a cada visitante. Tem como missão popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte. O desafio do museu é estimular nos visitantes diferentes sensações que os levem a novas experiências do saber e, assim, despertar neles o gosto pela ciência. A partir de atividades interativas, o público é sempre instigado a fazer as suas próprias descobertas.

VAGAS:

20 vagas para bolsa de 20 horas semanais (TP2 - contratação imediata) e 80 vagas para cadastro de reserva.

Pré-requisitos(TP2): Graduandos em qualquer área de conhecimento, com desenvoltura para falar em público e que se identifiquem com atividades educativas voltadas para um grande número de pessoas. É desejável que tenham interesse pela concepção e realização de atividades multidisciplinares. Dinamismo para trabalhar em equipe, facilidade de comunicação no atendimento ao público. É necessário que o bolsista tenha disponibilidade para a capacitação semanal que ocorre as segundas feiras de 13h às 17h. O restante da carga horária será distribuída ao longo da semana, mediante disponibilidade do bolsista e a necessidade do Museu Ciência e Vida.

(4)

4 4 vagas para bolsa de 20 horas(TP2 - contratação imediata) e 20 vagas para cadastro de reserva.

Pré-requisitos(TP2): Graduandos em física e/ou astronomia e áreas afins, com desenvoltura para falar em público e que se identifiquem com atividades educativas desenvolvidas para o planetário do Museu Ciência e Vida. É desejável que tenham interesse pela concepção e realização de atividades multidisciplinares. Dinamismo para trabalhar em equipe e facilidade de comunicação no atendimento ao público. É necessário que o bolsista tenha disponibilidade para a capacitação semanal que ocorre as segundas feiras de 13h às 17h. O restante da carga horária será distribuída ao longo da semana, mediante disponibilidade do bolsista e a necessidade do Museu Ciência e Vida. Atribuição dos bolsistas(TP2): mediar as exposições no espaço expositivo e as sessões de planetário do Museu Ciência e Vida; oferecer as oficinas de capacitação aos professores e futuros professores; providenciar todo o material necessário para o desenvolvimento das oficinas com antecedência; promover a dinâmica necessária para que haja participação na construção do conhecimento e uma boa integração do grupo durante a capacitação; participar de todas as reuniões de capacitações. O bolsista poderá atuar também no receptivo com a atribuição de receber o grupo que chega para a visitação, fornecer as explicações iniciais sobre as exposições e encaminhar o grupo até a exposição para a qual ele estiver agendado. O bolsista poderá ainda atuar junto aos demais projetos institucionais como facilitador promovendo maior divulgação e acesso do público aos projetos.

1 vaga para bolsa de 40 horas semanais(ID1 - contratação imediata) e 10 vagas para cadastro de reserva.

Pré-requisitos(ID1): Graduados em física e/ou astronomia e áreas afins, com desenvoltura para falar em público e que se identifiquem com atividades educativas desenvolvidas para o planetário do Museu Ciência e Vida. É desejável que tenham interesse pela concepção e realização de atividades multidisciplinares. Dinamismo para trabalhar em equipe e facilidade de comunicação no atendimento ao público. É necessário que o bolsista tenha disponibilidade para a capacitação semanal que ocorre as segundas feiras de 13h às 17h. O restante da carga horária será distribuída ao longo da semana, mediante disponibilidade do bolsista e a necessidade do Museu Ciência e Vida.

Atribuição dos bolsistas(ID1): mediar as exposições no espaço expositivo e as sessões de planetário do Museu Ciência e Vida; desenvolver e oferecer as oficinas de capacitação aos professores e futuros professores; providenciar todo o material necessário para o desenvolvimento das oficinas com antecedência; promover a dinâmica necessária para que haja participação na construção do conhecimento e uma boa integração do grupo durante a capacitação; desenvolver

(5)

5 novas oficinas e sessões de planetário, participar de todas as reuniões de capacitações; e participar das reuniões de equipe. O bolsista poderá atuar também no receptivo com a atribuição de receber o grupo que chega para a visitação, fornecer as explicações iniciais sobre as exposições e encaminhar o grupo até a exposição para a qual ele estiver agendado. O bolsista poderá ainda atuar junto aos demais projetos institucionais como facilitador promovendo maior divulgação e acesso do público aos projetos.

Os valores de cada modalidade de bolsa estão listados na tabela abaixo.

Modalidade Bolsa

Produtividade Acadêmica

Bolsa Incentivo Docência

Bolsa Tutoria Presencial

PA1 ID1 ID2 TP2

Titulação Doutor Sênior xxx Xxx Xxx Xxx Doutor e Notório Saber xxx Xxx Xxx Xxx Mestre xxx Xxx Xxx Xxx Especialista xxx Xxx Xxx Xxx Graduado xxx 1.552,00 Xxx Xxx Graduando xxx Xxx Xxx R$ 550,00 V – DO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A avaliação será feita em duas etapas: análise curricular, com nota mínima de 6 e caráter eliminatório e entrevista, com nota mínima de 6 e de caráter eliminatório. a) Na Análise de currículo serão consideradas as declarações de inscrição de curso emitidas pelas universidades certificadoras. Serão também consideradas a experiência no exercício da profissão docente, a experiência prévia como professor e tutor e na formação continuada de professores, efetivamente comprovadas no dia da entrevista. Os documentos comprobatórios do currículo deverão ser apresentados no momento da entrevista.

(6)

6 Critérios de Pontuação do Currículo:

ITENS AVALIADOS NOTA OBSERVAÇÕES Experiência na área de educação formal Máximo 3,0 0,5 ponto/semestre Experiência em projetos de divulgação de ciência Máximo 4,0 0,5 ponto/ano Experiência como tutor/mediador Máximo 2,0 Mínimo de 100 horas Experiência em

atividades que envolvam acessibilidade

0,5 Máximo de 0,5 pontos

Fluência em inglês, libras e/ou outras línguas

0,5 Máximo de 0,5 pontos

b) Concluída a análise curricular, será publicado no site da Fundação CECIERJ, www.cederj.edu.br, o resultado da mesma e a consequente convocação para a entrevista.

Critérios de Pontuação da Entrevista:

ITENS AVALIADOS NOTA Fluência e

Comunicabilidade

2,0 Razão do interesse pela

tarefa proposta no edital e expectativas em relação às atividades 2,0 Adequação ao perfil 2,0 Disponibilidade de tempo 2,0 Experiência prévia em projetos de divulgação de ciência – explicação detalhada das atividades desenvolvidas

(7)

7 VI - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

1. O processo de seleção será conduzido pela Vice-presidência científica da Fundação CECIERJ, que coordenará as atividades.

2. O resultado da análise curricular será divulgado no dia 19 de novembro de 2014. Sendo cabível a interposição de recurso, especificamente para esta fase, no período de 20 a 21 de novembro de 2014.

3. O resultado final da análise curricular será divulgado no dia 24 de novembro de 2014.

4. O período de entrevistas será de 26 e 27 de novembro de 2014, no Museu Ciência e Vida, localizado na Rua Ailton da Costa, s/n, 25 de Agosto, Duque de Caxias. A data e horário de cada entrevista serão divulgados exclusivamente no site da Fundação, no dia 24 de novembro de 2014, a partir das 17h.

5. O resultado da entrevista será divulgado no dia 28 de novembro de 2014. Sendo cabível a interposição de recurso, especificamente para esta fase, no período de 29 a 30 de novembro de 2014.

6. A seleção constará de análise de currículo (eliminatória) e entrevista (eliminatória).

6.1 A análise de currículo será feita baseada nas informações fornecidas no ato do preenchimento da ficha de inscrição. Os candidatos selecionados deverão comprovar as informações no ato da entrevista, por meio da apresentação dos documentos comprobatórios, junto com a ficha de inscrição impressa e a cópia de documentos de identificação, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Somente as atividades comprovadas serão avaliadas e poderão fazer parte da nota final atribuída ao candidato. O candidato que não comprovar as informações do currículo será eliminado do processo seletivo.

6.1.1 Na análise de currículo serão consideradas as atividades e experiências do candidato juntamente com a função a ser desempenhada.

6.2. A entrevista constará de um exame oral do candidato e terá como finalidade permitir uma avaliação complementar das suas qualificações acadêmicas, abordando seu currículo e suas aspirações.

6.2.1. Para a entrevista, os candidatos selecionados deverão se apresentar com os seguintes documentos (ORIGINAL E CÓPIA):

(8)

8 a. Identificação Civil (identidade, CNH, documento com foto aceito em território nacional e CPF)

b. Comprovante de que está em dia com as obrigações eleitorais e, em caso do candidato do sexo masculino, em dia com as obrigações militares.

c. Declaração de próprio punho de não ter contrato de trabalho rescindido por justa causa em nenhuma instituição pública do Estado do Rio de Janeiro.

d. Documentos comprobatórios do currículo junto com a ficha de inscrição impressa.

e. Comprovante de residência

f. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

g. Comprovante de escolaridade (certificado de conclusão de curso, histórico escolar, confirmação de inscrição ou boletim escolar)

VIII – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 6,0 (seis), resultado da média entre a nota da análise curricular e a nota da entrevista.

2. Ocorrendo igualdade de nota final de classificação, o desempate será definido considerando-se os critérios, na seguinte ordem:

• maior nota na entrevista;

• maior nota na análise do currículo; • maior idade

IX - DO RESULTADO

Os candidatos que participaram do processo de seleção deverão procurar o resultado final deste processo seletivo, no endereço www.cederj.edu.br, no dia 01 de dezembro de 2014, a partir das 17h.

O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro-DOERJ.

NÃO HAVERÁ COMUNICAÇÃO DO RESULTADO POR QUALQUER OUTRA VIA.

X - DOS RECURSOS

1. O candidato poderá interpor recurso gratuitamente através de formulário (ANEXO I) conforme cronograma referente às análises de currículo e entrevista.

(9)

9 2. Os recursos deverão ser entregues na recepção do Museu Ciência e Vida nos seguintes horários: Interposição de recurso análise curricular 20 de novembro de 2014 Das 13h às 17h 21 de novembro de 2014 Das 09h às 17h Interposição de recurso - entrevista 29 de novembro de 2014 Das 09h às 17h 30 de novembro de 2014 Das 13h às 17h

3. O Requerimento de Recurso (ANEXO I) deverá ser digitado, datilografado ou escrito em letras maiúsculas, de forma clara e legível, para possibilitar sua correta interpretação. Recurso inconsistente ou intempestivo não será recebido.

4. Não serão recebidos os recursos que não atenderem os dispositivos de acordo com os itens 1 e 2.

5. O Requerimento de Recurso será analisado pela Vice-presidência científica da Fundação CECIERJ.

XI– DA OUTORGA DA BOLSA

A Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ divulgará, a partir de 02 de dezembro de 2014, através de lista publicada no site da Fundação CECIERJ (www.cederj.edu.br), no site do Museu Ciência e Vida e no Facebook do museu, os candidatos selecionados para outorga de bolsa, de acordo com as necessidades da Fundação CECIERJ, obedecendo estritamente à ordem de classificação. A convocação poderá ser feita por partes, ou seja, bolsas de implantação imediata e bolsas do cadastro de reserva.

1. É vedado o acumulo de bolsas da Fundação CECIERJ salvo a Bolsa Tutoria Presencial (TP2) pode ser acumulada com a Bolsa Tutoria Presencial (TP1).

2. O não comparecimento do candidato convocado na primeira capacitação implicará em desistência da vaga e consequente rescisão do termo de outorga, devendo a Fundação CECIERJ / Consórcio Cederj convocar o próximo candidato da lista, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

3. A bolsa terá duração de 12 (dose) meses, podendo ser renovada dependendo da necessidade da Fundação e de avaliação de desempenho, conforme consta no termo de outorga.

4. A assinatura do Termo de Outorga da bolsa deverá ocorrer no Museu Ciência e Vida, à Rua Ailton da Costa s/n, Jardim 25 de agosto – Duque de Caxias, tel. 2671-7797, a partir de 02 de dezembro de 2014. Todo processo seletivo ocorrerá de acordo com o seguinte cronograma:

(10)

10 Período de Inscrição 21 de outubro a 4 de novembro de 2014 Divulgação do resultado preliminar

da análise curricular

19 de novembro de 2014 Prazo para interposição de recurso 20 e 21 de novembro de 2014 Divulgação do resultado da análise

curricular, local e data das entrevistas

24 de novembro de 2014

Período das entrevistas 26 e 27 de novembro de 2014 Divulgação do resultado preliminar

das entrevistas

28 de novembro de 2014 Prazo para interposição de recurso 29 e 30 de novembro de 2014 Divulgação do resultado final 01 de dezembro de 2014

Convocação para outorga das bolsas A partir de 02 de dezembro de 2014. Início das atividades como bolsista 08 de dezembro de 2014.

XII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inexatidão das declarações, irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminará o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição.

2. Será excluído da seleção o candidato que:

• Deixar de entregar os documentos comprobatórios exigidos no título VI - DO PROCESSO DE SELEÇÃO, item 5.2.1, na hora da entrevista.

• Preencher com dados incorretos ou inverídicos a ficha de inscrição.

3. Todas as convocações e avisos referentes à prova e aos resultados serão divulgados, exclusivamente, no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, www.cederj.edu.br. Na página do Museu Ciência e Vida e no Facebook do Museu.

4. Não será admitida a realização da entrevista fora dos locais e horários designados previamente.

5. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial durante o processo de seleção, não se responsabilizando a Fundação CECIERJ por eventuais prejuízos que possam sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes. 6. Os itens destas instruções poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da realização da entrevista correspondente, circunstância que será comunicada no site da Fundação CECIERJ (www.cederj.edu.br).

(11)

11 7. A aprovação do candidato na seleção não implicará a obrigatoriedade da sua admissão, cabendo à administração da Fundação CECIERJ o direito de aproveitar os candidatos de acordo com as suas necessidades, observada a ordem classificatória.

8. Não haverá nenhuma comunicação individual do resultado das etapas do processo seletivo, cabendo a cada candidato procurar os resultados no site da Fundação CECIERJ (www.cederj.edu.br). O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro-DOERJ.

9. Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação CECIERJ, no que tange à realização da seleção.

10. A Fundação CECIERJ não se responsabiliza por pedidos de inscrição via internet não recebidos devido a fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados, ocasionados por falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou qualquer outro motivo que impossibilite a conclusão com êxito do pedido de inscrição ou da confirmação de participação no curso.

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2014.

Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky Presidente da Fundação CECIERJ

(12)

12 Anexo I

Formulário para interposição de recurso contra decisão relativa ao resultado final da seleção pública de bolsitas da Fundação CECIERJ - edital vice-presidência Científica n0 004/2014.

Eu, _________________________________________________, portador do documento de identidade nº_______________, requerimento da inscrição nº__________, apresento recurso junto a Vice-presidência científica da Fundação CECIERJ, contra o resultado final da seleção pública de bolsistas da Fundação CECIERJ.

A decisão objeto de contestação é________________________________________________________________________ _____________________________________ (explicitar a decisão que está contestando).

Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são: _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

Para fundamentar essa contestação, encaminho anexos os seguintes documentos: _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Duque de Caxias,...de...de 2014. _________________________ Assinatura do candidato RECEBIDO em ___/___/2014 por _______________________________________

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

As durações das operações (tempos operatórios) indicam-se sobre os arcos correspondentes; são, neste caso, os valores dos arcos. Considere-se então o problema de

Luiz comentou que estávamos bem de frente para o início da crista em direção ao Pão de Açúcar, o que nos fez subir encosta acima, aumentando

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A autoavaliação consiste em processos de avaliação cíclica dos resultados da instituição, como um todo, no sentido de aferir o cumprimento da sua missão e objetivos.