• Nenhum resultado encontrado

Interbits SuperPro Web

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interbits SuperPro Web"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 10 1. (Ufjf-pism 3 2017) Em junho de 2016, um referendo aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia, episódio este que ficou conhecido como Brexit em alusão à união das palavras

Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês).

Sobre a aprovação em referendo da saída do Reino Unido da União Europeia, assinale a alternativa CORRETA:

a) Implicará a saída do Reino Unido da Zona do Euro e a readoção da libra esterlina como moeda oficial.

b) Foi decorrente de sentimentos xenofobistas aprofundados pelo desmonte do estado de bem-estar social.

c) Foi motivada por aspirações nacionalistas separatistas de segmentos conservadores londrinos.

d) O Brexit se estabelecerá como uma união aduaneira, estreitando relações comerciais com a China.

e) O Brexit se estabelecerá como zona de livre comércio, estreitando relações comerciais com os EUA.

2. (Puccamp 2017) Em decisão histórica tomada em junho de 2016, 52% dos britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia. O Brexit tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas.

Sobre esse fato são feitas as seguintes afirmações:

I. Um dos primeiros reflexos do Brexit foi sentido pelos países exportadores de commodities, fortemente prejudicados com a desativação da Bolsa de Mercadorias localizada em Londres. II. Grandes questões como a segurança, a defesa das fronteiras e o elevado número de

refugiados no espaço europeu permanecem preocupando os 27 países do bloco. III. Muitos membros do bloco enfrentam problemas econômicos, forte endividamento e

desemprego; há grupos que discutem a sobrevivência da moeda única (euro) pós-Brexit. Está correto o que se afirma APENAS em

a) II. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III.

3. (Fmp 2017) Junho de 2015. Três meses antes de assumir o comando do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn declarou: ”Uma Europa usurária que transforma as pequenas nações em colônias subjugadas sob o fardo da dívida” não tem “nenhum futuro”. A condenação não surpreende muito: em 1975, Corbyn tinha votado pela saída do Reino Unido daquilo que então se chamava Comunidade Econômica Europeia; em 1993, ele havia rejeitado o Tratado de Maastricht. Reviravolta inesperada: em 2016, ele apoia o voto remain (“ficar”) no referendo do dia 23 de junho.

LAMBERT, R. “Brexit” provoca mal-estar entre os trabalhistas. Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 9, n. 107, jun. 2016, p. 16. Adaptado.

(2)

Página 2 de 10 Na posição política dos partidos de esquerda, os trabalhistas britânicos contra o Brexit tinham como principal objetivo:

a) Gozar os direitos sociais garantidos pela União Europeia. b) Expandir os lucros financeiros obtidos pela City de Londres. c) Obstruir as facilidades de entrada pleiteadas por refugiados. d) Desregular a legislação aplicada ao mercado interno britânico. e) Radicar os projetos neoliberais mantidos por governos europeus. 4. (G1 - cftmg 2017) Leia o fragmento a seguir:

Os britânicos, em plebiscito, decidiram sair da União Europeia. Em uma votação acirrada, 51,9% dos britânicos votaram pela saída contra 48,1%. O processo de saída não ocorre de imediato e deve durar dois anos.

Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/06/para-bc-saidado-reino-unido-da-uniao-europeia-tera-impacto-pequeno-no-brasil>. Acesso em 06 set. 2016. São fatores que justificam o resultado do plebiscito no Reino Unido, EXCETO o(a)

a) desejo de intensificação do rigor das políticas de imigração. b) intuito da redução das taxas de exportação para fora do bloco. c) interesse dos britânicos na adoção do Euro como moeda oficial. d) cessão do envio de remessas para compor o orçamento europeu. 5. (Upe-ssa 3 2017) Observe a charge a seguir:

Com base na situação geopolítica apresentada na charge, é CORRETO afirmar que se trata a) da separação britânica da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que é uma organização gerada em 1949, no contexto da Guerra Fria, a qual unia, em pacto militar, os países integrantes do bloco europeu.

b) do “Brexit”, ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia, que é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única.

c) do livre comércio, estabelecido no Pacto de Varsóvia entre a Inglaterra e a Itália, que tem como objetivo geopolítico gerenciar acordos comerciais, tendo como parâmetro a

globalização da economia europeia.

d) da fuga do Reino Unido da Rodada de Doha que tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico na Europa.

e) da saída da Inglaterra da União Europeia, bloco econômico, que se formou para unir os países europeus que já faziam parte da OTAN. Foi criado com o objetivo de evitar que mais guerras acontecessem entre a Itália e os países do norte da Europa e, ainda, como forma de recuperar a economia da crise mundial de 1929.

(3)

Página 3 de 10 6. (Fatec 2017) Leia o texto.

No dia 23 de junho de 2016, o Reino Unido realizou um referendo sobre sua permanência na União Europeia (UE). Aproximadamente 17,4 milhões de britânicos votaram a favor do Brexit (saída), enquanto cerca de 16 milhões votaram contra.

Representantes de diversos órgãos da UE lançaram uma declaração conjunta sobre o resultado do referendo do Reino Unido. Um dos trechos da declaração afirma que “...trata-se de uma situação sem precedentes, mas estamos unidos na nossa resposta. Permaneceremos fortes e defenderemos os valores essenciais da UE de promover a paz e o bem-estar dos seus povos. A União de 27 Estados-Membros irá continuar.

Aguardamos agora que o governo do Reino Unido concretize essa decisão do povo britânico o mais rapidamente possível, por mais doloroso que esse processo se possa revelar. Qualquer atraso prolongaria desnecessariamente a incerteza.

Estamos prontos para lançar rapidamente as negociações com o Reino Unido relativamente aos termos e às condições da sua saída da União Europeia. Até esse processo estar

concluído, o Reino Unido continua a ser um membro da União Europeia com todos os direitos e obrigações que daí decorrem.”

<http://tinyurl.com/h5szb75> Acesso em: 05.10.2016. Adaptado. Oficialmente, o referendo não torna obrigatória a saída do Reino Unido da UE. Caso esse processo se concretize, pode-se afirmar corretamente que a UE

a) retirará do Reino Unido as prerrogativas de Estado-Membro, como a isenção de tarifas alfandegárias entre todos os outros signatários da UE.

b) voltará ao estágio de Zona de Livre Comércio, acabando com a livre circulação de mercadorias entre os Estados-Membros restantes.

c) substituirá a moeda do Reino Unido pelo marco alemão, uma vez que a libra não será mais aceita pelos Estados-Membros da UE.

d) deverá excluir o Reino Unido do Parlamento Europeu, substituindo-o pela Escócia, uma república da Grã-Bretanha.

e) fechará o Banco Central Europeu, retirando o euro de circulação nos Estados-Membros que ainda compõem a UE.

7. (G1 - cftrj 2016) A Grécia enfrenta 'uma queda de braço' com os credores de sua dívida. [...] Atualmente, a dívida grega supera, em muito, o limite de 60% do PIB estabelecido pelo pacto assinado pelo país para fazer parte do euro. A Grécia deve um total de € 271 bilhões, segundo a BCE (Banco Central Europeu). A origem da atual crise se deu há dez anos, quando foi revelado por autoridades da Europa que o país havia maquiado suas contas ao longo de vários anos para conseguir entrar na zona do euro.

Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/06/o-que-acontece-se-grecia-der-calote-no-fmi-entenda-crise-no-pais.html.

(Adaptado). Acesso em 08/09/2015. Uma característica da União Europeia expressa no texto é a:

a) Criação da união monetária. b) Circulação livre de mão de obra. c) Adoção da Tarifa Externa Comum. d) Idealização do Parlamento Europeu.

(4)

Página 4 de 10 As restrições impostas à economia grega pela União Europeia e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) estão associadas a algumas medidas. Sobre elas, analise os itens a seguir: 1. Corte de gastos públicos

2. Demissões 3. Aumento de impostos 4. Redução de salários 5. Redução de pensões Estão CORRETOS a) apenas 1 e 2. b) apenas 3 e 4. c) apenas 3, 4 e 5. d) apenas 1, 2 e 5. e) 1, 2, 3, 4 e 5

9. (G1 - ifce 2016) Em 7 de fevereiro de 1992 foi assinado na cidade holandesa de Maastricht um tratado que recebeu o seu nome, o Tratado de Maastricht. Este representou um marco na união da Europa, fixando a integração econômica e consequente unificação política. Sobre esse tratado, é incorreto afirmar-se que

a) no século XXI a União Europeia mostrou o seu sucesso com o crescimento e o

desenvolvimento das relações dentro do bloco de países integrantes. O bloco alcançou a união monetária com a implantação do Franco como moeda única no continente.

b) o novo bloco que se formou no continente substituiu a anterior Comunidade Europeia por um grupo chamado União Europeia.

c) foi criado um Estatuto do Cidadão Europeu determinando os novos direitos e deveres dentro de uma cidadania que ampliava suas fronteiras nacionais e passava a englobar praticamente todo um continente.

d) é também conhecido como Tratado da União Europeia (TUE).

e) os países que em 1999 passaram a compor a chamada “zona euro” foram onze: Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França, Alemanha, Áustria, Irlanda e Finlândia. Quatro países não integraram o grupo: Grécia, Reino Unido, Dinamarca e Suécia. 10. (G1 - ifce 2016) Os tratados que definem a União Europeia são o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), além do Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Sobre este tema, é incorreto afirmar que

a) o tratado EURATOM estabeleceu metas para facilitar a circulação das pessoas, dos produtos, dos serviços e do capital pelo continente com a finalidade de determinar a estabilidade política na Europa após tantos períodos conturbados.

b) Comunidade Econômica Europeia (CEE) é o nome da organização internacional que existiu de 1958 até 1993, e que, neste mesmo ano, tornou-se a atual União Europeia (UE).

(5)

Página 5 de 10 crescimento de indústrias nucleares no espaço da União Europeia. O tratado constituinte, assinado em 1957, providenciou a instalação de um Centro Comum de Pesquisa Nuclear para garantir que a pesquisa, os programas de treino e outras tarefas atribuídas ao centro fossem levadas a cabo.

d) o Tratado de Maastricht foi assinado em 1992. Este representou um marco na união da Europa, fixando a integração econômica e consequente unificação política. O novo bloco que se formou no continente substituiu a anterior Comunidade Econômica Europeia (CEE) por um grupo chamado União Europeia (UE).

e) o Tratado CECA previa uma organização dos regimes de produção e de distribuição do carvão e do ferro baseada em um sistema institucional autônomo que deveria assegurar a sua gestão.

11. (Fuvest 2016) Se não conseguirmos uma distribuição justa dos refugiados, muitos vão questionar Schengen e isso é algo que não queremos. [Declaração da chanceler alemã, Angela Merkel.]

O Estado de S. Paulo, 01/09/2015.

A Europa vive uma das mais graves crises migratórias de sua história recente. Segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), são esperados ao menos 1,4 milhão de refugiados entre 2015 e 2016.

O Estado de S. Paulo, 19/10/2015.

Considerando o contexto da União Europeia (UE), as informações acima e as respectivas datas de publicação, responda:

a) O que é o Espaço Schengen?

b) O que é a Zona do Euro? Cite um país da UE que não faz parte dessa Zona.

c) Explique qual foi o posicionamento da UE e o papel da Alemanha frente à intensificação desse fluxo migratório.

12. (Pucrj 2014) O modelo de formação do bloco regional europeu sofreu mudanças, ao longo da segunda metade do século XX, de acordo com os caminhos traçados pela geopolítica mundial no período. Apesar de todos os seus problemas, esse modelo se mantém como referência para outros processos de regionalização no mundo de hoje.

a) Diferencie o objetivo de formação do Mercado Comum Europeu (MCE), pelo Tratado de Roma, de 1957, do da União Europeia (UE) pelo Tratado de Maastricht, em 1992. b) Identifique dois processos geopolíticos geradores de grandes mudanças territoriais e

políticas ocorridos na Europa, entre 1989 e 1991, que impulsionaram a expansão da UE para outras regiões.

13. (Fuvest 2008) "A União Europeia (UE), composta por 27 países, apresenta um sistema político historicamente único, que vem evoluindo há mais de 50 anos".

Adaptado de Pascal Fontaine, 2007.

a) Cite duas nações, membros da UE, que não aderiram à moeda única, o Euro. Explique o porquê dessa não-adesão.

b) Outros países europeus estão reivindicando sua entrada para a UE. Cite um desses países e explique um motivo para tal reivindicação.

c) Cite uma exigência para um país ser aceito no bloco da UE. Explique.

14. (Unicamp 2008) A integração europeia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da 2a Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a

(6)

Página 6 de 10 modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações europeias.

(Adaptado de Antonio Carlos Lessa, "A Europa, seus organismos e sua integração político econômica." In: Henrique Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (orgs.), "Política Internacional Contemporânea: mundo em transformação". São Paulo: Saraiva, 2006, p. 59.) a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Europeia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração.

b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países?

15. (Ufes 2002) Observe a charge:

("A Gazeta", 22 de setembro de 2001.) a) Conceitue xenofobia.

(7)

Página 7 de 10

Gabarito:

Resposta da questão 1: [B]

Em 2016, um referendo teve a vitória do Brexit, isto é, a saída do Reino Unido da União Europeia. O resultado foi decorrente do grande comparecimento de eleitores de terceira idade, de direita, da extrema direita xenófoba contrária à entrada de mais imigrantes e refugiados no país, além de trabalhadores de regiões decadentes e com alto desemprego. A vitória deu-se na maior parte da Inglaterra e no País de Gales. Votaram pela permanência do Reino Unido no bloco, os mais jovens, parte dos progressistas, habitantes de grandes cidades como Londres, a Irlanda do Norte e a Escócia.

Resposta da questão 2: [D]

As afirmativas [II] e [III] estão corretas porque, embora a União Europeia seja o bloco

econômico mais consolidado, os 27 países membros deparam-se com questões econômicas e transfronteiriças que ampliam a discussão sobre a estabilidade do bloco. A afirmativa [I] está incorreta porque o desligamento do Reino Unido da União Europeia não resultou na

desativação da Bolsa de Mercadorias. Resposta da questão 3:

[A]

O Partido Trabalhista (centro-esquerda) teve uma posição dominante de permanência do Reino Unido na União Europeia, uma vez que temem que o país perca mercados para seus produtos no bloco, levando ao agravamento do desemprego. Também existe uma preocupação com a perda de direitos sociais garantidos aos trabalhadores britânicos que trabalham em outros países do bloco e de estrangeiros que trabalham no Reino Unido.

Resposta da questão 4: [C]

A saída do Reino Unido da União Europeia pode trazer prejuízos econômicos ao país com a perda de vantagens comerciais. A vitória do “Brexit” no plebiscito foi motivada pela crise econômica, insatisfação com o desemprego elevado em regiões decadentes no interior da Inglaterra, crescimento da extrema direita, comparecimento importante da terceira idade na consulta e crescimento da xenofobia relacionada ao temor da entrada de mais imigrantes e refugiados no país.

Resposta da questão 5: [B]

A alternativa [B] está correta porque a charge é uma ironia acerca do processo de

descolamento do Reino Unido da UE. As alternativas incorretas são: [A], porque o Reino Unido se mantém na OTAN; [C], porque o Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar entre países socialistas no período da guerra fria; [D], porque o Reino Unido se mantém na OMC participando de suas rodadas de negociações; [E], porque a UE é um bloco econômico. Resposta da questão 6:

[A]

A vitória do Brexit, ou seja, da saída do Reino Unido da União Europeia em referendo (2016) pode trazer consequências econômicas preocupantes para o país. A perda das vantagens comerciais dos produtos britânicos em relação aos países do bloco e prejuízos para Londres (centro financeiro). A vitória inesperada deveu-se ao voto dos idosos, população do interior da Inglaterra, conservadores, xenófobos (receio da entrada de mais imigrantes estrangeiros em

(8)

Página 8 de 10 um período de crise migratória na Europa) e trabalhadores insatisfeitos com o desemprego e decadência industrial em várias áreas do país. Votaram pela permanência na União Europeia, grandes cidades como Londres, a Escócia, a Irlanda do Norte, liberais e jovens.

Resposta da questão 7: [A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a menção à zona do Euro caracteriza uma das fases do bloco da UE que é a união monetária. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem às características expressas no texto.

Resposta da questão 8: [E]

As afirmativas estão corretas porque correspondem às medidas de austeridade adotadas pelo governo grego em resposta à exigência do FMI para a concessão dos empréstimos.

Resposta da questão 9: [A]

O Tratado de Maastricht (1992) implantou as regras para que os países da União Europeia implantassem a moeda única, o euro. A moeda que serviu de âncora ou referência para o euro foi o marco alemão, uma vez que a Alemanha é a maior economia do bloco. O banco central da União Europeia fica em Frankfurt.

Resposta da questão 10: [E]

A CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) foi fundada pelo Tratado de Paris (1951). O objetivo era integrar a produção de carvão, ferro e aço (siderurgia) em países como

Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Porém, não se tratava de uma organização totalmente autônoma, visto que o papel dos Estados nacionais era

importante.

Resposta da questão 11:

a) O Espaço Schengen é produto do Acordo e Convenção de Schengen assinado por 30 países europeus representando um território onde a livre circulação das pessoas é garantida.

b) A Zona do Euro é a união monetária representada pela adoção do euro como moeda oficial, adotada por grande parte dos países que compõe a União Europeia. Dentre os países que não fazem parte da Zona do Euro pode-se citar: Dinamarca, Suécia, Inglaterra.

c) Os países da União Europeia encontram-se divididos entre os mais tolerantes como

Alemanha e Suécia e os que defendem uma posição mais dura como Sérvia Croácia e Hungria perante a intensificação do fluxo migratório. Dentre os mais tolerantes, a Alemanha tem

exercido com mais ênfase a defesa da realocação dos refugiados. Resposta da questão 12:

a) Em 1957, com o Tratado de Roma, foi instituído o Mercado Comum Europeu ou

Comunidade Econômica Europeia, um bloco econômico formado por 6 países com o objetivo de reduzir as tarifas de importação e estimular o comércio entre os países sócios. O Tratado de Maastricht (1992) estabeleceu as regras para os países do bloco adotarem o euro, a moeda única.

b) Em 1989, aconteceu a queda do muro de Berlim significando o término do regime socialista na Alemanha Oriental. Em outros países do Leste Europeu, os regimes socialistas autoritários também caíram. Em 1991, houve o término da União Soviética e sua fragmentação em 15 novos países independentes. A partir de então, os países do Leste Europeu atravessaram uma

(9)

Página 9 de 10 vários países ingressarem na União Europeia a partir do final da década de 1990, são

exemplos: Polônia, República Checa, Hungria, Romênia, Croácia, entre outros. Para os novos integrantes, as vantagens são a atração de investimentos de transnacionais e ampliação das exportações. Para a União Europeia, a vantagem é a incorporação de novos mercados consumidores e maior lucratividade para as empresas transnacionais.

Resposta da questão 13:

a) Podemos destacar o Reino Unido e a Dinamarca. O Reino Unido tem sua moeda, a libra esterlina, mais valorizada que o Euro, aumentando o poder de compra do país na comunidade. Na Dinamarca o motivo é o outro: sua moeda, a coroa dinamarquesa, desvalorizada em relação ao Euro, facilita as exportações para outras nações do bloco.

b) A Turquia é o país que mais se destaca em sua reivindicação de entrada para a U.E. Com população predominantemente muçulmana, mais de 70 milhões de habitantes, governo laico, acredita que sua entrada para a comunidade europeia aumentariam os investimentos

estrangeiros no país, facilitando o crescimento econômico.

c) Podemos destacar exigências como, por exemplo, respeito aos direitos humanos, preservação dos valores democráticos, controle do deficit público e da dívida externa e combate à corrupção e ao crime organizado, como formas de garantir a estabilidade e a unidade do bloco.

Resposta da questão 14:

a) O Tratado de Roma foi assinado em março de 1957, instituindo o Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Europeia e tendo como primeiros signatários: França, Alemanha, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Entre seus objetivos na época estavam:

- criação de um mercado comum pela eliminação das barreiras alfandegárias entre os Estados membros;

- formação de uma Política Agrícola Comum (PAC), com livre circulação dos produtos agrícolas entre os Estados membros e adoção de políticas protecionistas, que reduziriam a concorrência de produtos estrangeiros;

- foi vetada a criação de monopólios;

- concessão de privilégios comerciais para as regiões mais pobres da comunidade.

b) Com o fim da guerra fria, após a extinção da URSS em 1991, as relações internacionais ficaram mais centradas em questões econômicas, diminuindo a importância da ação

geopolítica. Nesse momento, o grande desafio europeu foi a integração dos países da porção oriental, que vinham de um período de hegemonia da URSS, tendo que transitar da economia planificada para a economia de mercado adaptada às regras da Comunidade, atual União Europeia. Essa prática revelou-se um sucesso em vários países da região oriental, que foram bem integrados à União Europeia.

Resposta da questão 15:

a) Xenofobia é aversão aos estrangeiros.

b) Pessoas, oriundas de regiões pobres, procuram se adaptar culturalmente nos países mais ricos para os quais migraram em busca de melhores condições de vida e trabalho.

(10)

Página 10 de 10

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 28/03/2017 às 19:00

Nome do arquivo: Questões sobre união européia

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo

1 ... 168248 ... Média ... Geografia ... Ufjf-pism 3/2017 ... Múltipla escolha 2 ... 164961 ... Média ... Geografia ... Puccamp/2017 ... Múltipla escolha 3 ... 164165 ... Média ... Geografia ... Fmp/2017 ... Múltipla escolha 4 ... 166873 ... Média ... Geografia ... G1 - cftmg/2017 ... Múltipla escolha 5 ... 168362 ... Média ... Geografia ... Upe-ssa 3/2017... Múltipla escolha 6 ... 166964 ... Média ... Geografia ... Fatec/2017 ... Múltipla escolha 7 ... 155755 ... Baixa ... Geografia ... G1 - cftrj/2016 ... Múltipla escolha 8 ... 157822 ... Média ... Geografia ... Upe-ssa 3/2016... Múltipla escolha 9 ... 159228 ... Média ... Geografia ... G1 - ifce/2016 ... Múltipla escolha 10 ... 159238 ... Elevada ... Geografia ... G1 - ifce/2016 ... Múltipla escolha 11 ... 153811 ... Elevada ... Geografia ... Fuvest/2016 ... Analítica 12 ... 133534 ... Elevada ... Geografia ... Pucrj/2014 ... Analítica 13 ... 83237 ... Não definida .. Geografia ... Fuvest/2008 ... Analítica 14 ... 83204 ... Não definida .. Geografia ... Unicamp/2008 ... Analítica 15 ... 44212 ... Não definida .. Geografia ... Ufes/2002 ... Analítica

Referências

Documentos relacionados

A Figura 7 corresponde ao período em que foram registradas condições de tempo nublado e quente, com pancadas de chuva, menor temperatura ambiente, no intervalo

A despeito do projeto neoliberal para a educação em curso, ancorado na lógica de negócios do grande capital (como por exemplo o crescimento do grupo Kroton) e do direcionamento do

VARA DA COMARCA DE SAPIRANGA, RS, - FALÊNCIA DE CALÇADOS LIDESE LTDA. ESCALAS DIEMES LTDA.. DE COUROS LTDA.. MÍNIMOS DA ÉPOCA DA.. DA FALÊNCIA); PROC.. ERNESTO FLOCKE HACK

Ponderadas as conclusões das auditorias anteriores e os objetivos da no- vel legislação para a área, a Secretaria de Controle Externo da Defesa Na- cional e da Segurança

Esse projeto tem os seguintes objetivos: (a) fornecer as seis cooperativas de agricultura um pacote de tecnologias (“MAIS 2”) para aumentar a resiliência climática dos

“Empréstimos e recebíveis”, no caso de ativos, ou “Outros passivos financeiros”, no caso de passivos, avaliados inicialmente ao valor justo e atualizados pelo custo amortizado. Os

(Fuvest 2010) Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com

Sistema de Canalização Predial com Prestações de Proteção Conta-Incêndios Tabela Ordenada por Código Elementos Comuns Regulação e Controlo CLIMATIZAÇÃO INVISÍVEL