• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA DE AR CONDICIONADO FORUM DE UBERABA - MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA DE AR CONDICIONADO FORUM DE UBERABA - MG"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO

SISTEMA DE AR CONDICIONADO

FORUM DE UBERABA - MG

(2)

Memorial descritivo

O presente documento refere-se ao sistema de ar condicionado, proposto para o Fórum de Uberaba - MG.

A proposta para execução do sistema deverá prever a instalação completa de todo o sistema, operando integralmente, contemplando desta forma, qualquer item que não se encontre explicito nos projetos e/ou especificações, mas que se faça necessário, ao perfeito funcionamento da instalação como um todo.

1.0 NORMAS TÉCNICAS.

O projeto foi elaborado com base nas seguintes normas técnicas e recomendações: ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas;

NBR 6401: Instalações Centrais de Ar Condicionado para Conforto; NBR 7256: Tratamento de Ar em Unidades Médico-Assistenciais;

ASHRAE - American Society of Heating Refrigerating and Air Conditioning Engineers; HVAC - Aplications - Health Facilities Standard 52-76;

SMACNA - Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association - Chapter Brasil; 2.0 BASES DE CÁLCULO.

2.1. Condições Internas.

- Temperatura de Bulbo Sêco 24,0 oC - Umidade Relativa 50%

2.2. Condições Externas.

Verão

- Temperatura de Bulbo Seco 33,0 oC - Temperatura de Bulbo Umido 23,5 oC

2.3. Taxa de Iluminação. - 15 Watts/m².

2.4. Renovação de Ar. - 27 m3/h / pessoa.

(3)

- 15 renovações por hora

PROTEÇÃO CONTRA INFILTRAÇÃO.

Todas as janelas dos ambientes condicionados deverão permanecer fechadas quando o sistema estiver em funcionamento.

Todas as portas dos ambientes condicionados que se comuniquem com áreas não condicionadas, deverão permanecer fechadas enquanto o sistema estiver em funcionamento.

3.0 DESCRIÇÃO DO SISTEMA.

Trata-se de um Sistema de Água Gelada com 03 (Três) Unidades Resfriadoras de Líquido com Condensação a Ar de com capacidade minima para 180,0 TR’s cada, 04 (Quatro) Bombas formarão o circuito primário de Água Gelada, 03 (Três) bombas farão a circulação da Água Gelada entre a CAG e os climatizadores de ar de alvenaria sendo uma delas reserva, e 02 (Duas) Bombas farão a circulação da Água Gelada entre a CAG e o climatizador de ar que atende ao Salão do Juri no 1º Pavimento do prédio.

O prédio será climatizado por meio de 04 (Quatro) climatizadores de ar do tipo “Fan-coil” com gabinete construído em alvenaria, contendo em seu interior 02 (Dois) ventiladores centrífugos de dupla aspiração, 02 (Duas) serpentinas de água gelada, estrutura de filtros classe G2 para tomada de ar exterior e G3 para a mistura antes da entrada da serpentina, damper para regulagem de vazão de ar e controle entalpico, e ventilador do tipo “Plenum Fan” para retorno, a distribuição e retorno do ar nos pavimentos será por meio de “Shaft´s Verticais” de alvenaria revestidos com poliuretano e pintura epoxi.

Tanto os equipamentos que compõem a central de água gelada quanto os 04 fan-coil´s de alvenaria serão instalados na cobertura do prédio.

O sistema de fornecimento de água gelada será através das tubulações, que caminharão sob a laje do pavimento técnico, alimentando assim os fan-coil’s também localizados neste pavimento.

A vazão de água gelada será variável no sistema, em função da carga térmica nos ambientes, esta variação será feita por meio de inversor de freqüência atuando nas bombas, e acionados por sensor de pressão instalado na linha de alimentação de água gelada. De forma a se garantir a vazão mínima prevista pelos fabricantes dos resfriadores de líquido, será instalado um “By-pass” na linha de alimentação de água gelada. A vazão de água gelada nos resfriadores de liquido, bombas e climatizadores de ar, serão reguladas por meio de válvulas de balanceamento manual, e a temperatura controlada por meio de válvulas de 2 vias, instaladas em cada uma das serpentinas dos climatizadores de alvenaria.

Será instalado um sistema de controle entalpico, que no caso de a entalpia do ar no exterior do edifício apresentar melhores condições que a do ar de retorno, abrirá o registro de expurgo do ar na descarga do ventilador de retorno e fechará o de retorno, ao mesmo tempo que abrirá os registros de ar exterior.

4.0 ESPECIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DO SISTEMA. 4.1 - Unidades Resfriadoras

Serão fornecidas e instaladas 03 (Três) unidades resfriadoras de água do tipo “Water Chiller” com condensadores resfriados a ar, marca CARRIER, Trane, Hitachi ou York, com capacidade minima de unitária de 185,0 TR , equipada com compressor do tipo “Parafuso”. A unidade será fornecida completa com gabinete, condensador, compressor, válvula de serviço na saída do condensador, filtro secador, visor de liquido com indicador de umidade,

(4)

válvula de expansão, termostato eletrônico de controle, termostato anticongelamento, termostatos de proteção interna dos ventiladores, pressostato de alta e baixa, pressostato de óleo, carga inicial de refrigerante, óleo lubrificante, quadro elétrico de controle, proteção e comando. Todos os equipamentos serão encerrados em gabinete de chapa galvanizada, pintadas conforme padrão do fabricante.

Todas as unidades deverão ser instaladas sob amortecedores antivibratórios do tipo molas helicoidais, convenientemente locados.

Não serão aceitos equipamentos que utilizem gases refrigerantes à base de CFC´s.

A) Gabinete

Será construído em chapas de aço galvanizadas, pintadas com primer de proteção, acabamento em esmalte conforme padrão do fabricante.

B) Compressor

Será do tipo “Parafuso” acoplado diretamente a motor elétrico trifásico, 380 Volts, 60 Hz. São compressores muito eficientes, que por não possuírem pistões, virabrequins, palhetas de sucção e descarga ou bomba de óleo são extremamente resistentes a golpes de líquido. Alem de proporcionar uma operação extremamente suave e silenciosa.

O motor elétrico deverá ser adequado para variações de tensão de +/- 10 % da nominal, para a qual foi projetado. Projetado para trabalhar com gás refrigerante R-410.

C) Condensador

Serão resfriados a ar com ventiladores axiais de alta eficiência e baixo nível de ruído, as serpentinas de sub-resfriamento integral construídas com aletas de alumínio mecanicamente ligadas aos tubos de cobre sem emendas. Todos os componentes do condensador serão inseridos no conjunto Chiller. Serão dotados de válvula de serviço, registros, drenos, termômetros.

D) Evaporador

Será do tipo “Shell & Tube“ com tubos aletados de cobre, válvulas de expansão do refrigerante, sistema de proteção contra falta de água (Water Flow Swicth), termômetro, manômetro, etc.

E) Quadro Elétrico de proteção e Comando

As unidades resfriadoras de liquido deverão ser providas de controle microprocessado que monitore e permita a leitura pelo usuário de no mínimo os seguintes parâmetros de

funcionamento:

- Temperatura de entrada e saída da água gelada;

- Temperatura de entrada e saída da água do condensador;

- Temperatura e pressão do refrigerante no condensador e no evaporador; - Temperatura de sucção no compressor;

- Porcentagem RLA para cada compressor; - Porcentagem de tensão na linha;

- Partidas e horas de operação dos compressores;

Além de permitir a fácil alteração dos set-points para temperatura de saída da água gelada e limite de corrente para os compressores.

(5)

Deverá ser instalado no próprio conjunto, contendo chave de partida, equipamento para controle, comando e sinalização, como:

 Contatores magnéticos tripolar;

 Relés de sobrecarga dos motores dos ventiladores;  Botoeira liga/desliga;

 Lâmpadas piloto de sinalização;

 Contatores auxiliares e terminais para o intertravamento com as bombas de água gelada. Além dos equipamentos elétricos o quadro deverá conter também os dispositivos de proteção e controle do refrigerante tais como:

 Pressostatos de alta e baixa;

 Termostato ante congelamento do evaporador;  Manômetro para gas alta e baixa pressão;  Termostato eletrônico de 4 estágios.

Todos os equipamentos deverão estar encerrados em caixa moldada de chapa com pintura de proteção e acabamento, encerrados no próprio gabinete.

CARACTERÍSTICAS

Identificação... UR 01/02

Marca... CARRIER, Trane, York ou Hitachi

Capacidade efetiva minima... 182,0 TR Vazão de água gelada... 101,6 m³/h Temp. entrada água gelada... 12,5 º C Temp. saída água gelada... 7,0 º C Perda de carga no evaporador

Temp. entrada ar entrada cond... 32 º C Compressor... Parafuso Tensão... 380v/3F/60Hz Potência Consumida... 221,1 kW Quantidade... 03 unidades

NOTA: AS FICHAS DE SELEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS OFERTADOS DEVERÃO SER APROVADAS PELA FISCALIZAÇÃO ANTES DE SUA AQUISIÇÃO PELO INSTALADOR - TODOS OS EQUIPAMENTOS INSTALADOS NA COBERTURA DO PREDIO DEVERÃO SER APOIADOS SOBRE AMORTECEDORES DE VIBRAÇÃO DEVIDAMENTE DIMENSIONADOS.

4.2 Bombas de Água Gelada Primárias

Serão fornecidas e instaladas 04 (Quatro) eletrobombas centrífugas, sendo uma reserva, de fabricação Worthington ou similar.

As bombas serão em construção horizontal, entrada axial e saída radial voltada para cima, executada em ferro fundido, cinzento, de granulação extra fina, com rotor do mesmo material do tipo fechado, dinamicamente balanceado.

O rotor deverá ser acoplado por meio de luva elástica flexível a motor elétrico trifásico de alto rendimento com carcaça em ferro fundido, de baixa tensão, freqüência de 60Hz, proteção IP55 (TFVE), ponta de eixo padrão, carcaça semifechada à prova de pingos, obedecendo as

(6)

normas ABNT, IEC e NEMA, montado sobre base de chapa de aço ou ferro perfilado independente para cada bomba.

Serão assentadas sobre bases antivibratórias de molas helicoidais. CARACTERISTICAS

Identificação... BAGP - 01 / 02 /03/04 Marca...

Acoplamento... Base luva Vedação... Selo mecânico Vazão... 101,6 m³/h Altura manométrica... 15 mca Rotação... 1.750 rpm Tensão... 380V/3F/60Hz

N° de polos... 4 Potência ... 15 cv

Quantidade... 04 unidades. (1 reserva)

NOTA: O INSTALADOR DEVERÁ SUBMETER A APROVAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO A MEMORIA DE CALCULO DA ALTURA MANOMETRICA, APÓS A AQUISIÇÃO DE TODOS OS EQUIPAMENTOS.

4.3 Bombas de Água Gelada Circuito Secundário 1 (Climatizadores de Alvenaria)

Serão fornecidas e instaladas 03 (Três) eletrobombas centrífugas, sendo uma reserva, de fabricação Worthington ou similar.

As bombas serão em construção horizontal, entrada axial e saída radial voltada para cima, executada em ferro fundido, cinzento, de granulação extra fina, com rotor do mesmo material do tipo fechado, dinamicamente balanceado.

O rotor deverá ser acoplado por meio de luva elástica flexível a motor elétrico trifásico de alto rendimento com carcaça em ferro fundido, de baixa tensão, freqüência de 60Hz, proteção IP55 (TFVE), ponta de eixo padrão, carcaça semifechada à prova de pingos, obedecendo as normas ABNT, IEC e NEMA, montado sobre base de chapa de aço ou ferro perfilado independente para cada bomba.

Serão assentadas sobre bases antivibratórias de molas helicoidais. CARACTERISTICAS

Identificação... BAGS1 - 01 / 02 /03 Marca...

Acoplamento... Base luva Vedação... Selo mecânico Vazão... 141,8 m3/h Altura manométrica... 25 mca Rotação... 1.750 rpm Tensão... 380V/3F/60Hz

N° de polos... 4 Potência ... 30 cv

(7)

NOTA: O INSTALADOR DEVERÁ SUBMETER A APROVAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO A MEMORIA DE CALCULO DA ALTURA MANOMETRICA, APÓS A AQUISIÇÃO DE TODOS OS EQUIPAMENTOS.

4.2 Bombas de Água Gelada Circuito Secundário 2 (Salão do Juri)

Serão fornecidas e instaladas 02 (Duas) eletrobombas centrífugas, sendo uma reserva, de fabricação Worthington ou similar.

As bombas serão em construção horizontal, entrada axial e saída radial voltada para cima, executada em ferro fundido, cinzento, de granulação extra fina, com rotor do mesmo material do tipo fechado, dinamicamente balanceado.

O rotor deverá ser acoplado por meio de luva elástica flexível a motor elétrico trifásico de alto rendimento com carcaça em ferro fundido, de baixa tensão, freqüência de 60Hz, proteção IP55 (TFVE), ponta de eixo padrão, carcaça semifechada à prova de pingos, obedecendo as normas ABNT, IEC e NEMA, montado sobre base de chapa de aço ou ferro perfilado independente para cada bomba.

Serão assentadas sobre bases antivibratórias de molas helicoidais. CARACTERISTICAS

Identificação... BAGS2 - 01 / 02 Marca...

Acoplamento... Base luva Vedação... Selo mecânico Vazão... 21,2 m³/h Altura manométrica... 35 mca Rotação... 1.750 rpm Tensão... 380V/3F/60Hz

N° de polos... 4 Potência ... 7,5 cv

Quantidade... 02 unidades. (1 reserva)

NOTA: O INSTALADOR DEVERÁ SUBMETER A APROVAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO A MEMORIA DE CALCULO DA ALTURA MANOMETRICA, APÓS A AQUISIÇÃO DE TODOS OS EQUIPAMENTOS.

4.4 Climatizadores de Alvenaria

Deverão ser fornecidos e instalados 04 (Quatro) unidades climatizadoras do tipo “Fan-Coil” com arcabouço de alvenaria, isolados com poliuretano jateado protegido contra o arraste e arrancamento de partículas do isolamento por meio de pintura epóxi. Deverão ser horizontais construídos em módulos, apropriadas para abrigarem serpentina aletada, ventiladores, estrutura de filtros, REGISTROS controladores de vazão construídos em chapa de aço galvanizadas com operação constante, venezianas de sobre-pressão na descarga dos ventiladores, que evitem o refluxo de ar no caso de parada de um dos ventiladores, que compõem o sistema, REGISTROS de mistura” (ar exterior, retorno) além de dispositivos para a instalação de manômetros de tubos em “U”. Para acesso ao interior dos módulos deverão ser previstas portas especiais que suportem a pressão de trabalho dos mesmos.

CARACTERÍSTICAS – FCA-01

(8)

Vazão de ar ... 65.082 m3/h Vazão de Ar Exterior ... 9.058 m3/h Vazão de água gelada... 60,1 m3/h Filtragem ... G3

CARACTERÍSTICAS – FCA-02

Capacidade total ... 118,7 TR´s (358.949 kcal/h) Vazão de ar ... 78.232 m3/h

Vazão de Ar Exterior ... 8.207 m3/h Vazão de água gelada... 65,3 m3/h Filtragem ... G3

CARACTERÍSTICAS – FCA-03

Capacidade total ... 109,1 TR´s (329.918 kcal/h) Vazão de ar ... 62.356 m3/h

Vazão de Ar Exterior ... 9.449 m3/h Vazão de água gelada... 60,0 m3/h Filtragem ... G3

CARACTERÍSTICAS – FCA-04

Capacidade total ... 178,6 TR´s (540.086 kcal/h) Vazão de ar ... 63.506 m3/h

Vazão de Ar Exterior ... 19.584 m3/h Vazão de água gelada... 98,2 m3/h Filtragem ... G3

A) Gabinete

O conjunto será construído de arcabouço de alvenaria, cobertos por lajes de concreto , com todo seu contorno isolado internamente com placas de polietireno expandido, com espessura de 50 mm, acomodado junto à parede de alvenaria, rebocada, através de estrutura de perfis metálicos e placas cimentícias.

Os perfis deverão ser fabricados em chapa de aço galvanizada #24, 48 x 25 mm fixados à parede, a cada 40 cm., através de parafusos e buchas de expansão.

As placas cimentícias deverão ser constituídas de cimento, quartzo e fibra de celulose, específicas para áreas úmidas com espessura de 6 mm, fixadas aos perfis através de parafusos auto atarrachantes.

Deverão ser previstos acessos aos compartimentos que compõem os climatizadores de ar por meio de Portas Especiais constituídas em folhas duplas de chapa e perfis de aço, com pintura de lavável aplicada sobre primer, isolação acústica de até 45 dB, com resistência a deformação a pressão de 90 mmca.

(9)

B) Ventiladores

Cada unidade deverá ser equipada com 02 (Dois) ventiladores centrifugos, de dupla aspiração, com rotores do tipo “Limit-load” de construção robusta, em chapas de aço, estruturado e protegido contra ferrugem, possuindo rotores estática e dinamicamente balanceados.

Os ventiladores e respectivos motores deverão ser montados em uma base rígida, sobre amortecedores de vibração, fornecidos junto aos ventiladores. Os eixos serão montados sobre mancais auto-alinhantes, auto-lubrificantes e blindados. Os motores serão à prova de pingos e respingos, trifásico, TFVE grau de proteção IP 54 classe B, 220V, 60Hz e de potência compatível com as vazões determinadas em projeto.

Os ventiladores possuem as características técnicas (vazão e pressão estática) constante dos desenhos, com velocidade de descarga não superior a 8 m/s.

Os motores serão equipados com polias, correias e trilhos esticadores. Os esticadores serão de fácil operação, possibilitando ajustar convenientemente a tensão das correias.

As dimensões das polias deverão ser adequadas para vencer as pressões estáticas estabelecidas pelo sistema com possibilidade de regulagem.

De forma a facilitar o ajuste dos mesmos os registros de regulagem e as conexões flexíveis dos mesmos deverão ser fornecidas nas dimensões das bocas de descarga dos equipamentos.

Todos os ventiladores deverão ser providos de tela de proteção para as bocas de aspiração, e proteção para as correias e polias de acionamento.

NOTA:: DEVERÁ SER APRESENTADA PARA APROVAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO PELO INSTALADOR A MEMORIA DE CALCULO DA PRESSÃO ESTÁTICA DOS VENTILADORES, APÓS A AQUISIÇÃO DOS DEMAIS COMPNENTES DO SSITEMA.

FCA-01 / VE-A/B

Marca ... Modelo ...

Vazão de ar ... 32.541 m3/h Pressão Estática ... 60,0 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 20,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz Dimensões ... Peso ... Quantidade ... 02 Unidades FCA-02 / VE-A/B Marca ... Modelo ... Vazão de ar ... 39.116 m3/h Pressão Estática ... 60 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 20,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz Dimensões ...

Peso ...

(10)

FCA-03 / VE-A/B

Marca ... Modelo ...

Vazão de ar ... 31.178 m3/h Pressão Estática ... 60 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 20,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz Dimensões ... Peso ... Quantidade ... 02 Unidades FCA-04 / VE-A/B Marca ... Modelo ... Vazão de ar ... 31.753 m3/h Pressão Estática ... 60 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 20,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz Dimensões ...

Peso ...

Quantidade ... 02 Unidades C) Ventiladores de Retorno (Pleno Fan)

Cada unidade deverá ser equipada com 01 (um) ventilador centrifugo, de simples aspiração, com rotores do tipo “Limit-load” de construção robusta, em chapa de aço estruturada e protegido contra ferrugem, possuindo rotores estática e dinamicamente balanceados, sem carcaça do tipo “Pleno Fan”.

Os ventiladores e respectivos motores deverão ser montados em uma base rígida, sobre amortecedores de vibração, fornecidos junto aos ventiladores. Os eixos serão montados sobre mancais auto-alinhantes, auto-lubrificantes e blindados. Os motores serão à prova de pingos e respingos, trifásico, TFVE grau de proteção IP 54 classe B, 220V, 60Hz e de potência compatível com as vazões determinadas em projeto.

Os ventiladores possuem as características técnicas (vazão e pressão estática) constante dos desenhos, com velocidade de descarga não superior a 8 m/s.

Os motores serão equipados com polias, correias e trilhos esticadores. Os esticadores serão de fácil operação, possibilitando ajustar convenientemente a tensão das correias.

As dimensões das polias deverão ser adequadas para vencer as pressões estáticas estabelecidas pelo sistema com possibilidade de regulagem.

De forma a facilitar o ajuste dos mesmos os registros de regulagem e as conexões flexíveis dos mesmos deverão ser fornecidas nas dimensões das bocas de descarga dos equipamentos.

Todos os ventiladores deverão ser providos de tela de proteção para as bocas de aspiração, e proteção para as correias e polias de acionamento.

(11)

NOTA:: DEVERÁ SER APRESENTADA PARA APROVAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO PELO INSTALADOR A MEMORIA DE CALCULO DA PRESSÃO ESTÁTICA DOS VENTILADORES, APÓS A AQUISIÇÃO DOS DEMAIS COMPNENTES DO SSITEMA.

FCA-01 / VTR-01

Marca ... Modelo ...

Vazão de ar ... 56.025 m3/h Pressão Estática ... 20,0 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 10,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz Dimensões ... Peso ... Quantidade ... 01 Unidade FCA-02 / VTR-02 Marca ... Modelo ... Vazão de ar ... 70.025 m3/h Pressão Estática ... 20 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 15,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz Dimensões ... Peso ... Quantidade ... 01 Unidade FCA-03 / VTR-03 Marca ... Modelo ... Vazão de ar ... 52.907 m3/h Pressão Estática ... 20 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 10,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz Dimensões ... Peso ... Quantidade ... 01 Unidade FCA-04 / VTR-04 Marca ... Modelo ... Vazão de ar ... 43.922 m3/h Pressão Estática ... 20 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 10,0 cv / 4Polos Tensão ... 380v/3f/60hz

(12)

Dimensões ... Peso ...

Quantidade ... 01 Unidade

D) Serpentinas de Resfriamento:

Construídas em tubos de cobre, sem costura, com aletas em alumínio, tendo suas dimensões determinadas em função de uma velocidade de face nunca superior a 2,5m/s.

As aletas são montadas com máquinas expansora, de modo a assegurar o contato perfeito e duradouro com a superfície de cobre. O número de filas é calculado pelo fabricante a partir dos dados do projeto.

Deverão ser apresentados pelo fabricante o memorial de cálculo e desenho técnicos de fabricação juntamente com as instruções de fixação e montagem das serpentinas. Durante a fabricação, a critério da fiscalização poderão ser solicitados os testes e inspeções visuais, dimensionais finais e testes hidrostáticos antes da liberação para embarque.

O acabamento dos trocadores deverá ser conforme abaixo:

Externo: Jateamento com granalha de aço ao metal quase branco, Grau SA 2½ e 01 demão de epoxi cinza.

Tubos/aletas: Limpo e sem tratamento de superfície Os trocadores terão coletores e conexões com diâmetro Ø.4”.

As serpentinas deverão ser selecionadas para uma perda de carga máxima no lado da água de 3,5 mca, temperatura de entrada da água gelada de 7 oC e diferencial de temperatura de 5,5 oC e as seguintes características técnicas:

FCA-01/SPT-A/B

MARCA ... MODELO...

CAPCIDADE ... 164.012 kcal/h VAZÃO DE AR ... 32.541 m3/h VELOCIDADE FACE MAX... 2,5 m/s VAZÃO DE ÁGUA GELADA .... 30,0 m3/h PERDA DE CARGA MAX ÁGUA.. 3,5 mca QUANTIDADE ... 02 Unidades FCA-02/SPT-A/B MARCA ... MODELO... CAPCIDADE ... 178.065 kcal/h VAZÃO DE AR ... 39.116 m3/h VELOCIDADE FACE MAX... 2,5 m/s VAZÃO DE ÁGUA GELADA .... 32,6 m3/h PERDA DE CARGA MAX ÁGUA.. 3,5 mca QUANTIDADE ... 02 Unidades

(13)

FCA-03/SPT-A/B

MARCA ... MODELO...

CAPCIDADE ... 163.608 kcal/h VAZÃO DE AR ... 31.178 m3/h VELOCIDADE FACE MAX... 2,5 m/s VAZÃO DE ÁGUA GELADA .... 30,0 m3/h PERDA DE CARGA MAX ÁGUA.. 3,5 Mca QUANTIDADE ... 02 Unidades FCA-04/SPT-A/B MARCA ... MODELO... CAPCIDADE ... 267.892 kcal/h VAZÃO DE AR ... 31.753 m3/h VELOCIDADE FACE MAX... 2,5 m/s VAZÃO DE ÁGUA GELADA .... 49,1 m3/h PERDA DE CARGA MAX ÁGUA.. 3,5 mca QUANTIDADE ... 02 Unidades

NOTA: A FICHA DE SELEÇÃO DAS SERPENTINAS DEVERÁ SER APRESENTADA PELO INSTALADOR PARA APROVAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO, ANTES DA AQUISIÇÃO DAS MESMAS.

E) Acessórios:

Serão fornecidos e instalados todos os acessórios necessários ao perfeito funcionamento do sistema tais como:

 Registro gaveta na entrada da serpentina, bem como, registro globo na tubulação de saída;

 Válvula de balanceamento

 Dreno na linha de alimentação de água gelada (entrada da serpentina);  Termômetro e manômetro na alimentação e retorno de água gelada;  Purgador de ar e uniões para ligação da hidráulica.

F) Controle do Climatizador

Durante o funcionamento do sistema as condições ambientais estabelecidas deverão ser mantidas automaticamente por meio de sensores de temperatura e umidade, instalados nos ambientes, que comandarão as válvulas de 2 vias, instaladas na saída da água dos climatizadores.

(14)

Componentes principais do sistema de controle de temperatura:  Válvula motorizada de 2 vias;

 Atuadores;

 Sensores de Temperatura 

Além disto será prevista a instalação de sistema de controle entalpico, que processará a exfiltração do ar de retorno, passando o climatizador a funcionar com 100% da vazão de ar vinda diretamente do exterior, no caso de as condições de temperatura e umidade relativa deste serem melhores que as condições do ar de retonro.

G) Controlador de Vazão

A fim de manter constante a pressão dos climatizadores de alvenaria, uma vez que os ambientes por eles atendidos serão providos de Caixas de Volume de Ar Variáveis - VAV`s, a vazão de ar dos mesmos será controlada por meio de variadores de freqüência ligados aos motores dos ventiladores, que farão o ajuste nas rotações dos ventiladores de forma a manter a pressão na descarga dos mesmos, constante.

H) Quadro elétrico de Proteção e Comando

Os quadros elétricos de comando e controle das unidades climatizadoras serão fornecidos pelo instalador, e devera conter todos os equipamentos necessários para as manobras tais como:

 Fusíveis Diazed para proteção;

 Contatores magnéticos com relés bimetálicos;  Interruptores liga-desliga;

 Dispositivo ou saídas para o quadro de comando e sinalização remoto;  Terminais de ligação;

 Lâmpadas piloto para cada ventilador, estágio de aquecimento e umidificador;  Dispositivo para intertravamento dos controles.

Todos os quadros serão construídos em chapas de aço com portas de fácil acesso e obedecer as normas vigentes para o caso.

Todos os projetos elétricos necessários deverão ser fornecidos.

4.5 Gabinetes de Ventilação

Para ventilação do Subsolo, foi prevista a instalação de 02 (Dois) gabinetes de ventilação compostas por gabinete metálico, ventilador centrifugo de dupla aspiração e conjunto de filtragem classe G3, do tipo gaveta, com as seguintes características:

Cada unidade deverá ser equipada com 02 (Dois) ventiladores centrifugos, de dupla aspiração, com rotores do tipo “Limit-load” de construção robusta, em chapas de aço, estruturado e protegido contra ferrugem, possuindo rotores estática e dinamicamente balanceados.

Os ventiladores e respectivos motores deverão ser montados em uma base rígida, sobre amortecedores de vibração, fornecidos junto aos ventiladores. Os eixos serão montados sobre

(15)

mancais auto-alinhantes, auto-lubrificantes e blindados. Os motores serão à prova de pingos e respingos, trifásico, TFVE grau de proteção IP 54 classe B, 220V, 60Hz e de potência compatível com as vazões determinadas em projeto.

Os ventiladores possuem as características técnicas (vazão e pressão estática) constante dos desenhos, com velocidade de descarga não superior a 8 m/s.

Os motores serão equipados com polias, correias e trilhos esticadores. Os esticadores serão de fácil operação, possibilitando ajustar convenientemente a tensão das correias.

As dimensões das polias deverão ser adequadas para vencer as pressões estáticas estabelecidas pelo sistema com possibilidade de regulagem.

De forma a facilitar o ajuste dos mesmos os registros de regulagem e as conexões flexíveis dos mesmos deverão ser fornecidas nas dimensões das bocas de descarga dos equipamentos.

Todos os ventiladores deverão ser providos de tela de proteção para as bocas de aspiração, e proteção para as correias e polias de acionamento.

NOTA:: DEVERÁ SER APRESENTADA PARA APROVAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO PELO INSTALADOR A MEMORIA DE CALCULO DA PRESSÃO ESTÁTICA DOS VENTILADORES. GVT-01

Marca ... Modelo ...

Vazão de ar ... 33.600 m3/h Pressão Estática ... 35,0 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 10,0 cv / 4Polos Tensão ... 220v/3f/60hz Velocidade de descarga Max ... 8,0 m/s Classe de Filtragem ... G3 Dimensões ... Peso ... Quantidade ... 01 Unidade GVT-02 Marca ... Modelo ... Vazão de ar ... 4.000 m3/h Pressão Estática ... 20,0 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 0,75 cv / 4Polos Tensão ... 220v/3f/60hz Velocidade de descarga Max ... 8,0 m/s Classe de Filtragem ... G3 Dimensões ... Peso ... Quantidade ... 01 Unidade VE-01 Marca ... Modelo ... Vazão de ar ... 2.800 m3/h

(16)

Pressão Estática ... 15,0 mmca Rotação ...

Potencia do Motor ... 0,75 cv / 4Polos Tensão ... 220v/3f/60hz Velocidade de descarga Max ... 8,0 m/s Classe de Filtragem ... G3 Dimensões ... Peso ...

Quantidade ... 01 Unidade

4.6 REDE DE DUTOS

Os dutos deverão ser do tipo convencional confeccionados com chapas de aço galvanizado e nas espessuras recomendadas, segundo a ABNT, ASHRAE, SMACNA conforme abaixo:

Lado maior Chapa

Até 30 cm ... #26

De 31 a 75 cm ... #24

De 76 a 140 cm ... #22

De 141 a 210 cm ...#20

Obedecerão os padrões normais de serviço descritos nos manuais especializados para o caso.

As interligações dos dutos serão por meio de chavetas “S” ou barras especiais conforme largura dos mesmos.

Os joelhos e curvas serão dotados de veias defletoras, segundo a boa técnica de colocação das mesmas para atenuar as perdas de carga. Serão apoiados diretamente na estrutura, por meio de pendurais resistentes, nunca se apoiando em luminárias ou forros. Todos os pendurais, braçadeiras e suportes serão confeccionados com o mesmo material do duto pintados com tinta protetora anticorrosiva.

Nos pontos onde forem detectadas vibrações, os dutos serão providos, a posteriori, de apoios de borracha. As interligações dos dutos com as unidades serão através de conexões de lonas flexíveis.

Todos os dutos devem ser isolados externa e termicamente com placas de poliestireno expandido auto-extinguível CLASSE F1 de 15mm de espessura, protegidos por barreira contra a penetração de umidade. O material isolante será fixado às chapas, por meio de colagem e arruelas padronizadas, aparafusadas, tendo as suas 04 arestas arrematadas por cantoneiras contínuas de chapas de aço galvanizadas, número 26, de 5x5cm, fixadas com fita plástica especial ou parafusos auto-atarrachantes zincados. Os dutos serão testados, verificando eventuais vazamentos, selando-os antes da aplicação do isolamento térmico. Todas as juntas deverão ser vedadas.

Após a montagem, os dutos serão limpos a vácuo com aspirador de pó industrial e selados até serem usados.

(17)

Todas as aberturas de dutos deverão permanecer fechadas durante a construção.

Deverão ser deixadas portas de inspeção em toda a rede de dutos, para futuras limpezas. A velocidade máxima do ar no duto de insuflamento deverá ser de 8m/s.

4.7 Bocas de Insuflamento e Retorno

Os difusores, venezianas e grelhas deverão ser de alumínio anodizado.

As grelhas deverão ter aletas fixas horizontais e fixação invisível (arquiteturais). As grelhas de porta deverão ser indevassáveis com contra-moldura.

As venezianas deverão ter tela protetora de arame ondulado e galvanizado e pingadeira. As venezianas completas deverão ter damper e filtro com no mínimo 60% de eficiência em teste gravimétrico.

Os dampers de regulagem deverão ser de chapa de aço galvanizado com lâminas opostas. Os dampers de sobrepressão deverão ser de alumínio, fabricados para operar com velocidade do ar de até 15m/s.

Tomada de Ar:

A captação do ar de renovação deverá ser feita através de registro com lâminas paralelas entre si com acionamento mediante alavancas e conjunto de filtragem composto de estrutura de suportação e elemento filtrante classe G2.

4.8 Controle temperatura

O controle da temperatura nos ambientes condicionados será feito por sensores de temperatura instalados nos ambientes, que farão o ajuste da vazão de ar insuflado nos mesmos, atuando diretamente nas Caixas de Volume de Ar Variável (VAV), estes sensores deverão ser fornecidos pelo fabricante das VAV, e além do ajuste na temperatura nos ambientes também deverá ser possível a leitura da vazão de ar e abertura da VAV.

4.9 – Damper Corta-fogo

Todas as entradas (Retorno) e saídas (Insuflamento) das redes de dutos de alvenaria para os pavimentos deverão ser instalados damper´s corta-fogo, com acionamento por meio de valvulas solenoides e fechamento por mola e sensor de fim de curso para envio do sinal de fechamento à supervisão predial.

4.9 REDE HIDRÁULICA:

A) Tubulação: As tubulações hidráulicas de água gelada de diâmetros iguais ou inferiores a 50 mm (2”) deverão ser em tubos de aço galvanizado, ASTM A-53 ou A-120, extremidades com rosca BSP e luvas, SCH40.

As tubulações hidráulicas de água gelada de diâmetros superiores a 50 mm (2”) deverão ser em tubos de aço preto ASTM A-53 ou A-120, extremidades biseladas para solda, SCH-40, sem costura, SCH-40.

B) Registros de bloqueio

- Até ∅50mm, com rosca, classe 150

Corpo, castelo roscado em bronze ASTM B-62

(18)

Cunha sólida e união em bronze ASTM B.62 Volante de alumínio ou ferro nodular ou maleável Porca em bronze ASTM B.16

Junta e gaxeta de amianto grafitado Rosca interna BSP.

- Acima de ∅ 50mm, com flange, classe 125

Corpo, cunha, volante, tampa e preme gaxeta em ferro fundido ASTM A.126 CL.B Haste ascendente em aço carbono SAE-1020 ou latão laminado ASTM B.124 Anéis roscados em bronze ASTM B.62

Junta e gaxeta em amianto grafitado

Flange compadrão ANSI B.16.1 (face plana)

C) Válvulas de regulagem

- Até ∅ 50mm, com rosca, classe 150

Corpo, castelo roscado no corpo e fecho cônico em bronze ASTM B-62 Haste ascendente em latão laminado ASTM B.124

Volante de alumínio ou ferro nodular ou maleável Preme-gaxeta em latão laminado ASTM B.16 Porca em latão ASTM B.16 ou bronze ASTM B.62 Junta e gaxeta em amianto grafitado

Rosca interna BSP

- Acima de ∅ 50mm, com flange, classe 125

Corpo, volante, tampa e preme gaxeta em ferro fundido ASTM A.126 CL.B

Haste ascendente em aço carbono SAE-1020 ou latão laminado ASTM B.16 ou B.124 Disco e anel em aço carbono com filete de aço inox AISI-410 ou bronze ASTM B.62 Junta e gaxeta em amianto grafitado

Flange compadrão ANSI B.16.1 (face plana)

D) Válvula de retenção

- Até ∅ 50mm, com rosca, classe 150

Corpo, disco, guia e tampa em bronze ASTM B.62 Rosca interna BSP

- Acima de ∅ 50mm, com flange, classe 125

Corpo e tampa em ferro fundido ASTM A.126 CL.B com fecho cônico/eixo em bronze, com anel de bronze ASTM B.62

Flange com padrão ANSI B.16.1 (face plana).

E) Filtros Angulares (Y): Deverá ser instalado na tubulação de entrada de cada climatizador e bomba, um filtro y, com as extremidades rosqueadas BSP ou flangeadas, sem ressalto do tipo ANSI-B16.1. classe 150 lb.

F) Conexões

- até ∅ 50mm: em aço forjado galvanizado, com rosca BSP, classe 10 (ANSI 150).

- acima de ∅ 50mm: de aço forjado, sem costura ASTM A-234 ou ASTM A-120, padrão ANSI B.16.9, biseladas para solda SCH-40.

(19)

G) Juntas de Expansão: As ligações da rede hidráulica à unidade frigorígena e bomba deverão ser executadas através de amortecedores de vibração com fole de borracha sintética para pressões positivas de até 5Kgf/cm² e vácuo de 400mmHg, com extremidades flangeadas. H) Isolamento Térmico: As tubulações de alimentação e retorno de água gelada deverão ser isoladas termicamente com espuma elastomérica a base de borracha sintética, com classificação ao fogo M-1, com juntas coladas e revestidas por cinta adesiva.

Todo o isolamento deverá ter proteção externa através de chapas de alumínio corrugado com espessura de 0,15mm para os trechos retos e 0,40mm para os acidentes (curvas, reduções e etc.), fixados à tubulação através de cintas de alumínio de 12,7mm de largura com espessura não inferior a 0,5mm ou massa acrílica FIBRAFLEX.

A espessura do isolamento deverá estar de acordo com tabela abaixo;

Diâmetro da Tubulação Espessura do Isolamento Até 11/2” 1”

De 2” até 5” 2” De 6”a 10” 3”

I) Suportes: todas as tubulações deverão ser sustentadas por suportes apropriados, fixados sempre que possível nas estruturas. Deverão ser observados os espaçamentos mínimos recomendados entre dois tubos, bem como entre os suportes. Na casa de máquinas, onde é maior a concentração de tubos, deverão ser tomados os cuidados necessários para que a tubulação e/ou suportes não dificultem a circulação, bem como a manutenção dos diversos componentes da instalação. A tubulação de água gelada não deverá se apoiar diretamente sobre os suportes metálicos, devendo ser previsto para estes casos calços em chapas.

J) Assessoria: As entradas e saídas dos climatizadores e resfriadores deverão ser equipadas com conexões de ½” para a instalação de termômetros e conexões de ½”com registros para a instalação do manômetro diferencial, nos pontos mais baixos de cada equipamento deverão ser instaladas válvulas esfera de ½” para drenagem da tubulação.

4.10 QUADROS ELÉTRICOS, INTERLIGAÇÕES ELÉTRICAS E CONTROLE DOS SSITEMAS

Os quadros elétricos de comando, proteção e sinalização dos equipamentos da Central de Água Gelada, Climatizadores de Alvenaria e Sistemas de Ventilação, bem como as interligações elétricas e o controle do sistema estão definidos no projeto elétrico do sistema de ar condicionado.

4.11 Condicionadores de Ar Individuais

Para o CPD foi previsto a instalação de um condicionador de ar do tipo Split com capacidade nominal para 10 TR´s com a unidade evaporadora instalada em casa de maquinas projetada para este fim no 1º pavimento e a unidade condensadora instada no subsolo, esta unidade funcionará como reserva do sistema de água gelada devendo entrar em operação automaticamente quando a temperatura no CPD ultrapassar os 22 oC, e nos horários em que a CAG do prédio não esteja funcionando como no horário noturno e fins de semana.

(20)

5 - ESPECIFICAÇÕES DE SERVIÇOS E MONTAGENS. 5.1 Generalidades.

As especificações e o desenho destinam-se a descrição e a execução de uma obra completamente acabada, com todos os sistemas operando segundo as mesmas.

Eles devem ser considerados complementares entre si, e o que constar de um dos documentos é tão obrigatório como se constasse em ambos.

A Proponente aceita e concorda que os serviços, objeto dos documentos contratuais, deverão ser complementados em todos os seus detalhes, ainda que cada item necessariamente envolvido não seja especificamente mencionado.

A Proponente não poderá prevalecer-se de qualquer erro, manifestamente involuntário ou de qualquer omissão, eventualmente existente, para eximir-se de suas responsabilidades.

A Proponente obriga-se a satisfazer a todos os requisitos constantes dos desenhos ou das especificações.

No caso de erros ou discrepâncias, as especificações deverão prevalecer sobre os desenhos, devendo o fato, de qualquer forma, ser comunicado à Contratante.

Se de contrato, constarem condições especiais e especificações gerais, as condições especiais deverão prevalecer sobre as plantas e especificações gerais, quando existirem discrepâncias entre as mesmas.

Quaisquer outros detalhes e esclarecimentos necessários, serão julgados e decididos de comum acordo entre a Proponente e a Contratante.

O projeto descrito no presente documento poderá ser modificado e/ou acrescido, a qualquer tempo a critério exclusivo da Contratante, que de comum acordo com a Proponente, fixará as implicações e acertos decorrentes, visando a boa continuidade da obra.

A Proponente será responsável pela pintura de todas as tubulações, mesmo as que venham a ser isoladas, quadros, equipamentos, etc..., nas cores recomendadas pela Contratante.

A Proponente será responsável pela total quantificação dos materiais e serviços.

O material será entregue na obra com a responsabilidade pela guarda, proteção e aplicação da Proponente.

- A proponente deverá fornecer projeto completo de montagem para aprovação da Contratante.

- A proponente deverá garantir que a mão-de-obra deverá ser de primeira qualidade e que a supervisão estará a cargo de engenheiro habilitado.

- A proponente deverá prever o fornecimento completo, de todo o projeto compatibilizado incluindo material, mão-de-obra e supervisão para fabricação, instalação, testes e regulagem de todos os equipamentos fornecidos e da instalação como um todo.

- A fiscalização designada pela obra poderá rejeitar, a qualquer tempo, qualquer parte da instalação que não atenda ao presente memorial.

- A proponente após o término dos serviços deverá fornecer instruções necessárias ao pessoal designado para operar e manter a instalação.

- Deverá também fornecer um manual de operação e manutenção, contendo catálogos dos equipamentos e desenhos atualizados da instalação, além de instruções claras de como proceder a operação do sistema em modo “MANUAL”.

- A proponente deverá garantir a instalação pelo prazo mínimo de 1 (um) ano, contra quaisquer defeitos de fabricação ou instalação, excluídos no entanto àqueles que se originam pela inobservância às recomendações da proponente.

- A proponente deverá dar todas as informações e cooperação solicitadas pela coordenação. - Todos os itens de fornecimento descritos deverão estar previstos no orçamento inicial da proponente.

A empresa responsável pela instalação deverá operar e dar manutenção no sistema, executando as correções e ajustes necessários durante 03 (Três) meses apartir da entrega provisória do sistema.

(21)

A empresa responsável pela instalação deverá dar manutenção preventiva/corretiva pelo período de 12 meses apartir da entrega definitiva do sistema, incluindo troca de peças e componentes, sem qualquer ônus para o contratante, independente das condições de garantia de terceiros.

Para os serviços de execução das instalações constantes do projeto e descritos nos respectivos memoriais, a Proponente se obriga a seguir as normas oficiais vigentes, bem como as práticas usuais consagradas para uma perfeita execução dos serviços.

O Proponente deverá se necessário, manter contato com as repartições competentes, a fim de obter as necessárias aprovações dos serviços a serem executados, bem como fazer os pedidos de ligações e inspeção.

Os serviços deverão ser executados em perfeito sincronismo com o andamento das obras de implantação da Edificação, devendo ser observadas as seguintes condições:

- Todas as instalações deverão ser executadas com esmero e bom acabamento, com todos os dutos, tubos e equipamentos, sendo cuidadosamente instalados e firmemente ligados à estrutura com suportes anti-vibratórios, formando um conjunto mecânico ou elétrico satisfatório e de boa aparência.

- Deverão ser empregadas ferramentas fornecidas pela Proponente apropriadas a cada uso. Durante a concretagem todos os pontos de tubos expostos, bem como as caixas deverão ser vedadas por meio de "caps" galvanizados, procedimento análogo para os expostos ao tempo.

5.2. Obrigações Preliminares.

- Compete a Proponente fazer prévio e minucioso estudo de verificação da adequação do projeto.

- Dos resultados dessa verificação preliminar, a qual será feita antes da apresentação da proposta, deverá a Proponente dar imediata comunicação escrita a Contratante, apontando discrepâncias, omissões ou erros que tenha observado, inclusive sobre qualquer transgressão a normas técnicas, regulamentos ou posturas de leis em vigor, de forma a serem sanados os erros, omissões ou discrepâncias, que possam trazer embaraços ao perfeito desenvolvimento das obras. Sem o que carecerá de base apropriada qualquer reivindicação posterior à assinatura do contrato.

A Proponente terá integral responsabilidade no levantamento de materiais necessários para o serviço em escopo, incluindo outros itens necessários à conclusão da obra.

A Proponente deverá prever em seu orçamento, todos os materiais e mão de obra, necessários para a montagem de equipamentos específicos tais como: Chillers, Bombas, Fan-coil’s, Ventiladores, tubulações, etc... bem como de todos os equipamentos que necessitarem de uma infra estrutura como quadros elétricos, cabeações etc.

Ficarão a cargo da Proponente todo o transporte vertical e horizontal de todos os materiais e equipamentos na obra, bem como sua guarda e proteção, ficando facultado a fiscalização rejeitar materiais ou equipamentos, que tiverem sofrido algum dano no transporte ou armazenagem.

5.3 Manutenção.

A proponente apresentará um "Compromisso de Manutenção Gratuita", pelo qual se obrigará a prestar, através da contratante da instalação de ar condicionado e durante o prazo de 90 (Noventa) dias, a contar do Recebimento Provisório, e 12 (Doze) meses a contar do recebimento definitivo do sistema.

5.4 Testes em fábrica.

Os testes em fábrica poderão ser exigidos para chiller, fancoil e bombas com a seguinte finalidade:

(22)

- Verificar se trata do equipamento especificado;

- Verificar se tem todos os acessórios previstos no projeto; - Verificar acabamentos;

- Verificar teste operacional

5.5 Balanceamento e Regulagem. Balanceamento de Vazões de Ar.

Medição de vazão de ar por equipamento através de medida de velocidade do ar na entrada (ex. nos filtros de ar se for condicionador) através de anemômetro e nos difusores com tubo Pitot.

Uma primeira medição deverá ser efetuada com todos os dampers ou registros abertos. Medição de ar em cada boca.

A partir da última boca, deverão ser feitos ajustes de vazão através de registros e captores de forma a serem obtidas as vazões do projeto.

Se no término do balanceamento, a vazão total estiver acima de 10% divergente do projeto deverá se proceder ao ajuste de rotação do ventilador.

Balanceamento da Vazão de Água.

Com todos os registros totalmente abertos, e as válvulas de balanceamento ajustada para o diferencial de pressão mínimo definido pelo fabricante das mesmas, medir e ajustar as vazões em cada climatizador de ar, do fim da linha em direção à bomba , através de instrumento apropriado acoplado à válvula de balanceamento de cada climatizador de ar e nos resfriadores.

Procede-se à regulagem de cada equipamento pela atuação na válvula de balanceamento, em função da vazão do projeto.

Este procedimento termina na regulagem da válvula de balanceamento instaladas nos resfriadores de líquido e ao final após a verificação de que todo o sistema funciona de acordo com as vazões previstas em projeto todas as válvulas deverão ser travadas nas posições reguladas, e as posições registradas em planilha a ser entregue ao cliente e em etiqueta metálica a ser fixada nas respectivas válvulas.

Verificações Elétricas.

Com todos os equipamentos funcionando e depois dos balanceamentos de ar e de água deve-se proceder à verificação das correntes, em cada motor, para ajuste dos relés.

Nota: As verificações elétricas deverão ser feitas com a tensão em condições normais. Testes das Condições Operacionais.

Cada condicionador deverá ser regulado de forma que se tenha em cada ambiente ou grupo de ambientes, as condições de temperatura requeridas.

A regulagem das condições deverá ser feita pelo ajuste dos sensores de temperatura instalados nos ambientes.

Relatório de Teste e Balanceamento.

Antes de se iniciar o processo de comissionamento do sistema deverá ser apresentado pelo INSTALADOR à fiscalização para aprovação, um modelo do PLANO DE INSPEÇÂO E TESTES a ser adotado para esta instalação, este Plano deverá conter o registro de todos os testes e medições realizados nas instalações e têm por objetivo atestar ao CONTRATANTE, que as condições de operação do sistema atendem às exigência do projeto e especificações.

(23)

Ao final da obra na ENTREGA PORVISORIA, este relatório deverá ser encaminhados ao CONTRATANTE, juntamente com as fichas de partida de cada equipamento devidamente preenchida, os manuais de operação e manutenção, os certificados de garantia dos equipamentos e os desenhos As-built.

5.6 OPERAÇÃO ASSISTIDA

A operação e manutenção do sistema nos 03 (Três) primeiros meses após a entrega provisória da obra ficará a cargo do INSTALADOR, que se obriga a manter pessoal em numero adequado durante todo o período de funcionamento do prédio. Durante este período O serviço de manutenção durante este período de operação assistida compreende também a troca de qualquer peça ou componente, mesmo os de desgaste previsível tais como lâmpadas, correias, fusíveis e etc, sem nenhum ônus para a CONTRATANTE.

5.6 ACEITAÇÃO

Após o período de operação assistida, será feita uma nova verificação da obra, que deverá estar completamente limpa e ajustada, inclusive as casas de máquinas, todos os filtros verificados e limpos, no caso de algum deles apresentar uma sujidade elevada, deverá ser trocado pelo INSTALADOR, também sem nenhum ônus para o CONTRATANTE, e então verificados as condições adequadas se procederá a aceitação e a emissão do TERMO DE ENTREGA DEFINITVA DE OBRA.

5.7 MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA

Após a ACEITAÇÂO do sistema pela fiscalização será de responsabilidade do INSTALADOR a manutenção Preventiva/Corretiva das instalações, durante este período correrão por conta do INSTALDOR todas as despesas com mão de obra e serviços, tratamento de água, medições da quantidade de partículas, trocas de filtros, inclusive o transporte de pessoal e materiais, independente das condições de garantia de terceiros ao final deste período TODOS os filtros de ar dos equipamentos deverão ser fornecidos novos.

Referências

Documentos relacionados

Contudo, ainda que todas as teorias aplicadas busquem o mesmo fim (a compreensão das articulações internas das linguagens), cada uma das diversas correntes

Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital destinado a inscrições para o Curso de Pós- graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Sanidade

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores