• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS AECT DE 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS AECT DE 2011"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

ACOMPANHAMENTO DOS AECT

DE 2011

Síntese

(2)

A presente síntese foi elaborada pela empresa

METIS, GmbH (autores: Jürgen Pucher e Alice Radzyner). Não representa a posição oficial do Comité das Regiões

Para mais informação sobre a União Europeia e o Comité das Regiões, consulte http://www.europa.eu

e http://www.cor.europa.eu, respetivamente.

Número de catálogo: QG-AD-12-001-EN-C ISBN: 978-92-895-0574-1

DOI: 10.2863/46971

© União Europeia, 2012

(3)
(4)

Síntese

O CR publica regularmente um relatório de acompanhamento da evolução dos agrupamentos europeus de cooperação territorial (AECT), enquanto entidades jurídicas europeias para a cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional entre instâncias públicas. O presente relatório é uma atualização do Relatório de Acompanhamento dos AECT de 2010 e tem por objetivo fazer o ponto da situação neste momento dos AECT na União Europeia.

Até ao final de 2011, tinham sido criados 27 AECT, que agrupavam mais de 570 órgãos de poder local e regional de 15 Estados-Membros. Está prevista a criação de mais 21 AECT.

Revisão das disposições jurídicas

O relatório descreve as várias fases do processo de adoção das disposições jurídicas nos Estados-Membros e em diferentes regiões, bem como os motivos da não adoção, se for caso disso. No início de 2011, foram adotadas disposições jurídicas nacionais em quase todos os Estados-Membros, à exceção da Áustria, da Bélgica e da Alemanha, devido à sua estrutura marcadamente federal. Todos os Länder austríacos adotaram já as disposições jurídicas que regem os AECT (em 2010, apenas cinco deles o tinham feito), mas continua pendente a adoção de uma legislação federal. Analogamente, na Alemanha estão ainda em curso os debates sobre uma legislação federal. Neste momento, estão a ser realizadas consultas aos AECT existentes para alimentar a legislação nacional que deverá entrar em vigor entre 2013 e 2014. No caso da Bélgica, uma entrevista com um representante do Serviço Público Federal dos Assuntos Externos da Bélgica revelou que já tinha sido adotada regulamentação para a Região de Bruxelas-Capital, a Valónia, a Flandres e a Comunidade Germanófona mas que a adoção pelo Estado federal ficara adiada em consequência da crise governativa que se arrastou por três anos. Continua, por isso, ainda pendente.

Pela primeira vez, o relatório de acompanhamento coligiu informação fundamental (direito público/privado, grau de fiabilidade, autoridade responsável) para todos os Estados-Membros e as suas regiões federais (quando

(5)

Estado-Membro e a região federal.

Novos AECT incluídos no Relatório de Acompanhamento de 2011

O quadro seguinte indica os AECT constituídos em 20111 e incluídos no Relatório de Acompanhamento deste ano.

1

(6)

Quadro 1: Novos AECT incluídos a título de estudos de caso.

Nome do AECT Países2 Características específicas Constituição

Arrabona HU, SK O Arrabona prevê incluir mais de 120

municípios como parceiros potenciais.

15.6.2011 Linieland van

Waas en Hulst

BE, NL O AECT foi constituído para reforçar a cooperação entre as províncias e os municípios da Flandres e dos Países Baixos.

18.8.2011

Eurorregião Tirol-Alto Adige-Trentino

IT, AT Apoia os laços históricos e culturais entre as regiões participantes através de cooperação em vários domínios políticos, designadamente, energia, corredor «verde», saúde, educação, juventude, universidade e investigação. 13.9.2011 AECT «Território dos Municípios: Gorizia (Itália), Mestna občina Nova Gorica (Eslovénia) e Občina Šempeter-Vrtojba (Eslovénia)»

IT, SI Esta eurorregião, com parceiros da Itália e da Eslovénia, situada dos dois lados da fronteira entre a Itália e a República da Eslovénia, decidiu estabelecer uma forma de cooperação avançada para desenvolver a sua região em conjunto, dando uma resposta comum e estruturada aos desafios socioeconómicos, à marginalização e às divisões do passado.

15.9.2011

Pirenéus-Cerdanha

FR, ES Os parceiros são a Communauté de

Communes de la Cerdagne [Comunidade dos municípios da Cerdanha] (França) e o Consell Comarcal de la Cerdanya [Conselho da Comarca da Cerdanha] (Espanha). Tem sede em Saillagousse, França.

3.10.2011

Rába-Duna-Vág (RDV)

HU, SK O objetivo do AECT é atrair financiamento europeu para realizar projetos em domínios tais como infraestruturas, transportes, logística, energia, desenvolvimento do rio Danúbio e seus afluentes, desporto, cultura,

21.12.2011

2

(7)

Nome do AECT Países Características específicas Constituição etc.

Eurorregião Aquitânia-Euskadi

FR, ES O objetivo é reforçar a cooperação entre as regiões membros e consolidar a sua identidade comum.

12.12.2011

Os novos AECT indicados como estudos de caso tiveram por base investigação documental e entrevistas telefónicas com representantes de todos os agrupamentos supracitados. Os AECT criados até 2010 atualizaram a sua informação por intermédio da Plataforma AECT do CR3.

Categorização das fases de desenvolvimento

O Relatório de Acompanhamento introduz, pela primeira vez, cinco categorias para distinguir as várias fases de constituição de AECT, a saber: 1) operacional, 2) constituído, 3) em fase de aprovação, 4) em fase de preparação, 5) conceção. Com esta classificação poder-se-á avaliar mais acuradamente a situação e a evolução dos AECT em fase de constituição, que tem suscitado algumas reservas.

Para além dos AECT identificados até à data, outros AECT da Hungria foram detetados graças a investigação. Pode-se afirmar que, até ao final de 2011, dois AECT tinham adquirido personalidade jurídica mas ainda não estavam operacionais, três AECT tinham apresentado o seu projeto de convénio e o seu estatuto às respetivas autoridades nacionais para aprovação, dez outros projetos estavam a negociar o seu convénio e estatutos, e outros seis tinham sido anunciados. Tal perfaz um total de 21 projetos de AECT em fase de preparação.

Todos os AECT constam de um único quadro no presente relatório e estão categorizados por fase de desenvolvimento e são marcados com a cor apropriada.

(8)

Conclusões principais

Os oito novos AECT criados em 2011 partilham características comuns, enfrentam desafios análogos e, o que é mais interessante, têm sedes nacionais similares. As principais conclusões são:

• A Hungria parece estar na linha da frente na constituição de novos AECT. Dentre os oito novos AECT, dois deles têm sede na Hungria e unem comunidades húngara e eslovaca. Outros cinco AECT em preparação contam com potenciais futuros membros da Hungria.

• Três novos AECT são parcerias entre a França e a Espanha.

• O AECT Linieland van Waas en Hulst é o primeiro AECT belga com parceiros neerlandeses.

Todos os novos AECT têm por objetivo colaborar com os vizinhos geográficos para formar um quadro institucional para a cooperação sobre projetos de interesse comum, o que permite superar as barreiras jurídicas. Merece ser assinalado que o AECT Rába-Duna-Vág manifesta o propósito de contribuir para a realização de atividades ao abrigo da Estratégia da União Europeia para a Região do Danúbio.

A constituição do AECT constituiu um desafio para a maioria dos novos agrupamentos, tanto devido às longas esperas por autorizações oficiais como a incompatibilidades entre a legislação nacional e a legislação da UE.

O relatório confirma, contudo, que os AECT foram constituídos para dar às regiões e comunidades de Estados-Membros diferentes a possibilidade de atuarem como uma entidade jurídica única em estruturas regionais, nacionais e internacionais. Além disso, os AECT permitem aos atores locais, regionais e nacionais adotar decisões comuns.

Os estudos de caso confirmam que os AECT foram constituídos para unir as regiões, as comunidades e os municípios, com origem muitas vezes em vários níveis administrativos, para lhes dar a possibilidade de atuarem em conjunto como unidade em estruturas regionais, nacionais e internacionais e de criarem

(9)

e tomar decisões no mesmo nível.

Os inquiridos declararam esperar a criação de uma fonte de financiamento específica para os AECT, bem como a possibilidade de se candidatarem enquanto parceiros a financiamento da UE no futuro.

Os AECT criados antes de 2011 progrediram de forma constante, centrando-se principalmente na formação de capacidades ou na execução de projetos específicos. A maior parte dos AECT consolidou o seu pessoal e as suas estruturas no decurso de 2011. Embora a maioria dos AECT execute um elevado número de ações, a sua participação em projetos financiados pela UE ainda é relativamente limitada, não obstante a importância que os AECT assumem para todos os tipos de programas da UE, e não só no domínio da cooperação territorial. Os orçamentos dos AECT são inferiores a 1,5 milhões de euros (à exceção do Hospital de La Cerdanya), situando-se em média entre 100 000 e 300 000 euros. Alguns AECT assinalaram problemas devidos à crise financeira, embora de um modo geral os seus membros tenham respeitado os seus compromissos orçamentais apesar das dificuldades que cada um enfrenta.

Plataforma AECT do Comité das Regiões

Desde janeiro de 2011 o Comité das Regiões vem prestando um melhor apoio aos AECT graças à Plataforma AECT, que promove o intercâmbio de boas práticas, a assistência inter pares e a visibilidade e funciona como veículo de comunicação direta entre as instituições da UE e todas as partes interessadas.

Referências

Documentos relacionados

N2 - Adquirimos equipamentos wireless; N6 - Substituimos os projetores adquiridos, e substituição dos computadores pelos recebidos pela reitoria; N8 - Aquisição

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

• produz um discurso globalmente coerente, apesar de algumas ambiguidades evidentes; • define o seu ponto de vista, eventualmente com lacunas que não afetam, porém, a

do Poder Executivo federal deverão instituir, pelos seus dirigentes máximos, Comitê de Governança, Riscos e Controles.” (Art. Assim, a AR assume outra característica