• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 2ª REUNIÃO DO COMITÊ DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO SGI-IPEN DE 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 2ª REUNIÃO DO COMITÊ DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO SGI-IPEN DE 2009"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATA DA 2ª REUNIÃO DO COMITÊ DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE

E SEGURANÇA DO SGI-IPEN DE 2009

Data: 02/03/2010 - Horário: 9:00 - Local: Sala de Reunião do CEN

Participantes Setor Ramal Presença Ademar Potiens Junior e Roberto Vicente LRR 9239 A

Anna Lúcia Villavicencio ou Sueli Ivone Borrely CTR 9827 P Antonio Augusto Couto ou Ivana Conte Consetino CCTM 9441 A

Antonio Marialva Neto e Luis Alberto Pereira Dias DIRF 9525/9548 A Antonio R. Alvarez ou Maria da P. Potiens CMR 9667/9661 P Ary Pereira Junior ou José A. de Souza ou Paulo Alves Costa CCN 9279 P Brigitte R.S. Pecequilo ou Joselene de Oliveira LRA 9645 P Célia M. Napolitano ou Carlos Alberto Zeituni CTR 9876 P Celso H. Gimenes ou Márcia O. Pupak GDP 9053 A Christovam R. Romero Filho ou Malvina Boni Mitaki SRP 9360/9663 A Elaine Arantes J. Martins ou Hélio Furusawa ou Ana Copat CQMA 9335 P

Elaine B. de Araújo ou Maria T. Colturato DIRF 9547/9552 P Elita Urano ou Gláucia T. dos Santos CCN 9340/9373 A

Eveline Cruz Ferreira ou Mariliana Abi-Eçab GRS 8886/8888 P

Felícia del Gallo Rocha ou Flávio Betti LDT 9654 A

Fernando F. Moreira DE 9002/8907 A

Mauri Antonio Freilas SSF 9138 A

Gerson Antonio Rubin ou Custodio A. Guimarães CEN 9406 P

Ivone Jorge de Moura GMP 8946 A

João C. Ulrich ou Helena Miho Shihomatsu LCQ 9308 P Joselfina M. Esteves ou Rodney B. de Oliveira DAD/A 9122 A Linda Therese Mor CQAS 9024 P Luis A. Terribile de Mattos CQAS 9024 P Maria da Penha A. Potiens ou Gelson Pinto LCI 9216 A Marina Ferreira Lima ou Suli Alexandre Mesquita LRT 9215 A Michel Mozeika Araújo ou Renato César Duarte CTR 9827 A Ronaldo Veronesi ou Jorge A. S.Rego ou Maria Helena P. Queiroz GCL 9085 A Rosângela do Rocio Arkaten ou Luis E. T. Miranda CB 9233/ 9301 P Rosemeire P. Paiva ou Mauro O. Martins CRPq 8842 P Solange E. Mitaki, e Eduardo Landulfo CLA 9307 P Teresinha Ferreira Lima Daltro CQAS 9024 P Tereza C. Salvetti CQAS 9031 P

Tonisson Lima de Azevedo DIE 9202 A

Ulisses d’utra Bitelli e Leslie de Molnary CEN 9426/272 A

Vera Lucia R. Salvador ou Marcos Scapin LFX 9025-214 A

Walter Ricci, e Mitiko Saiki CRPq 8848/9967 P

Willy H. de Souza ou Adriano Giardino GPP 9144 P Wilson Scapin CQAS 9024 P

OBS: P = presente J = ausência justificada A = ausente Em Negrito, no caso de Titular e Suplente, que compareceu. A Reunião foi presidida por Tereza Cristina Salvetti

(2)

ATA

DA 2ª REUNIÃO DO COMITÊ DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE

E SEGURANÇA DO SGI-IPEN DE 2009

Data: 02/03/2010 - Horário: 9:00 - Local – Sala de Reunião do CEN

Item Assuntos da Pauta

1 APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR A ata anterior foi aprovada pelos participantes, sem comentários.

2 Auditoria

Tereza informou que o Dr. Dieguez autorizou 2 notebooks para a CQAS, um para a gerência e outro para o processo de auditoria. Desta forma as equipes auditoras poderão utilizar estes equipamentos para otimizar suas atividades, conforme acordo com a CQAS.

Tereza comentou que não vê sentido em realizar a auditoria corporativa da GMR, quando nenhum laboratório definiu se participará deste processo e solicitou opinião dos participantes. Gerson e Rosemeire entenderam que na reunião o LCI agendou reunião para o mesmo período do corporativo. Scapin irá checar junto ao LCI sobre esta questão de datas.

CQAS deverá conversar com a direção da GMR sobre estas auditorias, pois este processo não é facultativo aos laboratórios, mas obrigatório.

Baseada na experiência dos anos anteriores, Tereza sugere enviar o Programa de Auditoria Interna 2010 para o CTA, conforme elaborado na reunião específica para tal, após checagem da questão do LCI (GMR). Proposta aceita pelos participantes

3 Levantamento das necessidades de treinamento - LNT

A GDP iniciou hoje o processo do LNT no IPEN. Os gerentes corporativos e dos Centros receberam da Dra. Márcia as orientações para tal. Tereza lembrou que as necessidades de treinamento relacionadas ao Sistema de Gestão devem ser identificadas e apontadas pelo respectivo Gerente. A CQAS é contatada sempre que a GDP identifica demanda para cursos ou treinamentos relacionados aos Sistemas de Gestão. Tereza solicitou que os RDs “lembrem” os respectivos gerentes destes aspectos.

Tereza solicitou informações e Dra. Elaine comunicou que ainda está finalizando o programa do treinamento de Liderança, mas enviará à CQAS assim que concluído.

4 IBAMA.

Preocupada com o cumprimento do TAC-IBAMA (última cláusula), a CQAS fez um levantamento dos programas solicitados e a serem implantados no IPEN. Lembrou que os dois últimos parágrafos chamam atenção: Programa de Comunicação e Plano de Emergência (inexistentes no IPEN).

Juntou-se ainda o comentário feito pelos auditores externos (FCAV) que reforçam a necessidade de observamos os aspectos ambientais e de segurança de forma mais efetiva, consolidando assim o Sistema de Gestão como Integrado.

Baseada nestas duas considerações, Dr. Dieguez autorizou a CQAS iniciar contato com empresas para possível contratação no serviços de: identificação de aspectos e impactos e de perigos e riscos.

A CQAS já contatou 2 empresas (uma inclusive que prestou este serviço na INB) para auxiliar inclusive na elaboração e definição de especificação.

Tereza também informou que a documentação da cláusula QUARTA foi enviada com atraso de 1 semana (atraso formalmente comunicado ao IBAMA).

(3)

Item Assuntos da Pauta

Tereza comentou que o Ronaldo (GCL) está dando andamento à contratação de empresa para realização da Pesquisa de Satisfação dos Clientes e já analisou proposta de especificação para este serviço, elaborado pela GCL e apoio da DAD. Dra. Elaine lembrou que a DIRF contatou uma empresa, que esteve no IPEN semana passada para preparar solicitação desta atividade. Ressaltou ainda que a participação da DIRF é fundamental neste processo.

Tereza solicitou que ela entre em contato com o Ronaldo (GCL), pois ele é responsável por este processo corporativo e lembrou que todos os RDs cujos centros terão serviços avaliados, deverão ser consultados pelo Ronaldo.

6 TNCMC

Teresinha comunicou que o TNCMC (versão de testes – está no Colibri) com a implementação, para testes, da questão do “espelho, link, etc” que serve para copiar plano de ação de uma não-conformidade para outra. Solicitou que os RDS da DIRF, CQMA e CRPQ façam o possível para testar o que for possível até o final deste mês, pois precisamos dar retorno ao desenvolvedor. Teresinha comentou que são sempre as mesmas pessoas que acessam o TNCMC – as demais não fazem uso do programa. Elaine observou que na DIRF as pessoas também não costumam acessar o TNCMC.

Tereza informou que o treinamento no TNCMC só será possível após a aprovação das alterações no aplicativo (teste dos usuários). Elaine questionou e Tereza informou que nos treinamentos anteriores, a política da CQAS foi treinarmento completo a todos os RDS. Alguns foram multiplicadores em sua unidade e em outros casos a CQAS deu um treinamento diferenciado. Isto deverá se reavaliado pela CQAS e Centros.

7 SIGEPE

Willy comentou que o SIGEPE está aberto para as atividades de 2010. Os Coordenadores de Atividades vão receber um e-mail de aviso esta semana.

Lembrou que os coordenadores de atividade deverão observar todas as opções de preenchimento (indicadores). Informo ainda que o SIGEPE permite criar indicadores de apoio. Neste caso, o coordenador deve procurá-lo, para que implemente no aplicativo.

8 Plano Diretor 2011 - 2014

Willy lembrou que o Plano Diretor do IPEN tem horizonte até 2010 e este ano os Centros deverão pensar os seus objetivos, estratégias e planos para os próximos quatro anos.

Reforçou que qualidade, meio ambiente e segurança não dependem de atitudes governamentais e, portanto, devem ser analisados por cada gestor.

9 Requisitos Regulamentares

Tereza informou que a CNEN obteve autorização de funcionamento de suas inslações para fabricação de radiofármacos, conforme publicação no DOU (02/02/2010) e parabenizou a DIRF. Elaine explicou o processo de autorização pela ANVISA (estadual e federal) de funcionamento e de produto e esclareceu que esta autorização é no âmbito federal e para a CNEN, atendendo uma solicitação do CDTN (MG).

Dra. Elaine informou que a DIRF solicitou autorização de funcionamento nos órgãos estaduais e continua no aguardo de parecer até hoje. A solicitação de funcionamento nos órgãos federais seria o passo seguinte.

Elaine questionou como ficou a questão da atualização da legislação aplicada apontada pela auditoria da Vanzolini

Tereza comentou que há empresas específicas para este trabalho, mas para tanto o IPEN deve saber quais são as leis que deve atender, além das óbvias regulamentares. A contratação de empresa para identificar aspectos e impactos (ambiental), e perigos e riscos (segurança) irá auxiliar neste processo.

(4)

Item Assuntos da Pauta 10 Informações gerais

1 – Tereza informou que o Fideromo se aposentou a última 6ª. feira 26/02 e que o Scapin está assumindo as atividades que ele realizava, incluindo a gestão de documentos (intranet).

2 – Após questionada, Beth (DIE) informou que o Eng. Odair está aguardando o retorno do Massi para definir a questão do RD e implantação do SGQ na DIE.

3 – Ilze comentou que o Dr. Bressiane quer implantar o Sistema de Gestão este ano e irá começar pela pós-graduação. Como atuou vários anos neste processo, acrescentou que não dependo de informações para definir os processos relacionados.

11 Ação Proposta Responsável Data 11.1 Encaminhar Programa de Auditoria Interna 2010 para o CTA,

após esclarecer dúvida do LCI (GMR). CQAS 15/03/2010

11.2 Contatar empresas para auxiliar elaboração de especificação

para definir aspectos e impactos; perigos e riscos no IPEN CQAS Maio/2010

12 Pendências da ata anterior

Ação Proposta Responsável Data Encaminhar as datas para realização das auditorias em seu

Sistema. RDs 19/02

12.1

Situação: Datas encaminhadas

Verificar se há curso / treinamento para postura do auditado. GDP Abr/2010 12.2

Situação: Não informado à CQAS.

Encaminhar justificativa e sugestão de melhoria à DAD CQAS Fev /2010 12.3

Situação: Sugestão encaminhada e parcialmente atendida.

Analisar proposta de Listas de Verificação padrão. GT8 Definido pelo GT. 12.4

Situação: Não informado à CQAS.

Item Informativo

Geral

1 TNCMC web – Andamento e Pendências Vide item 6. da Pauta.

2 GESTÃO AMBIENTAL 2.1 IBAMA

Vide item 4 da Pauta

3 GESTÃO DE SEGURANÇA 3.1 CNEN – Certificação das Instalações Nucleares e Radiativas

(5)

Item Informativo

Geral

3.2 Ação Proposta Responsável Data

Finalizar revisão do PGQ corporativo. CQAS Abr/ 2010

4 INFORME DOS GTs

Alguns cronogramas foram disponibilizados e outros ainda não foram enviados à CQAS.

5 PROGRAMA DE AUDITORIA INTERNA 2010 Vide item 1. da Pauta

6 PROCESSOS CORPORATIVOS 6.1 Normas

Todos os funcionários do ipen podem acessar as normas direto no site da ABNTnet: empresa: IPEN, usuário: IPEN e senha: ipen. Este acesso é apenas para consulta, sendo que a permissão para impressão está sendo modificada nesta nova proposta junto à ABNT. Os interessados em adquirir normas ABNT devem enviar sua solicitação à CQAS (sqipen@ipen.br ou ramal 9031), informando também o título.

A CQAS solicitou informação da biblioteca sobre a aquisição das normas OHSAS 18001 e OHSAS 18002 adquiridas pelo IPEN da empresa RISK, mas ainda não obteve resposta.

6.2 Assuntos Gerais

As resoluções que tratam das boas práticas para fabricação de radiofármacos e de seu registro foram publicadas pela ANVISA e as instalações tem o prazo de 3 anos para se adequarem às exigências.

A CQAS solicita que os RDs avaliem, junto à Alta Direção de seu Centro (laboratórios), a possibilidade do IPEN possuir:

- um único Manual de Gestão da Qualidade ou de Gestão Integrada, sendo que os Manuais específicos para atendimento da NBR 17025 ou CNEN NN 1.16, seriam consideramos como Planos da Qualidade.

- uma única Política, Missão, Visão e Valores, sendo que os objetivos de cada unidade seriam para demonstrar o atendimento estes propósitos.

Próxima reunião será em 06/04/2010 às 9:00 hs em local a ser definido. Consulte a intranet para informações atualizadas.

Referências

Documentos relacionados

Embora os judeus possuam apenas um sexto de 1% de toda a terra árabe, eles são, não obstante, detestados pela maioria dos árabes.. Por que o povo judeu

Buscando atender a demanda da sociedade por uma boa prática ortomolecular, encaminhamos a seguinte proposta de resolução que altera a Resolução CFM n o

O tremor pode fazer parte das síndromes parkinsonianas quando associado a outros sintomas cardinais como bradicinesia, instabilidade postural ou rigidez.. Portanto, na

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

SINF0037 Gestão da Informação SINF0071 Sistemas Operacionais SINF0018 Sistemas Operacionais SINF0053 Banco de Dados I SINF0027 Banco de Dados SINF0054 Banco de Dados II

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Pređimo sada na naš zađatak. Đa se nešto desi, to jest da nešto iii neko stanje, kojeg pre toga nije biio, postane, to se empirički ne može opaziti ako nema neke pojave

Ao escolher a variedade a ser plantada, vários fatores devem ser considerados, tais como: potencial de produção da espécie, adaptação às condições climáticas (chuvas,