• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

A proposta didático-pedagógica do Curso de Fonoaudiologia indica os conhecimentos necessários para a capacitação do aluno do curso, bem como para a aquisição das habilidades e atitudes que compõem o perfil profissional referido neste Projeto Pedagógico.

Por isso, a matriz curricular foi organizada de forma a inserir o aluno desde os primeiros semestres do Curso nas disciplinas básicas, prevendo um envolvimento e conhecimento de sua futura profissão, e possibilitando práticas interdisciplinares através da inclusão de disciplinas integradoras a fim de garantir a transversalidade durante a formação e que se caracterizam por permitirem ações horizontais- estendendo-se do 1º ao 8º semestres, assim como verticais dentro do próprio semestre.

O Curso funcionará por meio de regime semestral, com matrículas por disciplinas, tendo em vista a matriz curricular planejada. Esta matriz foi estruturada para possibilitar ao aluno:

- flexibilidade na estrutura curricular, com criação de espaços curriculares para introdução de disciplinas eletivas;

- organização na seqüência de disciplinas de modo que sejam afins e numa seqüência crescente de complexidade;

- adequação da carga horária e do tempo de estágio, sendo realizado a partir do quinto semestre e organizado por áreas;

- ampliação dos estágios em outros locais e serviços na comunidade que não somente a clínica-escola;

- adequação da carga horária e número de disciplinas específicas da ciência fonoaudiológica, nas mais diversas áreas;

- inclusão de disciplinas do campo das ciências sociais e da administração; - integração dos conhecimentos básicos com a sua correlação clínica, visando a integração dos saberes de maneira lógica e seqüencial via disciplinas integradoras do conhecimento.

A matriz curricular encontra-se estruturada com uma parte fixa e outra flexível. A parte fixa está composta das disciplinas básicas, fundamentais para a formação do fonoaudiólogo, e a parte flexível corresponde à possibilidade de inclusão de conteúdos novos advindos de atualidades em Fonoaudiologia, ou disciplinas que podem complementar o currículo do futuro fonoaudiólogo.

A estruturação curricular ficou assim distribuída:

- parte fixa: corresponde a 89,4% da carga horária do Curso, compreendendo disciplinas básicas e específicas, e estágios, que estão distribuídas em todos os semestres;

- parte flexível: corresponde a 10,6% da carga horária do Curso, compreendendo disciplinas, e atividades opcionais que contribuem para a formação geral do fonoaudiólogo, a fim de que possa o acadêmico aprimorar conhecimentos,

(2)

Forense, Dicção e Oratória, Fundamentos de Farmacologia, Informática aplicada à Fonoaudiologia, Bioquímica, Língua Portuguesa, Primeiros Socorros, Musicoterapia, Arte-terapia, e tantas outras podem ser ofertadas e cursadas pelo aluno com aproveitamento para as DCGs.

- Atividades Complementares de Graduação (ACGs): que estão definidas pelo

Colegiado do Curso, e devem perfazer um total de 280 horas. Estas ACGs deverão ser apresentadas à Coordenação do Curso, com solicitação para inclusão no histórico e estão assim distribuídas:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG)

ATIVIDADE MÍNIMO HORAS

REALIZADAS

DETALHAMENTO DE ATIVIDADE Jornada de Pesquisa da UFSM De 05h

Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia De 80h Curso de Extensão De 40h 1. Participação em eventos (apresentação de certificado com carga horária discriminada)

Congressos, Encontros, Seminários, Jornadas de Fonoaudiologia e áreas afins Apresentação

de trabalho em eventos científicos

De 40h Min 2h p/trabalho 2. Atuação em núcleos temáticos 3. Atividades de

extensão Projetos de extensão com certificado emitido pelo coordenador do projeto e respectiva carga horária

De 50h

4. Estágios

extra-curriculares Estágios extra-curriculares com relatório das atividades, carga horária e assinatura do fonoaudiólogo responsável

De 80h

5. Atividades de iniciação científica

e pesquisa

Projetos de pesquisa com certificado emitido pelo coordenador do projeto e respectiva

carga horária

De 50h

Bolsas de iniciação científica com

certificado De 75h

6. Publicação de

trabalhos periódicos, com apresentação de cópia do Publicação de artigos científicos em artigo (20h cada artigo) Resumos publicados

em anais

20h c/ artigo 5h c/resumo 7. Participação em

órgãos colegiados Participação em órgãos de colegiados com respectiva portaria 10h por gestão 8. Monitoria Monitorias em atividades relacionadas à

Fonoaudiologia com certificado Min 60h 9. Outras atividades

a critério de colegiado

Participação em Diretório Acadêmico do Curso

de Fonoaudiologia com certificado 20h por gestão Organização de eventos científicos;

participação em ações de saúde, Palestras proferidas com ciente de

Professores

Min. 2h 3h por palestra Proficiência em língua estrangeira, com

comprovante de aprovação em prova de proficiência

Cursos de idiomas completo com certificado de conclusão por escola de idiomas

Min 20h

Min 30h Participação como ouvinte em eventos

curriculares do curso de Fono e do PPGDCH

Min 65h 10. Atividades

extra-curriculares Sem computo de horas TOTAL DE HORAS REALIZADAS ASSINATURA DO(A) COORDENADOR(A)

Além destas, outras atividades podem ser definidas pelo Colegiado do Curso de Fonoaudiologia, a serem consideradas para fins de incluir nas possibilidades de ACGs.

Data:

_____/_____/_____ _____________________________ Coordenador do Curso

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (Continuação)

A parte fixa do novo currículo consta da distribuição das disciplinas em semestres, mas foi organizada para estruturar os conhecimentos da ciência fonoaudiológica em áreas do saber, quais sejam: linguagem oral e escrita, fala, voz, motricidade oral, habilitação e reabilitação auditiva, audiologia e saúde coletiva. Todas estas serão amplamente trabalhadas, pois foram organizadas as disciplinas básicas, de conhecimentos das ciências biológicas e da saúde e das ciências sociais e humanas, que fazem parte do Núcleo de Formação Inicial. Estes são essenciais, e fundamentam para o Núcleo de Integração do Conhecimento e Formação Profissional, onde estão estabelecidas as disciplinas das ciências fonoaudiológicas. Neste sentido, em cada área estão estruturadas as disciplinas teóricas e teórico-práticas.

Os Estágios Supervisionados, que acontecerão em todas as áreas acima descritas, terão estabelecidas normas e formas de avaliação específicas para cada área (anexo). Além disso, nos três últimos semestres do Curso, o aluno realizará o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será também indicado por regras específicas e poderá ser realizado pelo aluno em uma das áreas em que realizou o estágio (anexo).

O que propomos de inovador é a inclusão de disciplina integradora “Seminário de Integração do Conhecimento (SIC)” - em todos os semestres a partir do segundo semestre. Trata-se de disciplinas nas quais serão desenvolvidas atividades de caráter crítico-reflexivo e clínico que envolverão os acadêmicos horizontal e verticalmente e, ainda, de diferentes níveis de formação, graduação e pós-graduação, supervisionados por docentes e abertos a amplo debate e participação. Tais atividades serão executadas sob a forma de seminários que contarão com a participação da comunidade acadêmica do Curso e ou áreas afins. O objetivo é resgatar e estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos durante o curso relativos tanto ao que já foi abordado em semestre anterior, quanto no atual e ainda, oferecendo uma projeção de conhecimentos a serem construídos pelos alunos de semestres anteriores de maneira intra e interdisciplinar, assim como com outras áreas de conhecimento relacionadas com o fazer fonoaudiólogico. Trata-se de um movimento de desconstrução e construção de conhecimentos na formação. O que chamamos de desconstrução ocorreria, por exemplo, quando da apresentação de um caso clínico no seminário, teria a possibilidade de serem detalhados por um processo ativo, no que diz respeito aos conhecimentos que foram mobilizados na construção do raciocínio clínico em tal situação. O que pensamos é ter nessas disciplinas liberdade para propor estratégias motivadoras, criativas para uma ampla participação da comunidade acadêmica e para mobilizar outras habilidades e potencialidades considerando que somos sujeitos complexos e de múltiplas competências. Tais atividades seriam apresentadas ao Colegiado do Curso, no planejamento didático das atividades da disciplina integradora- Seminário de Integração do Conhecimento (SIC) para conhecimento e aprovação a cada início de semestre letivo.

Na nova matriz curricular, o aluno terá completado seu ciclo de disciplinas teóricas no quarto semestre, para as áreas de Fala e Motricidade Orofacial, Linguagem Escrita e Fonoaudiologia Comunitária e iniciarão seus respectivos estágios a partir do quinto semestre. Os estágios das duas disciplinas referidas em primeiro lugar serão desenvolvidas no quinto e sexto semestres, enquanto o de Linguagem Escrita se desenvolverá no sétimo e oitavo semestre. Já o estágio de Fonoaudiologia Comunitária inicia no quinto semestre e se estenderá até o oitavo semestre. Este estágio será realizado na comunidade, em estruturas de saúde e

(4)

acordo com as subáreas da Fonoaudiologia.

As disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III, totalizando 45 horas, correspondem a um trabalho realizado sob supervisão/orientação que será iniciado no sexto semestre, desenvolvido no sétimo e finalizado mediante apresentação/defesa no oitavo e último semestre do Curso. O aluno só poderá efetuar matrícula nestas disciplinas se estiver na seqüência aconselhada, não sendo permitido cursar Trabalho de Conclusão de Curso II juntamente com disciplinas atrasadas. A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I constitui pré-requisito obrigatório para a matrícula em Trabalho de Conclusão II e, consequentemente para o TCC III.

O TCC se refere à elaboração de um relatório, discussão de caso clínico, apresentação de trabalho de pesquisa, entre outras atividades previamente indicadas pelo Colegiado do Curso.

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DO ACADÊMICO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

O aluno ingressante no curso será inserido no Programa de Acompanhamento do Acadêmico do Curso de Fonoaudiologia, pois o acadêmico em sua formação e posteriormente trabalhará diretamente com pessoas que apresentam dificuldades, limitações, e a intervenção em alguns aspectos exige boas condições emocionais, sociais, fonoaudiológicas, ortodônticas, otorrinolaringológicas, etc. Por isso, há necessidade de o aluno estar em condições para exercer suas atividades sem interferências de qualquer um desses aspectos. Portanto, na formação acadêmica, o aluno pode vir a ser solicitado a procurar atendimento em algumas das áreas supracitadas e deverá fazê-lo, pois o não cumprimento deste aconselhamento poderá prejudicar no desempenho do mesmo nas disciplinas práticas e acarretar prejuízos em termos de avaliação por parte do professor.

Os objetivos deste Programa de Acompanhamento Acadêmico são: avaliar o aluno que ingressa no Curso de Fonoaudiologia no que se refere às suas capacidades para atuar na profissão; realizar um acompanhamento periódico do desempenho deste aluno no Curso, e encaminhá-lo, se necessário, para avaliação e tratamento quando as dificuldades observadas estejam interferindo no bom andamento das atividades no Curso.

Uma equipe de avaliação será formada, quando do início do primeiro semestre letivo, constituída por professoras responsáveis pelo setor de triagem fonoaudiológica e de audiologia do SAF e a psicóloga do serviço. A equipe realizará os processos necessários para a avaliação das condições dos alunos, bem como orientação dos acompanhamentos necessários, para que os mesmos sejam efetuados desde o início do Curso. A dinâmica de trabalho se efetuará na seguinte ordem. Ao ingressar no Curso, todos os alunos receberão para conhecimento e assinatura um Termo de Notificação do Curso, encaminhado pela Coordenação, que dá conhecimento ao aluno das avaliações que serão realizadas e o objetivo das mesmas, além de ser indicado no documento que o aluno concorda que pode ser chamado pela Coordenação e encaminhado para atendimento especializado se necessário em qualquer dos semestres do Curso. A partir da assinatura do termo, a Coordenação procederá à marcação das avaliações a serem realizadas. De posse dos resultados das avaliações, que deverão ser realizadas em no máximo dois meses, a equipe de avaliação reunir-se-á com a Coordenação, a convite desta, para realizar um levantamento das necessidades de aconselhamento por aluno.

Data:

_____/_____/_____ _____________________________ Coordenador do Curso

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (Continuação)

Com isto, a Coordenadora do Curso chamará, em particular, os alunos que necessitarem de aconselhamento e/ou encaminhamento para tratamentos especializados, sendo que os mesmos deverão assinar um Termo de Ciência dos resultados das avaliações e da solicitação da Coordenação do Curso. A Coordenação do Curso ficará responsável por verificar o andamento dos atendimentos, através de pareceres dos profissionais, e pode, se achar necessário, solicitar reavaliação do aluno pelos profissionais do Curso.

INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO

As atividades referentes à integração entre a Graduação em Fonoaudiologia e os Cursos de Pós-graduação, no nível de Especialização em Sistema Público de Saúde, Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana, foram definidas conforme as áreas de concentração e as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana - Mestrado, que são similares às áreas preconizadas pelas diretrizes curriculares para o Curso de Graduação, sendo que esta integração estará assegurada pelas seguintes iniciativas:

- todos os professores que ministram aulas na Pós-graduação, no nível de Especialização e/ou Mestrado, deverão ter pelo menos um projeto de pesquisa que incluam a atuação de alunos da graduação;

- a possibilidade de os alunos do Programa de Pós Graduação e Distúrbios da Comunicação Humana acompanhar e auxiliar o seu orientador em atividades e aulas práticas, seminários e no Trabalho de Conclusão de Curso, assim como em estágios supervisionados do Curso de Graduação;

- a organização conjunta de eventos científicos pelo Curso de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana.

(6)

Data:

_____/_____/_____ _____________________________ Coordenador do Curso

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos

Para a avaliação do algoritmo de contorno ativo foram utilizadas três abordagens, na primeira não é aplicado nenhum tipo de pré-processamento nas imagens, na

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São