• Nenhum resultado encontrado

MEMÓRIA DESCRITIVA. World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMÓRIA DESCRITIVA. World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

MEMÓRIA DESCRITIVA

World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático

1. Museu Interativo

Um espaço que suporta a sua oferta em tecnologia multimédia de ponta, apresentando conteúdos de forma multissensorial e altamente estimulante. Algumas soluções como o fantástico túnel imersivo, os Fog Screens que nos transportam para outra dimensão ou os inovadores Globos 4D são soluções totalmente inéditas no país, no que concerne à apresentação de conteúdos.

2. Parque Temático

Pela primeira vez em Portugal, à semelhança do que se faz em atrações globalmente reconhecidas como “Pirates of the Caribbean”, na Disney, ou “The Wizarding World of Harry Potter”, WORLD OF DISCOVERIES conta histórias a partir de cenários criteriosa e criativamente construídos, à escala real, convidando o visitante a viajar no tempo.

3. Uma nova forma de contar História

WORLD OF DISCOVERIES é o complemento cultural e histórico que faltava nos roteiros turísticos do Porto e Norte de Portugal. Uma visita a este espaço é uma oportunidade única para redescobrir a essência da cidade, e do país, vivendo-as ainda mais intensamente, e com conhecimento de causa.

(2)

2

1. O Projeto

WORLD OF DISCOVERIES é um novo e diferenciador espaço histórico e cultural, incontornável nos roteiros turísticos do Porto e Norte de Portugal.

Uma combinação pioneira, em Portugal, de Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo até então desconhecido.

Os grandes marcos do século de Ouro da História de Portugal são explorados.

Desde o conhecimento incontornável da arte de navegar, traduzido em inovadoras embarcações e instrumentos; passando pela riqueza da cartografia e pelas primeiras representações visuais do Outro; permitindo ainda ao visitante e xplorar, do ponto de vista do tripulante, os desafios da vida a bordo; para depois, numa das nossas embarcações, partir à descoberta de Novos Mundos.

Na totalidade, são vinte grandes áreas temáticas permanentes e uma área de exposições itinerantes e temporárias.

WORLD OF DISCOVERIES está preparado para receber uma multiplicidade de públicos. Todos os conteúdos estão disponíveis em 6 línguas (PT, EN, ESP, FR, IT, AL); o espaço está concebido para receber pessoas com mobilidade especial; dispõe de uma áre a de Serviço Educativo com capacidade para organização e adaptação temática de visitas guiadas.

A experiência é complementada pelo Restaurante Temático “Mundo de Sabores: uma

epopeia gastronómica” e pela Loja “Sphera Mundi”, que, não esquecendo a tradição local,

somam as exóticas iguarias e riquezas de África, Índia, China, Japão e Brasil.

Este espaço de encontro de culturas abrirá no Porto, em Abril de 2014.

Em Miragaia, no espaço que outrora albergou um dos principais estaleiros navais da época dos Descobrimentos, de onde saíram três das embarcações da Grande Armada de Vasco da Gama.

(3)

3

2. VISITA 360º

A BORDO!

Na recepção, os visitantes são desde logo recebidos pelo Holograma, em escala real, do Infante D. Henrique, grande pioneiro da Epopeia dos Descobrimentos Portugueses. Na primeira pessoa, apresenta sucintamente uma retrospetiva da sua vida e introduz as pessoas no espaço, convidando-as a descobri-lo, bem como à história que o suporta.

Além do Holograma, existirá uma animação projetada numa das paredes que apresenta as principais rotas que fizeram a história dos descobrimentos. Há igualmente um jogo Interativo que permite aos visitantes, por meio de um leme físico, conduzir, controlar, uma embarcação virtual.

O objetivo destas duas soluções interativas é introduzir os visitantes no espaço, na sua linguagem.

Na sala 2, INTENTOS E INVENTOS, teremos réplicas das embarcações dos descobrimentos - barca, barinel, caravela latina, caravela da armada, nau, galeão -, réplicas de instrumentos de navegação - bússola, astrolábio, balestilha e quadrante -, e uma meia caravela cujo objetivo é que as pessoas consigam compreender, de forma simples, os seus principais componentes. Cada um destes elementos será acompanhado de um monitor touch, nas 6 línguas, a partir do que o visitante poderá descobrir mais sobre as embarcações, suas funções, caraterística s, componentes, bem como, no caso dos instrumentos, tutoriais de utilização.

Nesta sala teremos ainda uma animação, em loop, de uma caravela a navegar, para dar ambiente, e, no tecto, as constelações e estrelas (método primórdio de orientação no mar).

A sala 3, MUNDOS AO MUNDO, será um dos ex-líbris do espaço.

Aqui teremos 5 grandes touchscreens, cada um dedicado a um tema (Navegadores. Mitos e Estórias, Ciência, Arte e Cultura e Vida a Bordo); dois globos interactivos a 4D que reproduzirão - cronologicamente - os mapas de época, para que os visitantes possam conhecer a evolução do conhecimento do mundo à medida que as navegações iam desbravando novos caminhos. E, ainda, nesta sala, são convidados a entrar nos aposentos de trabalho do Infante, partilhando a sua estratégia expansionista, por via de uma incrível animação multimédia.

Passamos depois a uma nova fase da experiência. A da recriação de cenários, cujo objetivo é fazer o visitante viajar no tempo e sentir-se, ele próprio, parte ativa na experiência.

No primeiro espaço, COBERTA DA NAU, vamos explorar a vida a bordo. Serão várias as áreas para explorar, entre as quais as mercadorias que eram levadas e trazidas das viagens (uma das mais icónicas será o famoso Rinoceronte da “estória” de Dürer, o primeiro rinoceronte alguma

(4)

4 vez visto na Europa, trazido pelos portugueses, em escala real ); os espaços de armazenamento de comidas e bebidas; o despenseiro; os dormitórios e a zona de armamento e artilharia.

Entramos depois no ESTALEIRO NAVAL, onde encontraremos dois trabalhadores, o mestre carpinteiro e o aprendiz de carpinteiro (Animatronic). Aqui será recriado o ambiente de um estaleiro da época, com o esqueleto de uma nau em construção, de um lado; e um "atelier" de trabalho, do outro, com as ferramentas características, os animais domésticos prontos a embarcar, etc.

E eis-nos no CAIS DE EMBARQUE.

Aqui, os visitantes vão entrar a bordo de uma das nossas caravelas (preparadas para 6 adultos, ou 9 crianças, ou 7 a 8 pessoas entre adultos e crianças. Cada barco está equipado com 9 áudio guias, traduzidos nas 6 línguas que vamos utilizar - PT, EN, ESP, IT, FR, AL) e vão vivenciar a circunavegação de Fernão de Magalhães.

A partida é da zona ribeirinha do Porto, com reprodução de parte da muralha fernandina, de uma das ruas típicas da arquitectura da cidade de então, e da vida junto ao rio, onde estará uma embarcação atracada. A primeira armada que partiu à conquista de Ceuta (o acontecimento que marca o início da epopeia dos descobrimentos) partiu do Porto.

Segue-se a zona ribeirinha de Lisboa, onde surgirá, imponente, a Torre de Belém, um dos símbolos arquitectónicos da política expansionista do rei D. Manuel I (estilo manuelino) , de par com o Mosteiro dos Jerónimos. Depois de partirem, inicialmente, as caravelas Porto e de Lagos, mais tarde, partiam as naus da Ribeira das Naus, em Lisboa.

Norte de África, onde essencialmente se recria o ambiente típico em termos de flora, fauna

(dromedário) e gentes (um muçulmano será recriado num ritual individual de chá, junto da sua tenda berbere)

A Conquista de Ceuta, com a recriação da tomada do forte pelos nossos soldados. Haverá dois momentos de êxtase: o disparo dos canhões nas ameias do forte e duas projeções consequentes de água, no canal, mesmo em frente dos barcos onde seguem os visitantes.

Segue-se o Mar Tenebroso.

Mar Tenebroso era o Mar Atlântico tal como visto pelos homens medievais. Temiam-no por ser feroz, traiçoeiro. As correntes, os baixios, os ventos, os constantes naufrágios, faziam acreditar que o Atlântico era o limite permitido às navegações.

Além Bojador, inicialmente, e além Cabo das Tormentas, mais tarde, os marinheiros acreditavam que as águas ferviam, que abismos gigantes e monstros marinhos assombrosos tragavam as embarcações de uma só vez. Além disso acreditavam que as criaturas que viviam

(5)

5 do outro lado desses cabos eram estranhas, com três olhos, cabeça de lobo, sem cabeça, com duas cabeças, etc. Era o tempo do mundo fechado, mito a que Bartolomeu Dias pôs finalmente fim.

Neste espaço recriamos o ambiente de mar assombroso, com naufrágios, monstros marinhos e o Gigante Adamastor.

A passagem na boca do Adamastor, assinalada através de um efeito de vortex, projetado num Fog Screen, marca a entrada no Cabo das Tormentas. E a entrada no nosso Túnel imersivo de 9 metros de comprimento. Aqui recriamos o imaginário dos naufrágios, com fragmentos de embarcações, raios fulminantes, águas revoltas, monstros marinhos, etc. É o momento mais imersivo da experiência. Som, luz, cheiros, vento, tudo será utilizado para criar uma sensação única.

Ultrapassado o mito do cabo intransponível entramos em África Negra. Aqui recriaremos alguns hábitos e costumes dos povos com os quais os portugueses se cruzaram, nomeadamente as danças dos povos guerreiros Zulu, e o handicrafting.

De seguida vêm as florestas tropicais. Este espaço está no centro propositadamente, porque estamos a falar de um habitat desconhecido dos europeus e que encontramos um pouco por todos os novos continentes a que chegamos: Brasil, África, Índia, China.

Aqui tentamos recriar um pouco o extenuante que terá sido ver pela primeira vez animais como o elefante, rinoceronte, hipopótamo, crocodilo, gorila, tigre, e pássaros maravilhosamente coloridos como a arara, o tucano, e outros. Assim também plantas e árvores imponentes e nunca antes vistas. Neste espaço teremos igualmente uma frondosa cascata.

Saímos das florestas e chegamos à Índia. De um lado, teremos a ilha das especiarias, com as cores e cheiros únicos que os caracterizam, ou não fosse esta a Rota das Especiarias. Do outro lado a icónica chegada de Vasco da Gama, imponentemente recebido pelo exuberante rei de Calecute.

O ambiente será o típico indiano, com templos imponentes e as divindades adoradas.

Saímos da Índia e entramos em Timor. Uma das colónias portuguesas mais emblemáticas e última a ser desvinculada. Os trajes típicos, vestidos por dois habitantes locais, bem como a flora, a arquitectura típica e os hábitos, retratados pela embarcação típica, são os elementos deste cenário.

Do lado oposto a China. Os elementos característicos estão todos lá: os fenomenais templos, a dança do dragão, uma cena de comércio típica, e assim também as ricas mercadorias que

(6)

6 encantaram os bravos descobridores: porcelanas ming, sedas, pedras preciosas, etc. A muralha da China evidenciar-se-á como pano de fundo.

Passamos depois por Macau, recriando um ataque de um Junco Pirata. Em grande parte os portugueses foram autorizados a permanecer neste território pelos serviços prestados de combate à pirataria.

Entramos no Japão. De um lado a típica casa de chá japonesa, recriando o ritual do chá. Do outro lado a emblemática cena da entrega da espingarda aos japoneses, momento de viragem para o Japão que, então, vivia um ambiente de permanente guerra civil, alimentada pelos múltiplos "chefes" que auspiciavam ao poder. A transição deste espaço, através de um Tori, elemento de arquitectura tradicional japonês, é marcada por mais um Fog Screen. Neste, uma retrospectiva dos momentos mais emblemáticos e ricos do século de ouro da História de Portugal.

E eis que chegamos ao Brasil, uma das áreas mais importantes e que, por isso, merece a reconstrução histórica de um conjunto de cenas fundamentais sobre a nossa presença: a) Um engenho do açúcar e o ambiente típico de uma sanzala;

b) A vontade de transmissão dos valores basilares do Cristianismo aos povos indígenas c) Uma exploração mineira

d) Para terminarmos com um momento simbólico, e que é transversal a todos os pontos por onde os portugueses passaram nesta grande epopeia: o içar do padrão dos descobrimentos, assinalando a passagem e "conquista" de cada etapa.

(7)

7

3. OFERTA

Museu Interativo e Parque Temático

WORLD OF DISCOVERIES é um espaço museológico que reconstrói os grandes momentos do século de ouro da História de Portugal.

Fá-lo de forma inovadora e pioneira em Portugal. Por um lado apoiando-se em soluções multimédia de ponta, como Fog Screens, Globos 4D, Hologramas ou espaços imersivos, com o objectivo de criar uma experiência interativa e multissensorial.

Por outro lado, recorrendo a um estilo de construção cénica, à semelhança de atrações como “Pirates of the Caribbean”, na Disney, ou “The Wizarding World of Harry Potter”, capaz de fazer o visitante viajar no tempo e imaginar-se, de facto, num outro espaço, numa outra época.

Restaurante Temático “Mundo de Sabores: uma epopeia gastronómica” e Loja “ Sphera

Mundi”

Dois espaços exclusivos que, não esquecendo a tradição local, somam as exóticas iguarias e riquezas de África, Índia, China, Japão e Brasil.

O Restaurante Temático estará aberto diariamente ao público, para almoços, e aos fins -de-semana, para jantares. Mediante marcação prévia, serão organizados jantares temáticos e eventos para Grupos.

A Loja “Sphera Mundi” beneficia, igualmente, de um serviço de venda online disponível em

www.worldofdiscoveries.com/lojaonline.

Espaço de Exposições temporárias e itinerantes

WORLD OF DISCOVERIES dispõe de um espaço de 200m2 no qual, mediante um programa criteriosamente definido e oportunamente divulgado, organizar-se-ão Exposições Temporárias e/ou Itinerantes, de apoio ao certame permanente.

Este espaço está, igualmente, disponível para organização de eventos corporativos, conferências ou outro tipo de acções, para grupos nunca superiores a 200 pessoas.

Serviço Educativo

WORLD OF DISCOVERIES dispõe de uma área ativa de Serviço Educativo, cuja missão é a de transformar positivamente a experiência dos públicos. Para isso, disporá de programas de visita orientada, multilingue; de actividades pontuais de entretenimento e dinamização do

(8)

8 espaço, somadas à visita; bem como de produção de conteúdos capazes de, em continuidade, satisfazer as necessidades de públicos específicos como Escolas ou Grupos.

Conteúdos Multilingue

Todos os conteúdos serão disponibilizados em seis línguas: português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano.

Áudio Guias

O Museu dispõe de áudio guias de utilização gratuita no decorrer da viagem a bordo das caravelas, após o cais de embarque. No entanto, estarão disponíveis, para aluguer, tablets para os visitantes que pretendam uma visita orientada logo desde a área de Receção. Em qualquer das situações, o WORLD OF DISCOVERIES, disponibilizará gratuitamente auscultadores descartáveis.

APP WORLD OF DISCOVERIES – Visita Guiada

Uma aplicação para soluções mobile, como smartphones ou tablets, estará gratuitamente disponível na zona de receção, para download, de modo a que os visitantes possam usufruir, confortavelmente, de uma visita áudio-orientada.

Eventos

WORLD OF DISCOVERIES está preparado para organizar eventos corporativos, lúdicos, recreativos, gastronómicos, e/ou técnico-científicos, mediante submissão e análise prévias.

Aniversários e Sleepovers

O Museu disporá de Programas de Atividades vocacionados para o público infantil, nomeadamente Realização de Aniversários e Sleepovers. Estes Programas serão oportunamente divulgados.

Necessidades Especiais

WORLD OF DISCOVERIES foi concebido para acolher todos os públicos. Para além de responder às normativas em termos de acessibilidades físicas, o Museu terá também à disposição conteúdos adaptados para cidadãos com necessidades educativas especiais de tipo sensorial e cognitivo.

(9)

9

4. ÚTEIS

Horário: segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados das 10h00 às

19h00

Encerrado dia 1 de Janeiro e dia 25 de Dezembro

Tabela de Preços

Adulto €14; Criança €8; Sénior/Estudante €11;

Grupos Escolares: €6 (uma entrada gratuita para professores/auxiliares por cada 10 elementos pagantes). Contatos: www.worldofdiscoveries.com info@worldofdiscoveries.com +351 220 439 770

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Através das arenas simbólicas, o jogador tem a oportunidade de alcançar uma transcendência espaço-temporal e social (ao libertar-se do papel que interpreta no dia-a-

Em primeiro lugar, precisamos abordar duas características diferentes das séries de TV: o formato procedural e a serialização. A procedural é estruturada de modo que cada novo

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,