• Nenhum resultado encontrado

Relatório de atividades I 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de atividades I 2009"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

R e l a t ó R i o d e a t i v i d a d e s

I

2 0 0 9

Rua Belchior da Fonseca, 1025 – Pedra de Guaratiba/RJ CeP.: 23.027-260

Este self foi impresso em papel fabricado com madeira de reflorestamento certificado com o selo do FSC (Conselho de Manejo Florestal) e de outras fontes controladas. A certificação segue padrões internacionais de controles ambientais e sociais.

(2)

Em dEstaquE

Abertura do Carnaval 2009

Pedra de Guaratiba abriu alas para o desfile do Bloco de Carnaval da Fundação Xuxa Meneghel. Uma prova de que é possível combinar trabalho social sério com muita animação e espontaneidade. Crianças e adultos de todos os projetos institucionais da Fundação caíram no samba com o tema: “Pedra, dia a dia e em dia com a sua cultura”.

(saiba mais na página 43)

Comemoração dos 430 anos de Guaratiba No mês de março, comemoramos o aniversário de Guaratiba com a Caminhada pela Comunidade. Participaram as crianças e adolescentes da Fundação. Foi mais um momento de integração com a coletividade local.

(saiba mais na página 44)

Reunião Geral com as famílias Um momento importantíssimo para todos nós: diretoria e profissionais da Fundação, crianças e famílias. Fizemos uma apresentação com o título Perspectivas 2009 e mostramos os resultados dos questionários aplicados às famílias, uma importante iniciativa que ajuda a direcionar o nosso trabalho.

(3)

Passeio das crianças da Fundação ao Corcovado Com muita alegria, as crianças receberam, como presente pelos 20 anos da Fundação, uma visita ao Corcovado. a atividade serviu para que elas se sentissem integradas à cidade do Rio de Janeiro, fator fundamental para sua autoestima, já que têm poucas oportunidades de acesso à cultura

e ao lazer.

(saiba mais na página 53)

Eleição e posse dos representantes infanto-juvenis da Fundação Um exercício de cidadania e estímulo ao surgimento de lideranças comunitárias.

(saiba mais na página 47) Semana da Alimentação Escolar - Oficina para famílias

entre várias outras atividades, as famílias aprenderam a construir filtros de água com material reciclado. atividade realizada em parceria com agentes comunitários do Programa de saúde da Família Cinco Marias.

(saiba mais na página 52)

Visita das amigas da nossa presidenta Xuxa Meneghel Xuxa as recepcionou e apresentou o trabalho da Fundação. Um encontro cheio de emoção e de encantamento com o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados.

(saiba mais na página 48)

Lançamento do Guia para Uso Responsável da Internet em maio, a Fundação teve uma participação importante no lançamento do volume ii do Guia para o Uso Responsável da internet, uma iniciativa da operadora de telecomunicações Gvt, em parceria com o Cdi – Comitê para a democratização da informática.

(saiba mais na página 50) Formatura do Projeto Mova Brasil

em parceria com o instituto Paulo Freire e a Federação Nacional dos Petroleiros, este projeto vem contribuindo para diminuir o analfabetismo adulto em Guaratiba.

(saiba mais na página 55)

Em dEstaquE

Workshop “Produção Cultural, Infância e Sustentabilidade” a apresentadora Xuxa Meneghel, sua equipe de produção artística e cultural, a direção da Fundação e uma representante do observatório Nacional dos Jovens reuniram-se com especialistas da área de sustentabilidade. o objetivo foi pensar de que forma os conceitos de produção cultural, infância e meio ambiente podem ser combinados, a fim de contribuir para uma mudança de comportamento e de cultura que leve a uma perspectiva de vida sustentável para todas as pessoas.

(saiba mais na página 54)

Rodriggo Baggio (Cdi – Comitê para democratização da informática), Xuxa Meneghel, tereza Porto (secretária estadual de educação), alcides troller Pinto (vice-Presidente de Marketing e vendas da Gvt) e Mário Brandão (Presidente da associação Brasileira de Centros de inclusão digital – aBCid)

(4)

Em dEstaquE

I Simpósio Nacional de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

a Fundação Xuxa Meneghel, representando a secretaria executiva da Rede Não Bata, eduque!, apoiou a organização deste importante evento, que reuniu especialistas na área de direitos humanos de vários países e crianças e adolescentes das 5 regiões do Brasil, na Federação das indústrias do RJ - FiRJaN.

(saiba mais na página 61)

Apresentação das crianças e adolescentes da Fundação na VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente No teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio, nossos meninos e meninas das oficinas de Percussão e Hip Hop encantaram a platéia com seus talentos.

(saiba mais na página 56)

Show de Natal da Xuxa – O Direito das Crianças a Terem Direitos Iguais Crianças, adolescentes e

educadores da Fundação Xuxa Meneghel participaram do grande show no Maracanãzinho, que apresentou a grande mensagem: todas as crianças e adolescentes devem ter seus diretos garantidos, livres de castigos físicos e humilhantes.

(saiba mais na página 64)

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação Realizamos o concurso Chef Mirim – sanduíches saudáveis. Consciência alimentar com muito sabor, fruto do trabalho da área de segurança alimentar Nutricional.

(saiba mais na página 57)

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia durante as atividades de Portas abertas, promovidas pelas instituições da região, as crianças da Fundação visitaram a embrapa agroindústria de alimentos. dentro da Fundação, realizamos a Palestra “Neurociência na educação” oferecida aos educadores da Rede Pública Municipal.

(saiba mais na página 58)

Jantar Beneficente “Coração Presente” No Palácio Bandeirantes, em

são Paulo, um evento em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos levantou recursos para o desenvolvimento do trabalho institucional e contou com a presença de algumas de nossas crianças e adolescentes, além da direção da Fundação e da nossa presidenta Xuxa Meneghel. sucesso absoluto.

(saiba mais na página 59)

Comemoração de Natal, com visita ao navio MSC Orchestra Uma comemoração de Natal diferente foi vivida por nossas

crianças, adolescentes e funcionários nesse final de 2009. visitamos o navio MsC durante um dia. Um grupo de crianças e adolescentes, acompanhados de alguns funcionários, permaneceram e participaram da Cerimônia de batismo do Navio, encantando a todos com uma apresentação das oficinas de Percussão e Hip Hop, com a presença da Xuxa.

(saiba mais na página 62)

Jacques schwarzstein (Fundo das Nações Unidas para a infância - UNiCeF), Carlos Nicodemos (Presidente do Conselho estadual de defesa da Criança e do adolescente - CedCa – RJ), adriana ancelmo Cabral (Presidente de Honra do RiosolidaRio), eduardo eugênio Gouvêa vireira (Presidente da Federação das indústrias do Rio de Janeiro - Firjan), Xuxa Meneghel (Rede Não Bata, Eduque), louise anderson (Representante da embaixada da suécia), Hans lind (diretor Regional da save the Children suécia), Peter Newell (iniciativa Global pelo Fim da Punição Corporal)

(5)

10 HistóRia

14 MeNsaGeM da PResideNta

16 Fala CRiaNÇa

18 CoMo a FUNdaÇÃo XUXa MeNeGHel

tRaBalHa

42 CeleBRaÇÃo dos 20 aNos

66 PRêMios e títUlos

68 PaRCeRias

74 eQUiPe

76 deMoNstRativos FiNaNCeiRos

(6)

10

Relatório Anual 2009

11

UM soNHo QUe Já dURa 20 aNos.

UMa HistóRia de ResUltados Positivos

e dURadoURos.

ao participar de um evento na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, Xuxa foi convidada a conhecer a casa de uma senhora que abrigava mais de 80 crianças. Foi ali que tudo começou. inspirada nesse exemplo, Xuxa decidiu fazer a sua parte. assim, em 12/10/1989, surgiu a Fundação Xuxa Meneghel, como instituição filantrópica, de utilidade pública federal e municipal, voltada para a inclusão social de crianças, adolescentes e suas famílias. a instituição é mantida por sua presidenta, Maria da Graça Xuxa Meneghel, e conta com parcerias cujo investimento mensal colabora na sua manutenção.

a Fundação Xuxa Meneghel é inscrita nos Conselhos Municipais de assistência social e dos direitos da Criança e do adolescente e no Conselho Federal de assistência social. É auditada por empresas independentes.

Parceiros estratégicos: ajuda

decisiva para a expansão do

trabalho.

a partir de 1995, o trabalho se expandiu, com a chegada dos parceiros Positivo, iseR-viva Rio, Comunidade solidária, Roda viva inter-ação, secretaria Municipal de assistência social e Cdi, além de outras empresas e organizações.

Hoje, crianças que começaram a frequentar a Fundação na primeira infância e que vimos crescer, chegam à universidade, entram no mercado de trabalho e passam a apoiar suas famílias, influenciar seus amigos e retornar como voluntários ou

profissionais contratados.

o trabalho ultrapassou os muros institucionais e se ampliou nas redes de cidadania local, regional e nacional.

Foi a partir de 2002, com parceiros como Microlins,

Instituto Embratel 21 e Candide, que o crescimento da Fundação Xuxa Meneghel se intensificou.

Como tudo começou.

(7)

12

Relatório Anual 2009

13

Um futuro sustentável, de muitas

transformações.

a Fundação Xuxa Meneghel vem construindo uma história de resultados positivos e duradouros. Hoje, atendemos a 350 crianças, 78 adolescentes e suas famílias, além dos que frequentam os projetos em parceria, o que totaliza uma média de 1.600 atendimentos diários, número 10 vezes maior do que quando começamos. o ano de 2009 marcou também o início da implementação do Programa de apadrinhamento e a captação de recursos. assim, estamos nos preparando para garantir um futuro de muitas transformações.

NOSSA MISSãO

Contribuir para que as crianças, jovens e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Guaratiba – lócus de aplicabilidade de saberes e fazeres – tenham oportunidade de transformação dessa condição em uma vida sustentável,

construindo sua identidade

pessoal e fortalecendo seu vínculo comunitário por meio de ações socioambientais, educativas e culturais, tornando-se referência para articulação e proposição de políticas nacionais de direitos humanos de crianças e adolescentes.

NOSSA VISãO

Ser referência nacional de trabalho social na área de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias e de participação em rede sociais comprometidas com a defesa, proteção e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

um soNho quE já dura 20 aNos.

(8)

8

Relatório Anual 2009

14

eu acredito nos meus sonhos, luto por eles e os transformo em realidade, com a ajuda de parceiros e amigos

Há 20 anos, eu realizei um sonho: a Fundação Xuxa Meneghel, que começou atendendo a 250 crianças.

as crianças cresciam e as necessidades também. Não adianta só cuidar da criança, se depois ela volta pra casa e os problemas continuam lá. também não podíamos abandonar os adolescentes.

e assim meu sonho foi crescendo. ajudar as crianças, os adolescentes que cresceram na minha Fundação e as famílias. Fomos crescendo e aprendendo. vimos que precisávamos fazer ainda mais: criar oportunidades de formar profissionais. então, outras pessoas sonharam comigo. vieram os parceiros: Candide, instituto embratel 21, Microlins e outros que nos ajudaram a criar mais oportunidades.

a eles, o meu muito obrigado, de todo o coração. Com ajuda de amigos e parceiros, hoje passam pela porta da Fundação mais de mil pessoas diariamente. Mas ainda acho que é pouco. a necessidade ainda é muito grande.

em 2009, para poder ajudar mais crianças, criamos o Programa de apadrinhamento. encontramos pessoas que tinham o mesmo sonho e algumas não sabiam como ajudar. Muito obrigada a todos os padrinhos e madrinhas. Meu coração agradece a estes corações fantásticos que nos ajudaram a oferecer mais oportunidades e tornaram o sonho de crianças e adolescentes em realidade, transformando a vida destas pessoas. Muito obrigada a todos os que nos apoiaram nesses 20 anos. Conto com vocês para continuar sonhando.

Hoje, tenho mais um sonho: a sustentabilidade da Fundação. Que seja capaz de manter a si mesma e, portanto, fique muito mais segura do seu próprio futuro. Para isto, continuo buscando parceiros, padrinhos e madrinhas que sonhem comigo, pessoas que acreditem que cada um tem que fazer a sua parte. Juntos, conseguiremos muito mais. Um beijo no coração de vocês,

Xuxa Meneghel Presidenta

quErEr, podEr E CoNsEguIr.

(9)

Queridos amigos: madrinhas, padrinhos, parceiros e colaboradores,

A gente aqui na Fundação teve um ano de 2009 bem agitado com as atividades que escolhemos fazer... Jiu-Jtsu, Natação, Informática, Artes, Hip-Hop, Percussão, Teatro, Capoeira... Além das oficinas, nós participamos de uma Conferência Estadual de Direitos de Crianças e Adolescentes e também de um Simpósio Nacional de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Participamos de verdade. Falamos nossa opinião lá no palco para muitas pessoas. Foi muito legal!

De verdade, ser criança na FXM é uma oportunidade, uma oportunidade para a transformação... Aqui é o lugar onde aprendemos a importância do sonho... E é muito bom saber que existem pessoas como vocês, que acreditam nos sonhos...

Por isso, nós, crianças e adolescentes da Fundação Xuxa Meneghel, gostaríamos de agradecer e dizer da nossa gratidão a todos vocês que nos ajudam a tornar esses sonhos realidade. Com essa força nós podemos ir mais longe.

Ah!! Temos uma novidade... Quando chegamos das férias: surpresa! As salas da educação infantil, novinhas! Vocês também precisam ver como todos os espaços do primeiro andar da nossa casa ficou lindo!

Com todo esse apoio os portões da Fundação Xuxa Meneghel estarão sempre abertos para ajudar mais gente e seria super legal que vocês viessem aqui para ver com os seus próprios olhos... Para vocês, nossos super, super, ultra, mega, power madrinhas, padrinhos, parceiros e colaboradores, o nosso muuuito obrigado!

Crianças da Fundação Xuxa Meneghel

Fala CrIaNÇa

16

Relatório Anual 2009

(10)

18

Relatório Anual 2009

19

a Fundação Xuxa Meneghel desenvolve atividades nas áreas de Educação & Cidadania, Saúde,

Nutrição & Ecologia, Arte & Cultura, Esporte & Lazer e Comunicação & Tecnologia, além

de projetos de aumento de escolaridade,

capacitação profissional, geração de renda

e inclusão digital. Participamos de movimentos sociais e investimos na rede socioeconômica e cultural com o objetivo de contribuir por meio de práticas e ações sustentáveis para o desenvolvimento local. as crianças de 3 a 5 anos são atendidas em horário integral. as de 6 a 12 anos e os adolescentes de 13 a 17, em horário complementar ao da escola pública. Jovens e adultos frequentam a instituição em projetos especiais, em horários que variam das 8 às 22 horas.

Para prestar nossos serviços com qualidade, estamos instalados em um terreno com 30 mil m2.

dispomos de 6 salas de aula, 1 sala de audiovisual, 1 sala de leitura e estudo coletivo, 1 sala de

atendimento psicossocial e 1 sala pedagógica, além de biblioteca, refeitório, lavanderia, cozinha, vestiário, jardins, parques, quiosques, pomar, horta, quintal, casinha de bonecas, piscina, quadra de saibro sem cobertura e duas unidades parceiras: o

Telecentro Ponto Comunidade, em parceria

com o Instituto Embratel, e o Centro de Formação Profissional, que tem como parceira

a Microlins. também articulamos parcerias estratégicas com várias instâncias governamentais e não governamentais, especialmente nas áreas de assistência social, educação, direitos Humanos, esporte e lazer, Ciência e tecnologia e Qualificação Profissional.

um trabalho quE traNsForma

o dIa a dIa E prEpara o amaNhã.

temos hoje trinta e cinco funcionários, em funções diversificadas, como: professores, educadores sociais, orientador pedagógico, assistentes sociais, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, dentista, auxiliares de serviços gerais, jardineiro, cozinheira, secretários e estagiários de serviço social e de educação física. voluntários dedicam até 4 horas semanais de seu tempo aos projetos institucionais. todos são educadores sociais e recebem formação continuada para o exercício de suas atribuições.

Conheça a seguir os aspectos principais de cada uma dessas linhas de atuação. a Fundação está organizada em

3 Coordenações distintas:

Coordenação Pedagógica, Coordenação Social e Coordenação Administrativa.

(11)

20

Relatório Anual 2009

um trabalho quE traNsForma o dIa a dIa E prEpara o amaNhã.

Atendimento à comunidade de Pedra de Guaratiba

Por que Pedra de Guaratiba? as ações sociais da Fundação Xuxa Meneghel elegeram este bairro da Zona oeste do Rio de Janeiro, principalmente pelas manifestações da pobreza ali existentes. a formação desse bairro ocorreu num ambiente com características rurais e pesqueiras. a transição desse perfil para o de bairro dormitório agravou a situação de alcoolismo, analfabetismo, desnutrição e desemprego. atualmente, esta cena é repartida com carros e antenas parabólicas, que se multiplicam num processo acelerado e caótico de urbanização, como resultado da precariedade dos serviços e equipamentos sociais e culturais, sejam eles de natureza governamental ou não. a mudança para o perfil urbano-periférico desestabilizou as atividades geradoras de renda, refletindo-se sobre a qualidade de vida da população dessa região. assim, o que era uma região promissora para a pesca e a agricultura de pequeno porte, que

contava ainda com uma produção cultural, pela presença histórica de artistas da música e das artes plásticas, tornou-se a 118ª colocada no índice de desenvolvimento Humano − idH da cidade, num universo de 126 bairros.

Muitas famílias vivem em precárias condições de moradia, sem saneamento básico, água e até mesmo serviços domésticos essenciais, como luz e gás. suas casas são desprovidas de

equipamentos mínimos, como instalações sanitárias. o crescimento populacional de 35% nos dois últimos anos aumentou consideravelmente a situação de vulnerabilidade das famílias, devido à condição econômica e social por elas vivenciada. a fim de contribuir para que crianças, jovens e adultos tenham acesso a oportunidades de transformação, a Fundação Xuxa Meneghel decidiu, desde o início, direcionar seus esforços a essa comunidade.

(12)

Educação Infantil

atende a crianças entre 3 e 5 anos. são 3 turmas, em horário integral, com 70 crianças organizadas pela faixa etária: infantil i – 3 anos; infantil ii – 4 anos, infantil iii – 5 anos.

as crianças são selecionadas por profissionais da área social. eles analisam prioritariamente um conjunto de situações que coloca a criança em situação de vulnerabilidade social. É avaliada também a situação familiar, que inclui a análise das condições de trabalho, renda, habitação, composição familiar e escolaridade dos pais. esses são critérios que vão além da pobreza. o trabalho que desenvolvemos na educação infantil aplica princípios teórico-filosóficos a ações que exigem a participação das crianças no dia a dia. vemos a educação escolar como direito humano de todas as crianças. outro aspecto levado em conta é a valorização das histórias de

vida, fundamental para a formação de indivíduos capazes de participar ativamente da sociedade. assim, destacamos: princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; a identidade pessoal e de suas famílias; a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/lingüísticos e sociais; a redução de casos de violência intrafamiliar; a redução dos casos de desnutrição; o desenvolvimento de hábitos de higiene pessoal e do ambiente e a formação de consciência ecológica; a promoção da cultura de paz; a expressão e manifestação das necessidades, desejos e sentimentos das crianças; a capacitação para o ingresso e permanência no sistema formal de ensino e a formação de cidadania ativa, como ações realizadas na educação infantil.

obtivemos resultados significativos, constatados através de avaliações pedagógicas sistemáticas, como o fortalecimento da autoestima das crianças e o reconhecimento de sua identidade de gênero, etnia e grupo social. Constatamos progressos também na responsabilidade pessoal e coletiva, nos cuidados com os materiais, na comunicação, nas relações e no trato social e no desenvolvimento intelectual.

23 22

Relatório Anual 2009

a Coordenação Pedagógica contribui no processo de formação continuada dos profissionais da Fundação, que se baseia no conceito de “aprender por toda a vida”. Possibilita aos professores e educadores relacionar suas práticas cotidianas às concepções pedagógicas correntes na educação, de modo a aplicá-las ao seu trabalho. Proporciona espaços para o planejamento pedagógico e partilha espaços culturais com os professores, para maior conhecimento da comunidade. acompanha o desempenho das crianças da Fundação, apóia o processo evolutivo das famílias junto à equipe de Coordenação social, participa do processo de formação do Projeto de Promoção Familiar e de atividades promovidas pela Fundação na comunidade.

Nossa proposta pedagógica parte do princípio de que é possível transformar a prática do dia a dia em ações educativas que não se limitam a espaços escolares. ao contrário, este é um processo

extremamente complexo e por toda a vida.

Atividades da Coordenação Pedagógica

A Educação Infantil contribui para o desenvolvimento individual e a integração social das crianças.

Coordenação Pedagógica

(13)

as 19 oficinas socioeducativas, frequentadas por 230 crianças de 7 a 12 anos e 78 adolescentes de 13 a 17 anos, são oferecidas em horários complementares à escola e abrangem as áreas de educação & Cidadania; esporte & lazer; saúde, Nutrição & ecologia; Comunicação & tecnologia e arte & Cultura, da seguinte forma:

• Educação & Cidadania: leitura,

Grupo de apoio, oficina de Histórias

• Esporte & Lazer: Natação, Futebol, Jiu-Jitsu e

Capoeira.

• Saúde, Nutrição & Ecologia: Novos valores –

“de bem com o corpo”, “Cozinhando com prazer”, “oficina semente”

• Comunicação & Tecnologia: Rádio, informática

e Comunicação & tecnologia

• Arte & Cultura: artesanato, Percussão, Hip-Hop,

educação Musical, dança, Moda e design e teatro Para se matricularem e participarem das oficinas, crianças e adolescentes precisam estar matriculados e frequentando a escola pública. durante todo o ano é realizado o acompanhamento da frequência escolar e sua evolução na aprendizagem formal. Com base nesses dados, são planejadas ações e intervenções pedagógicas.

o objetivo geral das oficinas socioeducativas é contribuir para que as crianças e adolescentes assumam seu papel na sociedade, sua capacidade de adquirir conhecimento, sua afetividade e, principalmente a responsabilidade por construir seu próprio caminho.

Para isso, é utilizada uma metodologia

diversificada, com dinâmicas de grupo, exposição oral, relatos de experiências, atividades práticas, atividades avaliativas, participação dos pais em algumas atividades, músicas e consultas para a prática de pesquisa em revistas, internet, jornais e livros, exibição de vídeos e filmes, debates e atividades externas, tais como: saídas para teatro, cinema, shows e pontos turísticos, dentre outros recursos.

as oficinas foram também um dos grandes motivos do fortalecimento da rede cujos elos são

a Fundação, as famílias e as escolas.

24

Relatório Anual 2009

25

Oficinas Socioeducativas e Oficina do Saber

além de assegurar a permanência na educação formal, essas oficinas representam situações da vida social em um ambiente seguro e acolhedor, proporcionando diferentes desafios e possibilidades.

(14)

26

Relatório Anual 2009

27

auxilia o processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino Fundamental oferecido pela rede pública. em 2009, esta oficina atendeu a 50 crianças de 6 a 10 anos que estão em processo de alfabetização, divididas em dois grupos de 25 crianças cada. o horário é de 4 horas, no contraturno da escola regular.

o atendimento é feito por uma professora regente e um educador social. essa faixa etária recebe um

acompanhamento sistemático de duas horas com a professora regente, além de praticar atividades que contribuem para o bom desempenho na aquisição da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático. algumas da metas alcançadas por este grupo foram: o fortalecimento da autoestima; a conquista da autonomia; a responsabilidade pessoal e social; a aquisição da leitura, da escrita e o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças incluídas.

(15)

28

Relatório Anual 2009

29

a atuação do serviço social, da Psicologia, da Fonoaudiologia e da Nutrição integra as áreas citadas acima e traduz seus princípios em ações concretas.

Serviço de Atendimento Integrado à Criança e à Família

Fonoaudiologia

além do atendimento clínico para diagnóstico, a atuação fonoaudiológica na Fundação tem como objetivo explorar o potencial de cada criança com uma perspectiva desenvolvimentista, independente de possíveis patologias. explorar, neste caso, significa criar condições favoráveis e eficazes para que as diferentes habilidades possam ser descobertas e valorizadas. estas experiências educacionais podem facilitar e estimular o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

• Oficina de Teatro: a arte desempenha um papel fundamental no crescimento intelectual e emocional da criança e contribui para o desenvolvimento social, além de estimular a capacidade de produzir textos. em 2009, atendemos 53 crianças e adolescentes e a linguagem do teatro contribuiu para o desenvolvimento da percepção criativa e do reconhecimento do corpo como instrumento, para a integração da criança no grupo e a

fez perceber suas potencialidades. o trabalho foi realizado a partir de pesquisas, leitura e construção de textos, com prática de expressão corporal e vocal, além de jogos de improvisações.

• Oficina de Leitura: a oficina de leitura

trabalha com um dos aspectos mais relevantes da alfabetização: transformar o ato de ler em fonte de prazer, comunicação e informação. em 2009, foram atendidas 31 crianças.

• Oficina de Apoio à Aprendizagem

da Leitura e da Escrita: um dos pontos centrais

deste trabalho é criar uma prática que estimule a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças de 7 a 12 anos, obtendo mudança de atitudes e melhora da autoestima. assim, crianças que se sentem intimidadas pela linguagem escrita passam a acreditar que podem aprender. são utilizados jogos pedagógicos, entre outros métodos, para que o grupo possa manusear letras e exercitar a escrita de forma lúdica.

em 2009, atendemos a 40 crianças, em sessões de duas horas, duas vezes por semana.

A Coordenação Social tem como eixo de ação as seguintes áreas: serviço de

atendimento integrado à Criança e à Família, serviço social e Psicologia, Nutrição e saúde e Movimento social – Projetos com a Juventude.

um trabalho quE traNsForma o dIa a dIa E prEpara o amaNhã.

Coordenação Social

(16)

30

Relatório Anual 2009

• Atendimento Psicossocial: o trabalho

realizado pelos profissionais de Psicologia e serviço social da Fundação atende a crianças, jovens e famílias da comunidade. a maioria dos atendimentos tem origem na demanda espontânea das famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Nossas ações objetivam contribuir para a integração, a

socialização e a aproximação deste público com seus direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, além de apoiar o desenvolvimento das crianças e famílias e auxiliar na construção de projetos de vida individuais e coletivos. em 2009, realizamos 563 acompanhamentos

continuados e 1.100 atendimentos de orientação social. temos avançado na busca por atendimentos em grupo, na intenção de contribuir para que a população possa formar uma rede local de apoio. os resultados desse trabalho incluem o

fortalecimento do vínculo entre a instituição e as famílias atendidas e também a aproximação das famílias entre si, ajudando-as a obter

conquistas cidadãs.

são realizados encaminhamentos para a inserção em serviços de políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência, com vistas a aproximar a população atendida dos equipamentos sociais. o serviço Psicossocial também tem a missão de estabelecer novas parcerias, principalmente ligadas ao mercado de trabalho, para criar oportunidades de geração de renda, uma prioridade para este público. • Oficina de Histórias: estimula a linguagem

da criança e do adolescente de 7 a 12 anos, dando a eles a oportunidade de serem “alimentados” pela fantasia, trabalhar sua imaginação e desenvolver a capacidade de atenção e concentração. trabalhar com histórias é estimular a linguagem, incentivando a leitura e a escrita. este trabalho abre a possibilidade de diálogo, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e estimula os participantes a buscar respostas para situações reais. são utilizados livros de histórias infantis, revistas e gibis.

• Fonoaudiologia e Coordenação Pedagógica - Avaliação Diagnóstica:

esta ação avalia as crianças das oficinas socioeducativas, em relação a leitura, escrita, raciocínio lógico e comunicação verbal. verificamos também o desempenho escolar. assim, conhecemos melhor o nível de desenvolvimento das crianças atendidas nas oficinas, para traçar o seu perfil pedagógico.

31

(17)

31

• Serviço de Triagem e Seleção: a avaliação

dos candidatos a se matricular na fundação é feita em conjunto pelas áreas de serviço social e de Psicologia, tanto para o atendimento direto nos projetos quanto para o encaminhamento aos setores sociais responsáveis. em 2009, foram atendidos 42 novas crianças na educação infantil, 35 nas oficinas socioeducativas e 272 jovens e adultos para os cursos de qualificação profissional.

alguns dos resultados mais visíveis deste trabalho foram: o aprimoramento do processo de seleção para o preenchimento das vagas das oficinas socioeducativas, o preenchimento integral das vagas oferecidas na educação infantil, o diagnóstico do perfil das famílias atendidas e o apoio da comunidade local.

embora a instituição busque a universalidade do direito, o serviço de triagem e seleção prioriza os casos de maior vulnerabilidade social, pois são eles que estão invisíveis e à margem dos processos sociais

• Atendimento Direto à Comunidade:

em 2009, foram atendidos 1.896 crianças, jovens e adultos. Como resultado desse trabalho, sempre construídos em parceria com a comunidade local, pode-se citar que a Fundação tornou-se referência especializada na defesa dos direitos da Criança e do adolescente e dos direitos Humanos de maneira geral; foi reconhecida como espaço de escuta qualificada para questões familiares e comunitárias e de mediação de conflitos; contribuiu para estabelecer uma rede entre as instituições da região e também para democratizar e divulgar junto à coletividade as informações sobre o acesso aos programas e políticas públicas.

• Projeto de Promoção Familiar: desenvolve

a educação integral da criança na fase de zero a seis anos de idade; orienta as famílias para que possam estimular a capacidade e o potencial de suas crianças; contribui para: uma dinâmica saudável dos vínculos familiares, o fortalecimento do grupo familiar, de forma a garantir seu processo de desenvolvimento e inclusão social, a ampliação dos níveis de inclusão social dos membros das famílias no contexto local e da cidade, o encorajamento do grupo de famílias para a troca de experiências e o fortalecimento da rede de apoio entre elas, a ampliação do conhecimento das famílias atendidas sobre os direitos humanos, civis, políticos e sociais e para o fortalecimento dos vínculos comunitários. este atendimento é dirigido às famílias das turmas de educação infantil e oficina do saber.

em 2009, foram atendidas 119 famílias e um total de 396 pessoas neste projeto. Foram reforçados os vínculos afetivos entre os membros das famílias atendidas, o que se reflete na diminuição da violência em suas relações. trabalhamos para contribuir para que as pessoas se sintam parte de uma coletividade, diminuindo o sentimento de solidão, de isolamento e de desamparo. Houve um aumento da participação masculina nas atividades, mostrando abertura para o diálogo, aproximação e respeito na relação das crianças com as famílias.

32 33

(18)

• Atuação com Famílias e Instituições Parceiras: na área de Nutrição, as ações em

parceria têm avançado de forma bastante positiva e consolidado a execução de projetos na área de segurança alimentar e Nutricional, na perspectiva do direito Humano à alimentação adequada. a articulação com instituições parceiras nesta área também tem o objetivo de desenvolver projetos de geração de trabalho e renda para as famílias. em 2009, 40 famílias participaram das oficinas

de Memória e Cultura alimentar e alimentação saudável com Frutas e Hortaliças, no Projeto de Promoção Familiar; 15 famílias participaram da oficina de Construção de Filtro de água com Material Reciclado; cerca de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram das atividades realizadas no stand da Fundação Xuxa, incluindo as oficinas temáticas, no evento Feira de saúde, organizado em parceria com instituições da rede local; 58 famílias participaram da fase de avaliação do projeto de pesquisa Construção de estratégias para Consumo de Frutas e Hortaliças, realizado em parceria com a embrapa.

verificamos a adesão positiva das famílias nas oficinas, com a multiplicação dos aprendizados em casa e produção de receitas que valorizam a diminuição do desperdício. obtivemos também um maior reconhecimento e visibilidade do trabalho desenvolvido na Fundação nas instâncias e espaços relacionados à área de alimentação e Nutrição, propiciando novas oportunidades de parcerias e projetos institucionais. Recebemos convites para realizar trabalho de degustação e apresentação de alimentação saudável em seminários de instituições do terceiro setor e empresas. e participamos do v Congresso Panamericano de incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças, organizado pelo Ministério da saúde.

• Grupo de Adolescentes de 13 a 17 anos:

a adolescência é uma fase primordial para a construção da identidade pessoal, da consciência cidadã e dos vínculos com a própria comunidade. Por isso, é importante a execução de um projeto voltado para a faixa etária dos 13 aos 17 anos. a metodologia de trabalho da Fundação Xuxa Meneghel tem como base a participação infanto-juvenil. aqui, o adolescente tem voz ativa na construção dos projetos e na sugestão de idéias. desta forma, oferecemos um espaço incentivador para a construção da cidadania, identidade pessoal e relações sociais. Considerando a realidade da comunidade que atendemos, somada à falta de espaços e programas de atividades socioeducativas para esta faixa etária, este trabalho promove um impacto importante na construção da identidade desses jovens, tanto na dimensão individual quanto na coletiva.

as atividades dos Grupos de adolescentes incluem: dinâmicas de grupo, grupo operativo e grupos de debates com foco na criação de vínculo e fortalecimento da consciência individual e coletiva; suporte na mediação de conflitos; exposição oral e relatos de experiências; observações e registros das atividades práticas; definição de temas para serem trabalhados em cada mês; discussão no encontro semanal de assuntos relevantes com o tema escolhido para o mês; incentivo ao uso de

ferramentas de comunicação e tecnologia; prática de pesquisa em internet, jornais, revistas e livros; exibições audiovisuais e atividades envolvendo expressão corporal e contato interpessoal com o objetivo de desenvolver autoconhecimento e fortalecer a autoestima.

35 34

Relatório Anual 2009

(19)

36

Relatório Anual 2009

37

• Programa de Educação Alimentar / Avaliação e Orientação Nutricional:

as ações da área de Nutrição obedecem a um enfoque de promoção da saúde como um todo e da sua relação com o meio ambiente. as ações são definidas e planejadas coletivamente pelas crianças, adolescentes, educadores e famílias. e são executadas pela nutricionista, junto com professores, recreadores e funcionários de serviços gerais e alimentação. Promovem hábitos alimentares saudáveis para reversão de carências nutricionais e situações de insegurança alimentar. orientamos e incentivamos o aproveitamento integral dos alimentos. Crianças que freqüentam a Fundação em horário integral fazem 3 refeições e as que desenvolvem atividades complementares ao horário escolar recebem lanche.

em 2009, foram beneficiadas por este programa 70 crianças da educação infantil e 50 crianças da oficina do saber, além de 230 crianças e 78 adolescentes das oficinas sócioeducativas. diariamente, 98% das crianças consomem integralmente os alimentos, especialmente frutas, legumes e verduras. as ações de educação alimentar têm média de 95% de adesão das crianças e adolescentes.

o Programa de educação alimentar é desenvolvido dentro e fora da Fundação, em espaços como as salas da educação infantil, o refeitório, o quintal, a horta, a cozinha, feiras livres, sacolões e em visitas a outras instituições. Com as crianças da educação infantil, são exploradas ações que reforçam o valor da alimentação saudável enriquecida, com enfoque no direito Humano à alimentação adequada e saudável (dHaa). Nas oficinas socioeducativas, as oficinas Novos valores são coordenadas pela

nutricionista e desenvolvidas pelos funcionários de serviços gerais, como jardineiros, cozinheiras e de limpeza. abordam temas como hortas, agroecologia, meio ambiente, cultura alimentar, cuidados com o corpo, alimentação saudável, valorização da cultura do não desperdício, utilização integral dos alimentos e muitos outros. o planejamento de cardápios é de

responsabilidade técnica da nutricionista.

as refeições para as crianças têm aporte calórico, protéico e vitamínico adequado a sua faixa etária. o atendimento e o acompanhamento nutricional são realizados mensalmente, com a pesagem e a medição das crianças da educação infantil. de acordo com a necessidade, as crianças e suas famílias são atendidas e acompanhadas individualmente. outro instrumento para avaliação nutricional e dos hábitos alimentares das crianças é a anamnese alimentar, que é feita através de entrevista com as famílias das crianças de 3 anos, assim que iniciam as atividades na Fundação. outro aspecto preventivo que enfatizamos no programa é o crescimento da obesidade infantil.

• Saúde Oral: a Fundação possui um consultório

odontológico, arejado e equipado, e um profissional especialista em odontopediatria, que realiza os atendimentos cirúrgicos

restauradores de crianças e adolescentes, além de coordenar e planejar as ações educativas e de promoção da saúde, com ênfase na saúde bucal. os atendimentos são realizados numa jornada de cinco horas semanais.

Considerando que a maioria das crianças e jovens não tem acesso a este tipo de tratamento na rede pública, o serviço apresenta resultados muito positivos, com atendimentos bem sucedidos e com boa aceitação dos pais e da criança. Foram realizados projetos de cunho educacional,

como o Projeto sorrindo em Família, que tem participação ativa das famílias em palestras com temas sobre: Importância dos Dentes de Leite e

Estratégias de Combate à Carie e Prevenção do Câncer Bucal: ABC do Auto-Exame.

além disso, buscamos formar uma rede de “especialistas amigos da Fundação”, em bairros próximos, para atender a nossas crianças e

(20)

38

Relatório Anual 2009

39

Movimento Social − Projetos com Juventude

Projeto A Cor da Arte: são oficinas artísticas

criadas em novembro de 2003 e dirigidas a adolescentes a partir dos 16 anos e a jovens de até 24 anos da comunidade de Pedra de Guaratiba em geral, não apenas aos jovens matriculados nos projetos institucionais. de março a dezembro, acontecem quatro vezes na semana e utilizam a cultura local como referência para suas práticas e criações. elas são dirigidas por jovens voluntários que já participaram de projetos na Fundação. os jovens moradores de Pedra de Guaratiba se reúnem para realizar atividades artísticas e culturais: teatro, hip-hop e percussão. assim, o Projeto estimula o desabrochar de habilidades e talentos. oferece capacitação em atividades artísticas e culturais, além da oportunidade de construir o sentimento de fazer parte da comunidade. valoriza a cultura local, amplia o universo das vivências desses jovens na área de cultura, e facilita a integração com outros grupos de juventude da cidade, além de promover um espaço de convivência e interação

(21)

o trabalho em rede e o incentivo ao desenvolvimento local sustentável são marcas da nossa atuação. as parcerias refletem o compromisso com os direitos Humanos da infância. atuamos no fortalecimento de causas relacionadas aos direitos de Crianças e adolescentes, trabalhando para oferecer às crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social oportunidades de exercer plenamente seus direitos, desenvolver suas potencialidades e ter poder de decisão sobre as questões que as afetam diretamente.

a Fundação atua no fortalecimento de causas relacionadas aos direitos de Crianças e adolescentes.

Participamos da Rede NUDECA – Núcleo

de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, que reúne organizações públicas

e privadas atuantes na região de Guaratiba. seu objetivo é construir formas coletivas de enfrentar as urgências sociais da população local, em relação à infância e à juventude, garantindo e protegendo seus direitos. a Fundação faz parte também do Conselho Consultivo da Reserva

Biológica e Arqueológica de Guaratiba,

vinculada à Fundação instituto estadual de Florestas, e da Rede Carioca de Promoção

da Alimentação Saudável.

em âmbito nacional, participamos da

Rede Nacional da Primeira Infância

(www.primeirainfancia.org.br), uma articulação nacional de organizações que atuam pela promoção e Garantia dos direitos da Criança até os 6 anos de idade e para a ampliação e fortalecimento de espaços democráticos no estado Brasileiro, sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária ou de orientação sexual.

Na Rede Não Bata, Eduque!

(www.naobataeduque.org.br), a Fundação Xuxa Meneghel compõe o Grupo Gestor e representa a secretaria executiva da Rede, responsável pela definição de estratégias e coordenação das ações desenvolvidas nos estados brasileiros.

40

Relatório Anual 2009

41

Participação no trabalho em Redes

• Relações Institucionais: com a ampliação e

a exposição do trabalho institucional, estamos desenvolvendo estratégias para que a imagem da Fundação seja coerente com a sua missão institucional e com os seus programas. ao mesmo tempo, realizamos ações de estreitamento e ampliação de parcerias com organizações governamentais, não governamentais, instituições privadas e sociais.

de cima para baixo:

Henrique duarte Prata (diretor Geral do Hospital do Câncer de Barretos), Xuxa Meneghel (Rede Não Bata, Eduque) eduardo eugênio Gouvêa vireira (Presidente da Federação das indústrias do Rio de Janeiro - Firjan), Xuxa Meneghel (Rede Não Bata, Eduque)

Xuxa Meneghel (Rede Não Bata, eduque), andré Marques (ator e apresentador), José serra (Governador do estado de são Paulo)

angelica Goulart (Fundação Xuxa Meneghel), Peter Newell (iniciativa Global pelo Fim da Punição Corporal), sérgio Cabral (Governador do estado do Rio de Janeiro), Marta santos Pais (Representante especial do secretário-Geral da oNU para a violência contra Crianças ), Rosa Maria ortiz (Comitê dos direitos da Criança da oNU), Paulo sérgio Pinheiro (Comissionado e Relator da infância da Comissão interamericana de direitos Humanos - CidH/oea)

(22)

42

Relatório Anual 2009

43

2009: a FuNdaÇão XuXa mENEghEl CElEbra

sEus 20 aNos Com muIto trabalho.

este foi, sem dúvida, um ano muito especial. Num país jovem como o nosso, em que tantas iniciativas se revelam efêmeras, chegar aos 20 anos é um grande feito. tão importante quanto a marca cronológica em si é ter alcançado um crescimento constante e a certeza cada vez maior de que nos mantivemos fiéis aos mesmos ideais de quando abrimos nossas portas em 1989. Nosso projeto socioeducativo é inteiramente gratuito e voltado para a promoção social e o desenvolvimento local sustentável. No contexto de vulnerabilidade social de Guaratiba, a Fundação Xuxa Meneghel atendeu 8.777 crianças, jovens e adultos em 2009. Um dado expressivo, sem dúvida, superior a 10 vezes o número de pessoas que atendíamos quando começamos. Com a ajuda dos padrinhos, madrinhas e parceiros e a adesão cada vez maior da comunidade, os próximos 20 anos vão assistir a um crescimento ainda maior. Nosso trabalho ultrapassou os muros da nossa sede e fortaleceu o movimento comunitário local. Foi ainda mais longe e transformou a Fundação em uma referência na defesa dos direitos Humanos de Crianças e adolescentes no país. Hoje, participamos do debate nacional sobre importantes temas sociais, com participação ativa em inúmeros eventos da área. a seguir, uma amostra do que aconteceu de mais relevante para a Fundação Xuxa Meneghel em 2009.

Abertura do Carnaval 2009

“Vamos falar aqui

Do Guará, do peixe e do pescador Pedra de Guaratiba

Lugar de harmonia e povo trabalhador...”

trecho da letra do samba

“Pedra, dia a dia e em dia com a sua Cultura”

a preparação para o desfile do bloco de Carnaval da Fundação foi uma atividade destacada em vários dos nossos núcleos de atividades. a maioria das crianças participou de forma

entusiástica. o tema foi a comunidade de Guaratiba. Contou-se e cantou-se a história e a cultura do bairro. Personagens, como o mestre tanga, foram homenageados na letra do samba, uma composição coletiva de toda a Fundação. a oficina de Percussão deu um show nas ruas de Pedra de Guaratiba. as alas apresentaram coreografias ensaiadas pelo educador da oficina de Hip Hop. os adereços

foram criados a partir de materiais de sucata. o samba falava também sobre preocupações atuais da saúde da vida comunitária, como a dengue. Crianças, adolescentes e famílias participaram do desfile, que teve uma ala especial com agentes comunitários de controle de endemias, profissionais do Programa saúde da Família (PsF) e profissionais do Posto de saúde local.

o ano de comemoração dos 20 anos da Fundação começava como deveria: com uma grande festa popular, de braços dados com a comunidade.

(23)

44

Relatório Anual 2009

45

Comemoração dos 430 anos

de Guaratiba

No dia 5 de março de 2009, Guaratiba recebeu o carinho e o reconhecimento das crianças e adolescentes da Fundação pelo seu aniversário de 430 anos. e também as expectativas em relação ao futuro. acompanhados pelos educadores, eles foram incentivados a revisitar a história da região e a refletir sobre o lugar, em uma Caminhada pela Comunidade. as crianças e adolescentes deram prova de que estão por dentro das principais dificuldades que o bairro enfrenta diariamente e que também sabem reconhecer as belezas do local onde vivem. Por meio de bilhetes, puderam expressar seus sentimentos, idéias e sugestões a Pedra de Guaratiba. o momento foi festejado por todos com um lindo bolo e com os aplausos que essa comunidade merece.

“Pedra, lugar de harmonia e

felicidade, e povo trabalhador,

faz 430 anos.

Parabéns, você merece!”

luis eduardo Campos – 9 anos

“Pedra de Guaratiba,

você merece todos os prêmios

do mundo porque na Pedra não

tem muitas condições, mas têm

pessoas trabalhadoras que dão

apoio quando nós precisamos.

Por isso, não podemos reclamar

do lugar onde vivemos, porque

tudo o que temos hoje é graças

a Pedra que lutou por nós!

Parabéns pelos 430 anos de

vida! Nós te amamos do jeito

que você é!”

débora Moreira – 14 anos

“Quero mais alegria, menos

poluição na Pedra de Guaratiba.

Feliz Aniversário!”

lúcia Regina – 12 anos

“Eu sinto falta dos peixes

da Pedra de Guaratiba”

Rafaela Ferreira Brito – 9 anos

“Feliz Aniversário,

Pedra de Guaratiba!

Você já está com 430 anos… mas

pena que há tanta violência na

cidade. Eu acho que para o mundo

ficar mais legal, mais bonito e

cheio de vida, devemos acabar

com a violência e com a poluição,

valeu!!!”

dayane silva – 10 anos

(24)

46

Relatório Anual 2009

a Reunião Geral de Responsáveis, que aconteceu em maio de 2009, faz parte do processo institucional de atendimento às famílias e se constitui em uma das atividades principais do serviço social da instituição. isto porque, para a construção de projetos coletivos junto às famílias, é prerrogativa a sistematização do perfil das famílias atendidas, bem como a avaliação dos projetos institucionais levando em conta as ponderações e opiniões desses atores.

Como exemplo dessas ações, podemos citar a aplicação de um questionário, por meio do qual as famílias tiveram a oportunidade de avaliar os serviços institucionais (portaria, educadores das oficinas, equipe de direção, atendimento às famílias, atendimento às crianças, secretaria, alimentação, limpeza dos espaços físicos etc.) e participar com sugestões e críticas acerca do Projeto de Promoção Familiar.

as Reuniões Gerais ocorrem pelo menos duas vezes por ano, uma em cada semestre, e contribuem para a democratização e coletivização do acesso às informações internas (e externas), concorrendo para o fortalecimento da participação dos responsáveis. as respostas dadas pelas famílias ao questionário aplicado permitiram escolher quais seriam os principais temas trabalhados junto às famílias ao longo do ano. esses temas foram apresentados na reunião, juntamente com informações sobre a agenda institucional e o planejamento do trabalho para o ano de 2010 (tema: Fundação

Xuxa Meneghel 20 anos – Hoje, construindo um diálogo entre passado e futuro).

além disso, pudemos explicar o momento institucional, com a implementação do Programa de apadrinhamento como um dos grandes eixos de abordagem da Fundação Xuxa Meneghel no que diz respeito à busca de auto-sustentabilidade.

Reunião Geral com as famílias

Eleição e posse dos representantes

infanto-juvenis da Fundação

o processo de eleição de representantes nas turmas da educação infantil e nos grupos das oficinas socioeducativas foi importante para a discussão sobre trabalho de equipe, liderança, credibilidade, respeito, ética, compromisso e responsabilidade. a participação infantil, que garante o respeito pela voz das crianças e adolescentes, é um princípio básico do nosso trabalho.

Uma vez por mês, os grupos de representantes reuniram-se com a Coordenação Pedagógica para avaliar seus desempenhos como representantes, discutir as demandas trazidas pelas crianças e adolescentes sobre o funcionamento da Fundação e apresentar propostas para a solução dos

problemas. Uma das demandas foi a preocupação dos participantes das oficinas socioeducativas em relação ao seu desempenho na escola. Com o fim da aprovação automática na rede pública municipal, a exigência tornou-se maior e eles tinham medo de serem reprovados.

Foram pensadas estratégias que pudessem apoiá-los nesse momento e outras para serem efetivadas no próximo ano. Foi acordado também que, em 2010, os representantes participarão das reuniões dos educadores.

(25)

dias antes de seu aniversário, Xuxa Meneghel declarou a amigos que seu melhor presente de aniversário seria a adesão de pessoas ao Programa de apadrinhamento da Fundação. o pedido foi atendido e a Fundação ganhou padrinhos e madrinhas dispostos a apoiar nossas ações. Com o resultado do Programa de apadrinhamento, nossas possibilidades se ampliaram, mas é preciso o apoio de muito mais pessoas para dar continuidade ao trabalho. em 20 anos, a Fundação prestou atendimento direto a mais de 30.000 crianças e jovens.

a Presidenta Xuxa Meneghel recebeu a visita de amigas que aderiram à campanha de apadrinhamento. todas ficaram encantadas com o tratamento dado às crianças e adolescentes atendidos diariamente. as crianças da educação infantil prepararam uma surpresa!!! Contaram a história do Profeta Gentileza e depois, com adolescentes das oficinas de música e percussão, cantaram a música “Gentileza” e também distribuíram flores naturais e outras produzidas por elas.

Visita das amigas da nossa presidenta Xuxa Meneghel

“Todas pareceram adorar o que estavam vendo e nós felizes em mostrar o quanto esse lugar é importante para a gente e o quanto a gentileza delas, em confiar nesse trabalho, pode transformar vidas.

E por falar em gentileza… Foi muito legal!!!”

débora Moreira – 14 anos, thays Moreira – 13 anos e Francisca aline – 13 anos

48

Relatório Anual 2009

49

????????legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda legenda

(26)

50

Relatório de Atividades 2009

51

No dia 8 de maio, a Fundação Xuxa Meneghel, a operadora de telecomunicações Gvt e o Cdi – Comitê para democratização da informática, lançaram o segundo volume do Guia para o Uso Responsável da internet, no instituto estadual de educação Carmela dutra, com a presença da nossa presidenta, Xuxa Meneghel.

Representantes das três organizações parceiras, da secretaria estadual de educação e de órgãos e associações da área de inclusão digital participaram de uma mesa redonda que respondeu a perguntas e debateu opiniões de professores e alunos do instituto estadual de educação Carmela dutra e do Carmelinha, de profissionais da imprensa e da área de tecnologia, inclusão digital e direitos da Criança e do adolescente. Crianças e adolescentes da oficina de Comunicação & tecnologia da Fundação

fizeram uma cobertura especial do evento.

o Guia para Uso Responsável da internet foi feito para promover o diálogo sobre o papel das famílias, das escolas, dos educadores e da sociedade em geral em relação ao uso responsável da internet e à proteção das crianças.

a equipe da oficina Novos valores da Fundação preparou um bufê especial e compartilhou receitas para alimentação saudável e de utilização integral dos alimentos. No stand reservado à Fundação Xuxa Meneghel, nossa equipe divulgou a Campanha Nacional Não Bata, Eduque!.

o Guia de Navegação para o Uso Responsável da internet está disponível para download no www.internetresponsavel.com.br e no www.cdi.org.br.

Lançamento do Guia para Uso Responsável da Internet

Rodriggo Baggio (Cdi – Comitê para democratização da informática), Xuxa Meneghel, tereza Porto (secretária estadual de educação)

(27)

Um grande destaque do ano no Programa de educação alimentar foi a realização da semana de alimentação escolar 2009 (sae). Criada e idealizada pelo instituto de Nutrição annes dias, é comemorada sempre no mês de maio. o tema de 2009 foi Água: alimento essencial à vida, e as atividades na Fundação aconteceram durante duas semanas. Uma dessas atividades, logo na abertura do evento, foi apurar as maiores preocupações dos alunos da fundação e da comunidade em relação à água: falta d’água; qualidade da água; dengue; poluição da água; desperdício e transmissão de doenças.

a oficina de Percussão compôs uma música sobre o tema, a de teatro montou um esquete sobre as principais preocupações apresentadas pelas crianças, a de Rádio aprofundou o tema durante seus encontros e preparou os textos para a apresentação final e a de informática pesquisou o tema em sites. as crianças montaram um mural que ficou exposto durante as atividades de encerramento da semana. dois encontros com especialistas desta área aconteceram na Fundação: a primeira com um representante do programa de vigilância da Qualidade da água de Nova iguaçu, que trouxe o tema: Cuidar da água é cuidar da vida e a segunda com um agente de saúde da CaP 5.2 (área programática da saúde em nossa região sobre Dengue e cuidados com a água.

Para conscientizar as famílias e a comunidade sobre a importância de consumir água de

qualidade, organizamos uma oficina, em parceria com os agentes comunitários de saúde do PsF

Jardim Cinco Marias, para construção de filtro com garrafa reciclada. Muitas famílias não possuem filtro em casa e consomem água que não é filtrada, aumentando a probabilidade de doenças.

Para finalizar a semana, houve o encontro das apresentações de todas as atividades realizadas durante este período. Um programa de rádio ao vivo, percussão, teatro e poesia, apresentações sobre higiene e manipulação de alimentos, dicas de uso consciente da água, resultado das pesquisas de consumo da água e teste sobre desperdício. tudo acompanhado por um lanche com suco criativo. ao ver que suas escolas não iriam tratar deste tema, as crianças da Fundação produziram murais e solicitaram espaço para colocá-los na sua escola, multiplicando o conhecimento adquirido na semana da alimentação escolar. os trabalhos foram apresentados na reunião da Rede Carioca de Promoção da alimentação saudável, que reúne gestores da educação, saúde e assistência, além de organizações da sociedade civil.

Semana da Alimentação Escolar – Atividades para crianças,

famílias e comunidade

53 52

Relatório Anual 2009

Visita cultural das crianças da

Fundação ao Corcovado

Nos 20 anos da Fundação, as crianças receberam de presente uma visita ao Corcovado. além de promover o sentimento de que fazem parte da grande comunidade do Rio de Janeiro, fator fundamental para sua autoestima, o passeio foi utilizado como tema de trabalho de várias oficinas. Por exemplo, a oficina do saber trabalhou o conhecimento de novos lugares e a comparação dos seus elementos de linguagem visual com os da comunidade de origem das crianças. Na oficina de leitura, foi utilizado o livro

Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, que conta

a história do desenvolvimento da cidade e seus pontos turísticos. as crianças relatavam suas experiências sobre a ida ao Corcovado:

“Muito bom, primeira vez que eu andei de elevador”; “Foi muito bom, vi a cidade toda, tem uma vista linda” e “Mesmo com nuvem era bonito os prédios, pareciam caixinhas lá de cima.” Já a oficina de História trabalhou a história da cidade, desde a sua formação até os dias atuais.

(28)

55 54

Relatório Anual 2009

No dia 19 de outubro de 2009, o Hotel Copacabana Palace foi palco de um encontro muito importante para nossas futuras atividades, em que Xuxa Meneghel e o cenógrafo Gringo Cardia, Conselheiro da Fundação, receberam vários convidados. o objetivo era o de discutir ideias sobre como os conceitos de sustentabilidade podem ser inseridos na produção cultural gerada por e/ou dirigidas às crianças e, sobretudo, nas atividades desenvolvidas pela Fundação, de modo a contribuir para uma mudança de comportamento e de cultura que leve a uma perspectiva de vida sustentável para todas as pessoas.

Participaram: lais Fontenelle Pereira, Coordenadora de educação do instituto alana; liliane Ramos, assessora de Marketing institucional da Natura

Cosméticos; Márcio sérgio Cortella,

Membro-conselheiro do Conselho técnico Científico educação Básica da CaPes, do Ministério da educação e Cultura; Mayara Rodrigues, Representante de adolescente do observatório Nacional dos direitos da Criança e do adolescente; samyra Brollo de serpa Crespo, secretária de articulação institucional e Cidadania ambiental do Ministério do Meio ambiente e sérgio Besserman vianna, economista da PUC do Rio de Janeiro e comentarista de sustentabilidade na Globonews.

Foram abordados os temas: aquecimento global e mudanças climáticas; água; consumo, desperdício e aproveitamento integral de insumos; amazônia e espécies em extinção.

Workshop “Produção Cultural, Infância e Sustentabilidade”

No ano de 2009, demos continuidade à

parceria entre Fundação Xuxa Meneghel, instituto Paulo Freire, Petrobras e Federação Única dos Petroleiros para realização do Projeto Mova Brasil. este projeto promove cursos de alfabetização para adultos e jovens a partir de 15 anos que não tiveram acesso à escola. assim, contribui para a redução do analfabetismo e o fortalecimento da cidadania no país.

a Fundação abrigou o Núcleo de Pedra de Guaratiba, com duas turmas, de 15 de setembro de 2008 a 25 de junho de 2009. as aulas ocorreram em dois turnos – manhã e noite – com duração de 3 horas diárias e 4 dias semanais.

o evento de Formatura dos alunos foi em julho. os principais temas trabalhados nas aulas foram a realidade local, os equipamentos sociais e as potencialidades e fragilidades da região, além do aumento da autoestima e do contato com o mundo da leitura e escrita. Nossa equipe de profissionais realizou um encontro com os alunos para o

Dia da Beleza. esta ação teve o objetivo de elevar

a autoestima e trabalhar o cuidado com o corpo. os alunos também participaram da Campanha Comunitária Vizinho Amigo, contra a dengue, organizada pela secretaria Municipal de saúde. Utilizamos também a inclusão digital como recurso para trabalhar os temas com os grupos.

(29)

55

Apresentação das crianças e

adolescentes da Fundação na

Conferência Estadual dos Direitos

da Criança e do Adolescente

as oficinas de Hip Hop, Percussão e Música apresentaram-se no teatro Nelson Rodrigues, na vii Conferência estadual dos direitos da Criança e do adolescente do estado do Rio de Janeiro. esse momento reforçou vários temas trabalhados no dia a dia da Fundação. Um dos principais é o desenvolvimento de laços com a cidade, a sociedade e a cultura do Rio de Janeiro. o aumento da autoestima é um dos resultados mais importantes desse tipo de atividade. a plateia se encantou com as apresentações e os aplausos reforçaram decididamente a vontade de autoexpressão do grupo.

56

Relatório Anual 2009

Comemoração do Dia Mundial

da Alimentação

durante a semana Mundial da alimentação, em outubro, as crianças puderam se inscrever para o Concurso de Chef Mirim, desenvolvido na Fundação. o objetivo era incentivar o consumo de alimentos saudáveis e, com criatividade, inventar receita saudável de sanduíche para ser apresentada aos jurados no dia do concurso. inventaram a receita, identificaram os ingredientes e deram um nome ao sanduíche inventado. além das oficinas socioeducativas, cada turma da educação infantil escolheu uma receita saudável, que em algumas turmas foi bastante incrementada pelas próprias crianças. as opções foram inúmeras: biscoito natural da saúde, suco de casca de abacaxi, farofa enriquecida e o aplaudidíssimo pão de feijoada saudável, com feijão branco, hortaliças e muito mais. os vencedores receberam cestas com frutas, legumes e verduras. Para incrementar ainda mais as atividades do dia Mundial da alimentação, recebemos o grupo Fanfarra de teatro de Bonecos, com a apresentação Chuchu Beleza.

(30)

Uma união pela saúde e pela infância. Foi o que aconteceu no Palácio Bandeirantes, sede do governo do estado de são Paulo, quando Henrique Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos, e Xuxa Meneghel, nossa presidenta, promoveram a Noite do Coração Presente. a dupla organizou jantar seguido de leilão para 400 pessoas, com o lucro da venda dos ingressos revertida para as duas instituições. o evento foi prestigiado por uma das colaboradoras da Fundação Xuxa Meneghel, Hebe Camargo, que doou a primeira geladeira da instituição. a noite foi organizada em cooperação com a chefe do cerimonial do Palácio, a escritora e mestre em etiqueta Claudia Matarazzo, tendo andré Marques como mestre de cerimônias. Foram leiloados itens como vestidos e joias usados em filmes e dvds da Xuxa, camisas autografadas de clubes de futebol e outros. Xuxa ressaltou a abertura da Fundação para parcerias, com o objetivo de ampliar o trabalho atual e garantir a sustentabilidade da instituição a longo prazo. Um grupo de crianças da Fundação acompanhou a nossa presidenta no evento.

59 58

Relatório Anual 2009

incentivado pelo Ministério da Ciência e tecnologia, este evento foi realizado em todo o Brasil, entre 19 e 25 de outubro. Pelo quarto ano consecutivo, Guaratiba participou, com a organização de diferentes atividades na região. o tema deste ano foi Ciência no Brasil.

as atividades da semana são organizadas para mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas relacionados à ciência e tecnologia. valorizam a criatividade e a inovação, além de destacar a importância deste tema para

a vida de cada pessoa e para o desenvolvimento da comunidade e do país.

a Fundação participou das atividades de Portas abertas organizadas na região pelas instituições locais, com uma visita das crianças e adolescentes à embrapa agroindústria de alimentos. e, no espaço da Fundação, foi realizada uma palestre coordenada pela fonoaudióloga da instituição com o tema:

Neurociência na Educação, voltada para professores e educadores da região.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(31)

Um dos marcos de atuação da Rede Não Bata,

Eduque! em 2009 foi a organização do i simpósio

Nacional de direitos Humanos da Criança e do adolescente – Pelo fim dos Castigos Físicos

e Humilhantes. Realizado nos três dias que

antecederam o show de Natal da Xuxa – O Direito

das Crianças a Terem Direitos Iguais, 2, 3 e 4

de dezembro, o encontro reuniu representantes que atuam nessa área, do mundo inteiro, e ainda parlamentares e especialistas no tema. a Fundação Xuxa Meneghel e o instituto Promundo, que compõem a secretaria executiva da Rede, coordenaram as operações, a articulação com os participantes e a execução do evento.

o simpósio teve como objetivos: chamar a atenção da sociedade civil organizada, das três esferas de governo, dos Conselhos de direito e do meio empresarial para a necessidade de erradicação das violações dos direitos Humanos de Crianças e

adolescentes e mobilizar os participantes em torno da implementação do projeto de lei que prevê a proibição dos castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes no Brasil. Foi ressaltada também a importância de se construir uma política nacional de enfrentamento a essas práticas como métodos de educação.

I Simpósio Nacional de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

60

Relatório Anual 2009

61

Marie-Pierre Poirier (UNiCeF – Brasil), Peter Newell (iniciativa Global pelo Fim da Punição Corporal), Marta santos Pais (Representante especial do secretário-Geral da oNU para a violência contra Crianças ), Paulo sérgio Pinheiro (Comissionado e Relator da infância da Comissão interamericana de direitos Humanos – CidH/ oea), Hellen sanches (CoNaNda), deputada Federal Maria do Rosário (Frente Parlamentar pelos direitos da Criança e do adolescentes), Representante do Grupo de Participação infantil osmar lopes de Castro Júnior

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare: