• Nenhum resultado encontrado

Agrupamento de Escolas Silves Sul Ano Letivo 2014/2015 GRUPO I. PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 7º Ano PARTE A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agrupamento de Escolas Silves Sul Ano Letivo 2014/2015 GRUPO I. PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 7º Ano PARTE A"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 Direção de Serviços Região Algarve

Agrupamento de Escolas Silves Sul

Ano Letivo 2014/2015

PGA - Prova Global do Agrupamento

Departamento de Português

Português – 7º Ano

Prova: A Duração: 60 minutos

Nome: Ano: Turma: Nº.:

Data: Assinatura do Professor Corretor:

Classificação:

GRUPO I

PARTE A

Lê atentamente os textos A e B.

K’Cenas

Curso de teatro ATL Carnide Centro

Destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos que gostam de teatro e que querem aprofundar conhecimentos nesta área, a Associação Tenda Palhaços do Mundo, em colaboração com a Junta de Freguesia de Carnide, promove o curso de teatro K’Cenas.

O curso, com inscrições já abertas, decorre de 10 de janeiro a 2 de julho, às segundas e quartas, sob orientação do ator António Manuel, a quem os participantes podem colocar todas as dúvidas sobre o que é ser ator.

10 de janeiro a 2 de julho_Rua dos Táxis Palhinhas / 939 749 701/2 / www.tenda.pt

Mentira e Autenticidade

Espetáculo Centro Cultural de Belém

Que formas tem o nosso corpo de se esconder, de mentir, de se mostrar? Estas são as questões colocadas neste espetáculo da coreógrafa Aldara Bizarro, um trabalho sobre o corpo, inserido no Projeto Respira 2011. Mentira e Autenticidade é um projeto de experimentação artística aliado à criação de um espetáculo de dança, que conta com a participação de alunos do sexto ano de três localidades diferentes.

Alunos, professores e a restante comunidade são envolvidos na criação artística, através de uma proposta genuína de partilha e de pesquisa.

Para maiores de seis anos, o espetáculo decorre nos dias 7 e 8 deste mês.

7 e 8 de janeiro_Pç. do Império / 213 612 400 / www.ccb.pt

(2)

1. Seleciona a alínea correta para completares cada frase. 1.1. As inscrições para o curso de teatro

a. abrirão brevemente.

b. já abriram.

c. abrirão a 10 de janeiro.

d. decorrerão entre janeiro e julho.

1.2. O curso de teatro funcionará

a. mensalmente.

b. semanalmente.

c. duas vezes por semana.

d. diariamente.

1.3. «Mentira e autenticidade» é o nome de um

a. espetáculo de dança.

b. projeto experimental e interativo.

c. espetáculo musical.

d. curso de teatro.

1.4. Relativamente aos locais onde decorrem os espetáculos,

a. não são fornecidas informações exatas.

b. há referências explícitas nos textos.

c. há informações vagas nos textos.

(3)

3

PARTE B

Lê o seguinte texto.

Era um alfaiate muito poltrão, que estava trabalhando à porta da rua; como ele tinha medo de tudo, o seu maior gosto era fingir de valente. Vai de uma vez, viu muitas moscas juntas e de uma pancada matou sete. Daqui em diante não fazia senão gabar-se:

- Eu cá mato sete de uma vez!

Ora o rei andava muito aparvalhado, porque lhe tinha morrido na guerra o seu general D. Caio, que era o maior valente que havia, e as tropas do inimigo já vinham contra ele, porque sabiam que não tinha quem mandasse a combatê-las. Os que ouviram o alfaiate andar a dizer por toda a parte: «Eu cá mato sete de uma vez!» foram logo metê-lo no bico do rei, que se lembrou de que quem era assim tão valente seria capaz de ocupar o posto de D. Caio. Veio o alfaiate à presença do rei, que lhe perguntou:

- É verdade que matas sete de uma vez? - Saberá Vossa Majestade que sim.

- Então nesse caso vais comandar as minhas tropas e atacar os inimigos que já me estão acercando.

Mandou vir o fardamento de D. Caio e fê-lo vestir ao alfaiate, que era muito baixinho, e que ficou com o chapéu de bicos enterrado até às orelhas; depois disse que trouxessem o cavalo branco de D. Caio para o alfaiate montar. Ajudaram-no a subir para o cavalo, e ele já estava a tremer como varas verdes; assim que o cavalo sentiu as esporas, botou à desfilada, e o alfaiate desatou a gritar:

- Eu caio, eu caio!

Todos os que o ouviram por onde ele passava, diziam: - Ele agora diz que é o D. Caio; já temos homem.

O cavalo, que andava acostumado às escaramuças, correu para o sítio em que andava a guerreia, e o alfaiate com medo de cair, ia agarrado às crinas, a gritar como desesperado:

- Eu caio, eu caio!

O inimigo, assim que viu vir o cavalo branco do general valente e ouviu o grito: «Eu caio, eu caio!», conheceu o perigo em que estava e disseram os soldados uns para os outros:

- Estamos perdidos, que lá vem o D. Caio; lá vem o D. Caio.

E botaram a fugir à debandada; os soldados do rei foram-lhe no encalço e mataram neles, e o alfaiate ganhou assim a batalha só em agarrar-se ao pescoço do cavalo e em gritar: «Eu caio!».

O rei ficou muito contente com ele, e em paga da vitória deu-lhe a princesa em casamento. E ninguém fazia senão louvar o sucessor de D. Caio pela sua coragem.

Teófilo Braga, Contos Tradicionais do Povo Português. 5 10 15 20 20 25 30 20

(4)

2. Identifica a personagem principal e caracteriza-a física e psicologicamente. Apoia a tua resposta em elementos textuais.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 3. “Eu cá mato sete de uma vez!” (linha 4)

3.1. Explicita o motivo pelo qual o alfaiate omitia a palavra “moscas” da sua afirmação.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 4. Refere o problema que afligia o rei.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5. “Estamos perdidos, que lá vem o D. Caio; lá vem o D. Caio.” (linha 28)

5.1. Justifica o facto de os soldados terem pensado tratar-se de D. Caio.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 6. “(…) e ele já estava a tremer como varas verdes; (…)” (linha 17/ 18)

6.1. Identifica o recurso estilístico utilizado e explica a sua expressividade.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(5)

5

GRUPO II

Responde aos itens de gramática, de acordo com as orientações que te são dadas. 1. Atenta nas transcrições que se seguem.

a) “Dom Caio […] era o maior valente […].” (linha 6) b) “Veio o alfaiate à presença do rei […].” (linha 9/10) c) “– Eu caio, eu caio!” (linha 20)

d) “O cavalo que andava costumado às escaramuças […].” (linha 23)

e) “[…] em paga da vitória deu-lhe a princesa em casamento […].” (linha 31)

1.1. Identifica as funções sintáticas desempenhadas pelas expressões sublinhadas e regista-as na respectiva alínea. a) _________________________________________________________________________ b) _________________________________________________________________________ c) _________________________________________________________________________ d) _________________________________________________________________________ e) _________________________________________________________________________

2. Reescreve as frases que se seguem, substituindo os elementos sublinhados por um pronome pessoal adequado.

a) O alfaiate matou sete moscas de uma vez.

____________________________________________________________________________ b) As pessoas ouviram o alfaiate dizer que matava sete de uma vez.

____________________________________________________________________________ c) O rei perguntou a essas pessoas quem era o tal alfaiate.

____________________________________________________________________________ d) Os soldados vestiram o fardamento de Dom Caio ao alfaiate.

(6)

3. Preenche os espaços com os verbos, conjugando-os no tempo e modo indicados.

a) D. Caio ________________________ (v. ser, pretérito imperfeito do modo indicativo) um general do Rei, temido por todos.

b) Ainda que _________________________ (v. querer, presente do modo conjuntivo), o alfaite não _________________________ (v. conseguir, presente do modo indicativo) superar D. Caio em bravura.

c) D. Caio ___________________________ (v. atacar, pretérito mais-que-perfeito simples do modo indicativo) os inimigos com destreza e coragem.

d) _________________________ (v. contar, presente do modo indicativo, conjugação pronominal) com frequência este episódio gracioso acerca do sucessor de D.Caio.

e) Parece que a sorte _________________________ a guerra! (v. vencer, pretérito perfeito simples do modo indicativo)

4. Faz corresponder cada alínea a um número do quadro, de modo a classificares as orações. «O rei ficou muito contente com ele, e em paga da vitória deu-lhe a princesa em casamento.»

a)

«(...) como ele tinha medo de tudo, o seu maior gosto era fingir de valente.»

b) c)

«Ajudaram-no a subir para o cavalo, mas ele já tremia como varas verdes.» d)

« (...) assim que o cavalo sentiu as esporas, botou à desfilada (...)» e) (1) Oração subordinante

(2) Oração subordinada adverbial temporal (3) Oração coordenada copulativa

(4) Oração subordinada adverbial causal (5) Oração coordenada adversativa

(7)

7

GRUPO III

Continua a narração do conto a partir do momento acima transcrito, imaginando um desfecho diferente para esta história.

Antes de começares a escrever, toma atenção às instruções que se seguem. • Escreve um mínimo de 120 e um máximo de 180 palavras.

Se escreveres menos de 70 palavras, o texto será cotado com 0 (zero) valores. • Faz um rascunho das ideias por tópicos.

• Procura organizar as ideias de forma coerente e exprimi-las corretamente. • Depois, revê o texto com cuidado e corrige-o, se necessário.

________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

O cavalo que andava costumado às escaramuças, correu para o sítio em que andava a guerreia, e o alfaiate com medo de cair ia agarrado às crinas, a gritar como desesperado:

(8)

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -