• Nenhum resultado encontrado

A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13

Elton Ribeiro Resende / Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol-UFV Israel Teoldo da Costa / Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol -UFV elton_rresende@hotmail.com Palavras Chave: Futebol, Data de nascimento, Desempenho tático.

INTRODUÇÃO

A data de nascimento tem sido considerada um aspecto determinante no processo de identificação e formação dos jogadores de futebol (WILLIANS; REILLY, 2000). Pesquisas têm demonstrado que a maioria dos jogadores que disputam campeonatos de diferentes níveis competitivos e categorias etárias são nascidos nos primeiros meses do ano (FOLGADO et al., 2006). Esta vantagem parece influenciar as possibilidades de ascensão ao alto rendimento destes jogadores, uma vez que, os jogadores nascidos no inicio do ano recebem mais oportunidades nos treinamentos e nos jogos, aumentando o seu lastro no que diz respeito ao tempo de prática e o nível de experiência na modalidade (ERICSSON; WARD, 2007; MUSCH; GRONDIN, 2001; WILLIAMS; ERICSSON, 2005).

Estas maiores e melhores possibilidades de desenvolvimento através do treino promovem algumas vantagens esportivas nos jogadores nascidos no primeiro semestre do ano. Estas vantagens podem ocasionar o que é conhecido na literatura como Efeito da Idade Relativa (EIR) (BAKER et al., 2003; BARNSLEY; THOMPSON; LEGAULT, 1992). O EIR está relacionado com a diferença do desenvolvimento físico, motora, emocional e cognitivo dos indivíduos pertencentes ao mesmo ano de nascimento (MUSCH; GRONDIN, 2001; HELSEN; VAN WINCKEL; WILLIAMS, 2005).

Desta forma o Efeito da Idade Relativa (EIR) aparenta condicionar o desenvolvimento das principais componentes do jogo de futebol: tática, técnica, física e cognitiva. Entre estas componentes, a que vem sendo considerada fundamental para o bom desempenho do futebolista no alto rendimento é a componente tática (GARGANTA, 1997).

Portanto, o entendimento das variáveis que interferem no desempenho tático dos jogadores é bastante pertinente, uma vez que compreendendo estes fatores torna-se possível desenvolver novos métodos de treinos com o objetivo de melhorar os desempenhos em jogos e competições. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a influência da data de nascimento sobre o desempenho tático dos jogadores de futebol da categoria Sub-13.

(2)

MÉTODOS Amostra

A amostra deste estudo é composta por 5213 ações táticas realizadas por 100 jogadores de futebol da categoria Sub-13, com média de idade igual a 12,54±0,626. Como critério de seleção da amostra, os participantes deveriam estar inscritos em programas sistemáticos de formação esportiva (escolinhas ou clubes), com no mínimo três sessões de treino por semana, além de participarem de campeonatos de futebol em nível regional ou estadual.

A data de nascimento dos jogadores foi dividida em quartis: Q1 (Jan-Mar); Q2 (Abr-Jun); Q3 (Jul-Set) e Q4 (Out-Dez), obtendo a seguinte distribuição: Quartil 1 [n=34 (34%)]; Quartil 2 [n=31 (31%)]; Quartil 3 [n=23; (23%)] e Quartil 4 [n=12; (12%)].

Instrumentos

O instrumento utilizado para a recolha e análise dos dados foi o Sistema de Avaliação Tática em Futebol – FUT-SAT, validado por Teoldo et al., (2011).

O FUT-SAT permite avaliar as ações táticas, com e sem bola, realizadas por cada um dos jogadores tomando por base os dez princípios táticos fundamentais do jogo de futebol (TEOLDO et al., 2009).

Procedimentos Éticos

O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (CEPH) (Of. Ref. Nº 130/2011) e atende as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional em Saúde (466/2012) e pelo tratado de Ética de Helsinki (1996) para pesquisas realizadas com seres humanos.

Procedimento de Coleta de Dados

Para a realização do teste de campo que integra o FUT-SAT, os participantes foram divididos em duas equipes, cada uma com três jogadores mais goleiros (GR+3 vs. 3+GR). Cada equipe utilizava coletes numerados e de cores diferentes, com objetivo de facilitar a identificação dos jogadores no vídeo. Durante a aplicação do teste foi solicitado aos jogadores que jogassem de acordo com as regras oficiais do jogo, com exceção da regra do “impedimento” (TEOLDO et al., 2011).

A data de nascimento dos jogadores foi coletada a partir de uma ficha de caracterização da amostra antes da realização do teste de campo. Para facilitar a análise dos dados, a amostra foi dividida em quartis de acordo com as respectivas datas de nascimento dos jogadores.

(3)

Materiais

Para a gravação dos jogos foi utilizada uma câmera digital SONY modelo HDR-XR100. O material de vídeo obtido foi introduzido, em formato digital, em um computador portátil (DELL modelo Inspiron N4030 processador Intel Core™ i3) via cabo USB, convertidos em ficheiros “avi.” através do software Prism Video Converter.Inc. Para o tratamento das imagens e análise dos jogos foi utilizado o software Soccer Analyser®.

Análise Estatística

Foi realizada análise descritiva de frequência, média e desvio padrão dos dados. Recorreu-se ao teste de Kolmogorov-Smirnov para verificação da normalidade na distribuição dos dados. Para os dados que apresentaram uma distribuição normal utilizou-se o teste Anova One Way e, para aqueles que não apreutilizou-sentaram distribuição normal utilizou-se o teste Kruskal-Wallis. Comparou-se os Índices de Performance Tática das fases ofensiva, defensiva e de jogo, entre os quartis de nascimento dos jogadores (Q1,Q2,Q3 e Q4), a fim de verificar se o Índice de Performance Tática diferia entre os quartis de nascimento dos jogadores.

Para verificar a confiabilidade das observações foi utilizado o método teste-reteste. As sessões para determinar a confiabilidade foram realizadas respeitando um intervalo de três semanas para evitar a familiaridade com a tarefa (ROBINSON; O'DONOGHUE, 2007). A fiabilidade foi calculada utilizando-se o teste Kappa de Cohen. Para sua análise foram reavaliadas 906 ações táticas, que representaram 17,34% da amostra, um valor superior ao de referência (10%), apontado pela literatura (TABACHNICK; FIDELL, 2007). Deste procedimento participaram três avaliadores treinados. Os resultados do re-teste encontrados apresentaram fiabilidade intra-avaliador com valores situados entre o mínimo 0,814 (ep=0,028) e o máximo 0,987 (ep=0,006). Para a fiabilidade interavaliador os valores situaram-se entre o mínimo 0,881 (ep=0,015) e o máximo 0,987 (ep=0,005).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A tabela 1 apresenta os resultados referentes à média e desvio padrão dos Índices de Performance Tática das fases ofensiva, defensiva e de jogo nos quartis de nascimento dos jogadores (Q1,Q2, Q3 e Q4).

(4)

Índice de Performance Tática Q1 Q2 Q3 Q4 F p Índice de Performance Tática

Ofensiva (IPTO) 49,12±6,98 46,49±6,81 47,66±7,61 49,58±6,39 0,991 0,400

Índice de Performance Tática

Defensiva (IPTD) 35,89±5,98 33,33±6,29 33,44±6,23 35,08±8,09 1,122 0,344

Índice de Performance Tática Jogo

(IPTJ) 39,98±4,19 37,50±4,46 37,65±4,67 39,70±5,23 2,122 0,102

Tabela 1: Médias e Desvios Padrão dos Índices de Performance Tática por Quartil

Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os Índices de Performance Tática das fases ofensiva, defensiva e de jogo com os quartis de nascimento dos jogadores (Q1, Q2, Q3 e Q4).

Estes resultados mostram que o período de nascimento dos jogadores não exerce influencia na performance tática dos mesmos, descartando a hipótese de que o Efeito da Idade Relativa (EIR) pode condicionar o desempenho tático dos jogadores da categoria Sub-13. Tal fato pode ter sido ocasionado por conta do nível competitivo dos jogadores que fazem parte desta amostra, uma vez, que para integrarem as equipes, estes devem passar por um processo de seleção, onde apenas os melhores jogadores são selecionados.

Estes achados corroboram com o estudo de Cardoso e Teoldo (2012), onde não foram encontradas diferenças estatísticas entre os Índices de Performance Tática Defensiva em relação aos quartis de nascimento. Desta forma, os processos de formação e seleção dos jogadores podem indicar algumas vantagens em relação ao desempenho esportivo, nos quais, os jogadores do último quartil integram o grupo por se sobressaírem no aspecto tático em relação aos demais (GRÉHAIGNE; GODBOUT, 1998; HELSEN; VAN WINCKEL; WILLIAMS, 2005).

CONCLUSÃO

A partir dos resultados deste trabalho, pode-se concluir que a data de nascimento não se apresentou como um fator que interfere no desempenho tático dos jogadores de futebol da categoria sub-13.

Este trabalho teve o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da

FAPEMIG, da Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Centro de

Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa. REFERÊNCIAS

BAKER, Joseph. et al. Nurturing sport expertise: factors influencing the development of elite athete. Journal of Sports Science and Medicine, n. 2, p. 1-9, nov. 2003.

BARNSLEY, Roger; THOMPSON, Hopkins; LEGAULT, Philipe. Family planning: Footbal style. The relative age effect footbal. International Review for Sociology of sport, v. 27, n. 1, mar. p. 77-87, 1992.

(5)

CARDOSO, Felippe; TEOLDO, Israel. Análise do Efeito da Idade Relativa sobre o Índice de Performance Tática Defensiva de Jogadores de Futebol Sub-12. Revista Mineira de

Educação Física, v. 3, n. 7, p. 2107-2116, out. 2012.

ERICSSON, Anders; WARD, Paul. Capturing the naturally occurring superior performance of experts in the laboratory: Toward a science of expert and exceptional performance

Current Directions in Psychological Science, v. 16, n. 6, p. 346-350, dez. 2007.

FOLGADO, Hugo et al. Efeito da idade cronológica na distribuição dos futebolistas por escalões de formação e pelas diferentes posições específicas Revista Brasileira da

Ciência do Desporto, v. 6, n. 3, p. 349-355, 2006.

GARGANTA, Júlio. Modelação táctica do jogo de futebol-estudo da organização da

fase ofensiva em equipas de alto rendimento. Faculdade de Ciências do Desporto e de

Educação Física da Universidade do Porto, Porto, p. 312, 1997.

GRÉHAIGNE, Jean; GODBOUT, Paul. Formative Assessment in Team Sports in a Tactical Approach Context. JOPERD, v. 69, n. 1, p. 46-51, jan.1998.

HELSEN, Werner; VAN WINCKEL, Jan; WILLIAMS, Mark. The relative age effect in youth soccer across europe. Journal of Sports Sciences, v. 23, p. 629-636, fev. 2005.

MUSCH, Jochen; GRONDIN, Simon. Unequal competition as an impediment to personal development: A review of the relative age effect in sport. Developmental Review, v. 21, p. 147-167, mar. 2001.

ROBINSON, Gemma; O'DONOGHUE, Peter. A weighted kappa statistic for reliability testing in performance analyses of sport. International Journal of Performance

Analysis in Sport, v. 7, n. 1, p. 12-19, jan. 2007.

TABACHNICK, Barbara; FIDELL, Linda. Using Multivariate Statistics. Harper e Row Publishers, new York, v. 5, p. p.17-30, 2007.

TEOLDO, Israel et al. Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação.

Revista Motriz, v. 15, n. 3, p. 657-668, set. 2009.

TEOLDO, Israel et al. Sistema de avaliação tática no futebol (FUT-SAT):

Desenvolvimento e validação preliminar. Revista Motricidade, v. 7, n. 1, p. 69-84, jun. 2011.

WILLIAMS, Mark; ERICSSON, Anders. Perceptual-cognitive expertise in sport: Some considerations when applying the expert performance approach. Human Movement

Science, v. 24, p. 283-307, dez. 2005.

WILLIANS, Mark; REILLY, Thomas. Talent identification and development in soccer.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Foi utilizada para isso uma area de 2 ha onde foi analisado o metodo de tratamento no solo e forarn monitoradas agua retirada de sondas de ponta porosa, coletores de

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação