• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

MANUAL

DE TÉCNICAS

DE VENDAS

(2)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS PÁG. 2

PREZADO

DISTRIBUIDOR

INDEPENDENTE,

A popularização do esporte é uma grande tendência no Brasil. O mercado de nutrição esportiva está em constante crescimento. A ciência e a tecnologia nesta área estão evoluindo cada vez mais e, como uma empresa inovadora e com visão de futuro, a Herbalife não poderia ficar por fora desse grande momento.

Por isso, Herbalife24 Hours chegou ao Brasil! A primeira linha de desempenho nutricional para capacitar atletas, sejam eles amadores ou profissionais, 24 horas por dia, permitindo o máximo de performance antes, durante e depois dos treinos.

Por essa nova linha ter um foco diferente dos demais produtos Herbalife que você já conhece, você receberá o suporte completo para entender ao máximo este mercado, o perfil dos potenciais consumidores e saber como vender os produtos da linha Herbalife24 Hours. Assim, você poderá demonstrar conhecimento no assunto, gerar credibilidade e potencializar suas vendas e seu sucesso.

Estude, entenda, aprenda, pesquise e saia na frente. Esse é o seu momento! Boas vendas!

(3)

ÍNDICE

O QUE É A LINHA HERBALIFE24 HOURS? ... 5 QUEM SÃO OS CONSUMIDORES POTENCIAIS ... 6 O PERFIL DOS CONSUMIDORES POTENCIAIS ... 8 ONDE ENCONTRAR ESSES CONSUMIDORES ... 9 COMO ABORDÁ-LOS ...10 APRESENTANDO OS PRODUTOS ...12

COMO LIDAR COM OBJEÇÕES ...15

OUTRAS FORMAS DE CONQUISTAR CLIENTES ... 20

ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS ...21

(4)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS

PÁG. 4

(5)

O QUE É A LINHA

HERBALIFE24 HOURS?

A Herbalife redefiniu os padrões da indústria da nutrição do pré,

durante e pós-treino para ajudar no treinamento, execução e recuperação do exercício como nunca antes, com todo o suporte nutricional que o atleta precisa. A linha Herbalife24 Hours é um programa de nutrição personalizável formado por quatro produtos, desenvolvidos com base nos níveis de atividade

e demandas do treinamento. Informações importantes:

■ A linha Herbalife24 Hours é baseada nos mais recentes achados da

ciência esportiva e testada para substâncias proibidas pelo esporte*.

■ Todos os produtos da linha Herbalife24 Hours servem

a um propósito específico nutricional e contêm aromarizantes e adoçantes naturais.

■ Os produtos não substituem uma alimentação equilibrada

e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico**.

(6)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS PÁG. 6

QUEM SÃO OS

CONSUMIDORES

POTENCIAIS

Os consumidores potenciais dos produtos Herbalife24 Hours são os atletas, amadores e profissionais , como corredores de rua, jogadores de esportes coletivos, nadadores etc. O atleta amador tem, muitas vezes, o objetivo de ser um atleta profissional. O atleta profissional inspira o atleta amador a ser como ele. De fato, atletas de qualquer modalidade esportiva podem se beneficiar do suplemento correto utilizado no momento adequado.

SOBREPESO/ OBESO

(7)

HERBALIFE24 HOURS PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR ATIVIDADES ESPORTIVAS INSPIR AÇÃO OBJE TIVOS PRATICANTE REGULAR SOBREPESO/ OBESO PRATICANTE ATIVO ATLETA AMADOR ATLETA PROFISSIONAL

(8)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS PÁG. 8

O PERFIL DOS

CONSUMIDORES

POTENCIAIS

Os consumidores potenciais da linha Herbalife24 Hours, ou seja, os atletas amadores e profissionais, buscam na suplementação nutricional melhorar o desempenho e rendimento em suas atividades. O desempenho físico máximo é requerido para alcançar a vitória e romper recordes. Desde a Antiguidade, citius, altius, fortius

(mais rápido, mais alto e mais forte) são o lema de qualquer atleta. Esses atletas dedicam a maior parte de suas vidas ao seu esporte, esperando, algum dia, serem os melhores. Para muitos, o poder do sucesso vale praticamente qualquer sacrifício. Pelo desejo de êxito e pelo amor ao esporte, os atletas estão sempre em busca de maneiras de melhorar o seu desempenho. Além disso, o ambiente esportivo está cada vez mais desgastante fisicamente para os atletas, com o aumento da pressão, principalmente econômica, para chegar e se manter no topo. Será possível jogar quatro partidas de futebol numa semana ou correr tantas maratonas no ano sem ajuda nenhuma? Existem diversas formas de se manter competitivo e lidar com as demandas físicas, entre elas a alimentação e nutrição adequadas. É assim que a nutrição se torna uma grande aliada dos atletas, como uma forma legítima de melhorar o rendimento esportivo.

O uso de cada suplemento dependerá basicamente da intensidade e da duração da atividade física que é realizada. Essas informações, somadas aos objetivos individuais de cada atleta, serão a chave para poder recomendar cada um dos quatro produtos da linha Herbalife24 Hours.

ONDE ENCONTRAR

ESSES CONSUMIDORES

O cliente potencial do Herbalife24 Hours frequenta

geralmente clubes, academias, parques, ciclovias, piscinas públicas, quadras esportivas e uma grande variedade de espaços abertos onde possam exercitar-se.

Eles também estão presentes em competições específicas como triathlon, biatlhon, duathlon, maratonas aquáticas, competições de natação máster, torneios de esportes coletivos (tênis, squash, voleibol, basquetebol, futebol etc.) que costumam acontecer todos os meses, em diferentes cidades. Geralmente estes locais estão repletos de centenas de atletas amadores, de todas as idades.

(9)

ONDE ENCONTRAR

ESSES CONSUMIDORES

O cliente potencial do Herbalife24 Hours frequenta

geralmente clubes, academias, parques, ciclovias, piscinas públicas, quadras esportivas e uma grande variedade de espaços abertos onde possam exercitar-se.

Eles também estão presentes em competições específicas como triathlon, biatlhon, duathlon, maratonas aquáticas, competições de natação máster, torneios de esportes coletivos (tênis, squash, voleibol, basquetebol, futebol etc.) que costumam acontecer todos os meses, em diferentes cidades. Geralmente estes locais estão repletos de centenas de atletas amadores, de todas as idades.

(10)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS PÁG. 10

COMO

ABORDÁ-LOS

É importante entender que qualquer abordagem com o atleta não deve ser realizada nem antes, nem durante uma competição ou uma sessão de treinamentos, para não atrapalhar a concentração do atleta. Provavelmente o momento mais oportuno para uma abordagem poderia ser após o término de uma sessão de treinamentos ou de uma competição. Essa é uma ótima oportunidade para demonstrar os conhecimentos sobre a janela metabólica, por exemplo, e ressaltar a importância da nutrição esportiva. Para abordar um potencial cliente da linha Herbalife24 Hours, recomenda-se uma primeira conversa que gire em torno da prática esportiva ou modalidade de esporte que ele realiza. Demonstre interesse e curiosidade pelo esporte em questão, pelas histórias pessoais de autosuperação e principais resultados obtidos e/ou esperados. Para aumentar suas chances, também é interessante demonstrar curiosidade pela habilidade do atleta em conciliar a prática esportiva com as demais demandas da vida moderna, como trabalho, estudos, família, outros hobbies etc.

Aos poucos, vá perguntando também sobre a rotina de treinamentos e horários, sensações de desgaste e recuperação no pós-treino e necessidades e desafios que ele enfrenta como atleta.

(11)

SCRIPTS DE ABORDAGEM

■ Boa tarde! Estive observando o seu treino.

Parabéns por sua performance. Você treina há muito tempo?

■ Admiro muito esse tipo de esporte/modalidade.

Quantas vezes por semana você treina?

■ Como você se sente fazendo isso?

Quais são os maiores benefícios para a sua vida?

■ Quais os melhores resultados que você

teve com essa atividade?

■ E como você administra suas outras atividades

do dia a dia, como trabalho e estudos, com o seu treino?

■ Você consome suplementos nutricionais? Quais?

■ Como se sente durante e depois do treino?

■ Tenho um produto que poderá te oferecer ainda

mais performance antes, durante e depois do treino (de acordo com as necessidades do atleta).

(12)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS PÁG. 12

APRESENTANDO

OS PRODUTOS

Para saber qual produto indicar para cada cliente,

é preciso identificar primeiramente quais os seus objetivos e motivações no programa de atividade física que exerce. Ele pratica exercícios de resistência, fitness, força ou esportes coletivos? A partir daí, é possível identificar os produtos que proporcionarão melhor desempenho para tal finalidade. A tabela abaixo apresenta, de forma geral, quais os produtos mais recomendados para cada tipo de exercício.

RESISTÊNCIA FITNESS FORÇA ESPORTES

COLETIVOS

HYDRATE

PROLONG

REBUILD ENDURANCE REBUILD STRENGTH

As principais informações para falar sobre cada produto são: o que ele é, quais os seus principais ingredientes, para quem é indicado, quando e como usá-lo e quais os seus principais benefícios. Todo este conteúdo está disponível no Guia de Produtos Herbalife24 Hours, para ser estudado e servir como consulta também na hora da apresentação.

Saber pronunciar corretamente o nome dos produtos Herbalife24 Hours, bem como de outros termos comuns nesse mercado, também faz toda a diferença na hora da venda. Assim, você terá segurança e passará credibilidade em seus argumentos. CONSUMA HYDRATE PROLONG REBUILD ENDURANCE REBUILD STRENGTH

(13)

Comece indicando os produtos mais recomendados para o tipo de exercício que o atleta exerce. Em seguida, apresente os outros produtos da linha de acordo com a eficiência que oferecerá para ele. Por exemplo: se o atleta em questão praticar exercícios de força, ofereça a ele, primeiramente, o Rebuild Strength e o Hydrate. Em seguida, apresente o Prolong e, por último o Rebuild Endurance.

Veja na tabela abaixo, de forma geral, quais os momentos corretos para que os produtos sejam consumidos:

As principais informações para falar sobre cada produto são: o que ele é, quais os seus principais ingredientes, para quem é indicado, quando e como usá-lo e quais os seus principais benefícios. Todo este conteúdo está disponível no Guia de Produtos Herbalife24 Hours, para ser estudado e servir como consulta também na hora da apresentação.

Saber pronunciar corretamente o nome dos produtos Herbalife24 Hours, bem como de outros termos comuns nesse mercado, também faz toda a diferença na hora da venda. Assim, você terá segurança e passará credibilidade

CONSUMA HYDRATE PROLONG REBUILD ENDURANCE REBUILD STRENGTH ANTES DO

(14)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS

PÁG. 14

Veja como pronunciar os nomes dos produtos Herbalife24 Hours:

Vale enfatizar para o cliente que os efeitos e resultados esperados dependem sempre de vários fatores, entre eles manter um hábito alimentar saudável, e não apenas usar um determinado suplemento nutricional durante alguns dias. Caso o cliente precise de um acompanhamento mais específico ou tenha dúvidas mais técnicas que estejam fora do seu conhecimento como Distribuidor Independente, sugira que procure um profissional especializado na área de nutrição esportiva. Isso traz credibilidade à marca, aumenta sua reputação e demonstra o compromisso para realmente ajudar o cliente a atingir suas metas.

COMO LIDAR

COM OBJEÇÕES

Objeções são sempre muito bem-vindas, afinal, é através delas que podemos saber o que o cliente realmente precisa. As dúvidas e inseguranças dele são o caminho que devemos percorrer para chegar às suas necessidades. Ele lança um “desafio” para que seja solucionado.

Conheça alguns exemplos de objeções que poderão surgir e como aproveitar cada uma delas para efetivar a venda:

PRONÚNCIA “TUENTFÓR AUÂRS” “RÁIDREIT” “PROLÔNG” “RIBIULD ENDIURÃNS” “RIBIULD STRÉNT” PRODUTO 24 HOURS HYDRATE PROLONG REBUILD ENDURANCE REBUILD STRENGTH

(15)

Veja como pronunciar os nomes dos produtos Herbalife24 Hours:

Vale enfatizar para o cliente que os efeitos e resultados esperados dependem sempre de vários fatores, entre eles manter um hábito alimentar saudável, e não apenas usar um determinado suplemento nutricional durante alguns dias. Caso o cliente precise de um acompanhamento mais específico ou tenha dúvidas mais técnicas que estejam fora do seu conhecimento como Distribuidor Independente, sugira que procure um profissional especializado na área de nutrição esportiva. Isso traz credibilidade à marca, aumenta sua reputação e demonstra o compromisso para realmente

COMO LIDAR

COM OBJEÇÕES

Objeções são sempre muito bem-vindas, afinal, é através delas que podemos saber o que o cliente realmente precisa. As dúvidas e inseguranças dele são o caminho que devemos percorrer para chegar às suas necessidades. Ele lança um “desafio” para que seja solucionado.

Conheça alguns exemplos de objeções que poderão surgir e como aproveitar cada uma delas para efetivar a venda:

TRADUÇÃO DA PALAVRA 24 HORAS HIDRATAR* PROLONGAR* ESTENDER* REBUILD: RECONSTRUIR*, REFAZER* ENDURANCE: RESISTÊNCIA* REBUILD: RECONSTRUIR*, REFAZER* STRENGTH: FORÇA*, ENERGIA* O QUE É O PRODUTO: ---SUPLEMENTO HIDROELETROLÍTICO PARA ATLETAS SUPLEMENTO ENERGÉTICO PARA ATLETAS SUPLEMENTO ENERGÉTICO PARA ATLETAS SUPLEMENTO PROTEICO PARA ATLETAS

(16)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS

PÁG. 16

CLIENTE: “Esses produtos estão caros.”

VOCÊ: “O preço não é caro comparado à qualidade e seriedade que está por trás dos produtos, que fornecem a nutrição correta para o atleta nas 24 horas do dia e são

respaldados por profissionais especializados nas áreas de saúde e nutrição esportiva. Além disso, a marca Herbalife é mundialmente reconhecida por apoiar um estilo de vida saudável, por mudar a vida de milhares de pessoas e por ser parceira de clubes, atletas e eventos, patrocinando e incentivado o esporte no Brasil e no mundo.”

CLIENTE: “Não preciso de suplementos alimentares

para melhorar meu desempenho durante minhas atividades físicas.”

VOCÊ: “O treinamento físico representa um aumento nas necessidades de vitaminas e minerais. Quando a alimentação não supre as necessidades aumentadas de micronutrientes, a suplementação é importante para corrigir as deficiências nutricionais, podendo assim aumentar o desempenho físico. Os períodos pré, durante e pós-treino são de fundamental importância para a nutrição do atleta.”

(17)

CLIENTE: “Mas, por que eu preciso consumir uma bebida

com eletrólitos para me hidratar se eu posso tomar apenas água?”

VOCÊ: “A adição de eletrólitos tem diversos benefícios que não são supridos apenas com o consumo de água, por exemplo: auxilia na absorção da água, na

manutenção do volume sanguíneo, previne a excreção da água pelos rins e facilita o estímulo da sede, favorecendo o consumo de mais água e a manutenção de um adequado estado de hidratação. O consumo de eletrólitos ajuda o corpo a reter a água consumida e oferece assim uma vantagem adicional durante longos treinamentos ou numa competição, diminuindo a necessidade desagradável de urinar frequentemente durante a atividade física. Além disso, previne a hiponatremia, ou seja, a perda excessiva de sódio.”

CLIENTE: “Como sei que posso usar os produtos?”

VOCÊ: “Os produtos foram desenvolvidos para atletas, sejam eles amadores ou profissionais. Ou seja, se você se encaixa em um desses perfis, pode se beneficiar dos produtos de acordo com as necessidades de sua prática esportiva. Dessa forma, o seu desempenho físico poderá evoluir cada vez mais e você poderá dar o próximo passo rumo aos seus objetivos.”

(18)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS

PÁG. 18

CLIENTE: “Prefiro me exercitar em jejum para queimar

gorduras e emagrecer.”

VOCÊ: “Não preparar-se adequadamente do ponto de vista nutricional para enfrentar esse intenso desgaste físico, como fazer jejum, por exemplo, pode representar sérios prejuízos para a saúde. Todo atleta deve ter um adequado programa nutricional. A nutrição adequada durante o esforço físico ajuda a:

■ Prevenir o estresse térmico

■ Reduzir a fadiga

■ Aumentar a capacidade aeróbia

■ Aumentar o tempo de esforço máximo a ser realizado

■ Manter a coordenação motora fina

■ Diminuir as lesões nas células musculares

(19)

CLIENTE: “Como você pode me indicar esses produtos

se não é um profissional especializado na área de nutrição esportiva?”

VOCÊ: “Porque conheço os produtos e confio na Herbalife. Sei de todos os benefícios que eles podem trazer para um melhor desempenho em uma atividade esportiva. Mas, se estiver em dúvida, sugiro que procure um especialista de sua confiança para lhe dar mais informações sobre a importância da nutrição esportiva e sobre cada um dos benefícios que te apresentei.”

CLIENTE: “Esses produtos contêm substâncias

proibidas (doping)?””

VOCÊ: “Não. Os produtos Herbalife24 Hours são seguros e testados para substâncias proibidas*. Não há riscos

de consumo de contaminantes que podem ser diretamente prejudiciais à saúde ou de substâncias proibidas (ilícitas) pelas leis anti-doping que regem a organização dos esportes de elite.”

(20)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS PÁG. 20

OUTRAS FORMAS

DE CONQUISTAR CLIENTES

Talvez a abordagem mais segura para conquistar

e fidelizar consumidores em nutrição esportiva seja através dos profissionais que atuam na área esportiva. Treinadores, técnicos, personal trainers, fisioterapeutas, massagistas, fisiologistas, médicos e nutricionistas esportivos são pessoas de referência e de credibilidade pelo público-alvo. Conseguir que um profissional recomende a um atleta determinado produto da linha Herbalife24 Hours ou indique o seu nome como um Distribuidor Independente desses produtos pode ser a forma mais eficaz de ganhar clientes. Para isso, buscar conhecer esses profissionais, reunir-se para apresentar os produtos e, sobretudo, demonstrar conhecimento para recomendar com exemplos de sucesso no uso são atitudes que podem trazer grandes recompensas.

IMPORTANTE: Não é permitida a venda dos produtos Herbalife para indivíduos não-Distribuidores Independentes Herbalife que têm intenção de revender os produtos.

Adicionalmente, o Distribuidor Independente não pode oferecer prêmios em dinheiro para estes profissionais por indicações de clientes.

ACOMPANHAMENTO

DOS RESULTADOS

Por fim, vale enfatizar que a nutrição individual é um

quebra-cabeça difícil de ser montado com inúmeras variáveis biológicas, socioculturais e psicológicas a serem consideradas. Nenhum produto isolado pode garantir resultado nutricional. Os efeitos e resultados esperados dependem sempre de vários fatores, entre eles manter um hábito alimentar saudável e não apenas usar um determinado suplemento nutricional durante alguns dias. Caso o cliente não esteja obtendo os resultados esperados com o uso dos produtos Herbalife24 Hours ou deseje consultar um especialista antes de iniciar o uso, é sempre válido que você, Distribuidor Independente, incentive-o a procurar um especialista na área esportiva. Isso traz credibilidade à marca, aumenta a sua reputação e demonstra o compromisso para realmente ajudar o atleta a atingir suas metas.

Dependendo de cada caso, o uso dos produtos da linha Herbalife24 Hours pode trazer benefícios já no curto prazo, tais como uma melhor sensação de recuperação, menos dores musculares e maior disposição para os treinos após somente alguns dias de uso regular dos produtos. As mudanças de composição corporal com o aumento da massa magra já ocorrem no médio prazo, sendo necessários no mínimo 30 dias para serem observados os primeiros efeitos. Porém, para causar um aumento real no desempenho, tais como diminuição no tempo de provas e de corridas, os resultados dependerão de outros fatores importantes, como o treinamento em si. Prometer esse tipo de resultado pode ser arriscado.

Caso o cliente não esteja obtendo os resultados esperados com o uso dos produtos Herbalife24 Hours, é sempre válido que você, Distribuidor Independente, incentive-o a procurar um especialista na área esportiva.

(21)

ACOMPANHAMENTO

DOS RESULTADOS

Por fim, vale enfatizar que a nutrição individual é um

quebra-cabeça difícil de ser montado com inúmeras variáveis biológicas, socioculturais e psicológicas a serem consideradas. Nenhum produto isolado pode garantir resultado nutricional. Os efeitos e resultados esperados dependem sempre de vários fatores, entre eles manter um hábito alimentar saudável e não apenas usar um determinado suplemento nutricional durante alguns dias. Caso o cliente não esteja obtendo os resultados esperados com o uso dos produtos Herbalife24 Hours ou deseje consultar um especialista antes de iniciar o uso, é sempre válido que você, Distribuidor Independente, incentive-o a procurar um especialista na área esportiva. Isso traz credibilidade à marca, aumenta a sua reputação e demonstra o compromisso para realmente ajudar o atleta a atingir suas metas.

Dependendo de cada caso, o uso dos produtos da linha Herbalife24 Hours pode trazer benefícios já no curto prazo, tais como uma melhor sensação de recuperação, menos dores musculares e maior disposição para os treinos após somente alguns dias de uso regular dos produtos. As mudanças de composição corporal com o aumento da massa magra já ocorrem no médio prazo, sendo necessários no mínimo 30 dias para serem observados os primeiros efeitos. Porém, para causar um aumento real no desempenho, tais como diminuição no tempo de provas e de corridas, os resultados dependerão de outros fatores importantes, como o treinamento em si. Prometer esse tipo de resultado pode ser arriscado.

Caso o cliente não esteja obtendo os resultados esperados com o uso dos produtos Herbalife24 Hours, é sempre válido que você, Distribuidor Independente, incentive-o a procurar

(22)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS

PÁG. 22

REPOSIÇÃO DE PRODUTOS

Os produtos da linha Herbalife24 Hours, quando usados corretamente, duram, em média, 20 dias de uso. Sendo assim, é muito importante que você tenha um controle de suas vendas e saiba com qual frequência o cliente usa o produto, para que possa oferecer a reposição no momento certo. Assim, ele não ficará sem produtos e você o fidelizará.

PRODUTO HYDRATE PROLONG REBUILD ENDURANCE REBUILD STRENGTH Quantidade 20 sachês 1050 g 890 g 1010 g Sugestão de consumo/dia 4,5 g 70 g 44,5 g 50,5 g Tempo de duração do produto 20 dias de uso 15 dias de uso 20 dias de uso 20 dias de uso

(23)

Tempo de duração do produto 20 dias de uso 15 dias de uso 20 dias de uso 20 dias de uso

Agora, você já está preparado para vender os produtos Herbalife24 Hours e potencializar ainda mais o seu negócio. Lembre-se de estar sempre com o Guia de Produtos Herbalife24 Hours em mãos. Ele poderá aprimorar

o seu discurso, a tirar as dúvidas e ajudá-lo a desenvolver as suas habilidades.

Em caso de dúvidas, procure o seu upline ou entre em contato com o Serviço ao Distribuidor através do telefone (11) 3879-7822, ou com o SHAC através do telefone 0800-774-3722.

(24)

HERBALIFE24 HOURS MANUAL DE TÉCNICAS DE VENDAS

PÁG. 24

Herbalife Independent Distributor

Contate seu Distribuidor Independente Herbalife

Distribuidor Independente Herbalife

©2013 Herbalife International do Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

Evento que exigiu o fim da impunidade para os Crimes de Maio de 2006 reuniu vítimas da violência policial de vários Estados e deixou claro que os massacres de pobres e jovens

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente