• Nenhum resultado encontrado

EDITAL - DPU/NUPROPI DPGU - Nº 49/2018 DE 31 DE JULHO DE 2018.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL - DPU/NUPROPI DPGU - Nº 49/2018 DE 31 DE JULHO DE 2018."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DA UNIÃO

SAUN Quadra 5, Centro Empresarial CNC, Bloco C – 16º andar - Bairro Asa Norte - CEP 70040-250 - Brasília - DF - http://www.dpu.gov.br/

EDITAL - DPU/NUPROPI DPGU - Nº 49/2018 DE 31 DE JULHO DE 2018.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DE DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS PARA CURSOS DE LONGA DURAÇÃO

O Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de seleção de Membros da Defensoria Pública da União, Processo SEI n. 08133.000243/2018-81, para provimento de vagas conforme o Termo de Cooperação Técnica (2508729), celebrado entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), com adesão ao Programa de Capacitação e Especialização para cursos de longa duração, de acordo com as normas e condições contidas neste edital.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Termo de Cooperação Técnica (2508729), celebrado entre esta Defensoria Pública da União e o Instituto Brasiliense de Direito Público tem por objetivo a colaboração das partes na realização de cooperação acadêmica e compartilhamento de demandas referentes a Procedimentos de Assistência Jurídica (PAJs) abertos na área trabalhista da Defensoria Pública da União em Brasília.

1.2 Como resultado desse Termo serão disponibilizadas 5 (cinco) bolsas integrais para cursos de pós-graduação (especialização) destinadas a Defensores Públicos Federais, na área a ser escolhida pelo contemplado.

2. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

2.1 A seleção será executada pela Escola Superior da Defensoria Pública da União – ESDPU e destina-se ao provimento de vagas existentes, conforme item 3.1 do presente edital. O “Formulário ESDPU - Inscrição DPU - IDP”, disponível no Sistema Eletrônico de Informação – SEI deve ser devidamente preenchido e remetido, via SEI, a esta NUPROPI DPGU – NUCLEO DE PROGRAMAS PÓS E IDIOMAS, no período compreendido entre a publicação deste edital no Boletim Eletrônico Interno da DPU – BEIDPU até às 23h59 do dia 7 de agosto do corrente ano, impreterivelmente, observado o horário oficial de Brasília/DF, e de acordo com o orientado nos subitens que seguem abaixo.

2.2 Para fins de identificação e organização, os interessados deverão adotar os seguintes passos no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, a saber:

a) Iniciar Processo – Escolher o Tipo do Processo: Processo Seletivo, na Especificação: 022.121 – Curso promovido por outra instituição no Brasil, no campo Interessados: Identificar o login de rede do requerente, com nível de acesso público.

b) Incluir Documento - Gerar documento, escolher o tipo do Documento: Formulário ESDPU - Inscrição DPU - IDP, com nível de acesso público.

c) Após o preenchimento e estando devidamente instruído, contendo as assinaturas do requerente, o processo gerado deverá ser encaminhado à caixa no SEI denominada NUPROPI DPGU – NUCLEO DE PROGRAMAS PÓS E IDIOMAS.

2.3 A confirmação das inscrições pela ESDPU será feita por meio de correspondência eletrônica enviada ao e-mail funcional do interessado.

2.4 É de responsabilidade do candidato a regularidade de sua inscrição, implicando o indeferimento pela ESDPU nos casos de recebimento de processos com documentação incompleta,

(2)

disposto no subitem 2.2, alínea "c".

2.5 A Escola Superior da Defensoria Pública da União não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem o recebimento de dados.

2.6 No dia 8 de agosto de 2018, será publicado no site da ESDPU (www.dpu.def.br/esdpu) relação de inscrições homologadas e indeferidas.

3. DAS VAGAS

3.1 Serão disponibilizadas bolsas integrais de 5 (cinco) cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), nas áreas disponibilizadas pelo IDP, a ser escolhida pelo contemplado e nos termos da Cláusula Terceira, §3º desse termo (2508729), com início previsto para 13 de agosto de 2018.

3.2 A Defensoria Pública da União NÃO PAGARÁ DIÁRIAS ou PASSAGENS aos contemplados ou qualquer outra ajuda de custo decorrentes de sua participação, sendo concedido tão somente a gratuidade das mensalidades para a especialização requerida.

3.3 Serão excluídos do Programa os membros que não apresentarem comprovante de matricula até o dia 13 de agosto de 2018.

3.4 Do preenchimento das vagas:

a) Poderão participar do presente processo seletivo Defensores Públicos Federais lotados em todas as Unidades da Defensoria Pública da União;

b) Não poderão participar do referido edital candidatos que estejam pendentes no tocante ao envio de artigos, paper, posicionamento pessoal ou outros documentos decorrentes de sua participação em eventos que tenham sido custeados pela Escola Superior, bem como se tiverem sido excluídos dos programas regidos por esta ESDPU, e ainda, candidatos que encontrem-se usufruindo de licenças previstas nos incisos I, II, III, IV, VI e VII do art. 81, art. 207 e 210 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, nem estar afastado com fundamento nos arts. 93 e 94 da mesma Lei e não estiver em processo de cessão, redistribuição ou aposentadoria.

c) Obedecidos os critérios anteriores, conceder-se-á preferência aos Defensores Públicos Federais Titulares de Ofícios Trabalhistas em exercício em Brasília, nos termos da Cláusula Terceira, §1º do Termo de cooperação técnica desta DPU junto ao IDP (2508729).

d) Atendidos os requisitos anteriores, priorizar-se-á os candidatos que não tenham sido beneficiados, nos últimos 2 (dois) anos, pelo Programa de Capacitação e Especialização de Longa Duração custeado por esta Escola Superior.

3.5 Se porventura as vagas de que trata o item 3.1 não forem preenchidas, estas poderão ser remanejadas para atender os servidores inscritos no presente certame, mantido os critérios disposto neste edital.

3.6 Os contemplados deverão submeter-se ao processo seletivo e aos critérios estabelecidos pelo IDP para ingressar na especialização pretendida.

4. DO RECURSO

4.1 Nos casos de discordância da relação publicada, os Membros poderão interpor recurso mediante preenchimento do “Formulário ESDPU – Recurso de Curta Duração” disponível no SEI, a ser anexado ao processo gerado durante a inscrição, devendo ser enviado à caixa da NUPROPI DPGU – NUCLEO DE PROGRAMAS PÓS E IDIOMAS.

4.2 Após a publicação da relação de inscrições homologadas, será concedido até às 23h59 do dia 8 de agosto de 2018, observado o horário oficial de Brasília/DF, prazo para interposição de recurso, a ser apresentado nos moldes do subitem acima.

5. DO JULGAMENTO

5.1 O Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União ou seu Substituto (a) fará o juízo de admissibilidade do recurso e terá até 1 (um) dia após o encerramento do prazo para a

(3)

6. CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Se houver mais candidatos que o número de vagas disponibilizadas, obedecido os critérios do item 3, será realizado sorteio de forma pública, no Gabinete da Direção da Escola Superior, às 10h do dia 9 de agosto de 2018, observado o horário oficial de Brasília/DF.

6.2 Os Membros que se inscreverem para este certame serão ordenados de acordo com o item 3 e convocados a ratificarem o interesse em participar do evento e caso haja desistência de algum dos contemplados e se houver tempo hábil, será feita a devida substituição, se necessário.

6.3 Face a interposição de recurso em decorrência da relação publicada, a data da apuração poderá sofrer alteração e será comunicada por esta ESDPU.

7. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

7.1 Não havendo recurso, o resultado final do presente processo seletivo será publicado, após as 18h, no Boletim Eletrônico Interno da DPU – BEIDPU, disponível na intranet (http://intranet.dpu.def.br/beidpu), na data provável de 09 de agosto de 2018.

8. DAS DESPESAS

8.1 Será concedida isenção da mensalidade decorrente da participação na especialização do IDP.

8.2 As eventuais despesas com deslocamento, hospedagem, alimentação, material didático, entre outros decorrentes da participação nos cursos, serão de responsabilidade dos participantes, sem qualquer ônus para a Administração Pública.

9. DA ADESÃO

9.1 - Os contemplados deverão enviar à Escola Superior da Defensoria Pública da União, via SEI, até o dia 10 de agosto de 2018 os seguintes documentos:

a) "Formulário ESDPU - Termo de Compromisso - IDP e DPU", disponível no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, devidamente assinado;

b) Declaração da instituição organizadora do curso ou documentação similar contendo a indicação da carga horária, o período de realização do curso, bem como de que o candidato foi admitido;

c) Conteúdo Programático do Curso ou equivalente;

d) "Formulário ESDPU - Termo de Autorização", disponível no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, devidamente assinado;

e) Comprovante de matrícula no curso desejado.

9.2 Será considerado desistente, portanto, desclassificado, o defensor que não apresentar a documentação no prazo estabelecido no item 9.

9.3 O não envio do documento exigido para a adesão, e de outros requeridos pela Escola Superior, no seu devido tempo, poderá resultar no cancelamento de sua participação e a convocação do seu respectivo suplente, na ordem do cadastro reserva, se houver prazo para tal.

9.4 O contemplado deverá encaminhar à ESDPU, semestralmente, comprovantes de aproveitamento/histórico ou documento similar que ateste sua frequência, aprovação, ou o envio de outras informações e esclarecimentos requeridos pela ESDPU, sob pena de ter a bolsa suspensa, ou excluído do presente programa.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A adesão ao Programa de Capacitação e Especialização implica a automática e incondicional aceitação do disposto no Plano Permanente de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal da Defensoria Pública da União (PPCD/DPU), constante na Portaria n. 438, de 29 de maio de 2013, publicada no DOU n. 103, de 31 de maio de 2013.

10.2 O candidato declarará o dia e o horário de realização do curso, bem como se o evento de capacitação prejudicará a continuidade da prestação da assistência jurídica pelo Defensor Público. Caso o curso seja realizado dentro do horário de expediente ou com necessidade de deslocamento

(4)

requerimento solicitando afastamento e encaminhá-lo à Secretaria de Gestão de Pessoas da DPU.

10.3 O candidato declarará estar ciente de que será pessoal e exclusivamente responsável, civil e administrativamente, pelo total adimplemento das obrigações contratuais com a instituição organizadora do curso.

10.4 O candidato contemplado no programa declarará que se compromete a disseminar, no âmbito de sua área de exercício, observado o interesse e a oportunidade da Administração, as informações e os conhecimentos adquiridos no Programa, bem como a submeter, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no prazo máximo de 6 (seis) meses da conclusão do curso, artigo científico a ser objeto de avaliação/análise pelo Conselho Editorial da Revista da Defensoria Pública da União, para efeitos de publicação, acompanhado de termo de autorização, a ser disponibilizado pela ESDPU, podendo também ser convocado por essa Escola Superior para o desenvolvimento de trabalhos específicos para os quais tenha sido habilitado, conforme subitem 10.3 da Portaria n. 438/2013.

10.5 Monografia, Dissertações e Teses, elaboradas por meio de bolsas concedidas pela DPU, devem ter os correspondentes conteúdos disponibilizados e cedidos para acesso aberto, na Biblioteca “Benedito Gomes Ferreira”, no Repositório do Conhecimento da DPU, bem como em outros sistemas de disseminação da informação e do conhecimento da DPU, permitindo a utilização direta ou indireta e a sua reprodução integral ou parcial, desde que citada a fonte, nos termos do artigo 29 da Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

10.6 O candidato assumirá o compromisso de apresentar o certificado de conclusão do curso, bem como de seu aproveitamento, emitido pela entidade promotora, e enviar a monografia, dissertação ou tese, de sua autoria, via Sistema Eletrônico de Informações - SEI, em versão digital, e cópia impressa, encaminhada à ESDPU juntamente com o Termo de Autorização, conforme subitem 10.5, no prazo máximo de 6 (seis) meses, contado do término do curso, informado no termo de compromisso e responsabilidade.

10.7 Os membros beneficiados no programa terão que permanecer no exercício de suas funções, após a conclusão do curso, por um período igual ao do recebimento da bolsa.

10.8 A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará a desclassificação do candidato, a qualquer tempo, sendo de responsabilidade do candidato as informações prestadas no formulário de inscrição.

10.9 Nos casos de abandono, desistência ou reprovação por baixo aproveitamento ou por motivo de frequência, assim como o não envio do trabalho científico conforme subitem 10.6 deste edital, impede a participação do Defensor em ações de capacitação e treinamento de curta, média e longa duração desenvolvidas por esta Escola Superior pelo período de 1 (um) ano a contar do término do prazo fixado pelo referido subitem.

10.10 Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União.

FERNANDO MAURO BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União

Documento assinado eletronicamente por Fernando Mauro Barbosa de Oliveira Junior, Diretor-Geral da Escola Superior da DPU, em 01/08/2018, às 16:54, conforme o §2º do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

A autenticidade do documento pode ser conferida no site

http://www.dpu.def.br/sei/conferir_documento_dpu.html informando o código verificador 2518670 e o código CRC A002C373.

(5)

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to