• Nenhum resultado encontrado

Índice. 1. Conhecendo o Notebook. 2. Iniciando. Conteúdo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. 1. Conhecendo o Notebook. 2. Iniciando. Conteúdo"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Conteúdo

Table of Contents

1. Conhecendo o Notebook

Vista Superior ...4

Vista Inferior ...6

Vista Lateral Direita ...8

Vista Lateral Esquerda ... 10

Vista Traseira ...11

Vista Frontal ...12

2. Iniciando

Energia do Sistema ... 14

Usando a Energia AC ...14

Usando a Energia da Bateria ...15

Cuidados com a Bateria ...15

Ligando o Notebook ...16

Power-On Self Test (POST) ...16

(2)
(3)

1. Conhecendo o Notebook

(4)

1

Conhecendo o Notebook

Vista Superior

Siga o diagrama abaixo para identificar os componentes do seu notebook. NOTA: O teclado irá ser diferente de acordo com o país.

(5)

Conhecendo o Notebook

1

Teclas Instantâneas

As teclas instantâneas permitem você executar aplicações com apenas o toque de um botão.

Touchpad e Botões

O touchpad com seus botões é um dispositivo apontador que proporciona as mesmas fun-ções que um mouse desktop. Com um software controlador é possível utilizar o scroll após configurar o utilitário do touchpad que ajuda a ter uma navegação mais fácil no Windows.

Indicador de Status (frontal)

O indicador de status representa várias condições de hardware/software.

Câmera

A câmera integrada permite tirar fotos ou gravar vídeos. Pode ser usada para vídeo confer-ências e outros aplicativos interativos.

Chave de Energia

A chave de energia liga e desliga o seu notebook ou entra em modo de espera ou hiber-nação. O comportamento da chave de energia pode ser configurado no Painel de Controle do Windows em “Opções de Energia.”

Teclado

O teclado proporciona teclas confortáveis e descanso de mãos para ambos os lados. Duas teclas de função são proporcionadas para ajudar a ter uma navegação mais fácil no sistema operacional Windows.

Tela

O Notebook utiliza um painel flat que proporciona excelente visualização como os monitores de desktop sem radiação, sendo melhor para os olhos. Use um pano seco e macio e sem componentes líquidos para limpar a tela. ATENÇÃO: O painel é frágil, favor tomar cuidado no manuseio.

Leitor de Digitais (em alguns modelos)

O leitor de digitais integrado permite você utilizar um software de segurança para você utilizar as suas digitais como chave de segurança.

Microfone Digital

O microfone integrado pode ser usado para vídeo conferências, narrações de voz. gravação de áudio e aplicativos multimídia.

(6)

1

Conhecendo o Notebook

Vista Inferior

Siga o diagrama abaixo para identificar os componentes do seu notebook.

Atenção! A parte inferior do seu notebook poderá ficar muito quente. Tenha cuidado quando estiver utilizando o notebook enquanto o mesmo estiver em funcionamento. Alta temperatura é normal enquanto estiver carregando ou em operação. Não o coloque em superfícies mácias como cama ou sofá que pode bloquear a ventilação. Não coloque o notebook no seu colo ou em outras partes do corpo para evitar lesionamentos.

NOTA: A vista inferior poderá variar de acordo com o modelo. NOTA: O tamanho da bateria irá variar de acordo com o modelo.

(7)

Conhecendo o Notebook

1

Compartimento de Memória (RAM)

O compartimento de memória proporciona capacidades de expansão para memória adicional. Memória adicional irá aumentar a performance de aplicações pelo fato de menor acesso ao disco rígido. O BIOS automaticamente detecta a quantidade de memória e a configura. Não é necessário hardware ou driver após a instalação da memória.

Compartimento de Disco Rígido

O disco rígido é preso a este compartimento.

Trava da Bateria

A trava da bateria é utilizada para manter a bateria segura. Quando a bateria for inserida, ela será automati-camente travada. Para remover a bateria esta trava deverá ser segura na posição de destravamento.

Trava da bateria - Manual

A trava da bateria é utilizada para manter a bateria segura. Mova a trava manual da bateria para a posição de destravamento para inserir ou remover a bateria. Mova a trava manual para a posição de travamento após inserir a bateria.

Bateria

A carga da bateria é automaticamente carregada quando o notebook é conectado a energia e man-tém a energia do notebook quando o mesmo não estiver conectado a energia. Esta permite o uso do notebook quando estiver se locomovendo entre locais. O tempo da bateria irá variar de acordo com o uso e as especificações do notebook.

(8)

1

Conhecendo o Notebook

Indicador de Atividade Óptico (localização varia de acordo com o modelo)

O indicador de atividade óptico irá exibir quando o seu drive óptico estiver realizando transfer-ência de dados.

Drive Óptico

O drive óptico do Notebook irá suportar compact discs (CD) e digital video discs (DVD) e possui capacidade de gravação recordable (R) e re-writable (RW).

Vista Lateral Direita

Siga o diagrama abaixo para identificar os componentes do seu notebook.

Conector para Saída SPDIF

Este conector proporciona conexão SPDIF (Interface Digital Sony/Philips) compatível com dispositivos para saída de áudio digital. Use esta característica para conectar o notebook a um sistema de entretenimento hi-fi home.

Conector para Saída de Fone de Ouvido

O conector stereo para fone de ouvido é usado para conectar a saída de áudio digital a um amplificador de áudio ou fones de ouvido. Ao usar este conector irá automaticamente desabilitar os falantes integrados.

Combo

Conector para Saída de Microfone

O conector de microfone pode ser usado para conectar um microfone externo. Ao utilizar este jack irá automaticamente desabilitar o microfone integrado. Esta característica é utilizada para vídeo conferências, narrações de voz, ou simples gravações de áudio.

Porta IEEE1394 (para alguns modelos)

IEEE1394 é um barramento de alta velocidade como o SCSI mas possui conexões simples e capacidade de conexão hot-plug como o USB. A interface IEE 1394 pos-sui uma largura de banda de 100-400 Mbits/seg. IEEE1394 também é usado para equipamentos digitais de alta qualidade.

(9)

Conhecendo o Notebook

1

Ejeção de Emergência do Drive Óptico

(localização varia de acordo com o modelo)

A ejeção de emergência é usada para ejetar a gaveta do drive óptico caso a ejeção eletrônica não funcionar. Não use a ejeção de emergência caso desnecessário.

Ejeção Elterônica de Drive Óptico

O drive óptico possui um botão de ejeção para abrir a gaveta. Você também pode abrir a gaveta de drive óptico através de um software ou clicando o botão direito do mouse em “Meu computador” e selecionar a opção Ejetar.

USB Port (2.0/1.1)

A porta USB é compatível com dispositivos USB 2.0 ou USB 1.1 como teclados, mouses, câmeras, discos rígidos, impressoras e scanners conectados a uma transferência de dados de 12Mbits/seg (USB 1.1) e 480Mbits/seg (USB 2.0). USB permite diversos dispositivos serem executados ao mesmo tempo em um único computador. USB suporta hot-swapping para os dispositivos, portanto é possível conectar e desconectar dispositivos sem a necessidade de reiniciar o computador..

(10)

1

Conhecendo o Notebook

USB Port (2.0/1.1)

(Anteriormente explicado.)

Vista Lateral Esquerda

Siga o diagrama abaixo para identificar os componentes do seu notebook.

Entrada de Energia (DC)

O adaptador de energia converte energia AC para energia DC. Este conector proporciona energia para o notebook e carrega a bateria interna. Para prevenir danos ao notebook e a bateria, sempre use a fonte que acompanha o notebook. ATENÇÃO: A FONTE PODE ES-QUENTAR QUANDO EM USO. CERTIFIQUE-SE DE NÃO COBRIR A FONTE E A MANTENHA LONGE DO CORPO.

Slot de Memória Flash

O notebook possui um leitor de memória de alta velocidade integrado que tanto lê quanto grava dados.

Ventoinhas de Ar

As ventoinhas de ar proporcionam ventilação para que o ar quente seja expulso do notebook. IMPORTANTE! Certifique-se de que papéis, livros, roupas, cabos ou outros objetos não estejam obstruindo a saída de ar.

Slot ExpressCard

Um slot Express card de 26 pinos é disponibilizado para suportar um cartão Express de 34mm ou cartão Express de 54mm. Esta interface é mais rápida pois usa o mesmo barramento que o USB 2.0 e PCI Express ao invés de utilizar o barramento paralelo que é mais lento. (Não é compatível com os catões PCMCIA.)

Porta HDMI (para alguns modelos)

HDMI (High-Definition Multimedia Interface) é uma interface digital descomprimida de vídeo/áudio entre qualquer fonte de vídeo/áudio, como DVD player e A/V receiver e um monitor de áudio/vídeo, como uma televisão digital (DTV). Suporta vídeo padrão, aprimorado e de alta definição mais áudio digital em apenas um cabo. Transmite qualquer padrão ATSC HDTV e suporta 8 canais de áudio digital.

(11)

Conhecendo o Notebook

1

Vista Traseira

Siga o diagrama abaixo para identificar os componentes do seu notebook.

Bateria

A carga da bateria é automaticamente carregada quando o notebook é conectado a energia e man-tém a energia do notebook quando o mesmo não estiver conectado a energia. Esta permite o uso do notebook quando estiver se locomovendo entre locais. O tempo da bateria irá variar de acordo com o uso e as especificações do notebook.

Porta para Modem (para alguns modelos)

A porta RJ-11 para modem com dois pinos é menor do que a porta RJ-45 para LAN e suporta um cabo padrão de telefone. O modem suporta transferências de até 56K V.90.

IMPORTANTE! O modem integrado não suporta a tensão usada nos sistemas digitais de telefone. Nâo conecte a porta do modem a um sistema digital de telefone ou causará danos ao seu notebook.

Porta LAN

Exibição de Saída (Monitor)

A porta D-sub de 15 pinos suporta um dispositivo VGA compatível, como um monitor ou projetor para disponibilizar imagem a um dispositivo de exibição maior.

Porta de Trava Kensington

®

A porta de trava Kensington® permite o notebook ser travado a um produto de segurança

de notebook. Estes produtos de segurança normalmete acompanham um cabo de metal e uma trava que previne o notebook ser removido de um objeto fixo. Alguns inclusive possuem um detector que apita caso moviemntado.

(12)

1

Conhecendo o Notebook

Vista Frontal

Siga o diagrma abaixo para identificar os componentes do seu notebook.

Indicador de Status (frontal)

O indicador de status representa diversas condições do hardware/software.

Porta CIR (Infra Vermelho) (para alguns modelos)

(13)

2. Iniciando

Energia do Sistema

Usando a Energia da Bateria

Ligando o Notebook

(14)

2

Iniciando

IMPORTANTE! Danos podem ocorrer caso seja usado outro adaptador para energizar o notebook ou caso seja usado o adaptador do notebook para energizar outro dispositivo. Se houver fumaça ou caso o adaptador estiver esquentando além do normal, procure por falhas no seu sistema. Caso haja falhas na sua rede elétrica, tanto o notebook quanto a bateria podem ser danificados.

ATENÇÂO! O ADAPTADOR DE ENERGIA PODE ESQUENTAR QUANDO EM USO, CERTIFIQUE-SE DE NÃO COBRIR O MESMO E O MANTENHA LONGE DO SEU CORPO.

Energia do Sistema

Usando a Energia AC

A energia do notebook é composta de duas partes, o adptador de energia e a bateria. O adaptador de energia converte a energia alternada para

contí-nua. O seu notebook vem com um adaptador universal de AC-DC. Isto significa que você pode conectar o cabo de energia a tanto a uma rede 100V-120V quanto a uma rede 220V-240.

(15)

Iniciando

2

IMPORTANTE! Nunca tente remover a bateria enquanto o seu notebook estiver ligado, isto pode resultar em perda de dados.

IMPORTANTE! Apenas utilize a bateria e o adaptador exclusivamente deste notebook ou compo-nentes aprovados pelo fabricante.

Instalando a Bateria:

Removendo a bateria:

Cuidados com a Bateria

A bateria do notebook, assim como toda bateria carregável, não possui limite de vezes que possa ser carregada. O tempo de vida da sua bateria irá variar de acordo com a temperatura do seu ambiente, humidade e como o seu notebook é utilizado. É ideal que o range de temperatura esteja entre 5˚C e 35˚C (41˚F e 95˚F). Você deve levar em consideração que a temperatura do notebook é mais alta internamente do que externamente. Qualquer temperatura acima do range mencionado irá encurtar o tempo de vida da bateria.

Usando a Energia da Bateria

O notebook é desenvolvido para trabalhar com uma bateria removível. A bateria consiste de diversas celular. Uma bateria carregada irá disponibilizar algumas horas de vida útil.

Instalando e Removendo a Bateria

O seu notebook pode vir com a bateria instalada ou não. Caso não venha com a bateria instalada, siga os passas abaixo para instalar ou remover a bateria do seu notebook.

(16)

2

Iniciando

IMPORTANTE! Para preservar o seu disco rígido, espere 5 segundos após desligar o notebook para ligá-lo novamente.

NOTA: Antes de iniciar o boot, o painel de disposição irá piscar quando o notebook for ligado. Isto é parte da rotina de teste do notebook e não uma falha.

CUIDADO! NÃO carregue o notebook em uma capa quando o mesmo estiver ligado, isto irá blo-quear a corrente de ar assim podendo danificar o aparelho.

Ligando o Notebook

A mensagem de ligado aparece na tela ao ligar o notebook. Se necessário você deverá ajustar o brilho da tela utilizando as teclas de atalho. Se você necessita rodar o Setup do BIOS para definir ou modificar alguma configuração, favor pressionar o botão F2. Se você pressionar [Tab] durante o boot, a tela de configurações será exibida.

Power-On Self Test (POST)

Quando você liga o notebook ele irá rodar um diagnóstico de testes chamado Power-On Self Test (POST). O software que controla o POST é instalado como uma permanente parte da arquitetura do notebook. O POST possui uma gravação das configurações de hardware. Esta gravação é criada de acordo com o BIOS. Se o POST detecta algum conflito entre o hardware e a configuração do BIOS, uma mensagem será exibida para que você corrija.

Referências

Documentos relacionados

na emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com ICAD com sinais de congestão e disfunção sistólica (definido por fração de ejeção (FE) menor que 45%) foram incluídos

Tratamento terapêutico ocupacional Rigidez Quando a rigidez está diminuindo, transferir o paciente para a cadeira de rodas ou reclinável (há diminuição da rigidez na posição

Este material foi desenvolvido com a exclusiva finalidade de ESTUDO da Doutrina Espírita e não tem fins comerciais de qualquer espécie... Este material foi desenvolvido com a

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

Para manter válida a equação de balanceamento em relação à distribuição a posteriori quando propomos os movimentos ejeção e absorção, a probabilidade de aceitação para

As mudanças que se observam no mundo contemporâneo são de tal modo profundas, que inauguram a necessidade de repensar alguns dos nossos pressupostos teóricos para manter

1 — Nos casos em que sejam processados dados de localização, para além dos dados de tráfego, relativos a assinantes ou utilizadores das redes públicas de comu- nicações ou

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam